quarta-feira, junho 1

Orando e jejuando como Jesus ensinou Lição 9 CPAD - 29 de Maio de 2022 EM EDIÇÃO

 Orando e jejuando como Jesus ensinou

Lição 9 CPAD - 29 de Maio de 2022

Subsídio Pastor e Prof Univ. Osvarela

Texto Áureo

“[…] Disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.” (At 13.2,3).

Prática

A oração e o jejum são disciplinas espirituais que potencializam sensivelmente a vida piedosa do crente.

Leitura Bíblica

Mateus 6.5-18.

5 — E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

6 — Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.

7 — E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos.

8 — Não vos assemelheis, pois, a eles, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes.

9 — Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.

10 — Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu.

11 — O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.

12 — Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.

13 — E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!

14 — Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.

15 — Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.

16 — E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas, porque desfiguram o rosto, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

17 — Porém tu, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto,

18 — para não pareceres aos homens que jejuas, mas sim a teu Pai, que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.

Objetivos da Lição:

I)                 Conceituar a oração como um diálogo com o Pai;

II)              Explicar a oração que Jesus ensinou;

III)          Relacionar oração e jejum.

Orar é dialogar com a divindade. Ninguém ora sem ter o sentimento interno que há um Deus que ouve sua oração e pode ajudá-lo ou mesmo intervir na sua vida!Osvarela

Oração e Jejum sempre foram a forma da Igreja obter resultados e confirmações sobre suas metas, projetos e conquistas de cidades e nações para Cristo!

“[…] Disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.” (At 13.2,3).

Oração: súplica, pedido dirigido a Deus, a santo, a uma divindade; reza, prece. Trata-se de um ato religioso no qual o homem procura manter uma ligação com seres divinos através da súplica, da ação de graças, do louvor, da adoração, entre outros propósitos.

Atos 6:4-7 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, [...] E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, ...

A oração pode ser feita de forma individual ou em grupo, em um meio público ou privado. Também pode seguir um modelo formal ou ser feita de forma espontânea.

No Cristianismo, a oração mais conhecida é designada por "Pai Nosso" ou "Oração do Senhor" e encontra-se no Novo Testamento da Bíblia Sagrada. Foi ensinada por Jesus Cristo como um modelo de oração para orientar os cristãos.

ευχη - euche; n. f . oração a Deus

δωμα – doma; construção, casa; as cumeeiras dos orientais eram (e ainda são)de superfície plana e usadas não somente para caminhar, mas também para meditação e oração

αρα - ara; n. f. oração, súplica; imprecação

Lembrar a Oração ensinada por Jesus:

Mateus 6.9 — Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.

Αββα – Abba -  אבא ; n. Abba = “pai”; pai, título costumeiro usado para Deus em oração. Sempre que ocorre no Novo Testamento, a palavra é acompanhada pela tradução grega unida a ela. Isto aparentemente se explica pelo fato de que o “ABBA” caldeu, através do uso freqüente na oração, gradualmente adquiriu a natureza de um nome próprio altamente sagrado, ao qual os judeus de fala grega acrescentaram o nome em sua própria língua.

תפלה – t^ephillah; n. f. oração - fazer uma oração; casa de oração; ouvir oração; em títulos de Salmos (referindo-se à oração poética ou litúrgica)

A quem pedir?

Em nome de quem pedir?

João 16:24 Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.

Toda a oração neste momento do Reino deve ser enunciada em nome de Jesus.

João 14:14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

Toda oração e petição devem ser consubstanciada, e apoiada em o nome de Jesus.

João 14:13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

Por quê? Pois, Ele é o governante do Reino e a Ele pertence por dação do Pai todo o poder.

Ao pedir ao Filho damos a glorificação ao Plano eterno salvífico que levou o Pai ser exaltado no Filho e a Ele dar todo o Poder e honra.

Estaremos honrando o Poder do Nome de Jesus e Glorificando ao Pai, confessando o Nome de Jesus e demonstrando que cremos na nossa oração em: “em meu nome”.

Mateus 21:22 E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.

5 — E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

Orando desta maneira temos certeza que nossa oração será respondida

Tudo quanto falamos Deus ouve!

Esta é uma certeza absoluta, mas nem tudo que pedimos ele responde?

Há uma verdade a respeito da oração: Deus sabe conhece tudo que necessitamos, mas ele que ouvir nossa oração para que confessemos que cremos N’Ele.

O segredo da oração:

Toda a oração em Nome de Jesus entra em um estado eterno e fará e será respondida a seu tempo.

Umas imediatamente.

Outras no tempo de terminado por Deus.

Outras não serão respondidas.

Independente em qual tempo foi feita ou até mesmo independente da vida, ou morte de quem a fez. Pois, ela entra em um estado eterno.

Apocalipse 5:8 E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.

Apocalipse 8:3-5 E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono. E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus. E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos.

O Jejum:

νηστευω - nesteuo; v. abster-se de comida e bebida como exercício religioso: inteiramente, se o jejum é de apenas um dia, ou por costume e opção alimentar, se por vários dias.

νηστις – nestis (com a partícula negativa ne- (não); n. f. jejum, não ter comido.

Como já escrevemos anteriormente, o jejum faz parte da tríade de atos religiosos dos hebreus

Oração

Jejum

צום - tsowm ou צם - tsom; n. m. jejum, abstinência

E Esmolas

O jejum é a abstinência de alimento.

Marcos 8:3 E, se os deixar ir em jejum (famintas), para suas casas, desfalecerão no caminho, porque alguns deles vieram de longe.

Ou abstinência de algo necessário.

A asitia (ασιτια) é a abstinência de alimentos – pode ser forçada ou voluntária.

תענית - ta `aniyth; n. f. humilhação (através de jejum), prática ascética do jejum.

Pode ser também a humilhação por algum pedido ou humilhação por dano sofrido. O jejum é, de alguma maneira, um símbolo de tristeza. Mc 2.18,18 ss

Entendemos, então, que o Jejum é o companheiro da Oração. É a unidade de propósito!

Jejum e o Casamento:

1 Coríntios 7:5 Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

O jejum no Novo Testamento é condição para autoridade e preparo para expulsar demônios ou libertar possessos. O texto mostra que Jesus estava em jejum e revelou um sábio valor do Reino contra o Maligno. Jesus no capítulo 9 de Mateus vai revelar sobre a importância do Jejum para a Igreja.

O único jejum que Deus exigia do povo judeu era aquele da celebração anual do Dia da Expiação (Lv 23:27). Os fariseus jejuavam todas as segundas e quintas-feiras (Lc 18:12) e o faziam de modo visível para todos. Sem dúvida, seu objetivo era receber o louvor dos homens, e, com isso, perderam as bênçãos de Deus.

Não é errado jejuar, se o fizermos da forma correta e pelos motivos certos. Jesus jejuava (Mt 4:3), e também os membros da Igreja primitiva praticavam o jejum (At 13:2).

Jesus mencionando e doutrinando sobre o Jejum realiza a comparação do ensino da Lei e a revelação do Valor do Jejum no Reino, agora presente entre os homens, por sua própria vida.

Marcos 2:20-24 Mas dias virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão naqueles dias. Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha; doutra sorte o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior. E ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutra sorte, o vinho novo rompe os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser deitado em odres novos. E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas. E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?

Ou seja, as novas verdades do cristianismo não devem ser aplicadas às antigas formas do judaísmo, incluindo a prática do Jejum.

Mateus 17: 18,19;21 E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou. Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo?  Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.

O jejum pode ser também por condições de pobreza ou mesmo em acidentes ou danos de saúde, ou mesmo para eventual preparo para exames ou pós-operatório.

O jejum para igreja é algo que seria utilizado pelos discípulos para a comunhão e esperança no nome de Jesus pós-ressurreto:

Mateus 9:14,15 Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam? E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.

Mais uma vez os fariseus demonstram, via texto de Mateus o mau uso do jejum, apenas como prática e não para agradar a Deus.

Um texto de Marcos mostra uma aparente concordância com a posição dos discípulos de Jesus e o seu hábito do jejum demarcado por dia na Lei. Isto é, na verdade, era um dia de jejum, e estes dois grupos de judeus rigorosos estavam respeitando a ocasião. Eles ficaram chocados ao ver que os discípulos de Jesus estavam comendo em um dia de jejum.

Mc. 2.18.ss “Os discípulos de João e os fariseus jejuavam”

νηστεια - nesteia; n. f. jejum, abstinência - voluntária, como exercício religioso - de jejum particular - o jejum público prescrito pela lei mosaica e observado anualmente no grande dia da expiação, no décimo dia do mês de Tisri (o mês Tisri compreende uma parte de Setembro e Outubro no nosso calendário); o jejum portanto, ocorria no outono quando navegar era geralmente perigoso por causa das tempestades; abstinência provocada por necessidade ou pobreza.

Nos últimos dias há vertentes mudando e criando e utilizando-se de fórmulas de Jejum:

Jejum de certos alimentos –

Jejum era uma prática até mesmo no cativeiro, como no caso de Daniel.

Jejum dos jovens hebreus na Babilônia – Abstinência de certos elementos (no caso pareceu bem a Daniel fazer um jejum não comendo certas iguarias – “não se contaminar com a porção das iguarias do rei,” - que provavelmente eram oferendas).

Daniel 1:8-16 E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos. E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois por que veria ele os vossos rostos mais tristes do que os dos outros jovens da vossa idade? (Jesus cita que deveriam manter a aparência sem rosto triste) Assim porias em perigo a minha cabeça para com o rei. Então disse Daniel ao despenseiro, ...::

Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber.

[...] a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; ... E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias..., ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens, ... Assim o despenseiro ... , e lhes dava legumes.

Jejum de certos atos

Jejum de refrigerante

A Bíblia cita a abstinência de vinho para os nazireus.

O Jejum de Daniel foi realizado com um propósito espiritual e religioso, aliando alimentação restrita e orações:

Daniel 9:3 E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.

Jesus ensina o jejum como uma arma contra as potestades.

16 — E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas, porque desfiguram o rosto, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

17 — Porém tu, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto,

18 — para não pareceres aos homens que jejuas, mas sim a teu Pai, que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.

E o mais importante sobre os valores do Sermão não é algo para ser demonstrado como santidade. Mas, como algo oferecido a Deus, com proposito e demonstração de crença nas respostas de Deus, convencidos do poder do Jejum diante do Senhor!

Deus tem uma recompensa para este tipo de jejum ofertado a Ele.

Quando o coração e a mente são profundamente exercitados com relação a um assunto sério, especialmente o de um tipo solene e pesaroso, há uma indisposição para alimentar-se, e a abstinência a partir daí é uma expressão natural da nossa falta de merecimento, do nosso senso de inutilidade comparativa das coisas terrenas, e do nosso desejo de fixar a nossa atenção nas coisas do alto”. Salvação experimental - Arthur Walkington Pink

1ª Parte - Em Edição

Fonte:

Dicionário Strong

Comentário Beacon

Apontamentos do autor

Comentário Beacon Novo Testamento até Gálatas

Comentário Bíblico Mateus a Lucas

Comentário Bíblico Expositivo - Novo Testamento - Volume I - Warren W. Wiersbe

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger