sábado, maio 8

O Ministério de Apóstolo Lição 6 - CPAD 09 de Maio de 2021 - 2º Trimestre de 2021

O Ministério de Apóstolo

Lição 6 - CPAD 

09 de Maio de 2021 - 2º Trimestre de 2021

Estudo Pastor e Professor Universitário Osvarela

Texto Áureo

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores” (Efésios 4.11).

Prática

O dom do apostolado foi concedido por Deus à igreja com o propósito de expandir o Evangelho de Cristo.

Leitura Bíblica

Efésios 4.7-16.

7 – Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.

8 – Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.

9 – Ora, isto — ele subiu — que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?

10 – Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

11 – E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

12 – querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

13 – até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.

14 – Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

15 – Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. 
16 – Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

Hinos Sugeridos 96, 149, 355.

Texto Apoio:

Lucas 6:13-16

13 Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou apóstolos:

14 Simão, a quem deu o nome de Pedro; seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu;

15 Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado zelote;16Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor.

Objetivo Geral : Mostrar a importância do ministério apostólico no Novo Testamento.

Objetivos Específicos

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos

1 Investigar biblicamente o colégio apostólico.

2 Explicar o ministério apostólico de Paulo.

3 Avaliar a respeito da apostolicidade atual.

Os Apóstolo – Apostolicidade.

11. E ele mesmo concedeu uns.

Os diversos tipos mencionados são dons de Cristo à igreja.

1-      Apóstolos, e outros para

2-     profetas, e outros para

3-     evangelistas, e outros para

4-     pastores e

5-     doutores

Apóstolos. Foi um ofício especial nos primórdios da igreja. Os apóstolos não tiveram sucessores. Executaram uma obra única para o Senhor Jesus (cons. 2:20).

7 – Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.

O Apostolado foi erigido por/e em Cristo Jesus, a pedra angular.

1 Pedro 2:5

Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo.

Algumas ajudam-nos a entender o significado de Mateus 16:18. Pedro, sendo um apóstolo, foi uma das pedras fundamentais junto com os demais apóstolos e profetas, mas a estrutura como um todo está edificada sobre Cristo.

A edificação da Igreja se deu sobre o Apostolado:

Efésios 2:20

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos ..., de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

A partir de uma comparação entre a lista de apóstolos que aparece em Lc 6.16 e At 1.13, parece ser que Judas, Lebbaeus e Tadeu eram a mesma pessoa e escritor do livro de Judas.

Apóstolo é uma palavra derivada do grego que significa enviado. Inicialmente Jesus escolheu doze (12) apóstolos e os enviou para diversos lugares para pregarem a chegada da Boa Nova [godspel] ou o Evangelho. Jesus também tinha para ajudá-lo em vida, além dos doze apóstolos, cerca de 70 discípulos, palavra derivada do latim que significa aluno. Nos seus doze homens, originalmente um era coletor de impostos, outro carpinteiro e vários outros eram viajantes ou pescadores que exerciam sua profissão nas águas da Galiléia. Quando foram chamados para servir, eles se dedicaram a ser testemunhas ao mundo por aquele que os chamara”.

Etimologia:

αγιον - hagion; adj. reverendo, digno de veneração; de coisas que por causa de alguma conecção com Deus possuem uma certa distinção e exigem reverência, como lugares consagrados a Deus que não devem ser profanados - de pessoas de quem Deus usa seus serviços, por exemplo, apóstolos.

αδελφος – adelphos; irmãos em Cristo; seus irmãos pelo sangue; todos os homens; apóstolos.

αποστολος - apostolos; n. m. um delegado, mensageiro, alguém enviado com ordens - especificamente aplicado aos doze apóstolos de Cristo - num sentido mais amplo aplicado a outros mestres cristãos eminentes, exemplo: Barnabé, Timóteo e Silvano.

αποστολη - apostole; n. f. o ato de enviar - de cônsules com um exército, i.e. de uma expedição - algo enviado, esp. de presentes; no NT, o ofício e a dignidade dos apóstolos de Cristo, apostolado.

διακονια - diakonia; n. f. serviço, ministério, esp. daqueles que executam os pedidos de outros; daqueles que pelo pedido de Deus proclamam e promovem religião entre os homens - do ofício de Moisés - do ofício dos apóstolos e sua administração - do ofício dos profetas, evangelistas, anciãos, etc. Serviço daqueles que brindam aos outros os ofícios da afeição cristã esp. aqueles que ajudam a atender necessidades, seja pelo recolhimento ou pela distribuição de caridades; Ofício do diácono na igreja; Serviço daqueles que preparam e ofertam alimento.

11 – E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

Em alguns casos, pode-se confundir/identificar-se a atividade do/o Evangelista pode se confundir, com o Missionário, e em outros casos com o Apóstolo.

A diferença é a amplitude, planejamento e expansão do ministério.

Mas, podemos dizer que sempre o Apóstolo pode tem o dom do Evangelista em sua atividade.

O que os Apóstolos representavam para a Igreja: (aqui, como Paulo demonstrou: um só vasto edifício, o corpo místico de Cristo).

Atos 6:2-4

E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.

[...] Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.

A atividade dos apóstolos:

Eles acompanharam Jesus durante o Seu ministério e foram chamados para proclamar o evangelho ao mundo. Depois do Pentecostes, eles se tornaram os líderes da igreja primitiva, ensinando o que tinham aprendido com Jesus e criando uma base sólida para o crescimento da igreja.

Eles viajaram para outras terras e fundaram igrejas em muitos lugares, através dos seus testemunhos sobre Jesus e de milagres. Muita da informação dos Evangelhos provavelmente foi fornecida pelos apóstolos.

Veja as listas dos Apóstolos desde o início da escolha por Jesus Cristo:

Apóstolos escolhidos por Jesus Cristo há cerca de dois milênios:

13 Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou apóstolos:

14 Simão, a quem deu o nome de Pedro; seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu;

15 Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado zelote;16Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor.

Simão chamado Pedro, o príncipe dos apóstolos.

Pedro: esse era um dos líderes no círculo apostólico.

Σιμων – Simon, do hebraico שמעון; n. pr. m. Pedro = “rocha ou pedra”

πετρος – Petros; n. pr. m. Pedro = “uma rocha ou uma pedra”.

βαριωνας – Barionas, do aramaico בר יונה ; n. pr. m. Barjonas = “filho de Jonas”; o sobrenome do apóstolo Pedro.

Ιοανας - Ionas; n, pr. m.Jonas = “pomba”; Jonas, pai de Pedro.

κηφας - Kephas; n. pr. m. Cefas = “pedra”; outro nome para o apóstolo Pedro

Sobre morte de Pedro: A Bíblia não revela detalhes sobre o martírio de Pedro. Mas segundo a tradição, o apóstolo foi crucificado de cabeça para baixo por se recusar a ser martirizado da mesma forma que Jesus.

André, o primeiro Pescador de Homens, irmão de Pedro.

            Ανδρεας - Andreas; n. pr. m. André = “varonil”; um nativo de Betsaida, na Galiléia, irmão de Simão Pedro, um discípulo de João o Batista, e mais tarde apóstolo de Cristo. Dele se diz ter sido crucificado na Acaia.

Moravam em - βηθσαιδα – Bethsaida, do aramaico: בית צידה; n. pr. loc. Betsaida = “casa de peixe”; uma pequena vila pesqueira na margem oeste do Lago de Genesaré, casa de André, Pedro, Felipe e João.

João, o apóstolo bem-amado; O Apóstolo do Amor.

João era o mais jovem de todos os 12 apóstolos, era filho de Zebedeu e irmão de Tiago. Ambos foram chamados por Jesus para o discipulado e apelidados por Cristo de boanerges, que significa "filhos do trovão" devido ao fervor dos irmãos (Marcos 3:17; Lucas 9:54). O apóstolo escreveu o Evangelho segundo João. Apesar de não se identificar, este Evangelho contém detalhes que somente alguém íntimo no círculo de Jesus poderia relatar. Além do Evangelho, o apóstolo escreveu 3 cartas que fazem parte do Novo Testamento (1, 2 e 3 João) e a revelação do Apocalipse. A alcunha “João Evangelista” se dá por este fato.

João 21:20-24

E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair?

Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será?

Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu.

Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?

Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.

João foi o único apóstolo que acompanhou Cristo até a sua crucificação. Junto a Cruz, Jesus Cristo, deu-lhe a responsabilidade de cuidar de Maria sua mãe (João 19:26-27). Depois de receber o Espírito Santo em Pentecostes (Atos dos Apóstolos 1:8), o apóstolo pregou com autoridade e ao lado de Pedro alcançaram milhares de almas.

Fim: Por ordens do imperador Domiciano, João foi levado cativo para a Ilha de Patmos onde recebeu a revelação do Apocalipse (Apocalipse 1:1-2). Após a morte do imperador o apóstolo retornou a Éfeso. Segundo a tradição, João morreu em 103 d.c. com 94 anos de causas naturais, o que era incomum na época.

Ιοαννης - Ioannes; n. pr. m. João = “Jeová é um doador gracioso”; João, o apóstolo, escritor do quarto evangelho, filho de Zebedeu e Salomé, irmão de Tiago. É aquele discípulo (sem menção do nome) chamado no quarto evangelho de “o discípulo amado” de Jesus. De acordo com a opinião tradicional, é o autor do Apocalipse.

βοανεργες - Boanerges; n. pr. m. Boanerges = “filhos do trovão”; Apelido dado a Tiago e João, filhos de Zebedeu, pelo Senhor. O nome parece denotar o zelo ardente e destrutivo que deve ser comparado a uma tempestade de trovão

Ele foi como alguém que, movido pelo Espírito de Deus e, por isso, seu instrumento ou porta-voz, solenemente declara aos homens o que recebeu por inspiração, especialmente aquilo que concerne a eventos futuros, e em particular tudo o que se relaciona com a causa e reino de Deus e a salvação humana; os profetas do AT, tendo predito o reino, obras e morte, de Jesus, o Messias. De João, o Batista, o arauto de Jesus, o Messias

            Κυρια - Kuria; n. f. senhora cristã a quem a segunda epístola de João é endereçada

Filipe;

σαλωμη - Salomé; n. pr. f. Salomé = “paz”; esposa de Zebedeu e mãe dos apóstolos Tiago Maior e João.

Ζεβεδαιος - Zebedaios; n. pr. m. Zebedeu = “meu dom”; pescador da Galiléia, pai dos apóstolos Tiago Maior e João, e marido de Salomé.

Tiago, o Maior, irmão de João;

            βηθσαιδα - Bethsaida; n. pr. loc. Betsaida = “casa de peixe”; uma pequena vila pesqueira na margem oeste do Lago de Genesaré, casa de André, Pedro, Felipe e João. Uma vila na baixa Gaulanitis, na margem oeste do Lago de Genesaré, não distante de onde o Jordão nele desemboca.

Ιακωβος – Iakobos – grecizado; n. pr. m. Tiago = “suplantador”; filho de Zebedeu, apóstolo e irmão do apóstolo João, comumente chamado de Tiago Maior ou o presbítero, assassinado por Herodes, Atos 12; um apóstolo, filho de Alfeu, chamado o menor; Tiago, o meio-irmão de Cristo; um Tiago desconhecido, pai do apóstolo Judas (?)

Bartolomeu, o viajante;

Tomé, o ascético; θωμας – Thomas de origem aramáica, תומא ; n. pr. m. Tomé = “gêmeo”;um dos apóstolos Mateus ou Levi, o publicano;

Tiago, o Menor; Ιακωβος – Iakobos - grecizado; n. pr. m. Tiago = “suplantador”; filho de Zebedeu, apóstolo e irmão do apóstolo João, comumente chamado de Tiago Maior ou o presbítero, assassinado por Herodes, Atos 12; um apóstolo, filho de Alfeu, chamado o menor; Tiago, o meio-irmão de Cristo.

Simão, chamado zelote

A designação “zelotes” é o que pode dar mais informações quanto a personalidade de Simão. Os zelotes eram uma facção judaica radical que pregava a revolução armada contra os romanos nos tempos de Jesus. Encontrar uma “espada” entre os discípulos de Jesus, é uma importante prova que Simão era zelote. Os zelotes nunca andavam sem uma adaga.

Os zelotes criam num messias guerreiro, que conquistaria Jerusalém a força. É certo que Simão tenha mudado a sua visão ao ser discipulado por Jesus, servindo-o com fervor e zelo pela Palavra de Deus. Nos escritos de Hegésipo, o apóstolo teria sido martirizado aos 120 anos durante o império de Trajano. Há outras versões improváveis que alegam que ele teria sido crucificado ou teria sido queimado numa fogueira, na Armênia.

Judas Tadeu, o primo de Jesus;

θαδδαιος - Thaddaios; n. pr. m. Tadeu = “grande coração, corajoso”; um dos doze apóstolos. A partir de uma comparação entre a lista de apóstolos que aparece em Lc 6.16 e At 1.13, parece ser que Judas, Lebbaeus e Tadeu eram a mesma pessoa e escritor do livro de Judas. o apóstolo, Jo 14.22 cognominado Tadeus, e que provavelmente escreveu a epístola de Judas. O meio irmão de Jesus, Mt 13.55; Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu Jesus Simão, o Zelote(a) ou o Cananeu;

Judas Iscariotes, o traidor; Ιουδας – Ioudas -do hebraico יהודה; n. m. Judá ou Judas = “seja louvado”. Após a traição de Iscariotes, Matias foi escolhido pelos demais para ocupar seu lugar no colégio apostólico. Mais rigorosamente seria o “13º” apóstolo. Mas, não dos instituídos por Jesus, após orar no Monte e os escolher, portanto, era um apóstolo pós-Cristo. A sua origem determinava seu nome:

            Ισκαριωτης – Iskariotes do hebraico קריות ; n pr m

Iscariotes = “homens de Keriote”. Simão, pai de Judas, o traidor de Jesus.

Um Personagem de destaque e de difícil aceitação: Paulo

Eu sempre digo, Atos dos Apóstolos, inicia com os 11 Apóstolos eleitos por Jesus, inclui Matias, no lugar de Judas Iscariotes e cegando ao capítulo 9, aparece um abortivo, que tomará conta da cena, em todo o Livro, até ao Capítulo 28.

O mais famoso apóstolo, foi sem dúvida: Paulo de Tarso, o apóstolo dos gentios, o qual não foi testemunha ocular de Jesus Cristo, mas convertido através de visões do Jesus ressuscitado, tornou-se um dos mais ardentes apóstolos do cristianismo. Fonte com alterações deste editor: DEC-UFCG-EDU.

Assim, Paulo necessitou, durante quase todo o seu Ministério, apelar para a Manifestação mística e sobrenatural de Jesus Cristo e seu chamado pelo próprio Jesus.

Aliás, confirmado, com as palavras do próprio Jesus, que fala da destinação de seu Ministério [ir, levar, portanto enviado], a afirmação de Apostolado, por Ananias ao receber ordem divina para visitar Paulo.

At.9. 15-16. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome.

Porém, Paulo não é explícito em sua estada, entre a Arábia e Damasco, ele fala “au passant” desta fase de sua vida, em Gálatas, capítulo 1, sendo que no capítulo 2, ele é aceito e como um Apóstolo é enviado [substantivamente= apóstolo - Apóstolo é uma palavra derivada do grego que significa enviado.] aos gentios pelas Colunas da Igreja: Tiago, Cefas e João.

Gálatas 2:1-9

Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito.

E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão. (Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios), [Obs.: aqui Paulo compara-se a Pedro como Apóstolo.] E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras,(apoiaram/reconheceram, o Apostolado de Paulo) em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;

É nesta fase, já adurecido que Paulo vai estar no auge de seu Apostolado.

O Apóstolo, sem feridas e com força até para recriminar a dissimulação do Apóstolo Pedro (Gálatas 2.11...ss).

Há diferenças de Paulo com os demais Apóstolos.

Ele conheceu (certamente) Jesus, mas só foi ser chamado para Apóstolo, em um encontro, (numa Theofania ou Manifestação divina), após Jesus ter ascendido aos céus.

Atos 9:3-5

3 - E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.

4 - E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

5 - E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues

A recepção de Paulo entre os primeiros Apóstolos:

Atos 9:22-30

Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo. [...] E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. Então Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus. E andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo, E falava ousadamente no nome do Senhor Jesus. Falava e disputava também contra os gregos, mas eles procuravam matá-lo. Sabendo-o, porém, os irmãos, o acompanharam até Cesaréia, e o enviaram a Tarso.

O apóstolo Paulo foi escolhido por Deus para esclarecer e explicar pelo menos duas grandes revelações.

A primeira delas é o próprio Evangelho - as boas novas da salvação através da morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo.

A segunda era a verdade da Igreja como o corpo.

Como estamos falando de dação de Dons (desculpe o pleonasmo), Paulo foi especificamente o apóstolo dos gentios por ordem do Senhor Jesus (conf. Romanos. 15:16. pela graça que por Deus me foi dada; Que seja ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo.)

Dom do Apostolado dado a Paulo:

Gálatas 1:1 Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),

Efésios 3:2,3 Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada; Como me foi este mistério manifestado pela revelação

A palavra dispensação significa mordomia.

A mensagem da graça foi um depósito sagrado entregue a Paulo, a fim de que ele pudesse revelá-la aos gentios. A mim confiada para vós outros. Não foi dada a Paulo para que a guardasse, mas para que a passasse adiante, particularmente aos gentios.

Pois segundo uma revelação me foi dado conhecer o mistério”.

Paulo sempre insistia na sua recepção direta do Evangelho do próprio Senhor Jesus, sem qualquer intermediário humano (cons. Galatas. 1:11, 12).

O Apóstolo Abortivo:

Saulo –

σαουλ – Saoul, do hebraico שאול ;n. pr. m. Saul = “desejado”; nome judaico do apóstolo Paulo.

σαυλος – Saulos de origem hebraica; n. pr. m. Saul = “desejado”; nome judaico do apóstolo Paulo.

Ταρσος – Tarsos talvez o mesmo que tarsos (cesto raso); n. pr. loc. Tarso = “cesto raso”

Cidade importante da Cilícia, lugar de nascimento e lar de Paulo na sua infância. At 9.11; 21.39; 22.3. Mesmo no período florescente da história grega, era uma importante cidade. Durante as guerras civis romanas, ficou ao lado de César. Quando a cidade foi visitada por ele, seu nome foi mudado para Juliópolis. Augusto tornou-a uma cidade livre (libertas civitá). Era conhecida como um centro de educação quando sob os antigos imperadores romanos. Estrabo compara-a neste aspecto a Atenas e Alexandria. Tarso também era um lugar de grande comércio. Estava situada numa planície selvagem e fértil, às margens de Cidno. Nenhuma ruína de alguma importância permaneceu.

Paulo de Tarso

            παυλος - Paulos; n. pr. m. Paulo = “pequeno ou menor”; Paulo era o mais famoso dos apóstolos e escreveu boa parte do NT, as 14 epístolas paulinas.

Natural da –

Κιλικια - Kilikia; n. pr. loc. Cilícia = “a terra de Celix”; província marítima ao sudeste da Ásia Menor, cercada pela Panfília ao oeste, Licaônia e Capadócia ao norte, e Síria ao leste. Sua capital, Társo, era a cidade de nascimento de Paulo.

O Apóstolo chamado para Especificidade da Igreja Primitiva:

Paulo, foi apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus. Como nas outras epístolas, em Efésios, Paulo enfatiza que ele foi chamado por Deus para o especial ofício de apóstolo.

Para quem:

Aos Santos.

No N.T., os santos são aqueles que foram separados, isto é, todos os crentes.

Localizados, a situação histórica:

Aos que viviam em Éfeso.

Aos Fiéis.

Aos crentes (cons. Gálatas. 3:9). A ausência do artigo diante da palavra fiéis no original indica que os santos são os crentes. Efésios (Comentário Bíblico Moody)

A Finalidade do Apostolado:

14 – Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

15 – Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

16 – Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

A edificação da Igreja, foi o moto de Jesus para que através do Apostolados, homens dedicados a Oração e ao estudo da Palavra pudessem, continuar ensinando aos da Igreja, que já nos primeiros dias, pós quarenta dias da ascensão, se juntaram aos 50 (quinhentos), discípulos, incluindo os Apóstolos, cerca de 8.000 (oito mil) pessoas.

Como discipular esta multidão?

Jesus orou ao Pai e O Espírito Santo, capacitou 12 homens que andaram com Jesus, assistiram seu ministério de milagres, perseguições, seu julgamento, sua tortura e morte na cruz do Calvário, foram os instrumentos aos quais fora dados dons espirituais e autoridade eclesiástica, estes são os Apóstolos, sendo a exceção abortiva o Apóstolo Paulo, o grande Doutrinador da Doutrinas bíblicas, com seus mais de 10 epístolas escritas.

Santos e Crentes, em quem?

Em Cristo Jesus.

Não importa qual seja a localização geográfica dos santos, sua verdadeira posição diante de Deus é em Cristo Jesus.

Nós fomos colocados em união vital com ele para que possamos ser identificados com ele (cons. João. 14:20).

Bibliografia:

Dicionário Strong

Efésios (Comentário Bíblico Moody)

Apontamentos do autor

Bíblia online

Lição bíblica CPAD

Comentário Beacon

Estudo do Novo Testamento - FATEC- Faculdade de Teologia e Ciências

Citações no corpo do texto

Teologia Sistemática Bergstein, Eurico BERg - Introdução à Teologia Sistemática.../Eurico Bergstein, 1a- ed. - Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1993.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger