sábado, novembro 27

Paulo e sua dedicação aos vocacionados Lição CPAD 9 - 28 de Novembro de 2021

Paulo e sua dedicação aos vocacionados

Lição CPAD 9 - 28 de Novembro de 2021

Estudo Pastor e Professor Universitário Osvarela

Texto Áureo

Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre o que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.Atos dos Apóstolos 20.28

Cuidar da plantação.

“Um bom agricultor não apenas semeia, mas cuida para a plantação vir dar fruto e dar outras sementes e crescer, no tempo certo e continuamente.” OsVarela

O cuidado do rebanho foi uma das marcas do Ministério Paulino.

29 — porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho.

30 — E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.

Prática

No Reino de Deus, a liderança mais antiga zela pelas lideranças mais novas. Os jovens vocacionados precisam de cuidado e zelo.

Atos 20.17-34.

17 — De Mileto, mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja.

18 — E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós,

19 — servindo ao Senhor com toda a humildade e com muitas lágrimas e tentações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram;

20 — como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar e ensinar publicamente e pelas casas,

21 — testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

22 — E, agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer,

23 — senão o que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.

24 — Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.

25 — E, agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o Reino de Deus, não vereis mais o meu rosto.

26 — Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos;

27 — porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.

28 — Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja, que ele resgatou com seu próprio sangue.

29 — porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho.

30 — E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.

31 — Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a cada um de vós.

32 — Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele, que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados.

33 — De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem a veste.

34 — Vós mesmos sabeis que, para o que me era necessário, a mim e aos que estão comigo, estas mãos me serviram.

Objetivo Geral

Afirmar o papel cuidador da liderança mais antiga acerca da mais jovem.

Objetivos Específicos

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

I. Apontar Éfeso como o ponto de partida do aprendizado dos vocacionados;

II. Assinalar o legado doutrinário de Paulo para os novos líderes;

III. Enfatizar o apelo de Paulo aos líderes.

Introdução:

O texto da leitura bíblica mostra a orientação do Apóstolo Paulo aos líderes da igreja (Atos dos Apóstolos 20:17-38), conforme escreveu Lucas.

Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. Atos 20:35

Atos 20.23..., o que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me revela [...]

24 — Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.

25 — E, agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o Reino de Deus, não vereis mais o meu rosto.

26 — Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos;

27 — porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.

Paulo sabia e ensinava, que detectar e de evitar falsas doutrinas, é necessário todo cuidado. Basta um pequeno desvio da Palavra na vida de um indivíduo ou de uma congregação, e logo tudo é contaminado.

A palavra cuidado é uma injução.

Injunção é o ato de injungir, ou seja, de instruir, ordenar, de estabelecer leis, regras, para que alguma ação, costume ou circunstância aconteça.

A preocupação de um líder é a mantença dos rudimentos doutrinários, para evitar desvio e a influência de agentes com doutrinas estranhas no seio da Igreja.

A Igreja em Éfeso foi como um achado ministerial de Paulo, a esta Igreja ela tinha um  amor especial, fora em Éfeso que ele encontrar uma Igreja animada, mas sem conhecer os Dons do Espírito Santo, como vemos:    

                         “E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,

Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes,... ?” Atos 19:1,2

Porque Éfeso?

Éfeso é a Igreja do auge ministerial de Paulo, em termos de evangelismo, dons e maravilhas, por ali ele ficou por dois anos. Paulo estava no seu último ano de ministério na cidade de Éfeso, quando recebe informações de que a igreja de Corinto não estava indo muito bem.

O geografo Estrabão (64 a.c. – 25 d.c.), Éfeso define Éfeso: “era o maior centro de comercio exterior que havia na Ásia”.

Arqueologia e Éfeso:

Descobertas arqueológicas revelaram uma pedra, erigida por ordem do Imperador que colocava Éfeso como a mais ilustre cidade de toda a Ásia.

Éfeso (Gr. Ἔφεσος; Lat. Ephesus), significa “desejável’’. Cidade greco-romana da Antiguidade situada na costa ocidental da Ásia Menor, província de Esmirna, atual Turquia.

A Cultura em Éfeso:

Em Éfeso havia um dos maiores teatros do mundo com capacidade para 24 ou 25 mil pessoas. Além disso era a 5ª maior cidade do Império com cerca de 500 mil habitantes.

A igreja de Éfeso é uma das igrejas locais mencionadas no Novo Testamento da Bíblia Cristã.

Localizada na Ásia, como vimos, acima, a igreja de Éfeso ficava numa cidade rica e importante.

A a população da cidade era muito idólatra, pois ali ficava localizado o mundialmente conhecido Templo da deusa Diana.

Judaísmo em Éfeso: Muitos judeus moravam ali e tinham liberdade para seguir com suas práticas judaicas na cidade, os judeus desta sinagoga eram “muito tradicionais” e foram radicais para com os ensinos de Paulo, o que fez que Paulo se juntasse á alguns discípulos e parte para a escola de Tirano que com certeza ficava próximo a Ágora (assembleia) de Éfeso, onde os doutrinava.

“E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira [...] ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos”. Atos 19:10

Início da Igreja em Éfeso: está registrado por Lucas no livro de Atos dos Apóstolos.

Esta Igreja, amada por Paulo, a igreja de Éfeso se tornou a destinatária de uma epístola paulina.

Em aproximadamente 52 d.C., o apóstolo Paulo passou pela cidade de Éfeso durante sua segunda viagem missionária. Ele estava acompanhado de outras pessoas, como Priscila e Áquila.

A narrativa de Lucas na Bíblia diz que em Éfeso, Paulo entrou na sinagoga e disputou com os judeus. Naquela ocasião parece que a comunidade judaica de Éfeso recebeu bem a mensagem de Cristo, pois os judeus pediram que Paulo ficasse ali mais um tempo (Atos 18:19-21).

Paulo em sua primeira estada em Éfeso, não pode permanecer na cidade, pois tinha um compromisso em Jerusalém. Mas Priscila e Áquila, seus amigos e companheiro de pregação e profissão, permaneceram em Éfeso e pouco depois acabaram conhecendo Apolo, um judeu de Alexandria.

Obs.: Uma vez que o apóstolo levou mais quatro dias para chegar a Mileto, decidiu não passar por Éfeso a fim de não perder mais tempo valioso. Antes, convidou os líderes da igreja de Éfeso a viajarem cerca de 50 quilômetros e se encontrarem com ele em Mileto, onde o navio esperava para descarregar e, depois, receber sua nova carga. Paulo não era de perder tempo nem de desperdiçar oportunidades.

Foi esse casal missionário e amigos do apóstolo Paulo que anunciou o Evangelho a Apolo, que depois disso se tornou um valoroso pregador das boas novas de salvação em Cristo (Atos 18:24-28).

Mais tarde Paulo retornou a Éfeso e acabou encontrando alguns discípulos de João Batista. Paulo lhes anunciou as verdades de Cristo e eles foram batizados e receberam o Espírito Santo (Atos 19:1-7).

Paulo pregou por três meses na sinagoga judaica em Éfeso. Por esse tempo que muitos judeus endurecidos rejeitaram o Evangelho e se tornaram violentos opositores aos cristãos (Atos 19:23-41).

Éfeso serviu de sede para o trabalho de Paulo durante sua terceira viagem missionária (ver Atos 19:9–10; 20:31) e ele tinha grande afeição por aquela Igreja e seu povo (ver Atos 20:17, 34–38).

Nessa epístola, Paulo dirigiu-se aos membros gentios da Igreja (Efésios 2:11) que talvez fossem recém-conversos (ver Efésios 1:15).

A pregação de Paulo havia sido muito bem aceita em Éfeso e nos seus arredores (Atos 19;).

Naqueles dias, muitas igrejas cristãs haviam surgido como rapidamente e em Atos dos Apóstolos temos narrado certos casos, até mesmo de pregadores sem conhecer o batismo de Jesus ou o Batismo no/com Espírito Santo, assim é que do dia para noite, surgiam novas igrejas, sob o Nome de Jesus.

Era exatamente o caso de Éfeso:

“E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,

Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.

Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.

Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.

E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.

E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.” Atos 19:1-6

Paulo logo percebeu que essas igrejas eram vulneráveis ao ataque de falsas doutrinas (At 20.29-30).

A solidez inicial doutrinária de Éfeso.

Paulo afirma que esteve durante três anos (Atos 20.31) admoestando a cada crente daquela igreja, ensinando que o objetivo magnífico está na publicação do compromisso de Jesus de construir uma igreja gloriosa, madura e de um ministério sem ‘mácula, nem ruga’ (Ef 5.27).

Aqueles crentes receberam a revelação do “mistério”’ da Igreja como nenhuma outra comunidade da época. Durante esse tempo, Paulo lhe expôs todo o conselho de Deus (Atos 20.27). Pode haver um curso bíblico mais completo?

E a epístola que o apóstolo lhes enviou? Efésios 1.1-5). Aqueles cristãos doutoraram-se na Palavra de Deus.

Dez (10) anos depois, seus temores se haviam confirmado. Lendas judaicas apócrifas e genealogias estavam sendo usadas como base para ensinamentos estranhos. Era um enfoque errado no uso da lei do AT, e Timóteo devia impedir a propagação dessas ideias. A mensagem cristã deve resultar em especulação. Parece que sempre é mais fascinante discutir sobre assuntos obscuros do que viver a vida cristã.

Isto nos apresenta o “case” Éfeso, como Paulo sempre estava atento as Igrejas de sua época, as quais ele se ocupara em seu Ministério doutrinário.

“E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos”. Atos 19:10

O Mitte da Dedicação Apostólica de Paulo:

24 — Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.

Sobre isto, ele mesmo vai apresentar a uma forma de viver o cuidado com as Igrejas que cuidara, fundara ou ensinava. Não tinha por preciosa a sua vida, mas tinha por precioso o tempo que restava para seu trabalho.

Paulo  - Cuidador dos Vocacionados – é um homem, um ministro sem reservas pessoais, mas totalmente dedicado a sua vida ministerial. É um exemplo para os que querem entrar no Ministério – doar-se a Obra de Deus e não apenas tornar-se um ministro com objetivo de ter por preciosa a sua própria vida, seja em reservas econômicas, cuidados com seu pouso, ou habitação, mas estar cuidando dos vocacionados.

Alguns vocacionados que andaram com o Apóstolo Paulo:

1 Coríntios 16:8-12 “Ficarei, porém, em Éfeso até ao Pentecostes;

Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários. E, se Timóteo for, vede que esteja sem temor convosco; porque trabalha na obra do Senhor, como eu também. Portanto, ninguém o despreze, mas acompanhai-o em paz, para que venha ter comigo; pois o espero com os irmãos. E, acerca do irmão Apolo, roguei-lhe muito que fosse com os irmãos ter convosco, mas, na verdade, não teve vontade de ir agora; irá, porém, quando se lhe oferecer boa ocasião.”

Paulo em sai primeira viagem missionária foi acompanhando Barnabé, este era o seu mentor e quem lhe trouxera a Antioquia;

Barnabé, levou Paulo de Antioquia até Chipre, passando depois pela Ásia Menor (Anatólia) e de volta a Antioquia.

Junto a estes, ia João Marcos (o escritor de um dos Evangelho de Jesus, Evangelho de Jesus segundo Marcos), que acompanhava o grupo, de Perge voltou para Jerusalém e os dois foram para Antioquia na Pisídia.

O grupo do Concílio de Jerusalém, onde Paulo é destaque junto com Pedro, sendo um dos debatedores:

            Com o objetivo de levar a Antioquia o resultado do concílio, os fiéis realizaram uma eleição para escolher dois mensageiros que acompanhariam Paulo e Barnabé nessa missão. Os eleitos então foram Silas e Judas, "chamado Barsabá".

            Em Atos 13, é mencionado que o jovem Marcos já os tinha deixado em uma viagem anterior para retornar para casa. Paulo acreditava que ele ainda não estava pronto para este tipo de evangelização e, por isso, ele e Barnabé decidiram se separar. Barnabé acabou levando João Marcos consigo para Chipre e Silas se juntou a Paulo.

Paulo, Barnabé, Judas e Silas partiram então de Jerusalém levando os decretos dos apóstolos aos fiéis em Antioquia e nas províncias romanas da Síria e Cilícia. Chegando a Antioquia, eles cumprem a missão que lhes foi dada, sendo que Judas retorna para Jerusalém e desaparece da história, enquanto Silas permanece na cidade. 

Paulo e Silas viajaram para diversas cidades diferentes, como Tarso, Derbe e Listra (todas na Ásia Menor). Nesta última, eles encontraram Timóteo, um discípulo que tinha uma boa reputação, e decidiram levá-lo com eles.

Usando os vocacionados na Obra.

Após a sua prisão em Filipos seguem então para Bereia, de onde Paulo segue para Atenas, deixando ali Silas (também chamado de Silvano) e Timóteo.

Outro discípulo importante é Tito, a quem também Paulo escreveu. Também ele, de origem pagã, foi convertido pelo apóstolo. Depois o acompanhou, com Barnabé, a Jerusalém, onde Paulo protestou contra a circuncisão dos pagãos que se convertiam ao cristianismo. Na carta que Paulo lhe escreveu, aparece que ele morava na ilha de Creta.

Colossenses 4:9-17

“Juntamente com Onésimo, amado e fiel irmão, que é dos vossos; eles vos farão saber tudo o que por aqui se passa.

Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o;

E Jesus, chamado Justo; os quais são da circuncisão; são estes unicamente os meus cooperadores no reino de Deus; e para mim têm sido consolação.

Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus. Pois eu lhe dou testemunho de que tem grande zelo por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis.

Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas.

Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa [...].

E dizei a Arquipo: Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras.”

Filemom 1:1,2 “ Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso cooperador, E à nossa amada Áfia, ...”

Filemom 1:10 “..., meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões;”

2 Timóteo 4:19-21 “Saúda a Prisca e a Áqüila, e à casa de Onesíforo. Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto. Procura vir antes do inverno. Eubulo, e Prudente, e Lino, e Cláudia, ...”

Também Lucas (supra citado), o autor do terceiro evangelho e do Atos dos Apóstolos, é um companheiro de Paulo, a quem o apóstolo chama de "querido médico" (Colossenses 4,24) e "companheiro de trabalho" (Filemon 24).

            Por volta de 50 a 52, Paulo passou 18 meses em Corinto, onde reencontrou Timóteo e Silas. A referência nos Atos ao procônsul Gálio permite inferir a data (vide Inscrição de Gálio. Lá ele trabalhou com Silas e Timóteo[6] e conheceu Priscila e Áquila, que se tornaram fiéis crentes e ajudaram Paulo em suas viagens missionárias. A dupla seguiu Paulo e seus companheiros até Éfeso e o grupo permaneceu ali para iniciar aquela que seria a mais forte e fiel igreja cristã daquele tempo, um importante centro da cristandade a partir do ano 50.

Tito 3:12,13 “Quando te enviar Ártemas, ou Tíquico, procura vir ter comigo a Nicópolis; porque deliberei invernar ali. Acompanha com muito cuidado Zenas, doutor da lei, e Apolo, para que nada lhes falte.” 

Eu, Tércio, que esta carta escrevi, vos saúdo no Senhor.

Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro, e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, procurador da cidade, e também o irmão Quarto. Romanos 16:22,23

Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, Romanos 16:1

O amplo espectro de vocacionados no ministério paulino:

Romanos 16:5-15

Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo.

Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós.

Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.

Saudai a Amplias, meu amado no Senhor.

Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado.

Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de Aristóbulo.

Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os que estão no Senhor.

Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor.

Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor.

Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha.

Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermes, a Pátrobas, a Hermas, e aos irmãos que estão com eles.

Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão.

Sob este lema ele proclama um ode ao serviço ministerial:

Sob este lema ele proclama um ode ao serviço ministerial:

“Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado.” 2 Coríntios 12:15

As colunas, com as quais se aconselhara, após 14 (catorze – ver Gl. 2) anos voltando a Jerusalém, os aconselharam e o apoiaram (..., deram-nos as dextras, ...), entre eles estava o Apóstolo Pedro, que ensina, algo muito similar ao que Paulo nos apresenta, ao longo do seu ministério, alerta a nós ministros, dirigentes e pastores que não usemos de ganancia (ganho desmesurado de alguém sem conhecimento, e que crê na palavra dos que se dizem pastores...).

Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;” 1 Pedro 5:2

Como um profeta o ministro, deve anunciar a doutrina, proclamar o Evangelho e apontar o futuro, para que não entre o engano no seio da Igreja e neste texto Pedro é paulino no cuidado com os vocacionados, os membros do corpo de Cristo, aos quais ele alerta para evitar serem enganados, com os “ventos de doutrina”, com os lobos que querem tragar as ovelhas alimentadas com a verdadeira doutrina.

Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;” Colossenses 2:8

Há um único rudimento para a Igreja:

O Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e sua Palavra.

Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, [...]

Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. [...]

Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.

Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.” 1 Timóteo 6:3-8

Muitos em nossos dias, querem ter a piedade, ou seja a vida ministerial como causa de ganho e sustento desmesurado.

Paulo ensina e alerta sobre os super apóstolos, que apareceram naqueles dias e que hoje  se manifestam a cada instante.

Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.

Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.

Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofreríeis.[...] Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.” 2 Coríntios 11:2-4;13

Paulo está falando dos “super apóstolos,” ὑπερλίαν ἀποστόλων (2Co 11.5; 12.11), ou falsos ensinadores, falsos pastores, falsos apóstolos, constituídos por si mesmos, ou por gente da mesma linhagem de deturpação do Evangelho da Graça.

Obs.: “..., Paulo os considera “falsos” não somente por serem falsos mestres, mas também por serem usurpadores do título. Eles se apresentavam como apóstolos similares aos doze e a Paulo, e não como enviados de alguma igreja para cumprir uma missão. Eles queriam poder, autoridade, reconhecimento e, especialmente, ganhar dinheiro. Suas credenciais envolviam sonhos, visões, revelações, milagres, ascendência judaica e outras coisas destinadas a impressionar os crédulos coríntios.” Aviso do apóstolo Paulo: cuidado com superapóstolos – Site Voltemos ao Evangelho; trecho do livro “Apóstolo”, lançamento de setembro da Editora Fiel.

“Apóstolos de Jesus Cristo” é uma designação quase que exclusiva dos doze e Paulo no Novo Testamento, cf. a argumentação na seção “Apóstolos de Jesus Cristo”.

Cuidador de rebanho, necessita cuidar de si mesmo:

Olhai, pois, por vós e “para que possais”, (releitura deste escritor), “olhar” por todo o rebanho sobre o que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.Atos dos Apóstolos 20.28

Esta posição parece ser contraditória em algumas declarações paulinos, mas no entanto não se sustenta nenhuma contradição ao Paulo afirmar “ me gastarei,...” com as sua afirmações que posteriormente ele coloca, ao longo de suas Epistolas ministeriais.

Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios.

Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.

Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.” 2 Timóteo 1:11-13

Paulo tinha cuidado, de se si, pois sabia que era necessário cumprir toda a sua chamada até o momento determinado e profetizado e anunciado pelo próprio Cristo, desde o Caminho de Damasco.

Uma Igreja que cuida de vocacionados, formará excelentes Obreiros _ Ministros:

Uma igreja de ministros excelentes.

A igreja em Éfeso foi pastoreada, também, por Timóteo e Tíquico (um dos Setenta Discípulos, companheiro de Paulo em sua terceira viagem missionária) e João, o discípulo amado. Éfeso teve o privilégio de possuir obreiros da estatura de Paulo e Apolo, teve cristãos ilustres como Priscila e Áquila (Atos 18.27).

Seus primeiros anos foram caracterizados por milagres e um grande crescimento (Atos 19.11-20);

Éfeso, contou, ainda com Timóteo, Tíquico e João, o discípulo amado. Todos obreiros que por lá passaram eram de comprovada excelência e exemplo de excelência doutrinaria!

Assim, ele cuida de Timóteo:

Fisicamente: “Tem cuidado de ti mesmo, ...1 Timóteo 4:16;

“Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades. 1 Timóteo 5:22,23

Espiritualmente: “Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.” 2 Timóteo 1:5

Moralmente

“..., conserva-te a ti mesmo puro”.

Cuida de si mesmo:

34 — Vós mesmos sabeis que, para o que me era necessário, a mim e aos que estão comigo, estas mãos me serviram.

Fisicamente

Espiritualmente

Atualizando conhecimento, seja com livros, e em especial com a Palavra (os pergaminhos)

“Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.” 2 Timóteo 4:13

Até ao final ele precisava se manter sóbrio e equilibrado, certo que tinha cuidado dos vocacionados, que Deus lhe concedera, seja em Éfeso, Corinto, Macedônia ou em toda a Ásia.

“Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé,...”

A distância não impedia Paulo de cuidar dos vocacionados de Éfeso:

Atos 20.17-34.

17 — De Mileto, mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja.

18 — E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós,

19 — servindo ao Senhor com toda a humildade e com muitas lágrimas e tentações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram;

20 — como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar e ensinar publicamente e pelas casas,

21 — testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

Quem cuida dos vocacionados, tem comportamento exemplar: - Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós, servindo ao Senhor com toda a humildade e com muitas lágrimas -

O Paulo que cuida dos vocacionados, não se limitava a pregar nas sinagogas ou em espaços confortáveis:

Beira de rio

Casas

Praças públicas

Raças diferentes

A sua própria Nação

Aos gentios

20 — como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar e ensinar publicamente e pelas casas,

21 — testificando, tanto aos judeus como aos gregos

Paulo que cuida dos vocacionados aponta para o futuro, aqui reforço, com texto bíblico, o que escrevemos, em parágrafos anteriores:

A determinação de cuidado é vital, porque o rebanho não era de Paulo, nem é nosso, é de Deus, que pelo Espirito Santo no-lo concede!

28 — Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja, que ele resgatou com seu próprio sangue.

29 — porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho.

30 — E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.

A Orientação e Discipulado das Novas Igrejas:

Os líderes da igreja

Paulo ensinava aos seus “filhos na fé – Timóteo e Tito” [Paulo consagrou Timóteo como bispo de Éfeso no ano 65, onde ele teria servido por 15 anos. – Tito - as epístolas paulinas o colocam com Paulo e Timóteo em Éfeso, de onde ele foi enviado por Paulo até Corinto, na Grécia], e os orientava e costumava nomear vários presbíteros em cada igreja, para a função de liderança (Atos 14.23).

Segundo a etimologia a palavra grega “epíscopos”, traduzida "bispo", significa, literalmente "supervisor".) "Supervisionar" o que acontecia era uma das funções dos presbíteros. Estes, por sua vez, eram auxiliados pelos "assistentes" ("diáconos"), com aprendera com Jerusalém e conhecera e tinha estado em casa de um dos mais destacados diáconos, Filipe.

Hinos Sugeridos - 52, 126 e 193 da Harpa Cristã.

ADENDOS:

1.     Vocação

A palavra vocação pode significar três coisas:

1.     a designação de um chamado ou vocação,

2.     um convite para comparecer a um banquete, ou

3.     uma intimação judicial oficial para comparecer como testemunha ou advogado no tribunal.

Aqui usaremos com o significado é “o chamado ao conhecimento de Deus, para ser membro da igreja, para o reino de Cristo”.

Vocação é uma competência que estimula as pessoas para a prática de atividades que estão associadas aos seus desejos de seguir determinado caminho (para o crente o Caminho é Cristo e o seguimos pela Fé, comum a todos que creem N’Ele, para Unidade da Igreja). 

Vocação é um talento, uma aptidão natural, um pendor, uma capacidade específica para executar algo que vai lhe dar prazer.

Vocação religiosa: Vocação religiosa é um chamado de Deus para a prática da fé (inserção deste escritor)religiosa, é louvar e servir a Deus e ao próximo. Ter vocação de fé (adendo deste escritor) é estar disponível para se separar das coisas que são do mundo e que não são do agrado de Deus. Site Significados

“..., que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,” Efésios 4:1

Um outro escritor sugere que o termo vocação não deve ser interpretado aqui, neste texto:

A.    “no sentido de profissão, posição, ou trabalho na vida de um homem,

B.     este é o termo apostólico padrão para o chamado evangélico efetivo, que torna o homem um verdadeiro cristão”. O apóstolo simplesmente apresenta a verdade de que o evangelho é pregado em primeiro lugar para mudar a vida espiritual de uma pessoa, não a sua posição social. A mudança de posição pode vir mais tarde, como resultado de melhoria pessoal, ou de uma mudança na sociedade.

Gl.1.12.

“Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo”.

Devido a esta Conversão e a evocação de seu Apostolado, Paulo se tornou um defensor de sua conversão e escolha pelo próprio Jesus Cristo.

Isto o torna o mais incomum de todos os apóstolos.

1Co.15. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.

Sem resvalar para a densidade e conteúdo de seus escritos [maiúsculo pela canonicidade] temos em Paulo um referencial para todo o crente, como um tipo a quem, como ele mesmo nos convoca, devemos ser imitadores;

-Na regeneração

-Na mudança de seu caráter pessoal

-Nas perseguições por ser de Cristo

-Na confirmação de que somos de Cristo e por isto somos perseguidos, nós, entre quais muitos o fizeram, antes de nossas conversões, éramos pequenos ‘Paulos’ em ira contra a Igreja de Cristo.

Vocação e o Cristianismo:

A sagrada vocação para a vida cristã.

O verbo grego kaléo = chamar dá origem a; “chama - do”, “vocacionado/vocação”, kletós- 1Co.1.1. Paulo, chamado para ser apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus...

A vocação do cristianismo é aplicar os princípios cristãos a situações sociais e mudá-las para melhor.

A prática cristã, então, é “aceitar tudo para transformar tudo, submetendo a tudo para se sobrepor a tudo, renovando o mundo de cima para baixo enquanto condena toda a subversão violenta”.

A CHAMADA:

“Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,” Efésios 4:1

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10

Convocados, para Boas Obras, esta é a vocação, e sob esta tese Paulo discorre tanto, aos Efésios, quanto aos Colossenses, sobre a ação do Evangelho, e do Espírito Santo, descrevendo as transformações, em atos que identificam a nossa chamada, com uma vocação Cristológica, e escatológica, nossa vocação é celeste; o poder de nosso viver diário é celeste; (o final escatológico da Igreja).

“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;” Efésios 1:4

É o que nos espera, desde a nossa eleição universal, pela transformação do nosso entendimento, com esta nova visão transformadora do íntimo) diferentes de antes e os pensamentos judaizantes.

“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;”

É em Cristo, que devemos nos espelhar, porque temos, agora, a Mente de Cristo, o eu não é mais “eu”, mas o “eu” é Cristo em todos, para Glória de Deus, O Pai. Para sermos parte da Unidade da Fé, na Igreja.

“Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;”

É a continuidade da Revelação:

“mostra o crente assentado com Cristo nos lugares celestiais e o exorta a viver de acordo com sua elevada vocação.” Efésios/ Moody

2.     Ingredientes do caso (veja “case”, acima) de Éfeso

Um ingrediente chave para o caso de Éfeso certamente é o ministério do próprio Paulo, um líder divinamente chamado e ordenado. Olhe para o que aconteceu em Éfeso e lembre-se que, no tempo que Paulo chegou lá, em torno de 54-55 d.C,, Cristo havia ressuscitou dentre os mortos há mais de duas décadas. Isso significa dizer que a presença do Evangelho no mundo já tinha pelo menos duas décadas.

No entanto, nada havia acontecido em Éfeso ainda. Mas, dentro de dois anos após o surgimento de Paulo nessa cidade, uma mudança fundamental ocorreu. Isso sugere que Deus, nas suas infinitas maneiras de trazer a Igreja à existência, usa a liderança. Quando olho hoje as igrejas, percebo que as igrejas que estão vivas geralmente são igrejas onde há pastores vivos. E igrejas que estão mortas ou moribundas são geralmente igrejas onde seus pastores encontram-se mortos ou moribundos espiritualmente.

Isso não quer dizer que Paulo era uma pessoa que fazia as coisas por si mesma, porque ele não fez nada por si mesmo. Ele constantemente trabalhava com uma equipe de ministério. Mas, há algo no caminho de Deus de fazer as coisas por meio de indivíduos que têm uma vocação específica dada por Ele para uma tarefa específica. Paulo escreveria mais tarde aos Efésios, dizendo: “Deus deu à igreja primeiramente apóstolos”. Esse é o tipo de obreiro que Paulo foi chamado a ser.

Paulo era um líder divinamente ordenado.

Quais são as qualidades de líderes divinamente ordenados?

Certamente, uma pessoa assim recebera um convite definitivo de Deus. Acho que uma das coisas que devemos fazer em nossa comunidade de culto, especialmente no que diz respeito aos nossos jovens, é proporcionar o tipo de ambiente de ensino que faça com que cada jovem considere seriamente o chamado de Deus para a sua vida.

Há uma enorme formação por que passa o apóstolo antes de atingir a cidade de Éfeso. Deus, inclusive, redimiu as características de sua experiência pré-cristã.  Por exemplo, a formação que teve aos pés de um rabino tornou-se útil. Assim como Deus hoje pode tomar características de nossa experiência pré-cristã e canalizá-las em experiências positivas para nossa vida cristã.

Transcrição de parte do artigo da CPAD NEWS - Reavivamento em Éfeso, Lições sobre o mover espiritual da Igreja nas atividades de Paulo e no progresso de Éfeso; Lições sobre o mover espiritual da Igreja nas atividades de Paulo e no progresso de Éfeso; Em 27/11/2021 ás 23:20 https://cpadnews.com.br/obreiro-aprovado/798/reavivamento-em-%C3%89feso.html

Publicado em: 07/05/2010

Em Edição...

Fontes:

Corinto – Uma Igreja com Problemas de Disciplina: Uma Análise de 1 Coríntios 5,  Augustus Nicodemus Lopes

O que é injunção? Brasil Escola

Os problemas em Éfeso - Paulo e Timóteo; Maria Digna Cavalcanti; proprietária do site Costumes Bíblicos e do ABR[A Bíblia Responde-Blog],Teóloga, Hebraico Bíblico.

Compilações e edições do texto original do Estudo Sobre a Carta à Igreja de Éfeso; Daniel Conegero

Paulo em Éfeso: História e Poder! Site “voceparadeus”

Éfeso, a igreja do amor esquecido; Admgivanildo, 14 DE MAIO DE 2012, Lição 3 – Éfeso, a igreja do amor esquecido; golspelmais

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