Lição 10 Desenvolvendo uma Consciência de
Santidade
CPAD- 2° Trimestre de 2024
Subsídio Pastor e professor Osvarela
Texto Áureo
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a
qual ninguém verá o Senhor.” (Hb 12.14)
Prática
Na jornada para o Céu, devemos estar
conscientes a respeito da necessidade de ter uma vida santa para nos
encontrarmos com o Senhor
Leitura Bíblica
1 Pedro 1.13-21 -
Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai
inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,- como filhos obedientes, não
vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;-
mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa
maneira de viver,- porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.-
E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra
de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que
não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da
vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, -mas
com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,-
O qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do
mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós;- e por ele
credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, para que a vossa
fé e esperança estivessem em Deus
A) Objetivos da Lição:
I) Apresentar a perspectiva bíblica da
santificação;
II) Descrever a abrangência dos estágios da
santificação;
III) Distinguir a santidade e a justiça de
Deus como atributos inerentes à sua natureza.
Destaque:
Ser santo: Levítico 19. Não tem a ver com
espiritualidade invisível, mas visível. O proceder do crente mostra o
quanto ele está comprometido com a santidade requerida por Deus. Se ser santo
fosse inteiramente dependente de Deus não seria requerido de nós.
– Sejam santos porque eu sou santo. Lv 19.1-2
(patamar de Deus).
Etimologia:
Texto:
“Segui a
paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hb
12.14
Santificação - קדש - qadash; v. consagrar, santificar,
preparar, dedicar, ser consagrado, ser santo, ser santificado, ser separado;
ser colocado à parte, ser consagrado - ser santificado - manter alguém à parte
ou separado - santificar-se
(referindo-se a Deus) - ser visto como santo - consagrar-se.
Αγιασμος - hagiasmos; n. m.
consagração, purificação; o efeito da consagração - santificação de coração e
vida
Αγιος – hagios: de hagos (uma
coisa grande, sublime); adj. algo muito santo; um santo.
αγιοτης - hagiotes; n. f.
santidade; num sentido moral: santidade, piedade
Texto:
Guardando o mistério da fé numa consciência
pura.1 Timóteo 3.9
εχοντας
το μυστηριον της πιστεως εν καθαρα συνειδησει.1 Timóteo 3.9
συνειδησις - suneidesis; n. f.
consciência de algo; alma como diferenciadora entre o que é moralmente bom e
mal, impulsando para fazer o primeiro e evitar o último, glorificando um,
condenando o outro; consciência.
Mente, entendimento. νους – Mente - é distintamente a
consciência reflexiva, “o órgão do pensamento e conhecimento moral, o órgão
intelectual do sentimento moral” (Cremer).
Texto:
Todas as
coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados
e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Tito
1:15
παντα μεν καθαρα τοις καθαροις τοις δε
μεμιασμενοις και απιστοις ουδεν καθαρον αλλα μεμιανται αυτων και ο νους
και η συνειδησις. Tito 1.5
Dou graças a Deus, a quem desde os meus
antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço
memória de ti nas minhas orações noite e dia; 2 Timóteo 1:3.
2 Timóteo 1:3.χαριν εχω τω θεω ω λατρευω απο
προγονων εν καθαρα συνειδησει ως αδιαλειπτον εχω την περι σου μνειαν εν
ταις δεησεσιν μου νυκτος και ημερας
καθαρος e aquilo que é puro como sendo limpo,
livre de sujeira e de mancha. O sentido de ambas no N.T. é distintamente ético.
συνειδω - suneido; conhecer pela própria mente ou
por si mesmo, ter consciência de
φορτι ον phortion; n. n. carga,
peso; metáf. (ligado a ritos cansativos ou fatigantes) dos deveres que Cristo
impôs aos seus seguidores. Jesus usa a palavra “carga” a fim de contrastá-la
com os preceitos dos Fariseus, a observância dos quais era muito opressiva; fraquezas
da consciência que oprimem a alma
νους - nous; n. m. mente,
incluindo igualmente as faculdades de perceber e entender bem como a habilidade
de sentir, julgar, determinar - faculdades mentais, entendimento - razão no sentido mais estreito, como a
capacidade para verdade espiritual, os poderes superiores da alma, a faculdade
de perceber as coisas divinas, de reconhecer a bondade e de odiar o mal - o
poder de ponderar e julgar sobriamente, calmamente e imparcialmente; um modo particular de pensar e julgar, i.e,
pensamentos, sentimentos, propósitos, desejos
καυστηριαζω – kauteriazo; marcados pelas suas
próprias consciências; que carrega consigo a perpétua consciência de
pecado
Paz
ειρηνη - eirene; n. f. estado de
tranquilidade nacional; paz entre os indivíduos, i.e. harmonia, concórdia;
segurança, seguridade, prosperidade, felicidade (pois paz e harmonia fazem e
mantêm as coisas seguras e prósperas); da paz do Messias; o caminho que leva à
paz (salvação); do/no cristianismo, o estado tranquilo de uma alma que tem
certeza da sua salvação através de Cristo, e por esta razão nada temendo de
Deus e contente com porção terrena, de qualquer que seja a classe
Discurso:
1.
O que a Mente do cristão deve entender no
texto base:
“Segui a paz com todos e a santificação,
sem a qual ninguém verá o Senhor.”
Paz
Santificação:
1 Pedro 1..14-15 como filhos obedientes, não vos
conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;- mas, como
é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa
maneira de viver,
A ‘Ekklesia’
é formação dos que foram chamados para uma assembleia, a qual podemos entender
como a assembleia dos chamados para fora do Mundo (no sentido de viver como o
Mundo quer), para um anova maneira de vida, que nos levará a santificação, que
é sobretudo um processo continuado, que muitos entendem ser impossível de ser
alcançado, mas Deus nos incita a buscar esta posição de santificação.
2. O processo de santificação é ministrado
na vida do crente que o aceita pelo próprio Deus (veja textos, abaixo)
Intercalo texto bíblico, no qual a
santificação destaca a posição do crente no mundo e a santificação destes,
para maior entendimento:
“João 1715-19. ..., o mundo os odiou,
porque não são do mundo, [...]. Não
[...] os tires do mundo, ... [...] Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é
a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os
enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo,
para que também eles sejam santificados na verdade.”
Que é possível, aos olhos do Pai, para os que
aceitaram a santa convocação de uma nova maneira de viver, mesmo no mundo, como
não sendo do Mundo.
Santificação é processo de separação, mas não
de afastamento do mundo.
Pois, a santificação é obtida no meio que
vivemos.
Ela só pode ser alcançada numa vida separada
das coisas do Mundo (sistema pecaminoso do Mal), e é pela santificação que o
crente poderá alcançar e ver ao Senhor que é totalmente Santo.
Santificação é condição para que no fim da caminhada
o crente possa atingir o alvo.
A Paz como componente da consciência do crente
na busca, eu diria na entrega para a Santificação, já que quem nos santifica na
Verdade é Deus (João 17)
- eirene (sob o prefixo eiro-juntar,
que está em todas as maneira e atos sobre a paz) – é um conjunto de ações que
moldam o caráter e forma de vida do cristão.
Paz (shalom) subentendida no
original é um estado de conforto total do ser humano ou de uma comunidade, no
caso esta comunidade de pessoas é a Igreja de Cristo, o Príncipe da Paz. Não
pensemos que temos Paz se não temos a consciência santificada para viver um
avida de comunhão com todos!
Como já escrevi antes:
“O
que é a Paz: Paz significa: ausência de lutas, conflitos, sossego,
serenidade. (Mini-dicionário Aurélio).
Paz – eirene – é um estado de descanso,
quietude e calma. Eirene inclui relacionamentos harmônicos entre Deus e os
seres humanos, os seres humanos entre si, nações e famílias. Bíblia Plenitude –
SBB.
Paz- shalom – paz, saúde, bem-estar,
segurança, tranqüilidade, prosperidade, descanso, harmonia, ausência de
agitação ou discórdia.
A palavra vem da raiz “shalam”, que quer
dizer: “ser completo, perfeito e pleno”. Bíblia Plenitude – SBB.
O próprio nome de Deus era entendido como Paz,
conforme vemos no trecho, abaixo:
Jz 6:24: “O Senhor é paz” -Jeová-Shalom. No
Antigo Testamento.
Efésios 2.14: “Porque Ele (Jesus Cristo) é a
Nossa Paz”. No Novo Testamento.
Lc 1:79 - "...para alumiar aos que jazem nas trevas e na sombra da
morte, a fim de dirigir os nossos pés no caminho da Paz. Aqui está o
conceito eirene para paz."
A Paz é a corda etérea que mantem o crente
firme na caminhada, buscando o aperfeiçoamento até ao fim da caminhada. Sob este
aspecto – A Caminhada Objetivando a Eternidade – o cristão vive sob a Paz que
alcançou ao se tornar um cristão salvo.
3.
Podemos dizer que a Santidade é fruto da Paz
Sim! Podemos dizer que, obtendo-se a paz em Cristo
atinge a totalidade interior do cristão, que vai ser iluminado na busca da
Santidade, ou podemos dizer que esta Paz, aqui colocada como a completude do homem
crente é o bastante – em Jesus Cristo (Nossa Paz) para alcançarmos a santidade
sem a qual ninguém verá ao Senhor.
A estatura espiritual do crente tem elevada consciência
do que ele busca alcançar, mesmo no sofrimento, pois mesmo em tribulações ele mantem
uma consciência que o enleva a um estado de paz!
Por isso que muitos não entendem certas
posições e palavras de cristão como Paulo, como Pedro, em situações difíceis
nos levam a seguir seus exemplos, pois desfrutavam desta Paz interior
que os fez alcançar o fim da caminhada com expressões como:
Apóstolo
Paulo:“2 Timóteo 4.6-8 Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão
de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom
combate, acabei a carreira (releitura proposta caminhada), guardei
a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o
Senhor, justo juiz, me dará naquele dia(releitura – certo que); e não
somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”
Apóstolo
Pedro: “2 Pedro 3.13-15 Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos
céus e nova terra, em que habita a justiça. Por isso, amados, aguardando
estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis
(releitura- santificados) em paz. E tende por salvação a longanimidade
de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a
sabedoria que lhe foi dada;
4 .
Como a caminhada que nos é proposta, inclui a participação
comunal com outros cristãos, (pois: A Igreja é caracterizada pela comunhão
que mantém com o Senhor Jesus Cristo e pela unidade espiritual de seus
membros.) nos é necessária uma conexão/ligação, a qual o Apóstolo Paulo
cita como vínculo – ““Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo
da paz: há um só corpo e um só Espírito [...]” (Ef 4.3,4).
Estendendo o conceito da comunhão, para o qual
é necessário, Paz e santificação:
“Comunhão
(koinonia – κοινωνία - koino̱nía): a palavra comunhão é um
termo absoluto da religião, comum ao Cristianismo:
1 Pedro 1.17- E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de
pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o
tempo da vossa peregrinação (releitura – caminhada),
1 Co.
1.9,10. Fiel
é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus
Cristo nosso Senhor. Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso
Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e
que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo
pensamento e em um mesmo parecer.
“Comunhão é um estado possível de se
estabelecer uma relação, entre uma ou mais pessoas, um grupo ou entre todos de
uma só fé, sob um pensamento único à respeito da fé que comungam, mas se traduz
entre eles, numa absoluta harmonia, sem dolo, sem malignidade, sem oposição, em
amor”. Osvarela – 19/01/2011.
5.
A Santificação e o seu Valor:
1 Pedro
1.18,19 sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro,
que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição,
recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de
um cordeiro imaculado e incontaminado,
O termo usado para resgate - lytroomai,
que significa “resgatar”, “redimir” por meio de um lytrõn (ou antilytrõn),
“resgate”, “preço de resgate”.
SI 49.7-9 Nenhum deles de modo algum
pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele. (Pois a redenção da
sua alma é caríssima, e cessará para sempre), Para que viva para sempre
Dinheiro não poderia nos resgatar conforme o
texto, acima, só o precioso sangue… o sangue de Cristo. Descreve a importância da
morte de Cristo numa cruz - Mc 10.45 “deu sua vida em resgate por
muitos”.
“Com grandes poderes, vem grandes
responsabilidades”.
O pressuposto da salvação é santificar o homem
para poder retornar a sua intimidade presencial com Deus, através de Jesus.
Somos regenerados, revestidos de poder para
ser santos.
Mas, temos que entender que o valor da
salvação - prata ou ouro X o precioso sangue de Cristo - nos infere
grandes responsabilidades, pelo valor dado a nós, ( assim o processo da
santificação é responsabilidade do homem , que entendendo a grande graça
alcançada pode ser ajudado neste processo por Deus. Mas, somos responsáveis pelo
agir contra a ‘sarx’ e suas concupiscências.
6.
A santificação é imperativa, Deus pede que
sejamos santos, mas também mostra (pois é) que é Santo indicando porque devemos
ser santos: Sejam santos como o Senhor é santo (imperativos).
13- Portanto, cingindo os lombos
do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na
graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,
Pedro nos exorta sobre como devemos viver como
salvos.
Exegese rápida do texto:
1. Sejam
santos como o Senhor é santo (imperativos)
– cingindo o entendimento
De fato, a primeira expressão “cingir os
lombos de sua mente” sugere imediatamente o estado pascal de estar preparado
para mover-se de uma só vez e com grande pressa. Ou seja, é necessário ter
a visão que cingir é ato de quem vai se deslocar numa caminhada.
Pedro escreve motivado pela visão do povo de
Israel cingindo-se para uma longa caminhada no deserto (mundo).
Com lâmpadas e vestes santas.
Lucas
12:35: “Fique
com seus lombos cingidos e suas lâmpadas acesas.”
Diz-lhes: cingindo os lombos do vosso
entendimento.
O que é Cingir-se:
No Oriente os homens levavam
longas vestimentas flutuantes que os impediam de avançar com rapidez ou
desenvolver um trabalho intenso. Em torno da cintura usavam um largo cinturão
ou cinto e quando era necessário cumprir uma tarefa intensa cortavam o comprido
de suas flutuantes vestes levantando-as e sujeitando-as com o cinturão
para ter assim liberdade de movimentos.
É o como, dizemos, “arregaçar as mangas” ou
tirar algo que nos impede de caminhar com a agilidade necessária. O que
indica que temos que realizar nossa parte no processo de santificação, pois a
caminhada exige que estejamos preparados, como Pedro está exortando a seus
leitores.
– sede sóbrios
Εκνηφω - eknepho; v. tornar-se sóbrio; metáf. voltar a ter uma mente sóbria; também
pode significar que devem ser constantes, perseverantes e firmes em seu
pensamento.
Pedro
está apelando a seus leitores para que mantenham a estabilidade essencial do
homem que sabe o que crê.
– esperem da graça
Olhando ao alvo: Qualquer
pessoa pode suportar a luta e o esforço apresente se tiver a certeza de que
tudo isso o está conduzindo a algum lugar. Porque viver em esperança é que pode
suportar as provas do presente.
Essa
é a forma em que o atleta aceita seu duro. O esforço, a disciplina e a luta
chegam a ter significado devido àquilo a que conduzem. De maneira que para o
cristão o melhor sempre está ainda por vir, ou seja, o fim da Caminhada.
O
cristão deve viver agradecido por todas as misericórdias do passado, resolvido
a enfrentar o desafio do presente e com a esperança certa de que em Cristo o
melhor está ainda por chegar.
Esperar junto da
graça, com e sobre a graça. Porque enquanto esperamos e caminhamos, temos graça
Jesus Cristo.
– não se
amoldando às paixões (viver antigo)
O imperativo negativo não se
amoldem (v. 14) é uma proibição, enquanto o preceito afirmativo sejam santos
(v. 15) é uma exortação. A tentação de voltarmos à antiga conduta é real. Pedro
ordena que parem de ceder aos seus desejos pecaminosos e que, ao invés disso,
entreguem sua vida a Deus em obediência e santidade
7.
A santificação só pôde ser alcançada pelo
Homem adâmico, sob a Kenosis de Jesus.
Ele foi quem pagou o alto preço para santificar
a todos que recebem o seu sacrifício vicário em suas vidas.
O próprio Jesus na oração sacerdotal solicita
ao Pai que santifique os que são seus.
Esta parte da oração mostra que Jesus se
santificou pela cruz, por todos nós, e os que aceitam Seu sacrifício são por
Ele igualmente santificados na Verdade (João 14.6), que é Ele
mesmo, ou seja, em Cristo podemos ser santificados, pois o preço foi pago, com
sangue e sempre está diante do Pai, como penhor para nossa santificação.
“Na jornada para o Céu, devemos estar
conscientes a respeito da necessidade de ter uma vida santa para nos
encontrarmos com o Senhor.”
Afinal, o preço pago na Cruz é o resgate e tem
o valor universal de alcançar a toda Humanidade.
Transcrição de reflexão deste escritor sobre
Santificação.
Esta pequena reflexão é um estudo acadêmico
sobre o processo de santificação e a obediência aos Imperativos de Deus, para
que possamos alcançar A Santificação!
REFLEXÃO SOBRE A DIFERENÇA QUE A COMPREENSÃO
DO INDICATIVO E DO IMPERATIVO PODE FAZER NO PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO DE UM
CRENTE.
Se o
crente conseguir obter a compreensão, sobre a necessidade de obedecer com
fidelidade aquilo que Deus determina através da sua palavra, cumprindo os
imperativos éticos (demandas) que seguem ou são correspondidos por algo que
Deus fez pelo crente (indicativo redentor), ou aquilo que Deus indica como
modelo de vida, para um comportamento compatível com a vida cristã, levará sem
dúvida ao mesmo ter uma relação com Deus, com o mundo e com o pecado com
compreensão da vontade de Deus e do seu relacionamento com Ele, no processo
de santificação, sem ver esta vida de santificação, como
uma carga diária à ser levada em seus ombros.
Isto pode ser entendido na totalidade da vida do crente, seja, na sua união com
Cristo (compreendendo a obra da redenção de Cristo), de maneira que em seu
corpo cumpra a demanda ética contra o pecado, seja na sua vida no Espírito
(relação de vida cristã), levando o crente a ter uma vida cristã plena, pois,
quando o mesmo obedece, sem reservas, a Palavra de Deus, com plena crença, fé e
consciência de que Deus quer o melhor para ele, como citado na lição Cl. 3,1-6,
o crente passa a viver o indicativo redentor da palavra de Deus, atendendo a
base imperativa. Isto o faz viver, não por seu próprio querer, mas porque já
fomos ressuscitados com Cristo (“dom de Deus, em Jesus Cristo”) e se estamos
nele (Ef.1,11-13) o imperativo se torna algo natural à ser seguido, levando
o crente a um processo natural de santificação.
____________________________________________
PEQUENOS DADOS, DO PROCESSO, SEM ORDEM ESTABELECIDA.
Crer no que a palavra indica para receber de Deus a graça inerente a uma vida
dominada pelo que a palavra promete como final desta obediência.
2. A fé inerente ao obedecer deve ser a mesma que espera em Deus a
concretização daquilo que a palavra ensina advindo daí uma vida de fé plena em
Cristo.
3. Não se pode viver o indicativo redentor ou
remidor ou salvífico, obedecendo-se apenas ao imperativo divino, vive-se o
indicativo remidor porque cremos nele e se cremos nele, este mesmo indicativo
nos faz viver por fé o imperativo.
4. Já não vivo uma vida de pecado porque
Cristo me libertou e pagou meus pecados, estou vivendo agora uma vida nova,
combato o pecado que habita em mim.
5. Não existe para o crente o “ver para crer”,
mas o “crer para ver”. Cri, por isso vivo
6. Portanto o crente em Seu Processo de Santificação
deve ter uma verdadeira fé naquilo que crê, com esperança e fé suficientes para
receber de Deus as suas promessas, isto faz com que tenha uma vida de completa
entrega à vontade de Deus em todo o seu viver, por tudo o que o Deus, no Senhor
Jesus Cristo já fez por nós.
Osvarela
Fonte:
Lição EBD – CPAD
Site EBD
Citações de estudos do autor em seu site,
conforme link, ou indicação
Biblia online (Hebraico - Texto Receptus)
Deus
nos salvou para sermos santos
Dicionário Strong
https://estudandopalavra.blogspot.com/2010/02/licao-08-cpad-exortacao-santificacao.html
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