sábado, janeiro 16

O Batismo no Espírito Santo Lição 3 – CPAD Janeiro 2021

O Batismo no Espírito Santo

Lição 3 – CPAD

Estudo Pastor e Professor Universitário Osvarela

Data: 17 de Janeiro de 2021

Texto Áureo

Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (Atos dos Apóstolos 1.5)

Verdade Prática

Ser batizado no Espírito Santo é uma experiência espiritual perfeitamente distinta da nossa conversão, e para nós, essa é uma verdade apresentada nas Escrituras.

Leitura Bíblica

Atos 2.1-13.

1 — Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;

2 — e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

3 — E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

4 — E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

5 — E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

6 — E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.

7 — E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando?

8 — Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?

9 — Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judeia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia,

10 — e Frígia, e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos (tanto judeus como prosélitos),

11 — e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.

12 — E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?

13 — E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.

Hinos Sugeridos: 24, 155 e 387 da Harpa Cristã.

Objetivo Geral

Conscientizar a respeito do Batismo no Espírito Santo como uma verdade revelada nas Escrituras.

Objetivos Específicos

Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos subtópicos.

·  I. Conceituar o Batismo no Espírito Santo;

·  II. Mostrar o propósito do Batismo no Espírito Santo;

·  III. Destacar o recebimento e a evidência do Batismo no Espírito Santo.

Exórdio:

Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” Atos dos Apóstolos 1.5

Preciso iniciar este estudo com a crença da atualidade de todos os Dons do Espírito Santo, para a Igreja!

“De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.” 1 Coríntios 14:22

Qual é o conceito do Batismo no ou com Espírito Santo?

O conceito do batismo com ou no Espírito Santo, é advindo da própria etimologia da palavra Batismo.

Baptizo ou batismo – significa imersão (imerso ou envolvido pelas águas).

Sendo assim, o crente ao ser batizado no Espírito Santo é imerso ou mergulhado ou envolvido com a presença do Espírito Santo.

“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. [...] Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:5-8

CREMOS, professamos e ensinamos que o batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder do alto: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49). É, também, uma promessa divina aos salvos: “e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias” (At 2.18).

Trata-se de uma experiência espiritual que ocorre após ou junto à regeneração, sendo acompanhada da evidência física inicial do falar em outras línguas: “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At 2.4). Nessa passagem, ser “cheio do Espírito” indica ser batizado no Espírito Santo.

A Evidência e constatação do Batismo no Espírito Santo:

O falar em línguas é a evidência inicial desse batismo, mas somente a evidência inicial, pois há evidência contínua da presença especial do Espírito como o “fruto do Espírito” (Gl 5.22) e a manifestação dos dons.1 O batismo no Espírito Santo é uma bênção resultante da obra de Cristo no Calvário.” Capítulo XIX. Sobre O Batismo No Espírito Santo, Declaração de Fé das Assembleias de Deus – CGADB.

O batismo no Espírito Santo é chamado a “promessa do Pai” (At 1.4) ou “do meu Pai” e o “revestimento de poder” ou “poder do alto” (Lc 24.49), e ainda “dom do Espírito Santo” (At 2.38; 10.45), e “virtude do Espírito Santo” (At 1.8).

Batismo com Espírito Santo como selo (e a percepção de que entristecer ao Espírito Santo pode levar a perda da salvação):

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30

É importante destacar que ser batizado com ou no Espírito Santo não é garantia de salvação (vide versículo, acima, entristecer, ou mentir ao Espírito Santo – como Ananias e Safita), há uma distinção, o Espírito Santo habita em todo o que crer em Jesus e o aceita como Salvador. O batismo é recebimento de autoridade, poder espiritual para realização das obras relativas à atuação da Igreja. Para adoração e uma vida cristã vitoriosa. Não significa uma regeneração que acontece quando o pecador aceita a Cristo. Assim, o regenerado tem a oportunidade e é um candidato em busca deste batismo e imersão no Espírito Santo.

Na tipologia bíblica podemos verificar como Pedro faz a comparação com o Dilúvio. As Escrituras fazem a comparação com a Nuvem que envolve todo o Israel.

“Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.” Mateus 12:31

Etimologia:

αντιτυπος - antitupos; adj. uma coisa formada a partir de algum modelo; uma coisa semelhante a outra, sua contraparte - algo no tempo messiânico que corresponde ao tipo, como o batismo corresponde ao dilúvio (1Pedro 3.21)

“Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;” 1 Pedro 3:21

βαπτιζω - baptizo; v. mergulhar repetidamente, imergir, submergir (de embarcações afundadas); limpar mergulhando ou submergindo, lavar, tornar limpo com água, lavar-se, tomar banho; submergir.

βαπτισμα - baptisma; n. n.  imersão, submersão - de calamidades e aflições nas quais alguém é submergido completamente - do batismo de João, aquele rito de purificação pelo qual as pessoas, mediante a confissão dos seus pecados, comprometiam-se a uma transformação espiritual, obtinham perdão de seus pecados passados e qualificavam-se para receber os benefícios do reino do Messias que em breve seria estabelecido. Este era um batismo cristão válido e foi o único batismo que os apóstolos receberam. Não há registro em nenhum outro lugar de que tenham sido alguma vez rebatizados depois do Pentecostes.

1.       do batismo cristão; um rito de imersão na água, como ordenada por Cristo, pelo qual alguém, depois de confessar seus pecados e professar a sua fé em Cristo, tendo nascido de novo pelo Santo Espírito para uma nova vida, identifica-se publicamente com a comunhão de Cristo e a igreja.

Em Rm 6.3 Paulo afirma que fomos “batizados na sua morte”, significando que estamos não apenas mortos para os nossos antigos caminhos, mas que eles foram sepultados.

Retornar a eles é tão inconcebível para um Cristão quanto para alguém desenterrar um cadáver! Em países islâmitas, um recém convertido tem poucos problemas com os muçulmanos até ser publicamente batizado. É então que os muçulmanos sabem que têm que dar um jeito nele e daí começa a perseguição.

βαπτισμος - baptismos; n. m. lavagem, purificação efetuada por meio de água - da lavagem prescrita pela lei mosaica (Hb 9.10) que parece significar uma exposição da diferença entre as lavagens prescritas pela lei mosaica e o batismo cristão

βαπτιστης - Baptistes; n. m. aquele que batiza, um batizador; alguém que administra o rito do batismo; o sobrenome de João, o precursor de Cristo.

επιθεσις - epithesis; n. f. imposição (de mãos). A imposição de mãos era um rito sagrado, transmitido aos cristãos pelos judeus, e usado quando se orava por outra pessoa, ou quando se conferiam a ela bênçãos divinas (especialmente saúde física) ou o Espírito Santo (na administração do batismo ou quando mestres e ministros da igreja tomavam posse do seu ofício).

Exemplo prático:

O exemplo mais claro que mostra o sentido de “baptizo” é um texto do poeta e médico grego Nicander, que viveu aproximadamente em 200 A.C.

É uma receita para fazer picles. É de grande ajuda porque nela o autor usa as duas palavras. Nicander diz que para preparar picles, o vegetal deveria ser primeiro ‘mergulhado’ (bapto) em água fervente e então ‘batizado’ (baptizo) na solução de vinagre. Ambos os verbos descrevem a imersão dos vegetais em uma solução. Mas o primeiro descreve uma ação temporária. O segundo, o ato de batizar o vegetal, produz uma mudança permanente.

Quando usada no Novo Testamento, esta palavra refere-se com maior freqüência à nossa união e identificação com Cristo que ao nosso batismo com água. P.e. Mc 16.16. ‘Quem crer e for batizado será salvo’. Cristo está dizendo que o mero consentimento intelectual não é o bastante. Deve haver uma união com ele, uma mudança real, como a do vegetal em relação ao pickle! Bible Study Magazine, James Montgomery Boice, Maio 1989.

O Batismo com Espírito Santo, é:

Atual;

É para hoje;

É para todos que crerem;

É uma evidência da presença de Jesus entre a Igreja;

É Evidência da presença do Consolador na condução da Igreja;

É sinal para os descrentes;

É para nós no presente século.

Apontamentos anteriores do autor deste texto, ano 2011: Acesse o link!

A- Espírito Santo.

O Espírito Santo é um ser auto-existente, existente na premissa do princípio que chamamos de: “Principium essendi”.

Ou seja, Principio existente ou autoexistência.

É Enviado, do Céu:

Como o Filho, dentro do Plano de Deus, igualitariamente a todas as pessoas da Trindade, por isto Jesus declara:

João 14. 16. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.

"Outro" é tradução do termo grego "allos", que significa outro de mesma natureza.

Qual é a natureza de Jesus?

Divina

Assim, o é a natureza do Espírito Santo. Aleluia!

1 Pe.11.2. Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho;

Permanece Entre Nós:

1 João 3.24. Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado.

Este texto exegeticamente nos informa a sua deidade.

Mt.3.11.E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

Batismo – baptisma - do verbo baptizo: mergulhar, imergir.

Batisma – o que é mergulhado.

Tenho por importante a necessidade de Na visão de Lucas em Atos dos Apóstolos - Cheio do Espírito Santo

Nas palavras de Jesus Cristo - At.1.4-8. Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias.[ ... ] Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos[...].Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.

Atos 1.5. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

Esta é a ação do Espírito Santo, ao Jesus Cristo batizar os crentes!

Evidências e entendimento de ser Batizado no Espírito Santo:

Ao explanar o tema abaixo, o faço em função de certas dúvidas, mesmo entre batizados com o Espírito Santo, para que se entenda entre o povo de Deus esta ação do Espírito Santo.

Variedade de línguas.

1 Co.12.10. ...a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas.
28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

A Evidência do Batismo no Espírito Santo:

Glossolalia e Xenolália.

Conforme a Declaração de Fé a evidência do Batismo no Espírito Santo é a fala em outras línguas.

Historiando:

Embora, alguns estudiosos assembleianos queiram separar a atual Onda do Pentecostalismo, e  busca para recebimento do batismo no Espírito Santo do período iniciado por Charles Pahram e a continuidade do movimento na Rua Azuza, [excluindo as questões litúrgicas ou até doutrinária, dos movimentos, seja o Evangelicalismo, ou o Movimento da Santidade - doutrinas do movimento Holiness - ,  teologia da santidade, que ensinou segundo a bênção inteira da santificação (ou seja, a santificação é uma experiência pós-conversão que resulta em santidade completa), Aphostolic Faith] tenho por certo, que é impossível separarmos, com distinção, o movimento que as Assembleias de Deus no Brasil receberam com a chegada de Daniel Berg e Gunnar Vingren. O nome de Missão de Fé Apostólica, que já era empregado pelo movimento de Los Angeles, mas sem qualquer vínculo administrativo com William Joseph Seymour, foi o primeiro nome da Missão de Gunnar Vingren e Daniel Berg, no Brasil.

Sem dúvida alguma, historicamente o impacto do movimento pentecostal, iniciado pelos citados homens, acima, trouxe esta mensagem pentecostal (pentecostalismo) ao Brasil!

Assembléia de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará, em 19 de novembro de 1910, vindos dos EUA. A princípio, freqüentaram a Igreja Batista, denominação a que ambos pertenciam nos Estados Unidos. Eles traziam a doutrina do batismo no Espírito Santo, com a glossolalia — o falar em línguas estranhas — como a evidência inicial da manifestação para os adeptos do movimento. A manifestação do fenômeno já vinha ocorrendo em várias reuniões de oração nos EUA (e também de forma isolada em outros países), principalmente naquelas que eram conduzidas por Charles Fox Parham, mas teve seu apogeu inicial através de um de seus principais discípulos, um pastor negro leigo, chamado William Joseph Seymour, na Rua Azusa, Los Angeles, em 1906.

A nova doutrina trouxe muita divergência. Enquanto um grupo aderiu, outro rejeitou. Assim, em duas assembléias distintas, conforme relatam as atas das sessões, os adeptos do pentecostalismo foram desligados e, em 18 de junho de 1911, juntamente com os missionários estrangeiros, fundaram uma nova igreja e adotaram o nome de Missão de Fé Apostólica, que já era empregado pelo movimento de Los Angeles, mas sem qualquer vínculo administrativo com William Joseph Seymour. A partir de então, passaram a reunir-se na casa de Celina de Albuquerque. Mais tarde, em 18 de janeiro de 1918 a nova igreja, por sugestão de Gunnar Vingren, passou a chamar-se Assembléia de Deus, em virtude da fundação das Assembléias de Deus nos Estados Unidos, em 1914, em Hot Springs, Arkansas, mas, outra vez, sem qualquer ligação institucional entre ambas as igrejas. Quarta-Feira, 12 De Dezembro De 2007, História da Assembléia de Deus no Brasil, http://avivamentoazusa.blogspot.com/2007/12/histria-da-assemblia-de-deus-no-brasil.html

Mas, é assunto para uma discussão maior, em outra oportunidade.

Porém, ficou claro, para podermos entender, a sequência deste estudo, que, o inicio naqueles idos se deu pela busca missionária para capacitar o envio de missionário pelo Seminário Betel, entendendo que o batismo no Espírito Santo capacitaria os futuros alunos a serem enviados para nações, com o dom de falar na língua dos locais ou nações onde fossem enviados.

*Veja Anexo sobre Agnes Ozman

Palavra-Chave:

Glossolalia - Evidência no falar em Línguas estranhas - Dom da Glossolalia.

Falar em línguas, no caso línguas desconhecidas;

Línguas dos céus, vindas e repartidas de forma visual, na narrativa de Lucas: ...línguas repartidas como que de fogo.

Repartidas - Palavra-chave, para entender a diferença entre o AT e o NT, a nova forma de dispensação do Espírito Santo.

Repartida entre todos, não mais visitação a um só, ou poucos homens, mas expansão a todos que buscam a sua Presença.

·         Xenolália é a capacidade de falar uma língua estrangeira que o indivíduo desconhece, que não aprendeu nem foi exposto. Xenolália é um termo grego, onde xenos significa "estranho" e lalia "linguagem".

Xenolália é um termo que aparece, de diversas formas, no Novo Testamento, nos livros de Atos e 1 Coríntios .

Existe a semelhança com a palavra glossolalia, e muitas pessoas confundem seu significado.

·         Glossolalia é o ato de falar línguas celestiais, muitas vezes como parte da prática religiosa, é também conhecida como a língua dos anjos. A glossolalia é uma parte de uma língua sagrada.

·         Glossolalia:

A Glossolália, como já explicamos, em outra lição e repetimos, aqui, neste conteúdo:

- De acordo com certo ponto de vista, refere-se a alguma espécie de fala extática, possivelmente relacionadas às "línguas dos anjos", mencionadas em 1 Coríntios 13.1."Ainda que eu falasse as línguas ... dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine."

Por outro lado, o Novo Testamento dá evidência explícita e inequívoca de que o Espírito Santo deu aos crentes primitivos a capacidade de falar em línguas humanas estrangeiras (At 2.4-11).

A Xenolália:

At.2.1-12. Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. [...]E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. 5-8.

Habitavam então em Jerusalém judeus, homens piedosos, de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se admiravam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses que estão falando? Como é, pois, que os ouvimos falar cada um na própria língua em que nascemos? 9-12. 

Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes-ouvímo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus. E todos pasmavam e estavam perplexos, dizendo uns aos outros: Que quer dizer isto?

Exemplo prático:

A ação do Batismo com o Espírito Santo com Dom de Línguas.

Serve para apologia, quanto a forma de operação das línguas, que são defendidas por outras teses, avessas a Glossolália, nos tempos de hoje, no seio da Igreja, e que procuram estabelecer: línguas estranhas, como línguas de outros povos, que devemos conhecer humanamente.

Este fato pode ocorrer, como eu já inseri em outro estudo publicado em meu site.

Línguas pós Batismo no Espírito Santo – sinal:

“De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis, ...” 1 Coríntios 14:22

Narro este fato, ligado a sinal de Línguas estranhas.

Eu assisti um pessoalmente da mesma forma, com que narro, abaixo:

a-     Como, o caso de um irmão brasileiro pregando, em uma das Igrejas, onde eu estava em um culto.

O pregador falava línguas estranhas, e um senhor japonês, convidado, por seus irmãos, já há algum tempo no Brasil e convertidos, ao Evangelho, sem conhecimento, ou parco da língua portuguesa, ao ouvir um irmão falar em línguas estranhas, entendia tudo que aquele falava em línguas. Ao final do culto procurou o irmão que falara em línguas, para conversar com o mesmo, naturalmente, pensava ele, 'em japonês', qual não foi a sua admiração, após muita explicação dos seus convidandos, lhe falarem, que o que ele ouvira, foram línguas espirituais, e o pregador, não sabia, uma só palavra em japonês.

Transcrevo e Cito o  Pastor Escritor e Articulista CPAD Ciro Zibordi:

Neste artigo, discorro sobre o dom de línguas “estranhas” (adjetivo que não aparece no texto grego do Novo Testamento), que podem ser glossolálicas (estranhas a quem as profere e as ouve) ou xenolálicas (em idiomas conhecidos, mas estranhos a quem os profere). Essa distinção, a rigor, é apenas didática, já que a palavra “glossolalia”, derivada de dois termos gregos (glossa, “língua”; lalia, “fala”), abarca a xenolalia (cujo prefixo gr. xenos denota “estrangeiro”), a qual se refere, especificamente, às línguas (gr. dialektos) mencionadas em Atos 2.6.

De modo geral, a xenolalia está contida na glossolalia, que diz respeito ao “dom de falar em outras línguas, concedido pelo Espírito Santo” (HORTON, p. 791). Há uma afinidade linguística entre Atos 2.4 (gr. heterais glossais, “outras línguas”) e a citação de Isaías 28.11 feita por Paulo (cf. 1 Co 14.22-25), a qual “contém a forma composta heteroglossois, que também significa ‘outras línguas’. A posição mais plausível é de que a glossolalia possa ser compreendida como falar em línguas, mas que as línguas podem ser tanto humanas quanto angelicais/celestiais” (PALMA, p. 68).

Glossolalia, por conseguinte, é um termo técnico para designar todas as finalidades do dom de línguas, a começar pela evidência inicial de que o salvo em Cristo foi batizado no Espírito (At 2.1-4 etc.). Elas também edificam o crente e a congregação revestidos de poder, bem como podem conter mensagens, compreendidas mediante o dom de interpretação (cf. 1 Co 14; Rm 8.26; GILBERTO, p. 62). Línguas como evidência, glossolalia e xenolalia, Seg, 27/04/2020 por Ciro Sanches Zibordi

Batismo como Promessa:

At.2.38-39. “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar.”

-em todos que crerem,

-em novidade de vida

-em regeneração da vida pessoal

-na capacitação em realizar uma identificação inicial e maravilhosa com línguas estranhas,

-na autoridade do revestimento do Espírito Santo.

-na ação comunal entre os que a Ele recebem... 1Co.12.12.13. “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.”

27 Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros.

1 Co.12.11. “Pois um mesmo e só Espírito opera tudo em todos...”

Projeto De Deus, Para O Homem (Pneumático) Espiritual:

1 Co.2.10-14. Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. [...] assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

No Novo Testamento as palavras traduzidas por “dons” nos principais textos referentes aos “dons espirituais” são carismata e pneumaticon, a primeira pode ser entendida como algo recebido sem mérito próprio, um presente recebido mediante a graça Divina. A segunda pode ser aceita como algo pertencente ao Espírito Santo ou Espírito de Deus.

Analisando o sentido de carismata pode-se perceber que o sentido básico de dons vai muito além de apenas algumas dotações especiais concedidas por Deus, pois tudo que se recebe sem merecimento pode chamar-se “dons”, ou seja, vida, sol, chuva, salvação e muitos outros. Já através do sentido de pneumaticon, os “dons espirituais” podem ser entendidos como algo especial proveniente do Espírito Santo.

Carismata aparece seis vezes no Novo Testamento (Rm 11:29; 12:6; 1 Co 12:9, 28,30 e 31), enquanto o seu singular carisma aparece oito vezes (Rm 1:11; 5:15;5:16; 6:23; 1 Cor 7:7; 2 Cor. 1:11; 2 Tm. 1:6; e 1 Ped. 4:10), sempre se referindo a algum dom procedente do Espírito Santo. Ao todo, carismatos e suas declinações, aparecem 17 vezes nos escritos neotestamentários, 16 nos escritos paulinos e apenas uma em 1 Pedro 4:10. 4

As declinações de pneumáticos aparecem apenas três vezes no Novo Testamento, se referem de forma muito clara aos “dons espirituais”, pneumaton (1 Co 14:12), pneumática (1 Co 14:1) e pneumaticon (1 Co 12: 1). Todas nos escritos paulinos. A Atuação Do Espírito Santo Através Dos Dons Sobrenaturais; Michel Wésley Moróz, Bacharel em Teologia pelo Unasp, Campus Engenheiro Coelho, SP, TCC apresentado em dezembro de 2008, Orientador: Amin Américo Rodor, Th.D.

O batismo No Espírito Santo dá poder para realizar a Obra de Deus:

Evangelizar

Sinais

Movimentos que não aceitam o Batismo No Espírito Santo:

“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.” Joel 2:28,29

A Bíblia de Estudo Pentecostal define “dons” como “manifestações sobrenaturais concedidas da parte do Espírito Santo, e que operam através dos crentes, para o seu bem comum”.

Os defensores do cessacionismo afirmam ser o batismo com o Espírito Santo e fogo o auge do

ministério de Cristo, servindo para validar Seu ministério como um todo. Na perspectiva teológica de Lucas a ressurreição, ascensão e Pentecostes formam uma unidade indivisível, coesa, apesar de serem acontecimentos distintos no tempo. A coroação da obra de Cristo é manifesta no Pentecostes.

Em segundo lugar, os apóstolos precisavam ter seus ministérios confirmados.

O Espírito Santo derramado no dia de Pentecostes foi a confirmação pública que os ajudaria em sustentar as verdades dos ensinos, morte e ressurreição do Messias.

A profecia de Joel parece ter dois sentidos, é o primeiro argumento. Esta visão cíclica favorece a continuação dos dons sobrenaturais em épocas específicas de duas maneiras:

(1) Pedro aplica a passagem à realidade do Pentecostes e para o futuro (At.2);

(2) A profecia de Joel aponta claramente para o “tempo do fim”, começando na época do Pentecostes, mas isso não exclui o fim do “tempo do fim”, pelo contrário, ressalta sua necessidade.

O segundo argumento afirma que a metáfora das chuvas “temporã” e “serôdia” sugerem dois movimentos. Utilizando o conhecimento comum à época, os profetas muitas vezes representaram o poder da presença de Deus através destes símbolos (Jó 29:23; Jl. 2:23; Os. 6:3; Je. 3:3; 5:24; Zc. 10:1 e Tg. 5:7).

Chuva e Fim dos Tempos.

A chuva temporã é uma chuva que acontece sempre.

Fim dos tempos (tempo do fim), fala da manutenção do Batismo, ou Derramamento do Espírito Santo até o fim desta Era da Igreja, como preparação para o Arrebatamento.

A experiência do Pentecostes é simbolizada pela chuva temporã e a experiência da última geração, a qual preparará o Mundo para o retorno de Cristo, com a chuva serôdia. Parece óbvio

que a utilização do simbolismo indica que o movimento se repetirá.

O Novo Testamento também deixa claro que todos os crentes têm acesso direto a Deus através de Cristo Jesus e, por isso, podem receber os dons do Espírito.

Os Cessacionistas

NEGAM o batismo com o Espírito Santo,

NEGAM os dons

Quem são os cessacionistas:

Podemos afirmar que os cessacionistas ensinam que aqueles dons sobrenaturais listados pelos apóstolo Paulo em I Coríntios 12 não são mais distribuídos, pelo Espírito Santo, aos crentes, porque esses dons eram apenas importantes para aquele momento histórico, não mais para hoje.

Segundo eles, os dons sobrenaturais tinham a função de autenticar a mensagem do Novo Testamento, mostrando para as pessoas o poder de Deus por meio deles. O que esses doutrinadores querem dizer é que os dons sobrenaturais serviam como uma forma de Deus provar que a palavra que estava sendo pregada pelos apóstolos era verdadeira.

A conclusão óbvia desse raciocínio cessacionista, é que se os dons sobrenaturais serviam apenas para autenticar a mensagem do Novo Testamento, e se este já está fechado em seu cânone, então aqueles dons não são mais necessários para a Igreja.

Porém, não há, em toda a Bíblia, qualquer passagem que afirme que os dons serviam para autenticar a mensagem pregada pelos apóstolos. De forma bem diferente, em I Coríntios 14.12 está escrito que, em relação aos dons, os crentes devem “abundar neles, para edificação da igreja”.

Batismo no Espírito Santo e a Obra de Evangelização:

Samaria é alcançada e com evidência da ação do Batismo no Espírito Santo!

“Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.Atos 8:14-17

É importante destacar no texto que o Batismo no Espírito Santo pode ser recebido de várias maneiras.

“E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” Atos 2:1-4

1-Na oração

2-Por imposição de mãos.

3-Por imposição divina para capacitar na Obra de Evangelização. “E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.” Atos 9:17

Cornélio:

“Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude... [...] E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos. A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.” Atos 10: 38;42-46

Lucas destaca algumas palavras:

Caiu -  demonstrando que houve um mover semelhante ao do Cenáculo.

Falar línguas – aqui destaco que, Lucas não fala em línguas de outras gentes, mas simplesmente “línguas”, como querer citar línguas desconhecidas.

“Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.” 1 Coríntios 12:13

Batismo no Espírito Santo criou unidade à Igreja:

O Batismo no Espírito Santo e sua descida em Jerusalém no dia de Pentecostes, iniciou uma forma de agregar todos os povos, em Cristo, e formou o Pentecostalismo, que é Universal, independente da língua que qualquer homem, ou mulher de uma Nação fale.

Isto demonstra que, mesmo que um do continente asiático, americano, o da Oceania, o da África, ou ilhas de qualquer Oceano, pronuncie línguas estranhas a as própria língua, há uma confirmação no espírito do crente que não é daquela país, independente de um ou outro crente entendermos ou não a língua nativa, a língua estranha é distinta e há um contato imediato com o nosso espírito.

Desta forma, a distinção de que as línguas foram dadas, no Dia de Pentecostes foram entendidas (veja sobre sinal de maravilha, ao longo deste estudo), mas posteriormente  a expressão “línguas estranhas” ou simplesmente “línguas” demonstram que não só a Xenolália existe, como existe a Glossolalia.

A narrativa lucana mostra que o Batismo no Espírito Santo era normalmente recebido, ao receber a palavra, ou seja, na conversão ao Evangelho, e se dava em  muitas ocasiões com a imposição de mãos dos Apóstolos.

Gentios -  a evidência do Batismo no Espírito Santo se torna universal.

“Envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro, O qual te dirá palavras com que te salves, tu e toda a tua casa. E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio. E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo. Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus? E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.” Atos 11:13-18

O Espírito Santo dá Dons conforme lhe parecer necessário à Igreja:

A importância do Batismo no Espírito Santo e o recebimento de Dons Espirituais:

“Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.” 1 Coríntios 14:12

“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” 1 Coríntios 12:11

O batismo no Espírito Santo abre ao crente uma porta para receber, conforme o Espírito Santo quiser, outros Dons.

“Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.

Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.” 1 Coríntios 14:12,13

O Batismo e falar em línguas é uma forma de manter o crente em abundância de contato pneumático com Deus.

“Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.

Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.

O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.

E eu quero que todos vós faleis em línguas ...” 1 Coríntios 14:1-5

Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (Atos dos Apóstolos 1.5)

Que todos que ainda não receberam o Batismo busquem esta benção durante este trimestre.

Anexo:

William Seymour -  William Joseph Seymour nasceu em Centerville, Louisiana, em 2 de maio, 1870; seus pais, Simon e Phyllis Seymour eram ex-escravos no início da vida pertenciam a religiões naturais da África. Criado como batista, em 1905, mudou-se para Houston, onde passou a frequentar a recém-formada escola bíblica de Charles Fox Parham em uma cadeira colocada no corredor, por ser negro.

Foi aí que aprendeu as doutrinas do movimento Holiness e desenvolveu a crença na glossolalia (mais conhecido como dom de línguas) como prova do batismo com o Espírito Santo.

Seymour mudou-se depois para Los Angeles, onde passou a exercer o pastorado em uma igreja da metrópole nascente. No entanto, não foi bem aceito ao começar a pregar a mensagem de reavivamento e batismo no Espírito Santo, e foi expulso.

Na procura por um lugar para continuar seu trabalho, ele fundou sua própria igreja num templo abandonado da Igreja Metodista Africana em Los Angeles, localizada na Azusa Street (Rua Azusa) no. 312. O resultado foi o Reavivamento da Rua Azusa. Seymour não só derrubou a existência de barreiras raciais em favor da "unidade em Cristo", mas também rejeitou barreiras às mulheres em qualquer forma como participante dos serviços na igreja sem quebrar os mandamentos bíblicos em relação as mulheres.

Sobre a primeira aluna do Seminário Bethel a receber o Batismo No Espírito Santo:

Agnes Ozman (1870-1937) foi uma estudante da Bethel Bible College de Charles Parham em Topeka, Kansas. Ozman, foi considerada por muitos como "a primeira a falar em línguas". Suas experiências provocaram um movimento pentecostal moderno, que começou no início do século 20.

Agnes Ozman

Desde a infância, Agnes e seus seis irmãos participaram da Igreja Metodista Episcopal em Nebraska, Wisconsin. Na sua juventude, Ozman participou de instituições bíblicas e, eventualmente, do Bethel Bible College, em Kansas.

Parham, professor de Ozman na Bethel Bible College, alinhado com o Movimento de Santidade, introduziu os conceitos de cura divina e a santificação a seus alunos. Parham pediu aos alunos para refletirem sobre o que o versículo da Bíblia "receber o dom do Espírito Santo" (Atos 2:38) pode significar e se qualquer evidência especificamente relacionada com este dom pode ser encontrada, dando-lhes três dias, enquanto estivesse ausente, para este estudo. Quando Parham retornou, todos os seus alunos, haviam entendido que o Espírito Santo havia descido sobre um indivíduo, então, falar em línguas seria possível no presente e que acharam ser uma  prova suficiente. Os alunos apontaram  que este tipo de evento foi mencionado quatro vezes no livro de Atos dos Apóstolos. Na Véspera daquele Ano Novo, Parham e seus alunos planejaram  orar e buscar pelo dom do Espírito Santo. Em 1901, após a meia-noite de 1 de janeiro a aluna Ozman pediu a seu professor, orasse para que ela pudesse ser cheia com o Espírito Santo por meio da imposição de mãos e para que ela pudesse falar em línguas.

De acordo com seus colegas, suas orações foram ouvidas, e seus colegas relataram que ela começou a falar uma língua que entendiam ser chinês. Não muito tempo depois, Parham e trinta e quatro outros alunos também começaram a falar em línguas estranhas. Diz-se que Ozman, não pode falar o inglês por três dias. Muitos, naquele dia experimentaram outros dons do Espírito Santo, e logo o grupo saiu de Kansas City para espalhar a notícia.

Com essa experiência, Charles Parham e nove outros receberam a experiência de falar em línguas. Parham então abriu faculdades bíblicas em Houston, Texas, e foi assim que , também, Lucy Farrow começou a falar em línguas em 1906 e cerca de 13 mil outras pessoas falaram em línguas na rua Bonnie Brae 214-216, na cidade de Los Angeles, Califórnia. Em 1909, na missão Los Angeles Azusa Street sob o pastorado de William J. Seymour e com a ajuda de Lucy Farrow, cerca de 50 mil pessoas receberam essa experiência de falar em línguas

Bibliologia:

A Atuação Do Espírito Santo Através Dos Dons Sobrenaturais; Michel Wésley Moróz, Bacharel em Teologia pelo Unasp, Campus Engenheiro Coelho, SP, TCC apresentado em dezembro de 2008, Orientador: Amin Américo Rodor, Th.D.

Os dons cessaram, veja a incoerência dos cessacionistas, Dr. Fábio Blanco

Bíblia online ARC

Dicionário Strong

Citações no corpo do texto

http://estudandopalavra.blogspot.com/search?q=batismo+com+Esp%C3%ADrito+Santo

Imagem editada - RBC Oficial

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger