sábado, agosto 17

Lição 07 CPAD - A Deposição da Rainha Vasti e a Ascensão de Ester

Lição 07 -  A Deposição da Rainha Vasti e a Ascensão de Ester

EM EDIÇÃO SEM REVISÃO

Subsídio Pastor e professor Osvarela

Texto Áureo

“Antes, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tg 4.6)

Prática

Devemos nos conservar humildes, confiando na justiça de Deus, pois Ele governa a todos, abatendo ou exaltando.

Leitura Bíblica

Ester 1.10-12,16,17,19; 2.12-17

Ester 1

10 – E, ao sétimo dia, estando já o coração do rei alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e a Carcas, os sete eunucos que serviam na presença do rei Assuero,

11 – que introduzissem na presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua formosura, porque era formosa à vista.

12 – Porém a rainha Vasti recusou vir conforme a palavra do rei, pela mão dos eunucos; pelo que o rei muito se enfureceu, e ardeu nele a sua ira.
16 – Então, disse Memucã na presença do rei e dos príncipes: Não somente pecou contra o rei a rainha Vasti, mas também contra todos os príncipes e contra todos os povos que há em todas as províncias do rei Assuero.

17 – Porque a notícia deste feito da rainha sairá a todas as mulheres, de modo que desprezarão a seus maridos aos seus olhos, quando se disser: Mandou o rei Assuero que introduzissem à sua presença a rainha Vasti, porém ela não veio.

19 – Se bem parecer ao rei, saia da sua parte um edito real, e escreva-se nas leis dos persas e dos medos, e não se revogue que Vasti não entre mais na presença do rei Assuero, e o rei dê o reino dela à sua companheira que seja melhor do que ela.

Ester 2

12 – E, chegando já a vez de cada moça, para vir ao rei Assuero, depois que fora feito a cada uma segundo a lei das mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias das suas purificações, seis meses com óleo de mirra e seis meses com especiarias e com as coisas para a purificação das mulheres),

13 – desta maneira, pois, entrava a moça ao rei; tudo quanto ela desejava se lhe dava, para ir da casa das mulheres à casa do rei;

14 – à tarde, entrava e, pela manhã, tornava à segunda casa das mulheres, debaixo da mão de Saasgaz, eunuco do rei, guarda das concubinas; não tornava mais ao rei, salvo se o rei a desejasse e fosse chamada por nome.

15 Chegando, pois, a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu (que a tomara por sua filha), para ir ao rei, coisa nenhuma pediu, senão o que disse Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres; e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam.

16 – Assim, foi levada Ester ao rei Assuero, à casa real, no décimo mês, que é o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado.

17 – E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça e a fez rainha em lugar de Vasti.

A) Objetivos da Lição:

I) Explicar o banquete de Assuero e a recusa da rainha Vasti;

II) Refletir a respeito da resistência e da deposição da rainha Vasti;  

III) Mostrar a ascensão de Ester ao posto de rainha.

Introdução:

A queda da rainha Vasti, dentro do plano de livramento que Deus sabiamente conduzia para seu povo na agora diáspora babilônica tem vários e diversos pontos históricos a serem considerados, além de toda a questão da Onipotência divina.

Aqui encontramos, como numa sucessão de lideranças imperiais da babilônia, o fundamento ou ponto de partida de toda a história que vai se desenrolar no livro de Ester, numa trama cheia de diversos atos desde de atos reais de demonstração de autoridade abalada, pela atitude da rainha Vasti, a posição de Ester não revelando sua descendência judia, o que a impediria ascender ao trono, o cuidado de um primo em velar pela sua prima, e saber como revelar a descendência judia dela, na hora certa, a ascensão de uma não babilônica ao trono real, a trama diabólica, motivada pela manifestação antissemítica de Hamã, até a posição corajosa de uma moça não judia, Ester, que poderia morrer, ou no mínimo perder sua posição com sua antecessora.

Desta trama inicial, um personagem fundamental, um judeu bem colocado no reino, Mardoqueu, fruto da ira de um adversário, simplesmente pelo poder de entrar nas câmaras reais, como servo do rei no palácio e de não se sujeitar ao  orgulho de um primeiro-ministro, Hamã, que vai ser elevado a uma posição de honra, porque no desenrolar da destituição de rainha Vasti, o rei perdendo o sono vai ler crônicas reais.

Em tudo isto, em toda esta trama, o plano divino, se desenrola, seja na própria festividade real de 80 dias, seja na posição de Vasti em não se tornar objeto de desejo de bêbados.

A posição correta de Vasti, que perdeu o trono, mas não a moral e ética, desencadeou o processo seletivo para o rei escolher uma nova rainha.

Ester 2.12,14 – E, chegando já a vez de cada moça, para vir ao rei Assuero, depois que fora feito a cada uma segundo a lei das mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias das suas purificações, seis meses com óleo de mirra e seis meses com especiarias e com as coisas para a purificação das mulheres), desta maneira, pois, entrava a moça ao rei; tudo quanto ela desejava se lhe dava, para ir da casa das mulheres à casa do rei; – à tarde, entrava e, pela manhã, tornava à segunda casa das mulheres, debaixo da mão de Saasgaz, eunuco do rei, guarda das concubinas; não tornava mais ao rei, salvo se o rei a desejasse e fosse chamada por nome.

O que me chama atenção é que o tal processo demorou um ano, no qual a moças de todas as províncias foram submetidas a um intenso processo de embelezamento e tratamento de saúde, desde a pele, aos cabelos, num verdadeiro spa babilônico, comandado por sete eunucos.

Vasti era amada pelo rei:

Quando se é amado pelo rei devemos ter cuidado para não o ofender pois sua justiça deve ser para todos. Mas, sempre o rei se lembrará de nós.

Lembrou-se de Vasti (1). Isto parece sugerir que o rei começava a esquecer a sua cólera contra Vasti. Disseram os mancebos do rei (2). O regresso de Vasti seria sinônimo de terrível perigo para eles (ver 1-19 n.), e a sua compreensão do perigo é mostrada pelo seu desejo de abandonar o hábito de escolher a rainha de entre uma das suas próprias famílias e, até, de que o rei tomasse rainha estrangeira.

Eunuco (3); só os eunucos tinham acesso às dependências das mulheres.

E a moça... reine (4), ao que Josefo acrescenta: "Pois assim se saciará o seu desejo da sua antiga mulher".

Lembrou-se de Vasti (1). Isto parece sugerir que o rei começava a esquecer a sua cólera contra Vasti. Disseram os mancebos do rei (2). O regresso de Vasti seria sinônimo de terrível perigo para eles (ver 1-19 n.), e a sua compreensão do perigo é mostrada pelo seu desejo de abandonar o hábito de escolher a rainha de entre uma das suas próprias famílias e, até, de que o rei tomasse rainha estrangeira.

Há sempre alguém querendo apagar nossa memória no palácio.

Os agentes legalistas procuraram uma estratégia para tirar da memoria de Assuero a forte e poderosa rainha Vasti.

Pois, ela certamente os mantinha distante do rei em seu desejos de promoções pessoais.

E a moça... reine (4), ao que Josefo acrescenta: "Pois assim se saciará o seu desejo da sua antiga mulher".

1.      Personagens;

Assuero ou Akhashverosh – Xerxes - O rei Xerxes era um homem poderoso que governou 127 províncias da Índia à Etiópia. Ele reinou em Susã (Ester 1:1-2). O rei Xerxes foi um homem orgulhoso que exibiu sua riqueza e grandeza por 180 dias. Após as comemorações, ele deu uma festa por uma semana.

As Rainhas.

A deposta:

Vasti – ושתי  - Vashtiy origem persa; n .pr. f. Vasti = “linda”;  esposa de Assuero, a rainha de quem ele se divorciou por desobedecer às suas ordens.

Nome dado pelos autores gregos à primeira rainha de Xerxes é Améstris, mulher notória pela sua crueldade e sensualidade, que casou com ele antes do terceiro ano do seu reinado e continuou a ser rainha até ele morrer. Rawlinson sugere que Vasti (palavra persa que significa "bela") é um título dado a Améstris, e que a deposição foi apenas temporária.

A eleita:

Ester (em hebraico : אסתר), também conhecida como Hadassa bat Avihail, é a heroína homônima do Livro de Ester, incluído na Bíblia Hebraica. Ela foi esposa do rei persa Assuero (identificado como Xerxes I).

בַּת - bath (bath); n. f. filha - filha, menina, filha adotiva, nora, irmã, netas, prima, criança do sexo feminino; como forma educada de referir-se a alguém nome próprio feminino. Como designação de mulheres de um determinado lugar - moças, mulheres - referindo-se a personificação - vilas (como filhas procedentes de cidades)- descrição de caráter.

Ester - Hadassa... Ester (7). Se Hadassa provêm de hadhas, murta, e Ester de sitar, a palavra persa correspondente a "estrela", temos aqui um exemplo antigo do costume judaico mais recente de atribuir dois nomes a cada indivíduo - um hebraico e um gentio, como João Marcos, José Justo, etc. Bela de parecer (7), em hebraico yephathto'ar, bonita de formas, mas to'ar, em si, já dá a idéia de formas belas, pelo que a beleza de Ester é duplamente acentuada. Formosa à vista (7), em hebraico tohbath mar'eb, de belo aspecto. A tradição hebraica diz que Ester foi uma das três mulheres mais, belas que jamais viveram.

Assim como Vasti foi deposta e substituída, a nação de Israel foi deposta e substituída pela Igreja.

Romanos 11. 24,25 Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.

Et.2. 5 Havia então um homem judeu na fortaleza de Susã, cujo nome era Mardoqueu, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis, homem benjamita,

Mardoqueu - Mardoqueu (5) era benjamita e, portanto, judeu, pois Benjamim aderira ao reino de Judá (1Rs 12.21). Na sua genealogia, aqui dada, ocorrem os nomes de Simei e Quis, que a tradição judaica identifica com o Simei que amaldiçoou Davi (2Sm 16.5) e Quis, pai de Saul (1Sm 9.1). Houve um Mardoqueu que regressou a Jerusalém com Zorobabel em 537 A.C. (Ed 2.2; Ne 7.7); Destaco que em termo de idade era possível que este Mardoqueu seja o mesmo algumas a depois.

I Samuel15. 7 Então feriu Saul aos amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito.8 E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu ao fio da espada.9 E Saul e o povo pouparam a Agague.

Hamã - Hamã, o agagita, era descendente do rei Agague, o amalequita derrotado por Saul (1Sm 15). Um Grão-Vizir

A escolha de uma nova rainha deve ter ocorrido após o sétimo ano do reinado de Assuero (479 a.C.), quatro anos depois da celebração que resultou no divórcio de Vasti.

10 – E, ao sétimo dia, estando já o coração do rei alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e a Carcas, os sete eunucos que serviam na presença do rei Assuero,

11 – que introduzissem na presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua formosura, porque era formosa à vista.

“Acreditava-se que entre estes acontecimentos, Assuero (Xerxes) tenha feito sua malsucedida expedição à Grécia. Assim, ele retornou da sua derrota vergonhosa em Salamina (480 a.C.) e o rei estava emocionalmente abalado por ter perdido sua esposa de maneira que chegava a demonstrar fraqueza para um soberano de nível mundial, pois a recusa da  rainha Vasti teve o condão de ser uma afronta pública.

Aliás, diferente do que se possa supor, apesar do banquete real ser regado de bebida forte (embora bebesse quem queria e ninguém era obrigado). Na realidade, os persas costumavam Ester (Novo Comentário da Bíblia) permitir que as suas mulheres assistissem às suas festas libatórias (ver Heródoto 5.18). Portanto, na ordem dada a Vasti nada sugere uma afronta, lembremos de quem participou em Susã do banquete - os cidadãos de Susã (desde o maior até ao menor), juntamente com seus nobres visitantes no final - com duração de sete dias.

Embora alguns autores e o Targum diga que, ao rei enviar seus sete eunucos, auxiliares da corte e guardadores do grande harém, para trazer Vasti ao salão do banquete, o mais depressa possível, “diz que Vasti realizaria sua dança com apenas uma coroa na cabeça – para danças que poderiam ter uma conotação sensual -”

Mas, de qualquer forma um rei de tantas conquistas também queria expor a sua conquista n mundo amoroso, com a bela Vasti.

As vezes alguma “Vasti” pode abrir a oportunidade para nós.

Apesar das lições óbvias que aprendemos com a personagem Ester, não podemos esquecer a mulher que abriu o caminho para ela. Vasti foi a primeira esposa do rei Xerxes. Ela era a rainha da Pérsia. Mas será que Vasti foi realmente a vítima da história de Ester?

A história de Vasti contém algumas lições de vida práticas e poderosas para as mulheres. Embora fosse improvável que ela acreditasse em Jeová como Deus, seu próprio sistema de crenças era tão forte que ela tomou uma decisão sem precedentes.

Essa decisão mudou seu destino e o curso da história. Quase parece que a história dela não foi uma história com final feliz, mas depende de como você escolhe olhar para ela. Vasti claramente tinha respeito por si mesma.

A condição de ser bela era uma forma de demonstração de poder dos governantes obter para si as mais belas mulheres do reino.

Mesmo no conceito de reinado judaico, o profeta Samuel diz claramente que o rei teria entre seus poderes e direitos selecionar para  si moças para perfumistas e filhos/filhas que quisesse.

Lição: Isso nos ensina em nosso casamento hoje. Em todas as coisas, o marido e a esposa devem procurar honrar a Cristo. Isso se aplica na tomada de decisões, pois os casais trabalham duro para evitar violar a consciência um do outro e buscam o bem da outra pessoa (1 Coríntios 10:23-33). Quem foi Vasti na Bíblia: História da rainha substituída por Ester – Equipe Redação BP

“Os cônjuges nunca devem seduzir um ao outro a fazer o mal, mas se isso acontecer, a primeira obrigação de cada um é obedecer a Cristo.

Citação:

Com algumas restrições deste autor.

“o rei consultou os sábios que entendiam dos tempos. O rei bêbado deve ter ficado um pouco mais sóbrio, por causa de seu amargo desapontamento e humilhação por parte “daquela mulher”, e consultou conselheiros e sábios conhecimento “dos tempos”, isto é, versados em astrologia e, provavelmente, nas os sobre o que deveria fazer com Vasti. Ele consultou os sábios que tinham artes mágicas. Aqueles homens conheciam todas as leis da terra. O que a lei requeria? Xerxes sempre consultava seus conselheiros. Ele não tomava decisões importantes sozinho. Homens conhecedores da lei sabiam dos precedentes nos quais se baseavam as decisões. E alguns intérpretes pensam que uma sábia substituição deveria ser feita, embora Mediante ligeira mudança no hebraico, podemos alterar “tempos" para “leis”. conselheiros e sábios da corte, em Susã, foram consultados sobre o caso. No sem apoio textual para tanto. Seja como for, o texto deixa claro que os melhores império persa havia sete juristas, o famoso Conselho dos Sete (Heródoto, História 111.31,84; cf. Esd. 7.14), a Corte Suprema, e talvez o rei Xerxes tenha chegado ao extremo de consultá-los sobre a questão. Para substituir uma concubina favorita? Talvez uma rainha só pudesse ser deposta Aqui os críticos se deparam com um problema: Por que seria necessário tudo isso sacro acrescentou estofo à sua história, a fim de tomar mais interessante sua novela mediante tal modo de proceder. Por esse motivo, os críticos concluem que o autor precedente. Se a atitude de Vasti não fosse tratada com rigor, muitos casos de revolta religiosa. O caso de Vasti deflagrou um escândalo nacional e estabeleceu perigoso poderiam surgir no grande império persa. Outras mulheres, julgando-se oprimidas pelos maridos, rebelar-se-iam (vs. 17), e então o império persa cairia no caos.qualquer coisa. Outros tinham conhecimento sobre os tempos antigos, sendo bem Os astrólogos, conforme comentou Aben Ezra, sabiam do tempo certo para fazer versados na história e na lei. Portanto, eles sabiam o que aconselhar ao rei. Ester versículo por versículo Russel Champlin(PDF).

Entendendo a fraqueza do rei por Vasti os conselheiros cuidaram de arranjar uma saída para o rei.

Minha hipótese histórica: “Ainda que tal saída tivesse algum tom de discriminação talvez pela origens de Vasti passarem pela casa real de  Nabucodonosor II da Babilônia ou de Belsazar.”

Seja qual for o caso, para ela se tornar rainha, ela deve ter nascido em uma família aristocrática. 

Naquela época, muitos casamentos eram feitos por motivos políticos e econômicos. Portanto, também é muito provável que a rainha Vasti tenha se casado com o rei Xerxes, não necessariamente por escolha, mas a sua beleza e comportamento fizeram o rei a amar  de tal forma que mesmo com sua recusa em acatar sua ordem, após quatro anos ele ainda se lembrava de Vasti.

Final a ser estudado:

O Rei encontrou consolo nos braços de Ester.

Ester a judia foi a solução para os desarranjos do coração e orgulho do rei Xerxes!

Fonte:

https://bibliotecadopregador.com.br/vasti-e-a-vitima-na-historia-de-ester/

apontamentos do autor

Champlin

Dicionário Strong

Citações no texto

Comentário Beacon – Ester

https://www.biblegateway.com/passage/?search=Ester%201-5&version=OL

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