As
Cortinas do Tabernáculo
Lição 6 - CPAD - Maio 2019
Escritor do subsídio Pr.Prof Osvarela
Estamos
falando da Peça principal - O Tabernáculo!
Texto
Áureo:
“Ora,
tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para
quem já são chegados os fins dos séculos.” 1 Coríntios 10:11
Leitura
Bíblica:
Êxodo
26:1-14
1
E o tabernáculo farás de dez cortinas de linho fino torcido, e azul, púrpura, e
carmesim; com querubins as farás de obra esmerada.
2
O comprimento de uma cortina será de vinte e oito côvados, e a largura de uma
cortina de quatro côvados; todas estas cortinas serão de uma medida.
3
Cinco cortinas se enlaçarão uma à outra; e as outras cinco cortinas se
enlaçarão uma com a outra.
4
E farás laçadas de azul na orla de uma cortina, na extremidade, e na juntura;
assim também farás na orla da extremidade da outra cortina, na segunda juntura.
5
Cinquenta laçadas farás numa cortina, e outras cinquenta laçadas farás na
extremidade da cortina que está na segunda juntura; as laçadas estarão presas
uma com a outra.
6
Farás também cinquenta colchetes de ouro, e ajuntarás com estes colchetes as
cortinas, uma com a outra, e será um tabernáculo.
7
Farás também cortinas de pelos de cabras para servirem de tenda sobre o
tabernáculo; onze cortinas farás.
8
O comprimento de uma cortina será de trinta côvados, e a largura da mesma
cortina de quatro côvados; estas onze cortinas serão da mesma medida.
9
E juntarás cinco destas cortinas à parte, e as outras seis cortinas também à
parte; e dobrarás a sexta cortina à frente da tenda.
10
E farás cinquenta laçadas na borda de uma cortina, na extremidade, na juntura,
e outras cinquenta laçadas na borda da outra cortina, na segunda juntura.
11
Farás também cinquenta colchetes de cobre, e colocarás os colchetes nas
laçadas, e assim ajuntarás a tenda, para que seja uma.
12
E a parte que sobejar das cortinas da tenda, a saber, a metade da cortina que
sobejar, penderá de sobra às costas do tabernáculo.
13
E um côvado de um lado, e outro côvado do outro, que sobejará no comprimento
das cortinas da tenda, penderá de sobra aos lados do tabernáculo de um e de
outro lado, para cobri-lo.
14
Farás também à tenda uma coberta de peles de carneiro, tintas de vermelho, e
outra coberta de peles de texugo em cima.
Estamos falando das CORTINAS DO TABERNÁCULO
O
Tabernáculo era uma tenda retangular muito grande, feita de várias camadas de
cortinas apoiadas em colunas de madeira revestidas com metais preciosos.
À
volta da tenda havia um pátio retangular, delimitado por mais cortinas e
colunas.
O
povo ficava no Pátio do Tabernáculo, onde os sacerdotes ofereciam os
sacrifícios no altar dos holocaustos e abençoavam o povo. Uma bacia de bronze
com água ficava à entrada da tenda, para os sacerdotes se lavarem antes de
entrarem (Êxodo 30:19-21).
A
Estrutura do Tabernáculo:
A
estrutura do Tabernáculo era formada por 48 tábuas assim distribuídas:
20 tábuas do lado sul
20 tábuas do lado norte
6 tábuas do lado ocidental
2 tábuas para os cantos no final da parte ocidental
Total:
48 tábuas
Estas
48 tábuas formavam um só Tabernáculo.
O
número 48 é resultado dos fatores 4 x 12. Quatro e o número da terra,
expressando a ideia de uma mensagem universal ou mundial (referência aos quatro
cantos da terra). O evangelho deve ser pregado no mundo todo e a todas as pessoas
(Marcos 16.15-20; Mateus 28.19,20; Atos 1.8). Todo poder é dado a Cristo tanto
no céu quanto na terra. A Igreja é uma instituição tanto local quanto
universal, e alcança os quatro cantos da terra.
O
número 12
é o número da soberania divina e do governo apostólico (veja comentários sobre
o número 12 no capítulo que trata da mesa dos pães da Presença). A Igreja é
edificada sobre o fundamento constituído pelos doze apóstolos do Cordeiro
“Farás
também as tábuas para o tabernáculo de madeira de acácia, que serão postas
verticalmente.
O
comprimento de uma tábua será de dez côvados, e a largura de cada tábua será de
um côvado e meio.
Dois
encaixes terá cada tábua, travados um com o outro; assim farás com todas as
tábuas do tabernáculo.
E
farás as tábuas para o tabernáculo assim: vinte tábuas para o lado meridional.
Farás
também quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas; duas
bases debaixo de uma tábua para os seus dois encaixes e duas bases debaixo de
outra tábua para os seus dois encaixes.
Também
haverá vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo, para o lado norte,
Com
as suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma tábua, e duas bases
debaixo de outra tábua,
E
ao lado do tabernáculo para o ocidente farás seis tábuas.
Farás
também duas tábuas para os cantos do tabernáculo, de ambos os lados.
E
por baixo se ajuntarão, e também em cima dele se ajuntarão numa argola. Assim
se fará com as duas tábuas; ambas serão por tábuas para os dois cantos.
Assim
serão as oito tábuas com as suas bases de prata, dezesseis bases; duas bases
debaixo de uma tábua, e duas bases debaixo da outra tábua.
Farás
também cinco travessas de madeira de acácia, para as tábuas de um lado do
tabernáculo,
E
cinco travessas para as tábuas do outro lado do tabernáculo; como também cinco
travessas para as tábuas do outro lado do tabernáculo, de ambos os lados, para
o ocidente.
E
a travessa central estará no meio das tábuas, passando de uma extremidade até à
outra.
E
cobrirás de ouro as tábuas, e farás de ouro as suas argolas, para passar por
elas as travessas; também as travessas as cobrirás de ouro.
Então
levantarás o tabernáculo conforme ao modelo que te foi mostrado no monte.
Depois
farás um véu de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido; com
querubins de obra prima se fará. Êxodo 26:15-31
9.
... e quarenta bases de prata debaixo delas: duas bases para cada armação, uma
debaixo de cada encaixe. Para o outro lado... quarenta bases de prata, duas
debaixo de cada armação... Para o lado ocidental do tabernáculo... haverá oito
armações e dezesseis bases de prata, duas debaixo de cada armação (Êxodo 26.19,
20, 21, 22, 25).
Em
cada uma das 48 tábuas, havia duas bases de prata. Temos assim:
40
bases para as 20 tábuas do lado sul
40
bases para as 20 tábuas do lado norte
16
bases para as 8 tábuas do lado ocidental
Total:
96 bases
A
primeira coisa que notamos é que as bases deveriam ser de prata. Cabe aqui a
pergunta: de onde veio essa prata? A resposta pode ser encontrada em Êxodo
30.11-16. Nesse texto, vemos que Moisés foi instruído a fazer um recenseamento
do povo de Israel. Todos os homens acima de 20 anos deveriam ser contados e
pagar ao Senhor um preço pelo resgate de suas vidas.
O
valor requerido era a metade de um sido, com base no peso padrão do santuário,
que tinha 12 gramas (no hebraico, 20 geras - Números 3.46-51; 18.16). Isso significa
que a metade de um ciclo correspondia a 6 gramas ou 10 geras, no hebraico. Este
era o padrão de Deus, apontando para os Dez Mandamentos, o padrão divino da Lei
de Deus. Essa quantia era uma oferta expiatória pela alma da pessoa. Tanto o
pobre quanto o rico deveriam pagar a mesma quantia. O padrão de Deus é igual
para todos, pois Ele não faz acepção de pessoas. Cada homem pagaria pelo seu
resgate, ninguém poderia pagar por outra pessoa (Salmo 49.7,8). A alma tinha
que se redimida com prata, e enquanto cada um trazia sua oferta, Deus prometeu
que nenhuma praga viria sobre eles.
Pensando:
“É
tempo de fim é necessário estar firme como colunas e no espaço fechado das
colunas do Tabernáculo, todas de linho torcido, preconizando Jesus, que nos
guarda!”
O
Tabernáculo de Moisés era uma espécie de tenda móvel, com várias cortinas e
coberturas, sobre uma estrutura de madeira.
O
Tabernáculo possuía três (3) compartimentos ou lugares aos quais as Escrituras
se referem como, divididos pelas cortinas que formavam o Tabernáculo:
(1) o Lugar Santíssimo
ou Santo dos Santos;
(2) o Lugar Santo e
(3) o Pátio Externo.
Onde
ler sobre - As cortinas e coberturas: Êxodo 26.1-14 36.8-19
1 E o tabernáculo farás
de dez cortinas de linho fino torcido, e azul, púrpura, e carmesim; com
querubins as farás de obra esmerada.
Dez fala da Lei – Decálogo – Dez Mandamentos
Essas
dez cortinas de linho
fino eram chamadas “o Tabernáculo”!
“E
o tabernáculo farás de dez cortinas de linho fino torcido, ...” Êxodo 26:1
As
Cortinas delimitavam o Pátio e toda a área do Tabernáculo.
Elas
tinham uma ordem a ser obedecida segundo o modelo do Monte:
A
- Cortinas de linho fino (Êxodo 26.1-6 e 36.8-13): Essas cortinas deveriam ser
colocadas diretamente sobre a estrutura e compunham o verdadeiro teto do Santuário.
B
- Cortinas de Pelo de cabra (Êxodo 26.7-13 e 36.14-18): Essas cortinas, referidas
também como “tendas”, seriam colocadas sobre as cortinas de linho fino.
Peles
de carneiro tingidas de vermelho (Êxodo 26.14 e 36.19):
Descritas
como uma das coberturas; eram as próximas na ordem.
Coberturas
de couro
(Êxodo 26.14 e 36.19): Essa era a cobertura final, que era avistada por aqueles
que estavam do lado de fora do Tabernáculo.
Aparentemente
as duas primeiras eram cortinas e as outras duas eram coberturas. “Eles
levarão as cortinas internas do Tabernáculo,
a Tenda do Encontro, a sua cobertura, a cobertura externa de couro...” Números
4.25
Elas
delimitam a minha fé em Cristo, preciso alargar até onde Deus determinar e
fechar o meu “pátio” com as cortinas de linho e com colchetes de prata para que
não vejam o que estou ofertando ao Senhor e me impeçam de continuar assim.
“Amplia o lugar da tua
tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças;
alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas.” Isaías 54:2
Também
as minhas palavras devem ser pesadas e colocadas em salvas de prata:
“Como maçãs de ouro em
salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” Provérbios 25:11
“As palavras do
Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada
sete vezes.” Salmos 12:6
Prata
também pode significar purificação do metal:
“E
assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os
filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então ao Senhor trarão
oferta em justiça.” Malaquias 3:3
Deus
descreveu a posição das cortinas e determinou que elas fossem ligadas por um
elemento que só era visto por dentro, os colchetes, por fora se via apenas um
conjunto, como uma só peça. Noo texto abaixo, está descrito o uso de outras
cortinas do conjunto do Tabernáculo, incluindo a área externa, porque o
Tabernáculo era um lugar exclusivo para sacerdotes e o sumo-sacerdote fechado
pelas cortinas especificadas no texto, acima.
“Farás também o pátio
do tabernáculo, ao lado meridional que dá para o sul; o pátio terá cortinas
de linho fino torcido; o comprimento de cada lado será de cem côvados. Também
as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das
colunas e as suas faixas serão de prata. Assim também para o lado
norte as cortinas, no comprimento, serão de cem côvados; e as suas vinte
colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e
as suas faixas serão de prata, E na largura do pátio para o lado do ocidente haverá
cortinas de cinquenta côvados; as suas colunas dez, e as suas bases dez. Semelhantemente
a largura do pátio do lado oriental para o levante será de cinquenta côvados. De
maneira que haja quinze côvados de cortinas de um lado; suas colunas
três, e as suas bases três. E quinze côvados das cortinas do outro lado;
as suas colunas três, e as suas bases três. E à porta do pátio haverá uma
cortina de vinte côvados, de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho
fino torcido, de obra de bordador; as suas colunas quatro, e as suas bases
quatro.” Êxodo 27:9-16
יריעות יריעה-
y^eriy ‘ah;
n. f. cortina, tecido
- Y^eriy ‘owth; n. pr. f. Jeriote = “cortinas”
חברת-
chobereth;
junção, algo montado
דק-
doq; n.
m. véu, cortina; peças de cortina do tabernáculo
καταπετασμα
– katapetasma;
um tecido
estendido, uma cortina; nome dado às duas cortinas do templo de Jerusalém, uma
delas na entrada do templo, separando o Santo Lugar do pátio externo, a outra
separando o Santo dos Santos do Santo Lugar.
Cortina: peça de pano ou de
outro material, suspensa por argolas, trilhos ou por outro meio, para proteger
ou adornar janelas, portas, leitos etc.
Por
Analogia:
conjunto de coisas ordenadas em série; fileira.
אטון-
’etuwn
- (provavelmente significando amarrar); n. m. linho, fio, linha.
עמוד-
’ammuwd
ou עמד ’ammud; n. m. pilar, coluna – pilar - coluna, vertical
נציב - n^etsiyb ou נצב n^etsib; erigido, algo posicionado, coluna, guarnição, posto, pilar;
pilar, coluna - intendente, representante.
Cortina - Peça de pano ou de
outro material que se pendura para cobrir algo ou um recinto (protegendo da
luz, do olhar etc., ou como separação, divisória etc.), ou para separar um
cômodo do outro; Cortinado; Reposteiro
Objeto
qualquer que impeça a passagem da luz, obstruindo: obturador de cortina: ex.: cortina
de fumaça.
Cortinas eram colocadas sobre o
Tabernáculo da seguinte forma:
5
(cinco)
ficavam sobre o Lugar Santíssimo e a parede voltada para o oeste, enquanto as
outras seis (6) cortinas cobriam o Lugar Santo até a porta.
7 Farás também cortinas
de pelos de cabras para servirem de tenda sobre o tabernáculo; onze cortinas
farás.
8 O comprimento de uma
cortina será de trinta côvados, e a largura da mesma cortina de quatro côvados;
estas onze cortinas serão da mesma medida.
Nessa
disposição, com os colchetes diretamente sobre o véu, a 11ª a cortina
estendia-se além da porta do Santuário.
Era
esta cortina que estava dobrada sobre a parte frontal do Tabernáculo.
Podemos
inferir por estes números, que esta 11ª a cortina era a única visível para
aqueles que estavam do lado de fora do Tabernáculo. As outras dez cortinas
permaneciam ocultas à vista, pelas 4 coberturas que já falamos anteriormente.
Jesus
Cristo
e seu tempo de tabernacular entre os homens, foi dividido em 3 partes, que
podem ser analisadas da seguinte forma:
“Onde
vemos Jesus Cristo? Nas onze cortinas nós temos uma figura dos 33
anos de Cristo em sua caminhada na terra, quando Ele de fato tornou-se pecado
por nós. Assim como somente 1/11 das coberturas de pelo de cabra eram visíveis
para o observador de fora, também apenas 1/11 da vida de Cristo pôde ser vista
através de seu ministério público (três anos e meio).
Dez
das onze cortinas
estavam ocultas da vista das pessoas, e trinta anos da vida de Cristo
estão ocultos a nós.
Enquanto
cada uma das onze cortinas (vistas e ocultas) tinha exatamente a mesma
medida, os anos ocultos e os públicos eram os mesmos aos olhos de seu Pai.
O
comprimento dessas cortinas era de trinta côvados.
Trinta é o número relacionado
à idade para a consagração ao sacerdócio. O sacerdote deveria ter trinta
anos de idade para poder ministrar (Números 4.3).
Jesus tinha 30 anos de idade quando começou seu ministério
sacerdotal (Lucas 3.23)
Cortina
fala de separação,
impedir ver o que está encoberto, impede acesso além do que ela impede a visão,
por isto que, havia uma cortina que separava o Santo do Santíssimo, tanto no
Tabernáculo como no Templo.
Deus
em Cristo abriu as cortinas internas do Tabernáculo, mas deixou as cortinas
externas para impedir a contaminação do Pátio do Tabernáculo, a Igreja.
Cortinas
Falam de Comunhão!
“O comprimento de uma
cortina será de vinte e oito côvados, e a largura de uma cortina de quatro
côvados; todas estas cortinas serão de uma medida.
Cinco cortinas se
enlaçarão uma à outra; e as outras cinco cortinas se enlaçarão uma com a
outra.”
Mas
as Cortinas formavam um conjunto de dez (10) cortinas, o que nos ensina
sobre a unidade pelos colchetes de prata, se um desligasse abria brecha para se
ver o que se passava no interior. Assim, toda a Igreja precisa estar unida como
em Atos 2.42, ter unidade e unicidade.
E juntarás cinco destas
cortinas à parte, e as outras seis cortinas também à parte; e dobrarás a sexta
cortina à frente da tenda.
Para
entrar no Pátio
– A Igreja – tem que passar pela Porta! O homem tem que passar pela sexta
cortina, é o caminho do homem para a salvação!
As
Cortinas serviam para:
Havia
cortinas e coberturas dentro do Tabernáculo, penduradas ou caindo em dobras
sobre a estrutura.
Alguns
diagramas, ou layout, sugerem que as últimas coberturas seriam colocadas em
forma de tenda sobre varas.
“As cortinas demonstram
a necessidade da Igreja estar interligada, sem nenhuma marca exterior de
divisão, quem a vê de fora não vê diferença em cada peça, e a Porta é
identificada, tem cores do Sangue de Jesus e da Água viva misturada com as
cores de fogo do Espírito Santo, que de longe os passantes veem, e tem
interesse de verificar o que é esta chama, mas para usufruir do Tabernáculo da
Igreja precisa passar no altar do holocausto da cruz e lavar-se na Bacia do
Pátio, pelo batismo!” Osvarela
1
Separar o santo do espaço externo
Indicavam
em seus desenhos a questão da adoração: “com querubins as farás de obra
esmerada.”
Figura
das asas do Altíssimo.
Os
querubins bordados nas cortinas de linho fino estendiam suas asas sobre o
Santuário, sob o qual o sacerdote ministrava. O sacerdote deveria andar,
exercer seu ministério e ter comunhão com Deus sob a sombra das asas dos
querubins.
“O
SENHOR reina; tremam os povos. Ele está assentado entre os querubins,
...” Êxodo 26:1
2
Delimitava a área de culto
3
Impediam a visão do interior do pátio
4
Dividiam os espaços internos do Tabernáculo
De
tal forma, que as cortinas acabavam por determinar a área total do Tabernáculo.
Não
se pode separar as cortinas das colunas, uma estava ligada a outra.
Assim
as colunas deveriam apoiar as cortinas com elemento de ligação de prata.
A
base das colunas eram de prata declarando a todos que a redenção por Cristo é o
alicerce da esperança de termos entrada na presença de Deus e de sermos úteis
no edifício de Deus - Hebreus 10.19-25. Os que têm Cristo têm alicerce forte,
ou ousadia, para entrar na presença de Deus - Efésios 3.12; Hebreus 4.16.
E
as bases das colunas eram de cobre; os colchetes das colunas e as suas molduras
eram de prata; e o revestimento dos seus capitéis era de prata; e todas
as colunas do pátio eram cingidas de prata.
Prata fala do material usado
para ser o preço que Judas recebeu pela vida de Jesus: 30 moedas de prata!
Significado da
prata é redenção.
“Então um dos doze,
chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes, E disse: Que
me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata,
...” Mateus 26:14,15
A
prata era um material a ser buscado: “Se como a prata a buscares e
como a tesouros escondidos a procurares” Provérbios 2:4
Eram
60 colunas, incluindo as colunas de entrada do Pátio, porque ali também
havia uma cortina especial (a sexta cortina),
com coloração determinada por Deus.
“E à porta do pátio
haverá uma cortina de vinte côvados, de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho
fino torcido, de obra de bordador, ...” Êxodo 27:16
Estas
colunas pressupõem-se que fossem de madeira de acácia revestida de bronze, com
certeza bíblica as suas bases eram de bronze, sustentavam as cortinas de linho
fino, assim distribuídas:
Colunas
do lado norte: 20
Colunas
do lado sul: 20
Colunas
do lado ocidental: 10
Colunas
do lado oriental: 10
As
cortinas eram cingidas com prata.
As
colunas em qualquer obra significam estabilidade.
Servem
para suportar a edificação. Sem colunas as construções podem ruir, mesmo as “sem
colunas”, tem em seu sistema de construção elementos que exercem a
função das colunas (aqui como profissional do ramo de engenharia, falo da
chamada construção de alvenaria estrutural).
Ou
seja, no Tabernáculo as colunas representam o que devemos ser sobre a Rocha: Nós
cristãos do Novo Testamento, devemos ser colunas do edifício de Deus.
A
própria Igreja é mostrada por Paulo como:
“A
Igreja é... coluna e fundamento da verdade 1 Timóteo 3.15
“E conhecendo Tiago,
Cefas e João, que eram considerados como as colunas, ...” Gálatas 2:9
“A quem vencer, eu o
farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá” Apocalipse 3:12
Colunas
representam estabilidade, retidão e unidade na obra de Deus. O oposto disso
seria a instabilidade nas coisas do Senhor.
“As
colunas que sustentavam as cortinas de linho fino não eram visíveis para
aqueles que permaneciam fora do Tabernáculo”, diz o escritor e teólogo Kelvin
Conner.
Interessante
ressaltar, como exemplo, que as colunas não eram vistas do lado de fora do
Tabernáculo, as colunas não precisam ser vistas, mas são importantes para
sustentação da Igreja do Senhor.
Temos visto em nossos dias homens que querem
aparecerem mais do que a Igreja, se mostram, o que pode indicar que não sejam
colunas verdadeiras, mas se expõem para serem visto e assim, os homens olham
para eles e não se lembram que a Glória de Deus, está dentro do Tabernáculo!
Assim
como as colunas que sustentavam as cortinas de linho fino não eram visíveis
para aqueles que permaneciam fora do Tabernáculo, esses homens, verdadeiros
pilares da fé, sustentaram a justiça de Deus em suas vidas com uma atitude de
humildade.
Como
as colunas do Tabernáculo deveriam permanecer firmes para sustentar as cortinas
de linho fino branco e impedir que fossem manchadas pela sujeira da terra, assim
os crentes em Cristo devem se manter firmes para sustentar a justiça de Deus e
de Cristo de forma que o mundo inteiro possa ver. Os crentes devem permanecer
firmes como colunas, sustentando os padrões de Deus e não permitindo que sejam
corrompidos com a sujeira deste mundo - Salmo 33.1 ; 71.19.
Ao
estudarmos e pesquisarmos podemos ver que na genealogia de Jesus, (na linhagem
de José) encontramos 60 colunas, representadas pelos seus antepassados, homens
da aliança e a justificação pela fé pode ser vista em suas vidas.: Mateus
1.1-16 e Lucas 3.23-38, ao longo da linhagem de José, podemos contar 60
homens desde Adão até Jesus.
“Livro da geração de
Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque; e Isaque
gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos; [...] E Jacó gerou a José,
marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.” Mateus 1:
1,2;16
“E o mesmo Jesus
começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e
José de Heli, [...] E Cainã de Enos, e Enos de Sete, e Sete de Adão, e Adão de
Deus.” Lucas 3:23;38
Quando
relacionamos estes 60 homens, que formam a descendência de Jesus, vemos
que, em suas carreiras, em algum momento foram alvo da Justiça de Deus os
alcançou, ela está representada como justiça de Deus nas cortinas de linho.
O
número 60 combina o significado do número do homem (6) ao número da Lei (10).
Se
assim não fora, eles não poderiam fazer parte da genealogia do Filho do Homem,
mas mesmo pecadores eles permaneceram num relacionamento de aliança diante de
Deus, eles foram unidos pelo mesmo laço. Todos tiveram seus pecados
justificados através da morte substitutiva de Jesus. Todos foram homens
redimidos pelo sangue da propiciação, mesmo que alguns não tenham conhecido o
Tabernáculo terreno, mas o Tabernáculo divino os alcançou.
Exemplo
de Sete:
“E a Sete também
nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o
nome do Senhor.” Gênesis 4:26
É
preciso o professor ressaltar que cortinas havia no Tabernáculo.
Não
eram iguais e tinham simbologias diferentes, seja pelo local que ocupavam, ou
do local a que serviam, na liturgia do serviço cúltico.
Havia,
então, três (3) tipos de Cortinas:
1
As Cortinas Externas – para melhor entendimento do Conjunto Das Cortinas devemos
verificar:
“A estrutura do
Tabernáculo era formada por 48 tábuas (armações de madeira) revestidas de ouro,
fixadas em 96 bases de prata e unidas por cinco travessões em cada um dos
lados. Na entrada do Tabernáculo havia uma
cortina chamada “entrada da tenda”. Essa cortina era feita de linho fino e sustentada por cinco colunas. A porta dava
acesso ao Lugar Santo. Na extremidade do Lugar Santo havia uma outra cortina ou
véu, sustentada por quatro pilares e guardando a entrada do Lugar Santíssimo ou
do Santo dos Santos. Esta cortina é frequentemente mencionada como o
“segundo véu”.
Sobre
toda essa estrutura havia outras cortinas e coberturas, as quais formavam o
teto ou telhado do Tabernáculo.
2
As Cortinas Internas
“Fui
de uma tenda
para outra, e de um tabernáculo para outro” 1 Crônicas 17.5. entre as internas a
supra citada como “segundo véu”.
3
As Cortinas de Cobertura – entenda com o texto seguinte o contexto das cortinas e
do próprio Tabernáculo - O Tabernáculo tinha uma tenda de cortinas
para protegê-lo:
Podemos
explicar desde o pátio externo, passando pelo altar de bronze (ou altar dos holocaustos),
seguindo adiante, a pia de bronze colocada no pátio externo, e “entre” a tenda do Tabernáculo e o altar de bronze (Êxodo 40.7), estando assim, alinhada
com o altar de bronze estavam o candelabro de ouro e a mesa dos pães.
Cada
uma delas tinha cores especiais:
As
Cortinas de Cobertura, ou tenda do Tabernáculo:
“Farás também cortinas
de pelos de cabras para servirem de tenda sobre o tabernáculo; onze
cortinas farás. O comprimento de uma cortina será de trinta côvados (15m),
e a largura da mesma cortina de quatro côvados(2,0m); estas onze cortinas
serão da mesma medida. E juntarás cinco destas cortinas à parte, e as outras
seis cortinas também à parte; e dobrarás a sexta cortina à frente da tenda.” Êxodo
26:7-9
Conforme
Êxodo 26.7, eram de:
-
pelos de cabras
Quem
olhava para o tabernáculo via uma cobertura de pelos de cabras, sem muita
beleza, embora trabalhada por mãos hábeis, era rústica pela qualidade do pelo
do animal.
A
Formatação Das Cortinas E Dimensões Do Tabernáculo:
Cada
cortina media 28 côvados de comprimento e 4 côvados de largura. Quando elas se
uniam, como já descrevemos, formavam uma cobertura de 28 côvados de largura e
40 (4x10) côvados de comprimento, que seca colocada sobre a estrutura.
A
estrutura de madeira tinha dez côvados de altura, dez côvados de largura e 30
côvados de comprimento.
As
cortinas cobriam toda a estrutura.
Partindo
do lado norte (10 côvados), passando pelo lado sul (10 côvados) e pelo teto (10
côvados de largura) teríamos um total de 30 côvados, e assim vemos que as
cortinas estavam a um côvado do chão em cada lado da estrutura.
As
Cortinas
cobriam toda a extensão da estrutura, pendendo 10 côvados sobre a extremidade
oeste.
O
comprimento total do conjunto de cortinas era de 40 côvados enquanto o
comprimento do Tabernáculo era de 30 côvados. Como havia uma porta no lado
oriental do Tabernáculo, as cortinas sem dúvida cobriam os dez côvados do muro
oeste.
Qual
a diferença das cortinas internas e externas?
O
Exterior era bem rústico contrastando com a beleza interior. Há aqui um
paralelo admirável entre ‘a figura’ e ‘a realidade’. Isto porque Ele
esvaziou-Se a Si mesmo e fez-Se servo, conforme Filipenses 2.6-8.
Os
olhos humanos não podiam ver n’Ele senão o filho do carpinteiro - Mateus
13.55. Ele estava em Sua face de humilhação.
Vendo
apenas o exterior, ou mesmo a tenda de cobertura do Tabernáculo não se podia
imaginar a beleza interior.
Poucas
foram as pessoas que tiveram o privilégio de o ver por dentro.
Somente
os sacerdotes tinham acesso à Tenda. Todos podiam ver o exterior, mas o
interior somente alguns.
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a
sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”
João 1:14
Assim
como Jesus, poucos puderam ver a Sua natureza interior Lucas 11.15; 23.35.
Sua
verdadeira natureza só podia ser reconhecida por aqueles que com profunda fé,
d’Ele se aproximavam João 6.69.
Em
Mateus 16.15-17 podemos ver pessoas que demonstraram ter tido uma
revelação da verdadeira natureza de Jesus.
Em
João 20.28 Tomé declarou a Jesus: “Senhor meu e Deus meu” reconhecendo também a
verdadeira natureza de Jesus. Eles entraram na tenda e viram a beleza do Seu
interior.
As
Cortinas Internas
Medidas
- as cortinas internas terão a mesma medida: 12,60 metros [28 côvados] de
comprimento e 1,80 metros [4 côvados] de largura.
Elas
simbolizam o carácter de Jesus.
“Naquele dia o renovo
do Senhor será cheio de beleza e de glória; e o fruto da terra excelente
e formoso para os que escaparem de Israel.” Isaías 4:2
Deus
mandou fazer as cortinas de linho retorcido, estofo azul, púrpura e carmesim.
O
linho retorcido (torcido para ter beleza, - torcido e retorcido de dores na
Cruz, sem beleza exterior, mas Ele era o fruto da Terra, para servir de exemplo
- é símbolo de justiça, o termo aqui é no sentido de ‘ser justo’ - Apocalipse
19.8.
O
linho retorcido apontava para alguém que haveria de ter a natureza perfeita.
Esse alguém seria sem sombra de dúvida Jesus Cristo. N’Ele seria encontrada a
retidão desejada por Deus.
“Porque foi subindo
como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem
formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele,
para que o desejássemos.” Isaías 53:2
O
linho retorcido das cortinas do Tabernáculo também representa a humanidade
perfeita de Jesus. Entrar no Tabernáculo a ver as cortinas de linho retorcido,
com fios de azul, púrpura e carmesim, era ver, pela fé, toda a beleza que
estaria presente no Segundo Adão - Jesus.
A
Cor das Cortinas internas:
Quando
estudamos sobre o Tabernáculo temos que ler e entender qual é a relação
tipológica das cores determinadas por Deus, cada uma delas tem um significado.
As
cores que deveriam ser usadas nas dez (10) cortinas, essas quatro (4) cores não
foram escolhidas aleatoriamente.
A
própria ordem das cores não é acidental. A ordem para que essas mesmas cores
fossem usadas aparece 24 vezes no livro de Êxodo.
Essas
quatro (4) cores podem também representar os quatro (4) evangelhos, que
apresentam Jesus Cristo como o verdadeiro Tabernáculo.
Branco - Evangelho de Lucas:
Filho (descendente) de Adão (mas, o Homem sem pecado)
“E
Cainã de Enos, e Enos de Sete, e Sete de Adão, e Adão de Deus.” Lucas
3:38
Azul
- Evangelho de João: Filho de Deus (Homem Celestial).
“Aquele
que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala
da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos.” João 3:31
Roxo
- Evangelho de Mateus: Filho de Davi (Homem-Rei)
“Onde
está aquele que é nascido rei dos judeus, ...?” Mateus 2:2
Vermelho
- Evangelho de Marcos: Filho do Homem (Homem-Servo)
“Porque
o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar
a sua vida em resgate de muitos.” Marcos 10:45
Como
estudamos, são os símbolos da Obra Redentora de Cristo, que veio do Céu.
Em
cores, temos como símbolo do Céu nas cores das cortinas
O
azul é cor celestial, é símbolo do Céu.
E
os fios de púrpura entrelaçados na cortina, tornou-se símbolo de Realeza. A
púrpura era um tecido caríssimo, usado somente pelos ricos, pelos nobres, tecido
próprio dos reis.
Jesus
Cristo é Rei, conforme simbolizado pela púrpura.
Os
fios carmesins (escarlate) tornaram-se o símbolo do sofrimento.
O
carmesim era obtido mediante o esmagamento de um molusco. Vide nossa aula sobre
Tabernáculo
O
azul, a púrpura e o carmesim apresentam Jesus como o Filho de Deus, e como Rei
sobre todas as coisas, mas que deveria seguir o caminho da cruz para realizar a
redenção da humanidade.
O
Poder das Cortinas no azul celeste – Jesus
“E farás
laçadas de azul na orla de uma cortina, na extremidade, e na juntura; assim também farás na
orla da extremidade da outra cortina, na segunda juntura.”
“O comprimento de uma
cortina será de trinta côvados, e a largura da mesma cortina de quatro
côvados; estas onze cortinas serão da mesma medida.”
Um Jubileu – Uma libertação
As
cortinas seriam presas por 50 laçadas e 50 colchetes.
Os
50 colchetes de ouro simbolizam os 50 títulos de Jesus nas Escrituras.
Em
relação ao número 50, notamos que a cada 50 anos deveria acontecer o ano do Jubileu
(Levítico 25.8-12). A festa de Pentecostes era celebrada no 50° dia (Levítico
23.15,16). De fato, a palavra “pentecostes” significa “cinquenta”.
O
número 50, portanto, tem o sentido de libertação, liberdade, pentecostes e
jubileu.
Apontando
para a grande libertação universalmente disponível pelo sacrifício de Jesus, em
um período festivo. Ele nos libertou pelo seu próprio serviço.
O efeito do azul
Todos
lembram da mulher que tocou nas orlas das vestes de Jesus e que dali Ele sentiu
que saiu virtude. A Igreja tem que ter vestes salpicadas de sangue e coberta
com o azul de Cristo para da Igreja também sair virtude.
Onde
Jesus está é Céu, e a Igreja está assentada nas regiões celestiais com Cristo!
O
poder está em todos serem ligados pelos colchetes da justiça e pelo que veio do
Céu, representado na cor azul.
“E ligou
cinco cortinas uma com a outra; e outras cinco cortinas também ligou uma com
outra.
Depois fez laçadas
de azul na borda de uma cortina, à extremidade, na juntura; assim também
fez na borda, à extremidade da juntura da segunda cortina.” Êxodo 36:10,11
1ª PARTE
Um comentário:
Muito bom.
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