sábado, outubro 5

Primeiro e Segundo livro do Profeta Samuel - O Governo Humano em Mãos Humanas - Uma abordagem textual EBD 4º Trimestre 2019 - ATUALIZAÇÃO


Primeiro e Segundo livro do Profeta Samuel
4º Trimestre 2019
O Governo Humano em Mãos Humanas - Liderança do Povo de Deus
1º e 2º Samuel
Estudo Prof. Pr Osvarela
Assim ensina Beacon, sobre estes livros:
“Na Bíblia hebraica ou judaica, os livros de 1 e 2 Samuel pertencem à seção conhecida como Profetas antigos, e, no Antigo Testamento cristão, eles fazem parte da coleção conhecida como Livros Históricos. Os livros de Samuel também constituem parte importante de uma obra literária mais ampla que se estende de Josué a Reis, à qual os eruditos modernos referem se como a História Deuteronomista (H.D). [...] os livros de Samuel representam um final formal ou uma quebra com a era dos juizes (1 Samuel), e eles relatam o surgimento do profeta/sacerdote Samuel como o início da monarquia israelita sob o reinado de Saul. Além do mais, os livros de Samuel avistam além da monarquia de Saul para o estabelecimento do trono de Davi e de sua dinastia (1 Sm 16—2 Sm 7), a expansão do reino de Israel sob a liderança de Davi (2 Sm 8), e, antecipa a luta entre os filhos de Davi pelo trono após a morte do rei (1 Rs 1—2). Assim, se for levado em consideração a estrutura canônica mais ampla da bíblia hebraica/Antigo Testamento, os livros de Samuel estão intimamente conectados com a história primitiva do povo de Israel e com a formação do reino israelita. Eles ainda servem como um prefácio apropriado para o relato sobre o reino de Salomão (1 Rs 1—11), sobre a história do reino dividido após sua morte (1 Rs 12—2 Rs 16), e sobre a destruição e o exílio dos de Israel, em 721 a.C., e de Judá, em 586 a.C. (2 Rs 17—25).”
Realmente é um resumo e uma transição espiritual em Israel, acentuada pela quebra de um ciclo sacerdotal, da família de Eli.
                       “Então pelejaram os filisteus, e Israel foi ferido, fugindo cada um para a sua tenda; e foi tão grande o estrago, que caíram de Israel trinta mil homens de pé. E foi tomada a arca de Deus: e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram.” 1 Samuel 4:10,11
De forma trágica eles foram destituídos, com a morte de Hofni e Finéias e de Eli, além da perda da Arca de Jeová, levada pelos filisteus, na batalha de Ebenezer.
Foi o Icabode real: 
                           “E chamou ao menino Icabode, dizendo: De Israel se foi a glória! Porque a arca de Deus foi tomada, e por causa de seu sogro e de seu marido. E disse: De Israel a glória é levada presa; pois é tomada a arca de Deus.” 1 Samuel 4:21,22
Aparentemente tudo estava sem solução, sem a Arca sem sacerdote, mas estes livros vão relatar o inicio do profetismo através do filho de Ana e Elcana, Samuel, que viria ser a voz profética de Israel e ungidor de Reis para a nação, ainda que a unção de reis tenha sido considerada pelo Senhor Rei dos Exércitos de Israel, como um desvio da teocracia instalada no Sinai - Êxodo 19.
A formatação do Livro – ou livros:
Autoria e enigma escriturístico.
Argumento teológico
Os livros iniciam com a narrativa da angustiosa vida de Ana, e sua oração e determinação em doar a Deus a primícia de seu ventre: seu filho Samuel.
“..., orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus. [...] Porém Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda jovem, vestido com um éfode de linho. E sua mãe lhe fazia uma túnica pequena, e de ano em ano lha trazia, quando com seu marido subia para oferecer o sacrifício anual. E Eli abençoava a Elcana e a sua mulher, e dizia: O Senhor te dê descendência desta mulher, pela petição que fez ao Senhor. E voltavam para o seu lugar. Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor.” 1 Samuel 2:1,2;18-21
E no capítulo 2 destaca um dos mais belos cânticos bíblicos, a oração profética de Ana – Capítulo 2
1 Samuel 1:1-8: Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu. E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha. [...] E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre. E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia. Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?
Veremos nesta seção a chamada de Samuel, profetizada a Eli, que encerra um período dos sacerdotes da sua linhagem, a sua casa, ele foi sacerdote que teve seus filhos corrompidos e mortos pela corrupção no altar e na forma dissoluta de vida, com a complacência do mesmo, conforme a profecia vinda da parte de Deus. 
“E veio um homem de Deus a Eli, e disse-lhe: Assim diz o Senhor: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, na casa de Faraó? E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel por sacerdote, para oferecer sobre o meu altar, para acender o incenso, e para trazer o éfode perante mim, ... E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido. [...] todo aquele que restar da tua casa virá a inclinar-se diante dele por uma moeda de prata e por um bocado de pão, e dirá: Rogo-te que me admitas a algum ministério sacerdotal, para que possa comer um pedaço de pão.” 1 Samuel 2:27,28;35,36
Então, a partir, disto o livro vai tomar a o nome de Samuel, em seus dois tomos.
A seção inicial – 1 Samuel (cap. 1; cap. 3—8, 12, 15—16) destaca esta figura principal, desde o desmame e a entrega do infante ao sacerdote Eli, como paga do voto de Ana e seus primeiros passos, na relação com Deus, o preparando para ser juiz e profeta e ungir reis.
“E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, [...] e trouxeram o menino a Eli. ‘Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR. Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito. Por isso também ao Senhor eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao Senhor foi pedido. E adorou ali ao Senhor.’” 1 Samuel 1:23-28
E apresenta a forma como Samuel conheceu a voz do todo-Poderoso:
“O Senhor chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui. E correu a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou. E o Senhor tornou a chamar outra vez a Samuel, e Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te. Porém Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor. [...] E Samuel ficou deitado até pela manhã, e então abriu as portas da casa do Senhor; porém temia Samuel relatar esta visão a Eli. Então chamou Eli a Samuel, e disse: Samuel, meu filho. E disse ele: Eis-me aqui. E ele disse: Qual é a palavra que te falou? Peço-te que não ma encubras; assim Deus te faça, e outro tanto, se me encobrires alguma palavra de todas as que te falou. Então Samuel lhe contou todas aquelas palavras, e nada lhe encobriu” 1 Samuel 3: 4-7;15-18
Na literatura litúrgica de Israel ou dos judeus, o livro é referido, como dito acima, como “Livro de Samuel”.
Originalmente em um só volume, conforme encontrado nas descobertas de Qumran. Neste local, onde foram achados diversos textos bíblicos com mais de 1000 anos, mais antigos do que antigos escritos em pergaminhos anteriormente guardados, ali se encontrou o pergaminho de Samuel do Qumran (4QSama), por exemplo, inclui ambos os livros sob o título de Samuel.
O Talmude regularmente faz referência ao “Livro de Samuel”, e as notas massoréticas, no final de 2 Samuel, relatam que Samuel contém um total de 1506 versículos.” 203). A divisão entre 1 e 2 Samuel recebeu uma sanção formal na comunidade judaica, isso fica adicionalmente evidenciado pelo fato de que a segunda Bíblia rabínica de 1524-1525, também, listava-os separadamente (Flanagan, 1992, p. 95). Porém, há uma antiga referência a ambos os livros de Samuel, como I Samuel e 2 Samuel datada de 1448 comprovada em um manuscrito, anterior a canonização e introdução no cânone judaico nos anos de 1524, dito acima.
O Talmude babilônico destaca que Samuel escreveu os livros. Porém, o mesmo Talmude traz uma restrição, quanta a escrita total ser da lavra de Samuel – visão Deuteronomista -  de que Samuel fora responsável apenas pelos primeiros 24 capítulos (já que 1 Samuel 25.1 relata a sua morte) e o resto do corpus de Samuel foi atribuído aos profetas Natã e Gade (B. Bat. 15a). Os escritores do Talmude mantiveram essa posição porque grande parte de 1 e 2 Samuel é narrada de um ponto de vista decididamente profético. Além do mais, os escribas judeus levaram a sério a referência de 1 Crônicas 29.29, que afirma: “Os feitos do rei Davi, desde o início até o fim do seu reinado, estão escritos nos registos históricos do vidente Samuel, do profeta Natã e do vidente Gade.”
A divisão, historicamente é definida por ser em livro único mais extenso do que os livros dos Reis e das Crônicas, e de difícil manuseio para leitura e ensino.
A divisão pode ser visitada na tradução da LXII pelos massoretas, os tradutores da Septuaginta intitularam os livros de Samuel de Basileion A e B (1 e 2 dois Reinos e/ou 1 e 2 Reinados), destacamos que os massoretas, os tradutores, ainda dividiram o livro por temas, e interesses comum dos fatos, com os dois livros do Reis, chamados de Baseilon C e Baseilon D, formando uma biblioteca, denominada de Bibloi Baseilion. Neste contexto o conjunto incluindo os Livros dos Reis, que se tornaram conhecidos como 1, 2, 3, e 4 Reis, respectivamente.
A Igreja e os livros de Samuel:
Os pais da igreja, como Jerônimo dão ciência desta forma de formato dos livros. Historicamente o historiador Flávio Josefo cita esta forma de composição (Hist. Ecl. 7.25.2).
Jerônimo mudou a nominação dos Livros para Libri Regum (Livros dos Reis).
Septuaginta (LXX) ou da Bíblia grega.
Para os teólogos e eruditos católicos – Igrejas Católicas Romana e outros ramos que não obedecem ao Papa romano -, a Bíblia católica, cita como 1 e 2 Reis, conforme a titulação grega, diferentemente das igrejas reformadas e do conjunto judaico dos livros do Antigo Testamento.
Versão Vulgata, esta antiga tradução latina do texto hebraico, continuou a tradição dos tradutores gregos, incluindo ambos os livros de Samuel em seu cânone e a prática de fazer referências, aos dois livros de Samuel.
Estilo:
O estilo literário segue uma forma de encerrar o livro com a morte de um grande personagem do período, no caso encerra um dos tomos com a morte do Rei Saul, indicando o início de um novo reinado e da inclusão da direção de Israel, sob a forma mosaica, isto é, um líder profeta e que obtem direção diretamente de Jeová.

אפרת אפרתי  - ’Ephrathiy; adj. pr. Efrateu = “cinzento: frutífero”; um habitante ou descendente de Efraim; um habitante de Belém
-’Ephraath ou אפרתה -’Ephrathah;
Efrata = “monte de cinzas: lugar frutífero” n. pr. loc. um lugar próximo a Betel onde Raquel morreu e foi sepultada; outro nome para Belém (n. pr. f.)
בית לחם = Beyth Lechem, grego:βηθλεεμ; n. pr. loc. Belém = “casa do pão (alimento)”;  uma cidade em Judá, cidade natal de Davi; um lugar em Zebulom
גלגל - Gilgal; n. pr. loc. Gilgal = “uma roda, rolo”; o primeiro local de um acampamento israelita a oeste do Jordão, também a leste de Jericó, local onde Samuel tornou-se juiz e Saul foi proclamado rei; mais tarde o local foi usado para adoração ilícita; local de habitação de profetas em Israel, no norte, a aproximadamente sete quilômetros (quatro milhas) de Siló e Betel.
חנה - Channah, grego:Αννα; (n. pr. f.) Ana = “graça”; a mãe de Samuel, uma das esposas de Elcana
אלקנה - ’Elqanah; pai de Samuel (n. pr. m.) Elcana = “Deus possuiu” ou “Deus criou”
ירחם – Y^erocham; n. pr. m. Jeroão = “que mostra piedade”; pai de Elcana e avô de Samuel, da casa de Coate; um benjamita e o fundador de uma família de benjamitas
1ª Parte
Continua...
Nesta atualização insiro parte da lição 01 EBD CPAD 
Daremos continuidade nos estudos na próxima semana, sobre os 2 (dois) livros de Samuel.

Conhecendo os Dois Livros de Samuel
Lição 1 – CPAD 4º Trimestre 2019
Texto Áureo
“E disse ela: Ache a tua serva graça em teus olhos. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste.” 1Samuel 1.18
Leitura Bíblica
1 Samuel 1.1-8
1 Houve um homem de Ramataim-Zo-fim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho deZufe, efrateu.
2 E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o nome da outra, Penina; Penina tinha filhos, porém Ana não tinha filhos.
3 Subia, pois, este homem da sua cidade de ano em ano a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos, em Siló; e estavam ali os sacerdotes em Siló; e estavam ali os sacerdotes do SENHOR, Hofni e Fineias, os dois filhos de Eli.
4 E sucedeu que, no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções do sacrifício a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas
5 Porém a Ana dava uma parte excelente, porquanto ele amava Ana; porém o SENHOR lhe tinha cerrado a madre.
6 E a sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer, porquanto o SENHOR lhe tinha cerrado a madre.
7 E assim o fazia ele de ano em ano; quando ela subia à Casa do SENHOR, assim a outra a irritava; pelo que chorava e não comia.
8 Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?
Exórdio:
A temática deste período é sobre “Governo Divino em Mãos Humanas”.
Mostra como Deus, levanta, e derruba, uma liderança e inicia uma nova era na nação de Israel, por causa do adultério dos sacerdotes, que eram os condutores do povo, ou seja, o governo humano que dirigia a nação através da casa de Eli.
“E disse ela: Ache a tua serva graça em teus olhos. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste.” 1Samuel 1.18
Esta passagem, em si, contém um verdadeiro tratado divino de substituição de liderança em Israel, através da amargura de Ana, Deus vai revolucionar o Governo em Israel.
“E isto te será por sinal, a saber: o que acontecerá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias; ambos morrerão no mesmo dia. E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme,...” 1 Samuel 2:34,35
O aviso do que Deus faria a casa de Eli
Após o nascimento do filho de Elcana com Ana, a sua segunda mulher, esta entregou ao templo, aos cuidados de Eli, seu filho Samuel.
O que me causa espécie, é esta entrega, vejamos:
Os filhos de Eli eram adúlteros, cobiçosos e depravaram o serviço litúrgico, se valendo de sua posição, como legítimos herdeiros do seu pai como sacerdote levítico.
A própria Escritura relata seus feitos e os chama de “filhos de Belial”;
Os atos destes moços eram conhecidos de toda nação;
“Então Elcana foi a Ramá, à sua casa; porém o menino ficou servindo ao Senhor, perante o sacerdote Eli. Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao Senhor. Porquanto o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, estando-se cozendo a carne, vinha o moço do sacerdote, com um garfo de três dentes em sua mão; E enfiava-o na caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto o garfo tirava, o sacerdote tomava para si; assim faziam a todo o Israel que ia ali a Siló.” 1 Samuel 2:11-14
Samuel (1 Sm 2:18-21). Era uma espécie de aprendiz de sacerdote que recebia instruções quanto ao trabalho no santuário e até usava vestes de linho com uma estola, como faziam os sacerdotes e levitas adultos.
A cada ano, quando os pais vinham a Siló, sua mãe trazia.estes novas para o menino em fase de crescimento.
Nas Escrituras, é comum as vestes se referirem à vida espiritual (Is 61:10; Zc 3:1-5; Ef 4:22-32; Cl 3:8-17; 1 Pe 5:5), e mudar de roupa simboliza um novo começo (Gn. 35:2; 41:14; 45:22; Êx 19:10; Ap 3:18). 
As vestes novas de cada ano representavam não apenas o crescimento físico de Samuel, mas também seu crescimento espiritual (1 Sm. 2:21).
A falência de um Governo sacerdotal, sem regras.
“Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação.” 1 Samuel 2:22
Os filhos de Eli, são chamados de Sacerdotes de Deus, mesmo tendo sido ensinados para praticar a liturgia do culto, eles desprezaram o ensino e encontraram na leniência de seu pai, seja pela idade ou pela conformação em não destituí-los do cargo (poderia indicar alguém ,de outra família levita),mas arraigado ao cargo e os favores do mesmo, deixou seus filhos seguirem em práticas que elevaram a tragédia de destituição, por Deus de sua semente para o sacerdócio levítico.
No início do primeiro livro, a um destaque a legitimidade do sacerdócio de Eli e dos seus filhos.
“Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao Senhor dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli.”1 Samuel 1:3
Nesta inicial do livro se identificam os personagens chaves desta primeira parte do livro, como dados os nomes, acima.
Eli
עלי – ‘Eliy, no grego - Ηλι; n. pr. m. Eli = “ascensão”;  um descendente de Arão através de Itamar e sumo sacerdote e juiz de Israel quando Samuel passou a servir ainda como criança
Mas:
Hofni
חפני - Chophniy; n. pr. m. Hofni = “pugilista”;  um dos dois filhos de Eli que eram sacerdotes em Siló e destacavam-se por sua brutalidade e cobiça; a sua pecaminosidade causou uma maldição contra a casa de seu pai e foram julgados pelo Senhor quando levaram a arca para batalha; a arca foi perdida, os dois irmãos foram mortos e Eli morreu quando recebeu as notícias.
Finéias
פינחס - Piyn ^echac; n. pr. m. Finéias = “boca de bronze; um sacerdote e filho do profeta Eli
Neste período, Deus faz nascer, de um ventre (estéril para o homem), que estava sendo preservado por Deus para o nascimento no momento certo  atuar a favor de Deus, junto ao povo de Israel. Deus nunca é pego de surpresa.
Samuel –
שמואל – Sh^emuw’el, do grego - σαμουηλ; n. pr. m.Samuel = “seu nome é El”; filho de Elcana com sua esposa Ana e juiz ou profeta de Israel durante os dias de Saul e Davi.
σαμουηλ – Samouel, do hebraico - שמואל ; n. pr. m. Samuel = “seu nome é de Deus”; filho de Elcana e Ana, último dos juízes, profeta distinto, e fundador da ordem profética.
Samuel deu aos judeus seus primeiros reis, Saul, Davi. Embora alguns encontrem e 1 Samuel 8 como um pedido atendido ao povo, uma melhor exegese do assunto deve passar pelo Livro do Deuteronômio cap. 17
Quando entrares na terra que te dá o Senhor teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, assim como têm todas as nações que estão em redor de mim; Porás certamente sobre ti como rei aquele que escolher o Senhor teu Deus; dentre teus irmãos porás rei sobre ti; não poderás pôr homem estranho sobre ti, que não seja de teus irmãos.” Deuteronômio 17:14,15
Pedido pelo homem, mas determinado por Deus – A ação de Samuel sobre Israel Governança
Comparado com o texto de 1 Samuel, abaixo, notaremos que nunca Deus perde o controle da governança e mesmo todo e qualquer governo humano só é determinado pela orientação de Deus:
Porque o Senhor revelara isto aos ouvidos de Samuel, um dia antes que Saul viesse, dizendo: Amanhã a estas horas te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por capitão sobre o meu povo de Israel, e ele livrará o meu povo da mão dos filisteus; porque tenho olhado para o meu povo; porque o seu clamor chegou a mim. E quando Samuel viu a Saul, o Senhor lhe respondeu: Eis aqui o homem de quem eu te falei. Este dominará sobre o meu povo. E Saul se chegou a Samuel no meio da porta, e disse: Mostra-me, peço-te, onde está a casa do vidente. E Samuel respondeu a Saul, e disse: Eu sou o vidente; sobe diante de mim ao alto, e comei hoje comigo; e pela manhã te despedirei, e tudo quanto está no teu coração, to declararei. E quanto às jumentas que há três dias se te perderam, não ocupes o teu coração com elas, porque já se acharam. E para quem é todo o desejo de Israel? Porventura não é para ti, e para toda a casa de teu pai? [...] Então tomou 


Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger