O Batismo no Espírito Santo
Lição 3 – CPAD
Estudo Pastor e Professor Universitário Osvarela
Data: 17
de Janeiro de 2021
Texto Áureo
“Porque, na verdade, João batizou com água, mas
vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (Atos
dos Apóstolos 1.5).
Verdade Prática
Ser batizado no Espírito Santo é uma experiência
espiritual perfeitamente distinta da nossa conversão, e para nós, essa é uma
verdade apresentada nas Escrituras.
Leitura Bíblica
Atos 2.1-13.
1 — Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam
todos reunidos no mesmo lugar;
2 — e, de repente, veio do céu um som, como de
um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 — E foram vistas por eles línguas repartidas,
como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 — E todos foram cheios do Espírito Santo e
começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia
que falassem.
5 — E em Jerusalém estavam habitando judeus,
varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6 — E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão
e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
7 — E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo
uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão
falando?
8 — Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa
própria língua em que somos nascidos?
9 — Partos e medos, elamitas e os que habitam
na Mesopotâmia, e Judeia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia,
10 — e Frígia, e Panfília, Egito e partes da
Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos (tanto judeus como prosélitos),
11 — e cretenses, e árabes, todos os temos
ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
12 — E todos se maravilhavam e estavam
suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?
13 — E outros, zombando, diziam: Estão cheios de
mosto.
Hinos Sugeridos: 24, 155 e
387 da Harpa Cristã.
Objetivo Geral
Conscientizar a respeito do Batismo no Espírito
Santo como uma verdade revelada nas Escrituras.
Objetivos Específicos
Abaixo os objetivos
específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por
exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos subtópicos.
· I.
Conceituar o Batismo no Espírito Santo;
· II.
Mostrar o propósito do Batismo no Espírito Santo;
· III.
Destacar o recebimento e a evidência do Batismo no Espírito Santo.
Exórdio:
“Porque, na verdade, João batizou com água, mas
vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” Atos
dos Apóstolos 1.5.
Preciso iniciar este estudo com a crença da atualidade de
todos os Dons do Espírito Santo, para a Igreja!
“De sorte que
as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia
não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.” 1 Coríntios 14:22
Qual
é o conceito do Batismo no ou com Espírito Santo?
O conceito do batismo com ou no Espírito Santo, é
advindo da própria etimologia da palavra Batismo.
Baptizo
ou batismo – significa imersão (imerso ou
envolvido pelas águas).
Sendo assim, o crente ao ser batizado no Espírito
Santo é imerso ou mergulhado ou envolvido com a presença do Espírito Santo.
“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós
sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. [...] Mas
recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e
ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e
Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:5-8
“CREMOS, professamos e
ensinamos que o batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder
do alto: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na
cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49). É,
também, uma promessa divina aos salvos: “e também do meu Espírito derramarei
sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias” (At 2.18).
Trata-se de uma experiência espiritual
que ocorre após ou junto à regeneração, sendo acompanhada da evidência física
inicial do falar em outras línguas: “E todos foram cheios do Espírito
Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes
concedia que falassem” (At 2.4). Nessa passagem, ser “cheio do
Espírito” indica ser batizado no Espírito Santo.
A Evidência e constatação do Batismo no
Espírito Santo:
O falar em línguas é a evidência
inicial desse batismo, mas somente a evidência inicial, pois há evidência
contínua da presença especial do Espírito como o “fruto do Espírito” (Gl 5.22)
e a manifestação dos dons.1 O batismo no Espírito Santo é uma bênção resultante
da obra de Cristo no Calvário.” Capítulo XIX. Sobre O Batismo No Espírito
Santo, Declaração de Fé das Assembleias de Deus – CGADB.
O batismo no Espírito Santo é chamado a “promessa
do Pai” (At 1.4) ou “do meu Pai” e o “revestimento de poder” ou “poder do alto”
(Lc 24.49), e ainda “dom do Espírito Santo” (At 2.38; 10.45), e “virtude do
Espírito Santo” (At 1.8).
Batismo com Espírito Santo como selo (e a percepção
de que entristecer ao Espírito Santo pode levar a perda da salvação):
“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no
qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30
É importante destacar que ser batizado com ou no
Espírito Santo não é garantia de salvação (vide versículo, acima,
entristecer, ou mentir ao Espírito Santo – como Ananias e Safita), há uma
distinção, o Espírito Santo habita em todo o que crer em Jesus e o aceita como Salvador.
O batismo é recebimento de autoridade, poder espiritual para realização das
obras relativas à atuação da Igreja. Para adoração e uma vida cristã vitoriosa.
Não significa uma regeneração que acontece quando o pecador aceita a Cristo. Assim,
o regenerado tem a oportunidade e é um candidato em busca deste batismo e
imersão no Espírito Santo.
Na tipologia bíblica podemos verificar como Pedro
faz a comparação com o Dilúvio. As Escrituras fazem a comparação com a Nuvem
que envolve todo o Israel.
“Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia
se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos
homens.” Mateus 12:31
Etimologia:
αντιτυπος
- antitupos; adj. uma coisa formada a partir de
algum modelo; uma coisa semelhante a outra, sua contraparte - algo no tempo
messiânico que corresponde ao tipo, como
o batismo corresponde ao dilúvio (1Pedro
3.21)
“Que também, como uma verdadeira figura, agora vos
salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação
de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;” 1 Pedro 3:21
βαπτιζω - baptizo; v. mergulhar repetidamente, imergir,
submergir (de embarcações afundadas); limpar mergulhando ou submergindo, lavar,
tornar limpo com água, lavar-se, tomar banho; submergir.
βαπτισμα - baptisma; n. n. imersão, submersão - de calamidades e aflições
nas quais alguém é submergido completamente - do batismo de João, aquele rito
de purificação pelo qual as pessoas, mediante a confissão dos seus pecados,
comprometiam-se a uma transformação espiritual, obtinham perdão de seus pecados
passados e qualificavam-se para receber os benefícios do reino do Messias que
em breve seria estabelecido. Este era um batismo cristão válido e foi o único
batismo que os apóstolos receberam. Não há registro em nenhum outro lugar de
que tenham sido alguma vez rebatizados depois do Pentecostes.
1.
do
batismo cristão; um rito de imersão na água, como
ordenada por Cristo, pelo qual alguém, depois de confessar seus pecados e
professar a sua fé em Cristo, tendo nascido de novo pelo Santo Espírito para
uma nova vida, identifica-se publicamente com a comunhão de Cristo e a igreja.
Em Rm 6.3 Paulo afirma que fomos “batizados na sua
morte”, significando que estamos não apenas mortos para os nossos antigos
caminhos, mas que eles foram sepultados.
Retornar a eles é tão inconcebível para um Cristão
quanto para alguém desenterrar um cadáver! Em países islâmitas, um recém
convertido tem poucos problemas com os muçulmanos até ser publicamente
batizado. É então que os muçulmanos sabem que têm que dar um jeito nele e daí
começa a perseguição.
βαπτισμος - baptismos; n. m. lavagem, purificação efetuada
por meio de água - da lavagem prescrita pela lei mosaica (Hb 9.10) que parece
significar uma exposição da diferença entre as lavagens prescritas pela lei
mosaica e o batismo cristão
βαπτιστης - Baptistes; n. m. aquele que batiza, um batizador;
alguém que administra o rito do batismo; o sobrenome de João, o precursor de
Cristo.
επιθεσις - epithesis; n. f. imposição (de mãos). A
imposição de mãos era um rito sagrado, transmitido aos cristãos pelos judeus, e
usado quando se orava por outra pessoa, ou quando se conferiam a ela bênçãos
divinas (especialmente saúde física) ou o Espírito Santo (na administração do
batismo ou quando mestres e ministros da igreja tomavam posse do seu ofício).
Exemplo
prático:
O exemplo mais claro que mostra o sentido de “baptizo” é um texto do poeta e médico
grego Nicander, que viveu aproximadamente em 200 A.C.
É uma receita para fazer picles. É de grande ajuda porque
nela o autor usa as duas palavras. Nicander diz que para preparar picles, o
vegetal deveria ser primeiro ‘mergulhado’ (bapto)
em água fervente e então ‘batizado’ (baptizo)
na solução de vinagre. Ambos os verbos descrevem a imersão dos vegetais em uma
solução. Mas o primeiro descreve uma ação temporária. O segundo, o ato de
batizar o vegetal, produz uma mudança permanente.
Quando usada no Novo Testamento, esta palavra
refere-se com maior freqüência à nossa união e identificação com Cristo que ao
nosso batismo com água. P.e. Mc 16.16. ‘Quem crer e for batizado será salvo’.
Cristo está dizendo que o mero consentimento intelectual não é o bastante. Deve
haver uma união com ele, uma mudança real, como a do vegetal em relação ao
pickle! Bible Study
Magazine, James Montgomery Boice, Maio 1989.
O Batismo com Espírito Santo, é:
Atual;
É para hoje;
É para todos que crerem;
É uma evidência da presença de Jesus entre a
Igreja;
É Evidência da presença do Consolador na
condução da Igreja;
É sinal para os descrentes;
É para nós no presente
século.
Apontamentos
anteriores do autor deste texto, ano 2011: Acesse o link!
A- Espírito Santo.
O Espírito Santo é um ser auto-existente, existente
na premissa do princípio que chamamos de: “Principium essendi”.
Ou seja, Principio existente ou autoexistência.
É Enviado, do Céu:
Como o Filho, dentro do Plano de Deus,
igualitariamente a todas as pessoas da Trindade, por isto Jesus declara:
João 14. 16. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro
Consolador, para que fique convosco para sempre.
"Outro" é tradução do termo grego
"allos", que significa outro de mesma natureza.
Qual é a natureza de Jesus?
Divina
Assim, o é a natureza do Espírito Santo. Aleluia!
1 Pe.11.2. Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas
para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por
aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho;
Permanece Entre Nós:
1 João 3.24. Quem guarda os seus mandamentos, em Deus
permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo
Espírito que nos tem dado.
Este texto exegeticamente nos informa a sua
deidade.
Mt.3.11.E eu, em verdade, vos batizo com água, para o
arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas
alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com
fogo.
Batismo – baptisma - do verbo baptizo: mergulhar,
imergir.
Batisma – o que é mergulhado.
Tenho por importante a necessidade de Na visão de
Lucas em Atos dos Apóstolos - Cheio do Espírito Santo
Nas palavras de Jesus Cristo - At.1.4-8.
Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que
esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na
verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo,
dentro de poucos dias.[ ... ] Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os
tempos[...].Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e
ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e
até os confins da terra.
Atos 1.5. Porque, na verdade, João batizou com água, mas
vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
Esta é a ação do Espírito Santo, ao
Jesus Cristo batizar os crentes!
Evidências e entendimento de ser Batizado no
Espírito Santo:
Ao explanar o tema abaixo, o faço em função de
certas dúvidas, mesmo entre batizados com o Espírito Santo, para que se entenda
entre o povo de Deus esta ação do Espírito Santo.
Variedade de línguas.
1 Co.12.10.
...a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas.
28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar
profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de
curar, socorros, governos, variedades de línguas.
A Evidência do Batismo no Espírito
Santo:
Glossolalia e Xenolália.
Conforme a Declaração de Fé a evidência do Batismo
no Espírito Santo é a fala em outras línguas.
Historiando:
Embora, alguns estudiosos assembleianos queiram
separar a atual Onda do Pentecostalismo, e busca para recebimento do batismo no Espírito
Santo do período iniciado por Charles Pahram e a continuidade do movimento na
Rua Azuza, [excluindo as questões litúrgicas ou até doutrinária, dos
movimentos, seja o Evangelicalismo, ou o Movimento da Santidade - doutrinas do
movimento Holiness - , teologia da
santidade, que ensinou segundo a bênção inteira da santificação (ou seja, a
santificação é uma experiência pós-conversão que resulta em santidade completa),
Aphostolic Faith] tenho por certo, que é impossível separarmos, com distinção,
o movimento que as Assembleias de Deus no Brasil receberam com a chegada de Daniel
Berg e Gunnar Vingren. O nome de Missão de Fé Apostólica, que já era empregado
pelo movimento de Los Angeles, mas sem qualquer vínculo administrativo com
William Joseph Seymour, foi o primeiro nome da Missão de Gunnar Vingren e
Daniel Berg, no Brasil.
Sem dúvida alguma, historicamente o impacto do movimento
pentecostal, iniciado pelos citados homens, acima, trouxe esta mensagem
pentecostal (pentecostalismo) ao Brasil!
Assembléia de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários
suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado
do Pará, em 19 de novembro de 1910, vindos dos EUA. A princípio, freqüentaram a
Igreja Batista, denominação a que ambos pertenciam nos Estados Unidos. Eles
traziam a doutrina do batismo no Espírito Santo, com a glossolalia — o falar em
línguas estranhas — como a evidência inicial da manifestação para os adeptos do
movimento. A manifestação do fenômeno já vinha ocorrendo em várias reuniões de
oração nos EUA (e também de forma isolada em outros países), principalmente
naquelas que eram conduzidas por Charles Fox Parham, mas teve seu apogeu
inicial através de um de seus principais discípulos, um pastor negro leigo,
chamado William Joseph Seymour, na Rua Azusa, Los Angeles, em 1906.
A nova doutrina trouxe muita divergência. Enquanto
um grupo aderiu, outro rejeitou. Assim, em duas assembléias distintas, conforme
relatam as atas das sessões, os adeptos do pentecostalismo foram desligados e,
em 18 de junho de 1911, juntamente com os missionários estrangeiros, fundaram
uma nova igreja e adotaram o nome de Missão de Fé Apostólica, que já era
empregado pelo movimento de Los Angeles, mas sem qualquer vínculo
administrativo com William Joseph Seymour. A partir de então, passaram a
reunir-se na casa de Celina de Albuquerque. Mais tarde, em 18 de janeiro de
1918 a nova igreja, por sugestão de Gunnar Vingren, passou a chamar-se
Assembléia de Deus, em virtude da fundação das Assembléias de Deus nos Estados
Unidos, em 1914, em Hot Springs, Arkansas, mas, outra vez, sem qualquer ligação
institucional entre ambas as igrejas. Quarta-Feira, 12 De Dezembro De 2007, História
da Assembléia de Deus no Brasil, http://avivamentoazusa.blogspot.com/2007/12/histria-da-assemblia-de-deus-no-brasil.html
Mas, é assunto para uma discussão maior, em outra
oportunidade.
Porém, ficou claro, para podermos entender, a sequência
deste estudo, que, o inicio naqueles idos se deu pela busca missionária para
capacitar o envio de missionário pelo Seminário Betel, entendendo que o batismo
no Espírito Santo capacitaria os futuros alunos a serem enviados para nações,
com o dom de falar na língua dos locais ou nações onde fossem enviados.
*Veja Anexo sobre Agnes Ozman
Palavra-Chave:
Glossolalia - Evidência no falar em Línguas estranhas - Dom da
Glossolalia.
Falar em línguas, no caso línguas desconhecidas;
Línguas dos céus, vindas e repartidas de forma
visual, na narrativa de Lucas: ...línguas repartidas como que de fogo.
Repartidas - Palavra-chave, para entender a diferença entre o
AT e o NT, a nova forma de dispensação do Espírito Santo.
Repartida entre todos, não mais visitação a um só,
ou poucos homens, mas expansão a todos que buscam a sua Presença.
·
Xenolália é a capacidade de falar uma língua estrangeira que
o indivíduo desconhece, que não aprendeu nem foi exposto. Xenolália é um termo
grego, onde xenos significa "estranho" e lalia "linguagem".
Xenolália é um termo que aparece, de diversas
formas, no Novo Testamento, nos livros de Atos e 1 Coríntios .
Existe a semelhança com a palavra glossolalia, e
muitas pessoas confundem seu significado.
·
Glossolalia é o ato de falar línguas celestiais, muitas vezes
como parte da prática religiosa, é também conhecida como a língua dos anjos. A glossolalia
é uma parte de uma língua sagrada.
·
Glossolalia:
A Glossolália, como já explicamos, em outra lição e
repetimos, aqui, neste conteúdo:
- De acordo com certo ponto de vista,
refere-se a alguma espécie de fala extática, possivelmente relacionadas às
"línguas dos anjos", mencionadas em 1 Coríntios 13.1."Ainda
que eu falasse as línguas ... dos anjos, e não tivesse amor, seria
como o metal que soa ou como o címbalo que retine."
Por outro lado, o Novo Testamento dá evidência
explícita e inequívoca de que o Espírito Santo deu aos crentes primitivos a
capacidade de falar em línguas humanas estrangeiras (At 2.4-11).
A Xenolália:
At.2.1-12. Ao
cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo
lugar. [...]E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar
noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. 5-8.
Habitavam então em Jerusalém judeus, homens
piedosos, de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo-se, pois, aquele
ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia
falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se admiravam, dizendo uns aos outros:
Pois quê! não são galileus todos esses que estão falando? Como é, pois, que os
ouvimos falar cada um na própria língua em que nascemos? 9-12.
Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos
a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, a Frígia e a
Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros
romanos, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes-ouvímo-los em
nossas línguas, falar das grandezas de Deus. E todos pasmavam e estavam
perplexos, dizendo uns aos outros: Que quer dizer isto?
Exemplo prático:
A ação do Batismo com o Espírito
Santo com Dom de Línguas.
Serve para apologia, quanto a forma de operação das
línguas, que são defendidas por outras teses, avessas a Glossolália, nos tempos
de hoje, no seio da Igreja, e que procuram estabelecer: línguas estranhas, como
línguas de outros povos, que devemos conhecer humanamente.
Este fato pode ocorrer, como eu já inseri em outro
estudo publicado em meu site.
Línguas pós Batismo no Espírito Santo
– sinal:
“De sorte que as línguas são um sinal, não para os
fiéis, mas para os infiéis, ...” 1 Coríntios 14:22
Narro este fato, ligado a sinal de Línguas
estranhas.
Eu assisti um pessoalmente da mesma forma, com que
narro, abaixo:
a-
Como,
o caso de um irmão brasileiro pregando, em uma das Igrejas, onde eu estava em
um culto.
O
pregador falava línguas estranhas, e um senhor japonês, convidado, por seus
irmãos, já há algum tempo no Brasil e convertidos, ao Evangelho, sem conhecimento,
ou parco da língua portuguesa, ao ouvir um irmão falar em línguas estranhas,
entendia tudo que aquele falava em línguas. Ao final do culto procurou o irmão
que falara em línguas, para conversar com o mesmo, naturalmente, pensava ele, 'em
japonês', qual não foi a sua admiração, após muita explicação dos seus
convidandos, lhe falarem, que o que ele ouvira, foram línguas espirituais, e o
pregador, não sabia, uma só palavra em japonês.
Transcrevo e Cito o Pastor Escritor e Articulista CPAD Ciro
Zibordi:
Neste artigo, discorro sobre o dom de línguas
“estranhas” (adjetivo que não aparece no texto grego do Novo Testamento), que
podem ser glossolálicas (estranhas a quem as profere e as ouve) ou xenolálicas
(em idiomas conhecidos, mas estranhos a quem os profere). Essa distinção, a
rigor, é apenas didática, já que a palavra “glossolalia”, derivada de dois
termos gregos (glossa, “língua”; lalia, “fala”), abarca a xenolalia (cujo
prefixo gr. xenos denota “estrangeiro”), a qual se refere, especificamente, às
línguas (gr. dialektos) mencionadas em Atos 2.6.
De modo geral, a xenolalia está contida na
glossolalia, que diz respeito ao “dom de falar em outras línguas, concedido
pelo Espírito Santo” (HORTON, p. 791). Há uma afinidade linguística entre Atos
2.4 (gr. heterais glossais, “outras línguas”) e a citação de Isaías 28.11 feita
por Paulo (cf. 1 Co 14.22-25), a qual “contém a forma composta heteroglossois,
que também significa ‘outras línguas’. A posição mais plausível é de que a
glossolalia possa ser compreendida como falar em línguas, mas que as línguas
podem ser tanto humanas quanto angelicais/celestiais” (PALMA, p. 68).
Glossolalia, por conseguinte, é um termo técnico para designar
todas as finalidades do dom de línguas, a começar pela evidência inicial de que
o salvo em Cristo foi batizado no Espírito (At 2.1-4 etc.). Elas também
edificam o crente e a congregação revestidos de poder, bem como podem conter
mensagens, compreendidas mediante o dom de interpretação (cf. 1 Co 14; Rm 8.26;
GILBERTO, p. 62). Línguas
como evidência, glossolalia e xenolalia, Seg, 27/04/2020 por Ciro Sanches
Zibordi
Batismo como Promessa:
At.2.38-39. “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado
em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do
Espírito Santo. Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a
todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar.”
-em todos que crerem,
-em novidade de vida
-em regeneração da vida pessoal
-na capacitação em realizar uma identificação
inicial e maravilhosa com línguas estranhas,
-na autoridade do revestimento do Espírito Santo.
-na ação comunal entre os que a Ele recebem... 1Co.12.12.13.
“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do
corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Pois em um só
Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos,
quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.”
27 Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente
seus membros.
1 Co.12.11. “Pois um mesmo e só Espírito opera tudo em
todos...”
Projeto De Deus, Para O Homem (Pneumático)
Espiritual:
1 Co.2.10-14.
Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas
as coisas, mesmos as profundezas de Deus. [...] assim também as coisas de Deus,
ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o
espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de
compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais
também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com
palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com
espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus,
porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem
espiritualmente.
No Novo Testamento as palavras traduzidas por
“dons” nos principais textos referentes aos “dons espirituais” são carismata
e pneumaticon, a primeira pode ser entendida como algo recebido sem
mérito próprio, um presente recebido mediante a graça Divina. A segunda pode
ser aceita como algo pertencente ao Espírito Santo ou Espírito de Deus.
Analisando o sentido de carismata pode-se
perceber que o sentido básico de dons vai muito além de apenas algumas dotações
especiais concedidas por Deus, pois tudo que se recebe sem merecimento pode
chamar-se “dons”, ou seja, vida, sol, chuva, salvação e muitos
outros. Já através do sentido de pneumaticon, os “dons espirituais”
podem ser entendidos como algo especial proveniente do Espírito Santo.
Carismata aparece seis vezes no Novo Testamento (Rm 11:29;
12:6; 1 Co 12:9, 28,30 e 31), enquanto o seu singular carisma aparece oito
vezes (Rm 1:11; 5:15;5:16; 6:23; 1 Cor 7:7; 2 Cor. 1:11; 2 Tm. 1:6; e 1 Ped.
4:10), sempre se referindo a algum dom procedente do Espírito Santo. Ao todo,
carismatos e suas declinações, aparecem 17 vezes nos escritos neotestamentários,
16 nos escritos paulinos e apenas uma em 1 Pedro 4:10. 4
As declinações de pneumáticos aparecem apenas três
vezes no Novo Testamento, se referem de forma muito clara aos “dons
espirituais”, pneumaton (1 Co 14:12), pneumática (1 Co 14:1) e pneumaticon (1
Co 12: 1). Todas nos escritos paulinos. A
Atuação Do Espírito Santo Através Dos Dons Sobrenaturais; Michel Wésley Moróz,
Bacharel em Teologia pelo Unasp, Campus Engenheiro Coelho, SP, TCC apresentado
em dezembro de 2008, Orientador: Amin Américo Rodor, Th.D.
O batismo No Espírito Santo dá poder
para realizar a Obra de Deus:
Evangelizar
Sinais
Movimentos que não aceitam o Batismo
No Espírito Santo:
“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito
sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos
terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre
as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.” Joel 2:28,29
A Bíblia de Estudo Pentecostal define “dons”
como “manifestações sobrenaturais concedidas da parte do Espírito Santo, e que
operam através dos crentes, para o seu bem comum”.
Os defensores do cessacionismo afirmam ser o
batismo com o Espírito Santo e fogo o auge do
ministério de Cristo, servindo para validar Seu
ministério como um todo. Na perspectiva teológica de Lucas a ressurreição,
ascensão e Pentecostes formam uma unidade indivisível, coesa, apesar de serem
acontecimentos distintos no tempo. A coroação da obra de Cristo é manifesta no
Pentecostes.
Em segundo lugar, os apóstolos precisavam ter seus
ministérios confirmados.
O Espírito Santo derramado no dia de Pentecostes
foi a confirmação pública que os ajudaria em sustentar as verdades dos ensinos,
morte e ressurreição do Messias.
A profecia de Joel parece ter dois sentidos, é o
primeiro argumento. Esta visão cíclica favorece a continuação dos dons
sobrenaturais em épocas específicas de duas maneiras:
(1)
Pedro aplica a passagem à realidade do Pentecostes e para o futuro (At.2);
(2)
A profecia de Joel aponta claramente para o “tempo do fim”, começando na
época do Pentecostes, mas isso não exclui o fim do “tempo do fim”, pelo
contrário, ressalta sua necessidade.
O segundo argumento afirma que a metáfora das
chuvas “temporã” e “serôdia” sugerem dois movimentos. Utilizando o conhecimento
comum à época, os profetas muitas vezes representaram o poder da presença de
Deus através destes símbolos (Jó 29:23; Jl. 2:23; Os. 6:3; Je. 3:3; 5:24; Zc.
10:1 e Tg. 5:7).
Chuva e Fim dos Tempos.
A chuva temporã é uma chuva que acontece sempre.
Fim dos tempos (tempo do fim), fala da
manutenção do Batismo, ou Derramamento do Espírito Santo até o fim desta Era da
Igreja, como preparação para o Arrebatamento.
A experiência do Pentecostes é simbolizada pela
chuva temporã e a experiência da última geração, a qual preparará o Mundo para
o retorno de Cristo, com a chuva serôdia. Parece óbvio
que a utilização do simbolismo indica que o
movimento se repetirá.
O Novo Testamento também deixa claro que todos os
crentes têm acesso direto a Deus através de Cristo Jesus e, por isso, podem
receber os dons do Espírito.
Os Cessacionistas
NEGAM o batismo com o Espírito Santo,
NEGAM os dons
Quem são os cessacionistas:
Podemos afirmar que os cessacionistas ensinam que
aqueles dons sobrenaturais listados pelos apóstolo Paulo em I Coríntios 12
não são mais distribuídos, pelo Espírito Santo, aos crentes, porque esses dons
eram apenas importantes para aquele momento histórico, não mais para hoje.
Segundo eles, os dons sobrenaturais tinham a função
de autenticar a mensagem do Novo Testamento, mostrando para as pessoas o poder
de Deus por meio deles. O que esses doutrinadores querem dizer é que os dons
sobrenaturais serviam como uma forma de Deus provar que a palavra que estava
sendo pregada pelos apóstolos era verdadeira.
A conclusão óbvia desse raciocínio cessacionista, é
que se os dons sobrenaturais serviam apenas para autenticar a mensagem do Novo
Testamento, e se este já está fechado em seu cânone, então aqueles dons não são
mais necessários para a Igreja.
Porém, não há, em toda a Bíblia, qualquer passagem
que afirme que os dons serviam para autenticar a mensagem pregada pelos
apóstolos. De forma bem diferente, em I Coríntios 14.12 está escrito
que, em relação aos dons, os crentes devem “abundar neles, para edificação
da igreja”.
Batismo no Espírito Santo e a Obra de
Evangelização:
Samaria é alcançada e com evidência
da ação do Batismo no Espírito Santo!
“Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo
que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os
quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Porque
sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do
Senhor Jesus). Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.”
Atos 8:14-17
É importante destacar no texto que o Batismo no
Espírito Santo pode ser recebido de várias maneiras.
“E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam
todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de
um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam
assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de
fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios
do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito
Santo lhes concedia que falassem.” Atos 2:1-4
1-Na oração
2-Por imposição de mãos.
3-Por imposição divina para capacitar
na Obra de Evangelização. “E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as
mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por
onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito
Santo.” Atos 9:17
Cornélio:
“Deus ungiu a Jesus de Nazaré com
o Espírito Santo e com virtude... [...] E nos mandou pregar ao povo, e
testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.
A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem
receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. E, dizendo Pedro ainda estas
palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E
os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se
de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.” Atos 10: 38;42-46
Lucas destaca algumas palavras:
Caiu - demonstrando que houve um mover semelhante ao
do Cenáculo.
Falar línguas – aqui destaco que, Lucas não fala em línguas de
outras gentes, mas simplesmente “línguas”, como querer citar línguas desconhecidas.
“Pois todos nós fomos batizados em um Espírito,
formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos
temos bebido de um Espírito.” 1 Coríntios 12:13
Batismo no Espírito Santo criou
unidade à Igreja:
O Batismo no Espírito Santo e sua descida em
Jerusalém no dia de Pentecostes, iniciou uma forma de agregar todos os povos,
em Cristo, e formou o Pentecostalismo, que é Universal, independente da língua
que qualquer homem, ou mulher de uma Nação fale.
Isto demonstra que, mesmo que um do continente
asiático, americano, o da Oceania, o da África, ou ilhas de qualquer Oceano,
pronuncie línguas estranhas a as própria língua, há uma confirmação no espírito
do crente que não é daquela país, independente de um ou outro crente
entendermos ou não a língua nativa, a língua estranha é distinta e há um
contato imediato com o nosso espírito.
Desta forma, a distinção de que as línguas foram
dadas, no Dia de Pentecostes foram entendidas (veja sobre sinal de
maravilha, ao longo deste estudo), mas posteriormente a expressão “línguas estranhas” ou simplesmente
“línguas” demonstram que não só a Xenolália existe, como existe a Glossolalia.
A narrativa lucana mostra que o Batismo no Espírito
Santo era normalmente recebido, ao receber a palavra, ou seja, na conversão ao
Evangelho, e se dava em muitas ocasiões
com a imposição de mãos dos Apóstolos.
Gentios - a evidência
do Batismo no Espírito Santo se torna universal.
“Envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que
tem por sobrenome Pedro, O qual te dirá palavras com que te salves, tu e toda a
tua casa. E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo,
como também sobre nós ao princípio. E lembrei-me do dito do Senhor, quando
disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o
Espírito Santo. Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando
havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir
a Deus? E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus,
dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a
vida.” Atos 11:13-18
O Espírito Santo dá Dons conforme lhe
parecer necessário à Igreja:
A importância do Batismo no Espírito Santo e o
recebimento de Dons Espirituais:
“Assim também vós, como desejais dons espirituais,
procurai abundar neles, para edificação da igreja.” 1 Coríntios 14:12
“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas
coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” 1 Coríntios 12:11
O batismo no Espírito Santo abre ao crente uma
porta para receber, conforme o Espírito Santo quiser, outros Dons.
“Assim também vós, como desejais dons espirituais,
procurai abundar neles, para edificação da igreja.
Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore
para que a possa interpretar.” 1 Coríntios 14:12,13
O Batismo e falar em línguas é uma forma de manter
o crente em abundância de contato pneumático com Deus.
“Segui o amor, e procurai com zelo
os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
Porque o que fala em língua desconhecida não fala
aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala
mistérios.
Mas o que profetiza fala aos homens, para
edificação, exortação e consolação.
O que fala em língua desconhecida edifica-se a si
mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
E eu quero que todos vós faleis em línguas ...” 1
Coríntios 14:1-5
“Porque, na verdade, João batizou com água, mas
vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (Atos
dos Apóstolos 1.5).
Que todos que ainda não receberam o
Batismo busquem esta benção durante este trimestre.
Anexo:
William Seymour - William
Joseph Seymour nasceu em Centerville, Louisiana, em 2 de maio, 1870; seus pais,
Simon e Phyllis Seymour eram ex-escravos no início da vida pertenciam a religiões
naturais da África. Criado como batista, em 1905, mudou-se para Houston, onde
passou a frequentar a recém-formada escola bíblica de Charles Fox Parham
em uma cadeira colocada no corredor, por ser negro.
Foi aí que aprendeu as doutrinas do movimento
Holiness e desenvolveu a crença na glossolalia (mais conhecido como dom de
línguas) como prova do batismo com o Espírito Santo.
Seymour mudou-se depois para Los Angeles, onde
passou a exercer o pastorado em uma igreja da metrópole nascente. No entanto,
não foi bem aceito ao começar a pregar a mensagem de reavivamento e batismo no
Espírito Santo, e foi expulso.
Na procura por um lugar para continuar seu
trabalho, ele fundou sua própria igreja num templo abandonado da Igreja
Metodista Africana em Los Angeles, localizada na Azusa Street (Rua Azusa) no.
312. O resultado foi o Reavivamento da Rua Azusa. Seymour não só derrubou a
existência de barreiras raciais em favor da "unidade em Cristo", mas
também rejeitou barreiras às mulheres em qualquer forma como participante dos
serviços na igreja sem quebrar os mandamentos bíblicos em relação as mulheres.
Sobre a primeira aluna do Seminário
Bethel a receber o Batismo No Espírito Santo:
Agnes Ozman (1870-1937) foi uma estudante da Bethel
Bible College de Charles Parham em Topeka, Kansas. Ozman, foi considerada por
muitos como "a primeira a falar em línguas". Suas experiências
provocaram um movimento pentecostal moderno, que começou no início do século
20.
Agnes Ozman
Desde a infância, Agnes e seus seis irmãos
participaram da Igreja Metodista Episcopal em Nebraska, Wisconsin. Na sua
juventude, Ozman participou de instituições bíblicas e, eventualmente, do
Bethel Bible College, em Kansas.
Parham, professor de Ozman na Bethel Bible College,
alinhado com o Movimento de Santidade, introduziu os conceitos de cura divina e
a santificação a seus alunos. Parham pediu aos alunos para refletirem sobre o
que o versículo da Bíblia "receber o dom do Espírito Santo"
(Atos 2:38) pode significar e se qualquer evidência especificamente relacionada
com este dom pode ser encontrada, dando-lhes três dias, enquanto estivesse
ausente, para este estudo. Quando Parham retornou, todos os seus alunos, haviam
entendido que o Espírito Santo havia descido sobre um indivíduo, então, falar
em línguas seria possível no presente e que acharam ser uma prova suficiente. Os alunos apontaram que este tipo de evento foi mencionado quatro
vezes no livro de Atos dos Apóstolos. Na Véspera daquele Ano Novo, Parham e
seus alunos planejaram orar e buscar pelo
dom do Espírito Santo. Em 1901, após a meia-noite de 1 de janeiro a aluna Ozman
pediu a seu professor, orasse para que ela pudesse ser cheia com o Espírito
Santo por meio da imposição de mãos e para que ela pudesse falar em línguas.
De acordo com seus colegas, suas orações foram
ouvidas, e seus colegas relataram que ela começou a falar uma língua que
entendiam ser chinês. Não muito tempo depois, Parham e trinta e quatro outros
alunos também começaram a falar em línguas estranhas. Diz-se que Ozman, não
pode falar o inglês por três dias. Muitos, naquele dia experimentaram outros
dons do Espírito Santo, e logo o grupo saiu de Kansas City para espalhar a
notícia.
Com essa experiência, Charles Parham e nove outros
receberam a experiência de falar em línguas. Parham então abriu faculdades
bíblicas em Houston, Texas, e foi assim que , também, Lucy Farrow começou a
falar em línguas em 1906 e cerca de 13 mil outras pessoas falaram em línguas na
rua Bonnie Brae 214-216, na cidade de Los Angeles, Califórnia. Em 1909, na
missão Los Angeles Azusa Street sob o pastorado de William J. Seymour e com a
ajuda de Lucy Farrow, cerca de 50 mil pessoas receberam essa experiência de
falar em línguas
Bibliologia:
A Atuação Do Espírito Santo Através Dos Dons
Sobrenaturais; Michel Wésley Moróz, Bacharel em Teologia pelo Unasp, Campus
Engenheiro Coelho, SP, TCC apresentado em dezembro de 2008, Orientador: Amin
Américo Rodor, Th.D.
Os dons cessaram, veja a incoerência dos
cessacionistas, Dr. Fábio Blanco
Bíblia online ARC
Dicionário Strong
Citações no corpo do texto
http://estudandopalavra.blogspot.com/search?q=batismo+com+Esp%C3%ADrito+Santo
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