Paulo e sua dedicação aos vocacionados
Lição CPAD 9 - 28 de Novembro de 2021
Estudo Pastor e Professor Universitário Osvarela
Texto Áureo
“Olhai, pois, por vós e por todo o
rebanho sobre o que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes
a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.” Atos dos
Apóstolos 20.28
Cuidar da plantação.
“Um bom agricultor não apenas semeia, mas cuida para a
plantação vir dar fruto e dar outras sementes e crescer, no tempo certo e continuamente.”
OsVarela
O cuidado do rebanho foi uma das
marcas do Ministério Paulino.
29 —
porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos
cruéis, que não perdoarão o rebanho.
30 — E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.
Prática
No Reino de Deus, a liderança mais
antiga zela pelas lideranças mais novas. Os jovens vocacionados precisam de
cuidado e zelo.
Atos 20.17-34.
17 — De Mileto, mandou a Éfeso chamar os
anciãos da igreja.
18 — E, logo que chegaram junto dele,
disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em
todo esse tempo me portei no meio de vós,
19 — servindo ao Senhor com toda a
humildade e com muitas lágrimas e tentações que, pelas ciladas dos judeus, me
sobrevieram;
20 — como nada, que útil seja, deixei de
vos anunciar e ensinar publicamente e pelas casas,
21 — testificando, tanto aos judeus como
aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.
22 — E, agora, eis que, ligado eu pelo
espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer,
23 — senão o que o Espírito Santo, de
cidade em cidade, me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.
24 — Mas em nada tenho a minha vida por
preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que
recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
25 — E, agora, na verdade, sei que todos
vós, por quem passei pregando o Reino de Deus, não vereis mais o meu rosto.
26 — Portanto, no dia de hoje, vos
protesto que estou limpo do sangue de todos;
27 — porque nunca deixei de vos anunciar
todo o conselho de Deus.
28 — Olhai, pois, por vós e por todo o
rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a
igreja, que ele resgatou com seu próprio sangue.
29 — porque eu sei isto: que, depois da
minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o
rebanho.
30 — E que, dentre vós mesmos, se
levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos
após si.
31 — Portanto, vigiai, lembrando-vos de
que, durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a
cada um de vós.
32 — Agora, pois, irmãos, encomendo-vos
a Deus e à palavra da sua graça; a ele, que é poderoso para vos edificar e dar
herança entre todos os santificados.
33 — De ninguém cobicei a prata, nem o
ouro, nem a veste.
Objetivo Geral
Afirmar o papel cuidador da liderança
mais antiga acerca da mais jovem.
Objetivos Específicos
Abaixo, os objetivos específicos
referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o
objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Apontar Éfeso como o ponto de partida
do aprendizado dos vocacionados;
II. Assinalar o legado doutrinário de
Paulo para os novos líderes;
III. Enfatizar o apelo de Paulo aos
líderes.
Introdução:
O texto da leitura bíblica mostra a
orientação do Apóstolo Paulo aos líderes da igreja (Atos dos Apóstolos
20:17-38), conforme escreveu Lucas.
Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é
necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que
disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. Atos 20:35
Atos 20.23..., o que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me
revela [...]
24 — Mas em nada
tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha
carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do
evangelho da graça de Deus.
25 — E, agora, na
verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o Reino de Deus, não
vereis mais o meu rosto.
26 — Portanto, no dia
de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos;
27 — porque nunca
deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.
Paulo sabia e ensinava, que detectar e de evitar falsas doutrinas, é necessário
todo cuidado. Basta um pequeno desvio da Palavra na vida de um indivíduo ou de
uma congregação, e logo tudo é contaminado.
A palavra cuidado é uma injução.
Injunção é o ato de injungir, ou
seja, de instruir, ordenar, de estabelecer leis, regras, para que alguma ação,
costume ou circunstância aconteça.
A preocupação de um líder é a mantença dos
rudimentos doutrinários, para evitar desvio e a influência de agentes com
doutrinas estranhas no seio da Igreja.
A Igreja em Éfeso foi como um achado
ministerial de Paulo, a esta Igreja ela tinha um amor especial, fora em Éfeso que ele
encontrar uma Igreja animada, mas sem conhecer os Dons do Espírito Santo, como
vemos:
“E sucedeu que, enquanto Apolo estava em
Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a
Éfeso; e achando ali alguns discípulos,
Disse-lhes: Recebestes vós já o
Espírito Santo quando crestes,... ?” Atos 19:1,2
Porque Éfeso?
Éfeso é a Igreja do auge ministerial de
Paulo, em termos de evangelismo, dons e maravilhas, por ali ele ficou por dois
anos. Paulo estava no seu último ano de
ministério na cidade de Éfeso, quando recebe informações de que a igreja de
Corinto não estava indo muito bem.
O geografo Estrabão (64 a.c. – 25 d.c.),
Éfeso define Éfeso: “era o maior centro de comercio exterior que havia na
Ásia”.
Arqueologia e Éfeso:
Descobertas arqueológicas revelaram uma
pedra, erigida por ordem do Imperador que colocava Éfeso como a mais ilustre
cidade de toda a Ásia.
Éfeso (Gr. Ἔφεσος; Lat. Ephesus),
significa “desejável’’. Cidade greco-romana da Antiguidade situada na costa
ocidental da Ásia Menor, província de Esmirna, atual Turquia.
A Cultura em Éfeso:
Em Éfeso havia um dos maiores teatros do
mundo com capacidade para 24 ou 25 mil pessoas. Além disso era a 5ª maior
cidade do Império com cerca de 500 mil habitantes.
A igreja de Éfeso é uma das igrejas
locais mencionadas no Novo Testamento da Bíblia Cristã.
Localizada na Ásia, como vimos, acima, a
igreja de Éfeso ficava numa cidade rica e importante.
A a população da cidade era muito
idólatra, pois ali ficava localizado o mundialmente conhecido Templo da
deusa Diana.
Judaísmo em Éfeso: Muitos judeus moravam ali e tinham liberdade para
seguir com suas práticas judaicas na cidade, os judeus desta sinagoga eram
“muito tradicionais” e foram radicais para com os ensinos de Paulo, o que fez
que Paulo se juntasse á alguns discípulos e parte para a escola de Tirano que
com certeza ficava próximo a Ágora (assembleia) de Éfeso, onde os doutrinava.
“E durou isto por espaço de dois anos; de tal
maneira [...] ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos”. Atos
19:10
Início da Igreja em Éfeso: está registrado por Lucas no livro de Atos dos
Apóstolos.
Esta Igreja, amada por Paulo, a igreja
de Éfeso se tornou a destinatária de uma epístola paulina.
Em aproximadamente 52 d.C., o
apóstolo Paulo passou pela cidade de Éfeso durante sua segunda viagem
missionária. Ele estava acompanhado de outras pessoas, como Priscila e Áquila.
A narrativa de Lucas na Bíblia diz que
em Éfeso, Paulo entrou na sinagoga e disputou com os judeus. Naquela ocasião
parece que a comunidade judaica de Éfeso recebeu bem a mensagem de Cristo, pois
os judeus pediram que Paulo ficasse ali mais um tempo (Atos 18:19-21).
Paulo em sua primeira estada em Éfeso,
não pode permanecer na cidade, pois tinha um compromisso em Jerusalém. Mas
Priscila e Áquila, seus amigos e companheiro de pregação e profissão,
permaneceram em Éfeso e pouco depois acabaram conhecendo Apolo, um judeu de
Alexandria.
Obs.: Uma vez que o apóstolo levou mais quatro dias para
chegar a Mileto, decidiu não passar por Éfeso a fim de não perder mais
tempo valioso. Antes, convidou os líderes da igreja de Éfeso a viajarem cerca
de 50 quilômetros e se encontrarem com ele em Mileto, onde o navio
esperava para descarregar e, depois, receber sua nova carga. Paulo não era de
perder tempo nem de desperdiçar oportunidades.
Foi esse casal missionário e amigos do
apóstolo Paulo que anunciou o Evangelho a Apolo, que depois disso se tornou um
valoroso pregador das boas novas de salvação em Cristo (Atos 18:24-28).
Mais tarde Paulo retornou a Éfeso e
acabou encontrando alguns discípulos de João Batista. Paulo lhes anunciou as
verdades de Cristo e eles foram batizados e receberam o Espírito Santo (Atos
19:1-7).
Paulo pregou por três meses na sinagoga
judaica em Éfeso. Por esse tempo que muitos judeus endurecidos rejeitaram o
Evangelho e se tornaram violentos opositores aos cristãos (Atos 19:23-41).
Éfeso serviu de sede para o trabalho de Paulo durante sua
terceira viagem missionária (ver Atos 19:9–10; 20:31) e ele tinha grande
afeição por aquela Igreja e seu povo (ver Atos 20:17, 34–38).
Nessa epístola, Paulo dirigiu-se aos
membros gentios da Igreja (Efésios 2:11) que talvez fossem recém-conversos (ver
Efésios 1:15).
A pregação de Paulo havia sido muito bem
aceita em Éfeso e nos seus arredores (Atos 19;).
Naqueles dias, muitas igrejas cristãs
haviam surgido como rapidamente e em Atos dos Apóstolos temos narrado certos
casos, até mesmo de pregadores sem conhecer o batismo de Jesus ou o Batismo
no/com Espírito Santo, assim é que do dia para noite, surgiam novas igrejas,
sob o Nome de Jesus.
Era exatamente o caso de Éfeso:
“E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo,
tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando
ali alguns discípulos,
Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando
crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E
eles disseram: No batismo de João.
Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo
de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir,
isto é, em Jesus Cristo.
E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor
Jesus.
E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o
Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.” Atos 19:1-6
Paulo logo percebeu que essas igrejas
eram vulneráveis ao ataque de falsas doutrinas (At 20.29-30).
A solidez inicial doutrinária de
Éfeso.
Paulo afirma que esteve durante três
anos (Atos 20.31) admoestando a cada crente daquela igreja, ensinando que o
objetivo magnífico está na publicação do compromisso de Jesus de construir uma
igreja gloriosa, madura e de um ministério sem ‘mácula, nem ruga’ (Ef 5.27).
Aqueles crentes receberam a revelação do
“mistério”’ da Igreja como nenhuma outra comunidade da época. Durante esse
tempo, Paulo lhe expôs todo o conselho de Deus (Atos 20.27). Pode haver um
curso bíblico mais completo?
E a epístola que o apóstolo lhes enviou?
Efésios 1.1-5). Aqueles cristãos doutoraram-se na Palavra de Deus.
Dez (10) anos depois, seus temores se haviam confirmado. Lendas judaicas
apócrifas e genealogias estavam sendo usadas como base para ensinamentos
estranhos. Era um enfoque errado no uso da lei do AT, e Timóteo devia impedir a
propagação dessas ideias. A mensagem cristã deve resultar em especulação.
Parece que sempre é mais fascinante discutir sobre assuntos obscuros do que
viver a vida cristã.
Isto nos apresenta o “case”
Éfeso, como Paulo sempre estava atento as Igrejas de sua época, as quais ele se
ocupara em seu Ministério doutrinário.
“E durou isto por espaço de dois anos; de tal
maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus,
assim judeus como gregos”. Atos 19:10
O Mitte da Dedicação Apostólica de Paulo:
24 — Mas em nada tenho a minha vida por preciosa,
contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi
do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
Sobre isto, ele mesmo vai apresentar a uma
forma de viver o cuidado com as Igrejas que cuidara, fundara ou ensinava. Não tinha
por preciosa a sua vida, mas tinha por precioso o tempo que restava para seu
trabalho.
Paulo - Cuidador
dos Vocacionados – é um homem, um ministro sem reservas pessoais, mas
totalmente dedicado a sua vida ministerial. É um exemplo para os que querem
entrar no Ministério – doar-se a Obra de Deus e não apenas tornar-se um
ministro com objetivo de ter por preciosa a sua própria vida, seja em reservas econômicas,
cuidados com seu pouso, ou habitação, mas estar cuidando dos vocacionados.
Alguns vocacionados que andaram com o
Apóstolo Paulo:
1 Coríntios
16:8-12 “Ficarei, porém, em Éfeso até
ao Pentecostes;
Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há
muitos adversários. E, se Timóteo for, vede que esteja sem temor
convosco; porque trabalha na obra do Senhor, como eu também. Portanto,
ninguém o despreze, mas acompanhai-o em paz, para que venha ter comigo; pois o
espero com os irmãos. E, acerca do irmão Apolo, roguei-lhe muito que
fosse com os irmãos ter convosco, mas, na verdade, não teve vontade de ir
agora; irá, porém, quando se lhe oferecer boa ocasião.”
Paulo em sai primeira viagem missionária
foi acompanhando Barnabé, este era o seu mentor e quem lhe trouxera a
Antioquia;
Barnabé, levou Paulo de Antioquia até
Chipre, passando depois pela Ásia Menor (Anatólia) e de volta a Antioquia.
Junto a estes, ia João
Marcos (o escritor de um dos Evangelho de Jesus, Evangelho de Jesus
segundo Marcos), que acompanhava o grupo, de Perge voltou para Jerusalém e
os dois foram para Antioquia na Pisídia.
O grupo do Concílio de Jerusalém, onde
Paulo é destaque junto com Pedro, sendo um dos debatedores:
Com
o objetivo de levar a Antioquia o resultado do concílio, os fiéis realizaram
uma eleição para escolher dois mensageiros que acompanhariam Paulo e Barnabé
nessa missão. Os eleitos então foram Silas e Judas, "chamado
Barsabá".
Em
Atos 13, é mencionado que o jovem Marcos já os tinha deixado em uma viagem
anterior para retornar para casa. Paulo acreditava que ele ainda não estava
pronto para este tipo de evangelização e, por isso, ele e Barnabé decidiram se
separar. Barnabé acabou levando João Marcos consigo para Chipre e Silas se
juntou a Paulo.
Paulo, Barnabé, Judas e Silas partiram
então de Jerusalém levando os decretos dos apóstolos aos fiéis em Antioquia e
nas províncias romanas da Síria e Cilícia. Chegando a Antioquia, eles cumprem a
missão que lhes foi dada, sendo que Judas retorna para Jerusalém e desaparece
da história, enquanto Silas permanece na cidade.
Paulo e Silas viajaram para diversas cidades diferentes, como
Tarso, Derbe e Listra (todas na Ásia Menor). Nesta última, eles encontraram Timóteo,
um discípulo que tinha uma boa reputação, e decidiram levá-lo com eles.
Usando os vocacionados na Obra.
Após a sua prisão em Filipos
seguem então para Bereia, de onde Paulo segue para Atenas, deixando ali Silas
(também chamado de Silvano) e Timóteo.
Outro discípulo
importante é Tito, a quem também Paulo escreveu. Também ele, de origem
pagã, foi convertido pelo apóstolo. Depois o acompanhou, com Barnabé, a
Jerusalém, onde Paulo protestou contra a circuncisão dos pagãos que se
convertiam ao cristianismo. Na carta que Paulo lhe escreveu, aparece que ele
morava na ilha de Creta.
Colossenses 4:9-17
“Juntamente com Onésimo,
amado e fiel irmão, que é dos vossos; eles vos farão saber tudo o que por aqui
se passa.
Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o
sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter
convosco, recebei-o;
E Jesus, chamado
Justo; os quais são da circuncisão; são estes unicamente os meus
cooperadores no reino de Deus; e para mim têm sido consolação.
Saúda-vos Epafras,
que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para
que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus. Pois
eu lhe dou testemunho de que tem grande zelo por vós, e pelos que estão em
Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis.
Saúda-vos Lucas, o
médico amado, e Demas.
Saudai aos irmãos que
estão em Laodicéia e a Ninfa [...].
E dizei a Arquipo:
Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras.”
Filemom 1:1,2 “ Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e o irmão
Timóteo, ao amado Filemom, nosso cooperador, E à nossa amada Áfia,
...”
Filemom 1:10 “..., meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões;”
2 Timóteo 4:19-21 “Saúda a Prisca e a Áqüila, e à casa de Onesíforo. Erasto
ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto. Procura vir antes
do inverno. Eubulo, e Prudente, e Lino, e Cláudia, ...”
Também Lucas (supra citado), o autor do
terceiro evangelho e do Atos dos Apóstolos, é um companheiro de Paulo, a quem o
apóstolo chama de "querido médico" (Colossenses 4,24) e "companheiro
de trabalho" (Filemon 24).
Por
volta de 50 a 52, Paulo passou 18 meses em Corinto, onde reencontrou Timóteo e
Silas. A referência nos Atos ao procônsul Gálio permite inferir a data (vide
Inscrição de Gálio. Lá ele trabalhou com Silas e Timóteo[6] e conheceu Priscila
e Áquila, que se tornaram fiéis crentes e ajudaram Paulo em suas viagens
missionárias. A dupla seguiu Paulo e seus companheiros até Éfeso e o grupo
permaneceu ali para iniciar aquela que seria a mais forte e fiel igreja cristã
daquele tempo, um importante centro da cristandade a partir do ano 50.
Tito 3:12,13 “Quando te enviar Ártemas, ou Tíquico, procura vir ter comigo a Nicópolis; porque deliberei invernar ali. Acompanha com muito cuidado Zenas, doutor da lei, e Apolo, para que nada lhes falte.”
Eu, Tércio, que esta carta escrevi, vos saúdo no
Senhor.
Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro, e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, procurador da cidade, e também o irmão Quarto. Romanos 16:22,23
Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, Romanos 16:1
O amplo espectro de vocacionados no
ministério paulino:
Romanos 16:5-15
Saudai a Epêneto, meu amado, que
é as primícias da Acáia em Cristo.
Saudai a Maria, que trabalhou
muito por nós.
Saudai a Andrônico e a Júnias,
meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os
apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.
Saudai a Amplias, meu amado no
Senhor.
Saudai a Urbano, nosso cooperador em
Cristo, e a Estáquis, meu amado.
Saudai a Apeles, aprovado em
Cristo. Saudai aos da família de Aristóbulo.
Saudai a Herodião, meu parente.
Saudai aos da família de Narciso, os que estão no Senhor.
Saudai a Trifena e a Trifosa, as
quais trabalham no Senhor.
Saudai à amada Pérside, a qual muito
trabalhou no Senhor.
Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a
sua mãe e minha.
Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a
Hermes, a Pátrobas, a Hermas, e aos irmãos que estão com eles.
Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu
e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão.
Sob este lema ele proclama um ode ao
serviço ministerial:
Sob este lema ele proclama um ode ao
serviço ministerial:
“Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei
gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos
amado.” 2 Coríntios 12:15
As colunas, com as quais se aconselhara,
após 14 (catorze – ver Gl. 2) anos voltando a Jerusalém, os aconselharam e o
apoiaram (..., deram-nos as dextras, ...), entre eles estava o Apóstolo Pedro,
que ensina, algo muito similar ao que Paulo nos apresenta, ao longo do seu
ministério, alerta a nós ministros, dirigentes e pastores que não usemos de
ganancia (ganho desmesurado de alguém sem conhecimento, e que crê na palavra
dos que se dizem pastores...).
“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre
vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por
torpe ganância, mas de ânimo pronto;” 1 Pedro 5:2
Como um profeta o ministro, deve anunciar
a doutrina, proclamar o Evangelho e apontar o futuro, para que não entre o
engano no seio da Igreja e neste texto Pedro é paulino no cuidado com os
vocacionados, os membros do corpo de Cristo, aos quais ele alerta para evitar serem
enganados, com os “ventos de doutrina”, com os lobos que querem
tragar as ovelhas alimentadas com a verdadeira doutrina.
“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa
sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens,
segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;” Colossenses 2:8
Há um único rudimento para a Igreja:
O Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo
e sua Palavra.
“Se alguém ensina alguma outra
doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus
Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, [...]
Perversas contendas de homens corruptos
de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de
ganho; aparta-te dos tais. [...]
Porque nada trouxemos para este mundo, e
manifesto é que nada podemos levar dele.
Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos,
estejamos com isso contentes.” 1 Timóteo 6:3-8
Muitos em nossos dias, querem ter a
piedade, ou seja a vida ministerial como causa de ganho e sustento desmesurado.
Paulo ensina e alerta sobre os super
apóstolos, que apareceram naqueles dias e que hoje se manifestam a cada instante.
“Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus;
porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um
marido, a saber, a Cristo.
Mas temo
que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de
alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade
que há em Cristo.
Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que
nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou
outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofreríeis.[...] Porque
tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em
apóstolos de Cristo.” 2 Coríntios 11:2-4;13
Paulo está falando
dos “super apóstolos,” ὑπερλίαν ἀποστόλων (2Co 11.5; 12.11), ou
falsos ensinadores, falsos pastores, falsos apóstolos, constituídos por si
mesmos, ou por gente da mesma linhagem de deturpação do Evangelho da Graça.
Obs.: “..., Paulo
os considera “falsos” não somente por serem falsos mestres, mas também
por serem usurpadores do título. Eles se apresentavam como apóstolos similares
aos doze e a Paulo, e não como enviados de alguma igreja para cumprir uma
missão. Eles queriam poder, autoridade, reconhecimento e, especialmente, ganhar
dinheiro. Suas credenciais envolviam sonhos, visões, revelações, milagres,
ascendência judaica e outras coisas destinadas a impressionar os crédulos
coríntios.” Aviso do apóstolo
Paulo: cuidado com superapóstolos – Site Voltemos ao Evangelho; trecho do livro
“Apóstolo”, lançamento de setembro da Editora Fiel.
“Apóstolos de Jesus
Cristo” é uma designação quase que exclusiva dos doze e Paulo no Novo
Testamento, cf. a argumentação na seção “Apóstolos de Jesus Cristo”.
Cuidador de rebanho, necessita cuidar
de si mesmo:
“Olhai, pois, por vós e “para que possais”,
(releitura deste escritor), “olhar” por todo o rebanho sobre o que o Espírito
Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele
resgatou com seu próprio sangue.” Atos dos Apóstolos 20.28
Esta posição parece ser contraditória em
algumas declarações paulinos, mas no entanto não se sustenta nenhuma
contradição ao Paulo afirmar “ me gastarei,...” com as sua afirmações
que posteriormente ele coloca, ao longo de suas Epistolas ministeriais.
“Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e
doutor dos gentios.
Por cuja causa padeço também isto, mas não me
envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso
para guardar o meu depósito até àquele dia.
Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens
ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.” 2 Timóteo 1:11-13
Paulo tinha cuidado, de se si, pois
sabia que era necessário cumprir toda a sua chamada até o momento determinado e
profetizado e anunciado pelo próprio Cristo, desde o Caminho de Damasco.
Uma Igreja que cuida de vocacionados,
formará excelentes Obreiros _ Ministros:
Uma igreja de ministros excelentes.
A igreja em Éfeso foi pastoreada,
também, por Timóteo e Tíquico (um dos Setenta Discípulos, companheiro de Paulo
em sua terceira viagem missionária) e João, o discípulo amado. Éfeso teve o privilégio
de possuir obreiros da estatura de Paulo e Apolo, teve cristãos ilustres como
Priscila e Áquila (Atos 18.27).
Seus primeiros anos foram caracterizados
por milagres e um grande crescimento (Atos 19.11-20);
Éfeso, contou, ainda com Timóteo,
Tíquico e João, o discípulo amado. Todos obreiros que por lá passaram eram de
comprovada excelência e exemplo de excelência doutrinaria!
Assim, ele cuida de Timóteo:
Fisicamente: “Tem cuidado de ti mesmo,
...” 1 Timóteo 4:16;
“Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho,
por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades. 1 Timóteo 5:22,23
Espiritualmente: “Trazendo à memória
a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e
em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.” 2
Timóteo 1:5
Moralmente
“..., conserva-te a ti mesmo puro”.
Cuida de si mesmo:
34 — Vós mesmos sabeis que, para o que me era
necessário, a mim e aos que estão comigo, estas mãos me serviram.
Fisicamente
Espiritualmente
Atualizando conhecimento, seja com
livros, e em especial com a Palavra (os pergaminhos)
“Quando vieres, traze a capa que deixei em
Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.” 2
Timóteo 4:13
Até ao final ele precisava se manter sóbrio e
equilibrado, certo que tinha cuidado dos vocacionados, que Deus lhe concedera,
seja em Éfeso, Corinto, Macedônia ou em toda a Ásia.
“Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé,...”
A distância não impedia Paulo de cuidar
dos vocacionados de Éfeso:
Atos 20.17-34.
17 — De Mileto, mandou a Éfeso chamar os
anciãos da igreja.
18 — E, logo que chegaram junto dele,
disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em
todo esse tempo me portei no meio de vós,
19 — servindo ao Senhor com toda a
humildade e com muitas lágrimas e tentações que, pelas ciladas dos judeus, me
sobrevieram;
20 — como nada, que útil seja, deixei de
vos anunciar e ensinar publicamente e pelas casas,
21 — testificando, tanto aos judeus como
aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.
Quem cuida dos vocacionados, tem
comportamento exemplar: - Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei
na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós, servindo ao Senhor
com toda a humildade e com muitas lágrimas -
O Paulo que cuida dos vocacionados, não
se limitava a pregar nas sinagogas ou em espaços confortáveis:
Beira de rio
Casas
Praças públicas
Raças diferentes
A sua própria Nação
Aos gentios
20 — como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar
e ensinar publicamente e pelas casas,
21 — testificando, tanto aos judeus como aos gregos
Paulo que cuida dos vocacionados aponta
para o futuro, aqui reforço, com texto bíblico, o que escrevemos, em parágrafos
anteriores:
A determinação de cuidado é vital,
porque o rebanho não era de Paulo, nem é nosso, é de Deus, que pelo Espirito
Santo no-lo concede!
28 — Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho
sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja,
que ele resgatou com seu próprio sangue.
29 — porque eu sei isto: que, depois da minha partida,
entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho.
30 — E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens
que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.
A Orientação e Discipulado das Novas
Igrejas:
Os líderes da igreja
Paulo ensinava aos seus “filhos na fé –
Timóteo e Tito” [Paulo consagrou Timóteo como bispo de Éfeso no ano
65, onde ele teria servido por 15 anos. – Tito - as epístolas
paulinas o colocam com Paulo e Timóteo em Éfeso, de onde ele foi enviado por Paulo
até Corinto, na Grécia], e os orientava e costumava nomear vários
presbíteros em cada igreja, para a função de liderança (Atos 14.23).
Segundo a etimologia a palavra grega “epíscopos”,
traduzida "bispo", significa, literalmente "supervisor".)
"Supervisionar" o que acontecia era uma das funções dos presbíteros.
Estes, por sua vez, eram auxiliados pelos "assistentes"
("diáconos"), com aprendera com Jerusalém e conhecera e tinha estado
em casa de um dos mais destacados diáconos, Filipe.
Hinos Sugeridos - 52, 126 e 193 da Harpa
Cristã.
ADENDOS:
1.
Vocação
A palavra vocação pode significar três
coisas:
1.
a designação de um chamado ou vocação,
2.
um convite para comparecer a um banquete, ou
3.
uma intimação judicial oficial para comparecer como testemunha ou
advogado no tribunal.
Aqui usaremos com o significado é “o
chamado ao conhecimento de Deus, para ser membro da igreja, para o reino de
Cristo”.
Vocação é uma competência que estimula as pessoas para a
prática de atividades que estão associadas aos seus desejos de seguir
determinado caminho (para o crente o Caminho é Cristo e o seguimos pela Fé,
comum a todos que creem N’Ele, para Unidade da Igreja).
Vocação é um talento, uma aptidão natural, um pendor, uma
capacidade específica para executar algo que vai lhe dar prazer.
Vocação religiosa: Vocação religiosa é um chamado de Deus para a prática
da fé (inserção deste escritor)religiosa, é louvar e servir a Deus e ao
próximo. Ter vocação de fé (adendo deste escritor) é estar disponível para se
separar das coisas que são do mundo e que não são do agrado de Deus. Site
Significados
“..., que andeis como é digno da vocação com que
fostes chamados,” Efésios 4:1
Um outro escritor sugere que o termo
vocação não deve ser interpretado aqui, neste texto:
A.
“no sentido de profissão, posição, ou trabalho na vida de um homem,
B.
este é o termo apostólico padrão para o chamado evangélico efetivo, que
torna o homem um verdadeiro cristão”. O apóstolo simplesmente apresenta a
verdade de que o evangelho é pregado em primeiro lugar para mudar a vida
espiritual de uma pessoa, não a sua posição social. A mudança de posição pode
vir mais tarde, como resultado de melhoria pessoal, ou de uma mudança na
sociedade.
Gl.1.12.
“Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas
pela revelação de Jesus Cristo”.
Devido a esta Conversão e a evocação de
seu Apostolado, Paulo se tornou um defensor de sua conversão e escolha pelo
próprio Jesus Cristo.
Isto o torna o mais incomum de todos os
apóstolos.
1Co.15. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou
digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.
Sem resvalar para a densidade e conteúdo
de seus escritos [maiúsculo pela canonicidade] temos em Paulo um referencial
para todo o crente, como um tipo a quem, como ele mesmo nos convoca, devemos
ser imitadores;
-Na regeneração
-Na mudança de seu caráter pessoal
-Nas perseguições por ser de Cristo
-Na confirmação de que somos de Cristo e
por isto somos perseguidos, nós, entre quais muitos o fizeram, antes de nossas
conversões, éramos pequenos ‘Paulos’ em ira contra a Igreja de Cristo.
Vocação e o Cristianismo:
A sagrada vocação para a vida cristã.
O verbo grego kaléo = chamar dá
origem a; “chama - do”, “vocacionado/vocação”, kletós- 1Co.1.1.
Paulo, chamado para ser apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus...
A vocação do cristianismo é
aplicar os princípios cristãos a
situações sociais e mudá-las para melhor.
A prática cristã, então, é “aceitar
tudo para transformar tudo, submetendo a tudo para se sobrepor a tudo,
renovando o mundo de cima para baixo enquanto condena toda a subversão violenta”.
A CHAMADA:
“Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis
como é digno da vocação com que fostes chamados,” Efésios 4:1
“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus
para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios
2:10
Convocados, para Boas Obras, esta é a
vocação, e sob esta tese Paulo discorre tanto, aos Efésios, quanto aos
Colossenses, sobre a ação do Evangelho, e do Espírito Santo, descrevendo as
transformações, em atos que identificam a nossa chamada, com uma vocação
Cristológica, e escatológica, nossa vocação é celeste; o poder de nosso viver
diário é celeste; (o final escatológico da Igreja).
“Como também nos elegeu nele antes da fundação do
mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;” Efésios
1:4
É o que nos espera, desde a nossa
eleição universal, pela transformação do nosso entendimento, com esta nova
visão transformadora do íntimo) diferentes de antes e os pensamentos
judaizantes.
“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes
chamados em uma só esperança da vossa vocação;”
É em Cristo, que devemos nos espelhar,
porque temos, agora, a Mente de Cristo, o eu não é mais “eu”, mas o “eu”
é Cristo em todos, para Glória de Deus, O Pai. Para sermos parte da Unidade da
Fé, na Igreja.
“Para que possais andar dignamente diante do Senhor,
agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no
conhecimento de Deus;”
É a continuidade da Revelação:
“mostra o crente assentado com Cristo nos lugares
celestiais e o exorta a viver de acordo com sua elevada vocação.” Efésios/
Moody
2.
Ingredientes do caso (veja “case”, acima) de Éfeso
Um
ingrediente chave para o caso de Éfeso certamente é o ministério do próprio
Paulo, um líder divinamente chamado e ordenado. Olhe para o que aconteceu em
Éfeso e lembre-se que, no tempo que Paulo chegou lá, em torno de 54-55 d.C,,
Cristo havia ressuscitou dentre os mortos há mais de duas décadas. Isso
significa dizer que a presença do Evangelho no mundo já tinha pelo menos duas
décadas.
No
entanto, nada havia acontecido em Éfeso ainda. Mas, dentro de dois anos após o
surgimento de Paulo nessa cidade, uma mudança fundamental ocorreu. Isso sugere
que Deus, nas suas infinitas maneiras de trazer a Igreja à existência, usa a
liderança. Quando olho hoje as igrejas, percebo que as igrejas que estão vivas
geralmente são igrejas onde há pastores vivos. E igrejas que estão mortas ou
moribundas são geralmente igrejas onde seus pastores encontram-se mortos ou
moribundos espiritualmente.
Isso não quer dizer que Paulo era uma
pessoa que fazia as coisas por si mesma, porque ele não fez nada por si mesmo.
Ele constantemente trabalhava com uma equipe de ministério. Mas, há algo no
caminho de Deus de fazer as coisas por meio de indivíduos que têm uma vocação
específica dada por Ele para uma tarefa específica. Paulo escreveria mais tarde
aos Efésios, dizendo: “Deus deu à igreja primeiramente apóstolos”. Esse é o
tipo de obreiro que Paulo foi chamado a ser.
Paulo era um líder divinamente
ordenado.
Quais são as qualidades de líderes
divinamente ordenados?
Certamente, uma pessoa assim recebera um
convite definitivo de Deus. Acho que uma das coisas que devemos fazer em nossa
comunidade de culto, especialmente no que diz respeito aos nossos jovens, é
proporcionar o tipo de ambiente de ensino que faça com que cada jovem considere
seriamente o chamado de Deus para a sua vida.
Há uma enorme formação por que passa o
apóstolo antes de atingir a cidade de Éfeso. Deus, inclusive, redimiu as características
de sua experiência pré-cristã. Por
exemplo, a formação que teve aos pés de um rabino tornou-se útil. Assim como
Deus hoje pode tomar características de nossa experiência pré-cristã e canalizá-las
em experiências positivas para nossa vida cristã.
Transcrição de parte do artigo da CPAD
NEWS - Reavivamento em Éfeso, Lições sobre o mover espiritual da Igreja nas
atividades de Paulo e no progresso de Éfeso; Lições sobre o mover espiritual da
Igreja nas atividades de Paulo e no progresso de Éfeso; Em 27/11/2021 ás 23:20 https://cpadnews.com.br/obreiro-aprovado/798/reavivamento-em-%C3%89feso.html
Publicado em: 07/05/2010
Em Edição...
Fontes:
Corinto – Uma Igreja com Problemas de
Disciplina: Uma Análise de 1 Coríntios 5, Augustus Nicodemus Lopes
O que é injunção? Brasil Escola
Os problemas em Éfeso - Paulo e Timóteo;
Maria Digna Cavalcanti; proprietária do site Costumes Bíblicos e do ABR[A
Bíblia Responde-Blog],Teóloga, Hebraico Bíblico.
Compilações e edições do texto original
do Estudo Sobre a Carta à Igreja de Éfeso; Daniel Conegero
Paulo em Éfeso: História e Poder! Site “voceparadeus”
Éfeso, a igreja do amor esquecido; Admgivanildo,
14 DE MAIO DE 2012, Lição 3 – Éfeso, a igreja do amor esquecido; golspelmais
Nenhum comentário:
Postar um comentário