Tabernáculo - Um Lugar
da Habitação de Deus
Leitura Bíblica
O Tabernáculo – Símbolos da Obra Redentora de Cristo
Lição 1 – CPAD Abril
2019
Estudo Pr. Prof. Unv. Osvarela
Texto Áureo
“E
me farão um santuário, e habitarei no meio deles.” Êxodo 25:8
Êxodo 25.1-9
1
- Então, falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
2
- Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo
coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.
3
- E esta é a oferta alçada que tomareis deles: ouro, e prata, e cobre,
4
- e pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pelos de cabras,
5
- e peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de cetim,
6
- e azeite para a luz, e especiarias para o óleo da unção, e especiarias
para
o incenso,
7
- e pedras sardônicas, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.
8
- E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.
9
- Conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de
todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.
Introdução
Oiko – casa, habitação
בית - bayith; n. m. casa; casa,
moradia, habitação
Oiko – casa, habitação
’Oholah
ou אהלה - ’Oholahh; n. pr. f. Oolá = “sua
própria tenda”.
Επαυλις – epaulis; habitação
επισκηνοω - episkenoo; v. fixar tenda ou
habitação
επουρανιος – epouranios; o céu em si mesmo,
habitação de Deus e dos anjos
אהל - ’ohel; tenda - tenda de
nômade, veio a tornar-se símbolo da vida no deserto, transitoriedade; casa,
lar, habitação; a tenda sagrada de Javé (o tabernáculo)
ηθοςethos - residência habitual,
lugar de habitação
κατασκηνοω - kataskenoo; v. armar a própria
tenda, fixar a própria habitação
κατοικια - katoikia; n. f. morada,
habitação; fazer habitar, enviar ou levar a uma morada.
Obs.: não costumo usar o
grego, com leitura de texto Veterotestamentário, mas usarei desta vez.
“E
me farão um santuário, e habitarei no meio deles.” Êxodo 25:8
A
Bíblia nos mostra em todas as suas nuances – literal, metáfora, e outras
figuras e formas, o desejo de Deus viver em comunhão perfeita com o homem.
“E ouviram a voz do
Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia [...] E chamou o Senhor
Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no
jardim...,” Gênesis 3:8,10
Isto,
está representado no texto bíblico que nos fala do inicio da geração dos
homens, Deus mantinha uma forma de estar diariamente com o homem, num local
sagrado (O Éden, após o pecado adâmico foi fechado e o Adam nunca mais pode
entrar lá).
Assim,
quando o povo de Israel sai do Egito, pelo libertador e representante legal de
Deus havia um desejo divino em falar com todo o povo e deixar sua presença
definitivamente entre o seu povo.
Sim.
Deus não queria falar apenas com Moisés (“E falava o Senhor a Moisés face a face, como
qualquer fala com o seu amigo” Êxodo 33:11
Desta
forma orientou a Moisés a construir um local específico de onde ele falaria e
se apresentaria no meio do povo.
Ao
estudarmos este ensino, vemos que há tipologia em toda a construção do
Tabernáculo.
Mostramos então o que é
Tipologia:
O que é a tipologia
bíblica?
Primeiro
tecnicamente:
A
tipologia é um tipo especial de simbolismo, (Um símbolo é algo que representa
outra coisa.). É a ciência que estuda os tipos, diferença intuitiva e
conceptual de formas de modelo ou básicas. A tipologia é muito usada na área de
estudos sistemáticos, para definir diferentes categorias. Tipologia pode estar
relacionada com tipografia, Teologia,
arquitetura, arqueologia, psicologia.
A
tipologia bíblica é uma teoria que afirma que uma pessoa, coisa ou
acontecimento do Antigo Testamento tem um sentido simbólico, prefigurando uma
realidade que se manifesta no Novo Testamento.
Por
exemplo, Adão é a figura de Cristo (o novo Adão); o dilúvio representa o
batismo;
Tipologia e gêneros
textuais
A
tipologia textual diz respeito à forma como um determinado texto é apresentado.
O aspeto tipológico de um texto diz respeito ao propósito com o qual o texto
foi escrito. Assim, as diferentes tipologias textuais são: narração,
dissertação, descrição, informação e injunção.
Muitas
vezes a tipologia textual é confundida com gênero textual.
Um
gênero textual é um exemplo mais específico de uma modalidade discursiva, que
tem em si mesmo um aspeto tipológico. Anúncios, crônicas, editoriais,
instruções de uso, fábulas, cartas, são apenas alguns exemplos de gêneros
textuais.
Teologicamente:
8 - E me farão um
santuário, e habitarei no meio deles.
9 - Conforme tudo o que
eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis,
assim mesmo o fareis.
O
Tabernáculo do Antigo Testamento é identificado como um tipo.
Leiamos os textos:
“...,
do verdadeiro Tabernáculo, o qual o
Senhor fundou, e não o homem. Porque todo o sumo sacerdote é constituído para
oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse
alguma coisa que oferecer. Ora, se ele estivesse na terra, nem tão pouco
sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei, Os quais servem de exemplo e sombra das
coisas celestiais, como Moisés
divinamente foi avisado, estando já para acabar o Tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o
modelo que no monte se te mostrou.” Hebreus
8:2-5
“..., coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro Tabernáculo, cumprindo os
serviços; Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue,
que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo; Dando nisto a entender o
Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro Tabernáculo,
Que é uma
alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e
sacrifícios,...” Hebreus 9:6-9
Ao
que, contrapõe o escritor:
“..., Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos
bens futuros, por
um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é,
não desta criação,
Nem por sangue de bodes
e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo
efetuado uma eterna redenção.” Hebreus
9:11,12
A
entrada do Sumo Sacerdote no lugar mais sagrado, uma vez por ano, prefigurava a
mediação de Cristo, nosso Sumo Sacerdote!
“Ora,
a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado
nos céus à destra do trono da majestade, Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor
fundou, e não o homem.” Hebreus 8:1,2
Assim,
Cristo é representado tipologicamente
neste estudo do Tabernáculo em várias figuras, e para isto o escritor aos
Hebreus descreve, escrevendo:
“De
sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu
assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais
com sacrifícios melhores do que estes.[...]: ....Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a
Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas,... Porque Cristo não entrou num santuário
feito por mãos, figura do verdadeiro,
porém no mesmo céu” Hebreus 9:14;23,24
Tipo e antítipo:
Podemos
definir um tipo como um "símbolo profético" porque todos os
tipos são representações de algo ainda futuro. Mais especificamente, um tipo
nas Escrituras é uma pessoa ou coisa no Antigo Testamento que, prenuncia uma
pessoa ou coisa no Novo Testamento.
αντιτυπος - antitupos; adj. uma coisa
formada a partir de algum modelo; uma coisa semelhante a outra, sua contraparte
- algo no tempo messiânico que corresponde ao tipo, como o batismo corresponde
ao dilúvio, 1Pe 3.21: “Que também, como uma verdadeira figura, agora
vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da
indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus
Cristo;”
Leia
o texto anterior usado pelo escritor, o Apóstolo Pedro: “..., nos dias de Noé,
enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram
pela água;” 1 Pedro 3:20
Eu sempre ensino: o tipo é sempre humano, e o antítipo é
sempre celestial.
A
palavra para tipo que Pedro usa para figura, é figura.
Por
exemplo, o dilúvio dos dias de Noé (Gênesis
6-7) é usado como um tipo de batismo
em 1 Pedro 3:20-21.
Quando
dizemos que alguém é um tipo de Cristo,
estamos dizendo que uma pessoa no Antigo Testamento se comporta de uma maneira
que corresponde ao caráter ou ações de Jesus no Novo Testamento.
Quando
dizemos que algo é "típico"
de Cristo, estamos dizendo que um objeto ou evento no Antigo Testamento pode
ser visto como representante de alguma qualidade de Jesus.
Assim,
nós devemos viver da forma típica de Jesus, ou como ele se comportaria se
estivesse na mesma situação.
Considere
o conhecimento de antítipo: “Antítipo - Figura utilizada como representação
de uma outra (figura).
Podemos
entender, vários eventos do Antigo Testamento como tipos da redenção de Cristo, que é a nossa temática deste estudo (Símbolos
da obra Redentora de Cristo e a Habitação de Deus entre os homens. É temática tipológica
que aponta para Jesus Cristo.), tais como, o Tabernáculo, o sistema
sacrificial e a Páscoa.
Veremos,
mais tarde, que o véu da tenda é um tipo de Cristo (Hebreus 10:19-20) porque a Sua carne foi rasgada (como o véu durante o evento de sua crucificação)
a fim de proporcionar acesso à presença de Deus para aqueles que são cobertos
pelo Seu sacrifício.
Todo
o sistema de sacrifício é visto como um tipo em Hebreus 9:19-26.
Os
artigos do "Primeiro Testamento/Antigo Testamento, ou Veterotestamento"
foram dedicados com o sangue do sacrifício; estes artigos são chamados de
"figuras das coisas que se acham nos
céus" e "figura do
verdadeiro" (versículos 23-24).
Esta
passagem ensina que os sacrifícios do
Antigo Testamento, realizados no Tabernáculo, tipificam o sacrifício final de Cristo pelos
pecados do mundo.
A
Páscoa é também um tipo de Cristo, de acordo com 1 Coríntios 5:7: "Cristo,
nosso Cordeiro pascal, foi imolado."
Descobrir
exatamente o que os eventos da Páscoa nos ensinam sobre Cristo é um estudo rico
e gratificante, que poderá ser estudado neste período de estudos.
A Diferença Entre Uma
Ilustração E Um Tipo.
Um
tipo é sempre identificado como tal no Novo Testamento. Um estudante da Bíblia
encontrando correlações entre uma história do Antigo Testamento e a vida de
Cristo está simplesmente encontrando ilustrações, não tipos. Em outras
palavras, a tipologia é determinada pela Escritura. O Espírito Santo inspirou o
uso de tipos; ilustrações e analogias são o resultado do estudo do homem. Por exemplo,
muitas pessoas veem paralelos entre José (Gênesis 37-45) e Jesus. A humilhação
e subsequente glorificação de José parecem corresponder à morte e ressurreição
de Cristo. No entanto, o Novo Testamento nunca usa José como um modelo de
Cristo; portanto, essa narrativa é chamada apenas de uma ilustração, mas não um
tipo, de Cristo.
Ordenamento
de Deus para construção foi dado a Moisés para que o povo pudesse se envolver
voluntariamente na obra do Tabernáculo.
1 - Então, falou o
SENHOR a Moisés, dizendo:
2 - Fala aos filhos de
Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover
voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.
Quando
lemos sobre isto, podemos entender que, um dos objetivos divinos, além do que
citamos, anteriormente em estar próximo ao seu povo, está o Plano da salvação ‘tipologizado’
ali, nas figuras dos elementos usados na construção, do Tabernáculo e a figura de
Cristo, seja pela qualidade do material, seja pela característica que indicava
para uma característica divina, como azul – céu, carmesim, escarlate – sangue.
Voluntariedade
“E
andai em amor, como também Cristo
vos amou, e se entregou a si mesmo por
nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” Efésios 5:2
A
voluntariedade em trazer e ofertar algo a Moisés – “E ele falará por ti ao
povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.” Êxodo 4:16
“A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu
príncipe e juiz? a este enviou Deus como
príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera na sarça.” Atos 7:35
Na
própria figura de Moisés temos a visão da salvação, através de um libertador da
Humanidade, para preparar libertar do Egito – O Mundo – um povo especial.
“Porque
a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” João 1:17
“E a todos quantos andarem conforme esta
regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre
o Israel de Deus.” Gálatas 6:16
Quando
estudamos sobre a ‘kenosis’, temos esta figura da voluntariedade de jesus, como
encontrado em Filipenses 2, que voluntariamente se entregou para ser ‘tabernacular’
como homem aqui no mundo e sofrer os danos da morte humana, mesmo sendo Deus.
“Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de
mim, mas eu de mim mesmo a dou, ...”
João 10:17,18
Ele
se deu como oferta sacrificial pelo seu próprio corpo.
1ª Parte –
Continua...
Fontes:
Os
Materiais usados - Os Materiais Santos – Jesus Net
O
Culto Opúsculo II; Rev. Onezio Figueiredo
Dicionário
Bíblico Strong
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Bíblica
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