sexta-feira, janeiro 7

A Inspiração Divina da Bíblia Lição 2 CPAD 09 Janeiro 2022

 A Inspiração Divina da Bíblia

Lição 2 CPAD 09 Janeiro 2022

TEXTO AUREO

“Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.” (2 Tm 3.16)


PRÁTICA

A inspiração da Bíblia Sagrada é divina, verbal e plenária. Portanto, a Bíblia toda nos ensina, corrige e instrui.

LEITURA BÍBLICA

2 Timóteo 3.14-17; 2 Pedro 1.19-2 1

2 Timóteo 3

14 – Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,

15 – E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

16 – Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;

17 – Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 

2 Pedro 1

19 – E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem faz eis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração.

20 – Sabendo primeiramente isto: que nenhum a profecia da Escritura é de particular interpretação.

2 1 – Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

A) Objetivos da Lição:

I) Refletir que a própria Bíblia reivindica sua inspiração divina;

II) Evidenciar que as limitações humanas não anulam a inspiração divina da Bíblia;
III) Explicitar que o Espírito Santo atua na regeneração e iluminação do pecador e, por isso, nos ajuda a compreender as Escrituras.

B) Motivação: O que faz a Bíblia ser diferente de todos os outros livros?

Por que a Bíblia está acima da literatura de William Shakespeare, dos romances de Machado de Assis ou de outras obras clássicas? A resposta para essas perguntas está na transformação que o leitor sofre dentro de si enquanto lê a Bíblia com o auxílio do Espírito Santo.

Hinos: 252, 456, 558 da HC

Introdução:

A Inspiração divina é uma das características que fazem a diferença da Bíblia com outros livros.

O Ruach – o sopro, ou a Palavra que passou pelo hálito de Deus e inspirou a cada profeta/escritor faz das Escrituras Sagradas, a Bíblia, um livro com contexto desde o primeiro livro escrito, ao último que fechou o Canon todas possuem Ruach Hacodesh, ou seja, o Pneuma [Sopro] Santo, ou seja o Espírito Santo.

“Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles. Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,...” 2 Timóteo 3:7-10

Paulo ao ensinar Timóteo ressalta a necessidade do conhecimento da Escritura revelada, inspirada, pois haveria sempre o risco do engano e uso contrário ao que a Bíblia ensina, por homens corrompidos (Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade), que se utilizariam deste engano para trazer engano a Igreja. Se nós oficiais da Igreja não conhecermos a verdadeira Inspiração da Bíblia deixaremos a Igreja ser destruída por falta de conhecimento.

Postei em Dezembro de 2021:

A Bíblia é a Palavra de Deus.

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” 2 Timóteo 3:16

A Doutrina confessional é antes e em tudo, Dogmática, indiscutível e aceita pela Fé.

“A Bíblia é a fonte de todo o conhecimento Teológico”

"Principium cognoscendi externum"

Revelação, Inspiração e Cânon – Prof. João Alves dos Santos.

Se você quiser conhecer adequadamente, a Deus, tem que necessariamente ler a Bíblia, pois ela é A Palavra de Deus inspirada e a única fonte confiável de conhecimento Teológico!

Se tomarmos as Escrituras como são, proféticas, para melhor entendimento, podemos transcrever de um antigo estudo sobre os profetas literais, chamados de profetas menores:

“A História Bíblica é a História da Salvação revelada e profetizada, a ‘Heilsgeschichte’, para alguns teólogos de linha mais erudita, a História bíblica da Salvação [geral], a atividade profética está inserida como um dos pontos revelatórios desta história, primeiramente suportada nos Profetas Anteriores, os quais mostraram a reação da Nação escolhida à Aliança através da História, ou seja, os Profetas Anteriores fornecem um cenário histórico aos Últimos. Lógico, que cito neste trecho os Profetas menores, mas todos os escritores da  Bíblia foram profetas usados por Deus “–os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo –“.

Am.3.8. Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor DEUS, quem não profetizará?

Gosto de uma frase encontrada no estudo – Livros Históricos – UPM:

“A Profecia preocupa-se com a obediência, no tempo e no espaço, aqui e agora”.

19 – E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem faz eis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração.

Portanto, sejamos fiéis as profecias exaradas, pelos Profetas Menores (escritores), elas são atuais e nos ensinam o caminho da obediência em direção à Igreja que espera o Arrebatamento.

Regra áurea: “A Bíblia interpreta a própria Bíblia”, aliás a Reforma Protestante, que já é alvo de programação do seu sesquicentenário, se deu exatamente neste ponto, a Interpretação das Escrituras pelo Reformador Marinho Lutero!

Romanos 1:16-22.25 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

Cremos, nós os protestantes e evangélicos, que a Interpretação das Escrituras se dá no âmbito da Revelação Eterna, que nos é dada pelo Espírito Santo, que concede Deus a cada um, para Pastores, Evangelistas, Doutores, Dom de Ciência e por isto, a Igreja, o Corpo Místico de Cristo, sem nomenclatura é a livre para interpretação, dada a cada um, não fazendo distinção, nem nomeando uma igreja, como única guardiã, das mesmas Escrituras.

O Apóstolo Pedro escreve:

20 – Sabendo primeiramente isto: que nenhum a profecia da Escritura é de particular interpretação.

2 1 – Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

A Inspiração:

Chamamos de Plenária, pois  não existe um texto bíblico mais inspirado do que outro. Toda A Escritura o é!

A palavra Plenária significa “plena”. Falamos de inspiração plenária, portanto, para enfatizar o fato que a Escritura é plenamente inspirada.

Quanto a tudo que apontamos como conhecimento, a Bíblia contém, além da História da Salvação.

Primeiro: Inspiração plenária significa que todos os livros da Escritura (e nenhum outro) são inspirados por Deus. Não há nenhum deles que tenha qualquer autoridade ou necessidade menor que outro.

Segundo: significa que a Escritura é inspirada nos diferentes tipos de literatura que apresenta. Como conjunto literário a Bíblia contém: História, poesia, cartas, profecias: tudo foi “dado por inspiração de Deus, e [é]… proveitos[o]” (2Tm. 3:16).

Terceiro: inspiração plenária significa que a Escritura é inspirada também em todas as questões de ciência, biologia, história e geografia. Podemos citar inúmeros  exemplos:

Cosmologia ou Formação do Espaço:

“Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra,...” Isaías 40:22

A Escritura sempre ensinou, por exemplo, que a Terra é circular, mesmo quando os homens não acreditavam nisso (Is. 40:22).

E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. Gênesis 1:17,18

Ela ensinava o ciclo hidrológico antes desse ser entendido pela ciência (Sl. 104:5-19).

Quinto: inspiração plenária significa que mesmo a gramática, vocabulário e sintaxe da Bíblia são inspirados. Faz diferença que Deus tenha dito descendência, e não descendências em Gênesis 17:73 (veja também Gl. 3:164 ).

Sobre a Justificação: Faz toda a diferença do mundo o fato de sermos justificados pela fé ou mediante a fé, mas não por causa da fé. Cada letra, palavra e sentença são importantes e devem, portanto, ser cuidadosamente traduzidas.

A Inspiração não permite mudar o sentido ou parafrasear um texto bíblico, considerando também, que as traduções mantêm a Inspiração do texto, sem mudar o texto.

Por causa da inspiração plenária, não aceitamos paráfrases da Escritura, e nem mesmo versões da Bíblia que seja uma mistura de tradução acurada e paráfrase, tal como a New Internacional Version (NIV).  Texto compilado e transcrito de: A Inspiração Plenária da Escritura Fonte (original): Doctrine according to Godliness, Ronald Hanko, Reformed Free Publishing Association, p. 15-16.

A Bíblia como um todo é inspirada:

A palavra plenária significa “plena” ou “completa” e refere-se ao fato que a Escritura é inspirada em todas as suas partes, em todos os diferentes tipos de literatura que ela contém e em todos os assuntos que aborda. Não somente em suas doutrinas, mas também em questões de geografia, história, ciência, cultura e vida, ela é soprada por Deus e, portanto, perfeita e infalível. Até mesmo sua gramática é soprada por Deus, uma razão pela qual devemos insistir numa tradução cuidadosa da Escritura e não devemos nos satisfazer com nada menos.” Hanko

Quanto a Inspiração Verbal:

Há uma discussão em todos os idiomas quanto a palavras usadas, em cada idioma por conta do tempo que houve a tradução bíblica. no entanto a inspiração do conteúdo verbal é plena e aceita em qualquer que seja o idioma utilizado. Mesmo, quando há uma natural evolução gramatical o sentido gramatical não pode mudar no sua Inspiração. Afinal, foi Deus quem determinou a variedade glossolária dos povos, em Gn. 11.

Inspiração Verbal

Cada palavra é inspirada, a gramática é divinamente inspirada para ser interpretada por todos os homens que buscarem a Deus e a ler, à luz do Espírito Santo:

Toda palavra dos autógrafos [os manuscritos originais] é inspirada. Isso era necessário, pois a revelação escrita de Deus consiste de proposições que são comunicadas por meio de palavras. Verificamos isso também a partir de uma consideração inteligente das citações do Antigo pelo Novo Testamento. Em Mt 22.32, o argumento de Cristo descansa sobre o fato que as palavras de Deus em Ex 3.6 não estão no tempo passado. Em Gl 3.16, Paulo prova seu ponto apontando que Gn 12.7 fala de “descendência” (singular) e não “descendências” (plural).”
Stewart

כתב - kathab; v. escrever, registrar, anotar; escrever, inscrever, gravar, escrever em, escrever sobre; anotar, descrever por escrito

γραφη - graphe; n. f. escritura, coisa escrita; a Escritura, usado para denotar tanto o livro em si como o seu conteúdo; certa porção ou seção da Sagrada Escritura

γραφω - grapho; v. escrever, com referência à forma das letras; delinear (ou formar) letras numa tabuleta, pergaminho, papel, ou outro material; escrever, com referência ao conteúdo do escrito - expressar em caracteres escritos - comprometer-se a escrever (coisas que não podem ser esquecidas), anotar, registrar - usado em referência àquelas coisas que estão escritas nos livros sagrados (do AT e NT)

2 Tm 3.16 Toda a Escritura divinamente inspirada

Este texto clássico de 2Timóteo 3.16 declara que asgraphã, i.e., os textos, é que são inspiradas.

Está explicito que a escrita redigida por santos homens tem inspiração textual, quanto o que Deus queria revelar aos homens, em todos os séculos. Deus usou cada escritor em sua geração e em sua cultura, com seus diversos graus de instrução. O que nos mostra que aqueles que escreveram todos os livros sagrados eram seres humanos que viveram em várias regiões e pertenceram a diversas gerações desde Moisés até o apóstolo João.

Jesus fala desta Inspiração verbal:

“Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido”. Mateus 5:18

De acordo com Jesus, mesmo a menor letra em uma palavra e o menor traço de caneta em uma letra dão significado e são desígnios de Deus e serão cumpridos conforme a Bíblia os revela. A afirmação da Bíblia é: suas palavras vieram da parte de Deus e foram escritas pelos homens, o que garante a Inspiração plenária (.

O Apóstolos:

Paulo escreveu aos Romanos 15:4 “tudo o que no passado foi escrito, para o nosso ensino foi escrito” e em 2 Timóteo 3:16 que “toda a Escritura foi inspirada por Deus”. Tudo e toda são palavras que sustentam a doutrina da inspiração plenária.

O apóstolo Paulo testemunhou: 

"... falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina..." 1Coríntios 2.13.

Apóstolo Pedro

A ideias para escrever sempre partiram de Deus, com interesse de se revelar aos homens. Além de revelar seus propósitos com os homens:

Amor

Salvação

Misericórdia

Sustentabilidade planetária e humana

Preservar os homens.

Aproximar os homens D’Ele (por Jesus, O Filho)

“..., porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” Pedro 1:21

Pedro nos revela como Deus levou os autores humanos a escreverem as Escrituras. Os homens escreveram enquanto eram “movidos” pelo Espírito Santo. O que lemos na Bíblia são de fato as palavras de Deus para nós.

A inspiração verbal e plenária é um importante conceito e princípio da fé cristã. A inspiração por parte de Deus do texto das Escrituras se estende às próprias palavras e a todas as partes das Escrituras e todos os seus assuntos. A doutrina da inspiração verbal e plenária contrasta com a crença de que apenas partes da Bíblia são inspiradas ou que apenas os pensamentos ou conceitos que tratam da religião são inspirados. A inspiração verbal e plenária é uma característica essencial da Palavra de Deus, pois Suas palavras revelam quem Ele é e o que fez por nós por meio de Cristo (veja João 5:39–40; Atos 8:35).

Autoria Dual

“Pelo termo autoria dual dois fatos são indicados, a saber, que do lado divino as Escrituras são a Palavra de Deus no sentido de que elas se originaram com Ele e são uma expressão unicamente de Sua mente; e, do lado humano, homens foram escolhidos por Deus para a elevada honra e responsabilidade de receber a Palavra de Deus e transcrevê-la em forma escrita. […]

No registro das Escrituras, os autores humanos escreveram com tal liberdade a ponto de deixarem evidência de suas características humanas pessoais; todavia, esses autores não cometeram erros enquanto estavam na tarefa de escrever, não lhes foi permitido agir à parte ou ao contrário da mente precisa de Deus, de quem eles escreveram a Palavra. Eles foram literalmente ‘movidos’ pelo Espírito Santo (2 Pe 1.21).” (Chafer)

Fonte:

Declaração dde Fé das AD’s

Inspiração Plenária E Verbal Da Bíblia Pr Fábio Pereira agosto 15, 2020

Apontamentos do autor

Dicionário Strong

Citações no corpo do texto

O que é inspiração verbal e plenária? Got Questions

Teologia e Bíblia

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