quinta-feira, maio 2

A Pia de Bronze: Lugar de Purificação Lição 5 – CPAD – 2º Trimestre 2019 – 1ª Parte em edição

A Pia de Bronze: Lugar de Purificação
Lição 5 – CPAD – 2º Trimestre 2019 – 1ª Parte em edição
Estudo do Pr. Prof. Osvarela
Texto Áureo
'Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.” João 15.3
Leitura Bíblica
Êxodo 30.18-21; 40.30-32; 1 Coríntios 6.11; Efésios 5.26,27
Êxodo 30
18 - Farás também uma pia de cobre com a sua base de cobre, para lavar; e a porás entre a tenda da congregação e o altar e deitarás água nela.
19 - E Arão e seus filhos nela lavarão as suas mãos e os seus pés.
20 - Quando entrarem na tenda da congregação, lavar-se-ão com água, para que não morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para acender a oferta queimada ao Senhor.
21 - Lavarão pois, as mãos e os pés, para que não morram; e isto lhes será por estatuto perpétuo, a ele e à sua semente nas suas gerações.
Êxodo 40
30 - Pôs também a pia entre a tenda da congregação e o altar e derramou água nela, para lavar.
31 - E Moisés, e Arão, e seus filhos, lavaram nela as mãos e os pés.
32 - Quando entravam na tenda da congregação e quando chegavam ao altar, lavaram-se, como o Senhor ordenara a Moisés.
1 Coríntios 6
11 - E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.
Efésios 5
26 - para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27 - para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Discurso e étimos:
Jesus Cristo, a Palavra que se tornou carne, recebeu autoridade para exercer juízo contra o pecado (João 5.27).
A bacia representa este juízo sobre o pecado operando através da Palavra de Deus.
Pia - recipiente, com essa forma, para lavagens;
espelhoPia de bronze.
Mulheres Diaconisas
“Fez também a pia de cobre com a sua base de cobre, dos espelhos das mulheres que se reuniam, para servir à porta da tenda da congregação.” Êxodo 38:8
Como já ensinamos, o trabalho das mulheres é o primeiro que aparecia, no primeiro utensílio litúrgico do Tabernáculo. Da mesma forma quando se olhava para o Tabernáculo, as cortinas apresentavam o trabalho das mulheres, que fiaram este importante tipo da divisão do Santo e do profano, do pecador e do Santo Deus.
“E todas as mulheres, cujo coração as moveu em habilidade fiavam os pêlos das cabras.” Êxodo 35:26
“E todas as mulheres sábias de coração fiavam com as suas mãos, e traziam o que tinham fiado, o azul e a púrpura, o carmesim e o linho fino.” Êxodo 35:25
Confeccionado com espelhos de bronze, era polido (A Bíblia não menciona o seu tamanho ou dimensão.), ofertados pelas mulheres – Deus abençoe as colaboradoras femininas de sua obra! – a Pia de bronze era o lavatório dos oficiais do culto.
Cheia de água: “A pia era cheia de água para os sacerdotes lavarem as mãos e os pés, para tirar a poeira da caminhada, simbolizando a imundície, as paixões do mundo, o contato com o mundo.”
Para entrar na presença de Deus é preciso primeiro a lavagem “da água da palavra” Efésios 5.26.
“Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.” João 19:34
A Localização
A Pia e O Pátio
O Pátio tinha uma turma de sacerdotes (sob comando e sob a supervisão do filho de Arão, Itamar.) e responsáveis pelas cortinas, que era na realidade o próprio Pátio.
Hoje os que creem em Jesus são todos sacerdotes habilitados a passar pelo altar do sacrifício, pela pia.
Em seguida o crente em Cristo pode comer da Mesa da Proposição.
Como já ensinamos anteriormente a Pia está na linha vertical do layout do Tabernáculo em forma de Cruz, significando que pela lavagem somos aptos a prosseguir até ao Santíssimo lugar:
É apenas uma observação e não que a Bíblia diga isto:
“..., traçarmos uma linha reta entre a arca da aliança, o altar de incenso, a pia de bronze e o altar de bronze, e outra linha reta entre o candelabro de ouro e a mesa dos pães, teremos uma cruz. Assim, as evidências indicam que os utensílios foram dispostos em forma de cruz.”
Sua Utilização
A bacia deveria ser colocada no pátio. O pátio era principalmente visto em conexão com o bronze. As colunas eram provavelmente de bronze, os ganchos (colchetes) e as estacas eram de bronze, o altar de sacrifício era revestido de bronze e a bacia, da mesma forma, era feita de bronze. Nesta peça da mobília não havia madeira; a bacia deveria ser de bronze maciço.
“No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação, [...] E porás a pia entre a tenda da congregação e o altar, e nela porás água. Depois porás o pátio ao redor, e pendurarás a cortina à porta do pátio.
Aarão e seus filhos, que ministravam no Tabernáculo, deveriam ali lavar suas mãos e pés antes de iniciarem qualquer ritual. Ao passar pela pia, estariam limpos para oferecer ao Senhor a sua adoração e a sua ministração, o seu louvor, enfim, exercerem o seu ministério.” Êxodo 40: 2;7,8
A Pia de Bronze era um dos dois (2) objetos muito importantes na parte acessível do Tabernáculo:
O outro, era o altar do Holocausto - ficava exatamente logo na entrada do tabernáculo, era a primeira coisa que as pessoas viam quando entravam - e a pia ou lavatório.
18 - Farás também uma pia de cobre com a sua base de cobre, para lavar; e a porás entre a tenda da congregação e o altar e deitarás água nela.
19 - E Arão e seus filhos nela lavarão as suas mãos e os seus pés.
20 - Quando entrarem na tenda da congregação, lavar-se-ão com água
Discurso:
A Pia - kiyowr nechosheth - era mais do que hoje nós entendemos como uma pia, era na realidade um lavatório da liturgia de purificação dos sacerdotes, onde estes lavavam, mãos e pés. Possíveis dimensões serão apresentadas, abaixo.
כיור - kiyowr ou כיר – kiyor; bacia, pia
נחוש – nachuwsh – bronze
נחשת – n^echosheth; n. f. cobre, bronze; cobre (feito de minério de cobre derretido - bronze (feito de cobre e liga metálica)
Podemos por isto identificar este utensílio do Tabernáculo como:
A Bacia de Bronze do Tabernáculo:
Tinha uma função particular aos sacerdotes: “sugere que a bacia era um reservatório onde se armazenava água para os sacerdotes poderem lavar as mãos e os pés. Os espelhos usados para a confecção da bacia de bronze refletiam seu conteúdo, a água. A Palavra nos mostra a necessidade de limpeza! O espelho da Palavra deve ser um instrumento de correção e não um instrumento de condenação.
Os sacerdotes deveriam lavar as mãos na bacia. Seja como for, a função principal das bacias era fornecer água para a limpeza dos sacerdotes. As outras peças da mobília eram usadas particularmente com referência a Deus, mas a bacia era usada especificamente para os sacerdotes.”
Emblemática a passagem do Evangelho de João nos mostra este processo divino, incluindo uma revelação integral de Jesus, como Deus e homem, particularidade do escritor:
“E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João (Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos), Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia. E era-lhe necessário passar por Samaria. Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte, ... Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” João 4:1-6;13,14
O Seu Uso:
A palavra hebraica “kiyyor” significa “bacia”, “pote” ou “tacho”. Tratava-se provavelmente de um grande tacho ou lavatório com a água necessária para limpar os sacerdotes antes de começarem a ministrar.
Indicando que somente um sacerdote a utilizaria para ser possibilitado a por as mãos no sacrifício, nos remete ao próprio Jesus é a própria bacia, de onde sai água que limpa o crente. É também em sua plenitude, a Fonte da mesma água purificadora que salta para a vida eterna.
“Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.” João 13:10
“..., mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.” 1 Coríntios 6:11
É também o Verbo – A Palavra – que limpa, como veremos na sequência deste estudo!
“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” 2 Coríntios 3:18
Material e mulheres:
Por ser feita dos espelhos das mulheres que serviram à porta da tenda da congregação deve nos ensinar de Cristo. Quando o sacerdote via seu rosto refletido nos espelhos (eram polidos) e na água via a sua própria figura, de um pecador se preparando para servir ao Senhor, mas sabendo-se pecador.
A figura ou símbolo do espelho é usada por Tiago quando diz: “Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelhoTiago 1.23
Efésios 5.26, “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela     palavra,”;
Hoje nos refletimos, não a nossa face após sermos lavados, mas refletimos ao próprio Cristo, também nos dá um exemplo que Jesus é o espelho, cuidado pelas mulheres do seu Ministério, e que estavam aos pés da cruz na hora de sua morte vicária (de seu lado saiu água...), ali refletindo e tomando sobre Si, como Sumo Sacerdote Eterno, o pecado de todos os homens, mas após a Obra Redentora, nós podemos ser refletidos N’Ele, somos purificados continuamente quando confessamos nossos pecados. Lembramos que aos pés da Cruz estavam as mulheres:
“E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe, ...” João 19:25-27
I Coríntios 6.11, “E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, I João 1.8,9 ou Salmos 51.2, “Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado”.
A Importância da Lavagem:
Purificação, Vestimentas e Santificação
Êxodo 30
18 - Farás também uma pia de cobre com a sua base de cobre, para lavar; e a porás entre a tenda da congregação e o altar e deitarás água nela.
19 - E Arão e seus filhos nela lavarão as suas mãos e os seus pés.
20 - Quando entrarem na tenda da congregação, lavar-se-ão com água, para que não morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para acender a oferta queimada ao Senhor.
21 - Lavarão pois, as mãos e os pés, para que não morram; e isto lhes será por estatuto perpétuo, a ele e à sua semente nas suas gerações.
Os sacerdotes deveriam obedecer à risca este cerimonial de lavagem, sob a pena de morrerem diante do Senhor, v. 20,
"..., quando entrarem na tenda da revelação lavar-se-ão com água, para que não morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para fazer oferta queimada ao Senhor".
Tal fato nos mostra a importância desta purificação.
Essa era a ordem para o homem se aproximar de Deus:
Primeiro provar o sangue (altar de bronze)
Segundo provar a água (bacia de bronze)
No altar de bronze o homem recebe a justificação de seus pecados, e na bacia de bronze o homem santifica-se diante do Senhor.
A frase, duas vezes repetida, para que não morram’ (20,21) mostra que o lavar dava a importância da liturgia da lavagem purificadora na Pia de Bronze e sua significação cerimonial".
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Porque não chegastes ao monte palpável [obs. deste autor: tipificando Monte do Sinai], aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade, E ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual os que a ouviram pediram que se lhes não falasse mais;[...[ Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;” Hebreus 12:14-22
A tipologia com a Escritura Neotestamentária que, aponta para Jesus:
- "Lavar" em dois sentidos:
1 - Batismo (Atos 22:16), que deve ser ministrado apenas uma vez, e, logo após a conversão. (Atos 16:31-33); - O lavar da água pela Palavra (Efésios 5:26; João 13:8-10; 15:18), de acordo com o padrão de Êxodo 29:39 pelo menos duas vezes ao dia (de manhã e de tarde)".
De maneira Crística tipológica, a água, nos é apresentada como símbolo de duas verdades fundamentais:
Primeiro – como símbolo da Palavra de Deus (O próprio Verbo) e
Segundo – como símbolo do Batismo.
Assim, entre as ordenanças de cristo está o Batismo e entre seus mandamentos de ensino quanto a santificação nos fala “..., vós já estás limpos pela palavra que vos tenho falado.”
Na cerimônia pascal Jesus realizou um ato significativo e ainda não entendido, naquele momento pelos seus Discípulos:
“Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos,..” João 13:5-10
A limpeza pela Palavra (embora aqui o texto fale das varas), é necessária e executada pela Palavra, que jorra da Fonte – Jesus.
      “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.” João 15:3
O Tabernáculo era uma estrutura incrível, embora outras nações usassem tendas móveis para seus ídolos as ‘qubbah’ – árabe – no período pré-islâmico ela tinha uma abertura na abóbada e er EM couro vermelho.
O Tabernáculo em todas as suas peças e forma, era uma lição prática diária que ensinava e ensina, verdades básicas acerca de Deus – Jeová.
A existência de um santuário – Santíssimo – que abrigava a Arca – a presença de D’Us as tábuas da Lei – a declaração da Aliança sinaítica – inacessível e secreta a todos, exceção ao Sumo Sacerdote uma vez por ano.
Este para entrar lá só entrava levando o sangue sacrificial – apontando para Jesus na Cruz – assim tudo isto declarava e ensinava a Santidade de Deus e a necessidade de remissão dos pecados humanos.
Embora, estabelecido e montado no centro do acampamento israelita, a simplesmente aproximação, temos informações antigas, exigia os mesmos cuidados de santidade.
Entramos então na questão desta e da lição anterior:
Os oficiantes tinham de se aproximar dela, via Altar das ofertas queimadas – altar do holocausto – e da Pia. Lembrando a necessidade de libertação dos pecados e limpeza para que, os sacerdotes pudessem cumprir suas necessidades sacerdotais.
Obs.: a palavra bronze pode e deve ser usada, e dará mais proximidade do material usado, do que o latão [..., E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, ...Apocalipse 1:15] O cobre era disponível na região do Sinai, local de peregrinação por 40 anos de Israel.
A Lavagem é necessária no Veterotestamento e no NeoTestamento:
A importância da Pia era alta.
Êxodo 40
32 - Quando entravam na tenda da congregação e quando chegavam ao altar, lavaram-se, como o Senhor ordenara a Moisés.
Efésios 5
26 - para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 - para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Apontando a lavagem superior, pelo sangue do sacrifício vicário de Jesus.
É importante que, sejamos lavados.
É esta a mesma aplicação no Novo Testamento.
Representando a necessidade da purificação, a todos os sacerdotes, os sacerdotes do sacerdócio Araônico e os sacerdotes conquistados e feitos pelo sacrifício de Jesus:
“..., Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.” Apocalipse 1:5,6
Etimologia:
מלא male’ ou מלא mala’; encher, estar cheio; estar cheio, estar completo, estar terminado -  consagrar, encher a mão.
As três ofertas de cereais, e as demais só eram aceitas, após lavagem na Pia. Por lembrança, ofertar o sacrifício era “dedicar”, que literalmente em hebraico é: o sacerdote [stalker] “encher a mão” para encher a mão e pegar o sacrifício este não poderia ser tocado por mãos impuras.
20 - Quando entrarem na tenda da congregação, lavar-se-ão com água
Aliás, as instruções acerca da bacia indicavam a necessidade de lavagem completa do corpo do oficiante.
Símbolo do batismo usado por João O Baptista, a imersão do corpo do arrependido, em águas.
“E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, ...” Hebreus 10:21,22
Ou seja, a nossa lavagem nos faz, como os sacerdotes da linhagem de Arão podermos nos apresentar para oficiar diante de Deus, em orações e prédicas, pois estamos lavados, após passarmos na Pia de Bronze vicáriaA Cruz do Calvário, por, e de Jesus.
18 - Farás também uma pia de cobre com a sua base de cobre, para lavar; e a porás entre a tenda da congregação e o altar e deitarás água nela.
Padrão ou Medidas:
Não há medidas específicas nem algum tipo de modelo registrado. Todas as informações que temos sobre esta peça foram obtidas pela tradição.
Descrita como um utensílio de bronze contendo água e apoiada num pedestal ou base.
Como conjunto de utensílios do Tabernáculo sob o mandamento “conforme o modelo que, no monte te mostrei” formava um conjunto dividido em duas partes, pois as referências mencionam “uma bacia de bronze com uma base de bronze” (Êxodo 30.18). A base literalmente significa “pedestal” ou “suporte” (compare com Levítico 8.11).
Definições para esta bacia:
A. “Um utensílio de lavagem, tigela ou bacia, com água para a purificação”.
B. “Um utensílio do Tabernáculo de Moisés para os sacerdotes se lavarem”.
C. “Um utensílio do Templo de Salomão para os sacrifícios serem lavados”.
“Também fez dez pias; e pôs cinco à direita e cinco à esquerda, para lavarem nelas; o que pertencia ao holocausto o lavavam nelas. Também fez as bases; e as pias pôs sobre as bases;” 2 Crônicas 4: 6;14
Daí que muitos teólogos e estudiosos do Tabernáculo entendem que o tamanho da Pia é comparado, ou podemos comparar, com dados (ainda de maneira sem muita base histórica ou de arqueologia bíblica) de 2 Crônicas [ali indicada com as medidas de uma plataforma quadrada com 1,80 m de comprimento, por 1,80m de largura].
Uma observação:
Os egípcios eram artistas com metais e couro, como se pode ver nos encontros das sepulturas dos Faraós!
A Pia é sinal e passagem necessária da lavagem no meio do povo de Deus.
Por ser feita de bronze maciço coloca uma forte ênfase na natureza da função da bacia. O bronze, conforme já dissemos, é um símbolo de força, firmeza, perseverança e juízo contra o pecado. O bronze é citado nos seguintes textos:
1. As portas de bronze (Salmo 107.16)
2. Trancas de bronze (1 Reis 4.13)
3. Algemas de bronze (Juizes 16.21)
4. Seus pés eram como o bronze polido (Apocalipse 1.15; Daniel 10.6).
5. A serpente de bronze (Números 21.8,9)
6. Os incensários de bronze (Números 16.36-40)
7. O céu... será como bronze (Deuteronômio 28.23)
A função da bacia aponta para o ministério da Palavra de Deus em nossas vidas.
O Espírito Santo, que é um Espírito de julgamento e de fogo, usa a Palavra de Deus para nos convencer do pecado, da justiça e do juízo (Isaias 4.4; João 16.6-12).
Jesus Cristo, a Palavra que se tornou carne, recebeu autoridade para exercer juízo contra o pecado (João 5.27).
A bacia representa este juízo sobre o pecado operando através da Palavra de Deus.
Limpeza da água pela Palavra (Efésios 5.26).
Todo pecado deve ser julgado.
O meu pecado deve ser julgado.
O pecado, nosso pecado, é julgado no altar de bronze.
Na bacia de bronze, o meu pecado é julgado!
A Bíblia ensina que se nós examinássemos a nós mesmos, não seriamos julgados (1 Coríntios 11.31,32).
Fontes:
Comentário Bíblico NVI AT e NT – F.F.Bruce
Apontamentos do autor
Palavra Prudente – Cap.º 32 - O Tabernáculo; A Pia De Cobre
A Pia De Bronze (Tipologia Bíblica); Site – Jesus sempre meu guia; Pesquisa feita  por Maria de Fátima Santos Pereira
A Bacia de Bronze do Tabernáculo; Blog Dionei Cleber
A Pia; ÊX 30.17-21; Pr. José Antônio Corrêa apud Barrow, Martyn. Artigo "A Pia"
Citações no corpo do Texto, compiladas ou inseridas conforme a visão do escritor, deste estudo.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger