segunda-feira, julho 8

O Que É A Mordomia Cristã Lição 1 - CPAD - 3º TRIMESTRE 2019 Continuação

O Que É A Mordomia Cristã 
Lição 1 - CPAD - 3º TRIMESTRE 2019
Estudo do Pastor Prof. Osvarela
Continuação

Texto Áureo
 “E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier, achar fazendo assim." (Lc 12.42,43)
Leitura Bíblica
Lucas 12.42-48                                                                          

Continuação:
“E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier, achar fazendo assim." (Lc 12.42,43)
Mordomo - “administrador, gerente, superintendente (seja nascido livre ou, como era geralmente o caso, um liberto ou um escravo) para quem o chefe da casa ou proprietário tinha confiado a administração dos seus afazeres, o cuidado das receitas e despesas, e o dever de repartir a porção própria para cada servo e até mesmo para as crianças pequenas,...”
A mordomia cristã é a forma que Deus requer dos despenseiros, “que os homens os achem fiéis”, principalmente na dispensação da alimentação espiritual, até mesmo para as crianças, irmãs, viúvas, velho e adultos, mostrando o cuidado do mordomo espiritual, em relação as coisas de Deus, ou seja, com toda a Igreja.
A despensa é alimentada pelo Dono da Obra, e nós como mordomos, somos quem vai tirar o alimento necessário e no momento que é certo, para dar a porçãoração – para cada um da casa.
“E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,” 1 Coríntios 3:1,2
O despenseiro deve saber que tudo que está na despensa é propriedade alheia e saber o gosto do dono para servir a provisão, com sabedoria e necessária a todos da casa.
“Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.” Hebreus 5:12
Primeiro, porque o Senhor, sabe que na casa há meninos que necessitam do “leite espiritual”, mas há também que necessite de alimento mais sólido e forte para manter a saúde da Casa do Senhor, A Igreja.
Bens e riquezas
Texto auxiliar
“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” 1 Timóteo 6:10
Ninguém pode se apegar ao dinheiro, mesmo o tendo em abundância. Pode e deve saber usa-lo com sabedoria e sem usura.
Há diversos ensinos nas Escrituras sobre ajuntar tesouros e usar os tesouros, porque o dinheiro, fazenda, bens e riquezas é uma mordomia dada e que deve ser bem utilizada, sem usura, e até mesmo ser dada a quem não tem.
Daí vem o ensino da usura.
Usura – “para se referir a um indivíduo mesquinho, ou a avareza e agiotas. Pode também ser sinônimo para ambição, ganância e cobiça, ou lucro em demasia.”
Usura, em seu sentido original, são juros excessivos cobrados por um empréstimo, em uma determinada quantia de dinheiro.
“E emprestar com usura, e receber demais, porventura viverá? Não viverá.” Ezequiel 18:13
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.” Mateus 5:42
Na Idade Média, usura era utilizada como sinônimo de juro, e era uma prática proibida, pois acreditava-se que dinheiro não poderia gerar dinheiro. Naquela época, cobrança de juros era considerada uma forma de se explorar uma pessoa que estava passando por uma situação difícil, portanto todos os empréstimos financeiros deveriam ser realizados sem cobrança de nenhuma taxa.
Usura no contexto bíblico-judaico:
“Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não te haverás com ele como um usurário; não lhe imporeis usura.” Êxodo 22:25
Todo o proveito, ou juro, ou benefício, além do valor do dinheiro ou objeto, era coisa proibida entre os hebreus, embora pudessem ser recebidos juros dos estrangeiros. Este regulamento tinha por fim conservar a maior parte da nação na média condição de vida, que é, na verdade, a mais feliz. As leis mosaicas eram tão opostas aos hábitos e práticas que pudessem criar o pauperismo, como à grande acumulação de propriedade. Parece que os judeus aprenderam a prática da usura durante o cativeiro, embora isso fosse proibido pela Lei (Lv 25.36,37 – Ez 18.8,13,17). A importância do juro, que levavam, era provavelmente 1% ao mês (Ne 5.11), ou 12% ao ano. Depois da volta do cativeiro, queixavam-se os pobres dos seus irmãos mais ricos (Ne 5.1 a 15), os quais foram publicamente censurados por Neemias (vers. 6 a 13). Reconheceu-se que a censura era justa, sendo feita a restauração. Todo o proveito, ou juro, ou benefício, além do valor do dinheiro ou objeto, era coisa proibida entre os hebreus, embora pudessem ser recebidos juros dos estrangeiros. Este regulamento tinha por fim conservar a maior parte da nação na média condição de vida, que é, na verdade, a mais feliz. As leis mosaicas eram tão opostas aos hábitos e práticas que pudessem criar o pauperismo, como à grande acumulação de propriedade. Parece que os judeus aprenderam a prática da usura durante o cativeiro, embora isso fosse proibido pela Lei (Lv 25.36,37 – Ez 18.8,13,17). A importância do juro, que levavam, era provavelmente 1% ao mês (Ne 5.11), ou 12% ao ano. Depois da volta do cativeiro, queixavam-se os pobres dos seus irmãos mais ricos (Ne 5.1 a 15), os quais foram publicamente censurados por Neemias (vers. 6 a 13). Reconheceu-se que a censura era justa, sendo feita a restauração.Biblia.org
Esta mordomia é sobretudo uma das mordomias sociais neste estudo. Indica também a necessidade de usar da mordomia indicada a Adão no Éden “colocou para lavrar a terra (trabalho)”.
O Apóstolo Paulo ensina sobre a mordomia da aquisição do sustento.
“se alguém não quiser trabalhar, não coma também.”
2 Tessalonicenses 3:10!
E a Bíblia jamais condena o uso e exercício financeiro:
“Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.” Mateus 25:27
Não há nenhum tipo de discordância quando Jesus ensina sobre entesourar riquezas – tesouros – nos céus, porque Ele o faz sobre a égide do texto auxiliar, acima:
“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” Mateus 6:19-21
Deus sempre beneficiou a todos os patriarcas e seus servos amados na Antiguidade com muita riqueza e bens.
“E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro.” Gênesis 13:2
Mas, todos eles abdicaram em algum momento de fazer a escolha da riqueza para atenderem a mordomia divina.
“E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.” Gênesis 22:2
Abraão foi um pai que repartiu a sua fazenda com os filhos de outras mulheres:
“Mas aos filhos das concubinas que Abraão tinha, deu Abraão presentes e, vivendo ele ainda, despediu-os do seu filho Isaque, enviando-os ao oriente, para a terra oriental.” Gênesis 25:6
Abraão tinha a mordomia paternal, mas valiosa para si e Sara do que ouro e fazendas, mas ele não teve qualquer usura em dar a Deus a dádiva filial – Isaque.
Quando ele teve que fazer uma escolha, por conta das brigas dos pastores de Ló, não se preocupou, se iria ficar no deserto e Ló nas verdejantes campinas de Sodoma e Gomorra.
“Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã, ...” Gênesis 13:9-12
Porque ele confiava no Deus Altíssimo provedor de suas fazendas e bens e mesmo tendo o direito de escolha, por ser mais velho, não pensou em tirar vantagem do seu sobrinho.
Assim como, não quis nada gratuito, até mesmo uma cova em Macpela, para Sara. Ele poderia receber de graça a sepultura, mas como não tinha usura, pediu permissão aos que ofereceram o campo, para pagar pelo valor das terras.
“E falou a Efrom, aos ouvidos do povo da terra, dizendo: Mas se tu estás por isto, ouve-me, peço-te. O preço do campo o darei; toma-o de mim e sepultarei ali a minha morta. E respondeu Efrom a Abraão, dizendo-lhe: Meu senhor, ouve-me, a terra é de quatrocentos siclos de prata; que é isto entre mim e ti? Sepulta a tua morta. E Abraão deu ouvidos a Efrom, e Abraão pesou a Efrom a prata de que tinha falado aos ouvidos dos filhos de Hete, quatrocentos siclos de prata, corrente entre mercadores.” Gênesis 23:13-16

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger