sábado, outubro 12

O Nascimento de um Líder Profético em Israel = 1ª Parte Lição 2 – EBD CPAD 4° Trimestre 2019 Breve comentário

O Nascimento de um Líder Profético em Israel = 1ª Parte
Lição 2 – EBD CPAD 4° Trimestre 2019
Breve comentário
Pastor e Prof. Osvarela
Texto Áureo
“E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.” 1 Samuel 1.20
Leitura Bíblica
1 Samuel 1.20-28
20 – E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR.
21-E subiu aquele homem Elcana, com toda a sua casa, a sacrificar ao SENHOR o sacrifício anual e a cumprir o seu voto.
22-Porém Ana não subiu, mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então, o levarei, para que apareça perante o SENHOR e lá fique para sempre.
23-E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer a teus olhos; fica até que o desmames; tão-somente confirme o SENHOR a sua palavra. Assim, ficou a mulher e deu leite a seu filho, até que o desmamou.
24-E, havendo-o desmamado, o levou consigo, com três bezerros e um efa de farinha e um odre de vinho, e o trouxe à Casa do SENHOR, a Siló. E era o menino ainda muito criança.
25-E degolaram um bezerro e assim trouxeram o menino a Eli.
26-E disse ela: Ah! Meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR.
27-Por este menino orava eu; e o SENHOR me concedeu a minha petição que eu lhe tinha pedido.
28-Pelo que também ao SENHOR eu o entreguei, por todos os dias que viver; pois ao SENHOR foi pedido. E ele adorou ali ao SENHOR.
Exórdio:
Continuando o tema sobre os livros do Profeta Samuel encontramos a história da dedicação do filho de Ana, fruto de uma benção sacerdotal e da ação misericordiosa e salvifíca de Deus, dentro do Plano de Salvação, que passa por Israel.
“E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta.” 1 Samuel 3:1
Haja vista, a descendência da família de Eli retirada da linha sucessória dos sacerdotes, mesmo sendo levitas, que vai abrir o caminho para chegada posterior de um rei, como predito por Moisés em Deuteronômio:
“Quando entrares na terra que te dá o Senhor teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, assim como têm todas as nações que estão em redor de mim; Porás certamente sobre ti como rei aquele que escolher o Senhor teu Deus; dentre teus irmãos porás rei sobre ti, ...” Deuteronômio 17:14,15
Esta intervenção divina do Deus no comando da nação de Israel, se dá por meio de um juiz, profeta, não da casa sucessória de Eli, que seria o normal, mas por providência encontrada numa família belemita ou efrata, sendo, pois, Elcana seu pai um efrateu.
“Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu.” 1 Samuel 1:1
Nos versículos seguintes é demonstrada a providência, divina no capítulo 2 pós cântico de Ana:
“Então Elcana foi a Ramá, à sua casa; porém o menino ficou servindo ao Senhor, perante o sacerdote Eli. Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao Senhor.” 1 Samuel 2:11,12
Devemos destacar que os fatos relatados no 1º Livro de Samuel  sobre a vida de Samuel estão concentrados, no seguinte espaço literário do livro:
A - capítulos 1—3, 7—8, 12, 15 em particular.
Neles, Samuel é: o fiel sacerdote/profeta/juiz que substitui Eli e sua casa corrupta no santuário de Silo. Samuel era o fruto de um voto nazireu (naziereado) que conduziu a comunidade da fé na adoração apropriada a Yahweh (YHWH).
נזר - nezer ou נזר nezer; n. m. consagração, coroa, separação, nazireado; consagração - referindo-se ao nazireu;
נזיר - naziyr ou נזר nazir; n. m. alguém consagrado ou dedicado, nazireu; pessoa consagrada; devoto, nazireu; não podada (videira) – daí não cortar o cabelo como Sansão.
O Cuidado De Uma Mãe.
1 Samuel 1.20-24
20 – E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR.
21-E subiu aquele homem Elcana, com toda a sua casa, a sacrificar ao SENHOR o sacrifício anual e a cumprir o seu voto.
22-Porém Ana não subiu, mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então, o levarei, para que apareça perante o SENHOR e lá fique para sempre.
23-E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer a teus olhos; fica até que o desmames; tão-somente confirme o SENHOR a sua palavra. Assim, ficou a mulher e deu leite a seu filho, até que o desmamou.
24-E, havendo-o desmamado, o levou consigo, com três bezerros e um efa de farinha e um odre de vinho, e o trouxe à Casa do SENHOR, a Siló. E era o menino ainda muito criança.
Samuel foi ofertado ao senhor para ficar no templo, e ali esteve desde desmamado, sendo pois, cuidado pela família de Eli e já usando um pequeno éfode, que era trazido ano após ano, a ele, pela sua mãe.
“Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda jovem, vestido com um éfode de linho. E sua mãe lhe fazia uma túnica pequena, e de ano em ano lha trazia, quando com seu marido subia para oferecer o sacrifício anual. E Eli abençoava a Elcana e a sua mulher, e dizia: O Senhor te dê descendência desta mulher, pela petição que fez ao Senhor. E voltavam para o seu lugar. [...] e o jovem Samuel crescia diante do Senhor.” 1 Samuel 2:18-21
O menino, estava em meio as filhos de Eli, gente que era sacerdote do Senhor, mas que desviaram-se e usurpavam o povo nas suas ações e direito sacerdotais, determinados por Moisés, na separação da tribo de Levi, na família Araônica, que não plantava, criavam, ou colhiam, ou apascentavam e não tinham propriedades, mas viviam com e das ofertas do povo levadas aos sacrifícios diários, mensais ou anuais e assim eram alimentados, vestidos e mantidos pelo altar.
Mas, Hofni e Finéias, contudo se desviaram do proposito do serviço divino para se prostituírem-se, e roubarem ao povo, aproveitando-se da velhice de seu pai Ele.
Este inicio de estudo demonstra o inicio da vida sacerdotal de Samuel e sua aparição no contexto nacional de Israel. Por isto este estudo sobre Samuel é um momento especial para pesquisarmos, a vida de Samuel, pois os próprios livros não se dedicam a traçar uma trajetória do Líder Profético, e do profetismo em Israel, mas narra em abundância e traça uma linha para chegar a Casa de Davi; os livros de Samuel são uma conecção íntima e histórica sobre a formação doe uma Nação (ocorrida sob reinado de Davi) deixando um viés da história primitiva do povo de Israel e a formação do Reino israelita estabelecido e respeitado por seus vizinhos. Prenunciam o reinado Salomônico e pós reino de Salomão, com a divisão do Reino, após a morte deste, sua divisão e futura divisão.  q.v. (1 Rs 1—11); (1 Rs 12—2 Rs 16), e a destruição e o exílio dos reinos de Israel, em 721 a.C., e de Judá, em 586 a.C. (2 Rs 17—25).
A ascensão de Samuel como líder pode ser incluída como uma visão do Governo de Deus colocado, por Ele em mãos humanas:
Podemos verificar que nos livros de Samuel, especificamente, a liderança fiel é uma preocupação teológica importante que é continuamente evidenciada.
Os livros de Samuel concentram-se na liderança de três principais indivíduos: Samuel, Saul e Davi. Em Samuel, e em quando vista na visão da H.D. - como crítica formal dos livros- , estão em foco: a saúde e o bem-estar da comunidade de Israel é diretamente dependente da qualidade de seus líderes, seja Samuel, Saul, Davi ou Salomão, pois a narrativa será ampliada ao longo dos livros na transição histórica, de uma liderança sacerdotal, no modelo mosaico, e na época de juízes e teocracia, para escolha de um rei humano.
Deus não é pego de surpresa: Deuteronômio 17
Podemos entender que neste ângulo da narrativa destes dois livros, qualificação de uma liderança nas mãos humanas, sua eficiência e poder, governabilidade e autoridade, estará sempre intimamente ligada em uma só medida: fidelidade e sua obediência a Deus.
Em Samuel e na H.D.-História Deuteronomista - ainda que eu não siga esta linha de pensamento, a insiro para conhecimento geral -, estava em ação a Aliança sinaítica com o Altíssimo o que os fazia prosperarem, através do temor a Deus, na pessoa do líder escolhido, como no caso de Samuel, e diretamente proporcional ao temor de seus líderes. Caso inverso na família de Eli.
Beacon: “A comunidade sofria quando a liderança menosprezava as instruções de Jeová. Em Samuel, assim como em toda a H.D., o sucesso político e militar aparecia como resultado da fiel observação do líder à instrução de Deus, mas a derrota e a instabilidade ocorriam quando o líder desvanecia-se em seu compromisso com o Senhor.”

Quanto a narrativa:
Além de tudo a narrativa, precisa ser explicada, quanto ao tema “Nascimento de um Líder Profético em Israel  pois o autor – Samuel – não é um personagem destacado em quantidade de versos e texto do livro quanto a si mesmo, tendo mais espaço a chamada dos reis Saul e Davi, que o próprio personagem o profeta Samuel, em ambos os livros, destaco e cito Beacon:
Embora Samuel tenha precedência como a principal figura religiosa e política em diversos dos capítulos de abertura de 1 Samuel (1—3, 7—12, 13, 15—16), o seu aparecimento é extremamente limitado aos contextos narrativos que seguem a tradição concernente à unção de Davi (16.6-16). Uma breve referência a Samuel aparece em uma nota acerca de sua morte em 25.1, e ele também fala rapidamente acerca de uma falsa aparição póstuma ao rei Saul no final de 1 Samuel (28.12-19). Tomado como um todo, então, de seções narrativas que cobrem a figura de Samuel é relativamente pequeno, quando comparado com a quantidade de material dedicado às tradições da arca (cap. 4—6) e da monarquia de Saul (cap. 9—31), por exemplo. Além do mais, Samuel é completamente apagado pela figura de Davi, que recebe cerca de 40 capítulos de cobertura literária em ambos os livros (1 Sm 16—2 Sm 24)”. Novo Comentário Bíblico Beacon, pag.30; Kevin J. Mellish, Acadêmico
Sequência de objetivos e fatos nos livros  de Samuel
É impossível não utilizarmos o texto bíblico para contarmos e apontarmos esta sequência de fatos, que demonstram como se deu o nascimento de um líder profético.
Poderíamos realizar outras sequencias, mas esta nos conta este inicio de forma a demonstrar a intervenção divina, os seus avisos e sua justiça e cuidado com o culto e serviço determinados por Ele.
Beacon:” Visão tradicional da autoria Os livros de Samuel levam o nome do grande profeta que serve como a figura principal na seção inicial de 1 Samuel (cap. 3—8, 12, 15—16). Em relação ao título, os antigos comentaristas judeus afirmavam inicialmente que o próprio Samuel havia escrito Juizes e uma grande parte de Samuel”
1.    Uma mulher determinada a dar algo a Deus e em troca deu um filho para servir ao Senhor
2.    Um sacerdote desleixado pela idade
“Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados. Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa. E verás o aperto da morada de Deus, em lugar de todo o bem que houvera de fazer a Israel; nem haverá por todos os dias ancião algum em tua casa. O homem, porém, a quem eu não desarraigar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e toda a multidão da tua casa morrerá quando chegar à idade varonil. E isto te será por sinal, a saber: o que acontecerá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias; ambos morrerão no mesmo dia. E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido.” 1 Samuel 2:30-35
3.    Um sacerdote que não cuidou e não puniu seus filhos
E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve. E disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos. Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei. Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu. Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniqüidade, nem com sacrifício, nem com oferta de alimentos. E Samuel ficou deitado até pela manhã, e então abriu as portas da casa do Senhor; porém temia Samuel relatar esta visão a Eli.” 1 Samuel 3:10-15
4.    Um sacerdote sentado, conformado e que engordou física e espiritualmente: “Então Samuel lhe contou todas aquelas palavras, e nada lhe encobriu. E disse ele: Ele é o Senhor; faça o que bem parecer aos seus olhos.” 1 Samuel 3:18
5.    Dois filhos adúlteros e malignos servindo não altar.  Não sabiam que sua sentença já estava determinada: Cuidado, gemei sacerdotes no altar!
“..., e estavam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli. Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação.[...] Mas não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria matar.” 1 Samuel 1:3; 2:22,25
A tomada da arca
6.    A intervenção divina
7.    Um menino nascido para ser sacerdote
8.    Um menino servindo a Deus
9.    O Icabô
10. Dois sacerdotes mortos
11. Um menino avisado no santuário, aprendendo a ouvir a Deus
12. A voz de Deus determina os desígnios trágicos da família de Eli
13. Um filho de um efrateu no sacerdócio
14. Dois locais da operação de Deus na Nação de Israel
15. A confirmação e Nascimento de um Líder profético: “E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor. E continuou o Senhor a aparecer em Siló; porquanto o Senhor se manifestava a Samuel em Siló pela palavra do Senhor.” 1 Samuel 3:20,21
16. Locais que levam ao Nascimento de m Líder Profético – Samuel:
Ramá – “Então Elcana foi a Ramá, à sua casa, ... [...] um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim” 1 Samuel 1:1;2:11
Siló - “Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao Senhor dos Exércitos em Siló [...], Samuel estava confirmado por profeta do Senhor. E continuou o Senhor a aparecer em Siló; porquanto o Senhor se manifestava a Samuel em Siló pela palavra do Senhor.” 1 Samuel 1.3;3:20,21 
1ª Parte
Continua

Um comentário:

Mark Johansson disse...

Estou impressionado. Isso realmente está acontecendo comigo. Eu tenho meu ex marido de vuelta. Meu nome é Veronica Adrian. Estou muito feliz em escrever sobre minha assistente que orou por mim pelo meu relacionamento. Dios realmente usou esse homem para me ajudar na minha situação. Por favor, escolha uma palavra-chave se estiver procurando um armário para Ayudarte, entre em contato com Dr. Osagiede. Ele é o melhor transportador para Ayudarte hoy. Alguns anos atrás, eu e meu marido tivemos uma grande disputa que levou ao nosso divórcio. Foi muito para mim e meu bebê ter que nos mudar para outra cidade. Eu me tornei uma mãe solteira. Acabei de conhecer o Dr.osagiede cerca de um mês atrás, quando ele me contou sobre minha situação e disse que não me importava. Nos dias, meu ex-marido voltou para mim. Consegui em Marte pelo homem quando recebi uma ligação da minha casa (meus padres) que estava me procurando. Só que eu tinha ido à minha casa e pedir desculpas pelo arrodillándome na frente do nosso hijo. Suponho que num momento esse homem costumava me ajudar. Sou uma mulher muito feliz com tudo o que gastei na minha vida. Se você quiser entrar em contato com um keyman com você, osagiede e você aprenderá as mudanças maravilhosas em sua vida. Você pode entrar em contato com ele em seu e-mail doctorosagiede75@gmail.com ou também pode entrar no Whatsapp no ​​+2349014523836 ou no viber +2349014523836 Eu prometo o melhor resultado e ele também tem feitiços para curar qualquer doença e se você também deseja ser promovido no seu local de trabalho etc

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger