sábado, agosto 31

Lição 09: A Conspiração de Hamã contra os Judeus - 3° Trimestre de 2024 - EBD ADULTOS 2ª PARTE – ABORDANDO O Plano odioso de Hamã; A tristeza de Mardoqueu, dos judeus e de Ester;

Lição 09: A Conspiração de Hamã contra os Judeus - 3° Trimestre de 2024 - EBD ADULTOS

2ª PARTE – ABORDANDO O Plano odioso de Hamã; A tristeza de Mardoqueu, dos judeus e de Ester;

Subsídio Pastor e professor Osvarela

Texto Áureo

“E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” (Mt 10.22)

Prática

Quando nos tornamos agradáveis ao mundo é sinal de que nossa fidelidade a Deus está em crise.

Leitura Bíblica

Ester 3.7-11; 4.1-4

Ester 3

7 – No primeiro mês (que é o mês de nisã), no ano duodécimo do rei Assuero, se lançou Pur, isto é, a sorte, perante Hamã, de dia em dia e de mês em mês, até ao duodécimo mês, que é o mês de adar.

8 – E Hamã disse ao rei Assuero: Existe espalhado e dividido entre os povos em todas as províncias do teu reino um povo cujas leis são diferentes das leis de todos os povos e que não cumpre as leis do rei; pelo que não convém ao rei deixá-lo ficar.

9 – Se bem parecer ao rei, escreva-se que os matem; e eu porei nas mãos dos que fizerem a obra dez mil talentos de prata, para que entrem nos tesouros do rei.

10 – Então, tirou o rei o anel da sua mão e o deu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, adversário dos judeus.

11 – E disse o rei a Hamã: Essa prata te é dada, como também esse povo, para fazeres dele o que bem parecer aos teus olhos.

Ester 4

1 – Quando Mardoqueu soube tudo quanto se havia passado, rasgou Mardoqueu as suas vestes, e vestiu-se de um pano de saco com cinza, e saiu pelo meio da cidade, e clamou com grande e amargo clamor;

2 – e chegou até diante da porta do rei; porque ninguém vestido de pano de saco podia entrar pelas portas do rei.

3 – E em todas as províncias aonde a palavra do rei e a sua lei chegavam havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos estavam deitados em pano de saco e em cinza.

4 – Então, vieram as moças de Ester e os seus eunucos e fizeram-lhe saber, com o que a rainha muito se doeu; e mandou vestes para vestir a Mardoqueu e tirar-lhe o seu cilício; porém ele não as aceitou.

A) Objetivos da Lição:

I) Explicar o plano odioso de Hamã;

II) Destacar a tristeza de Mardoqueu, dos judeus e de Ester;

III) Apontar o perigo e a crueldade do Antissemitismo Moderno

2ª PARTE.

CONTINUAÇÃO:

É necessário entender datas:

No ano duodécimo do rei Assuero. Essa situação e eventos ocorreu quatro anos depois de Ester ter assumido a posição de concubina predileta. Cf. Est. 2.16 (ou seja, cerca de 474 A. C.).

Evidente que a posição de Mardoqueu após saber dos planos sinistros de Hamã foi de intensa tristeza, não por sua situação apenas, mas com a possibilidade de perder sua identidade patronímica e genealógica, pois vivendo na babilônia sem ter tido a oportunidade  de conhecer e estar em Jerusalém, ainda com a possibilidade quase real de perder sua família e ter arrasada a sua gente, foi um momento de intensa decepção de Mardoqueu.

Na tristeza Mardoqueu passa por momentos difíceis:

1º - Desespero: Ester 4.1 – Quando Mardoqueu soube tudo quanto se          passado, rasgou Mardoqueu as suas vestes, e vestiu-se de um pano de saco com cinza, e saiu pelo meio da cidade, e clamou com grande e amargo clamor;

Rasgar as vestes – tinha alto significado: Na cultura judaica, o uso de pano de saco e o rasgamento das vestes são sinais de arrependimento, luto e extrema tristeza. Estes símbolos eram usados para demonstrar a sinceridade do sofrimento e da mudança de coração. Mardoqueu rasgou as suas vestes, vestiu-se de pano de saco, cobriu-se de cinza e saiu pela cidade chorando amargamente. 

Cinzas - Cinzas acompanhavam o pano de saco em tempos de desastre nacional

Nos enterros judaicos, sete parentes enlutados rasgam um pedaço da própria roupa para simbolizar o coração dilacerado pela perda.

Perdeu a prudência – expos publicamente sua derrota, deixou-se levar pelo desespero.

Perdeu o controle e sensatez que revelara ao controlar a situação e posição diante de Hamã e na condução do destino de Ester: clamou com grande e amargo clamor

Ester 4.1 ... e vestiu-se de um pano de saco com cinza, e saiu pelo meio da cidade, ...

saq - שק , malha, pano de saco, saco - 1a) saco (para grão)- O pano de saco, também citado em alguns versículos, era um material grosso e de cor escura, fabricado com pelo de cabra.

O pano de saco e as cinzas eram usados nos tempos do Antigo Testamento como um símbolo de degradação, luto e/ou arrependimento.

Aspecto cultural e valor das vestes, no caso de Mardoqueu sendo membro do serviço real suas vestes eram dignas do seu cargo e posição, até para servir ao rei:

“De acordo com Barreira e Júnior (2020), o vestuário naquela época era caro e sendo assim, o ato de rasgar as vestes indicava profunda angústia e dor.”

Quadro 1. Motivos para rasgar as vestes e se vestir de pano de saco no Pentateuco

Motivo

Versículo

Angústia

“Quando Rúben voltou ao poço e viu que José não estava lá, rasgou suas vestes” (BÍBLIA, Gênesis, 37, 29)

“Diante disso, eles rasgaram as suas vestes. Em seguida, todos puseram a carga de novo em seus jumentos e retornaram à cidade” (BÍBLIA, Gênesis, 44, 13)

Luto

 

“Então Jacó rasgou suas vestes, vestiu-se de pano de saco e chorou muitos dias por seu filho” (BÍBLIA, Gênesis, 37, 34)“Então Moisés disse a Arão e a seus filhos Eleazar e Itamar: Não andem descabelados nem rasguem as roupas em sinal de luto, senão vocês morrerão e a ira do Senhor cairá sobre toda a comunidade. Mas os seus parentes, e toda a nação de Israel, poderão chorar por aqueles que o SENHOR destruiu pelo fogo” (BÍBLIA, Levítico, 10, 6)“O sumo sacerdote, aquele entre seus irmãos sobre cuja cabeça tiver sido derramado o óleo da unção, e que tiver sido consagrado para usar as vestes sacerdotais, não andará descabelado nem rasgará as roupas em sinal de luto” (BÍBLIA, Levítico, 21, 10) Fonte: Elaborado pela autora (2022); Bíblia Anote (2020).

Artigos e processos têxteis contidos nos escritos bíblicos: análise e identificação por meio do pentateuco - Danielly Diório de Souza - Acadêmica de Engenharia Têxtil - Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Engenharia Têxtil

2º - chegou a perder a vontade de viver se colocando em uma situação de poder ser preso ou morto pela demonstração de desagrado com tudo que acontecia naquele momento- Ester 4. 2 – e chegou até diante da porta do rei; porque ninguém vestido de pano de saco podia entrar pelas portas do rei. Na presença do rei não se tolerava qualquer sinal de desgostos

3º - a sua situação de desespero chegou ao palácio e incomodou a Ester :

Ester 4.3 Então, vieram as moças de Ester e os seus eunucos e fizeram-lhe saber, com o que a rainha muito se doeu; e mandou vestes para vestir a Mardoqueu e tirar-lhe o seu cilício; porém ele não as aceitou.

Desesperado não aceitou a recomendação da sua prima que ele mesmo ensinara ser prudente.

Para nossa aplicação, o Apóstolo Paulo nos ensina como se manter em momento de dificuldades e quase desespero:

2 Coríntios 4.8,9 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;

Certamente Mardoqueu sentiu todas estas sensações e emoções.

Mas, creio que em algum momento ele refletiu e voltou a se mover, em meio a situação caótica, na direção de uma solução pela sua fé.

O pano de saco e cinzas eram usados como um sinal externo da condição interna de quem os usava.

4º - ao ver seu líder em desespero, ele que era tão próximo do rei e estava no palácio o povo judeu via que era uma situação de catástrofe e tragedia ensaiada.

5º - Mardoqueu foi o mau exemplo de desespero ao povo:

Quebraria certamente regras cúlticas e religiosas e consideradas como imundas na cultura religiosa judaica.

Por quê?

Recusou-se a tomar banho e se assear, pois assim poderia pedir uma audiência no palácio: “Os servos de Ester informaram-lhe a respeito da condição triste, suja e decrépita de Mordecai. Ester fez o que pôde, enviando uma muda limpa de roupas, para que ele se visse livre daqueles horríveis trajes de pano de saco. Mas ele queria continuar a lamentar e recusou a gentileza. Os sentimentos judaicos (de uma data posterior) teriam condenado Mordecai por seu ato de lamentação em público (conforme diz o Talmude), mas não sabemos dizer se essas regras posteriores tinham algum poder no judaísmo mais antigo. Ver as notas expositivas sobre o versículo anterior.

Se Mordecai se arrumasse, poderia aparecer no palácio real e explicar diretamente a Ester o que estava acontecendo, mas nem isso interessava a ele naquele momento.Champlin

3 – E em todas as províncias aonde a palavra do rei e a sua lei chegavam havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos estavam deitados em pano de saco e em cinza.

Mas, a forma como ele se dirige a sua prima Ester, mostra que no íntimo a sua fé, o avisava que haveria uma saia no meio do caos e da situação da pré-tragedia:

Avanço no texto, para melhor compreensão do que se passava.

A intervenção de Ester junto a Mardoqueu era para que ele voltasse a raciocinar e rever seu desespero, para que neste período algo pudesse ser realizado.

É neste ponto que encontro a manifestação de fé em meio ao desespero:

“Ester 4.14 Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus”

Ester 4.5.14 Então Ester chamou a Hatá (um dos camareiros do rei, que este tinha posto para servi-la), e deu-lhe ordem para ir a Mardoqueu, para saber que era aquilo, e porquê.[...] E fizeram saber a Mardoqueu as palavras de Ester. Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que, por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?

E a rainha estava longe da comunicação com Hamã, pode ser difícil entender em nossos dias de internet, comunicação fácil, mas naqueles dias e na fortaleza de Susã, o situação era:

         “Mulheres importantes (nem todas as mulheres de um harém) tinham atendentes pessoais que também guardavam e observavam sua boa conduta. Em alguns casos, eles também atuavam como companheiros. Provavelmente Ester, cortada das linhas normais de comunicação, ainda não tinha descoberto o terrível decreto real contra os judeus. Um intruso, que não obedecesse à lei que governava esse acesso, poderia ser executado no ato. Tanto Heródoto quanto Xenofonte dizem-nos que o acesso estava potencialmente disponível, a qualquer pessoa, mas ela tinha de seguir os procedimentos corretos. Tentativas de assassinato deveriam ser evitadas, e essa era uma dos motivos dos métodos de segurança. Portanto, a trivialidade era estritamente proibida.”

O povo foi avisado pelos arautos do rei:

Havia na Pérsia um sistema de correios (corredores) montados, que levavam os decretos a todas as províncias. Como escrita os decretos da antiguidade eram usados tabletes de argila (o que aconteceu nesta região - escrita ugarítica), ou pergaminho. O anel de selar, dado a Hamã pelo rei, seria usado para impressionar a assinatura real sobre argila, e operaria como a assinatura do rei, expressando toda a sua autoridade (ver Est. 3.12; 8.2,98; Gên. 41.42; Dan. 6.17 e Ageu 2.23).

Ester 4.3 E em todas as províncias aonde a palavra do rei e a sua lei chegava, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos estavam deitados em saco e em cinza.

Só assim podemos entender parte  do desespero, porém o povo já sabia do decreto e se alarmou tanto quanto Mardoqueu e da mesma forma tomou o jejum, o pano de saco para demonstrar sua angústia.

Et 3.13-15 E enviaram-se as cartas por intermédio dos correios (corredores) a todas as províncias do rei, para que destruíssem, matassem, e fizessem perecer a todos os judeus, desde o jovem até ao velho, crianças e mulheres, em um mesmo dia, a treze do duodécimo mês (que é o mês de Adar), e que saqueassem os seus bens. Uma cópia do despacho que determinou a divulgação da lei em cada província, foi enviada a todos os povos, para que estivessem preparados para aquele dia. Os correios, pois, impelidos pela palavra do rei, saíram, e a lei se proclamou na fortaleza de Susã. E o rei e Hamã se assentaram a beber, porém a cidade de Susã estava confusa.

As cartas:

Tais cartas encerravam o traslado do decreto. Este versículo repete, sem novas idéias, o que já havia sido dito no vs. 13. Os judeus não poderiam escapar, embora continuassem esperando o melhor. Entrementes, a providência de Deus estaria trabalhando em favor dos judeus, mediante os instrumentos Mordecai e Ester, e essa é a mensagem principal do livro de Ester.

O traslado. Uma cópia do decreto real foi posta nas mãos de todos os oficiais, grandes e pequenos, de todos os lugares do império persa. Ninguém teria desculpa para desobedecer ao decreto. O rei não permitia atos de insubordinação.

Entorno do quase tragédia, envolvia vários aspectos:

Ester 3. 9,11 – Se bem parecer ao rei, escreva-se que os matem; e eu porei nas mãos dos que fizerem a obra dez mil talentos de prata, para que entrem nos tesouros do rei. Então, tirou o rei o anel da sua mão e o deu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, adversário dos judeus. E disse o rei a Hamã: Essa prata te é dada, como também esse povo, para fazeres dele o que bem parecer aos teus olhos.

Além de matar, os executores receberam ordem de tomar despojos, confiscar propriedades e objetos valiosos, pois esses seriam o salário dos executores. Que os executores ficariam ricos por matar aos judeus, tomou-se o grande incentivo para a matança. Talvez Hamã pagasse seus 10.000 talentos ao rei, como parte desses despojos (ver o vs. 11).

A demanda de Hamã em destruir o povo judeu causou grande comoção entre os judeus, pois ela envolvia o próprio rei e muito dinheiro.

Hamã estava interessado em destruir um povo e ganhar muito dinheiro.

10.000 talentos de prata: (US$18.000.000 de dólares)

O treze:

Pur - A sorte determinou o dia propício como o décimo terceiro do décimo segundo mês, a dar.

Ester 3. 7 – No primeiro mês (que é o mês de nisã), no ano duodécimo do rei Assuero, se lançou Pur, isto é, a sorte, perante Hamã, de dia em dia e de mês em mês, até ao duodécimo mês, que é o mês de adar.[...] 12 Então chamaram os escrivães do rei no primeiro mês, no dia treze do mesmo e, conforme a tudo quanto Hamã mandou, se escreveu aos príncipes do rei, e aos governadores que havia sobre cada província, e aos líderes, de cada povo; a cada província segundo a sua escrita, e a cada povo segundo a sua língua; em nome do rei Assuero se escreveu, e com o anel do rei se selou.

3.10 Então o rei tirou o seu anel da mão, deu-o a Hamã. A doação do anel de selar (cf. Gên. 41.42), nos tempos modernos, seria o mesmo que dar permissão de afixar a assinatura do rei a documentos oficiais. Assim ser.do, ao 'inimigo dos judeus foi conferido poder ilimitado e, conforme os eventos posteriores demonstraram, o rei permaneceu ignorante sobre aquele certo povo' (vs. 8) que foi condenado à morte por seu decreto (Bernhard W. Arderson, in loc.).

Adversário dos judeus. Assim é chamado Hamã por cinco vezes no livro de Ester (3.10; 7.6; 8.1; 9.10,24).

Conclusão:

Para os nossos dias podemos aprender com este trecho das Escrituras.

Nossos textos nos ensina:

Deus em ação:

Ainda que não escrito no texto a providencia divina estava em ação. Assim também, muitas vezes não vemos ação de Deus, mas Ele comanda e escreve a nossa história. O Deus que creio é o que Intervém na História, tanto da Humanidade como a pessoal, ou de todo um Povo.

Confiar em Deus

Se formos perseguidos por ser seu Povo não devemos entrar em desespero, o socorro virá.

Você não vai morrer, será salvo da mão dos Hamãs de hoje.

“E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” (Mt 10.22)

Como está nossa relação com a Susã de hoje, estamos agradando a ela ou estamos mostrando qual é nossa origem?

Quando nos tornamos agradáveis ao mundo é sinal de que nossa fidelidade a Deus está em crise.

Devemos ser: instrumentos de Deus como Mordecai e Ester, embora em alguns momentos possamos não entender por que está ocorrendo a perseguição!

Fonte:

Dicionário Strong

Citações no corpo do texto

Apontamentos do autor

Champlin

Beacon

https://www.estudosdabiblia.net/jbd956.htm

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