quinta-feira, outubro 30

A Alma — A Natureza Imaterial Do Ser Humano Lição 5 CPAD - novembro de 2025 Sem Revisão

A Alma — A Natureza Imaterial Do Ser Humano

Lição 5 CPAD - 2 de novembro de 2025

Subsídio Pastor e professor Osvarela

A alma é definida como os aspectos imateriais da mente, das emoções e da vontade resultantes da união entre o espírito e o corpo.”

TEXTO ÁUREO

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.” (Mt 10.28).

PRÁTICA

Cuidar da alma é uma atitude fundamental para uma vida cristã estável e uma eternidade de alegria e paz.

LEITURA BÍBLICA

Gênesis 1.27,28; 2.15-17; Mateus 10.28.

Gênesis 1.27 — E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.

28 — E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Gênesis 2.15 — E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.

16 — E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente,

17 — mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Mateus 10.28 — E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.

A)             Objetivos da Lição: 

I)       Fazer os alunos compreenderem que a alma é a sede das emoções, da razão e da vontade;

II)   Demonstrar aos alunos, com base bíblica, que a alma é uma parte imaterial e imortal do ser humano, capacitando-os a refutar visões materialistas;

III)                       Conscientizar os alunos da necessidade de cultivar uma alma saudável por meio da oração, da meditação na Palavra de Deus e de hábitos santos.

Introdução:

As Escrituras possuem uma forma de apresentação do fatos, seguindo  a ordem:

Primeiro relato é suscinto e objetivo.

O segundo relato é expandido com detalhes do fato citado incialmente na primeira apresentação.

Gênesis 1

27 — E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.

Gênesis 2

7 — E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

21 —  Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;

22 — E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

Os dois relatos da criação em Gênesis mencionam

Explicitamente a criação de pessoas (Gn 1.27; 2.7).

Os profetas declararam e sabiam que Deus tinha feito a raça humana (Is 17.7; 42.5; 43.7; 45.9, 12; Jr 1.5).

Os salmistas exprimem o conhecimento que o Senhor nos fez (SI 100.3; 139.13-16).

Escritos sobre os antigos homens citados nas Escrituras, mostram da mesma forma, como Jó e Eliú reconheceram que Deus os fizera (Jó 10.8-12; 36.3).

Nos escritos de Sabedoria existem declarações, para que possamos compreender como e que Deus fez todas as pessoas, segundo suas posições na sociedade todos foram criação de Deus -  o rico ou o pobre (Pv 14.31; 17.5;20.12;22.2).

Etimologia:

לב - leb; n. m. ser interior, mente, vontade, coração, inteligência - meio (das coisas) - alma, coração (do homem) - mente, conhecimento, razão, reflexão, memória – consciência - coração (referindo-se ao caráter moral) - como lugar dos desejos - como lugar das emoções e paixões

לבב - lebab; n. m. homem interior, mente, vontade, coração, alma, inteligência

נפש - nephesh; n. f. alma, ser, vida, criatura, pessoa, apetite, mente, ser vivo, desejo, emoção, paixão - aquele que respira, a substância ou ser que respira, alma, o ser interior do homem

ενειμι - eneimi; v. estar em, o que está dentro, i.e. a alma

εσω - eso; adv. em, para dentro de; dentro - alma, interior da pessoa -  alma, consciência

ζωη - zoe; n. f. vida - o estado de alguém que está cheio de vitalidade ou é animado - toda alma viva

εμυσαω – emphusao - phusao (soprar); v. assoprar ou respirar sobre: Esta palavra foi usada apenas uma vez pelos tradutores da LXX, em Gn 2.7, onde Deus soprou em Adão e ele tornou-se alma vivente.

Explica a separação na morte: θανατος thanatos; n. m. a morte do corpo - aquela separação (seja natural ou violenta) da alma e do corpo pela qual a vida na terra termina

Numa forma mais explicativa, do que da filologia, coloco - psuchos - ψυχός (alma, ego, vida interior, ou sede dos sentimentos, desejos, afeições). Este termo frequentemente abrange mais do que apenas uma simples noção de alma; ele reflete aspectos da existência humana, identidade e vitalidade dentro do contexto bíblico.

A palavra “psuchos” deriva do verbo grego “psuchō”, que significa “respirar” ou “respirar” para explodir.” Essa conexão destaca a noção de vida e vitalidade. Na cultura grega antiga, isso não era apenas um aspecto físico, mas também tinha implicações espirituais. A alma era considerada uma parte essencial do ser de uma pessoa, entrelaçada com suas emoções e intelecto.

Uso: Mt. 16.26; Lc. 12.20; 1 Pe. 2.11;

“O elemento de verdade na tricotomia é simplesmente que o homem tem uma triplicidade de dons, em virtude dos quais a alma se relaciona com a matéria, consigo e com Deus. A teoria tricotomista sustenta que o homem consiste em três substâncias, ou três partes componentes – corpo, alma e espírito – e que alma e espírito são distintos um do outro do mesmo modo que a alma e o corpo.” Strong editado

ALMA

Gênesis 2

7 — E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Quando Deus deu vida ao homem, ele se tornou um ser vivente (Gênesis 2:7). Em hebraico “ser vivente” é “alma vivente”. 

Rápida definição:

A alma é a identidade de cada indivíduo, a sua vida, pois cada pessoa é uma alma. Essa é a definição mais aceita do termo, segundo o que é pregado pela bíblia sagrada.

A alma é a identidade individual de uma pessoa. A alma é também a vida da pessoa. Cada pessoa é uma alma, com uma personalidade única.

Corpo, alma e espírito

Salmos 103:1,2 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.

A alma define quem a pessoa é (Salmos 103:1). A alma é a parte que sente emoções, raciocina e tem vontade, interpretando a experiência física do corpo. A alma é a parte não mecânica da pessoa. A criatividade, a inteligência, as emoções, as decisões – tudo que torna a vida mais que um conjunto de processos automáticos é função da alma.  A alma humana é a parte da pessoa que não é física (imaterial). É a parte de cada ser humano que dura eternamente após o corpo passar pela morte. Gênesis 35:18 descreve a morte de Raquel, esposa de Jacó, dizendo que ela nomeou o seu filho "ao sair-lhe a alma." Com base nisso, sabemos que a alma é diferente do corpo e que continua a viver após a morte física.

A alma é o elo entre o corpo e o espírito. Está ligada à parte física da vida e à parte que não é física. O espírito é a parte que tem comunhão com Deus e a alma é a parte que torna essa experiência pessoal, individual. A alma interpreta e aplica a comunhão com Deus na vida física diária. Da mesma forma, a interpretação da alma da experiência física pode afetar a comunhão com Deus. O que é a alma de acordo com a Bíblia – site Respostas Bíblicas

Salmos 42. 1,2

Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?

Como já publicamos: “Ireneu de Lyon dividiu o ser humano em corpo, alma e espírito. Uma pessoa não regenerada consiste apenas em corpo e alma, porém pela regeneração ela pode se tomar corpo, alma e espírito.”

A Alma é a “casa” da nossa mente. Nela residem todas as nossas emoções e nossas vontades.

“A alma é composta pela mente (capacidade intelectual, habilidades, ideia, imaginação, pensamentos e memórias) vontades (ou desejos) e emoções (ou sentimentos). É a partir da alma, portanto, que muitas ações e reações (boas ou ruins) são originadas.” Malafaia. E

A alma humana é central para a personalidade de um ser humano. Como C. S. Lewis disse: "Você não tem uma alma. Você é uma alma. Você tem um corpo." Por outras palavras, a personalidade não é baseada em ter um corpo. A alma é o que é necessário.

A Alma é formada por: caráter, personalidade e temperamento.

Personalidade é o sentimento externo, pode ser igual nosso caráter dependendo do quão autênticos sejamos. É a postura que assumimos no meio em que vivemos.

Caráter é o verdadeiro eu (ego).

A Bíblia se refere como a “essência secreta do coração”. As crenças, os princípios e as motivações. É tudo aquilo que você é na sua intimidade.

Temperamento são as nossas qualidades e os nossos defeitos. É a natureza do homem formada por fatores genéticos, é o que nos define como pessoa.

A alma é definida como os aspectos imateriais da mente, das emoções e da vontade resultantes da união entre o espírito e o corpo. Este último seria o componente mortal do homem, enquanto o espírito pode ser definido como componente imaterial do ser humano em que reside sua faculdade espiritual, inclusive a consciência.” A Antropologia Cristã e o Problema Mente – Corpo, Bruno dos Santos Queiroz; Divulgação: Bereianos

A situação do corpo, alma e espírito após a morte. É uma das dúvidas humanas mais forte e patente, seja desde o ateísmo, e entre os dicotomistas, mas eles mesmo acabam definindo isto, desta forma:

“..., a alma sobrevive à morte (- A -) do corpo (Mateus 10.28), o espírito (-B-) se separa do corpo material na morte (Eclesiastes 12.7), o homem possui corpo e espírito (1 Coríntios 5.5; 7.1, 34) e que sem o espírito o corpo está morto (- C ) (Tiago 2.26).

Nephesh - “alma” – em muitos casos é ‘pessoa’

Hebreus 4.12 diz o seguinte:

Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”

Há um ponto divisor, desconhecido, entre corpo, alma e espírito humano, que apenas a Palavra penetra para atingir a necessidade de cada elemento do homem.

Portanto, alma pode ser definida, por:

“- o ser mais interior do homem”,

“- o ser vivo” (usado a respeito de homens e animais),

“- o homem em si mesmo” (frequentemente usado como um pronome pessoal: eu mesmo, ele mesmo, etc.; neste sentido pode significar o homem como um todo);

“- o lugar dos apetites”,

“- o assento das emoções”.

A palavra pode, algumas vezes, se referir a uma pessoa falecida, com ou sem meth (“morta”). É algumas vezes dito que a nephesh morre.

Em hebraico “ser vivente” é “alma vivente”.

A grande questão da alma e a doutrina salvífica:

1 Pedro 1.9 Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.

O corpo está sujeito às regras do pecado e está destinado a morrer. O espírito volta a Deus. Mas a alma, que é a essência de quem nós somos, tem uma escolha.

Eclesiastes 12:7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

A importância da alma na questão da eternidade ou da eternização do homem se torna importante para todos nós.

O homem mortal, tem contudo partícula imaterial, ou seja, uma das partes do ser vivente  jamais será destruída, o homem não consegue viver sem um corpo, assim como não é um ser vivente sem alma.

Embora, haja doutrinas heréticas ensinem que há aniquilação a Bíblia ensina que o homem vai dar contas a Deus  e a alma contendo toda a consciência da existência estará diante d Todo-Poderoso para dar conta do que fez com a vida que lhe foi concedida.

A Alma é Imortal:

A imortalidade natural (sem ser aquela inerente a Deus) é uma propriedade em virtude da qual um ser não pode morrer. Tal é a imortalidade da alma humana.

Apocalipse 6:9,10 E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos; E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

A alma –

         Continua a existir após a morte do corpo

Lucas 16:24-28 Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.[...] E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, Pois tenho cinco irmãos;

         Após a morte a alma mantém a individualidade do ser humano

                                      Consciência

                                      Identidade - individualidade

                                      Ego – reconhece-se como um ser

                                      Inteligência – memória e conhecimento

Mateus 10:27,28 E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma;

Uma Alma Saudável

Gênesis 2.17 — mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Por tudo que lemos e escrevemos, logicamente que o assunto não se esgota nas linhas deste subsídio, podemos entender que a alma guardará os eventos e consciências na inteligência advindo da forma como nos conduzimos como ser humana, como corpo, alma e espírito, que forma o ser humano.

Sobretudo da vida na eternidade seja de qual forma for, no sentido de estar com Deus ou estar afastado de Deus, para sempre a nossa alma deverá ser alimentada como sede de todo o conhecimento e personalidade na forma do caráter humano, que a levara a uma posição agradável na vida na eternidade.

Que se veja – a passagem do rico no Hades de Lucas 16, acima descrita.

Assim: “A alma humana não acaba quando o corpo morre. Destinada por seu Criador a uma existência perpétua, continua capaz de pensar, desejar, lembrar-se do passado e gozar da mais perfeita paz e regozijo; e também de temer o futuro, sentir remorso e horror e sofrer agonias.” Os 28 Artigos da Breve Exposição das Doutrinas Fundamentais do Cristianismo - Dr. Robert Reid Kalley e aprovados em 02 de julho de 1876

Deus jamais julgaria ou condenaria o homem (Deus há e julgar os segredos dos homens, o que infere que há segredos que só a alma do homem conhece, e o próprio Deus) sem que este tivesse consciência do desvio de vida que levou ao viver na Terra, sobretudo com a capacidade de escolha e como diz Paulo: “’lei escrita em seus corações’ Rm 2:15”.

Diante de Deus, todos os homens , sem exceção, possuem o conhecimento da existência de Deus e da vida após a morte pela consciência, ainda que este conhecimento esteja obscurecido pelo pecado.

Portanto, a alma (Deus constituiu a consciência juiz da alma do homem) sendo esta sede de vida eternizada, deve se saudavelmente regenerada pelo Espírito Santo para voltar a Deus e obter por misericórdia uma vida eternizada com Ele.

Portanto, Deus avisou aos homens da pena, a partir do Adam, ao qual constituiu Gerente da humanidade, como e porquê e com que punirá toda injustiça, maldade, falsidade e desobediência ao seu governo; cumprirá suas ameaças, punindo todo pecado em exata proporção à culpa.

Breve Anexo:

Mantendo o olhar ao texto de Lucas 16.24.ss!

No grego, existem duas palavras que são traduzidas pela maioria das versões Bíblicas por imortalidade, que são:

αθανασια (athanasia) αθανασια; n. f. eternidade, imortalidade 

αφθαρσια - aphtharsia; n. f. incorrupção, perpetuidade, eternidade (informação deste editor - obs.: aphtharsia, que denota “ausência de morte, e se refere a plenitude de vida”.)

Athanasia é a palavra grega utilizada  em 1Coríntios 15.53-54 - - Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de αθανασια (athanasia) imortalidade. Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de αθανασια (athanasia) imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: A morte foi destruída pela vitória! (NVI).

Dou um destaque, abaixo, pois há discussões sobre o termo imortalidade, ser ou não parte do texto escriturístico das Sagradas Escrituras, ressalvo contudo o que em 1 Timóteo 6.16 - “O único que possui αθανασια (athanasia) imortalidade!” não contradiz, este entendimento, por entender que ali está a noção da totalidade de Deus em Sua essência absoluta.

Eu, contudo, aceito a posição de teólogos cristãos[Calvino, Charles Hodge, A.A. Hodge, William G.T. Shedd e Berkhof], que usaram o conceito “imortalidade da alma” (observada a noção da Imago Dei) que não fere o que a Bíblia dá por exegese acurada em confronto com a Doutrina que imerge das Sagradas e santas páginas! A revelação geral denota a existência eterna do homem.

Destaque-se sobre a posição em relação a “imortalidade”: O termo “imortalidade” é empregado na teologia para destacar o estado do homem no qual ele está inteiramente livre das sementes da decadência e da morte. Nesse sentido, o homem era imortal [conservado por Deus nesse estado - minha ênfase] antes da Queda. Esse estado evidentemente não excluía a possibilidade do homem se tornar sujeito à morte. Embora o homem, no estado de retidão não estivesse sujeito à morte, todavia, estava propenso a ela. Era inteiramente possível que, mediante o pecado, ele se tornasse sujeito à lei da morte; e o fato é que ele caiu vítima dela.

Conclusão:

“Eu dormia, mas o meu coração velava; eis a voz do meu amado, que está batendo!” Ct 5

Conservemos nossos corpos e nossa alma firmados na consciência pura regenerada pelo Espírito Santo, pois mesmo dormindo nossa alma vela, ou seja, está cônscia de que há um Deus.

Salmos 116:7 Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o Senhor te fez bem.

Fonte:

O que Psuchos significa em grego no contexto da Bíblia?

SOUSA, Priscila. (17 de Março de 2022). Alma - O que é, conceito, em música e em sentido figurativo. Conceito.de. https://conceito.de/alma

A importância do cuidado da Alma . artigos.fabricaebd

O HOM€M: CORPO ALMA € €SPIRITO Severino Pedro da Silva – CPAD 21ª impressão: Novembro 2013

A existência eterna do homem – imortalidade – anônimo em Bereianos -Apologética e Teologia Reformada

https://www.ministryvoice.com/pt/psuchos-in-greek/

Dicionário Strong

Lições CPAD – 4º trimestre 2025

Site Estudantes da Bíblia

Citações do autor no site: estudandopalavra

PSYCHOPANNYCHIA – João Calvino

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