quinta-feira, março 27

Perseverando na fé em Cristo Lição 13 Adultos Março de 2025

Perseverando na fé em Cristo

Lição 13 Adultos CPAD - 30 de março de 2025

Subsídio Pastor e professor Osvarela

Texto Áureo

E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração.” (2Pe 1.19).

Prática

A Bíblia Sagrada é o único instrumento moral e espiritual estabelecido por Deus para aferir a nossa conduta diante do Criador, da sociedade, da pátria e da família.

Leitura Bíblica

2 Timóteo 3.10-17.

10 — Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,

11 — perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou.

12 — E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.

13 — Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.

14 — Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.

15 — E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

16 — Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,

17 — para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.

Objetivos da Lição: 

I)Mostrar que diante das heresias é preciso ter perseverança;

II) Enfatizar a necessidade de sempre aprender com a Palavra de Deus;

III) Considerar as Escrituras como o fundamento da vida cristã.

2 Timóteo 3.15 — E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

Introdução:

2 Timóteo 3.10-17.

10 — Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,

Timóteo já conhecia a Bíblia desde criança, e Paulo diz que é para continuar lendo e estudando. Ele usa pelo menos quatro verbos para descrever o que a Bíblia produz na vida do crente: ensinar, para redarguir (chamar a atenção, mostrar o erro), para corrigir, para instruir em justiça.

A instrução nas Escrituras era considerada responsabilidade sagrada em toda casa judaica ortodoxa e deve ser reputada com seriedade igual em toda casa verdadeiramente cristã. Não há nada maior que isso que enriqueça a vida de nossos filhos.

O Mitte destes estudos:

Está em: Virão tempos perigosos; tempos trabalhosos. 2 Timóteo 3.1-9

Há muitos modos de negar a eficácia da religião um deles é inserir, como já ocorreu ao longo da História Eclesiástica, de modo mais sutil e mortal doutrinas heréticas, ou apresentar como novidades reveladas, implicando numa disposição de viver dia a dia sem a presença do poder de Deus, ou passara a ideia que servir a Deus é apenas viver uma vida religiosa, desprezando os fundamentos apostólicos recebidos diretamente do próprio Jesus Cristo.

Paulo acreditava que esses males não só eram futuros, mas tais condições já eram reais: Porque deste número são os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências, que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade (2 Timóteo 3.6,7).

É tempo de novos Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.

Estes estudos, que postamos em nossa página, sobre as heresias mostram a importância da formação espiritual e do conhecimento do crentes desde o início da sua vida como crente ou para os nascido sob a liderança de, pais cristãos, a necessidade de serem orientados desde as primeiras letras ou podemos dizer das primeiras palavras.

É assunto bíblico como ensinamento desde as Escrituras Veterotestamentárias no princípio da revelação das palavras de Deus a necessidade de ensinar e transmitir a verdade sobre Deus, como único Deus, desde o menino até ao que quer se aproximar de Deus.

διαλεγομαι - dialegomai; v. pensar coisas diferentes consigo mesmo, misturar pensamento com pensamento; ponderar, refletir; conversar, discursar com alguém, argüir, discutir, debater.

γραμματευς  - grammateus; n m. professor religioso: tão instruído que da sua erudição e capacidade de ensinar podem redundar benefícios para o reino dos céus

Deuteronômio 8. 1 Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais, 

Deuteronômio 6.6,7 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.

Base contra Heresia:

Seguir a Doutrina bíblica:

2 Timóteo 3. 16 — Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,

Ande com Deus (3.10-12) - Propagação de falsas doutrinas.

2 Timóteo 3:10-17 explica que a Bíblia é inspirada por Deus e que nos ajuda a mudar, eliminando o que é falso e inútil. 

Em evidente contraste à situação daquela época de declínio dos costumes morais, religião inautêntica e propagação de falsas doutrinas, Timóteo é chamado a ser diferente e, se necessário, a permanecer sozinho.163 Timóteo estava rodeado de falsos mestres. Por isso, deveria seguir o exemplo fiel de Paulo.

Εξακολουθεω - exakoloutheo; v. seguir, acompanhar, seguir os passos de alguém; metáf., imitar o jeito de agir de alguém; seguir a autoridade de alguém; concordar com, consentir

επακολουθεω - epakoloutheo;v. seguir de perto, seguir após; trilhar os passos de alguém, i.e., imitar seu exemplo

παρακολουθεω - parakoloutheo; v. seguir após - assim seguir alguém de modo a estar sempre do seu lado - seguir de perto, acompanhar

- Metáf. estar sempre presente, acompanhar alguém a qualquer parte que ele vá; seguir algo com a mente de tal forma a chegar a compreendê-la; entender, (cf dar seguimento a uma matéria, acompanhar o seu curso); examinar totalmente, investigar; seguir confiadamente, i.e, uma regra ou norma; conformar-se a.

2 Timóteo 3.10 — Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,

Gosto do termo, seguir, no grego como καταδιωκω – katadioko como: seguir após, seguir de perto, dar seguimento, tal como Paulo constata que Timóteo deu seguimento a Doutrina recebida sem mudar, que é a forma que devemos nos portar para evitar heresias que se apresentam sob a ótica de novidades da revelação.

Paulo mostra-se alegre pela forma como Timóteo segue a Doutrina que recebeu, mesmo a distancia ele não buscou criar novidades ou desviar-se do que aprendera com o apóstolos. Seguiu o raciocínio, compreendeu, e aceitou a ideia ou pensamento que Paulo lhe ministrara.

Aliás, como o próprio Paulo o fez como escreve aos Gálatas 2.1ss.

Uma releitura utilizando a etimologia no grego, o verbo pode ser traduzido ou interpretado por ‘tens seguido’ tem um sentido muito mais forte que a leitura casual sugere. Significa que Timóteo acompanhara Paulo e, assim, teve conhecimento de primeira mão dessas experiências.

Há uma sugestão de releitura do texto: “Mas você [...] tem seguido de perto meus ensinos e minha maneira de viver” com “tens seguido de perto”.

O apóstolo o exorta: Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.

Apresento uma questão histórica, como anexo ao assunto:

Observe que neste anexo no trecho final destaca-se a introdução do judaísmo dentro da Igreja, algo que tem retornado sistematicamente e com força em quase todas as Igrejas, ao confundirmos “orai pela paz de Jerusalém” ou outras visões entre as quais se incluem ritos judaicos na Igreja.

O Cristianismo não é judaísmo, a Igreja não é a Congregação de Israel, ainda que o judaísmo tenha tido a primazia (Rm3.1,2), que nunca foi retirada de ter recebido os primeiros oráculos divinos eternos.

13 — Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando

A presença da heresia nos idos da Igreja pré e pós Paulo, (ele mesmo como apóstolo abortivo e perseguidor do Evangelho), se dá no contexto dos dias dos judaizantes e no período pós perseguição aos judeus cristão apostólicos do Dia de Pentecostes (Atos 2 ao 8) e posterior aceitação pelos judeus ao Cristianismo. E posteriormente o uso da gnose como ensino.

A heresia de caráter judaico. Seus promotores ‘[querem] ser doutores da lei’ (1 Tm 1.7). Entre eles há ‘os da circuncisão’ (Tt 1.10). Fundamentam-se em ‘fábulas judaicas’ (Tt 1.14). As questões que levantam são ‘debates acerca da lei’ (Tt 3.9). 2)

A heresia também dá indicações de ser de caráter gnóstico. As passagens de 1 Timóteo 1.3,4 e Tito 1.14, 3.9 nos informam que são ‘fábulas’ e ‘genealogias’. Trata-se de ‘vãs contendas’ (1 Tm 1.6), ‘contendas de palavras’ (1 Tm 6.4) e ‘clamores vãos’ (1 Tm 6.20). Ela ensina um asceticismo antinatural e em desacordo com as Escrituras (1 Tm 4.3,8). É a ‘falsamente chamada ciência |gnosis]’ (1 Tm 6.20). Plummer cita Godet que observa que houve três fases distintas na relação entre o judaísmo e o cristianismo no século I.

A primeira foi o período quando o judaísmo estava fora da igreja e lhe era oposto ao ponto de blasfêmia.

A segunda fase foi o período quando o judaísmo procurou invadir a igreja, visando inserir a lei mosaica nela.

A última fase foi o período quando o judaísmo se tornou uma heresia dentro da igreja. Neste terceiro período, declara Godet, “há revelações fingidas sobre nomes e genealogias de anjos; há o estabelecimento de regras ascéticas absurdas como deliberações de perfeição, ao mesmo tempo em que a imoralidade ousada deforma a vida real”.  

E esta terceira fase que nos confronta nas Epístolas Pastorais, fase que obviamente ocorreu quando ainda o apóstolo estava vivo. Apud – neste contexto da apostolicidade do ministério de Paulo, que estamos estudando sobre heresias.

Só nos resta concluir que, quaisquer que tenham sido as mudanças ocorridas na heresia gnóstica em anos subsequentes, vemos essa heresia claramente prenunciada nos anos finais da vida do apóstolo e claramente desmascarada por ele nas Epístolas Pastorais. Inserção compilada e editada de As Epístolas Pastorais, A Primeira e a Segunda Epístolas a Timóteo, A Epístola a Tito; J. Glenn Gould – pág. 11,12

2 Timóteo 3.1,5 Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

Embora os heréticos em sua maioria vivem para si mesmos: Os impostores que criam doutrinas heréticas, querem ser aplaudidos e glórias; holofotes, e não abnegação; aplausos, e não dor (3.13).

16 — Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,

17 — para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.

-“os homens se orgulham de inventar um novo cristianismo com uma nova teologia e uma nova moral, tudo isso dando sinais de uma nova reforma”. Stott

A maioria destes pretensos líderes religiosos  que lançam estas novas “doutrinas” errática, buscam os holofotes. Eles promovem a si mesmos. Buscam as glórias do mundo: “estamos vendo uma geração analfabeta de Bíblia. Os crentes não têm firmeza. Eles correm atrás das últimas novidades do mercado da fé. Não examinam mais a Palavra de Deus.”

Daí, a necessidade de que tenhamos de mais ensinos sobre heresias e doutrinas distorcidas.

16 — Toda Escritura divinamente inspirada

“A palavra crucial [inspirada] significa, literalmente, ‘respirada por Deus de fora para dentro’(eu digo, passou pelo hálito de Deus), ou seja, existe uma qualidade divina na Bíblia, que a distingue de toda expressão vocal humana” Stott

A Escritura em sua totalidade é pneumática revelada pelo próprio Espírito e Deus como um sopro do seu hálito. Assim, os que procedem com modificações buscando mudar o seu sentido já estão em condenação, e ele é responsável diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo.

Apocalipse 22.18,19: Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém acrescentar a estas coisas, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

A inspiração da Bíblia é plenária e todo que a usar conforme seu conteúdo revelado sem buscar alterações ou manter sua original exegese falara com perfeição, não humana, mas inspirada pelas próprias palavras contidas neste livro e certamente não expressara nenhuma heresia em suas predicas, ensinos ou ministrações.

Assim o homem de Deus é perfeito, no sentido de completo em sua preparação para a tarefa santa, ou seja, perfeitamente instruído para toda boa obra.

O teor da pregação cristã.

12 — E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.

13 — Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.

Nenhuma ministração, sermão ou ensino não é realmente doutrinária, a menos que deixe explícita a verdade bíblica e deve ser insistentemente apresentada aos homens em todas as ocasiões que surgirem, para que a verdade se sobreponha as heresias. ‘Instes a tempo e fora de tempo’ pode ser traduzido por “insista em todas as ocasiões, convenientes ou inconvenientes” sabendo que isto poderá trazer dificuldades dentro da própria Igreja e maiores no mundo.

Conclusão:

E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração.” (2Pe 1.19).

A manutenção da Doutrina sã e verdadeira deve ser o objetivo da Igreja nestes últimos dias e combater as heresias com a Palavra verdadeira com ensino preparando novos obreiros e não permitindo o avanço falsas doutrinas.

Devemos proclamar aos que nos seguirão na carreira o que o escritor escreve em Provérbio 2.28 “Não removas os antigos limites que teus pais fizeram”.

Fonte:

O Desafio Da Piedade – 2 Timóteo 3.10-17 – Pr Junior Martins

2 T1moteo 0 Testamento de Paulo à igreja - Hernandes Dias Lopes

As Epístolas Pastorais, A Primeira e a Segunda Epístolas a Timóteo, A Epístola a Tito; J. Glenn Gould

Comentário Bíblico Beacon Gálatas a Filemom

Dicionário Strong

Apontamentos do autor

Citações no corpo do texto

Bíblia online ACF

Site Estudantes da Bíblia

CPAD – EBD 2025

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger