O Reino dividido: Jeroboão e Roboão
Lição 2 - CPAD 3º Trimestre 2021
Estudo Pastor e Professor Universitário Osvarela
Texto Áureo
“Muitos propósitos há no coração do
homem, mas o conselho do Senhor permanecerá” Provérbios 19.21.
Prática
Os maus conselhos levam o homem à
ruína, mas o conselho amoroso tem o poder de nos livrar da morte.
Texto apoio:
“É pela justiça que um rei firma seu país,
mas aquele que o sobrecarrega com muitos impostos, o arruína.” Provérbios 29:4
Leitura Bíblica
1 Reis
12.1-10,13,14,26-29.
1 — E foi Roboão para Siquém, porque
todo o Israel veio a Siquém, para o fazerem rei.
2 — E sucedeu, pois, que, ouvindo-o
Jeroboão, filho de Nebate, estando ainda no Egito (porque fugira de diante do
rei Salomão e habitava Jeroboão no Egito),
3 — enviaram e o mandaram chamar; e
Jeroboão e toda a congregação de Israel vieram e falaram a Roboão, dizendo:
4 — Teu pai agravou o nosso jugo;
agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai e o seu pesado jugo que nos
impôs, e nós te serviremos.
5 — E ele lhes disse: Ide-vos até ao
terceiro dia e voltai a mim. E o povo se foi.
6 — E teve o rei Roboão conselho com
os anciãos que estavam na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda
vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo?
7 — E eles lhe falaram, dizendo: Se
hoje fores servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe, lhe falares boas
palavras, todos os dias serão teus servos.
8 — Porém ele deixou o conselho que
os anciãos lhe tinham aconselhado e teve conselho com os jovens que haviam
crescido com ele, que estavam diante dele.
9 — E disse-lhes: Que aconselhais
vós que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu
pai nos impôs?
10 — E os jovens que haviam crescido
com ele lhe falaram, dizendo: Assim falarás a este povo que te falou, dizendo:
Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe
falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.
13 — E o rei respondeu ao povo
duramente, porque deixara o conselho que os anciãos lhe haviam aconselhado.
14 — E lhe falou conforme o conselho
dos jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu ainda aumentarei o
vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com
escorpiões.
26 — E disse Jeroboão no seu
coração: Agora, tornará o reino à casa de Davi.
27 — Se este povo subir para fazer
sacrifícios na Casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a
seu SENHOR, a Roboão, rei de Judá, e me matarão e tornarão a Roboão, rei de
Judá.
28 — Pelo que o rei tomou conselho,
e fez dois bezerros de ouro, e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a
Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do
Egito.
29 — E pôs um em Betel e colocou o
outro em Dã.
Hinos Sugeridos: 25, 131 e 400 da
Harpa Cristã.
Objetivo Geral
Ressaltar a importância de ouvir
bons conselhos.
Objetivos
Específicos
Abaixo os objetivos específicos
referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o
objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos subtópicos.
I. Elencar as principais causas da
divisão do reino;
II. Apresentar as falhas e más
decisões de Roboão;
III. Pontuar o pecado de idolatria
de Jeroboão.
Introdução:
Decisões erradas levam a perdas
Conselhos errados fazem Roboão perde
o reino unido
Pecado impede o sucesso
Promessa de Deus é cumprida.
A lei da semeadura, também serve
para o escolhido
2 Crônicas 9:14
Sem contar os impostos pagos pelos
mercadores e os comerciantes. De igual forma, os reis árabes e os governadores
dos vários distritos do país traziam seus tributos em ouro e prata a Salomão.
A questão
tributária no Israel Nação – Davi e Salomão:
Os impostos sempre eram a base para
manutenção de um Reino/país, nos dias que estamos analisando, Israel como uma
nação em formação desde o reino davídico teve a necessidade geopolítica para
uso destes valores obtidos no comércio, na população e seus rendimentos (gado,
colheitas etc.).
Devemos entender que, além da
captação de recursos dentre o comercio interno e externo o reino unido obtinha
vassalagem de reino que foram vencidos e guerras na região palestina e que
ocorreu em maior forma no reino unido sob a regência de Salomão. Lembrando que,
o rei Salomão era de certa forma, além de abençoado sob promessa de Deus, tinha
um apoio popular.
Assim, destaco: “além do que vinha
dos vendedores ambulantes, e do tráfico dos negociantes, e de todos as reis da
Arábia, e dos governadores do país.” João Ferreira de Almeida Atualizada
“além do que os
capitães trouxeram, e do tráfico dos mercadores, e de todos os reis do povo
misturado e dos governadores do país.” English Revised Version – tradução
Google.
Este modo é detalhado, ainda conciso sobre este tipo de
atuação do reino salomônico:
“Salomão, filho de
Davi, assumiu o poder transformando a cidade de Jerusalém. Salomão ficou conhecido
por ter feito um reinado de opulência, construindo sua principal obra, o
Templo de Jerusalém, além de muralhas e palácios.
Para colocar em prática seus planos,
exigiu da população pesados impostos, tornando-se um perseguidor implacável dos
sonegadores.
O comércio passou a ser a principal
atividade econômica, substituindo o modelo anterior, baseado na agricultura e
pecuária.”
Historiando:
“Existem inúmeras explicações sobre
a divisão, mas nenhuma pode esconder o fato de ela ter ocorrido como um castigo
divino que caiu sobre a “casa de Davi” como conseqüência da apostasia de
Salomão. O fator do ciúme tribal tinha suas raízes na conquista (cf.
Josué 22), e desde essa época ele se manifestava de forma intermitente (cf.Jz
8.1ss.; 2 Sm 20.1ss.). Os pesados impostos podem ter representado uma
justificada insatisfação (12.9) e, além disso, as nomeações políticas teriam se
limitado exclusivamente aos membros da tribo de Judá (12.16). No entanto, todas
essas causas eram secundárias e elas se tornaram o meio através do qual o
castigo divino tornou-se realidade.” Comentário Beacon 1 e 2 Reis pag. 314
Fatores destacados na divisão do
reino davídico:
- castigo divino que caiu sobre a “casa
de Davi”
- ciúme tribal tinha suas raízes na conquista
- pesados impostos podem ter
representado uma justificada insatisfação
- política do reino - nomeações políticas
teriam se limitado exclusivamente aos membros da tribo de Judá
- castigo divino tornou-se realidade
A Introdução de
Roboão ao trono:
Roboão era filho de Salomão com uma
moabita e isso foi enfatizado em sua breve descrição de seu reinado tanto no
início dele, vs I Re 14:21, quanto no seu final, vs I Re 14:31. O
narrador de Reis procura demonstrar com isso a influência que tinham as outras
culturas no meio de Israel e o porque eles tanto se desviarem após outros
deuses e rejeitarem ao Senhor da aliança. Roboão não era diferente e começou a
reinar com 41 anos e somente reinou por apenas 17 anos. Ele reinou em Judá
fazendo o que era mau aos olhos do Senhor e não perseverando em seguir os
caminhos da vida.Em sua gestão, o culto foi corrompido, por causa da idolatria
e das práticas abomináveis que se cometiam, inclusive com uso de prostitutos
cultuais; houve a invasão de Sisaque, rei do Egito que tomou os tesouros da
Casa do Senhor e da casa do rei; houve durante todo o tempo guerra entre ele e
Jeroboão, o que era uma indicação do julgamento divino sobre Roboão por este
haver transgredido a lei de Deus.
“..., saindo Jeroboão de Jerusalém, o
encontrou o profeta Aías, o silonita, no caminho; este se tinha vestido de uma
capa nova, e estavam sós os dois no campo. Aías pegou na capa nova que tinha
sobre si, rasgou-a em doze pedaços e disse a Jeroboão: Toma dez pedaços, porque
assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão,
e a ti darei dez tribos.” 1 Reis 11:29-31
A separação do reino
– Jeroboão e sua promessa
26 — E disse Jeroboão no seu coração:
Agora, tornará o reino à casa de Davi.
27 — Se este povo subir para fazer
sacrifícios na Casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a
seu SENHOR, a Roboão, rei de Judá, e me matarão e tornarão a Roboão, rei de
Judá.
28 — Pelo que o rei tomou conselho, e fez
dois bezerros de ouro, e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a
Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do
Egito.
29 — E pôs um em Betel e colocou o outro em
Dã.
Para melhor entendimento é
necessário lermos os versículos:
1 — E foi Roboão para Siquém, porque
todo o Israel veio a Siquém, para o fazerem rei.
2 — E sucedeu, pois, que, ouvindo-o
Jeroboão, filho de Nebate, estando ainda no Egito (porque fugira de diante do
rei Salomão e habitava Jeroboão no Egito),
3 — enviaram e o mandaram chamar; e
Jeroboão e toda a congregação de Israel vieram, ...
Jeroboão estava exilado no
Egito, após a morte de Salomão ele volta a nação.
ירבעם - Yarob ‘ am; n. pr.
m. Jeroboão = “o povo contenderá”
E aconteceu com ele
como seu nome lhe fora dado.
רחבעם - R ^echab’ am; grego - ροβοαμ; n. pr. m. Roboão = “um povo aumentou”
Por sua vez Roboão vai para Siquém,
como uma forma de demonstrar a sua homenagem aquela região e ao povo que ali
vivia que veria sua ida a Siquém como uma demonstração de valorização ao rito
de posse ao cetro que, seria em Jerusalém, normalmente, mas para ser aclamado
pelo povo. É Siquém que vai assistir e teve seu lugar de importância no tempo
de formação da Bíblia, neste período de quem deveria assumir o trono após
Salomão e governara o povo hebreu.
Observação: a desunião, pode
ser provocada imediatamente após a queda de um líder e centralizador, ou de
destaque. Sempre há príncipes (e com capacidade) interessados no trono.
Interessante que ele mostra esta
forma de agir, a qual, iremos posteriormente entender como uma ação meramente
política, pois o povo não desejava aceitá-lo meramente por causa de um ritual
de Jerusalém. Apesar de ter visto como necessária a aceitação do povo do Norte,
Roboão foi pedante, além de não atentar para o lado espiritual, quando
seu pai foi divinamente avisado deste momento, posterior a sua morte e sua
sucessão pois achava que sendo filo do grande Salomão poderia impor sua posição
e ainda não atentou para seu rival Jeroboão, fato para o qual não atentou.
“Por isso, disse o Senhor a Salomão:
Visto que assim procedeste e não guardaste a minha aliança, nem os meus
estatutos que te mandei, tirarei de ti este reino e o darei a teu servo. Contudo,
não o farei nos teus dias, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o
tirarei. Todavia, não tirarei o reino todo; darei uma tribo a teu filho,
por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, que escolhi. Levantou
o Senhor contra Salomão um adversário, ...”1 Reis 11:11-14
A manifestação do orgulho impede e
cega os líderes em observarem o que está ocorrendo e sofrem danos em seu exercício
sacerdotal, além de facilitar e fortalecer lideres que o povo conhece e ama.
O fato de ir a Siquém manifestava sua
disposição de acomodá-los e manter o reino unido, após saber da volta de
Jeroboão do Egito (leia parágrafo seguinte).
Siquém aparece inúmeras vezes nos relatos
bíblicos. Foi rota de passagem de Patriarcas, foi ponto de reunião das tribos,
foi lugar de cisma entre os judeus, separação dos Reinos do norte e do Sul.
Vejamos algumas passagens escritas que retratam a Siquém bíblica. na região de
Siquém que a comunidade Joanina narra uma das mais belas passagens da vida de
Jesus: um encontro entre dois povos ali representados: Samaritanos e Judeus.
Jesus e a samaritana (Jo 4, 1-28). Perguntas e respostas bíblicas. Biblia org -
Ivenes Pacheco Rodrigues - Curso de
Especialização Estudos Bíblicos da FACASC, sob a orientação da Professora
Silvia Togneri.
Entretanto, a insistência do povo
para que ele fosse a essa cidade, e não a Jerusalém, indicava que tinham outros
propósitos em vista, pois Jeroboão, que havia permanecido no Egito durante o reinado
de Salomão (11.40), retornou ao lar depois da morte do rei (2; cf. 2
Cr 10.2,3) e seria discutível afirmar sobre todos os planos e esquemas dos
quais já teria participado. Ele estava entre os membros da assembleia de
Israel, pois havia sido especialmente convidado. Israel, aqui seriam as tribos
do Norte. acredita-se que Judá já tivesse supostamente aceitado Jeroboão como
rei.
Pecado,
perseguição, a história se repete:
Tudo o que o homem
semear, isto também ceifará!
Promessa cumprida.
Nos últimos dias de seu reinado
Salomão é avisado que após ele o reino seria tomado em sua unidade das mãos de
sua casa, pois tomou conhecimento da profecia de Aías, a Jeroboão o que levou
Salomão a perseguir aquele.
“Ora, vendo Salomão
que Jeroboão era homem valente e capaz, moço laborioso, ele o pôs sobre todo o
trabalho forçado da casa de José. Sucedeu, nesse tempo, que, saindo Jeroboão de
Jerusalém, o encontrou o profeta Aías, o silonita, no caminho; este se tinha
vestido de uma capa nova, e estavam sós os dois no campo. Aías pegou na capa
nova que tinha sobre si, rasgou-a em doze pedaços e disse a Jeroboão: Toma dez
pedaços, porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da
mão de Salomão, e a ti darei dez tribos. [...]
Causa: Porque Salomão me
deixou e se encurvou a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemos, deus de Moabe, e
a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andou nos meus caminhos para fazer o
que é reto perante mim, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como fez
Davi, seu pai. Tomar-te-ei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e
serás rei sobre Israel.
Se ouvires tudo o que eu te ordenar,
e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim, guardando os
meus estatutos e os meus mandamentos, [...] Pelo que Salomão procurou matar a
Jeroboão; este, porém, se dispôs e fugiu para o Egito, a ter com Sisaque, rei
do Egito; e ali permaneceu até à morte de Salomão. 1 Reis 11:28-40
A Ação de Roboão:
10 — E os jovens que haviam crescido com
ele lhe falaram, dizendo: Assim falarás a este povo que te falou, dizendo: Teu
pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe
falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.
13 — E o rei respondeu ao povo duramente,
porque deixara o conselho que os anciãos lhe haviam aconselhado.
14 — E lhe falou conforme o conselho dos
jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu ainda aumentarei o
vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com
escorpiões.
Um rei deve ter conselheiros,
pastores devem ter conselheiros, mas um rei e um pastor necessita de
conselheiros com sabedoria, experiência e contato e empatia, misericórdia com o
povo.
Roboão dispensou os
escritos de seu pai, onde poderia ler e os conselhos dos ancião, o que
destacamos, abaixo, e buscou, como alguns pastores têm feito, conselho com
jovens príncipes ou os pastores com grupo de jovens pastores.
“Não havendo sábia direção, cai o povo, mas
na multidão de conselheiros há segurança.” Provérbios 11:14
“Onde não há conselho fracassam os
projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.” Provérbios 15:22
Fica a lição, para
nossos dias:
Quando lhe derem, ou algum de nós sucederem
outra liderança, devemos ver como qual o estado do povo, seja o espiritual,
seja a vida pessoal e a situação atual, da própria sociedade (nos nossos
dias – Pandemia)nos levará a buscar a melhor posição diante do povo, para
não ocorrer conosco como o que irá ocorrer com Roboão, após estas duras
palavras.
Ouvir todas as
partes.
Roboão poderia ouvir os jovens, e
fazer uma interação ou mediação entre os conselhos destes e dos anciãos, mas deu
mais ouvidos a equeles que, aos conselhos dos anciãos que conviveram sob o
reinado de seu pai Salomão. Coisa comum em Israel, o atentar para os ancião.
Mas, como naqueles dias, jovens
pastores, acham que os anciãos estão ultrapassados e buscam apenas ouvir a sua
geração e a Igreja sofre sob duros e pesados jugos, sob o manto de “boas”
pregações.!
O início do governo de Roboão:
Roboão não atentou para os ensinos
de seu pai. E mesmo que tivesse algumas dificuldades dispensou a sabedoria
divina e foi aconselhar-se com seus amigos, príncipes, que sem juízo o
alentaram a ser duro com o povo.
Após a morte de
Salomão, seu filho Roboão assumiu o reino, mas não teve o mesmo apoio de seu
pai, levando a população ao descontentamento.
1 — E foi Roboão para Siquém, porque todo o
Israel veio a Siquém, para o fazerem rei.
“O povo revoltado com os impostos, que só
favoreçam os nobres, dividiu-se, formando dois reinos: as dez tribos do norte
formaram o reino de Israel, com capital em Samaria; e as duas tribos do sul
formaram o reino de Judá, com capital em Jerusalém.”
Nenhuma sociedade aguenta o peso
excessivo da tributação, tendo como conseqüência natural a explosão de revoltas
violentas. Foi o caso ocorrido com o filho de Salomão.
Roboão assumiu o trono após a morte
de seu pai. Seu genitor quando vivo tinha sido o responsável por colocar Israel
no auge geopolítico e econômico, trazendo imensa prosperidade e esplendor à
nação. Também construiu o templo de Deus graças a sabedoria concedida pelo
Senhor (1Reis 3:8-12)
Conforme o texto bíblico (1Reis
12:1-4), toda a congregação de Israel se reuniu perante o novo rei e exigiu
a redução dos pesados impostos aos quais Salomão lhes tinha atribuído
anteriormente.
Não despreze um bom
conselho:
Bíblia King James Atualizada
Contudo, ele rejeitou o bom
conselho que os anciãos lhe deram e foi em busca da opinião dos jovens que
foram seus companheiros de infância e agora o assessoravam.
Roboão não entendeu que
ser rei, sem unanimidade do povo, poderia fazer o que quisesse com o povo.
Não entendeu que era o sucessor de
dois dos mais destacados reis de Israel e que e a monarquia era incipiente e
que seu avô Davi e seu pai Salomão obtiveram conselhos de Deus para governarem
a Nação, e o fizeram, ainda que com erros pontuais, como coração voltado para
Jeová e para com o povo, que os reconhecera, e que a união das tribos – Israel
e Judá – fora iniciada e mantida pelo seus ante
E de fato não havia necessidade da
manutenção de uma tributação tão escorchante por parte de Roboão, haja vista
que o objetivo de edificação do templo fora totalmente finalizado. No entanto,
o que se viu foi a decretação do AUMENTO da carga tributária por meio das
seguintes palavras reais: “Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu ainda
aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos
castigarei com escorpiões.” (1 Reis 12:14)
Não dar ouvidos as necessidade do povo.
Resulta em divisão!
Os líderes apresentaram a Roboão uma queixa relativa aos pesados tributos a que haviam sido submetidos na época de Salomão, e expressaram seu desejo: “Agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai e o seu pesado jugo que nos impôs”. Na verdade, essa queixa era mais um ponto a ser debatido, e a decisão de Roboão serviria como indicação de lealdade para consigo mesmo ou uma rebelião contra ele próprio.
O governo de
Jeroboão:
“Então, o rei Roboão enviou a Adorão,
superintendente dos que trabalhavam forçados; porém todo o Israel o
apedrejou, e morreu. Mas o rei Roboão conseguiu tomar o seu carro e fugir
para Jerusalém. Assim, Israel se mantém rebelado contra a casa de Davi, até ao
dia de hoje.” 1 Reis 12:18,19
O início do governo do Norte se dá em
meio a revolta e uma luta contra o governo de Jerusalém onde Roboão reinava. O povo
resolvera se rebelar contra o duro propósito de Roboão.
“Tendo ouvido todo o Israel que Jeroboão
tinha voltado, mandaram chamá-lo para a congregação e o fizeram rei sobre todo
o Israel; ninguém seguiu a casa de Davi, senão somente a tribo de Judá.”
1 Reis 12:20
Mas, tudo segundo a presciência divina.
E para preservação da lâmpada de Davi manter-se até a vinda do Messias e seu
Reino Eterno.
“Assim diz o Senhor: Não subireis, nem
pelejareis contra vossos irmãos, os filhos de Israel; cada um volte para a sua
casa, porque eu é que fiz isto. E, obedecendo eles à palavra do Senhor,
voltaram como este lhes ordenara.” 1 Reis 12:24
Ainda vingativo Roboão tenta ir com
seu exercito contra as 10 tribos, mas desta vez ouviu a voz do Senhor,
através do profeta e historiador Semaías (historiador do reino de Roboão - 2
Cr 12.15).
O esfacelamento do território
conquistado por Davi e Salomão.
Estes territórios, nunca mais foram
devolvidos a Israel, mas o serão no Reino Divinal a ser implantado por Jesus.
“Devemos
dar crédito a Roboão por ter ouvido a Semaías, embora pouco mais exista que lhe
faça merecedor de mais algum crédito. “O resto do povo” (23) significa
os israelitas que viviam no Norte e não os outros membros de Judá e Benjamim. A
frase pouco comum “volte cada um para a sua casa” (24) significa literalmente
que eles “retornaram novamente para casa”. Roboão estava sem dúvida preocupado
com algo mais do que trazer as tribos do Norte de volta para o seu reino.
Durante o seu reinado, os extensos limites conquistados por Davi e mantidos por
Salomão foram rapidamente dissociados. A Síria a nordeste, incentivada pelo
exemplo de Damasco, tornou-se completamente livre e, dentro de pouco tempo,
constituiu uma séria ameaça. As cidades filistéias a sudoeste – exceto Gate -
lançaram fora a sua vassalagem. Os estados ao leste do Jordão, Amom, Moabe e
Edom, já não podiam ser dominados por Judá. Assim, a divisão teve sérias repercussões
tanto interna como externamente. Parece que Judá conseguiu manter o controle sobre
Eziom-Geber.”Comentário Beacon
Por sua vez, Jeroboão se estabeleceu
como rei do Norte e sabendo que o centro de culto a Jeová era em Jerusalém,
preocupou-se em que o povo fosse adorar em Jerusalém e seu coração se comove-se
e voltassem a aceitar o reinado de Judá. O que seria um enigma teológico, na
verdade é o domínio de todas as coisas pelo Eterno. Embora próximo dos montes
Ebal e Gerizim Jeroboão não atentou para as bênçãos e maldições que adviriam
deste adultério espiritual, mesmo sendo divinamente aviado pelo profeta Aías.
Mas, Deus sabe o futuro e o presente
é claro para Ele e assim, Jeroboão acabou pecando:
Estabelecendo ídolos – bois, talvez,
ou quase certo pela sua estada (exílio) no Egito, onde se adorava este animal.
Um erro renovado!
Parafraseou Arão:
“Este, recebendo-as das suas mãos,
trabalhou o ouro com buril e fez dele um bezerro fundido. Então, disseram: São
estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito. Arão,
vendo isso, edificou um altar diante dele e, apregoando, disse: Amanhã,
será festa ao Senhor.” Êxodo 32:4,5
Estabelecendo culto nos altos e sem
o sacerdócio levítico.
Lembro que todas as
12 tribos tinham pleno conhecimento do serviço/ofício ser uma atividade dos da
tribo de Levi.
“Jeroboão edificou Siquém, na região
montanhosa de Efraim, e passou a residir ali; dali edificou Penuel. Disse
Jeroboão consigo: Agora, tornará o reino para a casa de Davi. Se este
povo subir para fazer sacrifícios na Casa do Senhor, em Jerusalém, o coração
dele se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão e
tornarão a ele, ao rei de Judá. Pelo que o rei, tendo tomado conselhos, fez
dois bezerros de ouro; e disse ao povo: Basta de subirdes a Jerusalém; vês
aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito! Pôs um em
Betel e o outro, em Dã. E isso se tornou em pecado, pois que o povo ia até
Dã, cada um para adorar o bezerro. Jeroboão fez também santuários nos altos e,
dentre o povo, constituiu sacerdotes que não eram dos filhos de Levi.” 1
Reis 12:25-31
Jeroboão não atentou para o Senhor e
sua Lei, antes colocou no seu coração que ele mesmo determinaria qual o culto o
povo de Israel seguiria.
O homem tem livre arbítrio, mas o
coração colocado acima do desejo divino fez Jeroboão errar, ainda que
aparentemente Jeroboão não tivesse uma alternativa, a promessa feita a Aías
(11.38), além de outras considerações, deixa bem claro que esse não era o caso.
“Tomar-te-ei, e reinarás sobre tudo o que
desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel. Se ouvires tudo o que eu te
ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim,
guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu
serei contigo, e te edificarei uma casa estável, como edifiquei a Davi, e te
darei Israel.” 1 Reis 11:37,38
A ênfase sobre a importância do
Templo como santuário central continuava válida, mesmo nesse período tão
precoce de seu reinado. Os israelitas do reino do Norte poderiam, e deveriam,
ter exercido sua adoração em Jerusalém e o governo continuaria sob a “casa de
Jeroboão” pelo tempo que Deus determinasse.
Jeroboão reinou durante 22 anos,
sucedendo-lhe no trono, seu filho Nadabe (I Reis 14:20). Nadabe reinou por dois
anos e foi morto por Baasa, que o sucedeu.(I Reis 15:25-28)
“Palavra do SENHOR que foi dita a Oseias,
filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos
dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel” Oséias 1.1.
A soma dos anos desses quatro reis
de Judá são 113 anos. Jeroboão II reinou 40 anos (2 Rs 14.23) entre 793-753.
Conclusão:
O desejo humano não pode se a
vontade de Deus.
O homem que houve bons conselhos se
torna um vitorioso.
Mas, os conselhos mais relevantes
são as palavras de Deus, na Bíblia encontramos estes conselhos.
Quem se acha poderoso ou se vale da
fama de seus antepassados será derrotado, pelo seu próprio ego, pois não seguiu
os conselheiros de seus antepassados que os fizeram conquistadores e será
promotor de divisões no Reino de Deus, na família e do Povo. Será derrotado
pela egolatria, e por não dar ouvidos a Deus.
Mesmo aquele que Deus dá uma porção
do Reino e mesmo quem conquista o coração do povo, necessita saber que precisa
ouvir o coração de Deus e seguir seus conselhos ou levará o povo a idolatria
com sua interpretação a sua maneira, pois também se acha autossuficiente.
Roboão em Judá e Jeroboão em Israel – juntando os dois,
não se tinha um nada! Ambos se tornaram desprezíveis e fizeram o que era mal
aos olhos do Senhor e se envolveram com nações e costumes que Deus tinha
proibido.
As consequências disso foram terríveis para todos em
Judá e em Israel. Em todo tempo, porém, Deus jamais os desamparou e lhes deu
oportunidades de arrependimento que não aproveitaram.
Anexo:
Pós-Salomão:
Após sua morte, seu filho Roboão
assumiu o trono, mas devido ao descontentamento em relação aos impostos, as 10
tribos do Norte separam-se e proclamaram Jeroboão como seu rei. Israel foi
dividido entre o Reino de Israel (ao Norte com capital em Siquém) e o Reino de
Judá (ao Sul com capital em Jerusalém).
Roboão reinaria unicamente sobre as tribos de Judá e
Benjamim, num reino que passaria a chamar-se de Reino de Judá.
Depois de ser aclamado rei pelas dez
Tribos em Siquém, Jeroboão escolheu esta cidade como capital, na região
montanhosa de Efraim, mas depois mudou a capital para Peniel.(I Reis 12:25). No
seu 5.º ano de reinado, o Faraó Sheshonq I realiza uma expedição militar na
Palestina.
A Dinastia de Reis
Pós-Cativeiro:
Período: Retorno Cativeiro
Babilônico
Pós-Cativeiro Babilônico
Daniel; Ageu; Ezequiel; Zacarias;
Malaquias
Jeroboão e os Samaritanos
Também fizeram
passar pelo fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e
criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mau aos olhos do
Senhor, para o provocarem à ira. Portanto o Senhor muito se indignou contra
Israel, e os tirou de diante da sua face; nada mais ficou, senão somente a
tribo de Judá. Até Judá não guardou os mandamentos do Senhor seu Deus; antes
andaram nos estatutos de Israel, que eles fizeram. Por isso o Senhor rejeitou a
toda a descendência de Israel, e os oprimiu, e os deu nas mãos dos
despojadores, até que os expulsou da sua presença. Porque rasgou a Israel da
casa de Davi; e eles fizeram rei a Jeroboão, filho de Nebate. E Jeroboão
apartou a Israel de seguir ao Senhor, e os fez cometer um grande pecado. Assim
andaram os filhos de Israel em todos os pecados que Jeroboão tinha feito; nunca
se apartaram deles; Até que o Senhor tirou a Israel de diante da sua presença,
como falara pelo ministério de todos os seus servos, os profetas; assim foi
Israel expulso da sua terra à Assíria até ao dia de hoje.
E o rei da Assíria
trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e Sefarvaim, e a fez
habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; e eles tomaram a
Samaria em herança, e habitaram nas suas cidades. 2 Reis 17:13-3
Bibliologia:
Apontamentos do autor
http://estudandopalavra.blogspot.com
Comentário Beacon de Josué a Ester
Citações no corpo do texto
Dicionário Strong
Jamais Desista - Daniel Deusdete
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