sábado, janeiro 1

A autoridade da Bíblia - Lição 01 CPAD de janeiro de 2022

A autoridade da Bíblia

A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS

Lição 01 CPAD de janeiro de 2022

Estudo subsídio do Pastor e professor Osvarela

A Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus!

Você pode perguntar por que aprender sobre as escrituras sagradas?

Texto Aureo

“ Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do Senhor.” Salmos 119.1 

Pratica

A Bíblia Sagrada é a autoridade final da nossa regra de fé e prática.

Leitura Bíblica

Salmos 119.1-8

1 – Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do Senhor.

2 – Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos e 0 buscam de todo o coração.

3 -E não praticam iniquidade, mas andam em seus caminhos.

4 – Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos.

5 – Tomara que os meus caminhos sejam dirigidos de maneira a poder eu observar os teus estatutos.

6 – Então, não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos.

7 – Louvar-te-ei com retidão de coração, quando tiver aprendido os teus justos juízos.

8 – Observarei os teus estatutos; não me desampares totalmente.   

Hinos Sugeridos: 258; 499; 559 da Harpa Cristã.

Objetivos da Lição:

I)                   relacionar a origem da Bíblia com a Revelação Divina;

II)                pontuar as evidências da autenticidade da Bíblia;

III)              apresentar a mensagem da Bíblia.

Exórdio:

Ler a Bíblia é fator essencial na vida do crente! Os cristãos, no entanto, compartilham uma coleção comum de escrituras sagradas chamada de Bíblia. O estudo das escrituras cristãs nos ajudará compreender melhor o impacto do cristianismo nessas e em outras questões. Em todos os lugares onde os cristãos vivem, interagem com pessoas de outras religiões e com pessoas que não têm tradição religiosa formal.

Os cristãos podem ler as Escrituras para orientação sobre se casar ou não ou como ganhar a vida eterna.

Se você quiser conhecer adequadamente, a Deus, tem que necessariamente ler a Bíblia, pois ela é A Palavra de Deus inspirada e a única fonte confiável de conhecimento Teológico!

Há tempos escrevi algo sobre a transmissão da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada preocupado com dúvidas levantadas por alunos e membros que me questionavam sobre como a Bíblia Sagrada, ou as Escrituras [aqui: Antigo Testamento e Novo Testamento], chegaram até os nossos dias.

Procurando ser um Aliado ao estudo da teologia bíblica que se inicia com algumas perguntas:

· O que entendemos ser a Bíblia?

· O que é a Bíblia para você?

· Um simples texto que manifesta uma série de verdades universais?

· Um livro que reflete um grande número de crenças de um povo antigo chamado Israel e uma comunidade chamada cristã?

· Ou a Bíblia é mais do que isto?

· O que entendemos ser a Bíblia?

· A Bíblia que eu tenho em mãos é a Palavra de Deus?

· Posso confiar na Bíblia, que leio?

Algumas perguntas, acima eram parte de meu estudo, preocupação, que a meu ver, já pode ter ocorrido em muitas mentes, inclusive entre nós os crentes e quem sabe na sua mente.

I-a- A resposta que encontrei foi:

Sim, eu posso confiar na Bíblia que leio!

Ressalva: com a ressalva sobre o cuidado com algumas versões. Porque toda tradução é no fundo uma interpretação dos textos escritos no original, de tal forma encontramos, nos dias de hoje edições de Bíblias com erros grosseiros doutrinários e até mesmo alteração ou redução do texto, em relação aos melhores manuscritos! Mas, podemos entender que ninguém ficará sem entender a Bíblia, por causa de notas de rodapés de certas edições. Por isto sempre tenha mais de uma versão, se for possível .

Foco trimestral:

“ Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do Senhor.” Salmos 119.1 

Salmos 119.4 – Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos.

Entender esta lição é estudar a matéria Teologia Bíblica na classe da sua aula da Escola Dominical, considere isto uma dádiva de Deus para você.

O foco principal é consolidar a sacralidade da Bíblia como A Palavra de Deus que atinge a todo comportamento ou plano de vida dos indivíduos, incluindo suas relações sociais, família, trabalho, papel na sociedade, etc.

Os estudiosos, no entanto, podem perguntar quais são as atitudes cristãs em relação ao casamento e sexualidade, observando uma ampla variedade de diferentes perspectivas e práticas em diferentes lugares e épocas, com foco nas Escrituras, ou podem perguntar quais rituais, ou liturgias, que os cristãos realizam, novamente, observando práticas distintas e as crenças teológicas associadas com e nas Escrituras.

A longa história das escrituras cristãs deixou um legado profundo e complexo em todas as partes do mundo.

Em sua longa história, o Cristianismo moldou e foi moldado por muitas culturas e contextos políticos. As Escrituras têm sido traduzidas para centenas de idiomas.

Em todos os lugares onde os cristãos vivem, interagem com pessoas de outras religiões e com pessoas que não têm tradição religiosa formal. Esta longa história das Escrituras Cristãs deixou um legado profundo e complexo em muitas partes do mundo, seja na Justiça, nas Artes, na Música ou mesmo nos comportamentos diários da sociedade.

Os estudiosos, se perguntam quais são as atitudes cristãs em relação ao casamento e sexualidade, observando uma ampla variedade de diferentes perspectivas e práticas em diferentes lugares e épocas.

As Escrituras são a régua, o Canon para vida:

O salmista declara : “Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti”, está demonstrando, todo o seu conhecimento de Deus, através do entendimento revelador das Escrituras.

Na realidade, o salmista pode ser entendido, como alguém que, diz: “A tua Palavra é a regra pata todos os aspectos da minha vida”.

Esta enfática declaração nos traz, à mente, as dificuldades teológicas que estamos vivendo nestes últimos dias da Igreja.

Afinal, qual a necessidade que temos em ler a Bíblia, ou mais qual a necessidade em conhecermos a história da Bíblia, e mergulhando mais fundo, como conhecer as qualidades e o poder das Escrituras Sagradas?

Sempre utilizo esta frase:

“Se a palavra transforma, modifica a vida do homem, de acordo com os ditames de Deus, então ela é poderosa para agir e é Palavra de Deus”.

Infelizmente muitos teem se levantado com “novos” entendimentos sobre a palavra de Deus.

A ala liberal tem se pronunciado de maneira feroz contra a ortodoxia da Palavra, arrostando após si uma leva de neoliberais, atiçados pelo “new” por uma nova “visão”.

Muito embora não seja tão nova assim esta ala de teólogos, mas, temos visto recrudescer a sua sanha demolidora de “desconstruir”, ou para usar uma palavra muito em voga, realizar uma “re-engenharia” das Escrituras.

Por isso, é que citei o salmista, com suas sábias palavras.

Introdução:

A leitura bíblica é um dos ensinos, que deveria ser ministrado, desde quando nós nos convertemos a Jesus.

Mesmo aqueles, que desde sempre estiveram na Igreja, por ter pais crentes, muitas das vezes, desconhecem o prazer de ler a Bíblia.

Existe a necessidade neste trimestre de nós buscarmos o conhecimento, do que chamamos de Escrituras:

As Antigas Escrituras, e as Neo Escrituras.

As Antigas Escrituras foram concedidas como direito aos hebreus, os judeus:

Romanos 3.1 Que vantagem, pois, tem o judeu?...Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados os oráculos de Deus....

A este volume se juntaram, após a morte e ressurreição de Jesus outro volume A Novas Escrituras, confirmada pelas palavras do apóstolo Pedro, ao reconhecer os escritos paulinos, como Escritura de mesmo valor que as Antigas Escrituras.

A importância da Palavra de Pedro na constituição canônica da s Palavras do Novo Testamento:

II Pe.3.15.ss: ...e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, mas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição.

O Apóstolo Pedro, lança luz e alça os escritos Paulinos, com esta frase: “como o fazem também com as outras Escrituras”, da recente e noviça Igreja, a paridade de qualidade (poder, transformação, contar a história divina, e a história dos patriarcas, transformação de vidas, milagres), ao mesmo patamar espiritual, que os antigos escritos das ESCRITURAS.

Naquele momento a Palavra de Deus existente e reconhecida era um volume apenas, neste instante é revelado a Pedro, que a Palavra que Paulo escrevera era canônica e santa, claro que não usou estes termos, que somente existiriam séculos depois, no entanto Pedro conhecia que o seu povo os judeus, só consideravam santa as palavras que tivessem estas qualidades, incluindo a questão patriarcal e histórica dos judeus, desde Abraão, até os Patriarcas como Jacó e seus filhos, ou seja considera os Escritos de Paulo, com a qualidade nata de Palavra de Deus.

Quanto a Inspiração:

Bíblia é a Palavra de Deus é:

1-Inspirada. “In spiro” – soprar para dentro, insuflar.

Job 32. 8: Há, porém, um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz entendido.

Os antigos profetas entendiam plenamente este fato místico que acontecia em suas vidas:

II Sm.23. 2: O Espírito do Senhor fala por mim, e a sua palavra está na minha língua.

Sua inspiração divina” quer dizer, que Deus estava por trás dos autores humanos, durante a redação dos livros individuais que compõem a Bíblia.

A expressão chave de 2 Timóteo 3.16:

Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça”;

A frase “Toda Escritura é inspirada por Deus” é explicada por 2 Pedro 1.21 que diz que os autores humanos que escreveram a Bíblia, fizeram isto sob a influência e controle do Espírito Santo, de forma que o que eles falaram não era deles, mas de Deus. “Sua inspiração divina” quer dizer, que Deus estava por trás dos autores humanos, durante a redação dos livros individuais que compõem a Bíblia.

2 Pedro 1.20-21.2: “Sabendo, primeiramente, isto que nenhuma profecia da Escritura provém de particular interpretação; 21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”

Veja que neste trecho há uma direta referência, à ação de Deus, sobre o ato em si, na ação de escrever as santas palavras.

Devido a maior antiguidade, alguns podem, ou já pensaram, sobre a questão da nova porção dada por Deus, após o Ministério de Jesus Cristo, mas embora possamos, dizer sobre a inspiração das mesmas:

São inspiradas”, em primeiro lugar, como que apenas se referindo ao Antigo Testamento podemos estender com base na Bíblia, a Inspiração do Novo testamento. (vide, no corpo deste texto, o fundamento para esta explicação)

Alguns autores e estudiosos bíblicos ressaltam a questão da igualdade da inspiração, muito embora, a clareza de Paulo no texto citado, mais abaixo, que há uma evidente reivindicação de igual inspiração e qualificação com as Escrituras [aqui, como o Antigo Testamento], pelos autores do Novo testamento.

O próprio Apóstolo Paulo declara a inspiração de seus Escritos:

I Co.2.13: as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.

1-A Bíblia deve ser lida e interpretada, de três formas:

a- Literalmente, ou seja, interpretando suas palavras, conforme o que está escrito;

b- Alegoricamente, ou seja, entendendo as suas palavras de maneira figurativa

c- E ainda, de maneira simbólica, entendendo as suas palavras desta maneira com simbolismos, Jesus usou muitas figuras (falarei a este povo por parábolas) e símbolos são encontrados por toda a Bíblia.

Nunca podemos deixar de ler a Bíblia entendendo as suas passagens sob esta forma tríplice:

Literal,

Figurativa e

Simbólica, quando a lemos sob um único destes pontos de vista podemos correr o risco de desvirtuar o que estamos lendo.

2- A regra do contexto do tempo e da época:

Ao ler a Bíblia considere:

O que o autor do trecho lido, quis dizer ao escrever aos seus leitores, na ótica de sua época e o que estas palavras representam para nós. Há um conceito do ensino teológico, da validade eterna da palavra, que faz com que a Palavra tenha sempre efeito para todos que a lêem, crendo que é a Palavra de Deus.

Uma observação: muito embora, haja em nossos dias, boas edições de Bíblias, tenham cuidado com algumas versões modificadas e que retiram ou modificam a Palavra de Deus. Levando sempre em conta, que a Bíblia foi escrita em hebraico e grego (os autógrafos – os escritos originais), segundo a sequência dos Testamentos, por sua ordem e possui em ambos volumes expressões aramaicas.

Levando ainda, em conta, que foi traduzida para o grego e para o latim, até chegar a nossa língua portuguesa.

3- Outra regra (áurea) importante:

A Bíblia interpreta a própria Bíblia, nenhum livro poderá dirimir a sua dúvida se ele não estiver embasado na própria Escritura. Quando você lê a Bíblia Sagrada, deve ler o texto e procurar o contexto dentro do capítulo ou do livro que estiver lendo (contexto próximo), não achando, em caso de dúvida, procure um texto que sirva de contexto ao assunto dentro de todo conjunto da Bíblia (contexto amplo ou distante), que possa lhe respaldar. Servirá também, à você, nesta situação o conhecimento do Ensino Geral da Bíblia (ensinos que por inferência estão descritos nas suas palavras), tais como: Amor de Deus, Misericórdia, Salvação Por Cristo, Soberania de Deus, Trindade, Espírito Santo é Deus, e outros ...

Duas visões e entendimento da Bíblia Sagrada:

Há entre os teólogos muitos que já afirmam:

A Bíblia contém a Palavra de Deus!

Eu, porém continuo na boa ortodoxia dizendo:

A Bíblia é a Palavra de Deus. Esta é a definição do cristianismo histórico.

Dificuldades Teológicas:

Para aumentar a dificuldade, a teologia bíblica tem sido dividida por correntes Ortodoxas e Heterodoxas, sendo que a última tem procurado descaracterizar alguns predicados santos da Bíblia – O Livro de Deus ou A Palavra de Deus -, nivelando-a, quase a posição de livro de homens, mesmo que estes sejam tidos como santos.

A- Visão Ortodoxa:

1-Ortodoxia:

Conceito ortodoxo é aquele que aceita a definição de que a Bíblia toda é inspirada por Deus, inerrante e infalível.

2-Heterodoxia:

O conceito dos não-ortodoxos [heterodoxos], não aceita a Inspiração das Escrituras como a entendemos, principalmente quanto à Inerrância.

Alguns heterodoxos chegam a afirmar que crêem na inspiração da Escrituras e até na sua infalibilidade, mas certamente não aceitam que as Escrituras não erram em tudo o que afirmam. Pensam que como literatura a Bíblia contém vários erros, em diversas áreas, sendo que ela é infalível quanto às verdades chamadas “espirituais”.

Quanto a sua escrita:

A Bíblia é Um livro humano-divino;

É a Palavra de Deus - LOGOS THEOU (gr.): “Palavra de Deus”;

É inerrante – isto é tudo o que nela está escrito não possui erros;

É infalível, suas profecias sempre se cumprirão;

É Inspirada, embora homens de Deus (profetas) a tenham escrito ela passou pelo hálito de Deus (inspiração-sopro), isto quer dizer: ela foi dada a nós segundo a Inspiração do Espírito Santo que inspirou a homens santos (THEOS PNEUMATION TON PROPHAYTON (gr.): “Deus dos espíritos dos Profetas” ou “Deus das expressões inspiradas dos Profetas”.)

Conservação secular e Convergencia entre os Escritores:

7 – Louvar-te-ei com retidão de coração, quando tiver aprendido os teus justos juízos.

8 – Observarei os teus estatutos; não me desampares totalmente.   

O processo secular até a formação final do cânon bíblico pode ser acompanhado pela análise da própria Escritura.

Partindo da premissa que o texto das Escrituras (como, vimos acima, em dois tomos – AT e NT), há algo diferente que faz as Escrituras causar estranhamento entre os homens, pois ela foi escrita por longos 1500 anos (aproximadamente), por diversos homens e contém convergência interna entre todos os escritores, como tema principal Deus e sua ação, seja salvífica, de promessas, de eventos proféticos, da Criação, etc.

Desde a formação do Antigo Testamento que começa com Moisés, recebendo a revelação divina em várias formas e a transcrevendo em livros, utilizando-se da tradição oral e dos oráculos recebidos de Deus, face a face, passando por Samuel, como “primeiro profeta”, e ainda pelos reis e sacerdotes e demais profetas tudo foi sabiamente preservado.

O que o próprio historiador judeu Flávio Josefo afirma, transliterando suas palavras: “o nosso Cânon é formado desde Moisés a Malaquias”.

Chegando até ao Novo Testamento, com Paulo iniciando a escrita divina pelos idos dos anos 48 a 66 a.C até A revelação de João no final do primeiro século, com o reconhecimento no mesmo período por Clemente Romano, um dos bispos em Roma, que menciona de forma clara I Coríntios, Romanos, Hebreus e “os ensinos de Jesus” – leia-se os Evangelhos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Tudo isto demonstra a qualidade incomparável, das Escrituras – a Bíblia - como Livro de Deus.

Muito embora os séculos se tenham passado, muito embora não tenhamos mais os autógrafos, ou seja, os originais, contudo a veracidade da Bíblia que lemos, é absoluta em termos divinos, e confirmada, a cada dia por achados arqueológicos de antigos Manuscritos, que confirmam outros Manuscritos menos antigos.

Visão das Escrituras em Dados:

Os números:

A-O Antigo Testamento:

O texto hebraico do AT foi preservado por ordem divina pelos judeus .Para tanto, eles tinham regras que garantiam a preservação dos manuscritos:

Um rolo da sinagoga deveria ser escrito sobre pele de animais limpos Unidos mediante tiras de couro da mesma qualidade

Determinavam a altura da coluna e linhas e o máximo da largura em 30 letras. Toda cópia era dotada de linhas.

A tinta deveria ser preta, nunca vermelha ou verde ou qualquer outra cor.

Nunca escrever de memória, nem um yod [Mt.5.18: de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til], ou seja, mesmo sabendo de cor, como era hábito judeu, o escriba deveria acompanhar outro texto escrito ao escrever um novo.

O texto Massorético900 a 1000 d.C (veja lição), foi confirmado pelos achados das cavernas de Qumram – no Mar Morto [local onde já estivemos], com uma antiguidade, ou seja manuscritos mais antigos , de 1000 anos, e ainda nestes dias(ver nosso site: http://estudandopalavra.blogspot.com) foram achados manuscritos com a mesma qualidade de texto com mais de 1000 anos aos do mar Morto.

É Deus confirmando a veracidade de sua Palavra, muito embora creiamo-la por Fé e não por vista.

Antes de Qumram, cujos textos foram datados como de 150-100 a.C, os textos mais antigos e importantes eram os datados de 850 a.C; 895 a.C; 916 a.C; 980 a.C; e o códice de São Petersburgo de 1008-9 d.C

B-Novo Testamento:

Existem:

24.000 fontes de evidência:

Quase 5.300 manuscritos gregos das Escrituras.

10.000 manuscritos latinos

9.300 outras versões.

Para melhor qualificação destas afirmações e respostas às perguntas é necessário ao leitor da Bíblia que saiba que para produzir tal afirmação precisamos verificar elementos qualificadores da Bíblia Sagrada, como A Palavra de Deus.

Desde Erasmo de Roterdã os editores da Bíblia buscaram novas técnicas e assim, descobrindo outros e mais antigos manuscritos.

Formação e estrutura dos Tomos das Escrituras:

Antigo Testamento

Lei (Pentateuco): A administração perfeita, pura, santa e boa; o próprio Cristo.

História: O senhorio de Deus através dos tempos.

Poesia: Aprendendo a conversar com o Pai e a expressar o desejo da alma

Profecia: A palavra admoestadora e restauradora A criação rumo à Consumação No No Antigo Testamento vemos as bases do Reino de Deus ao observarmos o prenúncio de Cristo através de tipos como profetas, sacerdotes e reis.

Novo Testamento

Evangelhos: O Deus-homem se fez carne e proclamou o Reino Registram tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar, o que havia sido anunciado há muito tempo na Escritura mais antiga, o Antigo Testamento.

Atos dos Apóstolos: A expansão das boas-novas de salvação Registram o que Jesus continuou a fazer e a ensinar através de suas testemunhas (os discípulos) revestidas de poder, do Espírito Santo, o outro Consolador.

Epístolas: O dia-a-dia das igrejas, a aplicação das verdades ensinadas Tratam da fé desenvolvida no cotidiano. Trazem o significado de como a pessoa e obra de Cristo devem impactar o caminhar dos cristãos como embaixadores de Cristo no mundo.

Apocalipse: A consumação e vitória do Cordeiro e da Igreja de Cristo Antecipa o fim dos tempos anunciando que o Cordeiro e sua igreja reinarão para sempre em novos céus e em nova terra.

Essa divisão é puramente didática. No Antigo Testamento, por exemplo, diversos livros proféticos estão parcial ou totalmente escritos em forma poética. A poesia pode ser encontrada ainda em meio às narrativas.

Isso significa que quando alguém estiver vendo a classificação acima, deve considerar apenas que o lugar clássico da poesia é, sim, o Livro de Salmos e os escritos de sabedoria, mas isso não impede que haja poesia em outros lugares.

Dessa forma o livro de Atos dos Apóstolos, ou o livro de Salmos — livros históricos e poéticos — também são livros teológicos.

A Bíblia tem um tema central – Um Mitte:

Qual o Mitte da Bíblia?

Sim! Há um tema central na Bíblia:

Nota: [Mitte - um tema central]

Jesus Cristo – O Messias, a maior Revelação do Deus da Bíblia:

João 1.14.ss: E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João deu testemunho dele, e clamou, dizendo: Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim, passou adiante de mim; porque antes de mim ele já existia.

16 Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.

Rm.16.26: mas agora manifesto e, por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus, eterno, dado a conhecer a todas as nações para obediência da fé;

Este é o tema que liga toda a Bíblia, o que cammamos do Cordão de Ouro, ou dourado das Escrituras, desde o livro do Genesis 3.15, provendo Deus coisa melhor a nosso respeito, nos preparou uma redenção para religar o homem caído á Ele, por seu filho Jesus O Cristo, Ungido de Deus.

Através deste mitte, temos temas integrados, como:

Todos eles acabam influenciando, diretamente na vida da Humanidade!

Salvação - João 20. 31: estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

Revelação de Deus aos homens –

Dt.29. 29: As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei.

Ef.3. 3: como pela revelação me foi manifestado o mistério, conforme acima em poucas palavras vos escrevi.

Regeneração final [tanto da humanidade, como da Criação].

Sl.19.7: A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples.

Poderíamos falar de outros temas, mas estes são bastante, para nesta lição, nos apresentar como A Bíblia – É a Palavra de Deus.

O valor da Bíblia:

Efeito das Escrituras:

- Produz Revelação –

- Consolação – Rm.15. 4 Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança.

- É poder de Deus [no conceito de evangelho, como “god’spel” de Deus ou Boas-Novas, Boas Notícias ou Palavras]

- Fala com o homem, pelo Logos [Jesus- O Verbo encarnado]

- Mostra o Caminho da salvação

Mt.21. 42: Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos

Mt.24.27: E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

- Leva o homem ao arrependimento através do conhecimento da Obra de Cristo:

I Co. 15.3: Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4 que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras;

Mt 4:17: Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. - O inclui no Reino de Deus:

Mt 8:11: Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus.

- Limpa o homem arrependido do pecado

Lc.4. 36: E veio espanto sobre todos, e falavam entre si, perguntando uns aos outros: Que palavra é esta, pois com autoridade e poder ordena aos espíritos imundos, e eles saem?João 15. 3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.

- Purificação:

Sl.119.9: Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra.

- Redenção do homem, pelo seu poder.

Antigo Testamento:

Sl.111.9: Enviou ao seu povo a redenção; ordenou para sempre o seu pacto; santo e tremendo é o seu nome.

Novo Testamento:

Rm.3.24: sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,

Rm.8. 19 Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus

Como dito anteriormente, vários estudiosos da teologia bíblica crêem que existe um tema central unificador da teologia do Antigo Testamento (um Mitte) que “costura” as diversas partes do texto, apresentando, pelo menos, uma idéia teológica geral. Outros entendem que esse Mitte estende-se do AT para o NT.

Linguas bíblicas:

As Línguas da Bíblia Sagrada:

Hebraico – a Língua de Deus, O Pai –

Aramaico – a língua de Deus, O Filho

Grego – a língua de Deus, O Espírito Santo

Obviamente não estamos falando no sentido absoluto, mas utilizando uma forma simbólica para informar sobre a maneira escrita, falada e utilizada da Palavra de Deus, até a composição do Cânon bíblico.

Antigo testamento – escrito em hebraico e algumas pequenas partes em aramaico

Jesus O Filho falava as multidões em aramaico, língua corrente, em Israel, durante a sua vida terrena.

Novo Testamento – inspirado pelo Espírito santo através da Igreja e escrito em Grego e com porções do aramaico.

Entendendo as Línguas do Livro de Deus - na Bíblia:

1) Hebraico

A língua hebraica foi a língua dos Hebreus ou israelitas desde a sua entrada em Canaã. Língua em que foi escrito o Velho Testamento só possuímos escassos documentos para o seu estudo. O mais provável é que o hebraico tenha vindo do cananeu e foi falado pelos israelitas depois de sua instalação na Palestina.

A atual escrita hebraica (chamada "hebraico quadrado") é cópia do aramaico e entrou em uso pouco antes da nossa era, em substituição ao hebraico arcaico.

Os Targuns o denominam de "língua sagrada" (Isa. 19:18); e no Velho Testamento é chamado "a língua de Canaã" ou a língua dos judeus (Isa. 36:13, II Reis 18:26-28).

2) Aramaico

O aramaico era a língua usada por Jesus (Mar. 5:41; 7:34; 15:34), pela maioria das pessoas na Palestina, bem como pelas primeiras comunidades cristãs. Segundo outros estudiosos entre os quais se destaca Robertson, Jesus falava aramaico na conversação diária, mas no ensino público e nas discussões com os fariseus a língua usada era o grego.

3) Grego Bíblico

"O grego passa, com justiça, por ser a mais bela língua do mundo. De fato é um dos instrumentos mais aperfeiçoados, dos mais delicados, extremamente harmonioso, ao mesmo tempo que preciso e sutilíssimo, jamais forjado pelos homens. É ao mesmo tempo o fruto e o instrumento do gênio grego, o gênio da clareza, da ordem e do equilíbrio." (sic) - Georges Auzou, em seu livro A Palavra de Deus

Estas afirmações se referem muito mais ao grego erudito, clássico, do que ao grego coinê do Novo Testamento.

O Novo Testamento foi escrito na Coinê. O termo coinê significa a língua comum do povo entre os anos 330 A.C. e 330 A.D.

Com exceção da Epístola aos Hebreus e da linguagem de Lucas (Evangelho e Atos) que se encontram num coinê mais literário, os outros escritos pertencem ao coinê.

Obs.: Gostaria de deixar claro que: - Há alguns, que por exagero ou preciosismo, por pureza acadêmica linguística ou teológica, ou mesmo por convicção, podem discordar sobre o termo “a língua do Espírito Santo”, porém deixo-os à vontade, sem criticá-los, estou aqui, apenas, apresentando uma figura possível de ser utilizada por todos, sem ferir a Teologia plena.

Já antes da Era Cristã, o grego suplantou totalmente o hebraico que se tornou uma  língua morta e exclusivamente religiosa.

Em Edição

Fonte:

Estas fontes, estão listadas nos apontamentos que utilizei para formatar este subsídio.

Bíblia online

Apontamentos do autor:

https://estudandopalavra.blogspot.com/2008/04/lio-04-cpad-leitura-devocional-da-bblia.html

https://estudandopalavra.blogspot.com/2008/11/bblia-palavra-de-deus-lio-08-cpad.html

Prof. Pr. Mauro Meister;

Pr. Pedro Apolinário

Álvaro César pestana

Livro sempre me perguntam – Ed. Vida cristã

Elias R. de Oliveira

Bíblia digital –cortesia Tio Sam

Bíblia JFA-ERC-IBB-76ª IMPRESSÃO.-1993-rj-Brasil.

R.C.Sproul

Andrew jumper;

Apostilas SETAD-SP/Oráculo;

Bíblia cortesia Tio Sam;

Dicionário Aurélio.

Dicionário Strong

Professora Dra.  KAREN KING: Curso Compreensão do cristianismo por meio de suas escrituras. Harvard (que estou cursando online)

 

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"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
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