Perseverando na fé em Cristo
Lição 13 Adultos
CPAD - 30 de março de 2025
Subsídio Pastor
e professor Osvarela
Texto
Áureo
“E
temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos,
como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela
da alva apareça em vosso coração.” (2Pe 1.19).
Prática
A Bíblia
Sagrada é o único instrumento moral e espiritual estabelecido por Deus para
aferir a nossa conduta diante do Criador, da sociedade, da pátria e da família.
Leitura
Bíblica
2 Timóteo
3.10-17.
10 — Tu,
porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé,
longanimidade, amor, paciência,
11 — perseguições
e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio e em Listra;
quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou.
12 — E
também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão
perseguições.
13 — Mas
os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo
enganados.
14 — Tu,
porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de
quem o tens aprendido.
15 — E
que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio
para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
16 — Toda
Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para
corrigir, para instruir em justiça,
17 — para
que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.
Objetivos
da Lição:
I)Mostrar
que diante das heresias é preciso ter perseverança;
II)
Enfatizar a necessidade de sempre aprender com a Palavra de Deus;
III)
Considerar as Escrituras como o fundamento da vida cristã.
2 Timóteo
3.15 — E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas
letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo
Jesus.
Introdução:
2 Timóteo
3.10-17.
10 — Tu,
porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé,
longanimidade, amor, paciência,
Timóteo
já conhecia a Bíblia desde criança, e Paulo diz que é para continuar lendo e
estudando. Ele usa pelo menos quatro verbos para descrever o que a Bíblia
produz na vida do crente: ensinar, para redarguir (chamar a atenção, mostrar
o erro), para corrigir, para instruir em justiça.
A
instrução nas Escrituras era considerada responsabilidade sagrada em toda casa
judaica ortodoxa e deve ser reputada com seriedade igual em toda casa
verdadeiramente cristã. Não há nada maior que isso que enriqueça a vida de
nossos filhos.
O Mitte
destes estudos:
Está em: Virão
tempos perigosos; tempos trabalhosos. 2 Timóteo 3.1-9
Há muitos
modos de negar a eficácia da religião um deles é inserir, como já ocorreu ao
longo da História Eclesiástica, de modo mais sutil e mortal doutrinas
heréticas, ou apresentar como novidades reveladas, implicando numa disposição
de viver dia a dia sem a presença do poder de Deus, ou passara a ideia que
servir a Deus é apenas viver uma vida religiosa, desprezando os fundamentos apostólicos
recebidos diretamente do próprio Jesus Cristo.
Paulo
acreditava que esses males não só eram futuros, mas tais condições já eram
reais: Porque deste número são os que se introduzem pelas casas e levam
cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias
concupiscências, que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da
verdade (2 Timóteo 3.6,7).
É tempo
de novos Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à
verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
Estes estudos,
que postamos em nossa página, sobre as heresias mostram a importância da
formação espiritual e do conhecimento do crentes desde o início da sua vida
como crente ou para os nascido sob a liderança de, pais cristãos, a necessidade
de serem orientados desde as primeiras letras ou podemos dizer das primeiras
palavras.
É assunto
bíblico como ensinamento desde as Escrituras Veterotestamentárias no princípio
da revelação das palavras de Deus a necessidade de ensinar e transmitir a
verdade sobre Deus, como único Deus, desde o menino até ao que quer se
aproximar de Deus.
διαλεγομαι
- dialegomai; v. pensar coisas diferentes consigo mesmo, misturar
pensamento com pensamento; ponderar, refletir; conversar, discursar com alguém,
argüir, discutir, debater.
γραμματευς
- grammateus; n m. professor
religioso: tão instruído que da sua erudição e capacidade de ensinar podem redundar
benefícios para o reino dos céus
Deuteronômio 8. 1 Todos os mandamentos que
hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais,
Deuteronômio 6.6,7 E estas palavras, que hoje
te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas
falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e
levantando-te.
Base contra
Heresia:
Seguir a
Doutrina bíblica:
2 Timóteo 3. 16 — Toda Escritura divinamente
inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para
instruir em justiça,
Ande com
Deus (3.10-12) - Propagação de falsas doutrinas.
2 Timóteo 3:10-17 explica que a Bíblia é
inspirada por Deus e que nos ajuda a mudar, eliminando o que é falso e inútil.
Em
evidente contraste à situação daquela época de declínio dos costumes morais,
religião inautêntica e propagação de falsas doutrinas, Timóteo é chamado a ser
diferente e, se necessário, a permanecer sozinho.163 Timóteo estava rodeado de
falsos mestres. Por isso, deveria seguir o exemplo fiel de Paulo.
Εξακολουθεω
- exakoloutheo; v. seguir, acompanhar, seguir os passos de alguém;
metáf., imitar o jeito de agir de alguém; seguir a autoridade de alguém;
concordar com, consentir
επακολουθεω
- epakoloutheo;v. seguir de perto, seguir após; trilhar os passos
de alguém, i.e., imitar seu exemplo
παρακολουθεω
- parakoloutheo; v. seguir após - assim seguir alguém de modo a
estar sempre do seu lado - seguir de perto, acompanhar
- Metáf. estar sempre presente, acompanhar alguém a qualquer
parte que ele vá; seguir algo com a mente de tal forma a chegar a compreendê-la;
entender, (cf dar seguimento a uma matéria, acompanhar o seu curso); examinar
totalmente, investigar; seguir confiadamente, i.e, uma regra ou norma;
conformar-se a.
2 Timóteo
3.10 — Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de
viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,
Gosto do
termo, seguir, no grego como καταδιωκω – katadioko como: seguir
após, seguir de perto, dar seguimento, tal como Paulo constata que Timóteo deu
seguimento a Doutrina recebida sem mudar, que é a forma que devemos nos portar
para evitar heresias que se apresentam sob a ótica de novidades da revelação.
Paulo mostra-se
alegre pela forma como Timóteo segue a Doutrina que recebeu, mesmo a distancia
ele não buscou criar novidades ou desviar-se do que aprendera com o apóstolos. Seguiu
o raciocínio, compreendeu, e aceitou a ideia ou pensamento que Paulo lhe
ministrara.
Aliás,
como o próprio Paulo o fez como escreve aos Gálatas 2.1ss.
Uma releitura
utilizando a etimologia no grego, o verbo pode ser traduzido ou interpretado
por ‘tens seguido’ tem um sentido muito mais forte que a leitura casual
sugere. Significa que Timóteo acompanhara Paulo e, assim, teve conhecimento de
primeira mão dessas experiências.
Há uma
sugestão de releitura do texto: “Mas você [...] tem seguido de perto meus
ensinos e minha maneira de viver” com “tens seguido de perto”.
O
apóstolo o exorta: Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que
foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.
Apresento
uma questão histórica, como anexo ao assunto:
Observe que
neste anexo no trecho final destaca-se a introdução do judaísmo dentro da
Igreja, algo que tem retornado sistematicamente e com força em quase todas as
Igrejas, ao confundirmos “orai pela paz de Jerusalém” ou outras visões entre
as quais se incluem ritos judaicos na Igreja.
O Cristianismo
não é judaísmo, a Igreja não é a Congregação de Israel, ainda que o judaísmo tenha
tido a primazia (Rm3.1,2), que nunca foi retirada de ter recebido os primeiros
oráculos divinos eternos.
13 — Mas
os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando
A presença
da heresia nos idos da Igreja pré e pós Paulo, (ele mesmo como apóstolo
abortivo e perseguidor do Evangelho), se dá no contexto dos dias dos
judaizantes e no período pós perseguição aos judeus cristão apostólicos do Dia
de Pentecostes (Atos 2 ao 8) e posterior aceitação pelos judeus ao
Cristianismo. E posteriormente o uso da gnose como ensino.
A heresia de caráter
judaico. Seus promotores ‘[querem] ser doutores da lei’ (1 Tm 1.7). Entre
eles há ‘os da circuncisão’ (Tt 1.10). Fundamentam-se em ‘fábulas judaicas’ (Tt
1.14). As questões que levantam são ‘debates acerca da lei’ (Tt 3.9). 2)
A heresia também
dá indicações de ser de caráter gnóstico. As passagens de 1 Timóteo
1.3,4 e Tito 1.14, 3.9 nos informam que são ‘fábulas’ e ‘genealogias’. Trata-se
de ‘vãs contendas’ (1 Tm 1.6), ‘contendas de palavras’ (1 Tm 6.4) e ‘clamores
vãos’ (1 Tm 6.20). Ela ensina um asceticismo antinatural e em desacordo com as
Escrituras (1 Tm 4.3,8). É a ‘falsamente chamada ciência |gnosis]’ (1 Tm 6.20).
Plummer cita Godet que observa que houve três fases distintas na relação
entre o judaísmo e o cristianismo no século I.
A primeira foi o período quando o judaísmo estava
fora da igreja e lhe era oposto ao ponto de blasfêmia.
A segunda fase foi o período quando o
judaísmo procurou invadir a igreja, visando inserir a lei mosaica nela.
A última fase foi o período quando o judaísmo se
tornou uma heresia dentro da igreja. Neste terceiro período, declara Godet,
“há revelações fingidas sobre nomes e genealogias de anjos; há o
estabelecimento de regras ascéticas absurdas como deliberações de perfeição, ao
mesmo tempo em que a imoralidade ousada deforma a vida real”.
E esta terceira
fase que nos confronta nas Epístolas Pastorais, fase que obviamente ocorreu
quando ainda o apóstolo estava vivo. Apud – neste contexto
da apostolicidade do ministério de Paulo, que estamos estudando sobre heresias.
Só nos resta concluir que, quaisquer que
tenham sido as mudanças ocorridas na heresia gnóstica em anos subsequentes,
vemos essa heresia claramente prenunciada nos anos finais da vida do apóstolo e
claramente desmascarada por ele nas Epístolas Pastorais. Inserção compilada e
editada de As Epístolas Pastorais,
A Primeira e a Segunda Epístolas a Timóteo, A Epístola a Tito; J. Glenn Gould –
pág. 11,12
2 Timóteo 3.1,5 Sabe, porém, isto: que
nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens
amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos,
desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, obstinados, orgulhosos, mais
amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas
negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
Embora os
heréticos em sua maioria vivem para si mesmos: Os impostores que criam
doutrinas heréticas, querem ser aplaudidos e glórias; holofotes, e não
abnegação; aplausos, e não dor (3.13).
16 — Toda Escritura divinamente inspirada é
proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em
justiça,
17 — para que o homem de Deus seja perfeito e
perfeitamente instruído para toda boa obra.
-“os
homens se orgulham de inventar um novo cristianismo com uma nova
teologia e uma nova moral, tudo isso dando sinais de uma nova
reforma”. Stott
A maioria
destes pretensos líderes religiosos que lançam
estas novas “doutrinas” errática, buscam os holofotes. Eles promovem a si
mesmos. Buscam as glórias do mundo: “estamos vendo uma geração analfabeta
de Bíblia. Os crentes não têm firmeza. Eles correm atrás
das últimas novidades do mercado da fé. Não examinam mais a Palavra de Deus.”
Daí, a
necessidade de que tenhamos de mais ensinos sobre heresias e doutrinas
distorcidas.
16 — Toda Escritura
divinamente inspirada
“A palavra
crucial [inspirada] significa, literalmente, ‘respirada por Deus de fora para
dentro’(eu digo, passou pelo hálito de Deus), ou seja, existe uma qualidade
divina na Bíblia, que a distingue de toda expressão vocal humana” Stott
A Escritura
em sua totalidade é pneumática revelada pelo próprio Espírito e Deus como um
sopro do seu hálito. Assim, os que procedem com modificações buscando mudar o
seu sentido já estão em condenação, e ele é responsável diante de Deus e do
Senhor Jesus Cristo.
Apocalipse
22.18,19: Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da
profecia deste livro que, se alguém acrescentar a estas coisas, Deus
fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E,
se alguém tirar quaisquer das palavras do livro desta profecia, Deus tirará
a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão
escritas neste livro.
A inspiração
da Bíblia é plenária e todo que a usar conforme seu conteúdo revelado sem buscar
alterações ou manter sua original exegese falara com perfeição, não humana, mas
inspirada pelas próprias palavras contidas neste livro e certamente não
expressara nenhuma heresia em suas predicas, ensinos ou ministrações.
Assim o
homem de Deus é perfeito, no sentido de completo em sua preparação para a
tarefa santa, ou seja, perfeitamente instruído para toda boa obra.
O teor da
pregação cristã.
12 — E também todos os que piamente querem
viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
13 — Mas os homens maus e enganadores irão de
mal para pior, enganando e sendo enganados.
Nenhuma ministração,
sermão ou ensino não é realmente doutrinária, a menos que deixe explícita a verdade
bíblica e deve ser insistentemente apresentada aos homens em todas as ocasiões que
surgirem, para que a verdade se sobreponha as heresias. ‘Instes a tempo e fora
de tempo’ pode ser traduzido por “insista em todas as ocasiões, convenientes
ou inconvenientes” sabendo que isto poderá trazer dificuldades dentro da própria
Igreja e maiores no mundo.
Conclusão:
“E
temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos,
como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela
da alva apareça em vosso coração.” (2Pe 1.19).
A manutenção
da Doutrina sã e verdadeira deve ser o objetivo da Igreja nestes últimos dias e
combater as heresias com a Palavra verdadeira com ensino preparando novos
obreiros e não permitindo o avanço falsas doutrinas.
Devemos proclamar
aos que nos seguirão na carreira o que o escritor escreve em Provérbio 2.28 “Não
removas os antigos limites que teus pais fizeram”.
Fonte:
O Desafio
Da Piedade – 2 Timóteo 3.10-17 – Pr Junior Martins
2 T1moteo
0 Testamento de Paulo à igreja - Hernandes Dias Lopes
As Epístolas
Pastorais, A Primeira e a Segunda Epístolas a Timóteo, A Epístola a Tito; J.
Glenn Gould
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