sábado, junho 4

Nossa segurança vem de Deus Lição 10 – CPAD – 06/06/2022

 Nossa segurança vem de Deus

Lição 10 – CPAD – 06/06/2022

Estudo pastor e prof. Univ. Osvarela

Texto Áureo

“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.” (Lc 12.15)

Prática: Não podemos colocar a nossa esperança nas riquezas deste mundo, mas sim em Deus.

Leitura Bíblica - Mateus 6.19-27

19 – Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam.

20 – Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam.

21 – Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

22 – A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.

23 – Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

24 – Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

25 – Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?

26 – Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

27 – E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

Hinos Sugeridos: 420 da Harpa Cristã

Objetivos da Lição:

I) Contrastar a Riqueza do Céu com a Riqueza da Terra;

II) Descrever a Idolatria ao Dinheiro;

III) Demonstrar a Quietude Espiritual em Deus.

A importância de ter.

A importância de Ter, tem se tornado uma característica que traspassou as portas da Igreja, para dentro, e tem sido usada, ainda que por vezes, veladamente.

Mas, muita gente tem alcançado assento nos ministérios ou no Ministério (ministros) por esta via.

Até mesmo, por via da importância da condição financeira a importância de alguns membros, passa a ser vista ou valorizada e alguns casos, erros dos tais (lógico que falo de exceções) relevados, por conta do valor de suas contribuições.

Esta visão tem entrado até na hora de escolha de pastores ou dirigentes. Tem que ter um carro do ano, ou é um fracassado. Chegar de ônibus na Igreja em nossos dias é vergonhoso em alguns lugares.

Mas chegue de um veículo de marca? Tapetes estendidos e portas abertas!

Lógico que neste ponto estou extremando para maior entendimento sobre a insegurança e segurança das finanças.

Esta introdução, pode ser dura, mas é legitimada por várias situações, algumas de conhecimento público, confirmadas ou não, das redes sociais.

Ser rico não é contraditório com a Bíblia Sagrada.

Adão foi dono do Éden.

Gênesis 1:26,27 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Abraão foi dono de riqueza incalculável.

Gênesis 13:2 E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro.

Jó foi um dos mais ricos de toda a terra do Oriente e morador de Ur, seu morador mais rico.

Jó 1:3 E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.

Salomão foi o homem mais rico da Terra.

1 Reis 10:23 Assim o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria.

antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.

1 Reis 3:12,13 E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis

No Novo Testamento Jesus teve discípulos, homens e mulheres ricas que o serviam com suas riquezas.

Lucas 8:3 E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.

Mateus 27:57 E, vinda já a tarde, chegou um homem rico, de Arimatéia, por nome José, que também era discípulo de Jesus.

Aprendendo com a Criação:

“A natureza toda depende de Deus, e ele nunca falha. Só o homem mortal depende do dinheiro, e o dinheiro sempre falha.” W.W. Wiersbe

Mateus 6.26 – Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

27 – E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

Quando nós deixarmos a insegurança e depositarmos as nossas ansiedades nas mãos do que Tudo Pode e não interferirmos, seremos como a Criação que  trabalha de maneira plenamente desinteressada no dia seguinte, pois toda ela, a Criação confia plenamente em Deus que os criou e que lhes sustenta, dos leãozinho, ao lírio do campo. Nós, seres humanos, por nossa vez, tentamos viver na dependência das riquezas materiais e buscando conhecer o desconhecido o amanhã e tudo que temos de coisas materiais pode acabar se desintegrando.

Salmos 104:21 Os leõezinhos bramam pela presa, e de Deus buscam o seu sustento.

Deus alimenta os pássaros, leõezinhos e veste os lírios, e fará o mesmo por nós. E nossa "pequena fé" que impede Deus de trabalhar da forma como gostaria. Se nos sujeitarmos a Deus e vivermos para as riquezas eternas, ele revelará as grandes bênçãos que estão reservadas para nós.

Não! Este não é um estudo para deixar de trabalhar ou buscar o melhor para si e familiares, mas sim um alerta para saber, que mesmo nosso trabalho não garante segurança.

Prevenção é bíblica “..., porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos.” 2 Coríntios 12:14

É correto planejar e até mesmo economizar para o futuro, e cuidar na nossa família, mas se torna  pecado preocupar-se com o futuro sem dedicar o que temos a Deus, como garantia e permitir que o amanhã nos prive das bênçãos de hoje.

“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” 1 Timóteo 5:8

Nossa segurança salvifíca não vem de riquezas humanas.

Salvação e vida diária – tesouros materiais e tesouros celestiais.

Efésios 2:9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Mateus 6.20 – Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam.

Quando Jesus faz referência a um depósito que devemos ter garantido e ser imperecível, está apontando para uma questão eterna e desejável a todos os seres humanos: a Salvação!

Só há um lugar onde a salvação estará eternamente garantida: Nos Céus! É  interessante ressaltar isto!

Mateus 6.19 – Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam.

21 – Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Para que a Salvação seja alcançada e garantida, temos que neste tempo presente, ao qual nos dedicamos a guardar tantas coisas, lembrar de uma reserva eterna e que nos garantirá nossa Salvação. E nunca poderá ser roubada.

Aqui aparecem coisas que corroem a fazenda (riqueza) humana:

Traça - As traças não fazem mal para a saúde humana, mas (perigo: elas trabalham silenciosamente) podem destruir livros, roupas e outros objetos que contenham celulose. Segundo especialistas, elas não fazem mal à saúde, mas podem causar danos em roupas e livros. As traças são insetos que não representam riscos à saúde, mas podem causar danos materiais, principalmente em roupas e livros. Elas atuam silenciosamente e às escondidas, ao se descobrir vemos o prejuízo que desfaz qualquer coisa por ela atacada. Seria uma figura da ação de “comer” literalmente qualquer coisa guardada, como segura, mas ao ir pegar verificar que está carcomida.

Como nos nossos dias, roupas caras tinham grande importância nos tesouros dos homens e mulheres orientais.

Salmos 39:6 Na verdade, todo homem anda como uma sombra; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas e não sabem quem as levará

Sofonias 1:18 Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do SENHOR, mas, pelo fogo do seu zelo, toda esta terra será consumida, porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada.

Assim, isto se reproduz na esfera das riquezas que guardadas e muitas vezes se desfazem sem que se perceba.

Ferrugem - Quando estão oxidados e corroídos, os metais ferrosos começam a gerar o hidróxido de ferro, a camada avermelhada conhecida como ferrugem. A ferrugem destrói a resistência do metal e, dependendo de sua amplitude, inviabiliza a recuperação.

A ferrugem atua retirando partículas dos objetos metálicos. Seria uma referência sobre os bens guardados como metais?

Em um sentido a oxidação pode atacar outros materiais, além dos ferrosos, pois a oxidação é exatamente a ação de retirada de partículas por ação da penetração, ou envolver a substância. O metal continua se oxidando até sua deterioração total.

A corrosão é um processo natural em que o metal é deteriorado por meio de reações entre ele e os agentes naturais. Esses processos causam grandes prejuízos econômicos

Ladrões – aqui fica clara a conotação com a atuação do maligno.

Mateus 6.19..., na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam.

20 – Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam.

Minar é uma expressão para os ouvintes de Jesus entenderem Sua Palavra e colocarem a sua vida cotidiana em reflexão; porque as casas sendo estucadas (Paredes de barro) os ladrões minavam, ou abriam buracos nas casas para entrarem nos locais onde sabiam estar as fazendas e valores de uma família, até mesmo em seus celeiros que abasteciam para um grande período garantindo a subsistência da família, aqui: família como um grupo, com um patriarca e seus filhos e agregados.

A Insegurança sobre a vida terrena entre os Discípulos:

Não poderia de abordar este assunto ou temática sobre a insegurança da nossa vida terrena, mesmo andando com Jesus, há momentos que sofremos dificuldades de como sobreviveremos.

Jesus afirma que a preocupação é pecado. Podemos dar nomes mais bonitos à preocupação, chamando-a de aflição, fardo, cruz a ser carregada, mas os resultados são os mesmos. Em vez de nos ajudar a viver mais, a ansiedade apenas encurta a vida (Mateus 6:27). No grego, "andar ansioso" significa "ser atraído para direções diferentes". A ansiedade causa desintegração interior.

25 – Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?

Não é fato desconhecido que os discípulos de Jesus que largaram tudo para o servirem e viviam de ajuda dos atores, acima citados, tiveram momentos de dúvidas sobre sua, chamemos de: “aposentadoria” ou condição futura após a morte do Cristo, talvez como Pedro, casado que se mostrava como o porta-voz do grupo apostólico, vai inquirir a Jesus sobre qual segurança eles teriam.

Lucas 18:22-30 E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico. [...] E os que ouviram isto disseram: Logo quem pode salvar-se? Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus. E disse Pedro: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos. E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.

Lembrando que aprendi que prosperidade, que dá segurança é dita como:

“Ser próspero não é poder comprar tudo que alguém pode comprar; mas, sim, poder tudo o que você necessita”

“Quem busca riquezas pensa que o dinheiro resolverá todos os problemas, quando, na realidade, trará ainda mais problemas! As riquezas materiais criam uma sensação falsa e perigosa de segurança, a qual termina em tragédia.” Warren W. Wiersbe, Novo Testamento, pag

Vivemos numa sociedade que prioriza o ter. se você tem um carro caro e uma casa cara ou anda com um relógio de 40 mil, você pode ser visto como o “bem-sucedido”. Na realidade, nem sempre é assim.

“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.” Lucas 12.15

Então por ansiedade queremos ser ou ter o mesmo que alguns possuíram ou possuem por herança ou trabalho ou mesmo por corrupção.

Mateus 6. 22 – A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.

23 – Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

24 – Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro

É onde e quando, atuam nossos olhos e  se enchem de trevas que impedem de ver que o nosso sustentador e produtor das riquezas é Deus.

A mente raciocina pelo que vê.

Resultado:

Toda a questão do erro humano está no olhar, e outros sentidos despertados pela visão.

A concupiscência é na Palavra de Deus a imagem do olho obscurecido, para representar as atitudes ruins da mente.

Mateus 6:22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;

Se nossos olhos estão devidamente focados na luz de Cristo, o nosso corpo, como espirituais, pode realizar seus movimentos de maneira correta.

A pior coisa na visão é uma visão desfocada e dupla, que resulta em movimentos confusos. Aconteceu comigo, ao dirigir, após uso de remédio. Via a pista de maneira enviesada e a pessoa que estava comigo, um grande amigo, chegou em minha casa, o destino do curto trajeto, felizmente; e depois foi falar com a minha esposa, que orava enquanto eu dirigia.

Assim, como poderemos avançar enquanto tentamos olhar em duas direções ao mesmo tempo.

Se nosso objetivo de vida é o enriquecimento material, experimentaremos escuridão interior. Mas se nosso alvo é servir a Deus e glorificá-lo, haverá luz interior. Quando há escuridão onde deveria haver luz, estamos sendo controlados pelas trevas, pois as perspectivas determinam os resultados.

Conclusão:

Não sejamos como os escribas e fariseus e a forma com que viam as riquezas, dando mais ênfase aos bens materiais e viam as riquezas como uma amostra da aprovação divina.

Aliás, esta Teoria tem avançado nos arraiais evangélicos com vigor.

Mateus 6. 26 – Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

27 – E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

Troque a insegurança pela segurança das aves do céu.

Fonte:

Dicionário Strong

Citações no corpo do estudo

Comentário Beacon N.T

Comentário W.W. Wiersbe

Outros apontamentos do autor

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger