terça-feira, maio 14

O Lugar Santo Lição 7 – CPAD MAIO 2019

O Lugar Santo
Lição 7 – CPAD MAIO 2019
Estudo Pr. Prof. Osvarela
Texto Áureo
“Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o Santuário.” Hebreus 9.2
Leitura Bíblica Em Classe
Êxodo 25.23,30,31; 26.31-37; 30.1,6-8
25.23,30,31:
23 - Também farás uma mesa de madeira de cetim; o seu comprimento será de dois côvados, e a sua largura, de um côvado, e a sua altura, de um côvado e meio,
30 - E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face continuamente.
31 - Também farás um castiçal de ouro puro; de ouro batido se fará este castiçal; o seu pé, as suas canas, as suas copas, as suas maçãs e as suas flores serão do mesmo.
26.31-37:
31 - Depois, farás um véu de pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino torcido; com querubins de obra prima se fará.
32 - E o porás sobre quatro colunas de madeira de cetim cobertas de ouro, sobre quatro bases de prata; seus colchetes serão de ouro.
33 - Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e meterás a arca do Testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo.
34 - E porás a coberta do propiciatório sobre a arca do Testemunho no lugar santíssimo,
35 - e a mesa porás fora do véu, e o castiçal, defronte da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul; e a mesa porás à banda do norte.
36 - Farás também para a porta da tenda uma coberta de pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino torcido, de obra de bordador,
37 - e farás para esta coberta cinco colunas de madeira de cetim, e as cobrirás de ouro; seus colchetes serão de ouro, e far-lhe-ás de fundição cinco bases de cobre.
30.1,6,7,8
1 - E farás um altar para queimar o incenso; de madeira de cetim o farás.
6 - E o porás diante do véu que está diante da arca do Testemunho, diante do propiciatório que está sobre o Testemunho, onde me ajuntarei contigo.
7 - E Arão sobre ele queimará o incenso das especiarias; cada manhã, quando põe em ordem as lâmpadas, o queimará.
8 - E, acendendo Arão as lâmpadas à tarde, o queimará; este será incenso contínuo perante o SENHOR pelas vossas gerações.
Texto Auxiliar ou Tipológico:
“Ora, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre. Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.” Hebreus 9:1,2
Introdução:
Como já falamos anteriormente, Deus sempre propôs habitar entre o Seu povo. Mas há lugar que apenas os sacerdotes podem acessar e tocar e oficiar parte do culto sacrificial.
Assim, temos como este local o Lugar Santo!
מישע - Meysha; n. pr. m. Mesa = “libertação”.
שלחן shulchan;n. m. mesa; referindo-se à mesa do rei, uso privado, uso sagrado.
26. 33 - Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e meterás a arca do Testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo.
34 - E porás a coberta do propiciatório sobre a arca do Testemunho no lugar santíssimo,
35 - e a mesa porás fora do véu, e o castiçal, defronte da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul; e a mesa porás à banda do norte.
Véu – nos fala diretamente da separação do homem de Deus, rasgado pelo sacrifício vicário de Jesus na Cruz, mostrou a quebra da antiga aliança e abriu um novo caminho. O próprio Deus rasgou o véu inaugurando o paraíso com os mortos da Cruz, um deles o ladrão que reconheceu Jesus como Salvador.
“Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo” Mateus 27.51; Marcos, 15.38; e Lucas 23.45.
O véu separará o Lugar Santo do Lugar Santíssimo (Êxodo 26.33).
O propósito do véu.
מסכה maccekah; ato de derramar, libação, metal fundido, imagem fundida, oferta de libação; libação (com sacrifício previsto na aliança); metal fundido, imagem fundida, deuses fundidos;  tecido, coberta, véu, tecido trançado
O véu era uma divisória de separação entre o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo. A etimologia mostra, por si, que está ligado a libação, sacrifício. A palavra “véu” que eu escolhi para uso, acima, neste sentido em língua semítica.
Literalmente significa “separação” ou “cortina” ou “aquilo que oculta”. Este véu deveria ocultar a glória Shekinah da vista dos homens. Ele agia como uma separação entre o homem pecador e o Deus Santíssimo.
רדיד – radiyd, no sentido de estender; n. m. algo estendido, manto largo ou véu grande
Medida do Véu.
Este véu media 10 côvados quadrados, dando-nos uma figura dos Dez Mandamentos. Qualquer homem que pretendesse vir à presença do Santo de Israel tinha que se defrontar com a Lei. Diz Kevin J. Conner
Dentre estes elementos temos a Mesa dos Pães da Proposição, que é o primeiro registro bíblico deste utensílio e da palavra Mesa!
No Lugar Santo:
Havia um Mobiliário Específico:
a. O altar de ouro do incenso
b. A Mesa com os pães da Presença (proposição)
Pães - προθεσις – prothesis; apresentação de algo, colocá-lo à vista, o pão sagrado – doze (12) pães de trigo, correspondentes ao número das tribos de Israel. Eram oferecidos a Deus cada sábado e separados em duas fileiras, deixados por sete dias sobre uma mesa colocada no santuário ou na parte frontal do tabernáculo, e mais tarde no templo; propósito de onde deriva proposição, tinham um objetivo tipológico e cúltico.
Feitos de “flor de farinha” (Levítico 24.5), isto é “da melhor farinha” (NVI), os pães eram postos sobre a mesa no lugar Santo, um sobre o outro, formando duas pilhas de seis pães cada uma.
“Também tomarás da flor de farinha, e dela cozerás doze pães; cada pão será de duas dízimas de um efa. E os porás em duas fileiras, seis em cada fileira, sobre a mesa pura, perante o Senhor. E sobre cada fileira porás incenso puro, para que seja, para o pão, por oferta memorial; oferta queimada é ao Senhor.” Levítico 24:5-7
απαρχη – aparche; entre outros sentidos - A primeira porção da massa de farinha, da qual os pães sagrados eram para ser preparados. Flor de farinha.
סאה - c ^e’ah – grego - σατον; n. f. uma medida de farinha ou cereal; provavelmente igual a 1/3 de efa
c. O Candelabro de Ouro –
Êxodo 30. 8 - E, acendendo Arão as lâmpadas à tarde
Vamos tratar neste estudo, do Lugar Santo, informando certos detalhes, como:
Dentro da tenda havia um candelabro, que iluminava o local, e uma mesa, onde se colocavam 12 pães, e apenas os sacerdotes comiam esses pães no Lugar Santo. É necessário lembrar que da tribo de Levi, os levitas todos teriam de prestar serviço no Tabernáculo, mas apenas da descendência de Arão saíram os sacerdotes, assim mesmo, havia restrição para acesso, a esse lugar. Até no layout se fazia este posicionamento das tribos, Os Levitas (representando os primogênitos de todo Israel - Números 3.41 - e consagrados por Arão, com uma liturgia sacrificial de oferta movida. Eles foram providência de Deus para subsistência do Ministério Araônico, com as ofertas dos primogênitos que excederam ao censo e foram resgatados com ofertas à Arão e seus filhos) ficavam em volta do tabernáculo e as famílias de Moisés e de Arão sempre acampavam ao leste, na frente da entrada. Mesmo na mudança, o tabernáculo permanecia central, com seis tribos na frente e seis tribos seguindo a trás.
“Este é o ofício dos levitas: Da idade de vinte e cinco anos para cima entrarão, para fazerem o serviço no ministério da tenda da congregação; Mas desde a idade de cinqüenta anos sairão do serviço deste ministério, e nunca mais servirão; Porém com os seus irmãos servirão na tenda da congregação, para terem cuidado da guarda; mas o ministério não exercerão; assim farás com os levitas quanto aos seus deveres.” Números 8:24-26
λευιτης Leuites; num sentido restrito, os chamados levitas, não pertencendo à família de Arão, para quem o sacerdócio era reservado com exclusividade, eram assistentes dos sacerdotes. Era seu dever manter os utensílios e o templo limpo, providenciar os pães sagrados, abrir e fechar os portões do templo, cantar os hinos sacros no templo, e fazer muitas outras coisas. Esse era o Lugar Santo, onde apenas os sacerdotes podiam entrar e os levitas não tinham acesso, a não ser no pátio para serviços determinados por Javé.
“Depois tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Arão, Nadabe, e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão.” Êxodo 28:1
Tudo era determinado por Deus para que não houvesse, coisas perdidas, ou qualquer tipo, de uso de perecíveis com fungos, como o Pão da Proposição, sob a supervisão dos filhos de Arão e suas descendências em tempo determinado, para que nunca parasse o serviço sacrificial. E isto era disposto por Javé em turnos determinados com vestes sacerdotais próprias.
Tipologicamente a ação sacerdotal se dará por uma autorização de Jesus, O Pão da Mesa:
Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens. Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;” Efésios 4:8-12
É por isto, que precisamos entender e respeitar nossos sacerdotes, conforme Deus chamou e determinou, você pode nem aceitar, mas deve obedecer e respeitá-los par o Ofício diante do senhor. Deus estabelece sacerdotes na Nova Ordem sacerdotal. “Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem. Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios, ...” Hebreus 8:1-3
“Estes são os nomes dos filhos de Arão, dos sacerdotes ungidos, cujas mãos foram consagradas para administrar o sacerdócio.” Números 3:3
Sete dias as vestirá aquele que de seus filhos for sacerdote em seu lugar, quando entrar na tenda da congregação para ministrar no santuário.” Êxodo 29:30
“Na tenda da congregação, fora do véu que está diante do testemunho, Arão e seus filhos as porão em ordem, desde a tarde até a manhã, perante o Senhor; isto será um estatuto perpétuo para os filhos de Israel, pelas suas gerações.” Êxodo 27:21
Este será o ministério dos filhos de Coate na tenda da congregação, nas coisas santíssimas. Quando partir o arraial, Arão e seus filhos virão e tirarão o véu da tenda, e com ele cobrirão a arca do testemunho; E pôr-lhe-ão por cima uma coberta de peles de texugos, e sobre ela estenderão um pano, todo azul, e lhe colocarão os varais. Também sobre a mesa da proposição estenderão um pano azul; e sobre ela porão os pratos, as colheres, e as taças e os jarros para libação; também o pão contínuo estará sobre ela. Depois estenderão em cima deles um pano de carmesim, e com a coberta de peles de texugos o cobrirão, e lhe colocarão os seus varais. Então tomarão um pano azul, e cobrirão o candelabro da luminária, e as suas lâmpadas, e os seus espevitadores, e os seus apagadores, e todos os seus vasos de azeite, com que o servem. E envolverão, a ele e a todos os seus utensílios, na coberta de peles de texugos; e o colocarão sobre os varais.” Números 4:4-10
“E o príncipe da casa paterna das famílias dos coatitas será Elisafã, filho de Uziel. E a sua guarda será a arca, e a mesa, e o candelabro, e os altares, e os utensílios do santuário com que ministram, e o véu com todo o seu serviço.” Números 3:30,31
Entre os utensílios do Tabernáculo, a Mesa de Proposição é um dos itens de importância vital e representativa usado diariamente pelos sacerdotes e levitas.
Havia pessoal próprio para manutenção de cada utensílio do lugar Santo. No caso, da Mesa de Proposição
É o Nível 2 do culto e da adoração e serviço que o crente podia acessar. Porque o nível posterior o Nível 3 só podemos acessar através do nosso Sumo Sacerdote Jesus Cristo, Ele mesmo o Sumo Sacerdote e a oferta perfeita.
Relembrando, o nível um do acesso à Deus se dá da seguinte forma, e através de um sacrifício , O Sangue de Jesus:
O Pátio (Nível 1) Ex. 27.9-19
Era a área externa do templo, onde todos podiam entrar menos os leprosos, os impuros e castrados. Existiam alguns objetos no Pátio, o Altar do Holocausto (Ex.27.1-8) e a Pia com água para lavagem (ou lavatório Ex.30.17-21)
O Tabernáculo de Moisés era uma espécie de tenda móvel, com várias cortinas e coberturas, sobre uma estrutura de madeira.
O Tabernáculo possuía três compartimentos ou lugares aos quais as Escrituras se referem como:
(1) o Pátio Externo.
(2) o Lugar Santo e
(3) o Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos;
Santuário (Êxodo 25.8): A palavra “santuário” significa “lugar santo” ou “lugar separado”. Esse Tabernáculo deveria ser um lugar separado para a habitação de um Deus santo.
O candelabro de ouro foi colocado no lado sul do Tabernáculo (Êxodo 40.24), mais especificamente em frente da mesa. Ambos se localizavam no Lugar Santo. A mesa e o candelabro estavam um em frente do outro (Êxodo 26.35).
A Mesa dos Pães da Presença foi colocada no lado norte do Tabernáculo (Êxodo 40.22).
Etimologicamente a palavra Mesa, como vimos, significa LIBERTAÇÂO. Jesus!
Êxodo 25. 23 - Também farás uma mesa de madeira de cetim; o seu comprimento será de dois côvados, e a sua largura, de um côvado, e a sua altura, de um côvado e meio,
30 - E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face continuamente.
“E será de Arão e de seus filhos, os quais o comerão no lugar santo, porque uma coisa santíssima é para eles, das ofertas queimadas ao Senhor, por estatuto perpétuo.” Levítico 24:9
Os pães só podiam ser comidos legitimamente pelos sacerdotes, e unicamente no pátio do lugar santo (Lv 24.9). contudo houve uma exceção que foi feita por Aimeleque, quando ele deu a Davi e aos seus companheiros os pães da proposição, que tinham sido retirados de diante do Senhor (1 Sm 21.1 a 6).
“Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?” Mateus 12:3,4
É impossível não tipologizar a Mesa com Pães da Proposição, com a Ceia, mandamento do Senhor Jesus, sendo Ele mesmo Pão, como já indicamos neste estudo. A expressão pães da proposição na Bíblia geralmente traduz o hebraico “lehem hapanim” que significa literalmente “pães do rosto” ou “pães da presença”. Essa designação se refere ao fato de que esses pães eram postos perante a face ou presença de Deus (Êxodo 25:30 E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face perpetuamente.)
פנים paniym; em frente de, na presença de, à face de, diante de ou na presença de, da presença de, de diante da face de;
A Mesa dos Pães da Presença simboliza o próprio Senhor Jesus Cristo como o Pão da Vida para seu povo (João 6.25-63), e aponta para a Mesa do Senhor (Ceia) presente na Igreja do Novo Testamento, que é quando todos os crentes em comunhão comem do Corpo de Cristo (1 Coríntios 10.15-21; 11.23-34; Mateus 26.26-28). Esta mesa neotestamentária é o ponto central das nossas reuniões e deve ser reverenciada com entendimento e introspecção por todos que dela participam.
Mesa era feita de Madeira de Acácia, revestida de ouro e colocada no Santuário em localização diretamente oposta ao candelabro de ouro no Lugar Santo. Nessa mesa eram colocados doze pães, símbolo da prosperidade para cada Tribo de Israel, mas que representava também Jesus, os quais deveriam ser partilhados pelos sacerdotes da tribo de Levi. A Mesa dos Pães era coberta com um pano azul, lembrando, como estudamos o céu.
“Deu-lhes a comer o pão do céu. Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida, ...” João 6:31-35
Jesus é o Pão descido dos Céus, humanizado e perene, tipo do pão da Mesa, que era perecível e terreno.
O Lugar Santo era iluminado pelas Sete lâmpadas
A Mesa Dos Pães Da Presença
Êxodo 25.23-30; 37.10-16; 40.22,23; Levítico 24.5-9
Também farás uma mesa de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio.
E cobri-la-ás com ouro puro; também lhe farás uma coroa de ouro ao redor.
Também lhe farás uma moldura ao redor, da largura de quatro dedos, e lhe farás uma coroa de ouro ao redor da moldura.
Também lhe farás quatro argolas de ouro; e porás as argolas aos quatro cantos, que estão nos seus quatro pés.
Defronte da moldura estarão as argolas, como lugares para os varais, para se levar a mesa.
Farás, pois, estes varais de madeira de acácia, e cobri-los-ás com ouro; e levar-se-á com eles a mesa.
Também farás os seus pratos, e as suas colheres, e as suas cobertas, e as suas tigelas com que se hão de oferecer libações; de ouro puro os farás.
E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face perpetuamente. Êxodo 25:23-30
E cobriu-a de ouro puro, e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor. Fez-lhe também, ao redor, uma moldura da largura da mão; e fez uma coroa de ouro ao redor da moldura. Êxodo 37:11,12
1 - A Mesa: considerações gerais
Fez também a mesa de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio.
E cobriu-a de ouro puro, e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor.
Fez-lhe também, ao redor, uma moldura da largura da mão; e fez uma coroa de ouro ao redor da moldura.
Fundiu-lhe também quatro argolas de ouro; e pôs as argolas nos quatro cantos que estavam em seus quatro pés.
Defronte da moldura estavam as argolas para os lugares dos varais, para se levar a mesa.
Fez também os varais de madeira de acácia, e os cobriu de ouro, para se levar a mesa.
E fez de ouro puro os utensílios que haviam de estar sobre a mesa, os seus pratos e as suas colheres, e as suas tigelas e as suas taças em que se haviam de oferecer libações.
Êxodo 37:10-16
O segundo objeto da mobília do Tabernáculo a ser construído foi a mesa dos pães da Presença. Esta mesa era feita de madeira de acácia, revestida de ouro e colocada no Santuário em localização diretamente oposta ao candelabro de ouro no Lugar Santo. Nessa mesa eram colocados doze pães, que deveriam ser partilhados pelos sacerdotes da tribo de Levi.
A Mesa montada e construída da união de dois materiais: um, Madeira, simbolizada na Acácia que representa o homem, e outro o Ouro simbolizando a divindade de Jesus. A sua forma do Deus encarnada, totalmente homem e perfeitamente Deus! João 1.14; Filipenses 2.5-9
Jesus O mediador de uma Nova Aliança entre Deus e o homem, teria que ser homem, para suportar todas as fraquezas adâmicas e assim, poder mediar a relação Deus-Homem, sem defeito, como Ele foi perfeito.
A palavra hebraica para “ouro” é derivada de um termo pouco comum significando "cintilar" ou “brilhar”. O ouro, portanto, é um símbolo da divindade ou da natureza divina de Jesus Cristo. Dois elementos foram usados para compor a mesa: ouro e madeira.
זהב- zahab; procedente de uma raiz não utilizada, significando tremular a luz; n. m. ouro – como metal precioso; como uma medida de peso - referindo-se a brilho, esplendor (fig.)
Podemos ver, que esta peça da mobília está relacionada ao ministério do Senhor Jesus Cristo na Igreja.
“..., uma moldura da largura da mão; e fez uma coroa de ouro ao redor da moldura, ...”
E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus.” Mateus 27:29
As bordas da largura de uma mão, apontam para as mãos cravadas de Jesus, na cruz pelos cravos dos romanos, para dependurá-lo! E apontam para a coroa que deveria ser de ouro, mas foi de espinhos. Além de serem uma coroa! Cristo Jesus, nossa mesa da Presença, as duas funções, de rei e sumo sacerdote, estavam unidas. Ele é coroado corno rei e sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. O homem coroou-o com espinhos (o resultado do pecado e da maldição), mas Deus coroou-o com glória e honra (o selo de que a obra estava consumada). Ver Hebreus 2.6-8; 1 Pedro 5.4 e Hebreus 7.1,2.
“Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.” Hebreus 2:9
A largura de urna mão era urna espécie de borda entre as coroas e os demais utensílios. Ela também servia como uma proteção para impedir que os objetos caíssem da mesa. Note que somente a mão de Cristo é capaz de nos guardar da queda. As mãos de Jesus são mãos perfuradas com cravos (Zacarias 13.6; João 10.28; Judas 24).
Êxodo 25.23 - Esta é a primeira vez que a palavra "mesa" é mencionada na Bíblia.
Deus preparou a mesa para os sacerdotes em Seu Santuário, prefigurando o fato de que Deus prepararia uma mesa em Cristo para seu povo redimido, os sacerdotes do Santuário eterno.
A Mesa ficava no lado norte do Lugar Santo, em sentido oposto ao candelabro de ouro, de modo que a luz do candelabro iluminava o pão e a mesa.
Esta mesa é chamada por diferentes nomes nas Escrituras:
1. Mesa dos pães da Presença (Êxodo 25.30);
2. Mesa de madeira de acácia (Êxodo 25.23; 37.10);
3. Mesa de ouro puro (Levítico 24.6) - nós devemos estar limpos para participar da mesa do Senhor;
4. Mesa (Êxodo 39.36; 40.4,22);
5. Mesa de ouro (1Reis 7.48), no Templo de Salomão.
Material da Mesa:
Madeira de Acácia – Êxodo 25.23
Medidas da Mesa:
Noventa centímetros de comprimento, quarenta e cinco centímetros de largura e setenta centímetros de altura (Êxodo 25.23)
Elementos do culto que a Mesa recebia.
Levítico 24:5-9Também tomarás da flor de farinha, e dela cozerás doze pães; cada pão será de duas dízimas de um efa.
E os porás em duas fileiras, seis em cada fileira, sobre a mesa pura, perante o Senhor.
E sobre cada fileira porás incenso puro, para que seja, para o pão, por oferta memorial; oferta queimada é ao Senhor.
Em cada dia de sábado, isto se porá em ordem perante o Senhor continuamente, pelos filhos de Israel, por aliança perpétua.
E será de Arão e de seus filhos, os quais o comerão no lugar santo, porque uma coisa santíssima é para eles, das ofertas queimadas ao Senhor, por estatuto perpétuo.
23 - Também farás uma mesa de madeira de cetim; o seu comprimento será de dois côvados, e a sua largura, de um côvado, e a sua altura, de um côvado e meio,
Há algo a ser observado quanto as medidas dos utensílios do Lugar Santo e do Santíssimo:
Determina e indica que Deus coloca a santidade dos objetos do culto e dos lugares de Sua Presença em igualdade de honra e adoração, porque Ele quer que o culto seja igual no púlpito quanto no santuário.
Assim, a Mesa, a grelha do altar de bronze e a Arca da aliança eram da mesma altura. Assim, a grelha do altar de bronze no pátio, a mesa dos pães da Presença no Santo Lugar, a arca da aliança e o trono de misericórdia (propiciatório) no Lugar Santíssimo apresentavam altura semelhante.
A mesma altura significa o mesmo padrão e o mesmo nível estabelecidos diante de Deus. Isso representa que, começando no “trono do juízo” (70 cm), podemos ir para a mesa dos pães da Presença (70 cm) e ter comunhão com Deus e seus sacerdotes, com base no sangue aspergido sobre o trono de misericórdia (a tampa da arca, 70 cm de altura).
E estas são as medidas do altar, em côvados (o côvado é um côvado e um palmo): e o fundo será de um côvado de altura, e um côvado de largura, e a sua borda em todo o seu contorno, de um palmo; e esta é a base do altar. Ezequiel 43:13
O Candelabro – Menorah
30.6 - E o porás diante do véu que está diante da arca do Testemunho, diante do propiciatório que está sobre o Testemunho, onde me ajuntarei contigo.
7 - E Arão sobre ele queimará o incenso das especiarias; cada manhã, quando põe em ordem as lâmpadas, o queimará.
8 - E, acendendo Arão as lâmpadas à tarde
“Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pé, as suas hastes, os seus copos, os seus botões, e as suas flores serão do mesmo. E dos seus lados sairão seis hastes; três hastes do candelabro de um lado dele, e três hastes do outro lado dele. Numa haste haverá três copos a modo de amêndoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra haste, um botão e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro. Mas no candelabro mesmo haverá quatro copos a modo de amêndoas, com seus botões e com suas flores; E um botão debaixo de duas hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; assim se fará com as seis hastes que saem do candelabro. Os seus botões e as suas hastes serão do mesmo; tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro. Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para iluminar defronte dele. Os seus espevitadores e os seus apagadores serão de ouro puro.” Êxodo 25:31-38
EU Sou a Luz do Mundo. É mais uma tipologia que devemos buscar apresentar aos que estudam este assunto – Símbolos da Obra Redentora de Cristo – Ele mesmo se disse e é a Luz do Mundo, estando defronte a área da Lâmpada do Templo, no crepúsculo quando a Luz alumiava de amarelo o belo Templo herodiano.
O Candelabro de Ouro é o próximo objeto a ser fabricado depois da mesa dos pães da Presença e ficava exatamente do lado oposto à mesa de ouro, no lado sul do Lugar Santo, no Santuário (Êxodo 26.35 e 40.4,24).
Diferentemente que se possa pensar, com relação aos candelabros usados desde a antiguidade, com uso de velas, ou tochas nos bicos, o Candelabro do Lugar Santo era uma luminária, sendo a luminária central a representação de Javé, que ilumina todos os homens e o próprio Santíssimo lugar de Sua Habitação celestial. Elas eram abastecidas com o fino óleo de azeite – Unção – foi colocado estrategicamente para iluminar tudo que havia no Santo, e o próprio Lugar Santo do Tabernáculo, na área fechada, como já estudamos da Tenda.
A base para as lâmpadas tinha sete hastes para segurar as lâmpadas (Êxodo 25:31-39). Elas queimavam só o mais puro azeite de oliva e tudo era feito do mais puro ouro.
As hastes tinham o formato da flor de amêndoa com botões e pétalas. É provável que as lâmpadas eram feitas para queimar continuamente.
O Candelabro foi o segundo objeto trabalhado, após a confecção da mesa dos pães de proposição.
Nomes do Candelabro, que encontramos registrados nas Escrituras:
Candelabro (Êxodo 35.14; 40.4,24)
Candelabro de ouro (Êxodo 25.31)
Candelabro de ouro puro (Êxodo 31.8; 39.37; Levítico 24.4).
Candeeiro – (Ex 27.20)
A descrição da forma do Candelabro não indica medidas, assim com a Bacia de bronze (que também foi feita de metais, enquanto a Mesa era de madeira), diferente das demais peças do Lugar Santo, indica detalhadamente (vide texto, acima) a beleza que o artífice – Bezalel e Aoiliabe – deveriam dar na peça única e importante, pois dela vinha a Luz e era abastecida por óleo especialmente preparado para o utensílio.
“Tu pois ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para fazer arder as lâmpadas continuamente.” Êxodo 27:20
Por quê?
A Luz divina não pode ser medida e representada pelos homens.
“E aponta para Jesus: “Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.” João 1:9
“E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.” Apocalipse 22:5
Candelabro de Ouro
Ele era feito totalmente de Ouro. O ouro utilizado no candelabro nos recorda a divindade e a natureza divina vistas primeiramente em Cristo (a luz do mundo) e em segundo lugar na Igreja (Mateus 5.14) pela seus membros, nós os crentes em Jesus.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:14-16
“Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.” João 12:35
“Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” João 8:1
O Material – Ouro
Fala de um material que simboliza a divindade de Deus e seu preparo, desde a sua garimpagem até sua obtenção pelo fogo, e sua moldagem, também pelo fogo, revelam uma tipologia Crística, ou seja, o seu aparecimento como um ser sem formosura, mas que o sacrifício de Jesus, suas dores e para ser moldado o ouro precisa ser trabalhado com o martelo e com outras ferramentas do ourives. Esse processo de purificação e transformação do ouro é bastante árduo e trabalhoso, mas depois de concluído, o resultado é de rara beleza. Esse processo pode ser comparado à ação de Deus na Igreja, que ao longo da História tem sido aperfeiçoada pelo fogo do Espírito Santo, e desde o princípio foi forjada neste Fogo Pentecostal.
Sua aparência
Os elementos decorativos do Candelabro são tão detalhados que demonstram a beleza e tem vários modos de interpretação tipológico.
Amêndoa
Botão – de flor
Flor
A vara de Arão era de amendoeira e ele mesmo era o primeiro sumo sacerdote. A amendoeira é a primeira árvore a brotar na Palestina
Jesus é o que limpa as varas. Porque Ele é o tipo perfeito de Arão e seu sacerdócio. morreu como a vara morta de Arão, para então ressuscitar trazendo um botão, flores e o fruto da amêndoa.
A Bíblia, não usando cabala ou qualquer outro tipo de espiritualidade das páginas sagradas, contém uma numerologia santa. No Candelabro temos muitos dados numéricos que indicam santidade, divindade, relacionamento de Deus com o homem.
O Candelabro era formado de uma única peça de ouro:

 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.” João 17:21,22
O número 1 é símbolo de unidade, de singularidade, de unanimidade, de uma só Igreja (Hebreus 2.11-13; João 17).
Inteireza e completude de Deus. E sob a ótica do caminho da aproximação do homem com Deus, Ele nos preparou um Único Caminho – Jesus.
Deus Único, mas Trino.
Um só Senhor! Manifesto na Igreja como Seu povo através da fé, do batismo em um só nome – Jesus Cristo, mas sob O nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
seis hastes; três hastes do candelabro de um lado dele, e três hastes do outro lado dele. Numa haste haverá três copos
Três botões : O número 3 simboliza a divindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Estes três botões sustentavam os sete braços do candelabro formando uma base sólida. Isto é um símbolo da verdade encontrada no fato de que Deus é o firme fundamento e aquele que sustenta a igreja (Mateus 28.19,20).
Número Sete todos sabemos, o número da completude - Deus
Sete lâmpadas: O número 7 simboliza plenitude, totalidade e perfeição.
Sobre os sete braços havia sete lâmpadas acesas com fogo.
Estas sete lâmpadas simbolizam os sete Espíritos que estão sobre o Messias, o Senhor Jesus Cristo. Isto também se aplica à Igreja, que é o seu Corpo (ver Apocalipse 1.4; 3.1; 4.5; 5.6 e Is 11.1-4).
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.” Efésios 4:4-7
Havia sete lâmpadas, mas apenas uma Luz. Porque a luz era só o castiçal principal que distribuía para os seis braços – número do homem – para darem Luz. Assim, como Cristo é a Luz do Mundo, sendo Ele mesmo a Luz única que brilha por si mesmo.
Há sete espíritos, porém um só Espírito.
Sete doutrinas.
“Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.” Hebreus 6:1,2
Preconizando os frutos do Espírito no número Nove:
Nove ornamentos: O número 9 é uma característica dos braços do candelabro. Em cada um dos seis braços procedentes do candelabro havia três taças, três botões e três flores. Cada braço tinha nove ornamentos ao todo.
O número nove é o número do Espírito Santo na Igreja.
Existem nove frutos do Espírito (Gálatas 5.22-24)
Nove dons do Espírito (1 Coríntios 12.1,2).
Obs,: Não confundir o candelabro original com o candelabro de Nove (9) braços instituído séculos depois, por causa de um livramento e sustentação de Israel num período de fome.
A Bíblia no Candelabro:
Deus se revelou e nos fala pelo Seu Filho, O Verbo. A Bíblia sagrada contém 66 livros.
39 no AT e 27 no AT.
Sessenta e seis: Somando-se o número de taças, botões e flores do pedestal e dos seis braços temos como resultado o total de livros da Bíblia.
São 39 grupos de botões, taças e flores em 3 (três) braços (e pedestal), de cada lado da lâmpada – central - , e ornamentos que simbolizam o Antigo Testamento.
Os demais ornamentos nos demais braços darão 27 no total, que representam o Novo Testamento.
Se prestarmos atenção na terminologia utilizada com relação à ornamentação do candelabro, perceberemos claramente a semelhança com a linguagem utilizada na descrição da vara de Arão que floresceu.
“Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.” Jeremias 1:11,12
Vara fala de regra e cuidado pela Palavra, infere uso da Palavra como vara de medir. A vara de Arão floresceu mostrando que a verdade do sacerdócio estava com ele, como o Senhor Jeovah determinara.
“Falou, pois, Moisés aos filhos de Israel; e todos os seus príncipes deram-lhe cada um uma vara, para cada príncipe uma vara, segundo as casas de seus pais, doze varas; e a vara de Arão estava entre as deles. E Moisés pôs estas varas perante o Senhor na tenda do testemunho. Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas.” Números 17:6-8
Vimos que a vara de Arão brotou, floresceu e produziu o fruto da amêndoa (Números 17.8 e Jeremias 1.11,12).
A amendoeira é um símbolo da ressurreição. Jesus ressuscitou ao terceiro dia, após ser colocado junto aos mortos, El ressurgiu, sendo o Sumo Sacerdote da Nova Aliança, de Vida.
Como este foi o fruto que brotou da vara de Arão, podemos ver claramente que Cristo é tipificado na vara (Jeremias 23.5; Zacarias 3.8 e 6.12).
A vara de Arão
O candelabro
Simbolismo: interpretação
Brotou
Botão (ou broto)
Origem: o Pai
Floresceu
Flores
Gerado: o Filho

Produziu fruto, a amêndoa.

Taças com formato de amêndoa

Continuidade: o Espírito Santo

O Altar do Incenso:
“E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.” Apocalipse 5:8
“E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono.” Apocalipse 8:3
סם cam - significando cheirar doce; n. m. especiaria - uma especiaria usada em incenso.
Incenso está ligado a adoração e sacrifício, na etimologia das línguas semíticas.
עתר - ‘ athar; n. m. suplicante, adorador; odor, incenso (fumaça odorífica)
קטורה - q ^etowrah; n. m. fumaça de sacrifício, incenso;
קטורה - Q ^etuwrah; n. pr. f. Quetura = “incenso”
Está ligado nas Escrituras como oração que Deus aceita. É um serviço que Deus se agrada e tinha a hora certa para ser oferecido. Mas, agora em Cristo o incenso – orações – podem ser realizadas a qualquer momento.
No sentido, que estamos dando nestes estudos, na visão do caminho do homem em direção a vontade de Deus em se aproximar do homem, o incenso o altar de incenso, mostra que o homem pode se aproximar de Deus, após, o processo do altar do holocausto, da bacia, itens do átrio, ou pátio, e agora feitos sacerdotes por Jesus, podem oferecer e oficiar o culto com adoração e através da Oração estar no Lugar Santo, na Mesa dos Pães – A Ceia -, na Luz que é Cristo recebendo iluminação e unção do óleo do espírito Santo, após o azeite batido – Jesus no Getsemani –
Transcrição:O estranho podia entrar apenas no pátio do templo; o pecador arrependido podia chegar até o altar; o sacerdote podia entrar no lugar santo; o sumo-sacerdote podia entrar no lugar santíssimo, uma vez por ano, após ampla preparação, e permanecer parcialmente coberto pela fumaça do incenso. Da mesma maneira, temos que mudar para chegar até a presença de Deus. Este é o significado da santificação, o processo de transformação constante que nos aproxima de Deus. A santificação é completa, tudo tem que ser santificado, primeiro o espírito, depois a alma, e por fim o corpo (I Tessalonicenses 5:23).” Kevin J. Conner – Segredos do Tabernáculo
O serviço sacerdotal continuou, como estatuto perpétuo no Templo antes de Jesus nascer, com Zacarias:
“Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão. E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma, Lucas 1:8E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso. E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. Segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso.” Lucas 1: 5;9-11
Como no altar de bronze, havia chifres em cada canto e argolas e varas para carregá-lo.
Neste altar o sacerdote queimava o incenso todo ano no dia da expiação os chifres eram ungidos com óleo.
Fonte:
iLúmina - Vivos
Como era o tabernáculo? Qual era seu significado? Respostas.com.br
Estudo Bíblico 10 - Santuário 3: O Sacerdote; terça bíblica
Os pães da proposição; Tiago Rosas Publicado 8 meses atrás em 14 de setembro de
Dicionário Strong
Apontamentos do Autor no site: https://estudandopalavra.blogspot.com/
Bíblia online
Citações e transcrições e compilações no corpo do texto com a fonte utilizada
Comentário Bíblico NVI – F.F.Bruce
Instituições de Israel no Antigo Testamento – Roland Vau

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger