sábado, janeiro 19

A Natureza dos Demônios — Agentes da maldade no mundo espiritual 3ª lição CPAD – Janeiro 2019


A Natureza dos Demônios — Agentes da maldade no mundo espiritual
3ª lição CPAD – Janeiro 2019
Autor do estudo: Pastor e prof. Univ Osvarela
Texto Áureo
“E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele”. Apocalipse 12.9
Resultado de imagem para A Natureza dos Demônios — Agentes da maldade no mundo espiritual  3ª lição CPAD – Janeiro 2019
Leitura Bíblica
Apocalipse 12.7-10.
7 — E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos,
8 — mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus.
9 — E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
10 — E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
Etimologia
שד - shed ou (plural) שדים; n. m. demônio
αρχη – arché - de anjos e demônios;
δαιμονιζομαι - daimonizomai; v. estar sob o poder de um demônio. No NT, estas são pessoas afligidas por enfermidades particularmente severas, tanto corporais como mentais (tais como paralisia, cegueira, surdez, perda da fala, epilepsia, melancolia, insanidade, etc.). Na opinião dos judeus, seus corpos eram invadidos por demônios, que os possuíam não apenas para afligir-los com males, mas também para destronar sua razão e tomar seu próprio lugar. Consequentemente, os possuídos eram compelidos a expressar a mente e consciência dos demônios que neles residiam. Acreditava-se que a cura deles requeria a expulsão dos demônios.
δαιμονιον – daimonion; n. n. poder divino, deidade, divindade; espírito, ser inferior a Deus, superior ao homem; espíritos maus ou os mensageiros e ministros do mal.
δαιμονιωδης - daimoniodes; adj. semelhante ou que procede de um espírito mau; parecido ao demônio
δαιμων – daimon - de daio (distribuir fortunas); n m/f. deus, deusa; deidade inferior, seja boa ou má; no NT, espírito mau
Na nossa vida, a aflição da tentação é diária e difícil de ser combatida. Há agentes do mundo espiritual da maldade que combatem contra nossa mente.
Obs.: O presente estudo, ainda carece(ao meu ver, como autor) de melhor edição
Texto principal:
7 — E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos,
Ou noutra versão
“Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus” Ap 12.7,8
Este texto mostra a primeira batalha que houve no mundo espiritual. E foi exatamente no Céu de Deus.
Primeiro discernimento:
A ação dos demônios, a demonologia, não é um assunto simplista, e tem sido mal interpretada por alguns segmentos da Igreja, ao longo dos anos levando o assunto para além da interpretação bíblica, ou da visão judaica (“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” Mateus 16:18 ), podendo se transformar numa cosmovisão mitológica.
                        Literalmente, cosmovisão é tudo sobre tudo. Leia o discurso do apóstolo Paulo em Atos 17:22-31 e você verá uma síntese da visão cristã do mundo. Nessa passagem, Paulo discute suas visões sobre a origem e natureza do universo, a identidade e valor dos seres humanos, a natureza e a existência de Deus, a teoria cristã da verdade e do destino humano. Nessa breve passagem, Paulo responde às questões essenciais que todas as cosmovisões devem abordar.
A seguir, algumas definições que vários cristãos têm dado ao termo “cosmovisão”.
· “Uma cosmovisão é um conjunto de pressuposições sobre a formação básica do mundo. É o sistema de crenças completo e fundamental de uma pessoa.” – James Sire
· “Uma cosmovisão é uma explicação e interpretação do mundo e uma aplicação dessa visão à vida.” – Phillips e Brown
· “Uma cosmovisão fornece um modelo do mundo que orienta o seu aderente nesse mundo.” – Walsh e Middleton
· “Uma cosmovisão é um sistema completo de crenças, valores, princípios éticos e comprometimentos de uma pessoa – é tudo sobre tudo.” – Blocher
A cosmovisão cristã fornece um guia para a vida prática. O Cristianismo é designado por Deus para operar na vida real, não apenas hipoteticamente. Quando as crenças e valores da cosmovisão cristã são aplicados à vida real, elas funcionam. Quando nós vemos a vida pelas lentes da história divina da criação, queda, redenção e consumação, o mundo faz sentido.
A cosmovisão cristã fornece as ferramentas necessárias para discernir a verdade do erro. A Escritura e a auto-revelação de Deus na criação nos provêm o conhecimento de que necessitamos para tomar decisões sobre o que é e o que não é verdade.
“E, saindo eles, pregavam que se arrependessem. E expulsavam muitos demônios” Marcos 6:12,13
Jesus veio para realizar e ensinar aos apóstolos uma nova doutrina de libertação, da atividade demoníaca, sobre os homens:
“Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus.
E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te, e sai dele.
Então o espírito imundo, convulsionando-o, e clamando com grande voz, saiu dele.E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!” Marcos 1: 24-27
Imagem relacionada
A Bíblia, mesmo considerando o poder das trevas, enfatizam o poder de Deus, em Cristo, ressalta que, há um Reino Soberano divino atuando no mundo e que, pôs sob os pés de Jesus, para redimir, curar, através do Evangelho e da Graça remindo os pecadores.
o poder dos demônios é limitado. Após rebelarem-se contra Deus, eles não têm o poder que tinham quando eram anjos, porque o pecado é influência enfraquecedora e destrutiva.
O poder dos demônios, embora significativo, é provavelmente menor que o poder dos anjos.
Na área do conhecimento, não devemos pensar que os demônios podem conhecer o futuro ou que eles possam ler nossa mente ou conhecer nossos pensamentos.
Além, da visão dos problemas socio-morais, no espaço da luta entre a Igreja e as forças demoníacas. A Igreja não perde sua capacidade de combater estes seres e pensamentos daí advindos, sobre o fruto do pecado, tão atuais, como:
- Sexismos
- Racismo
- Materialismo
- Ideologias estranhas
- Doutrinas de demônios
No mundo espiritual, todos os seres foram criados por Deus. E lhe devem obediência, mesmo os demônios tem que se render ao Nome de Jesus:
Filipenses
“Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” Filipenses 2:9-11
Há nomes para os anjos.
A Escritura às vezes usa outros termos para os anjos, como “filhos de Deus” ( Jó 1.6; 2.1); “santos” (Sl 89.5,7); “espíritos” (Hb 1.14),”sentinelas” (Dn 4.13,17,23), “tronos”, “soberanias”, “poderes”, “autoridades” (Cl 1.16) e “governos” (Ef 1.21). Ente estes nomes há uma hierarquia e posicionamento no mundo espiritual.
Mas, há um grande e incrível número destes anjos que decaíram da glória na qual foram criados.
É necessário reconhecer que, todos os seres criados por Deus com inteligência cognitiva, tem personalidade e caráter, assim sendo, os anjos criados, e envolvidos nesta batalha no eterno aeon, tiveram sua posição definida pela escolha que fizeram, ao serem convencidos por Lúcifer para se ajuntarem numa revolução contra a destituição de Deus O Eterno de seu Trono Eternal.
Como fica claro, o Criador não pode ser dominado pela criatura criada.
8 — mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus.
9 — E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
Assim, todos os rebeldes, com volição fizeram uma escolha, que lhe acabou por transformar a glória que, o próprio rebelde e orgulhoso Lúcifer, o parâmetro da perfeição e beleza, nos céus, como Deus o criara, não imaginavam, ou entendiam, [como muitos homens ainda entendem (porque tem também volição)], que não perderiam aquilo que, eles resplandeciam e como nós os homens tínhamos em Adão, a Imago Dei imaculada, eles perderam a glória que tinham, porque era o reflexo da Glória do Eterno.
“Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste..., De glória e de honra o coroaste, E o constituíste sobre as obras de tuas mãos;”
Salmos 8:5; Hebreus 2:7
“Satanás” é o nome pessoal do cabeça dos demônios.
Assim, estes anjos [seres espirituais criados com juízo moral e com alta inteligência, mas sem corpos físicos.] decaíram e se transformaram em seres com eternidades, mas foram embrutecidos e se envolveram em densas trevas e em atos, para os quais Satanás os aliciara, e passaram, da merma forma que seu aliciador a agirem contra a coroa da Criação - O Homem.
Este mesmo homem, que cairia nos laços demoníacos pela tentação no Éden, teve em sua carne a decadência e deterioração provocada (idêntica aos anjos decaídos), que a todos nós imputou condenação.
Anjos ou Demônios?
Demônios são anjos?
A Transformação De Anjos Em Demônios.
Tanto 2Pedro como Judas nos dizem que alguns anjos se rebelaram contra Deus e se tornaram oponentes hostis à sua palavra. O pecado deles parece ter sido o do orgulho, a recusa em aceitar seu lugar designado, pois eles “não conservaram suas posições de autoridade, mas abandonaram sua própria morada” (Jd 6).
“Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;” 2 Pedro 2:4
“E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;” Judas 1:6
Mas, Satanás, o outrora Lúcifer, desconhecia (só o espírito de Deus conhece a profundidade da sabedoria de Deus) que Deus reservara, como Juiz justo, uma medida mitigadora, que levaria o homem, à Morte, mas haveria a redenção, em Cristo Jesus, O Deus Filho, com que já planejara antes da criação do Mundo e dos anjos a História da Salvação!
“Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos.” Hebreus 2:5
“E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.” Lucas 10:18
Há passagens Veterotestamentárias que, são capazes de inferir, esta mesma ação:
“Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! Você, que dizia no seu coração: ‘Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo'. Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo! (Is 14.12-15; cf. Ez 28.11-19).
A linguagem: subir ao céu e assentar-se no trono acima das estrelas e dizer “serei semelhante ao Altíssimo” sugere a rebelião de uma criatura angélica de grande poder e dignidade. No entanto, isso não significa que esses anjos pecaminosos não exerçam atualmente influência no mundo, pois no versículo 9 2Pedro diz que o Senhor também “sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia de juízo”, referindo-se aos seres humanos pecaminosos que obviamente ainda tinham influência no mundo e até causam problema para os leitores de Pedro.
O versículo 4 simplesmente significa que os anjos ímpios haviam sido removidos da presença de Deus e permanecem guardados debaixo de alguma espécie de influência restritiva e até o juízo final, o que, entretanto, não anula a sua atividade contínua no mundo nesse meio-tempo.)
A questão da Tentação e ação dos demônios.
Obs.: A figura alada, seja esta, ou outras neste estudo, ´pode ser embasada ou encontrada nas próprias Escrituras. Ex.:Isaías 6
O próprio apostolo Paulo cita este estado catatônico de tentação e aflição, que só pode atuara pela nossa condição de adâmica descendência:
“..., Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim..., Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.” Romanos 7:18-20;23
“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.” 2 Coríntios 12:7
“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;” 1 Timóteo 4:1
A Ação de Satanás
“Os anjos são aparentemente “maiores em força e poder” que os seres humanos rebeldes (2Pe 2.11; cf. Mt 28.2). Ao menos durante o tempo de sua existência terrena, a raça humana foi feita “um pouco menor do que os anjos” (Hb 2.7). Embora o poder dos anjos seja grande, ele não é certamente infinito, mas é usado para batalhar contra os poderes demoníacos do mal que estão sob o controle de Satanás (Dn 10.13; Ap 12.7,8; 20.1-3). Não obstante, quando o Senhor retornar, seremos elevados à posição mais alta que a dos anjos (lCo 6.3).” Wayne Grudem
Táticas Da Batalha Espiritual Usadas Pelos Demônios:
As táticas de Satanás e seus demônios são:
- Usar as mentiras (Jo 8.44),
- O engano (Ap 12.9),
- O assassinato (Sl 106.37; Jo 8.44)
- Toda e qualquer outra espécie de atividade destrutiva para provocar nas pessoas o abandono de Deus e a destruição delas próprias.
- Cegar - Os demônios tentarão toda tática para cegar as pessoas para o evangelho (2Co 4.4)
- Escravizar – manter as pessoas em escravidão às coisas que as impedem de vir a Deus (Gl 4.8).
- Eles também usarão:
- tentação,
- dúvida,
- culpa,
- temor,
- confusão,
- doença,
- inveja,
- orgulho,
- calúnia
- outros meios para impedir o testemunho e a utilidade dos cristãos.
A ação no homem e na natureza:
Um dos aspectos da Batalha Espiritual são os níveis, nos quais ela se dá:
- Na mente
- No coração
- No corpo físico – juventude ou velhice (anciãos)
- Na família
- Na igreja
- Na vida financeira
- Na vida espiritual
- Possessão do corpo e da mente (homens e animais)
Há a batalha intra-homem:
“Mas vejo nos meus membros outra lei, que Batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?” Romanos 7:23,24
É a luta entre o homem espiritual e o homem “sarx”
Características de Satanás:
Pai da mentira
Pai dos que mentem
Não há verdade nele
Pode se transfigurar (não perdeu esta característica de anjo)
Pode rodear toda a Terra. “Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.” Jó 1:7
“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” João 8:44
Obs.: Satanás e anjos maus podem usar e se transformar em forma, angelical [de luz, no caso de Lúcifer], de outrora, a Bíblia cita este poder, mas não diz por quanto tempo eles podem usar estes poderes. Já soube de gente que foi acompanhada por um ser em forma de “homem”, no caso eram duas crentes, na rua conversando, mas em determinado o demônio se apresentou literalmente na forma deformada de anjo decaído.
 “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.” 2 Coríntios 11:14
“E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.” Mateus 16:22,23
“Satanás levantou-se contra Israel e levou Davi a fazer um recenseamento do povo” 1 Crônicas 21.1
A ação sobre o corpo físico e mente
Satanás. O cabeça dos demônios.
Ele é chamado: “Diabo” (somente no NT: Mt 4.1; 13.39; 25.41; Ap 12.9; 20.2; etc.); ”serpente” (Gn 3.1,14; 2Co 11.3; Ap 12.9; 20.2); ”Belzebu” (Mt 10.25; 12.24,27; Lc 1 l.15); ”o príncipe deste mundo” (Jo 12.31; 14.30; 16.1 l), ”príncipe do poder do ar” (Ef 2.2), ou “o Maligno” (Mt 13.19; 1Jo 2.13).
Quando Jesus diz a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens” Mateus 16.23
Há muitas passagens bíblicas que dão suporte para a doutrina da ação dos demônios sobre o homem.
Seja na forma de tentação, opressão, na mente, no corpo físico, na forma mais violenta, a possessão, em homens e animais.
Deus avisou a Caim que um demônio estava só esperando ele agir, (esta seria a forma como pecado estava esperando Caim agir) como pensava, para ataca-lo:
“E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” Gênesis 4:6,7
Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo". Gênesis 4:7
Este texto expressa no original a ideia que um demônio estando à porta aguardando a hora de atacar ao que vai cometer um desatino de tal monta e dominá-lo.
“E, chamando-os a si, disse-lhes por parábolas: Como pode Satanás expulsar Satanás?” Marcos 3:23
Possessão:
Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze.” Lucas 22:3
Como pode ser vista:
“Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus. E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te, e sai dele. Então o espírito imundo, convulsionando-o, e clamando com grande voz, saiu dele.” Marcos 1:24-26
A Possessão, aqui demonstrada, é visível no corpo físico, do possesso, seja, pela voz, usada pelos demônios, para se manifestarem e atacarem mesmo reconhecendo o poder de Jesus, seja pelas convulsões, que normalmente acompanham e atingem o corpo do possesso.
A possessão pode atingir áreas do corpo humano, como a fala, a visão. Mas, você pode dizer: “mas, Zacarias ficou mudo, por determinação de um anjos!”, sim, mas não se esqueça, que satanás sempre quer imitar as obras de Deus vide magos do Egito, ou, o Elimas o mágico, porém quando Zacarias ficou mudo havia um propósito divino de que, através da sua mudez, se manifestasse a glória de Deus após  anos de Deus não se manifestar aos homens em Israel e com um propósito que não o acorrentou nem o fez, convulsionar ou perder a consciência.
Veja este outro exemplo bíblico da possessão lembro, que o homem que no AT era dominado pelo Espírito do Senhor, não perdia e hoje também, não perde a consciência!
“E estava ele expulsando um demônio, o qual era mudo. E aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e maravilhou-se a multidão.” Lucas 11:14
Possessão em animais:
“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,” Gênesis 3:1,2
Oprimir - atormentar
Saul – “E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor. Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta; E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.” 1 Samuel 16: 14,15;23 – aqui se retirava dele, não indica possessão, mas da sua face ou atacando sua mente.
“Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;” Lucas 22:31
No Antigo Testamento:
“E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.” 1 Samuel 16:14
Impedimentos
“Por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu.” 1 Tessalonicenses 2:18
Visitação de demônios.
Essa teoria ensina que quando Paulo estava no céu, foi dominado pelo orgulho. Mas de repente foi atacado por um demônio que o punia para conservá-lo humilde. Paulo orou três vezes ao Senhor para fazer com que o ataque parasse, mas foi-lhe dito que tinha de aprender sua lição e confiar na suficiência da graça de Deus.
Contraditório: Paulo jamais poderia ser afligido no céu, além do que, o desconforto físico do espinho na carne não é uma provação temporária no céu, mas uma dor persistente na terra. E mais, não há indicação no texto de que Paulo tenha vivenciado um castigo no céu, porque lá é um lugar muito improvável para um demônio vencer o apóstolo. um espinho na carne foi dado a Paulo não por um mensageiro de Satanás, e sim pelo Senhor, que permitiu que o mensageiro de Satanás o esbofeteasse.
- “dizer que a aflição de Paulo na Galácia foi epilepsia porque os gálatas podem ter mostrado desprezo ou desdém acrescentar algo que não está no texto (Gl 4.14).” A tradução literal de ekptuw é “eu cuspo para fora”, mas os tradutores preferem o sentido secundário: “Eu desprezo”.
A Ocupação de Regiões e Lugares no Ar pelos demônios.
Eis, uma das dificuldades teológicas para certas teorias que querem construir toda uma teologia de demônios territoriais (regiões celestiais de alguns locais, nações e territórios) baseados nas pouquíssimas passagens bíblicas que sugerem que alguns demônios atuam em certas áreas geográficas.
Embora a Igreja orando pode mudar por exemplo a ação demoníaca na sua pátria:
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” 2 Crônicas 7:14
Muito embora, haja implícito que o povo se afastou de Deus, então a Igreja para ter esta autoridade e clamar, por Justiça, contra a violência (fruto da ação demoníaca – porque Satanás e hostes infernais querem matar, roubar e destruir – qualquer que seja o sentido – como plantação, finanças, vidas, etc.) deve estar buscar a aproximação contínua com o Senhor!
Não é uma boa prática exegética tomar variantes textuais do texto Hebraico como suporte a essa tese. Nós como estudiosos da Teologia pentecostal e Geral não somos adeptos destas teorias.
Reverendo Augusto Nicodemos ao fazer a resenha de certo livro que apresenta estas teorias, explica e concordo com ele, que, apenas com base em testemunhos, alguns querem afirmar que entidades de uma rua, localidade, bairro e até nações, podem ser atadas (a base do “..., tá amarrado, todo poder das trevas, ...”), muito utilizado por certas igrejas, mormente as neo-pentecostais, aliás, pelas quais temos todo o respeito etc.
Existe até uma crença, entre as mais curiosas, de que determinadas igrejas têm entidades malignas que se alimentam dos pecados não resolvidos da comunidade e seus pastores, é defendida principalmente com base em vários testemunhos.
Lógico que, se há pecado oculto na Igreja o Espírito de Deus fica entristecido, mas Deus “conhece o profundo e o escondido e com Ele mora a Luz” e quer abençoar sua Igreja, em geral, não vai deixar de me abençoar, ou a você por causa do pecado alheio. Pode haver um certo esfriamento, pois, o Espírito de Deus tem ciúmes da Amada de Cristo.
            CONTINUA...

FONTE:
Grundem: Anjos, Sataná e demônios
Comentário e resenha de livro de Itioki – Rev.ºAugustus Nicodemus
Apontamentos do autor
Citações no corpo do texto

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger