A Pecaminosidade Humana e a
sua Restauração a Deus – 1ª Parte
Lição 6 – CPAD – 3º TRIMESTE
2017
Estudo Pr Prof
Osvarela
Texto Áureo
"Porque todos pecaram e destituídos
estão da glória de Deus." Rm 3.23
LEITURA BÍBLICA
Romanos 5.12-21
12 Portanto, como por um homem entrou o
pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os
homens por isso que todos pecaram.
13 Porque até à lei estava o pecado no
mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
14 No entanto, a morte reinou desde Adão
até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da
transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
15 Mas não é assim o dom gratuito como a
ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de
Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre
muitos.
16 E não foi assim o dom como a ofensa,
por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para
condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
17 Porque, se pela ofensa de um só, a
morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do
dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
18 Pois assim como por uma só ofensa veio
o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de
justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
19 Porque, como pela desobediência de um
só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos
serão feitos justos.
20 Veio, porém, a lei para que a ofensa
abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
21 Para que, assim como o pecado reinou
na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus
Cristo nosso Senhor.
Significados
“Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos
pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a
morte.”
Usei em alguns estudos neste site, este texto,supra, como
centro deste tema sobre a Hamartiologia contida neste presente estudo.
Pecaminosidade: sf. Caráter,
inerência do que é pecaminoso; uma palavra derivada de pecaminoso,
ou seja, que tem a natureza do pecado. Cheio de pecados. Que procede ou resulta
da prática do pecado.
Pecaminoso - adj. Que é da natureza do pecado: atos
pecaminosos. Em que há muitos pecados: vida pecaminosa. (Do lat. peccamen)
No Novo Testamento. No grego, a palavra
"pecado" também tem vários sentidos, e alguns são correlatos com os
termos hebraicos.;
Todos esses vocábulos do grego bíblico descrevem o pecado em
seus vários aspectos. Vou apresentar uma lista menos extensa, mas igualmente
proveitosa para definir o incisivas das palavras mais incisivas e usadas com
mais frequência no Novo Testamento acerca do pecado.
1)αμαρτια -;Hamartia. em
correlação com hatta't (hb), seu sentido é "errar o alvo",
"perder o rumo", "fracassar". Indica que o primeiro homem,
no princípio, perdeu o rumo de sua vida e fracassou em não atingir o padrão
divino estabelecido para a sua vida.
Aquilo que é errado, pecado, uma ofensa, uma violação da lei divina em pensamento ou em ação; coletivamente, o conjunto de pecados cometidos seja por uma única pessoa ou várias.
No Novo Testamento, os escritores usaram o termo hamartia para designar o pecado. Ainda que o sentido equivalente no Antigo Testamento seja o de "errar o alvo", nas páginas neotestamentárias a palavra em apreço tem uma abrangência bem maior - possui um sentido mais forte que a ideia de fracasso ou transgressão. Ela tem o sentido de "poder de engano do pecado" (Rs 5:12; Hb 3:13); é mais que um fracasso. Trata-se de uma condição responsável ou uma característica que implica culpabilidade.
Aquilo que é errado, pecado, uma ofensa, uma violação da lei divina em pensamento ou em ação; coletivamente, o conjunto de pecados cometidos seja por uma única pessoa ou várias.
No Novo Testamento, os escritores usaram o termo hamartia para designar o pecado. Ainda que o sentido equivalente no Antigo Testamento seja o de "errar o alvo", nas páginas neotestamentárias a palavra em apreço tem uma abrangência bem maior - possui um sentido mais forte que a ideia de fracasso ou transgressão. Ela tem o sentido de "poder de engano do pecado" (Rs 5:12; Hb 3:13); é mais que um fracasso. Trata-se de uma condição responsável ou uma característica que implica culpabilidade.
2) 2) Kakia. κακια; n. f.
maldade, malícia, malevolência, desejo de injuriar; iniqüidade que não se
envergonha de quebrar a lei perversidade ou, depravação algo oposto à virtude;
mal, aborrecimento. É um termo que descreve o caráter e a disposição
interiores, e não apenas os atos exteriores. Dele deriva-se outra palavra,
Kakos, cujo sentido transcende a mal-estar físico ou doenças (Mc 1:32; Mt 21:
41: 24:48: At 9:13: Rm 12:17: 13:3,4,10: 16:19: 1 Tm 6:10). κακοητεια - kakoetheia; n. f. mau caráter, depravação de coração e
vida; sutileza maligna, astúcia maliciosa
3) αδικια - adikia; n f. injustiça, de um juiz; injustiça de coração e vida; uma profunda violação da lei e da justiça, ato de injustiça.;
Denota injustiça, falta de integridade; como alguém que abandona o caminho original. Em sentido amplo, esse termo refere-se a qualquer conduta errada e significa, ainda, "agravo", "ofensa feita a alguém" (2 Co 12:13: Hb 8:12: Rm 1:18: 9:14).;
O apóstolo João - 1 João 5:17, afirma que toda iniquidade ("gr. adikia) é pecado (gr hamartia).
Denota injustiça, falta de integridade; como alguém que abandona o caminho original. Em sentido amplo, esse termo refere-se a qualquer conduta errada e significa, ainda, "agravo", "ofensa feita a alguém" (2 Co 12:13: Hb 8:12: Rm 1:18: 9:14).;
“Porque
do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos
homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode
conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.” Romanos 1:18,19
O texto de Romanos 1:18 descreve a injustiça
como inimizade para a verdade.;O apóstolo João - 1 João 5:17, afirma que toda iniquidade ("gr. adikia) é pecado (gr hamartia).
4)ανομια -
anomia; n f. a
condição daquele que não cumpre a lei; porque não conhece a lei; porque
transgride a lei; desprezo e violação da lei, iniqüidade, maldade.
Anomia ou anomos - "trangressão". O sentido literal de
anomia é "sem lei".;
Quem transgride a lei de Deus pratica a iniquidade (Mt 13:41: 24:12: 1 Tm 1:9). O Anticristo é anomos - "o iníquo" (2 Ts 2:8).
Quem transgride a lei de Deus pratica a iniquidade (Mt 13:41: 24:12: 1 Tm 1:9). O Anticristo é anomos - "o iníquo" (2 Ts 2:8).
5) Apistia. Deriva
de pistis - "crer", "confiar" - e significa
"infidelidade", "falta de fé" ou algum tipo de resistência
ou vergonha (Hb 3:12: 1 Tm 1:13). Em 1 Timóteo 1:13 está escrito: "...
alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade (gr.
apistia)".;Compilação com edição do autor deste presente Estudo (Osvarela) Ref Biblográficas: Teologia Sistemática
Pentecostal.
Texto de Apoio:
CREMOS, professamos e ensinamos que o pecado é a transgressão da Lei de
Deus: “porque o pecado é a transgressão da lei” (1 Jo 3.4 – ARA), ou seja, a
quebra do relacionamento do ser humano com Deus. Há diversos conceitos bíblicos
tanto para designar o pecado, tais como rebelião e desobediência,1como suas
consequências, quais sejam: incapacidade espiritual, falta de conformidade com
a vontade de Deus em estado, disposição ou conduta e corrupção inata dos seres
humanos: “não há homem justo sobre a terra, que faça bem e nunca peque” (Ec
7.20);
“Porque todos pecaram e destituídos estão
da glória de Deus” (Romanos 3.23). Atanásio, um dos pais da Igreja, dizia que o
pecado é a introdução dentro da criação de um elemento desintegrador que conduz
à destruição e que somente pode ser expelido por meio de uma nova criação.
Daí, a necessidade do Novo Nascimento. A
universalidade do pecado é confirmada em toda a Bíblia3 e comprovada pela
própria experiência humana.
Etimologia
Antropologia. Em teologia, representa o conceito bíblico dos
seres humanos, inclusive nossa criação, o pecado e nosso relacionamento com
Deus.;
Introdução
Este estudo se dará sob o foco da
Antropologia e da Soteriologia, no qual a questão do pecado é fundamental a ser
entendida por todos os homens, uma vez, que Deus declarou, mas planejou um
plano para resolução do axioma: “Porque todos pecaram e destituídos estão da
glória de Deus.”
Muito embora, o pecado já existisse antes
de Adão e Eva pecarem.
E o mais grave e marcante aconteceu nos Céus –
Uranos; -
Porque todo ser criado por Deus tem volição,
isto é vontade própria e direito de escolher entre o Bem ou o Mal!
12 Portanto, como por um homem entrou o
pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a
todos os homens por isso que todos pecaram.
É um questionamento antropológico sobre
porque este axioma é estabelecido por Paulo. Uma vez que apenas Adão e Eva
pecaram?
É a Doutrina do Homem com todo o seu peso
para a Humanidade como entendemos, nós os evangélicos.
E uma busca e encontro da resolução
axiomática, através do entendimento da Doutrina Soteriológica, através da Fé
nas Escrituras.
No processo da Criação, Deus executou o
Seu Plano até ao sexto dia, criando todas coisas com o poder da Sua Palavra.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus
separação entre a luz e as trevas.
E chamou Deus à expansão Céus, e foi a
tarde e a manhã, o dia segundo.
E disse Deus: Produza a terra erva verde,
erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja
semente está nela sobre a terra; e assim foi.
E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
E disse Deus: Haja luminares na expansão
dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais
e para tempos determinados e para dias e anos.
E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
E disse Deus: Produzam as águas
abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão
dos céus.
E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
E disse Deus: Produza a terra alma
vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua
espécie; e assim foi.
E fez Deus as feras da terra conforme a
sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme
a sua espécie; e viu Deus que era bom. “ Gênesis 1:3-25
Porém o ponto culminante da Criação foi
realizado pelas próprias mãos do Eterno: “E disse Deus: Façamos o homem à
nossa imagem, conforme a nossa semelhança; ... E criou Deus o homem à sua
imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os
abençoou...” Gênesis 1:26-28
A Criação do homem é detalhada no segundo
Capítulo do livro de Genesis:
“E havendo Deus acabado no dia sétimo a
obra que fizera... E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele
descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. Estas são as origens dos
céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra
e os céus... E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra,
e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Então o Senhor Deus
fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas
costelas, e cerrou a carne em seu lugar ... E da costela que o Senhor Deus tomou
do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão:
Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada
mulher, porquanto do homem foi tomada.” Gênesis 2: 2-4;7;21-
Nestes versículos se consolida a questão
da Trindade na fala divina: “...disse Deus: Façamos o homem...”
Se Deus falou: “façamos”, sem
dúvida estava conversando com O Filho e O Espírito Santo.
Dito isto, prosseguimos na questão do
pecado e pecaminosidade humana.
Declaração de Fé – CGADB
5. Na pecaminosidade do homem, que o
destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra
expiatória e redentora de Jesus Cristo podem
restaurá-lo a Deus (Rm 3.23; At 3.19);
6. Na necessidade absoluta do novo
nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder
atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no
Reino dos Céus (Jo 3.3-8, Ef 2.8,9);;;
7. No perdão dos pecados, na salvação
plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em
nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26; Hb 7.25; 5.9);;;
O pecado não respeita espaços, sejam
antropológicos, ou celestiais, ou mesmo universais.
Definição: Todos os Seres criados são sujeitos ao pecado.
O pecado contamina o mundo dos espíritos, o mundo espiritual também e
primeiramente foi maculado pelo Pecado.
A Bíblia ensina que somente Deus, e os
seres espirituais, criados, não-caídos (como os anjos) não possuem a mácula do
pecado. A ideia de que os povos antigos viviam uma vida simples e quieta é
desmentida pela antropologia, que revela um lado escuro em todas as sociedades
humanas.
A definição, acima, não excluiu o que
definimos anteriormente.
A depravação de Satanás (Jó 1.6-2.6), sua
queda (Lc 10.18 e Ap 12.8,9, com suas interpretações), a "guerra" no
céu (Dn 10.13; Ap 12.7) e referências aos espíritos maus ou impuros (2 Co 12.7;
Ef 6.10-18; Tg 4.7) dão testemunho disso. O pecado tem afetado o Universo além
do escopo da ciência física.
Nomes. São dois os termos genéricos para
“pecado”.
Um deles aparece em hebraico no Antigo Testamento; é o substantivo
chatá, “o pecado jaz à porta” (Gn 4.7), cuja ideia básica é “errar o alvo”, do
qual deriva o verbo: “todos atiravam com a funda uma pedra a um cabelo e não
erravam” (Jz 20.16); “E erra o alvo quem é precipitado” (Pv 19.2 – TB).
O segundo termo é o seu correspondente grego hamartia, que, embora
sem conotação moral no grego clássico secular, aparece com tal sentido na
Septuaginta e no Novo Testamento: “todo pecado e blasfêmia se perdoará aos
homens” (Mt 12.31). O pecador erra o alvo ou o objetivo da vida que Deus coloca
diante dele.
Há, ainda, inúmeras outras palavras que expressam o pecado, como
transgressão, impiedade, maldade, perversidade, engano, sedução, iniquidade,
injustiça e incredulidade.
2. Sua origem localizada. O pecado
já existira mesmo antes da criação de Adão e Eva.
Pecado - Entre os Seres Celestiais
“Estiveste no Éden, jardim de Deus; ...Tu eras o
querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas,
no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade
em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e
pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus...
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua
sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, ... Pela
multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste
os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu
e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.” Ezequiel
28:13-18
Pecado - Ampliado no próprio Céu
“E a sua cauda levou após si a terça
parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou
diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe
tragasse o filho. E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações
com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.” Apocalipse
12:4,5
Entre os Homens:
Na Queda no Éden. A “queda do homem” é uma expressão teológica
para designar o momento em que o pecado entrou no mundo por meio do primeiro
casal, Adão e Eva: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo” (Romanos
5.12).
No meio de Grupos e Nações.
No meio de Grupos e Nações.
“Pois
quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos
que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;;Como
está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não
há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram
inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.” Romanos 3:9-12
O Pecado é uma ação que se dá
individualmente, mesmo no espaço espiritual (entendamos, que os anjos caídos e
os anjos que se mantiveram fiéis a Deus, pelo sentido eterno de suas decisões,
já estabeleceram sua posição quanto ao pecado).
“Depois, havendo a concupiscência concebido,
dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a
morte.” Tiago 1:15
“A sociedade contemporânea é uma
sementeira de tendências baseadas em capacidade (desde a vida embrionária),
sexo, raça, antecedentes étnicos, religião, preferência sexual e até mesmo em
posição política. Assim como o pecado se achava em Israel, também há pecado na
Igreja.” Origem, Natureza e Conseqüências do Pecado, Bruce R. Marino
Tal definição engloba todo o tipo de
situação humana, e a forma de pecaminosidade humana, que envolve a situação
provocada até o pecado, ser consumado.
Assim, se buscarmos entender de maneira
antropológica e demográfica veremos que a ação se dá em situações de pecado,
sob a ótica e ação:
Individual – Lúcifer – “...desde o dia em que
foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu
comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por
isso te lancei, profanado, do monte de Deus... Elevou-se o teu coração por
causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu
resplendor; por terra te lancei, ... Pela multidão das tuas
iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu,
pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em
cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.” Ezequiel 28:13-18
Grupos – Terça parte dos anjos caíram, insuflados
contra Deus, por Lúcifer.
Grupos demográficos – patriarcado, famílias, povos e nações.
Neste sentido, podemos colocar o pecado,
desde o início, em algumas narrativas bíblicas:
Adão e Eva – um grupo familiar instigado a negar o
entendimento que ouviram do próprio Deus. “ ... É assim que Deus disse:
Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: ...
Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a
serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus
sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como
Deus, sabendo o bem e o mal. ... tomou do seu fruto, e comeu, e deu
também a seu marido, e ele comeu com ela.” Gênesis 3:1-6
Caim – individual. “...para Caim e para a sua oferta não
atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E
o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se
bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se
não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo,
mas sobre ele deves dominar.” Gênesis 4:5-7
Família- Coré – “Assim tu e todo o teu grupo estais contra o
Senhor; e Arão, quem é ele, que murmureis contra ele?...estes, Datã e Abirão,
foram os do conselho da congregação, que contenderam
contra Moisés e contra Arão no grupo de Coré, quando rebelaram contra o Senhor; E a terra abriu
a sua boca, e os tragou com Coré, quando morreu
aquele grupo; quando o fogo consumiu duzentos e cinqüenta homens, os
quais serviram de advertência.” Números 16.11;26:9,10
“... concupiscência concebido, dá à
luz o pecado; e o pecado, sendo consumado,
gera a morte.” Tiago 1:15
Um homem - Davi – “E aconteceu que numa tarde Davi
se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do
terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à
vista. E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não
é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi
mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela...”
2 Samuel 11:2-4
Povo – hebreus, antes de se tornarem nação, sob Davi e Salomão.
“...E os que morreram daquela praga foram catorze mil e setecentos, fora os que
morreram pela causa de Coré.” Números 16.49
Nação – Israel – provocada pelo erro e orgulho de um governante – “E,
vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao Senhor, dizendo: Eis
que eu sou o que pequei, e eu que iniquamente procedi; porém estas
ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu
pai. E Gade veio naquele mesmo dia a Davi, e disse-lhe: Sobe, levanta ao Senhor
um altar na eira de Araúna, o jebuseu. Davi subiu conforme à palavra de Gade,
como o Senhor lhe tinha ordenado.” 2 Samuel 24:17-19
II - Salvação – resgate por inteiro
19 Porque, como pela desobediência de um só
homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão
feitos justos.
20 Veio, porém, a lei para que a ofensa
abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
Etimologia
A salvação (gr. sõtêría)
σωτηρια - soteria; n.f. livramento, preservação, segurança,
salvação:
- ;livramento da moléstia de inimigos; num
sentido ético, aquilo que confere às almas segurança ou salvação; da salvação
messiânica
Salvação - como a posse atual de todos os cristãos
verdadeiros:
- Salvação futura, soma de benefícios e
bênçãos que os cristãos, redimidos de todos os males desta vida, gozarão após a
volta visível de Cristo do céu no reino eterno e consumado de Deus.
Salvação quádrupla: salvo da penalidade, poder, presença e, mais
importante, do prazer de pecar. (A.W. Pink)
σωτηριον - soterion; adj. aquele que salva, que traz salvação;
- Que expressa esta salvação, ou através
de quem Deus está a ponto de executá-la - esperança da salvação (futura)
"...intrusão corruptora da
filosofia pagã no meio do pensamento cristão e um empecilho grave à experiência
das riquezas do Evangelho". Stuart Fowler
“E o mesmo Deus de paz vos
santifique em tudo; e todo o vosso espírito,
e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis
para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Tessalonicenses 5:23,
Paulo aqui se refere à "inteireza" da pessoa humana quando emprega
essa linguagem tríplice, diz Robert L. Thomas
"...mesmo nesta vida presente,
devemos ter uma realidade substancial da redenção do homem inteiro. Deus
criou o homem, e Ele se importa com o homem
inteiro". Francis Schaeffer
Quando falamos sobre o homem inteiro,
podemos dizer “por inteiro”, nem o holismo (não gosto muito do termo
holístico, mas sob certo aspecto, aceito o fato que Deus vê o ser humano, como
um ser inteiro, na mesma condição trinitária humanizada, na Imago Dei),
pode deixar de considerar a existência de partes, na unidade, distinguíveis
entre si.
A visão de alma, corpo e espírito, por
muito tempo, no início da Igreja, tendo em vista o helenismo e gnosticismo, houve
entendimento, e se tornou necessário, para algumas Igrejas locais, de que havia
a necessidade e que desprezasse a visão que o corpo poderia realizar as
vontades humanos, sem que isto inferisse, em questão, do pecado ao homem.
Tal ideia, foi retratada no versículo
supracitado, para que todos compreendessem que a unidade antropológica
necessita de restauração total (de uma pessoa humana total), por conta
do pecado adâmico. As Escrituras desconhecem um conceito de salvação que exclua
todos os aspectos de natureza física. “Porque, se viverdes segundo a carne,
morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.” Romanos
8:13
“Porque todos devemos comparecer ante o
tribunal de Cristo, pa.ra que cada um receba segundo o que tiver feito
por meio do corpo, ou bem, ou mal.” 2 Coríntios 5:10
Quando lemos que, o homem receberá o
juízo por suas obras, podemos verificar que o pecado atinge todo o homem, sua
volição e atos. Não é só a alma quem peca, mas a pessoa quem peca, da mesma
forma "corpo e alma, que é redimida em Cristo", não representa
uma forma de visão dual do ser humano.
"A cura não deve ser considerada uma
opção adicional, inteiramente à parte da nossa salvação".
Dizer que Isaías 53.5 e 1 Pedro 2.24
falam exclusivamente de cura espiritual ou da salvação da alma, e não de cura
física, é estabelecer uma dicotomia estranha entre as dimensões espiritual e
física da existência humana, dicotomia esta que as Escrituras não justificam.
Definições:
Definições:
Dualismo - substantivo masculino; rel
princípio comum a diversas religiões e seitas que professa a coexistência
irredutível do corpo e do espírito, do bem e do mal. fil padrão recorrente de
pensamento desde os primórdios da filosofia, que busca compreender a realidade
e a condição humana dividindo-as em dois princípios básicos, antagônicos e
dessemelhantes (p.ex., forma e matéria, essência e existência, aparência e
realidade etc.). Freq. filosófica no cartesianismo, perspectiva segundo a qual
o pensamento e a matéria são substâncias independentes e incompatíveis. P.ext.
coexistência de sensações, crenças, posições contraditórias em situações,
indivíduos etc.
Dualismo e Pecado - um dos mais antigos conceitos
de pecado está no dualismo a crença de que há uma luta entre forças
preexistentes iguais (virtual ou realmente) – os deuses do bem e do mal.;
As
duas forças cósmicas, com a sua luta, são a causa da pecaminosidade na esfera
atemporal. Teologia Sistemática – fls 266
– capítulo 8 – Origem Natureza e Conseqüências do Pecado.
“O dualismo
não pode existir em nenhum canto do universo, independentemente do que nossos
filósofos nos digam. Há apenas um poder que possa exceder qualquer coisa, e
esse poder é o Deus Poderoso, como a Bíblia nos revela.;
Portanto, de acordo com
a evidência encontrada nas Escrituras, há apenas um poder onipotente, não dois.
Dessa forma, qualquer doutrina de dualismo que defenda a existência de dois
poderes iguais que se opõem (o bem e mal) é uma doutrina falsa.” Got Questions
Salvação – Pecado - Restauração
Etimologia
διασωζω - diasozo; v .preservar em meio ao perigo, conduzir são
e salvo através de;
Salvar, i.e. curar
alguém que está doente, restaurá-lo;
Salvar livrar de perecer; livrar de
perigo, socorrer
Ιαομαι - iaomai; v. curar, sarar; tornar perfeito - livrar de
erros e pecados, levar alguém à salvação
καθαριζω - katharizo; v. tornar limpo, limpar, de mancha física e
sujeira - utensílios, comida; um leproso, limpar pela cura; remover pela
limpeza, num sentido moral; livrar da contaminação do pecado e das culpas,
purificar de iniquidade; livrar da culpa de pecado, purificar, consagrar pela
limpeza ou purificação / anunciar que está limpo num sentido levítico
καθαρισμος - katharismos; n. m. limpeza, purificação, uma purgação ou
lavagem ritual, da lavagem dos judeus antes e depois de suas; limpeza de culpa
de pecados feito pelo sacrifício expiatório de Cristo
καθαρος-;
katharos; adj. limpo, puro, fisicamente e,
purificado pelo fogo; livre de desejo corrupto, de pecado e culpa; livre de
qualquer mistura com o que é falso; sem culpa, inocente; limpo de culpa de algo.
αμαρτια - hamartia; n. f. errar o alvo; errar, estar errado,
errar ou desviar-se do caminho de retidão e honra, fazer ou andar no erro;
desviar-se da lei de Deus, violar a lei de Deus,
pecado; aquilo que é errado, pecado, uma ofensa, uma violação da
lei divina em pensamento ou em ação; coletivamente, o conjunto de pecados
cometidos seja por uma única pessoa ou várias
αμαρτημα - hamartema; n. n. pecado, ação má.
αμαρτωλος - hamartolos; adj. dedicado ao pecado, um pecador, não
livre de pecado; pre-eminentemente pecador, especialmente mau, homens
totalmente malvados, especificamente de homens marcados por determinados vícios
ou crimes.
O conceito do pecado pode ser entendido
de várias interpretações ou uso de palavras ou étimos, em um deles, significa
errar o alvo (hamartia).
A questão da atividade da Lei sobre a operação do pecado é demonstrada por Paulo, para desconsiderar a desinformação de como o homem pode considerar-se livre das “nomia” para poder pecar livremente.
“pessoas moralmente livres simplesmente fazem escolhas livres”, já nos idos da carta aos de Roma, Paulo verifica esta tendência para confrontar a abundancia do pecado.Teologia Sistemática;– fls 266 – capítulo 8 – Origem natureza e Consequencias do Pecado. Osvarela
E entre os cristãos de origem judaica se imaginaram livres para pecar, pois já não estavam debaixo da Lei!
A salvação (gr. sõtêría) refere-se
tanto a salvação quanto a cura. Muito freqüentemente, o único indício do
significado específico da palavra é o contexto imediato.
Jesus deu exemplos sobre esta questão.
Embora, em muitos casos não seja identicamente ocorrido, mas este exemplo de
Marcos é emblemático, por mostrar a evidencia da vontade de Deus, através de
Seu Filho quanto a completa restauração do homem, em sua totalidade.
“E Jesus, vendo a fé deles, disse ao
paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.
E ...alguns dos escribas, ... Quem pode perdoar pecados, senão Deus? E Jesus, ...
lhes disse: ... Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os
teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? ...A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para
tua casa. E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de
todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca
tal vimos.” Marcos 2:5-12
O correlato da Doutrina da Reconciliação
é "a restauração e a cura". Sendo assim, uma pessoa
salva e santificada no íntimo, tornada espiritual e emocionalmente inteira pelo
Espírito Santo, "não tem menos necessidade ou direito de estar
fisicamente inteira"
A restauração do ser humano, por Deus é o
fruto máximo do Plano de Redenção da Criação.
Quando há curas, não obrigatoriamente
haverá. Mas, em havendo, como no início do Ministério de Jesus Cristo,
mostra-se a grandeza de sinal da presença e início do Reino restaurador do homem.
Inseri este conceito de cura e salvação
sob a ótica de que a humanidade foi fruto da criação e através do pecado, houve
a degeneração antropológica alastrada pelo DNA adâmico, na alma, corpo em todos
os homens.
Então quando Jesus é questionado sobre
sua missão, o que Ele vai mandar dizer a seu primo João O Batista:
;;;;;;;;;;;;;;;;;; “E Jesus, respondendo,
disse-lhes: Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e
os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é
anunciado o evangelho. Todas as coisas me
foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém
conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a
mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus
11:4,5;27,28
Primeiro pela formação humana, inferior
aos anjos, mostra o Poder de Deus, e Seu Poder Eterno em realizar proezas com
coisas menores, contra o principal Inimigo do Homem, Satanás!
“Que é
o homem mortal para que te lembres dele? e
o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o
fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.” Salmos
8:4,5
A salvação, no Novo Testamento, consiste
na "restauração da comunhão entre Deus e o homem" e na "redenção
do corpo". Ladd
Irineu, um dos pais da Igreja, dizia: A
salvação "salva o corpo, mas não nos tira do corpo".
Esta posição que o Movimento Pentecostal,
dos quais fazemos parte, tem sido balizado cm uma visão futura: O
Arrebatamento dos crentes, da Igreja.
Será neste tempo futuro e para breves
dias, aguardados com o Maranata, que a Salvação se tornará em sua totalidade,
na restauração humana e de toda a Criação, após a realização das demais tapas,
posteriores e seguintes ao Arrebatamento dos regenerados, os salvos em Cristo.
Regeneração e Restauração
ανακαινιζω - anakainizo; v. renovar,
restaurar
ανακαινοω - anakainoo; v. fazer crescer,
renovar, tornar novo - ;nova força e
vigor dado a alguém; ser mudado para um novo tipo de vida oposto ao estado
corrupto anterior.
Regeneração - Ação ou efeito de regenerar ou regenerar-se.
Reforma no sentido de melhorar; renovação moral ou espiritual. Reconstituição
de um órgão destruído ou arruinado.
Outra palavra para Regeneração é "renascimento",
relacionada à outra frase bíblica “nascido de novo”.
O nosso renascimento se difere do nosso
primeiro nascimento, quando fomos concebidos fisicamente e herdamos a nossa
natureza pecaminosa. O novo nascimento é um nascimento espiritual, santo e
celestial que resulta em nós sendo vivificados espiritualmente. O homem em seu
estado natural está "morto em seus delitos e pecados" até ser
"vivificado" (regenerado) por Cristo. Isso acontece quando ele coloca
a sua fé em Cristo (Efésios 2:1).
Tomo de forma compilada e com acréscimos
a definição, que segue:
É um
processo necessário para sermos introduzido imputados justo, ou absolvidos
diante de Deus. A carne humana pecaminosa não pode entrar
na presença de Deus. Em sua conversa com Nicodemos, Jesus disse duas vezes que
um homem deve nascer de novo a fim de ver o reino de Deus (João 3:3, 7). A
regeneração não é opcional, pois "O que é nascido da carne é carne; e o
que é nascido do Espírito é espírito" (João 3:6). O nascimento físico nos
traz à terra; o renascimento espiritual nos leva ao céu. Veja também Efésios
2:1; 1 Pedro 1:23; João 1:13; 1 João 3:9; 4:7; 5:1, 4, 18.
A Regeneração faz parte do que Deus faz
por nós no momento da salvação, juntamente com sermos selados (Efésios 1:14),
adotados (Gálatas 4:5), reconciliados (2 Coríntios 5: 18-20)
A regeneração é uma mudança radical.
Assim como o nascimento físico resultou em um novo indivíduo entrando no reino
da terra, o nosso nascimento espiritual resultou em uma nova pessoa entrando no
reino celestial (Efésios 2:6). Got Questions
“E, quando ele vier, convencerá o mundo do
pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da
justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o
príncipe deste mundo está julgado.” João 16:8-11
É um processo continuado. Vejamos que tal
pressuposto é explícito nas Escrituras, e declarado como norma de Fé, para nós.
19 Porque, como pela desobediência de um só
homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão
feitos justos.
20 Veio, porém, a lei para que a ofensa
abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou
a graça;
21 Para que, assim como o pecado reinou na
morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo
nosso Senhor.
Capítulo IX DF –
CGADB - “o homem por si mesmo não consegue
voltar-se para Deus sem o auxílio da graça divina. Apesar de tudo, a imagem de
Deus no homem não foi aniquilada;46 foi, no entanto, desfigurada a tal ponto
que a sua restauração só é possível em Cristo.”
“...ser mudado para um novo tipo de vida
oposto ao estado corrupto anterior ...”
Tem um início transformador, para
imputação de legalidade do pecador desfrutar a comunhão com Deus, mas um
processo final de redenção corpórea para entrar, no Céu de Deus, e se dá pela ação
do Sangue de Jesus e convicção pelo Espírito Santo, que conduz o pecador
redimido a compreender e aceitar que é preso do pecado, do juízo e da Justiça.
“E é o que alguns têm sido, mas haveis
sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em
nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus” (1 Co 6.11); “não pelas
obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos
salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” (Tt 3.5).
A Restauração do relacionamento do ser
humano com Deus, se dá, por meio de Cristo: “Deus
estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus
pecados” 2 Co 5.19
Romanos 7.14-20;;
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Hoje - O já: a era vindoura já se iniciou –;A Plenitude dos
tempos
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O ainda não: a vida carnal; A Era presente [o homem a ser
transformado] ainda está em vigor
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14 ;
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A lei é espiritual
|
Mas,
não sou espiritual; (sou carnal)
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15,16;
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Quero praticar a boa lei de Deus
|
Mas,
não faço o Bem
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17
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(extração do pensamento) Quero fazer o Bem
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Mas, o
pecado que habita em mim, neste corpo carnal, não me permite fazer o Bem
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18
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Desejo fazer o Bem
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Mas,
sou pecador;;“na minha carne, não habita bem
algum”
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19
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Quero fazer o Bem
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Mas,
faço o Mal
|
20
|
Quero fazer o bem
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Mas, o
pecado que habita em mim, neste corpo carnal, não me permite fazer o Bem
|
Quadros compilados e adaptados de: Romanos -
Comentários Expositivos - C. Marwin Pate
A Era;Presente
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A Era;Vindoura
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O corpo de pecado/morte (o corpo físico) não é mau, mas é o instrumento
do pecado e da morte, mas está contaminado pelo Adam) Ainda está em vigor
|
A nova natureza (ser interior)/mente (quanto à nova natureza, cf.
2 Coríntios 4.16; Efésios3.16;;quanto à mente renovada,;cf.
Romanos 12.1,2)
|
Livre do Pecado, Novidade de Vida em
espírito
“Mas agora;temos sido libertados da lei,
tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que;sirvamos em novidade de espírito, e não na
velhice da letra.”
CONTINUAÇÃO
Bibliografia
Dicionário Strong
Stanley Horton
Citações no corpo do texto
Apontamentos do autor
Declaração de Fé das AD’s CGADB
Biblia on line
Bíblia Dake
Teologia cristã
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