A Alma — A Natureza Imaterial Do Ser Humano
Lição 5 CPAD - 2 de novembro de 2025
Subsídio
Pastor e professor Osvarela
“A alma é definida como os
aspectos imateriais da mente, das emoções e da vontade resultantes da união
entre o espírito e o corpo.”
TEXTO ÁUREO
“E não temais os que matam o
corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no
inferno a alma e o corpo.” (Mt 10.28).
PRÁTICA
Cuidar da alma é uma atitude
fundamental para uma vida cristã estável e uma eternidade de alegria e paz.
LEITURA BÍBLICA 
Gênesis 1.27,28; 2.15-17; Mateus 10.28.
Gênesis 1.27
— E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e
fêmea os criou.
28 — E Deus os abençoou e
Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a;
e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o
animal que se move sobre a terra.
Gênesis 2.15
— E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar
e o guardar.
16 — E ordenou o Senhor
Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente,
17 — mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela
não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Mateus 10.28
— E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei,
antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
A) Objetivos da Lição:
I)      
Fazer os alunos compreenderem que a alma é a sede
das emoções, da razão e da vontade; 
II)  
Demonstrar aos alunos, com base bíblica, que a
alma é uma parte imaterial e imortal do ser humano, capacitando-os a refutar
visões materialistas; 
III)                      
Conscientizar os alunos da necessidade de cultivar
uma alma saudável por meio da oração, da meditação na Palavra de Deus e de
hábitos santos.
Introdução:
As
Escrituras possuem uma forma de apresentação do fatos, seguindo  a ordem:
Primeiro relato é suscinto e
objetivo.
O segundo relato é expandido com
detalhes do fato citado incialmente na primeira apresentação.
Gênesis 1
27 — E criou Deus o homem
à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
Gênesis 2
7 — E formou o Senhor Deus o
homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi
feito alma vivente.
21 —  Então o Senhor Deus
fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas
costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
22 — E da costela que o
Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. 
Os dois relatos da criação em
Gênesis mencionam
Explicitamente a criação de
pessoas (Gn 1.27; 2.7). 
Os profetas declararam e sabiam
que Deus tinha feito a raça humana (Is 17.7; 42.5; 43.7; 45.9, 12; Jr 1.5). 
Os salmistas exprimem o
conhecimento que o Senhor nos fez (SI 100.3; 139.13-16). 
Escritos sobre os antigos homens
citados nas Escrituras, mostram da mesma forma, como Jó e Eliú reconheceram que
Deus os fizera (Jó 10.8-12; 36.3). 
Nos escritos de Sabedoria existem
declarações, para que possamos compreender como e que Deus fez todas as
pessoas, segundo suas posições na sociedade todos foram criação de Deus -  o rico ou o pobre (Pv 14.31;
17.5;20.12;22.2).
Etimologia:
לב - leb; n. m. ser
interior, mente, vontade, coração, inteligência - meio (das coisas) - alma,
coração (do homem) - mente, conhecimento, razão, reflexão, memória – consciência
- coração (referindo-se ao caráter moral) - como lugar dos desejos - como
lugar das emoções e paixões
לבב - lebab; n. m. homem
interior, mente, vontade, coração, alma, inteligência
נפש - nephesh; n. f.
alma, ser, vida, criatura, pessoa, apetite, mente, ser vivo, desejo, emoção,
paixão - aquele que respira, a substância ou ser que respira, alma, o ser
interior do homem
ενειμι - eneimi; v.
estar em, o que está dentro, i.e. a alma 
εσω - eso; adv. em,
para dentro de; dentro - alma, interior da pessoa -  alma, consciência 
ζωη - zoe; n. f.
vida - o estado de alguém que está cheio de vitalidade ou é animado - toda alma
viva
εμυσαω – emphusao - phusao
(soprar); v. assoprar ou respirar sobre: Esta palavra foi usada apenas uma vez
pelos tradutores da LXX, em Gn 2.7, onde Deus soprou em Adão e ele tornou-se
alma vivente.
Explica a separação na morte: θανατος
thanatos; n. m. a morte do corpo - aquela separação (seja natural
ou violenta) da alma e do corpo pela qual a vida na terra termina
Numa forma mais explicativa, do
que da filologia, coloco - psuchos - ψυχός (alma, ego, vida
interior, ou sede dos sentimentos, desejos, afeições). Este termo
frequentemente abrange mais do que apenas uma simples noção de alma; ele
reflete aspectos da existência humana, identidade e vitalidade dentro do
contexto bíblico.
A palavra “psuchos” deriva do
verbo grego “psuchō”, que significa “respirar” ou “respirar” para explodir.”
Essa conexão destaca a noção de vida e vitalidade. Na cultura grega antiga,
isso não era apenas um aspecto físico, mas também tinha implicações
espirituais. A alma era considerada uma parte essencial do ser de uma pessoa,
entrelaçada com suas emoções e intelecto.
Uso: Mt. 16.26; Lc. 12.20; 1 Pe.
2.11; 
“O
elemento de verdade na tricotomia é simplesmente que o homem tem uma
triplicidade de dons, em virtude dos quais a alma se relaciona com a matéria,
consigo e com Deus. A teoria tricotomista sustenta que o homem consiste em três
substâncias, ou três partes componentes – corpo, alma e espírito – e que alma e
espírito são distintos um do outro do mesmo modo que a alma e o corpo.” Strong
editado
ALMA
Gênesis 2
7 — E formou o Senhor Deus o
homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi
feito alma vivente.
Quando Deus deu vida ao homem,
ele se tornou um ser vivente (Gênesis 2:7). Em hebraico “ser vivente” é “alma
vivente”. 
Rápida definição:
A alma é a identidade de
cada indivíduo, a sua vida, pois cada pessoa é uma alma. Essa é a
definição mais aceita do termo, segundo o que é pregado pela bíblia sagrada.
A alma é a identidade individual
de uma pessoa. A alma é também a vida da pessoa. Cada pessoa é
uma alma, com uma personalidade única.
Corpo, alma e espírito
Salmos
103:1,2 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim
bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças
de nenhum de seus benefícios. 
A alma define quem a pessoa
é (Salmos 103:1). A alma é a parte que sente emoções, raciocina
e tem vontade, interpretando a experiência física do corpo. A alma é a parte
não mecânica da pessoa. A criatividade, a inteligência, as emoções, as decisões
– tudo que torna a vida mais que um conjunto de processos automáticos é função
da alma.  A alma humana é a parte da pessoa que não é
física (imaterial). É a parte de cada ser humano que dura eternamente
após o corpo passar pela morte. Gênesis 35:18 descreve a morte de
Raquel, esposa de Jacó, dizendo que ela nomeou o seu filho "ao
sair-lhe a alma." Com base nisso, sabemos que a alma é diferente
do corpo e que continua a viver após a morte física.
A alma é o elo entre o corpo e o
espírito. Está ligada à parte física da vida e à parte que
não é física. O espírito é a parte que tem comunhão com Deus e a alma é a parte
que torna essa experiência pessoal, individual. A alma interpreta e aplica a
comunhão com Deus na vida física diária. Da mesma forma, a interpretação da
alma da experiência física pode afetar a comunhão com Deus. O que é a alma de acordo com a Bíblia –
site Respostas Bíblicas
Salmos 42. 1,2
Assim como o cervo brama pelas
correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha
alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante
a face de Deus?
Como já publicamos: “Ireneu de Lyon dividiu o ser humano em
corpo, alma e espírito. Uma pessoa não regenerada consiste apenas em corpo e
alma, porém pela regeneração ela pode se tomar corpo, alma e espírito.”
A Alma é a “casa” da nossa
mente. Nela residem todas as nossas emoções e nossas vontades.
“A alma é composta pela mente
(capacidade intelectual, habilidades, ideia, imaginação, pensamentos e
memórias) vontades (ou desejos) e emoções (ou sentimentos). É a partir da alma,
portanto, que muitas ações e reações (boas ou ruins) são originadas.” Malafaia.
E
A alma humana é central para a
personalidade de um ser humano. Como C. S. Lewis disse: "Você não tem uma
alma. Você é uma alma. Você tem um corpo." Por outras palavras, a
personalidade não é baseada em ter um corpo. A alma é o que é necessário.
A Alma é formada por: caráter,
personalidade e temperamento.
Personalidade é o
sentimento externo, pode ser igual nosso caráter dependendo do quão autênticos
sejamos. É a postura que assumimos no meio em que vivemos.
Caráter é o
verdadeiro eu (ego).
A Bíblia se refere como a “essência
secreta do coração”. As crenças, os princípios e as motivações. É tudo
aquilo que você é na sua intimidade.
Temperamento são as
nossas qualidades e os nossos defeitos. É a natureza do homem formada por
fatores genéticos, é o que nos define como pessoa.
“A alma é definida como os
aspectos imateriais da mente, das emoções e da vontade resultantes da união
entre o espírito e o corpo. Este último seria o componente mortal do homem,
enquanto o espírito pode ser definido como componente imaterial do ser humano
em que reside sua faculdade espiritual, inclusive a consciência.” A
Antropologia Cristã e o Problema Mente – Corpo, Bruno dos Santos Queiroz;
Divulgação: Bereianos
A situação do corpo, alma e
espírito após a morte. É uma das dúvidas humanas mais forte e patente, seja
desde o ateísmo, e entre os dicotomistas, mas eles mesmo acabam definindo isto,
desta forma:
“...,
a alma sobrevive à morte (- A -) do corpo (Mateus
10.28), o espírito (-B-) se separa do corpo material na morte
(Eclesiastes 12.7), o homem possui corpo e espírito (1 Coríntios 5.5; 7.1, 34)
e que sem o espírito o corpo está morto (- C ) (Tiago 2.26).
Nephesh -
“alma” – em muitos casos é ‘pessoa’
Hebreus 4.12 diz
o seguinte:
“Porque a Palavra de Deus é
viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra
até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta
para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”
Há um ponto divisor,
desconhecido, entre corpo, alma e espírito humano, que apenas a Palavra penetra
para atingir a necessidade de cada elemento do homem.
Portanto, alma pode
ser definida, por:
“- o ser mais interior do homem”,
“- o ser vivo” (usado a respeito
de homens e animais),
“- o homem em si mesmo” (frequentemente
usado como um pronome pessoal: eu mesmo, ele mesmo, etc.; neste sentido pode
significar o homem como um todo);
“- o lugar dos apetites”,
“- o assento das emoções”.
A palavra pode, algumas vezes, se
referir a uma pessoa falecida, com ou sem meth (“morta”).
É algumas vezes dito que a nephesh morre.
Em hebraico “ser vivente” é “alma
vivente”.
A grande questão da alma e a
doutrina salvífica:
1 Pedro 1.9 Alcançando
o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.
O corpo está sujeito às regras do
pecado e está destinado a morrer. O espírito volta a Deus. Mas a alma, que é a
essência de quem nós somos, tem uma escolha.
Eclesiastes 12:7 E o pó
volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
A importância da alma na questão
da eternidade ou da eternização do homem se torna importante para todos nós.
O homem mortal, tem contudo
partícula imaterial, ou seja, uma das partes do ser vivente  jamais será destruída, o homem não consegue
viver sem um corpo, assim como não é um ser vivente sem alma.
Embora, haja doutrinas heréticas
ensinem que há aniquilação a Bíblia ensina que o homem vai dar contas a
Deus  e a alma contendo toda a
consciência da existência estará diante d Todo-Poderoso para dar conta do que
fez com a vida que lhe foi concedida.
A imortalidade natural (sem ser
aquela inerente a Deus) é uma propriedade em virtude da qual um ser não pode
morrer. Tal é a imortalidade da alma humana. 
Apocalipse 6:9,10 E,
havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram
mortos; E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e
santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a
terra? 
A alma –
         Continua
a existir após a morte do corpo
Lucas 16:24-28 Pai
Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do
seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse,
porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua
vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.[...] E
disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, Pois tenho
cinco irmãos; 
         Após
a morte a alma mantém a individualidade do ser humano
                                      Consciência
                                      Identidade
- individualidade
                                      Ego
– reconhece-se como um ser
                                      Inteligência
– memória e conhecimento
Mateus 10:27,28 E não
temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; 
Uma Alma Saudável
Gênesis 2.17
— mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque,
no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Por tudo que lemos e escrevemos,
logicamente que o assunto não se esgota nas linhas deste subsídio, podemos
entender que a alma guardará os eventos e consciências na inteligência advindo
da forma como nos conduzimos como ser humana, como corpo, alma e espírito, que
forma o ser humano.
Sobretudo da vida na eternidade
seja de qual forma for, no sentido de estar com Deus ou estar afastado de Deus,
para sempre a nossa alma deverá ser alimentada como sede de todo o conhecimento
e personalidade na forma do caráter humano, que a levara a uma posição agradável
na vida na eternidade.
Que se veja – a passagem do rico
no Hades de Lucas 16, acima descrita.
Assim: “A alma humana não
acaba quando o corpo morre. Destinada por seu Criador a uma existência
perpétua, continua capaz de pensar, desejar, lembrar-se do passado e gozar da
mais perfeita paz e regozijo; e também de temer o futuro, sentir remorso e
horror e sofrer agonias.” Os
28 Artigos da Breve Exposição das Doutrinas Fundamentais do Cristianismo - Dr.
Robert Reid Kalley e aprovados em 02 de julho de 1876
Deus jamais julgaria ou
condenaria o homem (Deus há e julgar os segredos dos homens, o que infere
que há segredos que só a alma do homem conhece, e o próprio Deus) sem que
este tivesse consciência do desvio de vida que levou ao viver na Terra,
sobretudo com a capacidade de escolha e como diz Paulo: “’lei escrita em
seus corações’ Rm 2:15”.
Diante de Deus, todos os homens ,
sem exceção, possuem o conhecimento da existência de Deus e da vida após a
morte pela consciência, ainda que este conhecimento esteja obscurecido pelo
pecado.
Portanto, a alma (Deus constituiu
a consciência juiz da alma do homem) sendo esta sede de vida eternizada,
deve se saudavelmente regenerada pelo Espírito Santo para voltar a Deus e obter
por misericórdia uma vida eternizada com Ele.
Portanto, Deus avisou aos homens
da pena, a partir do Adam, ao qual constituiu Gerente da humanidade, como e porquê
e com que punirá toda injustiça, maldade, falsidade e desobediência ao seu
governo; cumprirá suas ameaças, punindo todo pecado em exata proporção à culpa.
Breve Anexo:
Mantendo o olhar ao texto de
Lucas 16.24.ss!
No grego, existem duas palavras
que são traduzidas pela maioria das versões Bíblicas por imortalidade, que são:
αθανασια (athanasia)
αθανασια; n. f. eternidade, imortalidade 
αφθαρσια - aphtharsia;
n. f. incorrupção, perpetuidade, eternidade (informação deste editor - obs.: aphtharsia, que
denota “ausência de morte, e se refere a plenitude de vida”.)
Athanasia é a
palavra grega utilizada  em 1Coríntios 15.53-54 - - Pois é
necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e
aquilo que é mortal, se revista de αθανασια (athanasia) imortalidade.
Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é
mortal, de αθανασια (athanasia) imortalidade, então se cumprirá a
palavra que está escrita: A morte foi destruída pela vitória! (NVI).
Dou um destaque, abaixo, pois há
discussões sobre o termo imortalidade, ser ou não parte do texto escriturístico
das Sagradas Escrituras, ressalvo contudo o que em 1 Timóteo 6.16
- “O único que possui αθανασια (athanasia) imortalidade!” não
contradiz, este entendimento, por entender que ali está a noção da totalidade
de Deus em Sua essência absoluta. 
Eu, contudo, aceito a
posição de teólogos cristãos[Calvino, Charles Hodge, A.A. Hodge, William G.T.
Shedd e Berkhof], que usaram o conceito “imortalidade da alma” (observada
a noção da Imago Dei) que não fere o que a Bíblia dá por exegese acurada
em confronto com a Doutrina que imerge das Sagradas e santas páginas! A revelação geral denota a
existência eterna do homem.
Destaque-se sobre a
posição em relação a “imortalidade”: O termo “imortalidade” é empregado na
teologia para destacar o estado do homem no qual ele está inteiramente livre
das sementes da decadência e da morte. Nesse sentido, o homem era imortal
[conservado por Deus nesse estado - minha ênfase] antes da Queda. Esse estado
evidentemente não excluía a possibilidade do homem se tornar sujeito à morte.
Embora o homem, no estado de retidão não estivesse sujeito à morte, todavia,
estava propenso a ela. Era inteiramente possível que, mediante o pecado, ele se
tornasse sujeito à lei da morte; e o fato é que ele caiu vítima dela.
Conclusão:
“Eu dormia, mas o meu coração
velava; eis a voz do meu amado, que está batendo!” Ct 5
Conservemos nossos corpos e nossa
alma firmados na consciência pura regenerada pelo Espírito Santo, pois mesmo
dormindo nossa alma vela, ou seja, está cônscia de que há um Deus.
Salmos 116:7 Volta,
minha alma, para o teu repouso, pois o Senhor te fez bem.
Fonte:
O que Psuchos significa em grego
no contexto da Bíblia? 
SOUSA, Priscila. (17 de Março de
2022). Alma - O que é, conceito, em música e em sentido figurativo.
Conceito.de. https://conceito.de/alma
A importância do cuidado da Alma
. artigos.fabricaebd
O HOM€M: CORPO ALMA € €SPIRITO Severino
Pedro da Silva – CPAD 21ª impressão: Novembro 2013
A existência eterna do homem –
imortalidade – anônimo em Bereianos -Apologética e Teologia Reformada
https://www.ministryvoice.com/pt/psuchos-in-greek/
Dicionário Strong
Lições CPAD – 4º trimestre 2025
Site Estudantes da Bíblia
Citações do autor no site: estudandopalavra
PSYCHOPANNYCHIA
– João Calvino

 
 

 
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