sábado, fevereiro 19

A Lei e os Evangelhos revelam Jesus Lição 8 CPAD - 20 de Fevereiro de 2022

 A Lei e os Evangelhos revelam Jesus

Lição 8 CPAD - 20 de Fevereiro de 2022

Subsídio Pastor e Prof. Univ. Osvarela

Texto Áureo

“Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.” (Dt 6.4).

Prática

A Lei não salva, mas esboça o plano da redenção em Cristo confirmado nos Evangelhos.

Leitura Bíblica

Deuteronômio 6.4-9; Lucas 1.1-4.

Deuteronômio 6

4 — Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.

5 — Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.

6 — E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração;

7 — E as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.

8 — Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.

9 — E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.

Lucas 1

1 — Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,

2 — Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio e foram ministros da palavra,

3 — Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;

4 — Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.

Hinos: 18, 20 e 291 da Harpa Cristã.

Objetivo Geral

I) Apontar que a Lei era transitória e esboçava o plano da redenção em Cristo;

II) Afirmar que os Evangelhos são boas-novas do Reino de Deus e da salvação em Cristo;

III) Ressaltar que a Lei não salva, mas a obediência ao Evangelho transforma as vidas.

Objetivos Específicos

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

Afirmar a autoridade da Bíblia;

Mostrar o zelo pela boa doutrina;

Pontuar os cuidados quanto aos modismos.

Prática

A autoridade divina da Bíblia deriva de sua origem em Deus, e isso por si só encerra a suprema autoridade das Escrituras como plena e total garantia de infalibilidade.

Introdução:

“A unidade da Escritura assume a continuidade da Lei de Deus”. Dr. Kenneth L. Gentry, Jr.

Deuteronômio 6. 6 — E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração;

9 — E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.

A Lei e o Mandamento sob a visão do Cristo de Deus:

Deuteronômio 6. 5 — Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.

É necessário estudar sob esta ótica, o que Jesus dizia ao expressar as palavras Lei e “Meus mandamentos” ou “Meu mandamento”.

Uma questão significativa é que a palavra “mandamento” não só tem o significado de Mandamento do Pai para Jesus, mas chegou a nós pela própria integração de Jesus com A Lei, por suas próprias palavras, como na visão dos que o encontraram e creram N’Ele:

“Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José". João 1:45.

E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Lucas 24:44

“O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.” Lucas 4:18-21

Cordão de Ouro – Cordão Dourado:

Para quem se dedica a leitura da Bíblia, encontrará nela, em todos os livros, o que chamamos de Cordão dourado, significando a presença messiânica de Jesus que se realizou e que o apóstolo Paulo cita em: “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei,...Gálatas 4:4,5

A unidade da Escritura assume a continuidade da Lei de Deus. A Palavra de Deus nos revela uma ética contínua e justa:

“A Escritura não pode ser anulada” João 10:35b.

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” 2Tm. 3:16-17.

Assim, o manual do viver santo para o cristão é “toda a Escritura”, Lei e os Evangelhos, considerando o uso da forma que o próprio Jesus fez ao mencionar o AT, durante seu ministério tereno e mesmo, após sua ressurreição:

“E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras”. Lucas 24:25-27

Toda a Escritura, não apenas o Novo Testamento, foi dada para que o cristão pudesse ser “perfeito” e “perfeitamente instruído para toda a boa obra”.

O escrito lucano é de grande valor, pois mostra como o próprio Jesus revela em uma exegese apropriada, ao momento que a Lei, aqui chamada Moisés, revelaram a sua vinda e sua vida e morte.

Da mesma forma o Evangelho de João as escrituras paulinos demonstram, detalhes que interligam a Lei e a revelação de Jesus.

Paulo se detém em doutrinar esta relação, como podemos ler:

“Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;” Romanos 3:21

A "Lei" em pauta, é claro, se refere à Lei de Moisés.

O fim da Lei é Cristo.

A Lei aponta para Cristo, que é o cumprimento da Lei.

A Lei ao passar por Jesus toma um sentido final mais do que regrar o viver, mas o sentido de vivê-la pela vida de Cristo, no uso da Lei.

Embora: A revelação suprema de Deus não veio com Moisés, mas com o Filho de Deus.

Como sombras:

“Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, ...” Hebreus 10:1

“..., comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo”. Colossenses 2:16,17

Jesus é a revelação final de Deus. Hb.1.1

“Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim),Para fazer, ó Deus, a tua vontade. Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei). Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.” Hebreus 10:7-10

A Lei ao passar por Jesus toma um sentido final mais do que regrar o viver, mas o sentido de vivê-la pela vida de Cristo, no uso da Lei.

A revelação suprema de Deus não veio com Moisés, mas com o Filho de Deus.

A Lei e a Cristologia Joanina:

João evita usar o termo “ lei” ou " nova lei" para o Novo Testamento que veio por Jesus Cristo. Ao invés disso, ele usa a palavra " mandamento" .

João não usa a expressão "a lei" nem nas suas epístolas, no evangelho ou no livro do Apocalipse. Parece que ele abandona a termo " lei " ao tentar expressar nossa obrigação para obedecer a Palavra de Deus. Nos escritos de João, Jesus, não define um código novo de regulamentos para a comunidade Cristã. E Paulo tampouco dá detalhes sobre a ética cristã. O ensino deles é profundamente espiritual. É centrado na mesma pessoa de Cristo.

Com este trecho queremos demonstrar a interrelação entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento, os antigos profetas do AT e os novos profetas do NT.

O Uso da Lei nos Dias de Jesus e Após sua Ascenção:

Cristo baseou Seu ensino sobre a Lei. Cristo não hesitou em basear Seu ensino solidamente sobre a Escritura do Antigo Testamento, incluindo as obrigações morais da Lei.

A Lei e o Evangelho têm em comum que ambos provêm de um Deus verdadeiro, sempre consistente com Ele mesmo - Hb. 1: 1 -2. Não devemos pensar, por esta razão, que o Evangelho revoga a essência da Lei. Pelo contrário, a Lei estabelece a essência do Evangelho - Rm. 10:2-4;

“E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?” Lucas 10:26.

Como não lembrar-nos de Mateus 7:12 também:

“Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas”, podemos citar outros textos: Mt. 12:5; 19:4; Lucas 10:26; 16:17, 29-30; João 8:17.

Mesmo jurisprudências específicas do AT são citadas como diretrizes obrigatórias, pelos apóstolos, usando o AT, como base doutrinária, “pois toda a Palavra é divinamente inspirada”.

Desta forma, os apóstolos não temiam citar as jurisprudências do Antigo Testamento, quando redarguiam os abusos dos judaizantes - Atos 15; Gl. 2.

Paulo em 1 Timóteo 5:18 cita Deuteronômio 25:4 para confirmar uma obrigação sobre a igreja.

“Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário”.

A lista que segue vai incluir textos do AT ou da Lei e dos Evangelhos ou Epístolas do NT:  1Tm. 5:17-18; cp. também 2Co. 6:14 e Dt. 22:10; Rm. 10:6-8 e Dt. 30:11-13; Atos 23:1-5 e Ex. 22:28; Lv. 19:15; Dt. 25:2.

A Conduta Cristã É Baseada Na Obediência À Lei.

A Lei e o Mandamento sob a visão do Cristo de Deus:

É necessário estudar sob esta ótica, o que Jesus dizia ao expressar as palavras Lei e “Meus mandamentos” ou “Meu mandamento”.

João 13.34. Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros;

Uma questão significativa é que a palavra “mandamento” não só tem o significado de Mandamento do Pai para Jesus, mas também do Mandamento de Jesus para os seus discípulos, vejamos:

“Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros " João 13:34

“Se me amais, guardareis meus mandamentos”. João 14:15.

"Aquele que tem meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama". João 14:21

“Se guardardes meus mandamentos permanecereis no meu amor...”. João 15:10

O meu mandamento é este: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" João 15:12

“Vós sois meus amigos se vos fizerdes o que eu vos mando”. João 15:14

Gutbrod declara: “João não tem nenhum interesse particular na Lei como uma possibilidade para regular o ser humano ou até mesmo para prática Cristã”.

Ou: “a Lei nunca é usada como a regra de conduta Cristã para a igreja, mas como exemplo de como se deve ser obediente a Deus e sua vontade, claro está que regras morais serão sempre usadas elos cristãos, mas como liturgia cristã, não se usa, como sacrifícios e atos e fatos específicos para Isreal”.

Deste pensamento podemos inferir junto a esta Lição que a regra revelada nas páginas canônicas de I João é o Amor, sendo o Mandamento Novo sob o padrão Cristo. I João 3.16. Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.

Por outro lado, no Evangelho segundo escreveu São João, Jesus repetidamente deseja que seus discípulos obedeçam aos seus mandamentos.

Em todos, excetuando-se apenas uma vez, o termo lei aparece acompanhado de artigo definido. Sempre aparece o termo "a lei", veja:

"A Lei foi dada por intermédio de Moisés."

O Que Chamamos De "Palavra De Deus" Consta Em Suas Duas Partes - A Lei E O Evangelho.

Chamamos de "Palavra de Deus" os livros canônicos do Antigo e Novo Testamentos, por terem procedido da boca do próprio Deus.

Dividimos esta Palavra em duas partes principais: uma é chamada "Lei", e a outra "Evangelho".

O que chamamos de Lei (Nomia) é a doutrina cuja semente é escrita pela natureza em nossos corações.

Entretanto, para que nosso conhecimento fosse mais preciso, ela foi escrita por Deus, em duas tábuas e é compreendida, resumidamente, nos Dez mandamentos dados a Moisés e por Ele escritos.

É neles, que Deus estabelece para nós a obediência e a perfeita justiça, as quais devemos a Sua majestade e aos nossos semelhantes, em termos contrastantes:

Vida eterna, se guardarmos a Lei perfeitamente, sem omitir um ponto sequer, ou morte eterna, se não cumprirmos completamente cada mandamento - Dt. 30: 15-20; Tg. 2:10.

O texto citado de Tiago, não infere qualquer desencontro da Lei com a Graça, ou do AT, com o NT, pois a exegese do próprio Tiago, coloca o mandamento do Amor, como base a seu escrito divinamente inspirado:

“Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores. Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Tiago 2:8-12

Em Deuteronômio encontramos a base da obediência e do Amor, incluído como determinação divina:

“Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.

Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;

Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, [...] te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias,...” Deuteronômio 30:14-20

O que chamamos de Evangelho (Boas Novas) é a Doutrina que não está totalmente em nós por natureza, mas é revelada do céu - Mt. 16:17; Jo. 1: 13 - e supera totalmente, o conhecimento natural.

Pelo Evangelho, Deus testifica que é Seu propósito nos salvar graciosamente através de Seu único Filho - Rm. 3:20-22 - , providenciando que, pela fé, nós recebamos a Jesus como nossa única sabedoria, justificação, santificação e redenção - 1 Co. 1:30.

Pelo mesmo Evangelho, Deus nos testifica todas essas coisas, e o faz de tal maneira, que ao mesmo tempo Ele nos renova de forma poderosa, nos capacitando a receber os benefícios que nos são ofertados. 1 Co. 2:4.

A Salvação no AT chegou de maneira notória e profética, no NT:

Lucas 1

1 — Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,

2 — Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio e foram ministros da palavra,

3 — Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;

4 — Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.

Doutrina Da Salvação: Se há somente um Salvador (Mt. 1:21; At. 4;12; 1Tm. 2:5), há também somente uma doutrina da salvação que é chamada de Evangelho, ou seja, Boas Novas (Rm. 1:16).

Iniciada no AT, na boca do próprio Deus:

Proto Evangelho: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Gênesis 3:15

“Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras, Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor,...” Romanos 1:1-4

Assim, podemos entender pelo Evangelho, não apenas o próprio Novo Testamento, mas também tudo o que foi prometido ou predito no Velho Testamento sobre Jesus Cristo.

“..., o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer, Isto é, que o Cristo devia padecer, e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios. Atos 26:22,23

Pois como entendemos:

O Evangelho é o único meio pelo qual desde o início do mundo, Deus tem salvado Seus eleitos (Hb. 13:8; At. 4:12).

Por isto, o próprio Moisés declara (Gn. 3:15), Deus começou a anunciá-lo ao mundo desde o pecado de Adão, embora ele foi manifestado e pregado claramente, muito tempo depois, pelo próprio Jesus Cristo e por Seus apóstolos - Rm. 1: 1-6; 16:25,26.

“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;” Efésios 2:20

As Boas Novas – Evangelho - , com base na Lei, foi anunciada e declarada ao mundo por Jesus Cristo de forma completa (Jo. 15:15) e pelos apóstolos (Jo. 17:8; 2 Co. 5:19,20), e fielmente testemunhada pelos evangelistas (Ef. 2:20; 1 Pd. 1:25) sob o nome de Evangelho; Entretanto, O Evangelho continua atuando e por ele a justa vingança de Deus que tem sido provocado a ira contra o homem, que, em sua maneira habitual, prefere sempre as trevas ao invés da luz – Rm. 1.19.ss.

“Se até um animal tocar o monte será apedrejado ou passado com um dardo. E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo assombrado, e tremendo. Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel”. Hebreus 12:20-24

Concluímos que:

“Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada”. 1 Pedro 1:25

A Lei nos revela a majestade e a justiça de Deus. 0 Evangelho nos mostra esta mesma justiça, mas lá ela é apaziguada e satisfeita pela misericórdia manifestada em Cristo.

Em terceiro lugar, a Lei nos envia a nos mesmos, a fim de realizarmos a justiça que nos ordena, ou seja, a perfeita obediência aos seus mandamentos, o que e necessário a fim de escapar da culpa. Desta forma, ela nos mostra nossa maldição e nos sujeita a ela, como o apóstolo declara (Rm. 3:20; Gl. 3:10-12). Mas o Evangelho nos ensina onde achar aquilo que não temos, e tendo achado, nos ensina como ser capaz de desfrutá-lo. Desta forma Ele nos resgata da maldição da Lei (Rm. 3:21, 22; Gl. 3: 13,14).

Podemos entender, por que, o Espírito Santo atua usando a Palavra de Deus com sua inerrância e qualidade Eterna, assim O Espírito Santo usa o AT (Lei) e o NT (Evangelhos) nos fazendo entender como e com que propósito Ele (o Espírito Santo) usa a pregação da Lei e dos Evangelhos na Igreja, pois não há dúvida que Ele as emprega para o propósito para o qual A Lei E O Evangelho foram estabelecidos.

Portanto, zelar das Escrituras, sem fazer uso, como estamos vendo, em alguns casos, hora usando o AT para rituais e liturgias neo-pentecostais e até mesmo em igrejas tradicionais pentecostais. E outros fazendo mal uso do AT e quase desprezando sua letra santa e inspirada.

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.” Hebreus 13:8,9

Lembremo-nos de Lucas:

Lucas 1

3 — Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;

4 — Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.

Fontes:

As Duas Partes da Palavra de Deus: Lei & Evangelho; Theodore Beza

Apontamentos do autor - http://estudandopalavra.blogspot.com/2009/07/forca-do-amor-licao-05-cpad.html

Lição CPAD 1º Trimestre 2022

O Novo Testamento e a Lei de Deus; Dr. Kenneth L. Gentry, Jr

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