sábado, janeiro 9

A Atuação Do Espírito Santo No Plano Da Redenção Lição 2 CPAD 2021 – 10/01/2021

 A Atuação Do Espírito Santo No Plano Da Redenção

Lição 2 CPAD 2021 – 10/01/2021

Estudo Professor Pastor Osvarela

Data: 10 de Janeiro de 2021

Texto Áureo

“Assim, pois, as igrejas em toda a Judeia, e Galileia, e Samaria tinham paz e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo” (At 9.31).

Prática Do Ensino

A atuação do Espírito é contínua e dinâmica na igreja, na vida dos crentes e os conduz desde a conversão até ao final da jornada cristã.

Indico ler:

https://estudandopalavra.blogspot.com/2011/04/licao-02-cpad-042011-nomes-e-simbolos.html#more

Texto Bíblico Base:

João 16.7-13.

7 — Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei.

8 — E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:

9 — do pecado, porque não creem em mim;

10 — da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;

11 — e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

12 — Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.

13 — Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.

Hinos Sugeridos: 360, 447 e 470 da Harpa Cristã.

Objetivo Geral

Ensinar que o Espírito Santo atua no plano de redenção.

Objetivos Específicos

Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos subtópicos.

I. Desenvolver o ensino sobre o Espírito Santo como promessa nas Escrituras;

II. Destacar o Espírito Santo como “Consolador” e “Ensinador”;

III. Asseverar que o Espírito Santo tanto reprova como convence o mundo.

Pensamento:

todos o seguiam” Todos seguiam a Cristo? “Então, saíam a ter com ele Jerusalém e toda a Judéia”. Foi toda a Judéia ou toda a Jerusalém batizada no Jordão? “Filhinhos, vós sois de Deus”. “O mundo inteiro jaz no Maligno”. O mundo inteiro aqui significa todos? As palavras “mundo” e “todo” são usadas em vários sentidos na Escritura, e raramente a palavra “todos” significa todas as pessoas, tomadas individualmente. As palavras são geralmente usadas para significar que Cristo redimiu alguns de todas as classes — alguns judeus, alguns gentis, alguns ricos, alguns pobres, e não restringiu sua redenção a judeus ou gentios ...” (C.H. Spurgeon de um sermão sobre a Redenção Particular)

Deste autor (ver link, abaixo):

“Consolador – o ‘allos’ enviado e perfeito.

É o Agente Divino da Transformação.

Desde o Antigo Testamento, o Espírito Santo age desta maneira.

Naqueles dias, Ele agia de forma pessoal e transformadora.

Após a sua descida no cenáculo Ele continuou a agir na transformação, mas agora coletivamente.

1 Sm.10.6. E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e serás transformado em outro homem.

O agente atual da Trindade entre os homens, no convencimento, justiça e juízo.”

Osvarela

Etimologia:

Λυτρον - lutron; n. n. o preço da redenção, resgate; pago pelos escravos, cativos; para o resgate da vida; libertação de muitos da miséria e da penalidade de seus pecados.

περικαθαρμα – perikatharma; o preço da expiação ou redenção, pois os gregos aplicavam o termo “katharmata” às vítimas sacrificadas como expiação pelo povo, e até mesmo a criminosos mantidos às custas públicas, para que, no afloramento de uma pestilência ou de outra calamidade, eles pudessem ser oferecidos como sacrifícios para realizar a expiação pelo estado.

αντιλυτρον – antilutron; n.n. o que é dado em troca por alguma coisa como preço de sua redenção, resgate.

απολυτρωσις – apolutrosis; n. f. uma libertação efetuada pelo pagamento de resgate;  redenção, libertação; liberação obtida pelo pagamento de um resgate.

Embora, o texto original do Evangelho fosse escrito em grego, é notório que João escreveu com sua ótica hebraica. Desta forma, usaremos itens da etimologia da palavra em hebraico.

גאלה -  g^eullah; n. f. parentesco, redenção, direito de redenção, preço de redenção; parente, parentesco – redenção - direito de redenção - preço de redenção

פדיום - pidyowm ou פדים - pidyom também פדיון; pidyown ou פדין pidyon; n. m. resgate, redenção.

פלא - pele’; maravilha (referindo-se aos atos divinos de juízo e de redenção)

צדק - tsedeq; n. m. justiça, correção, retidão; justiça (vindicada), justificação (em controvérsia), livramento, vitória, prosperidade; referindo-se a Deus que é fiel à aliança na redenção.

O que é Redenção?

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” Romanos 8:1,2

É o resgate por uma vida, paga com preço estipulado para expiação de pecado. (Gn.3.15) Para libertação de um escravo, ou prisioneiro. No sentido espiritual é um ato de maravilha com ato divino de julgamento justo e pela Graça absolvendo o homem de sue pecados dando-lhe imputação de Justo e com isto sua redenção do pecado, que já não tem domínio sobre o homem, por Jesus Cristo e pelo Seu Sangue.

“Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.” Romanos 6:14

EXÓRDIO:

A atuação do Espírito Santo no Plano divino, em toda a eternidade é uma verdade irretorquível.

Diz a nossa Declaração de Fé das Assembleias de Deus (CGADB) sobre a atuação e forma de entendermos o Espírito Santo atuante no seio da Igreja:

Quando o Filho retornou ao céu, o Espírito Santo foi enviado pelo Pai e pelo Filho para ser o Consolador e Ensinador.” Página 28

Em tudo que houve o Espírito Santo atuou com liberdade como Deus, neste contexto a Sua intervenção no Plano divino, pós queda ocorre na atuação da revelação aos homens (através de Eva, e seu cântico) que havia uma esperança, mesmo após a queda adâmica/edênica.

“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 3:15

“E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.” Gênesis 4:1

E a promessa se torna real e confirmada sob e após o Ministério de Jesus. Atos dos Apóstolos 2.1-4.

Atentemos sobre esta questão do Espírito Santo, como promessa do AT: “Se houvesse permanecido aqui na Terra, Jesus não poderia ter cumprido essa promessa. Ela só se cumpriu em função da Obra Redentiva a qual estava escrita com gotas de sangue no Plano da Redenção!

O Espírito Santo só pode descer de forma predita após a Obra de Redenção na Cruz.

Com a vinda do Espírito, Jesus pode estar com seu povo em qualquer lugar. Quando Jesus disse: “até a consumação do século" indica que nosso Senhor tem um Plano, pois ele é Senhor da História. Ao seguir e obedecer a sus direção pelo Seu Espírito, a Igreja cumpre o propósito de Deus no mundo. O Plano da Redenção, ainda está em plena execução e validade, mas chegará o dia, que chegaremos ao ponto culminante desse Plano. Enquanto esse dia não vem, devemos permanecer fiéis.

A Ação do Espírito Santo na Mente do Homem:

Disto, que escrevemos, acima, temos certeza após a proclamação do Protoevangelho por Deus, de tal forma que o Espírito Santo interpretou para Eva a Esperança no nascimento de um varão, pelo qual eles – Adão e Eva – seriam reconduzidos a uma relação com Deus e Sua Presença.

“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.” Joel 2:28,29       

Se o Antigo Testamento é o livro de promessas; o Novo Testamento, é um livro de cumprimento destas promessas, entre elas a da Redenção (por certo, há inúmeras promessas preciosas no Novo Testamento, em cada parte da Bíblia), entre as quais podemos incluir a Promessa do Espírito Santo que atua na Obra de convencimento e justiça do homem, quanto a esta promessa da Redenção. WIERSBE V, Novo Testamento, pag.10, texto compilado e editado.

E com base em nosso tema principal, “A atualidade da Doutrina Bíblica sobre a atuação do Espírito Santo”.

Vemos no AT (Antigo Testamento), que Deus prometeu um Redentor em Gênesis 3:15, e Jesus Cristo cumpriu essa promessa. A Descida do Espírito Santo sendo derramado sobre toda carne é predita no AT, mas ocorre nas páginas do Novo Testamento.

Cumprir é uma das palavras-chave do Evangelho de Mateus, usada cerca de vinte vezes.

Ora, é isto que O Apóstolo João descreve sobre a ação no Plano da Redenção pelo Espírito de Deus:

“; ... o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

1.       Do pecado, porque não crêem em mim;

2.      Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;

3.      E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.” João 16:7-11 (Esse “juízo” é uma referência ao julgamento de nossos pecados na cruz do Calvário e ao mesmo tempo ao julgamento de Satanás, que já foi vencido por Jesus da sua morte e ressurreição.)

“Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,” Tito 3:5

O Espírito Santo ensina, como Jesus disse:

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (Jo 14.26).

O Espírito Santo nos ensina sobre Jesus:

Porque habita em nós.

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós” (Jo 14.16,17).

Este versículo é importante quanto a questão do convencimento e após o homem, aceitar (livre-arbítrio) e dar ouvidos ao Espírito Santo ele passa a Tê-lo dentro de si, como templo onde Deus faz morada no homem. Assim, O Espírito Santo é o autor do novo nascimento, habita nos fiéis, dá a vida eterna, guia o seu povo, santifica os fiéis30 e deu missão aos profetas e apóstolos da Bíblia

Porque nos ensina sobre a Verdade e fala do que ouviu nos Céus.

13 — Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.

“Assim, pois, as igrejas em toda a Judeia, e Galileia, e Samaria tinham paz e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito SantoAtos dos Apóstolos 9.31.

A Igreja está em plena atividade no Plano da Redenção, como agente divino da Terra para anunciação da Redenção a todos os homens, e o Espírito Santo é o Guia da Igreja, enviado a nos ensinar, para pregar, a nos Consolar para continuarmos a caminhar. Já que a Igreja foi perseguida no seu início e sem o Consolador não seria estável.

“As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, ...” 1 Coríntios 2:13

A Igreja foi Ensinada a escrever as Doutrinas do Plano da Redenção, sob as palavras de Jesus e ensino do Espírito Santo nô-los revelando aquilo que deveriam crer e ensinar. Assim nasceu a primeira Doutrina da Igreja!

“Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas. Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, ... senão estas coisas necessárias:Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.” Atos 15:25-28,29

Nesta ênfase de ensinar a palavra com pregação da Redenção dos homens, alguns foram presos e forma estimulados a resistirem com palavras dadas pelo Espírito Santo:

“E, quando vos conduzirem às sinagogas, aos magistrados e potestades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer. Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.” Lucas 12:11,12

Desta forma, o Espírito Santo atua como Ensinador, Consolador para mantença da nossa Redenção, no presente, quanto ao passado (pelo Sangue Vicário de Jesus Cristo), no futuro nos tornando corpos incorruptíveis para subirmos redimidos nos Céus, com Jesus.

“Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.” 1 Coríntios 2:12,13

É este fundamento da Doutrina da ação do Espírito Santo que impede a Igreja ensinar o erro ou não glorificar sem a Presença D’Ele O Espírito Santo!

Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo” 1Co 12.3

A Igreja deve se utilizar da dação do Espírito Santo, que nos revela sobre os espíritos, para que não sejamos enganados pelos espírito de engano, como Saul o foi.

Como pneumas (homens espirituais):

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, ...” 1 Coríntios 2:14,15

Bibliografia:

Dicionário Strong

Citações no corpo do Texto

Comentário Bíblico Expositivo, Novo Testamento, Volume I, Warren W. Wiersbe

Apontamentos do autor. https://estudandopalavra.blogspot.com/2011/04/licao-02-cpad-042011-nomes-e-simbolos.html#more

Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil - Casa Publicadora das Assembleias de Deus - Declaração de Fé - Novembro/2016

Teologia Sistemática = Eurico Bérgsten, Edição Fevereiro de 1980 - CPAD

Bíblia online ACF

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger