Como ler as Escrituras
30 de
Janeiro de 2022
Estudo
do Pastor e Prof. Univ. Osvarela
Texto
Áureo
“E,
correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que
lês?” Atos dos Apóstolos 8.30
Prática
As técnicas
de interpretação auxiliam na compreensão da Bíblia, mas não são infalíveis; por
isso, não podem ser colocadas acima da autoridade da Palavra de Deus.
Ouvi, em uma
antiga, pregação do pastor Gesiel Gomes, a quem conheço desde o início da
carreira de pregador no RJ, ainda servindo as Forças Armadass - [seu pai pastor e escritor Francisco Assis, dirigiu a AD Ilha do Governador e Gesiel casou-se, com a filha do saudoso amigo de papai (1º Pastor presidente na ADBonsucesso-RJ), pastor Moisés Soares - Olaria-RJ]:
Se você quiser
saber sobre o que aconteceu no passado?
Leia a
Bíblia.
Se você quiser
conhecer o que vai acontecer no futuro?
Leia a Bíblia.
Se você quiser
conhecer a Deus?
Leia a
Bíblia.
Se você quiser
conhecer o Plano de Deus, para você e para o Mundo?
Lei Bíblia.
Se você quiser
conhecer como foi realizada a Criação?
Leia a Bíblia.
Se você quiser
saber como vai ser o final de todas as coisas?
Leia a
Bíblia.
Se você quiser
conhecer sobre a Igreja?
Leia a
Bíblia.
Se você quiser
ser sábia?
Leia a
Bíblia.
Se você quiser
saber dos céus?
Leia a
Bíblia.
Atos
8.26-30
26 – E o
anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul,
ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto.
27 – E
levantou-se e foi. E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace,
rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e
tinha ido a Jerusalém para adoração,
28 –
Regressava e, sentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
29 – E disse
o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.
30 – E,
correndo Filipe, ouviu que lia 0 profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que
lês?
Hinos - 129,
368, 559 da Harpa Cristã
Objetivos
da Lição:
I) Expor que
a Bíblia precisa ser interpretada;
II) Pontuar
os pressupostos pentecostais para a leitura da Bíblia;
III)
Apresentar os princípios básicos de interpretação bíblica.
Exórdio:
Quando o
povo perde a direção e desaprende a ler as Escrituras, Deus levanta homens com
coração para estudar e aprender a
ensinar. O grande exemplo de Esdras e Neemias.
Textos
Apoio:
Esdras subiu
de babilônia; e era escriba hábil na lei de Moisés, que o SENHOR Deus de Israel
tinha dado,... Esdras 7:6
Porque
Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para
cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos. Esdras
7:10
E Jesuá,
Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias,
Jozabade, Hanã, Pelaías, e os levitas ensinavam o povo na lei; e o povo estava
no seu lugar. E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o
sentido, faziam que, lendo, se entendesse. E Neemias, que era o governador, e o
sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo,... Neemias
8:7-9
O ensino das
Escrituras, incluem, como saber ler o Livro Sagrado.
“..., sê o exemplo dos
fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste
em ler” 1 Timóteo 4:12,13
Diferente de
ler, há que se buscar entender e sistematizar a leitura, com devocionais e
formas práticas para que o povo possa entender, a grandeza de ler as
Escrituras.
Quando
escrevemos, ou dizemos, sobre ler ou fazer como Esdras e seus ministros
levitas, estamos escrevendo e falando da matéria teológica Exegese. Aqui, sob
um viés pentecostal, sem tirar mérito de outras grandes escolas religiosas, que
também tem no Espírito Santo, o diretor de suas mentes na leitura das
Escrituras.
“No momento, no Brasil,
a crise não é tanto relacionada com a natureza e a inspiração das Escrituras,
mas com os princípios e métodos utilizados em sua interpretação.” Reverendo
Chanceler Mackenzie. Augustus Nicodemus
A crise
de interpretação bíblica.
Consequência
da interpretação bíblica superficial e alegórica que predomina hoje, os
púlpitos de bom número das igrejas evangélicas destilam uma espécie de sermão
onde pouca, ou nenhuma, atenção se dá ao sentido original do texto bíblico.
Na
realidade, após lerem um texto, muitos pregadores costumam destacar uma frase,
deixam o texto de lado, e improvisam em variações daquela frase, introduzindo
sentidos que nem de longe estavam na mente do autor bíblico, eis uma realidade
dos púlpitos atuais.
Já outros
querem trabalhar, situações ilusórias além da cena, ou em cima de um texto de
parábola, que é fechado em sua própria estória. Sempre uso este tipo de exemplo
contra este tipo de pregação.
Ouvir, por
exemplo, que os cravos da coroa de espinho traspassaram o crânio de Jesus tem
sido usado, com frequência, sem nenhum tipo de desconforto de alguns ditos
pregadores “famosos”.
“Iluminação é a
influência do Espírito Santo sobre aquele que lê a Bíblia. A iluminação
acontece com os servos de Deus em todas as épocas. Quando estamos lendo a
Bíblia recebemos a iluminação do Espírito Santo para compreendê-la. Quando
lemos a Bíblia não estamos recebendo revelação ou inspiração, mas, estamos
sendo iluminados a entender o que está na Palavra. A iluminação ocorre quando o
Espírito Santo desperta a mente e o coração do crente para entender a Palavra”
"Escreve a
visão, e torna-a bem legível sobre tábuas, para que aquele que a ler, corra com
ela" Hc 2:2.
Ler as
Escrituras, é obter a Revelação de Deus, no sentido geral, mas nenhum homem (ou anjo) conhece
algo de Deus, em sua inteireza. Porém, este fato: de um conhecimento não ser
completo não quer dizer que não seja um conhecimento verdadeiro.
Mais, podemos
entender a revelação de Deus por causa da sabedoria infinita de Deus e seu
desejo em revelar aos homens e fazê-los entender através de uma Escritura o que
permite os homens ler o que Ele inspirou.
“Ponde, pois, estas
minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na
vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos. E
ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e
andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; E escreve-as nos
umbrais de tua casa, e nas tuas portas;”
Deuteronômio 11:18-20
Ele desejou
se revelar e sabia como se comunicar mesmo com o homem finito a quem criou.
Podemos entender facilmente que adultos conseguem explicar coisas às crianças.
Sendo Deus infinitamente superior em sabedoria ao homem, ao invés de ser uma
barreira para ele ser capaz de se revelar, na verdade tal sabedoria o capacita
a isso quando nós lemos suas Escrituras.
Para ler
e entender as Escrituras deve-se observar a regra:
Para quem
foi escrito? Atente para o texto usado como base e que descreve um texto de uma
época, mui distante.
Contexto,
época e por que foi escrito?
- “Doutrina”
- “didache” ou “didaskalia”, no grego - vem
de uma raiz que significa “ensinar” e pode se referir tanto ao ato de ensinar,
propriamente, como ao conteúdo do que é ensinado - Rm 6:17;1Tm 6:3-4; 2Tim
4:3-4; Tito 1:2,9
A Igreja
necessita de um antídoto contra a corrupção dos últimos dias.
E ele está
junto de nós, são as Santas Escrituras.
A mantença
da verdade bíblica é o fundamento para combater a corrupção destes dias. Ela
contém a orientação divina e a direção a ser seguida pela Igreja, como ensina o
Apóstolo Paulo e Pedro, que reconheceu as Escrituras paulinas como divinamente
inspiradas. Ele cita esta inspiração ao declarar a situação de homens
abomináveis e corruptos que se ensinavam a Igreja destruindo-lhes a fé na vinda
do Senhor.
“...como também o
nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi
dada;Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre
as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes
torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria
perdição. Vós, portanto, amados, sejais juntamente arrebatados, e
descaiais da vossa firmeza;” 2 Pedro 3:15-17
A
liberalidade e o erro na interpretação das Escrituras tem sido usado pelos homens
corruptos para levar o engano a muitos na Igreja. Para servirem-se da Igreja,
sem misericórdia, sem escrúpulos, com usura e por ganância estes homens
corruptos utilizam da exegese errada das escrituras e sacam textos isolados que
lhe sirvam para com ele corromperem a doutrina e criam formas de engodar
pessoas que necessitadas se deixam levar, ou aqueles que não se identificam,
por diversos motivos com a sã Doutrina e com “comichões nos ouvidos”
querem ouvir estas palavras que caiam em sobre sua forma de vida corrompida,
para não serem condenados pela Verdadeira palavra e Doutrina de Deus.
Paulo nos avisa: “E digo
isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. Tende
cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias
e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo,
e não segundo Cristo;” Colossenses 2.4;8
É necessário
que o crente seja fundamentado na crença da verdadeira Doutrina conheça e tenha
como fundamento da sua Fé, para reconhecer a corrupção, se alicerce sobre a
Bíblia Sagrada.
“a Bíblia não é outra
coisa senão a voz daquele que está assentado sobre o trono”. Dean
Burgon
“Toda a
Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para
redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;”
Definindo a
canonicidade na leitura do texto canônico
11 GEISLER,
Norman; NIX, William. Introdução bíblica: como a Bíblia chegou até nós.
Tradução de Oswaldo Ramos. São Paulo: Editora Vida, 2006, p. 61-71.
Canon - Definição
de canonicidade. A
palavra cânon deriva do grego kanõn ("cana, régua"), que, por sua
vez, se origina do hebraico kaneh, palavra do AT que significa "vara
ou cana de medir" (Ez 40.3). Mesmo em época anterior ao
cristianismo, essa palavra era usada de modo mais amplo, com o sentido de
padrão ou norma, além de cana ou unidade de medida. O NT emprega o termo em
sentido figurado, referindo-se a padrão ou regra de conduta (Gl 6.16).
Ler as
Escrituras leva a conhecimento de:
Ordens de
Deus
"Eu,
Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falou o
Senhor ao profeta Jeremias..." Dn 9.2.
Entender o
futuro
Entender profecias
bíblicas
Entender a
Escatologia
Entender o
Plano de Deus – Salvação – Batismo – Igreja, etc.
Entender o
que é verdadeiro e o que é falso, seja em ensino ou mesmo em manifestações
proféticas.
A Leitura
pública e coletiva:
As nossas
igrejas mantiveram o excelente hábito, dos judeus em ler as Escrituras em
público, com uma leitura coletiva e apresentada por um dos que estão no culto.
“E, chegando a Nazaré,
onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga,
e levantou-se para ler.” Lucas 4:16
Era prática
comum, a leitura das Escrituras de forma coletiva e nas reuniões nas Sinagogas,
O senhor Jesus realizou uma destas leituras, o que mostra que, segundo o
costume dos judeus, todo o homem com mais de 12 anos poderia realizar a
leitura, tendo passado pelo processo de adultice, o Bar Mitzva.
O Apóstolo Paulo
orientou, exortando, Timóteo: "em ler, exortar e
ensinar" 1Tm 4.13.
A orientação
para leitura das Epístolas doutrinárias foi sempre uma forma de estimulara a
ler a Palavra de Deus, seja a Timóteo, a Tito e a outros aos quais ou pelos
quais ele enviou suas Epístola, como o fez com os Colossenses:
"Depois que esta
epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja
dos laodicenses, e a que veio da Laodicéia lede-a vós também" Cl
4.16.
A leitura em
público dessas cartas como Escrituras Sagradas é prova de sua aceitação desde o
início, pela igreja do Novo Testamento, por terem autoridade divina. Inclusive
fundamentada, na forma de ensino pelo Apóstolo Pedro, sobre como ler e não
distorcer as NeoEscrituras, como faziam com as VeteroEscrituras.
“E tende por salvação a
longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos
escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos
difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as
outras Escrituras, para sua própria perdição.” 2 Pedro 3:15,16
Podemos
verificar a importância de ler as Escrituras, pelas informações dos Apóstolos.
“Porque diz a Escritura:
Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.” 1
Timóteo 5:18 (q.v. Lc 10.7)
Judas cita com clareza 2Pedro
3.2,3, ao escrever:
"... os quais diziam:
No último tempo haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias
concupiscências" Jd 18.
Podemos
identificar, dentro do próprio Novo Testamento existe o reconhecimento que um
autor sagrado faz de outro, o que demonstra que liam o que os demais haviam
escrito. Era este processo amplo, generalizado, de fazer circular, ler, copiar,
colecionar e citar os livros do Novo Testamento que nos traz a segurança
em continuar a ler as Escrituras, pois mostram o reconhecimento de que esses
livros reivindicavam inspiração divina.
Ler as
Escrituras – Era Patrística – Esses chamados Pais da igreja vieram uma ou duas gerações
após o encerramento do Novo Testamento (i.e, antes de 150 d.C)
qualquer pessoa que ler os escritos dos pais apostólicos necessariamente verá
que os livros do Novo Testamento gozavam da mesma elevada estima atribuída ao
Antigo Testamento.
Da mesma
forma os Pais da Igreja reconheciam e continuaram a ler todos os autores do
Novo Testamento são mencionados pelo menos, o que nos mostra que pelo menos um
pai apostólico lia a NeoEscrituras por terem autoridade divina. Esta ação
garante, não só a Inspiração e leitura obrigatória do NT, bem como, do AT, e representam
o vínculo ininterrupto, entre o AT e a reivindicação do Novo Testamento a favor
de sua inspiração divina e a continuidade desta Inspiração das Escrituras, ao
lermos continuamos obtendo a Revelação, desde os tempos patriarcais até aos
dias dos apóstolos, passando pela fundação da igreja e, sem quebra nem
interrupção, pelos séculos e milênios que se seguiram.
A
Historicidade – Cópias, permitiram muitos ler as Escrituras.
A única maneira
pela qual, nos idos do AT e na Era da Igreja, só se poderia realizar isso no
seio de um número crescente dá igrejas era fazer cópias, de tal sorte que cada
igreja ou grupo de igreja tivesse sua própria compilação de escritos
autorizados.
As
descobertas de Qumran nos idos de 1947-1950 foram importantes informações de
que havia uma sede de ler as Escrituras e guardá-las em época de perseguições e
até mesmo de decisões de destruição das Escrituras.
Isto
demonstra o grande interesse de se ter e guardar as Escrituras para leitura de
outras gerações.
A Revelação
e Entendimento – Espírito Santo em Ação:
Atos 8.29 –
E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.
30 – E,
correndo Filipe, ouviu que lia 0 profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que
lês?
Ler as
Escrituras é importante e necessário, mas a interpretação do que se lê é necessário
preparo e revelação em alguns momentos. Sempre digo, que muitas peoas de diversas
religiões, profissões, cargos, sem nenhuma ligação com a igreja ou com projeto
de ter um encontro com Deus.
Isto não
quer dizer, que muitos ao ler as
Escrituras (diferente da teoria neoliberal) obtiveram a revelação da salvação e
tiveram um encontro com Deus.
No caso do homem
etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era
superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para
adoração, então havia nele um desejo de conhecer mais das Escrituras e o
Espírito Santo, orienta a Felipe, para juntar-se a ele no sue carro e lhe explicar
uma Boa Nova anunciada, no AT – Is. 53.7.ss - , que era a profecia
salvífica.
O mordomo de
Candace encontrou um interprete autorizado para explicar as Escrituras e ir
além do que o viajante adorador estava lendo:
“E ele disse: Como poderei entender,
se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o
matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não
abriu a sua boca. Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará
a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra. E, respondendo o eunuco a
Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum
outro? Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe
anunciou a Jesus. Atos 8:31-35
Um homem
preparado para interpretar a leitura bíblica – um homem cristã, que conhecia
além do texto apresentado.
“As técnicas de
interpretação auxiliam na compreensão da Bíblia, mas não são infalíveis; por
isso, não podem ser colocadas acima da autoridade da Palavra de Deus.”
Fica demonstrado
que devemos ler, além de textos conhecidos, ler as Escrituras é buscar
conhecimento e a interpretação/revelação, do texto que se lê.
Felipe vai
relatar ao mordomo, sobre o que 750 anos Isaias tinha profetizado. Deus havia
detalhado falhas que aconteceram no julgamento de Jesus.
Felipe não
se limitou a um único texto. Foi além e explicou Cristo e a Salvação, mostrando
pelos livros sagrados, que Jesus era o Messias e que Ele naqueles dias, próximos
anteriores, Ele, Jesus, cumprira a palavra dos profetas, inclusive de Isaías, morrendo
na Cruz, foi sepultado e ao terceiro dia ressurgiu dentre os mortos e ascendeu
as céus ( o que provavelmente o mordomo tinha conhecimento, mas não o
entendimento da morte de Jesus).
“..., ? Porque a sua vida
é tirada da terra. E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem
diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro? Então Filipe, abrindo a sua
boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.” Atos 8:31-35
Tudo isto,
Felipe o fez, utilizando-se de outros livros do AT. Tal ação resulta em batismo
e um novo convertido, e que convencido pediu o batismo e foi batizado em Nome
de Jesus.
Ler as
Escrituras abre o caminho da Salvação.
“E, indo eles caminhando,
chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que
eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E,
respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou
parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o
batizou. E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e
não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.” Atos 8:36-39
Felipe narrou
as Boas Novas, que se encontram na leitura do Evangelho e fez a profissão de fé
do eunuco.
Ler as
Escrituras, vai além de saber ler um texto, requer:
Dedicação
Oração
Meditação
Interpretação
Inspiração do
Espírito Santo
Reconhecer que
ao ler, a própria Bíblia tem a resposta para nossa leitura
Crer que as
Escrituras são totalmente e divinamente Inspiradas!
Reconhecer que
homens inspirados por Deus, abriram a sua mente para ouvir e sentir, o “ruach”
de Deus e escrever conforme seu tempo e cultura, sem que isto tirasse a
infalibilidade e inerrância profética de seus Escritos. Podemos ver que o
mordomo lia um texto de Isaías escrito 750 anos, antes, e que se cumprira
naqueles dias.
Estes pontos,
se devem dar a todos que querem interpretar as Escrituras, ao lê-las, mas com
um viés do sopro pentecostal do Espírito Santo.
Como
fazer a leitura das Escrituras:
Ter um local
apropriado
Em oração
Concentrar-se
no que ler
Conferir contexto
Ter um horário
apropriado e escolhido ao logo de seu tempo diário ou semanal
Pedir Inspiração
para entender; afinal, o que você está lendo não é um livro comum, mas está
lendo a Palavra de Deus!
Fonte:
A Doutrina
da Escritura Rev. Angus Stewart
Introdução
Bíblica; Como a Bíblia chegou até nós. Semeadores da Palavra
Conhecendo
As Sagradas Escrituras; Teologia Sistemática
Citações do
autor
Citações no
corpo do texto
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