Lição 08: A Resistência de Mardoqueu
3° Trimestre de 2024 – 18/08/2024
Subsídio Professor pastor Osvarela
Texto Áureo
“Então, os servos do rei, que
estavam à porta do rei, disseram a Mardoqueu: Por que traspassas o mandado do
rei?” (Ester 3.3)
Prática
Como cristãos, somos sujeitos a
conflitos ético morais e devemos decidir sempre de acordo com a vontade e a
orientação de Deus.
Sugerimos acessar o link para ler
nosso estudo de 2016:
http://estudandopalavra.blogspot.com/search?q=Ham%C3%A3+e+os+judeus
Leitura Bíblica
Ester 2.21-23; 3.1-6
Ester 2
21 – Naqueles dias, assentando-se
Mardoqueu à porta do rei, dois eunucos do rei, dos guardas da porta, Bigtã e
Teres, grandemente se indignaram e procuraram pôr as mãos sobre o rei Assuero.
22 – E veio isso ao conhecimento
de Mardoqueu, e ele o fez saber à rainha Ester, e Ester o disse ao rei, em nome
de Mardoqueu.
23 – E inquiriu-se o negócio, e
se descobriu; e ambos foram enforcados numa forca. Isso foi escrito no livro
das crônicas perante o rei.
Ester 3
1 – Depois dessas coisas, o rei
Assuero engrandeceu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, e o exaltou; e pôs o
seu lugar acima de todos os príncipes que estavam com ele.
2 – E todos os servos do rei, que
estavam à porta do rei, se inclinavam e se prostravam perante Hamã; porque
assim tinha ordenado o rei acerca dele; porém Mardoqueu não se inclinava nem se
prostrava.
3 – Então, os servos do rei, que
estavam à porta do rei, disseram a Mardoqueu: Por que traspassas o mandado do
rei?
4 – Sucedeu, pois, que,
dizendo-lhe eles isso, de dia em dia, e não lhes dando ele ouvidos, o fizeram
saber a Hamã, para verem se as palavras de Mardoqueu se sustentariam, porque
ele lhes tinha declarado que era judeu.
5 – Vendo, pois, Hamã que
Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava diante dele, Hamã se encheu de
furor.
6 – Porém, em seus olhos, teve em
pouco o pôr as mãos só sobre Mardoqueu (porque lhe haviam declarado o povo de
Mardoqueu); Hamã, pois, procurou destruir todos os judeus que havia em todo o
reino de Assuero, ao povo de Mardoqueu.
I) Tratar a respeito da
descoberta de Mardoqueu acerca de uma conspiração contra o rei;
II) Abordar a exaltação de Hamã
pelo rei;
III) Relacionar a resistência de
Mardoqueu com o ódio de Hamã.
Pensamento:
“Em tempos de perseguição à
Igreja devemos utilizar do ‘espírito’ de Mardoqueu, resistir e não mudar nossa
identidade ou curvar-nos aos poderes dominantes que querem nos destruir. Temos
um Deus e só a Ele obedeceremos e nos curvaremos” Osvarela
Etimologia:
Como estamos estudando um livro
veterotestamentário vejamos as palavras segundo as línguas do texto do VT
תקומה - t^equwmah; n. f.
resistência, capacidade ou poder de resistir
קום - quwm; v.
levantar, erguer, permanecer de pé, ficar de pé, pôr-se de pé; levantar-se (no
sentido hostil); levantar, entrar em cena; manter-se; ser estabelecido, ser
confirmado - permanecer, resistir - estar fixo- ser provado; persistir;
confirmar, ratificar, estabelecer, impor
מראדך בלאדן - M ^ero’dak Bal’adan; n. pr. m.
Merodaque-Baladã = “Marduque deu um filho” - derivado de Marduk, o Deus
babilônio.
מרדכי Mord ^ekay; n. pr.
m. Mordecai = “homem pequeno” ou “adorador de Marte”.
אסתר - ’Ecter de
derivação persa; n. pr. f. Ester = “estrela”
המם - Haman; n. pr.
m. Hamã = “magnífico”; ministro chefe de Assuero, inimigo de Mordecai
שעשגז - Sha àshgaz de origem
persa; n. pr. m. Saasgaz = “servo do que é belo”; o eunuco do palácio de Xerxes
encarregado das mulheres na 2a. casa
Introdução:
Personagens - Mardoqueu (5)
era benjamita e, portanto, judeu, pois Benjamim aderira ao reino de Judá (1Rs
12.21). Na sua genealogia, aqui dada, ocorrem os nomes de Simei e Quis, que a
tradição judaica identifica com o Simei que amaldiçoou Davi (2Sm 16.5) e Quis,
pai de Saul (1Sm 9.1). Ver, no entanto, a nota infra ao versículo 6. A
descoberta de textos antigos (incluindo um datado de cerca de 485 a.C.) do nome
babilônico pessoal Mardukaya, e a descoberta de um arquivo de textos em Nipur,
contendo os nomes de judeus dos tempos de Artaxerxes I e de Dario, salientam a
autenticidade do nome de Mordecai bem como a historicidade dos eventos por
detrás dessa narrativa. Que ele tenha recebido um nome gentio e até
idólatra não surpreende, visto que muitos judeus tinham um
nome hebraico e outro babilônio; conforme Daniel e os seus amigos.
Veja Introdução, acerca da identidade de Mardoqueu. v. 6. ele fora
levado de Jerusalém para o exílio por Nabucodonosor.
Mordecai. Quanto a
detalhes, ver no Dicionário os verbetes chamados Mordecai e Ester também eram
primos.
O nome dele, como é óbvio,
provinha do nome do deus pagão Marduque, o que explica a variação e grafia'
Mordecai e Mardoqueu (tudo dependendo da versão portuguesa que estiver sendo
usada).
Ester (em hebraico : אסתר), também conhecida como Hadassa
bat Avihail, é a heroína homônima do Livro de Ester, incluído
na Bíblia Hebraica. Ela foi esposa do rei
persa Assuero (identificado como Xerxes I).
בַּת - bath (bath); n. f. filha - filha,
menina, filha adotiva, nora, irmã, netas, prima, criança do sexo feminino; como
forma educada de referir-se a alguém nome próprio feminino. Como designação de
mulheres de um determinado lugar - moças, mulheres - referindo-se a
personificação - vilas (como filhas procedentes de cidades)- descrição de
caráter
Na mitologia pagã, o deus Marduk e
a deusa Ishtar.
Os nomes de Marduk e Ishtar eram
primos nas antroponomias, e assim temos o fato curioso de que Ester e Mordecai,
cujos nomes se derivavam dessas divindades pagãs.
O nome dado a Mordecai deve ser
entendido como derivado de antepassados remotos, e não como elos familiares
recentes. Essa é a interpretação que nos fornecem Josefo, o Targum e a Midrash.
Et 2.11 “Todo
dia Mardoqueu passava em frente ao átrio das mulheres para se informar como
passava Ester, e o que lhe sucedia”
Passeava Mardoqueu. Alguns
comentadores têm sugerido que ele era porteiro, mas Rawlinson salienta que nem
isso explicaria o seu acesso ao recinto das mulheres, a não ser que também ele
fosse eunuco. Destaco, no entanto, que o texto relata “passava”, não quer dizer
“entrava”.
"Hamã... agagita"; segundo
a tradição judaica, descendia de Agague, rei de Amaleque (1Sm 15.32),
enquanto que Josefo e o Targum Caldaico lhe chamam amalequita. Por outro lado,
o livro apócrifo de Ester diz que era macedônio. Nada há, porém, que indique
descendência amalequita ou macedônia; de fato, o seu nome e os nomes de todos
os membros da sua família aqui referidos são persas. em hebraico, 'ahashdarpenim,
tentativa de reproduzir a palavra persa Khshatrapa, que os gregos
traduziram por satrapes, de onde o nosso vocábulo sátrapas.
Mardoqueu descobre uma conjura
contra a vida do rei (2.21-23)
Dois eunucos do rei (21).
Xerxes foi, de fato, assassinado catorze anos mais tarde pelo seu capitão da
guarda e um eunuco.
Numa forca (23), ou
num pau. Alguns comentadores supõem que isto significa que os conspiradores
foram imolados. Josefo e outros dizem que foram crucificados.
Nas crônicas (23), ou,
traduzindo à letra, "no livro dos atos dos dias", ao que parece uma
espécie de diário dos acontecimentos à medida que estes se iam produzindo
(compare-se com 1Rs 14.19). Ktérsias, o historiador grego, afirma ter
encontrado material para a sua história persa e assíria nos arquivos persas de
documentos em pergaminho.
Os seus contemporâneos Esdras,
Neemias e Daniel bradaram a Deus em épocas de crise (ver Ed 8.23; Ne 1.4; Dn
6.10).
A Trama
Et 2. 21 – Naqueles dias,
assentando-se Mardoqueu à porta do rei, dois eunucos do rei, dos guardas
da porta, Bigtã e Teres, grandemente se indignaram e procuraram pôr as mãos
sobre o rei Assuero.
22 – E veio isso ao conhecimento
de Mardoqueu, e ele o fez saber à rainha Ester, e Ester o disse ao rei, em nome
de Mardoqueu.
Et 6.3 Então
disse o rei: Que honra e distinção se deu por isso a Mardoqueu? E os servos do
rei, que ministravam junto a ele, disseram: Coisa nenhuma se lhe fez.
Este incidente interrompe a parte
principal da narrativa, a fim de relatar um episódio que afeta vitalmente a
principal narrativa em desenvolvimentos posteriores.
A posição de Mardoqueu em relação
a Hamã não se dá, ao lermos a narrativa do livro, no hiato sobre a conspiração
contra Assuero descoberta por Mardoqueu e descrita, talvez como honraria nas
crônicas reais, mostra que após Ester assumir o reinado como rainha, Mardoqueu
tinha acesso e informações que lhe chegavam o que implica em entender sua real
importância na casa real.
Mardoqueo era judeu. Os judeus se
multiplicaram desde que tinham sido cativos aproximadamente cem anos antes.
Lhes tinha dado grande liberdade e lhes tinha permitido ter seus próprios
negócios e obter posições no governo (2.19; Dn 6:3).
2:19 - à porta do rei. Essa
expressão (conforme v.21; 3.2; 5.9,13 6:10-12) pode subentender que
Mordecai fora nomeado um oficial do palácio, uma posição que não somente o
capacitava a descobrir a conspiração para assassinar o rei (v.21), mas também para
incitar os ciúmes de Hamã (5.13).
Entendendo a narrativa para
entender os fatos:
“A tirania é um dos elementos
mais marcantes das Histórias e da escrita da história das Histórias. A tirania é um dos elementos mais
marcantes das Histórias e da escrita da história das Histórias.” Camila da
Silva Condilo – Heródoto
e as tiranias e o pensamento político nas histórias (2008 – USP – Faculdade
de Filosofia)
Et 3.2 – E todos os servos do
rei, que estavam à porta do rei, se inclinavam e se prostravam perante Hamã;
porque assim tinha ordenado o rei acerca dele; porém Mardoqueu não se inclinava
nem se prostrava.
3 – Então, os servos do rei, que
estavam à porta do rei, disseram a Mardoqueu: Por que traspassas o mandado do
rei?
A posterior narrativa do capítulo
6 do livro de Ester, é fundamental para entender toda a trama e disputa
entre Mardoqueu e Hamã, com a consequente resistência daquele a este.
A historicidade dos fatos são
importantes. Assim, é necessário que entendamos a escrita de Et 2.21, quanto
aos costumes no seio interno e procedimentos de todos que se acercavam do rei
ou que o serviam no seu palácio:
v.
21. junto à porta do palácio reah os oficiais esperavam à
porta do palácio real e não entravam enquanto não fossem
convidados, guardavam a entrada: provavelmente o apartamento
particular do rei. v. 21. conspiravam para assassinar o
rei Xerxes: essas conspirações eram muito comuns no palácio. Xerxes
foi assassinado nesse tipo de intriga na corte 14 anos mais tarde. v.
23. na presença do rei: lit. “diante do rei”. Isso pode
significar ou que os arquivos eram guardados no apartamento do rei,
ou que a escrita se realizou na presença e sob a orientação do rei.
Paralelos desse registro oficial de serviços prestados ao rei persa podem
ser verificados em Heródoto VIII. 85 e Tucídides i. 129.
Temos no mesmo sentido que
entender datas e prazos na história, para que não possa parecer que tudo se deu
em poucos dias, os acontecimentos ocorreram em datas diversificadas, em
intervalos de atividades do grande reino mundial de Xerxes.
Et 2:12-20
Ester e sua a aprovação do rei:
No décimo mês, que é o mês de
tebete, no sétimo ano (16); janeiro-fevereiro de 479 A. C., imediatamente
depois do regresso de Xerxes da Grécia. Assim, decorreram quatro anos
entre a deposição de Vasti e a nomeação de Ester.
Hamã mostra seu caráter:
“Quase todos os homens
conseguem superar a adversidade, mas se quer conhecer/testar o carácter de um
homem, dê-lhe poder”. Abraham Lincoln (discurso do escritor e
orador Robert G. Ingersoll, proferido no dia 16 de janeiro de 1883, em
Washington D.C.). a frase é atribuída a Maquiavel
Assim como Hamã usurpando do seu
novo cargo e posição, muitos ao serem elevados a cargos de mando, até mesmo na
Igreja usam deste poder para se sentirem poderosos e acima dos demais homens,
ou crentes, em verdadeira (como se diz, hoje em dia) liderança abusiva, Hamã
mostra ser um homem vingativo e sobretudo um homem que fazia acepção de
pessoas, um verdadeiro xenófobo.
Orgulhoso ele, fazendo-se uma releitura
dos fatos descritos à época da queda de Vasti, quando o rei em seus aposentos relendo
as suas cônicas observara quanto Mardoqueu fora fiel e importante para preservação
contra possível atentado contra sua vida, infere-se que Mardoqueu alcançara
favores do rei e se tornara alguém a quem o rei honrara.
Após sua ascensão (Ester capítulo
3.1ss) Hamã viu em Mardoqueu alguém a quem ele gostaria reduzir sua
posição diante do rei e a forma encontrada foi obrigar ser reverenciado por
Mardoqueu.
Minha Posição:
Mardoqueu
também tinha, diante o rei, uma posição que lhe permitia não se submeter a outras pessoas além do
rei, uma certa posição advinda do seu heróico ato em preservar a vida do rei ao atentado perpertado pelos eunucos Bigtã e Teres.
Porque o versículo
2 diz claramente que: “se prostravam perante Hamã; porque assim tinha ordenado
o rei acerca dele”.
Certamente
a posição de não atender a um edito real seria digna de algum tipo de sanção
por parte do rei, o que não ocorreu. Até mesmo os outros servos se admiraram da
posição de Mardoqueu.
O texto: “e pôs o seu lugar acima
de todos os príncipes que estavam com ele.” Infere que Hamã tinha limites em
seu mandato, tanto é que para poder atingir Mardoqueu ele teve que usar de
ardil com o rei e não se referiu a ao fato de que Mardoqueu não se curvava como
os demais servos.
A posição
de Mardoqueu, aparentemente o colocava como homem de total confiança do rei a
prestador de contas somente a este.
Hamã certamente queria diminuir o
prestígio de Mardoqueu diante do rei (releia o texto sobre a ação de
Mardoqueu no atentado) e sentia que era um oponente que empanava seu brilho
pessoal e não lhe permitia demonstrar toda sua autoridade.
2 – E todos os servos do rei, que
estavam à porta do rei, se inclinavam e se prostravam perante Hamã; porque
assim tinha ordenado o rei acerca dele; porém Mardoqueu não se inclinava nem
se prostrava.
וכל עבדי המלך אשר בשער
המלך ישתחוו להמן - כי כך ציווה המלך אותו ואת מרדכי - לא יכרע ולא ישתחווה.
3 – Então, os servos do rei, que
estavam à porta do rei, disseram a Mardoqueu: Por que traspassas o mandado do
rei?
Esta atitude pode ter sido tomada
porque Mardoqueu o reconhecia como um descendente do inimigo de seu povo, os
amalequitas, ou porque considerava este tipo de reverência uma forma de
idolatria da qual ele, como um judeu leal, não poderia participar.
Mardoqueu,
porém, agia daquela forma, por saber, que Hamã – como um xenófobo - alçado ao posto
(Sátrapa) poderia trazer danos ao não babilônicos, como seu povo e poderia
atingir Ester.
4 – Sucedeu, pois, que,
dizendo-lhe eles isso, de dia em dia, e não lhes dando ele ouvidos, o fizeram
saber a Hamã, para verem se as palavras de Mardoqueu se sustentariam, porque
ele lhes tinha declarado que era judeu.
Etimologia para este trecho:
Utilizando o grego - προσκυνεω
– proskuneo (significando beijar, como um cachorro que lambe
a mão de seu mestre); v. beijar a mão de alguém, em sinal de reverência; entre
os orientais, esp. persas, cair de joelhos e tocar o chão com a testa como uma expressão
de profunda reverência; usado para reverência a pessoas e seres de posição
superior.
Aramaico - סגד - c^egid
(aramaico); v. prostrar-se, prestar homenagem, adorar.
A ação de Mardoqueu era:
Por questão
de sua fé! porém Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava
Por questão pessoal!
Por ser primo da rainha Ester!
Hamã, porém, encontrou um homem cujo
coração e fé em seu Deus entendeu que a posição e arrogância de Hamã ia além de
sua própria mentalidade, era algo que agia contra o plano de Deus para seu povo
os judeus (Et 2.5 Havia então um homem judeu na fortaleza de Susã,
cujo nome era Mardoqueu).
Mardoqueu, podemos entender,
neste livro que não tem no texto o nome Deus ou YAWEH, é um homem que tem a
visão do que tem um Deus que cuida de seu povo.
Por que escrevo isto?
Porque alguns comentários apenas
discutem ou narram esta disputa, assédio, ou vingança contra Hamã como uma
forma de disputa pessoal.
Entendo que havia uma questão de
posições diante do rei, em disputa, isto é claro, mas também entendo que a fé
de Mardoqueu foi o fator preponderante para tomar a posição de curvar-se a
Hamã.
E a sua posição com base na fé
foi fundamental para que o espírito de destruição e malignidade em Hamã se apresentasse
sob a forma de destruição contra o povo de Deus.
“A Fé
de um homem o faz assumir posições que o podem levar a sofrer danos, mas ele
mesmo sabedor dos risco contra sua vida, não abre mão de sua Fé!”
A confiança na sua posição levou
a Mardoqueu entender, ainda que prematuramente o significado da ação de Satanás, em
querer ser adorado.
4 – Sucedeu, pois, que,
dizendo-lhe eles isso, de dia em dia, e não lhes dando ele ouvidos, o fizeram
saber a Hamã, para verem se as palavras de Mardoqueu se sustentariam, porque
ele lhes tinha declarado que era judeu.
5 – Vendo, pois, Hamã que
Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava diante dele, Hamã se encheu de
furor.
6 – Porém, em seus olhos, teve
em pouco o pôr as mãos só sobre Mardoqueu (porque lhe haviam declarado o
povo de Mardoqueu); Hamã, pois, procurou destruir todos os judeus que havia
em todo o reino de Assuero, ao povo de Mardoqueu.
Conforme estamos procedendo com a
exegese dos fatos, podemos dizer que a nossa visão sobre a posição honrosa de Mardoqueu
diante do rei era conhecida por Hamã pis para colocar seu plano contra Mardoqueu
ele precisou montar um ardiloso plano, ao levar o rei a editar um decreto que
atingia diretamente ao povo judeu ao qual era pertencente Mardoqueu e Hamã era
sabedor.
Certamente Mardoqueu conhecia o
que acontecera com Daniel e sue livramento o que sem dúvida se tornou um paradigma
para agir daquela forma:
“E, qualquer que não se
prostrasse e adorasse, seria lançado dentro da fornalha de fogo ardente.”
Daniel 3:11
Podemos apresentar o pedido de
Hamã como a síndrome de Hamã usada pelo pai da mentira, que acha que tem todo o
poder, mas o Rei protege seus adoradores.
Mateus 4.9,10 E disse-lhe: Tudo
isto te darei se, prostrado, me adorares. Então
disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus
adorarás, e só a ele servirás.
Vemos a posição de Mardoqueu como
a posição de Jesus que sabia exatamente as armadilhas de Satanás e sua força
limitada pelo Pode do Pai.
Conclusão:
Não podemos nos render a adorar alguém
como deus, pois servimos um Deus verdadeiro que tem todo o poder para nos
defender dos ataques do nosso inimogo.
Como Mardoqueu nós resistiremos
as armadilhas que setão impondo em nossos dias para que adoremos ate mesmo
algumas lideranças ou os poderes terrestres que querem nos obrigar a aceitar
seus decretos e ainda ameaçarem destruir nossa fe´.
Como Hamã estão usando de ardis disfarçado
de ordens legais.
Fonte:
http://estudandopalavra.blogspot.com/search?q=Ham%C3%A3+e+os+judeus
Enciclopédia de Ester 2:15-15 - Tradução
(HSB) Hebrew Study Bible
https://search.nepebrasil.org/enciclopedia/?versionId=19&bookId=17&chapter=2&verse=15&verse2=15
Comentário Beacon CPAD - O Livro
de ESTER
O ANTIGO TESTAMENTO INTERPRETADO
versículo por versículo 4:Autor R.N. Champlin
A Bíblia através dos Séculos -
Antonio Gilberto – CPAD
Lição 08: A Resistência de
Mardoqueu | 3° Trimestre de 2024 | EBD ADULTOS
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| Adultos
LIÇÕES CPAD 3ºTRIMESTRE 2024
Citações no corpo do texto
Apontamento so autor oriundos de
outras postagens em:
http://estudandopalavra.blogspot.com/
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