A Lei e os Evangelhos revelam Jesus
Lição 8 CPAD - 20 de
Fevereiro de 2022
Subsídio Pastor e Prof.
Univ. Osvarela
Texto Áureo
“Ouve, Israel, o Senhor,
nosso Deus, é o único Senhor.” (Dt 6.4).
Prática
A Lei não salva, mas esboça o plano
da redenção em Cristo confirmado nos Evangelhos.
Deuteronômio 6.4-9; Lucas 1.1-4.
Deuteronômio 6
4 — Ouve, Israel, o Senhor, nosso
Deus, é o único Senhor.
5 — Amarás, pois, o Senhor, teu
Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
6 — E estas palavras que hoje te
ordeno estarão no teu coração;
7 — E as intimarás a teus filhos e
delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e
levantando-te.
8 — Também as atarás por sinal na
tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
9 — E as escreverás nos umbrais de
tua casa e nas tuas portas.
Lucas 1
1 — Tendo, pois, muitos empreendido
pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
2 — Segundo nos transmitiram os
mesmos que os presenciaram desde o princípio e foram ministros da palavra,
3 — Pareceu-me também a mim
conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem,
havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;
4 — Para que conheças a certeza das
coisas de que já estás informado.
Hinos: 18, 20 e 291 da Harpa Cristã.
Objetivo Geral
I) Apontar que a Lei era transitória
e esboçava o plano da redenção em Cristo;
II) Afirmar que os Evangelhos são
boas-novas do Reino de Deus e da salvação em Cristo;
III) Ressaltar que a Lei não salva,
mas a obediência ao Evangelho transforma as vidas.
Objetivos Específicos
Abaixo, os objetivos específicos
referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o
objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
Afirmar a autoridade da Bíblia;
Mostrar o zelo pela boa doutrina;
Pontuar os cuidados quanto aos
modismos.
Prática
A autoridade divina da Bíblia deriva
de sua origem em Deus, e isso por si só encerra a suprema autoridade das
Escrituras como plena e total garantia de infalibilidade.
Introdução:
“A unidade da Escritura assume a
continuidade da Lei de Deus”. Dr.
Kenneth L. Gentry, Jr.
Deuteronômio 6. 6 — E estas palavras que hoje te ordeno estarão no
teu coração;
9 — E as escreverás nos umbrais de
tua casa e nas tuas portas.
A Lei e o Mandamento sob a visão do
Cristo de Deus:
Deuteronômio 6. 5 — Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração,
e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
É necessário estudar sob esta ótica,
o que Jesus dizia ao expressar as palavras Lei e “Meus mandamentos” ou “Meu
mandamento”.
Uma questão significativa é que a palavra
“mandamento” não só tem o significado de Mandamento do Pai para Jesus, mas chegou
a nós pela própria integração de Jesus com A Lei, por suas próprias palavras,
como na visão dos que o encontraram e creram N’Ele:
“Felipe achou a Natanael, e
disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e
os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José". João 1:45.
E disse-lhes: São estas as palavras
que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o
que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Lucas
24:44
“O Espírito do Senhor é sobre mim,
Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados
de coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A
pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. E,
cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de
todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se
cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.” Lucas 4:18-21
Cordão de Ouro – Cordão Dourado:
Para quem se dedica a leitura da
Bíblia, encontrará nela, em todos os livros, o que chamamos de Cordão dourado,
significando a presença messiânica de Jesus que se realizou e que o apóstolo
Paulo cita em: “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho,
nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei,...”
Gálatas 4:4,5
A unidade da Escritura assume a
continuidade da Lei de Deus. A Palavra de Deus nos revela uma ética contínua e
justa:
“A Escritura não pode ser anulada” João
10:35b.
“Toda a Escritura é divinamente
inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para
instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente
instruído para toda a boa obra” 2Tm. 3:16-17.
Assim, o manual do viver santo para
o cristão é “toda a Escritura”, Lei e os Evangelhos, considerando o uso
da forma que o próprio Jesus fez ao mencionar o AT, durante seu ministério
tereno e mesmo, após sua ressurreição:
“E ele lhes disse: Ó néscios, e
tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha
que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando
por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em
todas as Escrituras”. Lucas 24:25-27
Toda a Escritura, não apenas o Novo
Testamento, foi dada para que o cristão pudesse ser “perfeito” e “perfeitamente
instruído para toda a boa obra”.
O escrito lucano é de grande
valor, pois mostra como o próprio Jesus revela em uma exegese apropriada, ao
momento que a Lei, aqui chamada Moisés, revelaram a sua vinda e sua vida e
morte.
Da mesma forma o Evangelho de
João as escrituras paulinos demonstram, detalhes que interligam a Lei
e a revelação de Jesus.
Paulo se detém em doutrinar esta
relação, como podemos ler:
“Mas agora se manifestou sem a
lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;” Romanos
3:21
A "Lei" em pauta, é
claro, se refere à Lei de Moisés.
O fim da Lei é Cristo.
A Lei aponta para Cristo, que é o
cumprimento da Lei.
A Lei ao passar por Jesus toma um sentido final
mais do que regrar o viver, mas o sentido de vivê-la pela vida de Cristo, no
uso da Lei.
Embora: A revelação
suprema de Deus não veio com Moisés, mas com o Filho de Deus.
Como sombras:
“Porque tendo a lei a sombra dos
bens futuros, e não a imagem exata das coisas, ...” Hebreus 10:1
“..., comer, ou pelo beber, ou por
causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das
coisas futuras, mas o corpo é de Cristo”. Colossenses 2:16,17
Jesus é a revelação
final de Deus. Hb.1.1
“Então disse: Eis aqui venho (No
princípio do livro está escrito de mim),Para fazer, ó Deus, a tua
vontade. Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo
pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei). Então
disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o
primeiro, para estabelecer o segundo. Na qual vontade temos sido
santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.” Hebreus
10:7-10
A Lei ao passar por Jesus toma um
sentido final mais do que regrar o viver, mas o sentido de vivê-la pela vida de
Cristo, no uso da Lei.
A revelação suprema de Deus não veio
com Moisés, mas com o Filho de Deus.
A Lei e a Cristologia
Joanina:
João evita usar o termo “ lei” ou
" nova lei" para o Novo Testamento que veio por Jesus Cristo. Ao
invés disso, ele usa a palavra " mandamento" .
João não usa a expressão "a
lei" nem nas suas epístolas, no evangelho ou no livro do Apocalipse.
Parece que ele abandona a termo " lei " ao tentar expressar nossa
obrigação para obedecer a Palavra de Deus. Nos escritos de João, Jesus, não
define um código novo de regulamentos para a comunidade Cristã. E Paulo
tampouco dá detalhes sobre a ética cristã. O ensino deles é profundamente
espiritual. É centrado na mesma pessoa de Cristo.
Com este trecho queremos demonstrar
a interrelação entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento, os antigos profetas
do AT e os novos profetas do NT.
O Uso da Lei nos Dias de
Jesus e Após sua Ascenção:
Cristo baseou Seu ensino sobre a
Lei. Cristo não hesitou em basear Seu ensino solidamente sobre a Escritura do
Antigo Testamento, incluindo as obrigações morais da Lei.
A Lei e o Evangelho têm em comum que ambos provêm de um Deus
verdadeiro, sempre consistente com Ele mesmo - Hb. 1: 1 -2. Não devemos pensar,
por esta razão, que o Evangelho revoga a essência da Lei. Pelo
contrário, a Lei estabelece a essência do Evangelho - Rm. 10:2-4;
“E ele lhe disse: Que está escrito
na lei? Como lês?” Lucas 10:26.
Como não lembrar-nos de Mateus
7:12 também:
“Portanto, tudo o que vós quereis
que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os
profetas”, podemos citar outros textos: Mt. 12:5; 19:4; Lucas 10:26; 16:17,
29-30; João 8:17.
Mesmo jurisprudências específicas do
AT são citadas como diretrizes obrigatórias, pelos apóstolos, usando o AT,
como base doutrinária, “pois toda a Palavra é divinamente inspirada”.
Desta forma, os apóstolos não temiam
citar as jurisprudências do Antigo Testamento, quando redarguiam os abusos dos
judaizantes - Atos 15; Gl. 2.
Paulo em 1 Timóteo 5:18 cita Deuteronômio
25:4 para confirmar uma obrigação sobre a igreja.
“Os presbíteros que governam bem
sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham
na palavra e na doutrina; porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que
debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário”.
A lista que segue vai incluir textos
do AT ou da Lei e dos Evangelhos ou Epístolas do NT: 1Tm. 5:17-18; cp. também 2Co. 6:14 e Dt.
22:10; Rm. 10:6-8 e Dt. 30:11-13; Atos 23:1-5 e Ex. 22:28; Lv. 19:15; Dt. 25:2.
A Conduta Cristã É
Baseada Na Obediência À Lei.
A Lei e o Mandamento sob a visão do
Cristo de Deus:
É necessário estudar sob esta ótica,
o que Jesus dizia ao expressar as palavras Lei e “Meus mandamentos” ou “Meu
mandamento”.
João 13.34. Um novo
mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros;
Uma questão significativa é que a
palavra “mandamento” não só tem o significado de Mandamento do Pai para
Jesus, mas também do Mandamento de Jesus para os seus discípulos, vejamos:
“Um novo mandamento vos dou: que vos
ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis
uns aos outros " João 13:34
“Se me amais, guardareis meus
mandamentos”. João 14:15.
"Aquele que tem meus
mandamentos e os guarda, esse é o que me ama". João 14:21
“Se guardardes meus mandamentos
permanecereis no meu amor...”. João 15:10
O meu mandamento é este: Amai-vos
uns aos outros como eu vos amei" João 15:12
“Vós sois meus amigos se vos
fizerdes o que eu vos mando”. João 15:14
Gutbrod declara: “João não tem nenhum interesse
particular na Lei como uma possibilidade para regular o ser humano ou até mesmo
para prática Cristã”.
Ou: “a Lei nunca é usada como a
regra de conduta Cristã para a igreja, mas como exemplo de como se deve ser
obediente a Deus e sua vontade, claro está que regras morais serão sempre
usadas elos cristãos, mas como liturgia cristã, não se usa, como sacrifícios e
atos e fatos específicos para Isreal”.
Deste pensamento podemos inferir
junto a esta Lição que a regra revelada nas páginas canônicas de I João é o
Amor, sendo o Mandamento Novo sob o padrão Cristo. I João 3.16. Conhecemos
o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos
irmãos.
Por outro lado, no Evangelho segundo
escreveu São João, Jesus repetidamente deseja que seus discípulos obedeçam aos
seus mandamentos.
Em todos, excetuando-se apenas uma
vez, o termo lei aparece acompanhado de artigo definido. Sempre aparece o termo
"a lei", veja:
"A Lei foi dada por
intermédio de Moisés."
O Que Chamamos De
"Palavra De Deus" Consta Em Suas Duas Partes - A Lei E O Evangelho.
Chamamos de "Palavra de
Deus" os livros canônicos do Antigo e Novo Testamentos, por terem
procedido da boca do próprio Deus.
Dividimos esta Palavra em duas
partes principais: uma é chamada "Lei", e a outra
"Evangelho".
O que chamamos de Lei (Nomia) é a
doutrina cuja semente é escrita pela natureza em nossos corações.
Entretanto, para que nosso
conhecimento fosse mais preciso, ela foi escrita por Deus, em duas tábuas e é
compreendida, resumidamente, nos Dez mandamentos dados a Moisés e por Ele
escritos.
É neles, que Deus estabelece para
nós a obediência e a perfeita justiça, as quais devemos a Sua majestade e aos
nossos semelhantes, em termos contrastantes:
Vida eterna, se guardarmos
a Lei perfeitamente, sem omitir um ponto sequer, ou morte eterna, se não
cumprirmos completamente cada mandamento - Dt. 30: 15-20; Tg. 2:10.
O texto citado de Tiago,
não infere qualquer desencontro da Lei com a Graça, ou do AT, com o NT, pois a
exegese do próprio Tiago, coloca o mandamento do Amor, como base a seu escrito divinamente
inspirado:
“Todavia, se cumprirdes,
conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo,
bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois
redargüidos pela lei como transgressores. Porque qualquer que guardar toda a
lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que
disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não
cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falai,
e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Tiago
2:8-12
Em Deuteronômio encontramos a
base da obediência e do Amor, incluído como determinação divina:
“Porque esta palavra está mui perto
de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.
Vês aqui, hoje te tenho
proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;
Porquanto te ordeno hoje
que ames ao Senhor teu Deus, que
andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus
estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, [...] te tenho
proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que
vivas, tu e a tua descendência, Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos
à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos
teus dias,...” Deuteronômio 30:14-20
O que chamamos de Evangelho (Boas
Novas) é a Doutrina que não está totalmente em nós por natureza, mas é revelada
do céu - Mt. 16:17; Jo. 1: 13 - e supera totalmente, o conhecimento natural.
Pelo Evangelho, Deus testifica que é
Seu propósito nos salvar graciosamente através de Seu único Filho - Rm.
3:20-22 - , providenciando que, pela fé, nós recebamos a Jesus como nossa
única sabedoria, justificação, santificação e redenção - 1 Co. 1:30.
Pelo mesmo Evangelho, Deus nos
testifica todas essas coisas, e o faz de tal maneira, que ao mesmo tempo Ele
nos renova de forma poderosa, nos capacitando a receber os benefícios que nos
são ofertados. 1 Co. 2:4.
A Salvação no AT chegou de
maneira notória e profética, no NT:
Lucas 1
1 — Tendo, pois, muitos empreendido
pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
2 — Segundo nos transmitiram os
mesmos que os presenciaram desde o princípio e foram ministros da palavra,
3 — Pareceu-me também a mim
conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem,
havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;
4 — Para que conheças a certeza das
coisas de que já estás informado.
Doutrina Da Salvação: Se há somente
um Salvador (Mt. 1:21; At. 4;12; 1Tm. 2:5), há também somente uma doutrina
da salvação que é chamada de Evangelho, ou seja, Boas Novas (Rm. 1:16).
Iniciada no AT, na boca
do próprio Deus:
Proto Evangelho: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre
a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o
calcanhar”. Gênesis 3:15
“Paulo, servo de Jesus Cristo,
chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. O qual antes prometeu
pelos seus profetas nas santas escrituras, Acerca de seu Filho, que nasceu da
descendência de Davi segundo a carne, Declarado Filho de Deus em poder, segundo
o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo,
nosso Senhor,...” Romanos 1:1-4
Assim, podemos entender pelo
Evangelho, não apenas o próprio Novo Testamento, mas também tudo o que
foi prometido ou predito no Velho Testamento sobre Jesus Cristo.
“..., o que os profetas e Moisés
disseram que devia acontecer, Isto é, que o Cristo devia padecer, e sendo o
primeiro da ressurreição dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e
aos gentios. Atos 26:22,23
Pois como entendemos:
O Evangelho é o único
meio pelo qual desde o início do mundo, Deus tem salvado Seus eleitos (Hb.
13:8; At. 4:12).
Por isto, o próprio Moisés
declara (Gn. 3:15), Deus começou a anunciá-lo ao mundo desde o pecado de Adão,
embora ele foi manifestado e pregado claramente, muito tempo depois, pelo
próprio Jesus Cristo e por Seus apóstolos - Rm. 1: 1-6; 16:25,26.
“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos
profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;” Efésios 2:20
As Boas Novas – Evangelho - ,
com base na Lei, foi anunciada e declarada ao mundo por Jesus Cristo de forma
completa (Jo. 15:15) e pelos apóstolos (Jo. 17:8; 2 Co. 5:19,20), e fielmente
testemunhada pelos evangelistas (Ef. 2:20; 1 Pd. 1:25) sob o nome de Evangelho;
Entretanto, O Evangelho continua atuando e por ele a justa vingança de Deus que
tem sido provocado a ira contra o homem, que, em sua maneira habitual, prefere
sempre as trevas ao invés da luz – Rm. 1.19.ss.
“Se até um animal tocar o monte será apedrejado ou
passado com um dardo. E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo
assombrado, e tremendo. Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à
Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; À universal assembléia e
igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de
todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; E a Jesus, o Mediador de uma
nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel”. Hebreus
12:20-24
Concluímos que:
“Mas a palavra do Senhor permanece
para sempre.E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada”. 1 Pedro 1:25
A Lei nos revela a majestade e a
justiça de Deus. 0 Evangelho nos mostra esta mesma justiça, mas lá ela é
apaziguada e satisfeita pela misericórdia manifestada em Cristo.
Em terceiro lugar, a Lei nos envia a
nos mesmos, a fim de realizarmos a justiça que nos ordena, ou seja, a perfeita
obediência aos seus mandamentos, o que e necessário a fim de escapar da culpa.
Desta forma, ela nos mostra nossa maldição e nos sujeita a ela, como o apóstolo
declara (Rm. 3:20; Gl. 3:10-12). Mas o Evangelho nos ensina onde achar aquilo
que não temos, e tendo achado, nos ensina como ser capaz de desfrutá-lo. Desta
forma Ele nos resgata da maldição da Lei (Rm. 3:21, 22; Gl. 3: 13,14).
Podemos entender, por que, o
Espírito Santo atua usando a Palavra de Deus com sua inerrância e qualidade Eterna,
assim O Espírito Santo usa o AT (Lei) e o NT (Evangelhos) nos
fazendo entender como e com que propósito Ele (o Espírito Santo) usa a pregação
da Lei e dos Evangelhos na Igreja, pois não há dúvida que Ele as emprega para o
propósito para o qual A Lei E O Evangelho foram estabelecidos.
Portanto, zelar das Escrituras, sem
fazer uso, como estamos vendo, em alguns casos, hora usando o AT para rituais e
liturgias neo-pentecostais e até mesmo em igrejas tradicionais pentecostais. E outros
fazendo mal uso do AT e quase desprezando sua letra santa e inspirada.
“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e
eternamente. Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas,
porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de
nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.” Hebreus 13:8,9
Lembremo-nos de Lucas:
Lucas 1
3 — Pareceu-me também a mim
conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem,
havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;
4 — Para que conheças a certeza das
coisas de que já estás informado.
Fontes:
As Duas Partes da Palavra de Deus:
Lei & Evangelho; Theodore Beza
Apontamentos do autor - http://estudandopalavra.blogspot.com/2009/07/forca-do-amor-licao-05-cpad.html
Lição CPAD 1º Trimestre 2022
O Novo Testamento e a Lei de Deus; Dr.
Kenneth L. Gentry, Jr
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