sábado, junho 8

Lição 10 Desenvolvendo uma Consciência de Santidade CPAD- 2° Trimestre de 2024

Lição 10 Desenvolvendo uma Consciência de Santidade
CPAD- 2° Trimestre de 2024

Subsídio Pastor e professor Osvarela

Texto Áureo

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hb 12.14)

Prática

Na jornada para o Céu, devemos estar conscientes a respeito da necessidade de ter uma vida santa para nos encontrarmos com o Senhor

Leitura Bíblica

1 Pedro 1.13-21 - Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,- como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;- mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,- porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.- E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, -mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,- O qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós;- e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus

A) Objetivos da Lição:

I) Apresentar a perspectiva bíblica da santificação;

II) Descrever a abrangência dos estágios da santificação;

III) Distinguir a santidade e a justiça de Deus como atributos inerentes à sua natureza.

Destaque:

Ser santo: Levítico 19. Não tem a ver com espiritualidade invisível, mas visível. O proceder do crente mostra o quanto ele está comprometido com a santidade requerida por Deus. Se ser santo fosse inteiramente dependente de Deus não seria requerido de nós.

– Sejam santos porque eu sou santo. Lv 19.1-2 (patamar de Deus).

Etimologia:

Texto:

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hb 12.14

Santificação - קדש  - qadash; v. consagrar, santificar, preparar, dedicar, ser consagrado, ser santo, ser santificado, ser separado; ser colocado à parte, ser consagrado - ser santificado - manter alguém à parte ou separado -  santificar-se (referindo-se a Deus) - ser visto como santo - consagrar-se.

Αγιασμος - hagiasmos; n. m. consagração, purificação; o efeito da consagração - santificação de coração e vida

Αγιος – hagios: de hagos (uma coisa grande, sublime); adj. algo muito santo; um santo.

αγιοτης - hagiotes; n. f. santidade; num sentido moral: santidade, piedade

Texto:

Guardando o mistério da fé numa consciência pura.1 Timóteo 3.9

εχοντας το μυστηριον της πιστεως εν καθαρα συνειδησει.1 Timóteo 3.9

συνειδησις - suneidesis; n. f. consciência de algo; alma como diferenciadora entre o que é moralmente bom e mal, impulsando para fazer o primeiro e evitar o último, glorificando um, condenando o outro;  consciência.

Mente, entendimento. νους – Mente - é distintamente a consciência reflexiva, “o órgão do pensamento e conhecimento moral, o órgão intelectual do sentimento moral” (Cremer).

Texto:

Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Tito 1:15

παντα μεν καθαρα τοις καθαροις τοις δε μεμιασμενοις και απιστοις ουδεν καθαρον αλλα μεμιανται αυτων και ο νους και η συνειδησις. Tito 1.5 

Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia; 2 Timóteo 1:3.

2 Timóteo 1:3.χαριν εχω τω θεω ω λατρευω απο προγονων εν καθαρα συνειδησει ως αδιαλειπτον εχω την περι σου μνειαν εν ταις δεησεσιν μου νυκτος και ημερας

καθαρος e aquilo que é puro como sendo limpo, livre de sujeira e de mancha. O sentido de ambas no N.T. é distintamente ético.

συνειδω - suneido; conhecer pela própria mente ou por si mesmo, ter consciência de

φορτι ον phortion; n. n. carga, peso; metáf. (ligado a ritos cansativos ou fatigantes) dos deveres que Cristo impôs aos seus seguidores. Jesus usa a palavra “carga” a fim de contrastá-la com os preceitos dos Fariseus, a observância dos quais era muito opressiva; fraquezas da consciência que oprimem a alma

νους - nous; n. m. mente, incluindo igualmente as faculdades de perceber e entender bem como a habilidade de sentir, julgar, determinar - faculdades mentais, entendimento -  razão no sentido mais estreito, como a capacidade para verdade espiritual, os poderes superiores da alma, a faculdade de perceber as coisas divinas, de reconhecer a bondade e de odiar o mal - o poder de ponderar e julgar sobriamente, calmamente e imparcialmente;  um modo particular de pensar e julgar, i.e, pensamentos, sentimentos, propósitos, desejos

καυστηριαζωkauteriazo; marcados pelas suas próprias consciências; que carrega consigo a perpétua consciência de pecado

Paz

ειρηνη - eirene; n. f. estado de tranquilidade nacional; paz entre os indivíduos, i.e. harmonia, concórdia; segurança, seguridade, prosperidade, felicidade (pois paz e harmonia fazem e mantêm as coisas seguras e prósperas); da paz do Messias; o caminho que leva à paz (salvação); do/no cristianismo, o estado tranquilo de uma alma que tem certeza da sua salvação através de Cristo, e por esta razão nada temendo de Deus e contente com porção terrena, de qualquer que seja a classe

Discurso:

    1.     O que a Mente do cristão deve entender no texto base:

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”

Paz

Santificação:

1 Pedro 1..14-15 como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;- mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,

 A ‘Ekklesia’ é formação dos que foram chamados para uma assembleia, a qual podemos entender como a assembleia dos chamados para fora do Mundo (no sentido de viver como o Mundo quer), para um anova maneira de vida, que nos levará a santificação, que é sobretudo um processo continuado, que muitos entendem ser impossível de ser alcançado, mas Deus nos incita a buscar esta posição de santificação.

    2.     O processo de santificação é ministrado na vida do crente que o aceita pelo próprio Deus (veja textos, abaixo)

Intercalo texto bíblico, no qual a santificação destaca a posição do crente no mundo e a santificação destes, para maior entendimento:

“João 1715-19.  ..., o mundo os odiou, porque não são do mundo, [...]. Não [...] os tires do mundo, ... [...] Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.”

Que é possível, aos olhos do Pai, para os que aceitaram a santa convocação de uma nova maneira de viver, mesmo no mundo, como não sendo do Mundo.

Santificação é processo de separação, mas não de afastamento do mundo.

Pois, a santificação é obtida no meio que vivemos.

Ela só pode ser alcançada numa vida separada das coisas do Mundo (sistema pecaminoso do Mal), e é pela santificação que o crente poderá alcançar e ver ao Senhor que é totalmente Santo.

Santificação é condição para que no fim da caminhada o crente possa atingir o alvo.

A Paz como componente da consciência do crente na busca, eu diria na entrega para a Santificação, já que quem nos santifica na Verdade é Deus (João 17)   

- eirene (sob o prefixo eiro-juntar, que está em todas as maneira e atos sobre a paz) – é um conjunto de ações que moldam o caráter e forma de vida do cristão.

Paz (shalom) subentendida no original é um estado de conforto total do ser humano ou de uma comunidade, no caso esta comunidade de pessoas é a Igreja de Cristo, o Príncipe da Paz. Não pensemos que temos Paz se não temos a consciência santificada para viver um avida de comunhão com todos!

Como já escrevi antes:

         O que é a Paz: Paz significa: ausência de lutas, conflitos, sossego, serenidade. (Mini-dicionário Aurélio).

Paz – eirene – é um estado de descanso, quietude e calma. Eirene inclui relacionamentos harmônicos entre Deus e os seres humanos, os seres humanos entre si, nações e famílias. Bíblia Plenitude – SBB.

Paz- shalom – paz, saúde, bem-estar, segurança, tranqüilidade, prosperidade, descanso, harmonia, ausência de agitação ou discórdia.

A palavra vem da raiz “shalam”, que quer dizer: “ser completo, perfeito e pleno”. Bíblia Plenitude – SBB.

O próprio nome de Deus era entendido como Paz, conforme vemos no trecho, abaixo:

Jz 6:24: “O Senhor é paz” -Jeová-Shalom. No Antigo Testamento.

Efésios 2.14: “Porque Ele (Jesus Cristo) é a Nossa Paz”. No Novo Testamento.
Lc 1:79 - "...para alumiar aos que jazem nas trevas e na sombra da morte, a fim de dirigir os nossos pés no caminho da Paz. Aqui está o conceito eirene para paz."

A Paz é a corda etérea que mantem o crente firme na caminhada, buscando o aperfeiçoamento até ao fim da caminhada. Sob este aspecto – A Caminhada Objetivando a Eternidade – o cristão vive sob a Paz que alcançou ao se tornar um cristão salvo.     

    3.        Podemos dizer que a Santidade é fruto da Paz

Sim! Podemos dizer que, obtendo-se a paz em Cristo atinge a totalidade interior do cristão, que vai ser iluminado na busca da Santidade, ou podemos dizer que esta Paz, aqui colocada como a completude do homem crente é o bastante – em Jesus Cristo (Nossa Paz) para alcançarmos a santidade sem a qual ninguém verá ao Senhor.

A estatura espiritual do crente tem elevada consciência do que ele busca alcançar, mesmo no sofrimento, pois mesmo em tribulações ele mantem uma consciência que o enleva a um estado de paz!

Por isso que muitos não entendem certas posições e palavras de cristão como Paulo, como Pedro, em situações difíceis nos levam a seguir seus exemplos, pois desfrutavam desta Paz interior que os fez alcançar o fim da caminhada com expressões como:

Apóstolo Paulo:“2 Timóteo 4.6-8 Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira (releitura proposta caminhada), guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia(releitura – certo que); e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”

Apóstolo Pedro: “2 Pedro 3.13-15 Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis (releitura- santificados) em paz. E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;

      4 .        Como a caminhada que nos é proposta, inclui a participação comunal com outros cristãos, (pois: A Igreja é caracterizada pela comunhão que mantém com o Senhor Jesus Cristo e pela unidade espiritual de seus membros.) nos é necessária uma conexão/ligação, a qual o Apóstolo Paulo cita como vínculo – ““Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz: há um só corpo e um só Espírito [...]” (Ef 4.3,4).

Estendendo o conceito da comunhão, para o qual é necessário, Paz e santificação:

Comunhão (koinonia – κοινωνία - koino̱nía):  a palavra comunhão é um termo absoluto da religião, comum ao Cristianismo:
1 Pedro 1.
17- E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação (releitura – caminhada),

1 Co. 1.9,10. Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. 

“Comunhão é um estado possível de se estabelecer uma relação, entre uma ou mais pessoas, um grupo ou entre todos de uma só fé, sob um pensamento único à respeito da fé que comungam, mas se traduz entre eles, numa absoluta harmonia, sem dolo, sem malignidade, sem oposição, em amor”. Osvarela – 19/01/2011.

     5.    A Santificação e o seu Valor:

1 Pedro 1.18,19 sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

O termo usado para resgate - lytroomai, que significa “resgatar”, “redimir” por meio de um lytrõn (ou antilytrõn), “resgate”, “preço de resgate”.

SI 49.7-9 Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele. (Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre), Para que viva para sempre

Dinheiro não poderia nos resgatar conforme o texto, acima, só o precioso sangue… o sangue de Cristo. Descreve a importância da morte de Cristo numa cruz - Mc 10.45 “deu sua vida em resgate por muitos”. 

Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”.

O pressuposto da salvação é santificar o homem para poder retornar a sua intimidade presencial com Deus, através de Jesus.

Somos regenerados, revestidos de poder para ser santos. 

Mas, temos que entender que o valor da salvação - prata ou ouro X o precioso sangue de Cristo - nos infere grandes responsabilidades, pelo valor dado a nós, ( assim o processo da santificação é responsabilidade do homem , que entendendo a grande graça alcançada pode ser ajudado neste processo por Deus. Mas, somos responsáveis pelo agir contra a ‘sarx’ e suas concupiscências.

    6.    A santificação é imperativa, Deus pede que sejamos santos, mas também mostra (pois é) que é Santo indicando porque devemos ser santos: Sejam santos como o Senhor é santo (imperativos).

13- Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,

Pedro nos exorta sobre como devemos viver como salvos. 

Exegese rápida do texto:

1.     Sejam santos como o Senhor é santo (imperativos) 

– cingindo o entendimento

De fato, a primeira expressão “cingir os lombos de sua mente” sugere imediatamente o estado pascal de estar preparado para mover-se de uma só vez e com grande pressa. Ou seja, é necessário ter a visão que cingir é ato de quem vai se deslocar numa caminhada.

Pedro escreve motivado pela visão do povo de Israel cingindo-se para uma longa caminhada no deserto (mundo).

Com lâmpadas e vestes santas.

Lucas 12:35: “Fique com seus lombos cingidos e suas lâmpadas acesas.”

Diz-lhes: cingindo os lombos do vosso entendimento.

O que é Cingir-se:

No Oriente os homens levavam longas vestimentas flutuantes que os impediam de avançar com rapidez ou desenvolver um trabalho intenso. Em torno da cintura usavam um largo cinturão ou cinto e quando era necessário cumprir uma tarefa intensa cortavam o comprido de suas flutuantes vestes levantando-as e sujeitando-as com o cinturão para ter assim liberdade de movimentos

É o como, dizemos, “arregaçar as mangas” ou tirar algo que nos impede de caminhar com a agilidade necessária. O que indica que temos que realizar nossa parte no processo de santificação, pois a caminhada exige que estejamos preparados, como Pedro está exortando a seus leitores.

– sede sóbrios

Εκνηφω -  eknepho; v. tornar-se sóbrio; metáf. voltar a ter uma mente sóbria; também pode significar que devem ser constantes, perseverantes e firmes em seu pensamento.

Pedro está apelando a seus leitores para que mantenham a estabilidade essencial do homem que sabe o que crê. 

– esperem da graça

Olhando ao alvo: Qualquer pessoa pode suportar a luta e o esforço apresente se tiver a certeza de que tudo isso o está conduzindo a algum lugar. Porque viver em esperança é que pode suportar as provas do presente.

Essa é a forma em que o atleta aceita seu duro. O esforço, a disciplina e a luta chegam a ter significado devido àquilo a que conduzem. De maneira que para o cristão o melhor sempre está ainda por vir, ou seja, o fim da Caminhada.

O cristão deve viver agradecido por todas as misericórdias do passado, resolvido a enfrentar o desafio do presente e com a esperança certa de que em Cristo o melhor está ainda por chegar. 

Esperar junto da graça, com e sobre a graça. Porque enquanto esperamos e caminhamos, temos graça Jesus Cristo.

– não se amoldando às paixões (viver antigo)

O imperativo negativo não se amoldem (v. 14) é uma proibição, enquanto o preceito afirmativo sejam santos (v. 15) é uma exortação. A tentação de voltarmos à antiga conduta é real. Pedro ordena que parem de ceder aos seus desejos pecaminosos e que, ao invés disso, entreguem sua vida a Deus em obediência e santidade

7.     A santificação só pôde ser alcançada pelo Homem adâmico, sob a Kenosis de Jesus.

Ele foi quem pagou o alto preço para santificar a todos que recebem o seu sacrifício vicário em suas vidas.

O próprio Jesus na oração sacerdotal solicita ao Pai que santifique os que são seus.

Esta parte da oração mostra que Jesus se santificou pela cruz, por todos nós, e os que aceitam Seu sacrifício são por Ele igualmente santificados na Verdade (João 14.6), que é Ele mesmo, ou seja, em Cristo podemos ser santificados, pois o preço foi pago, com sangue e sempre está diante do Pai, como penhor para nossa santificação.

Na jornada para o Céu, devemos estar conscientes a respeito da necessidade de ter uma vida santa para nos encontrarmos com o Senhor.”

Afinal, o preço pago na Cruz é o resgate e tem o valor universal de alcançar a toda Humanidade.

Anexo:

Transcrição de reflexão deste escritor sobre Santificação.

Esta pequena reflexão é um estudo acadêmico sobre o processo de santificação e a obediência aos Imperativos de Deus, para que possamos alcançar A Santificação!

REFLEXÃO SOBRE A DIFERENÇA QUE A COMPREENSÃO DO INDICATIVO E DO IMPERATIVO PODE FAZER NO PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO DE UM CRENTE.
Se o crente conseguir obter a compreensão, sobre a necessidade de obedecer com fidelidade aquilo que Deus determina através da sua palavra, cumprindo os imperativos éticos (demandas) que seguem ou são correspondidos por algo que Deus fez pelo crente (indicativo redentor), ou aquilo que Deus indica como modelo de vida, para um comportamento compatível com a vida cristã, levará sem dúvida ao mesmo ter uma relação com Deus, com o mundo e com o pecado com compreensão da vontade de Deus e do seu relacionamento com Ele, no processo de santificação, sem ver esta vida de santificação, como uma carga diária à ser levada em seus ombros.
Isto pode ser entendido na totalidade da vida do crente, seja, na sua união com Cristo (compreendendo a obra da redenção de Cristo), de maneira que em seu corpo cumpra a demanda ética contra o pecado, seja na sua vida no Espírito (relação de vida cristã), levando o crente a ter uma vida cristã plena, pois, quando o mesmo obedece, sem reservas, a Palavra de Deus, com plena crença, fé e consciência de que Deus quer o melhor para ele, como citado na lição Cl. 3,1-6, o crente passa a viver o indicativo redentor da palavra de Deus, atendendo a base imperativa. Isto o faz viver, não por seu próprio querer, mas porque já fomos ressuscitados com Cristo (“dom de Deus, em Jesus Cristo”) e se estamos nele (Ef.1,11-13) o imperativo se torna algo natural à ser seguido, levando o crente a um processo natural de santificação.
____________________________________________

PEQUENOS DADOS, DO PROCESSO, SEM ORDEM ESTABELECIDA.

Crer no que a palavra indica para receber de Deus a graça inerente a uma vida dominada pelo que a palavra promete como final desta obediência.
2. A fé inerente ao obedecer deve ser a mesma que espera em Deus a concretização daquilo que a palavra ensina advindo daí uma vida de fé plena em Cristo.

3. Não se pode viver o indicativo redentor ou remidor ou salvífico, obedecendo-se apenas ao imperativo divino, vive-se o indicativo remidor porque cremos nele e se cremos nele, este mesmo indicativo nos faz viver por fé o imperativo.

4. Já não vivo uma vida de pecado porque Cristo me libertou e pagou meus pecados, estou vivendo agora uma vida nova, combato o pecado que habita em mim.

5. Não existe para o crente o “ver para crer”, mas o “crer para ver”. Cri, por isso vivo

6. Portanto o crente em Seu Processo de Santificação deve ter uma verdadeira fé naquilo que crê, com esperança e fé suficientes para receber de Deus as suas promessas, isto faz com que tenha uma vida de completa entrega à vontade de Deus em todo o seu viver, por tudo o que o Deus, no Senhor Jesus Cristo já fez por nós.

Osvarela

Fonte:

Lição EBD – CPAD

Site EBD

Citações de estudos do autor em seu site, conforme link, ou indicação

Biblia online (Hebraico - Texto Receptus)

Deus nos salvou para sermos santos 

Dicionário Strong

https://estudandopalavra.blogspot.com/2010/02/licao-08-cpad-exortacao-santificacao.html

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