Lição 11 A Realidade Bíblica do Inferno
CPAD
- EBD – ADULTOS
Subsídio:
Pastor e professor Osvarela
Neste
subsidio trabalhei mais a questão de definições sobre o tema, sem me aprofundar
nas questões de exegese doutrinaria.
Texto
Áureo
“Então,
dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos,
para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” (Mt 25.41)
Prática
O
Inferno é um lugar real de dor, agonia e desespero. Sua realidade é um alerta
para nós ao longo de nossa jornada.
Mateus
25.41-46
41-
Então, dirá também aos que estiverem à sua
esquerda Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o
diabo e seus anjos,
42-
porque tive fome, e não me destes de comer,
tive sede, e não me destes de beber,
43-
sendo estrangeiro, não me recolhestes, estando nu, não me vestistes, e estando
enfermo e na prisão, não me visitastes.
44-
Então, eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome,
ou com sede, ou estrangeiro, ou na, ou enferme, ou na prisão e não te servimos?
45-
Então, lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes
pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
46-
E indo estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.
I)
Mostrar o pensamento humano a respeito do Inferno;
II)
Saber como a palavra Inferno aparece na Bíblia;
III)
Compreender a doutrina bíblica do Inferno.
Introdução:
A
compreensão senso comum de Inferno é que este é um lugar ou momento de
sofrimento e dificuldades exageradas.
Senso
comum todas as pessoas em todas as religiões e até esmo o ateu usam o termo
para apontar um lugar que nunca queriam estar ou uma situação ou problema que
nunca gostariam de estar ou de sofrer.
O
Inferno é expresso em várias civilizações, da ocidental grega as varias
religiões orientais. Naquela, a grega o Inferno é controlado por deuses e houve
no histórico do Panteão grego um humano que conseguiu adentrar no Inferno e
colocar em xeque os deuses do Inferno.
O
uso da palavra Inferno
No
grego – Hades fazia parte da religiosidade grega e romana e um
dos mais temidos, pois era o guardião do submundo (na mitologia romana, ele é
chamado de Plutão - Reside e governa o lugar mais sombrio da Terra, para onde
vão as almas dos mortos.) rei do inferno - Reino de Hades, ou mundo
inferior (BR) ou submundo (PT);
Idade
Média – na literatura
A
Divina Comédia do poeta
italiano Dante Alighieri (1265-1321) é uma obra que foi publicada no século XIV
durante o período do Renascimento. O autor coloca a figura do lugar
chamado Inferno - O inferno é um local no interior da terra formado por
nove círculos. Nos quais estão alguns dos chamados pecados capitais.
Transitando pelos diversos círculo eles seguem uma trajetória que os conduzirá
ao Paraíso.
O Auto
da Barca do Inferno ou Auto da Moralidade é uma obra
de dramaturgia que foi escrita em 1517 pelo escritor humanista português Gil
Vicente. A alegoria do juízo final é um recurso utilizado pelo dramaturgo
através de seus personagens (diabo e anjo). Por meio da presença de dois barqueiros, o Anjo
e o Diabo, eles recebem as almas dos passageiros que passam para o outro mundo.
A
cena passa-se num porto e, portanto, um dos barcos vai em direção ao céu, e
outro para o inferno.
A
maioria dos personagens vão para a barca do inferno. Durante suas vidas não
seguiram o caminho de Deus, foram trapaceiros, avarentos, interesseiros e
cometeram diversos pecados.
Além
disso, cada personagem possui uma simbologia associada à falsidade, ambição,
corrupção, avareza, mentira, hipocrisia, etc.
Etimologia
A
etimologia da palavra seja no hebraico, grego ou latim, línguas bíblicas ainda
é usada normalmente para se referir ao Inferno.
Assim
o Seol ou Sheol é usada como palavra para definir lugar dos mortos ou o
Inferno. Muito embora, alguns puristas da filologia (estudo de línguas)
na questão da origem e uso das palavras possam questionar o uso de Seol como
Inferno, na verdade o termo é utilizado seja como lugar dos mortos, mas também subliminarmente
para definir o lugar de sofrimento, pois a questão do lugar dos mortos tende
ser biblicamente como um lugar distanciado de Deus e de sofrimento. Não desprezo
a questão do Sheol ou Seol como lugar dos mortos, onde também neste lugar havia
lugar para os justos no seu sono de morte. As
pessoas boas e más descem ao “seol” – sepultura ou tumba (Gênesis 44:31),
embora a ênfase principal esteja na descida do ímpio (Jó 24:19; Salmos 9:17;
31:17).
A
palavra Hades da mesma forma é largamente utilizada para definir o Inferno.
A
palavra “inferno” aparece na Bíblia por 30 vezes, sendo apenas 10 vezes em todo
o Velho Testamento e 20 vezes no Novo Testamento, porém não foi registrada a
mesma palavra para inferno em todas as passagens.
A
palavra hebraica SHEOL está traduzida para inferno nas
seguintes passagens:
Deuteronômio 32:22
Salmos
18:5, 55:15, 86:13, 116:3, 139:8Provérbios 5:5,
7:27, 9:18, 15:11-24, 23:14, 27:20
Isaias
5:14, 14:9-15, 28:15-18, 57:9
A
palavra grega HADES está traduzida para inferno nessas
passagens:
Mateus
11:23, 16:18
Lucas
16:23
Apocalipse 6:8,
20:13
A
palavra GEHENNA está também traduzida para inferno nas
seguintes passagens:
Mateus 5:22-29, 10:28, 18:9, 23:15-23
Marcos
9:43
Lucas
12:5
Tiago
3:6
A
palavra TARTAROO aparece somente uma vez na
Bíblia e traduzida para inferno também em: 2 Pedro 2:4
Traduções
inglesas das escrituras hebraicas traduziram de formas variadas o termo “seol”
por "inferno" ou por "o túmulo".
Na
Bíblia, o seol (assim como o hades,
exceto em parábolas) tem o significado de "morte temporária (a morte atual
da maioria dos humanos, que vai terminar com a ressurreição no dia do juízo). Sheol uma palavra hebraica, ela não
ocorre no Novo Testamento que foi escrito em grego e aramaico. No entanto, a
sua correspondente no grego é a palavra “Hades”. Aqui aparecem também outras
palavras como Gehenna e Tártaro com
significado aproximados.
Gehenna (grego): Origina-se do hebraico Ge' Ben-Hinnom,
vale dos filhos de Hinom, ou vale de Hinom somente, localizado nas imediações
de Jerusalém. Era um lugar conhecido onde se faziam sacrifícios abomináveis de
crianças recém-nascidas no fogo ao ídolo pagão.
Tártaro (grego)- Palavra originada do grego,
significava o lugar mais baixo do Hades. Para os gregos era considerado o pior
lugar, no abismo do inferno onde os piores inimigos e maus recebiam o castigo e
punição eterna pelos seus delitos. Ocorre uma única vez no Novo Testamento: II
Pedro 2:4
Hamartiologia
e Palavras sobre Inferno:
Concernente
a doutrina da Hamartiologia referente ao Inferno – Sheol - sabemos que Deus é
Onipotente e controla todas as coisas, com um proposito Eterno, assim Deus é
soberano sobre tudo e todos, no Céu, na terra, no Sheol e em todo o universo.
É
Ele quem controla a vida e a morte. Tem todo o domínio, inclusive no Sheol.
Diferentemente do que muitos acreditam, que seria satanás o dominador da morte
e do inferno, é Deus o Senhor de todo o universo que domina sobre todas as
coisas.
“Os
mortos tremem debaixo das águas, com os seus moradores. O
inferno está nu perante ele, e não há coberta para a perdição.” Jó 26:5,6
“Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no
inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.” Salmos 139:8
No
Antigo Testamento o termo Sheol aparece 65 vezes e é traduzida de formas
diferentes, como por exemplo:
Inferno:
(Deuteronômio 32:22)
Sepultura:
(Gênesis 37:35)
Pó:
(Salmos 9:17)
Jó
24. 19 A secura e o calor desfazem as águas da neve; assim desfará a
sepultura aos que pecaram.
Latim - 19 ad nimium calorem transeat ab aquis
nivium et usque ad inferos peccatum illius
Grego
– 19 יט
ציה גם-חם יגזלו מימי-שלג שאול חטאו
ש-אול - sh ̂e’owl ou שאל - sh ̂eol; Seol, mundo inferior (dos mortos), sepultura,
inferno - o mundo inferior (dos mortos); Seol - a designação do AT para a
morada dos mortos - lugar do qual não há retorno - lugar para onde os ímpios
são enviados para castigo - degradação extrema no pecado;
Αδης
- hades; n. pr. Loc. 1) Hades ou
Pluto, o deus das regiões mais baixas; Orcus, o mundo inferior, o reino da
morte; uso posterior desta palavra: a sepultura, morte, inferno.
A
origem do termo "inferno" é latino, infernum, que significa
"as profundezas" ou o "mundo inferior". Origina-se da
palavra latina pré-cristã inferus "lugares baixos", infernus.
No
grego bíblico, está associado com Orcus, as regiões infernais, um lugar escuro
e sombrio nas profundezas da terra, o receptáculo comum dos espíritos separados
do corpo.
Lc 16.23. E no inferno, ergueu os olhos,
estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
Ap 20.13,14 ..., e a morte e o inferno
deram os mortos que neles havia ... E a morte e o inferno foram lançados
no lago de fogo.
Geralmente
Hades é apenas a residência do perverso, Lc 16.23; Ap 20.13,14; um lugar muito
desagradável.
“Então, dirá também aos que estiverem à sua
esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o
diabo e seus anjos.” Mt 25.41
ασβεστος – asbestos; inextinguível - do eterno fogo do inferno para punir os condenados.
Mateus
13.42 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger
de dentes.
Ranger
de dentes é - βρυγμος - brugmos; n.m. rangido de dentes - usado para
denotar extrema agonia e desespero total das pessoas destinadas à punição
eterna no inferno; a ação de rosnar, raivar: ameaça de morder. Numa situação na
qual a fornalha de fogo é epiteto para Inferno.
O inferno
realmente existe:
O
inferno é real. Toda a Bíblia
(Antigo e Novo Testamento) alerta para esta realidade de tormento e punição.
Abraão diz que os irmãos tinham que ouvir "Moisés e os profetas",
i.e., as Escrituras do AT.
Há
dificuldade entre os homens em entender que haja um lugar de sofrimento criado
por Deus.
Mas,
na realidade este lugar existe, podemos entender pelas diversas citações bíblicas
e pela própria consciência senso comum da humanidade.
Ouvimos
em qualquer lugar em qualquer discussão seja por religiosidade ou mesmo para
denotar sofrimento a expressão: “O Inferno, é aqui!”
Usamos
expressões que denotam a qustão Inferno:
Dias de calor infernal!
Esta situação é um Inferno!
Que Inferno!
Lugar de castigo e ausência de Deus (2
Tessalonicenses 1:9)
Lugar preparado para o Diabo e seus
anjos (Mateus 25:41)
Lugar de completa escuridão e
trevas (2 Pedro 2:17)
Onde haverá choro e ranger de
dentes (Mateus 8:12)
Haverá sofrimento comparado ao fogo que
nunca se apaga (Marcos 9:43)
Onde haverá destruição da alma (Mateus
10:28)
Lugar com lago de fogo e enxofre para atormentar (Apocalipse 21:8)
Nos diversos segmentos de religiosidade ou cultura, no ocidente ou oriente, este lugar de sofrimento é citado:
O
que é o inferno para o budismo?
No Hinduismo e religioõs do-originarias: Naraca (em
sânscrito: नरक literalmente de homem) é
a palavra sânscrita para o reino infernal nas tradições dhármicas. De acordo
com algumas escolas do hinduísmo, siquismo, jainismo e budismo, Naraca é
um lugar de tormento.
O interessante
a ser notado é que o lugar sempre é um lugar ígneo, ou seja, tomado pelo calor
e pelo fogo, onde o tormento é permanente.
Lucas 16.20-24 Havia também um certo mendigo,
chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; [...]
foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi
sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em
tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E,
clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que
molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou
atormentado nesta chama.
Japão: no
Japão, onde o conceito de inferno é bem diversificado. O conceito não é como se
conhece no Ocidente, que segue os preceitos cristãos, mas também segue a ideia
de você ter sido uma pessoa que praticou boas ou más ações ao longo da sua
vida.
A
cultura religiosa do Japão se divide no budismo e no shinto. As duas são bem
aceitas e não existe rivalidade, com templos espalhados pelo país.
O
inferno xintoísta se chama yomi no kuni ou simplesmente yomi
– “Terra da Escuridão” e se assemelha mais com o inferno grego
(Reino de Hades) do que com o inferno cristão ou budista. O yomi não
tem fogo ou tortura, é mais um lugar escuro onde as almas perambulam após a
morte por um tempo indefinido. Seus portões também são guardados por criaturas
assustadoras e dizem que sua entrada fica na província de Izumo, debaixo de uma
grande rocha. De acordo com os preceitos xintoístas, tudo o que é conectado com
a morte é tido como impuro ou sujo – tanto que os japoneses geralmente têm
casamentos xintoístas e funerais budistas. O conceito de inferno não existia
para os japoneses até o século XI, quando o budismo foi introduzido.
Falando
no budismo, para eles o inferno se chama jigoku, e é cercado de
demônios, fogo e punições. Segundo eles, se você não teve uma vida boa
o suficiente que justifique a sua reencarnação, você pode ir parar em um dos
seus 8 infernos. E quem determina para onde você vai após a morte é Enma
Daiou (Rei dos Demônios).
China
e Confucionismo: Na China havia
concepções diversas sobre Céu e Inferno. A existência dos mesmos depois da
morte não era um conceito absoluto para os confucionistas, pois que estes
tinham apenas uma noção vaga de vida após a morte.
Devemos
compreender que na China a noção de Inferno e Céu é um extrato do Cristianismo
missionário.
42- porque
tive fome, e não me destes de comer, tive sede, e não me destes de beber,
43- sendo estrangeiro, não me recolhestes,
estando nu, não me vestistes, e estando enfermo e na prisão, não me visitastes.
A
noção de Céu e Inferno como lugares de felicidade ou de infortúnio numa vida
após a morte, aparecem no budismo
o
chinês, diferindo, contudo, da do cristianismo. No ciclo interminável do
nascimento e morte há seis vias - liudao de reencarnação.
O Karman que
se tem no momento da morte elimina automaticamente uma reacção, compensação ou
recompensa e determina a forma de reencarnação: como um ser divino - deva,
um humano -nara, um demonio - asura, um animal - tiryagyoni, um
espírito mau (preta, ou ainda um habitante do Inferno -
naraka.
O fundamental, é a crença de que estes
modos de existência são transitórios e estão sujeitos à lei do Karman: portanto,
ir para o Céu ou para o Inferno não significa lá permanecer para sempre. Na tradição chinesa também se encontram relatos
de visitas ao mundo dos mortos.
Transcrevendo
o texto base, verificamos que nele encontramos:
Localização
Interpretação
do que é Inferno
A quem
se destina
41-
Então, dirá também aos que estiverem à sua
esquerda Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o
diabo e seus anjos,
Quem
irá para o Inferno
O modelo
de vida cristã, na caminhada que nos permitirá ir para o Céu e não para o
Inferno
42-
porque tive fome, e não me destes de comer,
tive sede, e não me destes de beber,
43-
sendo estrangeiro, não me recolhestes, estando nu, não me vestistes, e estando
enfermo e na prisão, não me visitastes.
A forma
de vida que o cristão deve ter, observadas as relações com o próximo e com
Cristo, termos uma vida de doação e de empatia com o necessitado, e assim termos
empatia vertical com os céus através de Jesus, pois temos que exercer o que
temos, a Mente de Cristo.
44-
Então, eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome,
ou com sede, ou estrangeiro, ou na, ou enferme, ou na prisão e não te servimos?
45-
Então, lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes
pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
Quem
não proceder no dia do juízo ou na sua ida para a eternidade não tereão
desculpa por não entenderem que “atender” a Jesus inclui ser fiel a Ee,
conforme a “necessidade da fidelidade requerida”.
E o
destino é eterno e a punição.
46-
E indo estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.
Concluo
demonstrando que o Inferno é um lugar reconhecido por todos os homens, ainda
que em caráter mental diverso ou alegórico ou como ilustração de uma situação e
final de vida que os leva ao lugar de tormento, advindo da maneira de vida de
cada pessoa, e que há um Ser – Deus Único – que julga os homens.
Destino
da Caminhada:
“Ninguém
poderia seguir aos conselhos de Deus somente para não terminar a eternidade no
Lago de Fogo, tendo em vista que Ele nos deu o livre arbítrio para
escolher entre segui-Lo ou não. Mas ainda que muitos críticos perguntem porque
Deus nos dá a escolha e se não O escolher o destino é o sofrimento? A resposta
para essa pergunta está no fato de que para Ele o Lago de Fogo é sofrimento e
tormento eterno, mas para quem não deseja o Criador e sim o serviço de Satanás,
então nada resta senão o Lago de Fogo para passar a eternidade. A escolha é do
homem.” O Céu e o Inferno; Luis Henrique L’Astorina N Amaral
Annex in English
Lesson 11 The Biblical Reality of Hell
CPAD - EBD – ADULTS - Subsidy: Pastor and teacher Osvarela
In this grant I worked more on the issue of definitions on the topic, without delving into issues of doctrinal exegesis.
Golden Text
“Then he will also say to those on his left: Depart from me, you cursed, into the eternal fire prepared for the devil and his angels.” (Mt 25.41)
Practice - Hell is a real place of pain, agony and despair. Its reality is a warning to us along our journey.
Biblical Reading
Matthew 25.41-46
Introduction: The common sense understanding of Hell is that it is a place or time of exaggerated suffering and hardship.
Common sense, all people in all religions and even atheists use the term to point out a place they never want to be or a situation or problem they never want to be in or suffer from.
Hell is expressed in several civilizations, from Western Greece to various Eastern religions. In Greek, Hell is controlled by gods and in the history of the Greek Pantheon there was a human who managed to enter Hell and put the gods of Hell in check.
The use of the word Hell
In Greek - Hades was part of Greek and Roman religiosity and one of the most feared, as he was the guardian of the underworld (in Roman mythology, he is called Pluto - He resides and rules the darkest place on Earth, where the souls of the dead go. dead.) king of hell - Kingdom of Hades, or lower world (BR) or underworld (PT);
Fonte:
A
Divina Comédia: resumo da obra e
explicação sobre o inferno de Dante - Auto da Barca do Inferno - Daniela
Diana
Faculdade
de Comunicação-UFBA Heróis - Ulisses
Serás
precipitado para “o mundo dos mortos” – o “inferno” – o “seol”. O que é
“seol”? – Isaías 14:15 (maio/2015);
A
verdade sobre o inferno. Publicado em 25
de agosto de 2015 por Ligado na Videira
Orfeu
e Eurídice -
Por Ana
Lucia Santana – https://www.infoescola.com/mitologia-grega/orfeu-e-euridice/
O
Conceito de Inferno no Japão – Pan Uma tradutora apaixonada pela cultura
japonesa.
Cristo
e Confúcio - Concepção De Céu E Inferno Intercâmbio Cultural Entre A China E O
Ocidente No Século XVII; Nicolas Standaert
Dcionário
Strong
Bíblia
online com versões do grego e hebraico
Citações
no corpo do texto
Citações
de autoria do escritor em seus apontamentos e publicações anteriores
Site
Coisas do Japão - Jigoku e Yomi no Kuni: conheça os infernos do budismo e do
shinto
O
inferno chinês e suas punições; Calebe Guerra - 23/8/2023
Como
é o inferno (o que diz a Bíblia) – blog respostas bíblicas
Amor,
ódio, vida, morte, céu e inferno: quantas vezes aparecem estas e outras
palavras na Bíblia? – visão.pt
O
inferno segundo a Bíblia - 28 ago,2022 Oswaldo Cavalcante
SILVA,
Daniel Neves. "Hades"; Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/mitologia/hades.htm.
Acesso em 15 de junho de 2024.
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