sábado, março 22

A Igreja tem uma natureza organizacional Lição 12 CPAD - 23 de março de 2025

A Igreja tem uma natureza organizacional

Lição 12 CPAD - 23 de março de 2025

Subsídio pastor professor Osvarela

Texto Áureo

Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei.” (Tt 1.5).

Prática

A Igreja é um organismo vivo de natureza espiritual e, ao mesmo tempo, uma organização.


Leitura Bíblica

Tito 1.1-9.

1 — Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,

2 — em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos,

3 — mas, a seu tempo, manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador,

4 — a Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.

5 — Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei:

6 — aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.

7 — Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;

8 — mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante,

9 — retendo firme afiei palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes.

A) Objetivos da Lição: 

I) Analisar a atuação pastoral de Tito na Ilha de Creta;

II) Reconhecer a institucionalidade bíblica da Igreja;

III) Dialogar com a realidade atual a partir do texto bíblico.

Exórdio

Sem organização a igreja não é uma Organização ou Organismo.

Se há algo que infere organização é o Mundo espiritual regido por Deus, com Jesus Cristo e a ação do Espírito Santo.

κοσμος – kosmos; n. m. uma organização ou constituição apta e harmoniosa, ordem, governo; ornamento, decoração, adorno, i.e., o arranjo das estrelas, ’as hostes celestiais’ como o ornamento dos céus. 1Pe 3.3; mundo, universo; o círculo da terra, a terra; os habitantes da terra, homens, a família humana

υποτασσω- hupotasso; v. organizar sob, subordinar; sujeitar, colocar em sujeição; submeter ao controle de alguém;render-se à admoestação ou conselho de alguém; obedecer, estar sujeito

Um termo militar grego que significa “organizar [divisões de tropa] numa forma militar sob o comando de um líder”. Em uso não militar, era “uma atitude voluntária de ceder, cooperar, assumir responsabilidade, e levar um carga”.

Υποτιθημι - hupotithemi; v. estabelecer sob

Introdução:

A instituição da Igreja é e foi tema de confissões de fé, dentre elas a Confissão de Savoy de  1658.

Pequeno trecho? “...quando qualquer pessoa não pode continuar em uma igreja sem seu pecado, seja por falta da administração de qualquer ordenança instituída por Cristo, ou por estar sendo privado de seus devidos privilégios, ou compelido a qualquer coisa em prática não autorizada pela Palavra, ou em caso de perseguição, ou por uma questão de conveniência habitacional; ele, consultando a igreja, ou o oficial ou oficiais nela existentes, pode pacificamente deixar a comunhão da igreja, com a qual tem até então caminhado, para juntar-se a alguma outra igreja, onde possa gozar das ordenanças com a mesma pureza, para sua edificação e consolação.”

Mateus 16.18,19  E também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

A instituição da Igreja como célula administrativa da fé tem em si o mesmo poder espiritual da instituição no éter espiritual como ente divino.

2 Coríntios 11. 28,29 Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase?

Cuidado com a famílias, com órfãos, com viúvas, com a comunhão, com o trabalho, com as ofertas tudo parte da fé em entender o que deve ser realizado na administração da Igreja, porque são responsabilidades da administração do que chega às mãos dos líderes, desde a instituição da Igreja, como lugar de salvação e proclamação do Evangelho, mas de segurança dos crentes em Cristo.

A realidade administrativa da Instituição Igreja nunca foi separada da administração do que é aparentemente material, pois tudo que é da Igreja desde a sua Instituição é do Reino.

1 Timóteo 3.5 (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como terá cuidado da igreja de Deus?)

A questão da organização de uma casa, como a casa de Deus situa a paridade com a questão de uma casa de família, como sendo uma organização que inclui no étimo uma família (Família de Deus) como uma unidade organizacional celular e única, com: Pai, esposa, Filho.

Biblicamente a podemos colocar tres dimensões sobre a Igreja:

Primeira – Povo de Deus

Segunda – uma assembleia reunida diante da Trindade e permanece assim em contraste com as culturas e entidades deste mundo. Algumas vezes entendida como um local ou nome de uma denominação

Terceira -  - uma instituição governamental e coo tal permanece em constraste a outras instituições (Estado ou família, por exemplo)

Assim, as epístolas de Paulo a Timoteo e Tito consagram estas três dimensões que podemos inferir da instituição da Igreja no Mundo, por Jesus cristo, que a chama de “Minha Igreja”.

O próprio étimo ekklesia contém estas dimensões quando o lemos soba visão hebraica do termo traduzido ao grego:

 - povo de Deus no sentido mais amplo de tudo que o povo de Deus faz, ou necessita fazer, incluindo administrar para viver e ainda assim obedecer e servir a Deus.

 - qahal – fala da dimensão espiritual, como adorar a Deus como um povo reunido neste ofício sagrado num só propósito em alguns momentos reunidos por quaisquer razões mas sempre sob esta ousia

  - ‘edah – "assembleia instituída";aponta para a questão governamental ou organizacional, da igreja, como outras no sentido de governo, (mesmo em outras instituições);o étimo pode também ser usado para:  “alguém que é capaz de transmitir algo que viu em primeira mão”. Essa possibilidade de reportar informações costumava ter uma dimensão legal, a fim confirmar determinados fatos.

Administração

“Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses (Υποτιθημι - hupotithemi )presbíteros, como já te mandei:”

Tito e Paulo viajaram para a ilha de Creta, onde Tito foi deixado para trás para continuar e fortalecer o trabalho. A tarefa de Tito era principalmente administrativa.

A tarefa dada a Tito era, principalmente, administrativa: ele deveria manter a sã doutrina e pôr “em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros” (Tito 1:5). 

Tito um exemplo de Administrador:

Tito era tão competente, apesar da sua aparente pouca idade (Tt 2.15) ou experiência, que Paulo o designou para liderar obras em Corinto, Creta e Dalmácia.

Na verdade, Paulo o chama de “meu companheiro e cooperador” (2 Coríntios 8:23).

Conhecendo as situações difíceis tanto em Corinto quanto em Creta, podemos inferir que Tito era um homem perspicaz que lidava com os problemas de forma graciosa.

A administração é algo inerente ao comando dado por Deus ao homem e não seria diferente com a Igreja.

Apesar que hoje em dias alguns tem contratado empresas para lidar com negócios da Igreja, na realidade Deus dá legitimidade a todas as áreas do conhecimento e das atividades humanas na lgreja quando essas são tratadas por homens como Tito que demonstraram sua fidelidade no ministério e foram consagrados para cuidar de negócios do Reino de Deus.

Jesus Cristo por diversas vezes usou a administração de negócios como comparação para o Reino de Deus.

Paulo coloca a administração da Igreja como algo necessário e espiritual para dar espaço a atuação fiel das coisas de Deus, sem perder o sentimento que a Obra do Reino necessariamente precisa ser administrada, por homens fiéis,  Tito foi um dos presbíteros que pela sua fidelidade ao comando de Paulo expresso em Tt 1.5 vai ser parâmetro ou modelo do que é ser colocado como administrador , para colocar as coisas em ordem, assim em todos os tempos da Igreja, nos alerta sobre – Administração da Igreja.

Assim como Tito o pastor deve andar dentro da legislação da Igreja. Nas escrituras do Novo Testamento, vemos evangelistas sendo deixados ou enviados a novas igrejas para edificá-las, como Timóteo em Éfeso (1Tm. 1:3) e Tito na ilha de Creta (Tito 1:5).

A Igreja segundo o pensamento de Paulo e aquilo que ele, Paulo, quer ensinar a Tito, precisa ser norteada princípios divinos, como Instituição de Deus. Pela sua natureza, a Igreja é distinta de outras sociedades ou grupos éticos, pois ela engloba todas as etnias, gregos, celtas, livres, escravos, gregos, judeus e gentios. A sua estrutura é a corporalidade, organicidade, fraternidade, unicidade e consensualidade estruturadas, e que lança, em raízes para Eternidade  na regeneração em Cristo Jesus, o criador da comunhão dos santos.

“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;” Efésios 2:19

A missão da igreja é ser serva de Jesus Cristo pelo culto permanente e exclusivo à Deus; pelo amor interno, que confraterniza com seus membros; pela fidelidade às Escrituras; pela igualdade de seus componentes; pela missão evangelizadora entre todos os povos, cumprindo o “Ide” de Jesus e também pelo incansável testemunho cristão, de seus membros e Líderes, como, Paulo vai ensinar a Tito.

O termo "administração" vem do latim ad (direção, tendência para) e “minister” (subordinação ou obediência), designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. Lembrando que ministro é derivado de “minister”.

Administração é o ''processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar os objetivos definidosStoner e Feeman

A administração: "a arte de fazer as coisas através de pessoas". Mary Parker Follet

Quanto à administração que se faz a favor dos santos, não necessito escrever-vos;” 2 Coríntios 9:1

A palavra "administração de uma casa". Na Escritura Veterotestamentária, as ocorrências deste termo são poucas e centram ao redor do ofício do mordomo de uma casa; um administrador de palácio ou domínio. Isaias 22: 19, 21.

Etimologia:

οικος é ainda mais restrito, família, que inclui todos os habitantes de uma casa, sendo a unidade da organização; a casa de Deus, o tabernáculo; família de Deus, da Igreja Cristã, da igreja do Antigo e do Novo Testamento.

Οικια – oikia - n f. casa; edifício habitado, moradia; habitantes de uma casa, família; propriedade, riqueza, bens

οικονομια – oikonomia;n. f. administração de um lar ou afazeres do lar; especificamente, a administração, direção, gerência, da propriedade de outro; o ofício de um diretor ou gerente, administração; administração, dispensação.

οικονομος – oikonomos; n. m. o administrador do lar ou dos afazeres do lar; metáf. os apóstolos e outros mestres, bispos e supervisores cristãos; um administrador, gerente, superintendente (seja nascido livre ou, como era geralmente o caso, um liberto ou um escravo) para quem o chefe da casa ou proprietário tinha confiado a administração dos seus afazeres, o cuidado das receitas e despesas, e o dever de repartir a porção própria para cada servo e até mesmo para as crianças pequenas; o administrador um supervisor; o superintendente das finanças da cidade, o tesoureiro da cidade ( ou do tesoureiro ou gestor de reis);

Capacitando e Organizando Igrejas, com Líderes Doutrinados e Compromissados.

Entre os grandes ensinos das pastorais, podemos verificar que Paulo se preocupava em organizar as igrejas que ele plantara ao longo de suas viagens missionárias.

A Bibliologia Neotestamentária, nos mostra, que os apóstolos, entre eles Paulo se preocuparam em organizar a Igreja, para cuidar de todos os segmentos e do povo de Deus, para que ela se fizesse uma organização possível de ser conduzida.

Assim, temos a formação de ofícios como a ‘diakonia’, que podemos ler no livro de Atos dos Apóstolos 6.

“Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano...Escolhei ... sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.” Atos 6:1-4

Paulo, ao longo das pastorais codifica a organização eclesial, a forma de “por em ordem todas as coisas”, cuidando para formatar todos os ângulos de atuação da igreja, par atanto alguém seria seu enviado, com uma Missão fundamental para impor a organização uma forma de vida eclesial e pessoal, sob a moralidade divina, na visão do Cristo, fossem judeus, gregos ou romanos, mas sob a visão de um CorpoUma Unidade, a Igreja de Jesus Cristo:

“Por esta causa te deixei em Creta...boa ordem as coisas que ainda restam...” ou seja, ainda existiam pontos a serem organizados por Tito para tanto Paulo orienta-o como proceder, quais os critérios a serem observados, na alocação dos presbíteros e oficiais da Igreja, passando pela moralidade pessoal, o cuidado e qualificação ao ensino, a mantença da Doutrina, o conteúdo familiar do líder, a organização de recebimento dos crentes, quanto as viagens para serem recebidos onde chegavam, com a hospitalidade necessária e bem conhecida necessidade do próprio Paulo.

Estas qualidades inferiam ao líder:

- poder, ou autoridade, junto a comunidade eclesial; ajudando-o a combater alguns que se intrometiam no seio da Igreja com suas baixas qualidades morais, como murmuração, engano, e andando de maneira desordenada: “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.

Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós. .. Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?” 1 Coríntios 1:10-13

- família

- ofertas

- cuidado com os pobres, lembrando que

- for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.

Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” 1 Timóteo 4:12

- despenseiro da casa de Deus

- à hospitalidade, amigo do bem

- Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina

- para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer;

- Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,

 “Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.” 1 Coríntios 1:22-24

Fonte:

Cultura: A Fé Cristã é Contra ou A Favor? Gênesis 1:24-31 e Gênesis 2:8-20

Got Questions - Quem foi Tito na Bíblia?

Apontamentos do autor

Apóstolos, Profetas e Evangelistas Rev. Angus Stewart

Lição CPAD Março 2025

Site Estudantes da Bíblia

O que é a Igreja - James B. Jordan

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