A Inspiração Divina da Bíblia
Lição 2 CPAD 09 Janeiro 2022
TEXTO AUREO
“Toda a Escritura divinamente
inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para
instruir em justiça.” (2 Tm 3.16)
A inspiração da Bíblia Sagrada é
divina, verbal e plenária. Portanto, a Bíblia toda nos ensina, corrige e
instrui.
LEITURA BÍBLICA
2 Timóteo 3.14-17; 2
Pedro 1.19-2 1
2 Timóteo 3
14 – Tu, porém, permanece naquilo
que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
15 – E que, desde a tua meninice,
sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que
há em Cristo Jesus.
16 – Toda Escritura divinamente
inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para
instruir em justiça;
17 – Para que o homem de Deus seja
perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
2 Pedro 1
19 – E temos, mui firme, a palavra
dos profetas, à qual bem faz eis em estar atentos, como a uma luz que alumia em
lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso
coração.
20 – Sabendo primeiramente isto: que
nenhum a profecia da Escritura é de particular interpretação.
2 1 – Porque a profecia nunca foi
produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram
inspirados pelo Espírito Santo.
A) Objetivos da Lição:
I) Refletir que a
própria Bíblia reivindica sua inspiração divina;
II) Evidenciar que
as limitações humanas não anulam a inspiração divina da Bíblia;
III) Explicitar que o Espírito Santo atua na regeneração e
iluminação do pecador e, por isso, nos ajuda a compreender as Escrituras.
B) Motivação: O que faz a Bíblia ser diferente de todos os
outros livros?
Por que a Bíblia está acima da
literatura de William Shakespeare, dos romances de Machado de Assis ou de
outras obras clássicas? A resposta para essas perguntas está na transformação
que o leitor sofre dentro de si enquanto lê a Bíblia com o auxílio do Espírito
Santo.
Hinos: 252, 456, 558 da
HC
Introdução:
A Inspiração divina é uma das características
que fazem a diferença da Bíblia com outros livros.
O Ruach – o sopro, ou a
Palavra que passou pelo hálito de Deus e inspirou a cada profeta/escritor faz
das Escrituras Sagradas, a Bíblia, um livro com contexto desde o primeiro livro
escrito, ao último que fechou o Canon todas possuem Ruach
Hacodesh, ou seja, o Pneuma [Sopro] Santo, ou seja o Espírito Santo.
“Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao
conhecimento da verdade.
E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à
verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não
irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também
o foi o daqueles. Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver,
intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,...” 2 Timóteo 3:7-10
Paulo ao ensinar Timóteo ressalta a
necessidade do conhecimento da Escritura revelada, inspirada, pois haveria
sempre o risco do engano e uso contrário ao que a Bíblia ensina, por homens
corrompidos (Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da
verdade), que se utilizariam deste engano para trazer engano a Igreja.
Se nós oficiais da Igreja não conhecermos a verdadeira Inspiração da Bíblia deixaremos
a Igreja ser destruída por falta de conhecimento.
Postei em Dezembro de 2021:
A Bíblia é a Palavra de
Deus.
“Toda a Escritura é divinamente
inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para
instruir em justiça;” 2 Timóteo 3:16
A Doutrina confessional
é antes e em tudo, Dogmática, indiscutível e aceita pela Fé.
“A Bíblia é a fonte de
todo o conhecimento Teológico”
"Principium
cognoscendi externum"
Revelação, Inspiração e
Cânon – Prof. João Alves dos Santos.
Se você quiser conhecer
adequadamente, a Deus, tem que necessariamente ler a Bíblia, pois ela é A
Palavra de Deus inspirada e a única fonte confiável de conhecimento Teológico!
Se tomarmos as Escrituras como são,
proféticas, para melhor entendimento, podemos transcrever de um antigo estudo
sobre os profetas literais, chamados de profetas menores:
“A História
Bíblica é a História da Salvação revelada e profetizada, a ‘Heilsgeschichte’,
para alguns teólogos de linha mais erudita, a História bíblica da Salvação
[geral], a atividade profética está inserida como um dos pontos revelatórios
desta história, primeiramente suportada nos Profetas Anteriores, os quais
mostraram a reação da Nação escolhida à Aliança através da História, ou seja,
os Profetas Anteriores fornecem um cenário histórico aos Últimos. Lógico, que
cito neste trecho os Profetas menores, mas todos os escritores da Bíblia foram profetas usados por Deus “–os
homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo –“.
Am.3.8. Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o
Senhor DEUS, quem não profetizará?
Gosto de uma frase encontrada no
estudo – Livros Históricos – UPM:
“A Profecia preocupa-se
com a obediência, no tempo e no espaço, aqui e agora”.
19 – E temos, mui firme, a palavra dos
profetas, à qual bem faz eis em estar atentos, como a uma luz que alumia em
lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso
coração.
Portanto, sejamos fiéis as profecias
exaradas, pelos Profetas Menores (escritores), elas são atuais e nos ensinam o
caminho da obediência em direção à Igreja que espera o Arrebatamento.
Regra áurea: “A Bíblia
interpreta a própria Bíblia”, aliás a Reforma Protestante, que já é
alvo de programação do seu sesquicentenário, se deu exatamente neste ponto, a
Interpretação das Escrituras pelo Reformador Marinho Lutero!
Romanos
1:16-22.25 Porque não me envergonho
do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que
crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a
justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo
viverá da fé. Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a
impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto
o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno
poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas
coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo
conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em
seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. Pois mudaram a verdade de Deus em
mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que
é bendito eternamente. Amém.
Cremos, nós os protestantes e
evangélicos, que a Interpretação das Escrituras se dá no âmbito da Revelação
Eterna, que nos é dada pelo Espírito Santo, que concede Deus a cada um, para
Pastores, Evangelistas, Doutores, Dom de Ciência e por isto, a Igreja, o Corpo
Místico de Cristo, sem nomenclatura é a livre para interpretação, dada a cada
um, não fazendo distinção, nem nomeando uma igreja, como única guardiã, das
mesmas Escrituras.
O Apóstolo Pedro
escreve:
20 – Sabendo primeiramente isto: que nenhum a
profecia da Escritura é de particular interpretação.
2 1 – Porque a profecia nunca foi produzida por
vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados
pelo Espírito Santo.
A Inspiração:
Chamamos de Plenária, pois não existe um texto bíblico mais inspirado do
que outro. Toda A Escritura o é!
A palavra Plenária significa “plena”.
Falamos de inspiração plenária, portanto, para enfatizar o fato que a Escritura
é plenamente inspirada.
Quanto a tudo que apontamos como
conhecimento, a Bíblia contém, além da História da Salvação.
Primeiro: Inspiração plenária significa que todos os
livros da Escritura (e nenhum outro) são inspirados por Deus. Não há nenhum
deles que tenha qualquer autoridade ou necessidade menor que outro.
Segundo: significa que a Escritura é inspirada nos
diferentes tipos de literatura que apresenta. Como conjunto literário a Bíblia
contém: História, poesia, cartas, profecias: tudo foi “dado por inspiração de
Deus, e [é]… proveitos[o]” (2Tm. 3:16).
Terceiro: inspiração plenária significa que a Escritura é
inspirada também em todas as questões de ciência, biologia, história e
geografia. Podemos citar inúmeros exemplos:
Cosmologia ou Formação
do Espaço:
“Ele é o que está assentado sobre o círculo da
terra,...” Isaías 40:22
A Escritura sempre
ensinou, por exemplo, que a Terra é circular, mesmo quando os homens não
acreditavam nisso (Is. 40:22).
E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a
terra,
E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as
trevas; e viu Deus que era bom. Gênesis 1:17,18
Ela ensinava o ciclo
hidrológico antes desse ser entendido pela ciência (Sl. 104:5-19).
Quinto: inspiração plenária significa que mesmo a
gramática, vocabulário e sintaxe da Bíblia são inspirados. Faz diferença que
Deus tenha dito descendência, e não descendências em Gênesis 17:73 (veja também
Gl. 3:164 ).
Sobre a Justificação: Faz toda a
diferença do mundo o fato de sermos justificados pela fé ou mediante a fé, mas
não por causa da fé. Cada letra, palavra e sentença são importantes e devem,
portanto, ser cuidadosamente traduzidas.
A Inspiração não permite mudar o
sentido ou parafrasear um texto bíblico, considerando também, que as traduções
mantêm a Inspiração do texto, sem mudar o texto.
Por causa da inspiração plenária,
não aceitamos paráfrases da Escritura, e nem mesmo versões da Bíblia que seja
uma mistura de tradução acurada e paráfrase, tal como a New Internacional
Version (NIV). Texto compilado e
transcrito de: A Inspiração Plenária da Escritura Fonte (original): Doctrine
according to Godliness, Ronald Hanko, Reformed Free Publishing Association, p.
15-16.
A Bíblia como um todo é inspirada:
“A palavra plenária significa
“plena” ou “completa” e refere-se ao fato que a Escritura é inspirada em todas
as suas partes, em todos os diferentes tipos de literatura que ela contém e em
todos os assuntos que aborda. Não somente em suas doutrinas, mas também em
questões de geografia, história, ciência, cultura e vida, ela é soprada por
Deus e, portanto, perfeita e infalível. Até mesmo sua gramática é soprada por
Deus, uma razão pela qual devemos insistir numa tradução cuidadosa da Escritura
e não devemos nos satisfazer com nada menos.” Hanko
Quanto a Inspiração
Verbal:
Há uma discussão em todos os idiomas
quanto a palavras usadas, em cada idioma por conta do tempo que houve a
tradução bíblica. no entanto a inspiração do conteúdo verbal é plena e aceita
em qualquer que seja o idioma utilizado. Mesmo, quando há uma natural evolução
gramatical o sentido gramatical não pode mudar no sua Inspiração. Afinal, foi
Deus quem determinou a variedade glossolária dos povos, em Gn. 11.
Inspiração Verbal
Cada palavra é inspirada, a
gramática é divinamente inspirada para ser interpretada por todos os homens que
buscarem a Deus e a ler, à luz do Espírito Santo:
“Toda palavra dos
autógrafos [os manuscritos originais] é inspirada. Isso era necessário, pois a
revelação escrita de Deus consiste de proposições que são comunicadas por meio
de palavras. Verificamos isso também a partir de uma consideração inteligente
das citações do Antigo pelo Novo Testamento. Em Mt 22.32, o argumento de Cristo
descansa sobre o fato que as palavras de Deus em Ex 3.6 não estão no tempo
passado. Em Gl 3.16, Paulo prova seu ponto apontando que Gn 12.7 fala de
“descendência” (singular) e não “descendências” (plural).”
Stewart
כתב - kathab; v. escrever, registrar, anotar; escrever, inscrever,
gravar, escrever em, escrever sobre; anotar, descrever por escrito
γραφη - graphe; n. f. escritura, coisa
escrita; a Escritura, usado para denotar tanto o livro em si como o seu
conteúdo; certa porção ou seção da Sagrada Escritura
γραφω - grapho; v. escrever, com
referência à forma das letras; delinear (ou formar) letras numa tabuleta,
pergaminho, papel, ou outro material; escrever, com referência ao conteúdo
do escrito - expressar em caracteres escritos - comprometer-se a escrever
(coisas que não podem ser esquecidas), anotar, registrar - usado em referência
àquelas coisas que estão escritas nos livros sagrados (do AT e NT)
2 Tm 3.16 Toda a Escritura divinamente inspirada
Este texto clássico de 2Timóteo 3.16
declara que asgraphã, i.e., os textos, é que são inspiradas.
Está explicito que a escrita redigida
por santos homens tem inspiração textual, quanto o que Deus queria revelar aos
homens, em todos os séculos. Deus usou cada escritor em sua geração e em sua
cultura, com seus diversos graus de instrução. O que nos mostra que aqueles que
escreveram todos os livros sagrados eram seres humanos que viveram em várias
regiões e pertenceram a diversas gerações desde Moisés até o apóstolo João.
Jesus fala desta
Inspiração verbal:
“Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a
terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo
seja cumprido”. Mateus 5:18
De acordo com Jesus, mesmo a menor
letra em uma palavra e o menor traço de caneta em uma letra dão significado e
são desígnios de Deus e serão cumpridos conforme a Bíblia os revela. A afirmação
da Bíblia é: suas palavras vieram da parte de Deus e foram escritas pelos
homens, o que garante a Inspiração plenária (.
O Apóstolos:
Paulo escreveu aos Romanos 15:4 “tudo
o que no passado foi escrito, para o nosso ensino foi escrito” e em 2
Timóteo 3:16 que “toda a Escritura foi inspirada por Deus”. Tudo e toda são
palavras que sustentam a doutrina da inspiração plenária.
O apóstolo Paulo testemunhou:
"... falamos, não com palavras de sabedoria
humana, mas com as que o Espírito Santo ensina..." 1Coríntios 2.13.
Apóstolo Pedro
A ideias para escrever sempre
partiram de Deus, com interesse de se revelar aos homens. Além de revelar seus
propósitos com os homens:
Amor
Salvação
Misericórdia
Sustentabilidade planetária e humana
Preservar os homens.
Aproximar os homens D’Ele (por Jesus, O Filho)
“..., porque nunca jamais qualquer profecia
foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram
da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” Pedro 1:21
Pedro nos revela como Deus levou os autores humanos a escreverem
as Escrituras. Os homens escreveram enquanto eram “movidos” pelo
Espírito Santo. O que lemos na Bíblia são de fato as palavras de Deus para nós.
A inspiração verbal e plenária é um
importante conceito e princípio da fé cristã. A inspiração por parte de Deus do
texto das Escrituras se estende às próprias palavras e a todas as partes das
Escrituras e todos os seus assuntos. A doutrina da inspiração verbal e plenária
contrasta com a crença de que apenas partes da Bíblia são inspiradas ou que
apenas os pensamentos ou conceitos que tratam da religião são inspirados. A
inspiração verbal e plenária é uma característica essencial da Palavra de Deus,
pois Suas palavras revelam quem Ele é e o que fez por nós por meio de Cristo
(veja João 5:39–40; Atos 8:35).
Autoria Dual
“Pelo termo autoria dual dois fatos
são indicados, a saber, que do lado divino as Escrituras são a Palavra de Deus
no sentido de que elas se originaram com Ele e são uma expressão unicamente de
Sua mente; e, do lado humano, homens foram escolhidos por Deus para a elevada
honra e responsabilidade de receber a Palavra de Deus e transcrevê-la em forma
escrita. […]
No registro das Escrituras, os
autores humanos escreveram com tal liberdade a ponto de deixarem evidência de
suas características humanas pessoais; todavia, esses autores não cometeram
erros enquanto estavam na tarefa de escrever, não lhes foi permitido agir à
parte ou ao contrário da mente precisa de Deus, de quem eles escreveram a
Palavra. Eles foram literalmente ‘movidos’ pelo Espírito Santo (2 Pe 1.21).” (Chafer)
Fonte:
Declaração dde Fé das AD’s
Inspiração Plenária E Verbal Da
Bíblia Pr Fábio Pereira agosto 15, 2020
Apontamentos do autor
Dicionário Strong
Citações no corpo do texto
O que é inspiração verbal e plenária?
Got Questions
Teologia e Bíblia
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