Lição 07 - A Deposição da Rainha Vasti e a Ascensão de
Ester
EM EDIÇÃO SEM REVISÃO
Subsídio Pastor e
professor Osvarela
Texto Áureo
“Antes, dá maior graça. Portanto
diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tg 4.6)
Prática
Devemos nos conservar humildes,
confiando na justiça de Deus, pois Ele governa a todos, abatendo ou exaltando.
Ester 1.10-12,16,17,19; 2.12-17
Ester 1
10 – E, ao sétimo dia, estando já
o coração do rei alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá,
Abagta, Zetar e a Carcas, os sete eunucos que serviam na presença do rei
Assuero,
11 – que introduzissem na
presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos
príncipes a sua formosura, porque era formosa à vista.
12 – Porém a rainha Vasti recusou
vir conforme a palavra do rei, pela mão dos eunucos; pelo que o rei muito se
enfureceu, e ardeu nele a sua ira.
16 – Então, disse Memucã na presença do rei e dos príncipes: Não somente pecou
contra o rei a rainha Vasti, mas também contra todos os príncipes e contra
todos os povos que há em todas as províncias do rei Assuero.
17 – Porque a notícia deste feito
da rainha sairá a todas as mulheres, de modo que desprezarão a seus maridos aos
seus olhos, quando se disser: Mandou o rei Assuero que introduzissem à sua
presença a rainha Vasti, porém ela não veio.
19 – Se bem parecer ao rei, saia
da sua parte um edito real, e escreva-se nas leis dos persas e dos medos, e não
se revogue que Vasti não entre mais na presença do rei Assuero, e o rei dê o
reino dela à sua companheira que seja melhor do que ela.
Ester 2
12 – E, chegando já a vez de cada
moça, para vir ao rei Assuero, depois que fora feito a cada uma segundo a lei
das mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias das suas purificações,
seis meses com óleo de mirra e seis meses com especiarias e com as coisas para
a purificação das mulheres),
13 – desta maneira, pois, entrava
a moça ao rei; tudo quanto ela desejava se lhe dava, para ir da casa das
mulheres à casa do rei;
14 – à tarde, entrava e, pela
manhã, tornava à segunda casa das mulheres, debaixo da mão de Saasgaz, eunuco
do rei, guarda das concubinas; não tornava mais ao rei, salvo se o rei a
desejasse e fosse chamada por nome.
15 Chegando, pois, a vez de
Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu (que a tomara por sua filha), para ir
ao rei, coisa nenhuma pediu, senão o que disse Hegai, eunuco do rei, guarda das
mulheres; e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam.
16 – Assim, foi levada Ester ao
rei Assuero, à casa real, no décimo mês, que é o mês de tebete, no sétimo ano
do seu reinado.
17 – E o rei amou a Ester mais do
que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e benevolência mais
do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça e a fez rainha em
lugar de Vasti.
A) Objetivos da Lição:
I) Explicar o banquete de Assuero
e a recusa da rainha Vasti;
II)
Refletir a respeito da resistência e da deposição da rainha Vasti;
III)
Mostrar a ascensão de Ester ao posto de rainha.
Introdução:
A queda
da rainha Vasti, dentro do plano de livramento que Deus sabiamente conduzia
para seu povo na agora diáspora babilônica tem vários e diversos pontos
históricos a serem considerados, além de toda a questão da Onipotência divina.
Aqui
encontramos, como numa sucessão de lideranças imperiais da babilônia, o
fundamento ou ponto de partida de toda a história que vai se desenrolar no
livro de Ester, numa trama cheia de diversos atos desde de atos reais de
demonstração de autoridade abalada, pela atitude da rainha Vasti, a posição de
Ester não revelando sua descendência judia, o que a impediria ascender ao
trono, o cuidado de um primo em velar pela sua prima, e saber como revelar a
descendência judia dela, na hora certa, a ascensão de uma não babilônica ao
trono real, a trama diabólica, motivada pela manifestação antissemítica de
Hamã, até a posição corajosa de uma moça não judia, Ester, que poderia morrer,
ou no mínimo perder sua posição com sua antecessora.
Desta
trama inicial, um personagem fundamental, um judeu bem colocado no reino,
Mardoqueu, fruto da ira de um adversário, simplesmente pelo poder de entrar nas
câmaras reais, como servo do rei no palácio e de não se sujeitar ao orgulho de um primeiro-ministro, Hamã, que
vai ser elevado a uma posição de honra, porque no desenrolar da destituição de
rainha Vasti, o rei perdendo o sono vai ler crônicas reais.
Em tudo
isto, em toda esta trama, o plano divino, se desenrola, seja na própria
festividade real de 80 dias, seja na posição de Vasti em não se tornar objeto
de desejo de bêbados.
A posição
correta de Vasti, que perdeu o trono, mas não a moral e ética, desencadeou o
processo seletivo para o rei escolher uma nova rainha.
Ester 2.12,14 –
E, chegando já a vez de cada moça, para vir ao rei Assuero, depois que fora
feito a cada uma segundo a lei das mulheres, por doze meses (porque assim se
cumpriam os dias das suas purificações, seis meses com óleo de mirra e seis
meses com especiarias e com as coisas para a purificação das mulheres), desta
maneira, pois, entrava a moça ao rei; tudo quanto ela desejava se lhe dava,
para ir da casa das mulheres à casa do rei; – à tarde, entrava e, pela manhã,
tornava à segunda casa das mulheres, debaixo da mão de Saasgaz, eunuco do rei,
guarda das concubinas; não tornava mais ao rei, salvo se o rei a desejasse e
fosse chamada por nome.
O que me
chama atenção é que o tal processo demorou um ano, no qual a moças de todas as províncias
foram submetidas a um intenso processo de embelezamento e tratamento de saúde,
desde a pele, aos cabelos, num verdadeiro spa babilônico, comandado por sete
eunucos.
Vasti era
amada pelo rei:
Quando se
é amado pelo rei devemos ter cuidado para não o ofender pois sua justiça deve
ser para todos. Mas, sempre o rei se lembrará de nós.
Lembrou-se
de Vasti (1). Isto parece sugerir que o rei começava a esquecer a sua
cólera contra Vasti. Disseram os mancebos do rei (2). O regresso de
Vasti seria sinônimo de terrível perigo para eles (ver 1-19 n.), e a sua
compreensão do perigo é mostrada pelo seu desejo de abandonar o hábito de
escolher a rainha de entre uma das suas próprias famílias e, até, de que o rei
tomasse rainha estrangeira.
Eunuco (3); só
os eunucos tinham acesso às dependências das mulheres.
E a
moça... reine (4), ao que Josefo acrescenta: "Pois assim se
saciará o seu desejo da sua antiga mulher".
Lembrou-se
de Vasti (1). Isto parece sugerir que o rei começava a esquecer a sua
cólera contra Vasti. Disseram os mancebos do rei (2). O regresso de
Vasti seria sinônimo de terrível perigo para eles (ver 1-19 n.), e a sua
compreensão do perigo é mostrada pelo seu desejo de abandonar o hábito de
escolher a rainha de entre uma das suas próprias famílias e, até, de que o rei
tomasse rainha estrangeira.
Há sempre
alguém querendo apagar nossa memória no palácio.
Os agentes
legalistas procuraram uma estratégia para tirar da memoria de Assuero a forte e
poderosa rainha Vasti.
Pois, ela
certamente os mantinha distante do rei em seu desejos de promoções pessoais.
E a
moça... reine (4), ao que Josefo acrescenta: "Pois assim se
saciará o seu desejo da sua antiga mulher".
1.
Personagens;
Assuero ou
Akhashverosh – Xerxes - O rei Xerxes era um homem poderoso que governou 127
províncias da Índia à Etiópia. Ele reinou em Susã (Ester 1:1-2). O
rei Xerxes foi um homem orgulhoso que exibiu sua riqueza e grandeza por 180
dias. Após as comemorações, ele deu uma festa por uma semana.
As Rainhas.
A deposta:
Vasti – ושתי - Vashtiy
origem
persa; n .pr. f. Vasti = “linda”; esposa
de Assuero, a rainha de quem ele se divorciou por desobedecer às suas ordens.
Nome dado
pelos autores gregos à primeira rainha de Xerxes é Améstris, mulher notória
pela sua crueldade e sensualidade, que casou com ele antes do terceiro ano do
seu reinado e continuou a ser rainha até ele morrer. Rawlinson sugere que Vasti
(palavra persa que significa "bela") é um título dado a Améstris, e
que a deposição foi apenas temporária.
A eleita:
Ester (em hebraico : אסתר), também conhecida como Hadassa
bat Avihail, é a heroína homônima do Livro de Ester, incluído
na Bíblia Hebraica. Ela foi esposa do rei
persa Assuero (identificado como Xerxes I).
בַּת - bath (bath); n. f. filha -
filha, menina, filha adotiva, nora, irmã, netas, prima, criança do sexo
feminino; como forma educada de referir-se a alguém nome próprio feminino. Como
designação de mulheres de um determinado lugar - moças, mulheres - referindo-se
a personificação - vilas (como filhas procedentes de cidades)- descrição de
caráter.
Ester - Hadassa...
Ester (7). Se Hadassa provêm de hadhas, murta, e Ester de sitar,
a palavra persa correspondente a "estrela", temos aqui um exemplo
antigo do costume judaico mais recente de atribuir dois nomes a cada indivíduo
- um hebraico e um gentio, como João Marcos, José Justo, etc. Bela de
parecer (7), em hebraico yephathto'ar, bonita de formas, mas to'ar,
em si, já dá a idéia de formas belas, pelo que a beleza de Ester é duplamente
acentuada. Formosa à vista (7), em hebraico tohbath mar'eb, de
belo aspecto. A tradição hebraica diz que Ester foi uma das três mulheres mais,
belas que jamais viveram.
Assim como
Vasti foi deposta e substituída, a nação de Israel foi deposta e substituída pela
Igreja.
Romanos 11.
24,25 Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e,
contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são
naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! Porque não quero,
irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o
endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja
entrado.
Et.2. 5 Havia
então um homem judeu na fortaleza de Susã, cujo nome era Mardoqueu, filho de
Jair, filho de Simei, filho de Quis, homem benjamita,
Mardoqueu
- Mardoqueu (5) era benjamita e, portanto, judeu, pois Benjamim aderira
ao reino de Judá (1Rs 12.21). Na sua genealogia, aqui dada, ocorrem os nomes de
Simei e Quis, que a tradição judaica identifica com o Simei que amaldiçoou Davi
(2Sm 16.5) e Quis, pai de Saul (1Sm 9.1). Houve um Mardoqueu que regressou a
Jerusalém com Zorobabel em 537 A.C. (Ed 2.2; Ne 7.7); Destaco que em termo de
idade era possível que este Mardoqueu seja o mesmo algumas a depois.
I
Samuel15. 7 Então feriu Saul aos amalequitas desde Havilá até chegar a
Sur, que está defronte do Egito.8 E tomou vivo a Agague, rei dos
amalequitas; porém a todo o povo destruiu ao fio da espada.9 E Saul e
o povo pouparam a Agague.
Hamã - Hamã,
o agagita, era descendente do rei Agague, o amalequita derrotado por Saul (1Sm
15). Um Grão-Vizir
A escolha
de uma nova rainha deve ter ocorrido após o sétimo ano do reinado de Assuero
(479 a.C.), quatro anos depois da celebração que resultou no divórcio de Vasti.
10 – E, ao sétimo dia, estando já
o coração do rei alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá,
Abagta, Zetar e a Carcas, os sete eunucos que serviam na presença do rei
Assuero,
11 – que introduzissem na
presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos
príncipes a sua formosura, porque era formosa à vista.
“Acreditava-se
que entre estes acontecimentos, Assuero (Xerxes) tenha feito sua malsucedida
expedição à Grécia. Assim, ele retornou da sua derrota vergonhosa em Salamina
(480 a.C.) e o rei estava emocionalmente abalado por ter perdido sua esposa de
maneira que chegava a demonstrar fraqueza para um soberano de nível mundial,
pois a recusa da rainha Vasti teve o
condão de ser uma afronta pública.
Aliás,
diferente do que se possa supor, apesar do banquete real ser regado de bebida
forte (embora bebesse quem queria e ninguém era obrigado). Na realidade, os
persas costumavam Ester (Novo Comentário da Bíblia) permitir que as suas
mulheres assistissem às suas festas libatórias (ver Heródoto 5.18). Portanto,
na ordem dada a Vasti nada sugere uma afronta, lembremos de quem participou em
Susã do banquete - os cidadãos de Susã (desde o maior até ao menor), juntamente
com seus nobres visitantes no final - com duração de sete dias.
Embora alguns
autores e o Targum diga que, ao rei enviar seus sete eunucos, auxiliares da
corte e guardadores do grande harém, para trazer Vasti ao salão do banquete, o
mais depressa possível, “diz que Vasti realizaria sua dança com apenas uma
coroa na cabeça – para danças que poderiam ter uma conotação sensual -”
Mas, de
qualquer forma um rei de tantas conquistas também queria expor a sua conquista
n mundo amoroso, com a bela Vasti.
As vezes
alguma “Vasti” pode abrir a oportunidade para nós.
Apesar
das lições óbvias que aprendemos com a personagem Ester, não podemos esquecer a
mulher que abriu o caminho para ela. Vasti foi a primeira esposa do rei
Xerxes. Ela era a rainha da Pérsia. Mas será que Vasti foi realmente
a vítima da história de Ester?
A
história de Vasti contém algumas lições de vida práticas e poderosas para as
mulheres. Embora fosse improvável que ela acreditasse em Jeová como Deus,
seu próprio sistema de crenças era tão forte que ela tomou uma decisão sem
precedentes.
Essa
decisão mudou seu destino e o curso da história. Quase parece que a
história dela não foi uma história com final feliz, mas depende de como você
escolhe olhar para ela. Vasti claramente tinha respeito por si mesma.
A condição
de ser bela era uma forma de demonstração de poder dos governantes obter para
si as mais belas mulheres do reino.
Mesmo no
conceito de reinado judaico, o profeta Samuel diz claramente que o rei teria entre
seus poderes e direitos selecionar para si
moças para perfumistas e filhos/filhas que quisesse.
Lição: Isso
nos ensina em nosso casamento hoje. Em todas as coisas, o marido
e a esposa devem procurar honrar a Cristo. Isso se aplica na tomada de
decisões, pois os casais trabalham duro para evitar violar a consciência
um do outro e buscam o bem da outra pessoa (1 Coríntios
10:23-33). Quem foi Vasti na Bíblia: História da rainha substituída por
Ester – Equipe Redação BP
“Os
cônjuges nunca devem seduzir um ao outro a fazer o mal, mas se isso acontecer,
a primeira obrigação de cada um é obedecer a Cristo.
Citação:
Com algumas
restrições deste autor.
“o rei
consultou os sábios que entendiam dos tempos. O rei bêbado deve ter ficado um
pouco mais sóbrio, por causa de seu amargo desapontamento e humilhação por
parte “daquela mulher”, e consultou conselheiros e sábios conhecimento “dos
tempos”, isto é, versados em astrologia e, provavelmente, nas os sobre o que
deveria fazer com Vasti. Ele consultou os sábios que tinham artes mágicas.
Aqueles homens conheciam todas as leis da terra. O que a lei requeria? Xerxes
sempre consultava seus conselheiros. Ele não tomava decisões importantes
sozinho. Homens conhecedores da lei sabiam dos precedentes nos quais se
baseavam as decisões. E alguns intérpretes pensam que uma sábia substituição
deveria ser feita, embora Mediante ligeira mudança no hebraico, podemos alterar
“tempos" para “leis”. conselheiros e sábios da corte, em Susã, foram
consultados sobre o caso. No sem apoio textual para tanto. Seja como for, o
texto deixa claro que os melhores império persa havia sete juristas, o famoso
Conselho dos Sete (Heródoto, História 111.31,84; cf. Esd. 7.14), a Corte
Suprema, e talvez o rei Xerxes tenha chegado ao extremo de consultá-los sobre a
questão. Para substituir uma concubina favorita? Talvez uma rainha só pudesse
ser deposta Aqui os críticos se deparam com um problema: Por que seria
necessário tudo isso sacro acrescentou estofo à sua história, a fim de tomar
mais interessante sua novela mediante tal modo de proceder. Por esse motivo, os
críticos concluem que o autor precedente. Se a atitude de Vasti não fosse
tratada com rigor, muitos casos de revolta religiosa. O caso de Vasti deflagrou
um escândalo nacional e estabeleceu perigoso poderiam surgir no grande império
persa. Outras mulheres, julgando-se oprimidas pelos maridos, rebelar-se-iam
(vs. 17), e então o império persa cairia no caos.qualquer coisa. Outros tinham
conhecimento sobre os tempos antigos, sendo bem Os astrólogos, conforme
comentou Aben Ezra, sabiam do tempo certo para fazer versados na história e na
lei. Portanto, eles sabiam o que aconselhar ao rei. Ester versículo
por versículo Russel Champlin(PDF).
Entendendo
a fraqueza do rei por Vasti os conselheiros cuidaram de arranjar uma saída para
o rei.
Minha hipótese
histórica: “Ainda que tal saída tivesse algum tom de discriminação talvez pela
origens de Vasti passarem pela casa real de Nabucodonosor II da Babilônia ou de Belsazar.”
Seja qual
for o caso, para ela se tornar rainha, ela deve ter nascido em uma família
aristocrática.
Naquela
época, muitos casamentos eram feitos por motivos políticos e
econômicos. Portanto, também é muito provável que a rainha Vasti tenha se
casado com o rei Xerxes, não necessariamente por escolha, mas a sua beleza e
comportamento fizeram o rei a amar de
tal forma que mesmo com sua recusa em acatar sua ordem, após quatro anos ele
ainda se lembrava de Vasti.
Final a
ser estudado:
O Rei encontrou
consolo nos braços de Ester.
Ester a
judia foi a solução para os desarranjos do coração e orgulho do rei Xerxes!
Fonte:
https://bibliotecadopregador.com.br/vasti-e-a-vitima-na-historia-de-ester/
apontamentos do autor
Champlin
Dicionário Strong
Citações no texto
Comentário Beacon – Ester
https://www.biblegateway.com/passage/?search=Ester%201-5&version=OL
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