sábado, outubro 25

O Corpo Como Templo Do Espírito Santo Lição 4 CPAD -26 de outubro de 2025

O Corpo Como Templo Do Espírito Santo

Lição 4 CPAD -26 de outubro de 2025

Subsídio Pastor e professor universitário Osvarela

TEXTO ÁUREO

Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Co 6.19).

PRÁTICA

Ter consciência de que nosso corpo é habitação do Espírito Santo faz toda a diferença na maneira como o possuímos.



LEITURA BÍBLICA

1 Coríntios 3.16,17; 6.15-20.

1 Coríntios 3

16 — Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

17 — Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.

1 Coríntios 6

15 — Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.

16 — Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.

17 — Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.

18 — Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.

19 — Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

20 — Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

A) Objetivos da Lição: 

I) Levar os alunos a compreenderem que seus corpos pertencem a Deus e são habitação do Espírito Santo;

II) Ensinar que o corpo humano, à semelhança do tabernáculo no Antigo Testamento, é portador da presença de Deus;

III) Conscientizar os alunos sobre a responsabilidade de manter o corpo em santidade, por meio da fuga do pecado, da prática das disciplinas espirituais e do cuidado físico.

Introdução:

Nesta sequencia de estudos sobre corpo, alma e espírito, já mencionamos a questão do Imago dei.

Sob este aspecto é importante que mais uma vez esta imagem se nos apresenta no texto de :

“E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.” Apocalipse 21: 10;22

Ou seja, Deus nos deu corpo para ser templo, porque Ele é mesmo é o templo celestial da Jerusalém que desce dos Céus, sublime e eterno juntamente como Filho, e é implícito com o Espírito Santo, pois Deus é espírito, ao qual deu toda a honra nos Céus e na Terra.

                        O ser humano não é criado na [be essentiae], já que Deus não tem uma imagem de si mesmo, mas como imagem de Deus, ou, melhor, para ser a imagem de Deus, isto é, para servir de representante no mundo criado do Deus transcendente que permanece fora da ordem do mundo. O fato de o ser humano ser à imagem de Deus significa que ele é o representante visível, corpóreo, do Deus invisível e incorpóreo; ele é representante e n3o representação, pois a idéia de retratar é secundária no significado da imagem. O termo semelhança, por sua vez, é uma confirmação de que o ser humano é um representante adequado e fiel de Deus na terra. Todo o ser humano é a imagem de Deus, sem distinção de espírito e corpo. Toda a humanidade, sem distinção, é a imagem de Deus.” D. J. A. Clines

A posição de Imago Dei tem sido ao longo dos séculos objeto de estudos de vários grandes teólogos, um destes Irineu, Bispo de Lyon, escreveu sob esta ótica da Imago Dei  questão do homem poder ser habitação de Deus:

Pensadores e teólogos pai da Igreja se manifestaram sob esta ótica, atentando sobre a presença ou habitação do Espírito Santo no homem:

            Irineu, Bispo de Lyon – “"semelhança" refere-se à autodeterminação do ser humano, resultado de o Espírito de Deus habitar na natureza humana. Para ele, essa parte foi perdida na queda e só pode ser restaurada pela obra redentora de Cristo e pelo recebimento do Espírito Santo. Ireneu dividiu o ser humano em corpo, alma e espírito. Uma pessoa não regenerada consiste apenas em corpo e alma, porém pela regeneração ela pode se tomar corpo, alma e espírito.”

Ireneu - nasceu em Esmirna (hoje Turquia) e foi discípulo de Policarpo, que era discípulo do Apóstolo João, um dos apóstolos de Jesus.

Assim, pela obra regeneradora na conversão: A habitação do Espírito começa na conversão e continua permanentemente ao longo da vida do crente.

O Mitte destes estudos é sem dúvida o descortínio do ser humano na sua relação com o divino Criador.

Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Co 6.19).

Na criação fica claro, no texto bíblico, que o soprar de Deus no Adam, insere no ser criado partículas da divindade preparando o corpo do homem para ser uma habitação do Eterno, pois era e é a vontade de Deus ter esta condição: estar presente e dentro do homem!

Jesus declara que o homem regenerado passa ser habitação de Deus:

João 14:23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

            "κα πρς ατν λευσόμεθα κα μονν παρ' ατ ποιησόμεθα" 

μονη - mone; n. f. lugar, morada, habitação, residência; fazer habitação; metáf. do Deus Espírito Santo que habita nos crentes

As Escrituras, são suficientes para a nossa santificação. O Espírito revelou as coisas de Deus a homens específicos que escreveram as Palavras das Escrituras (1Co 1:10). O significado das Escrituras está no texto, e é auto-autenticado, suficiente e confiável. Nossa responsabilidade é simplesmente aplicar a Palavra às nossas vidas.

A Presença de Deus requer obedecer e reconhecer A Palavra e a Deus.

Por nossos corpos serem templos do Espírito é tanto o meio pelo qual podemos combater o pecado, como um importante motivador para o fazermos ativamente. E isto se dá no combate contínuo contra o pecado!

Romanos 8:26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; 

A etimologia nos ajuda a entender:

παρακλητος -; n. m. chamado, convocado a estar do lado de alguém, esp. convocado a ajudar alguém- alguém que pleitea a causa de outro diante de um juiz, intercessor, conselheiro de defesa, assistente legal, advogado; pessoa que pleitea a causa de outro com alguém, intercessor; de Cristo em sua exaltação à mão direita de Deus, súplica a Deus, o Pai, pelo perdão de nossos pecados - no sentido mais amplo, ajudador, amparador, assistente, alguém que presta socorro - do Santo Espírito, destinado a tomar o lugar de Cristo com os apóstolos (depois de sua ascensão ao Pai), a conduzi-los a um conhecimento mais profundo da verdade evangélica, a dar-lhes a força divina necessária para capacitá-los a sofrer tentações e perseguições como representantes do reino divino

E isto vai no contexto da atuação do Espírito Santo como Jesus o chamou e o identificou para a esfera humana desde o grupo apostólico, chamado o Espírito Santo de Ajudador!

João 14:16,17 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

Assim, o habitante ajuda ao corpo que o contém com sua presença santa e até com ciúmes quanto a atuação do pecado e impelindo ao homem a repulsa ao Pecado. Embora, por arbítrio devamos resistir ao pecado.

Esta é uma visão que devemos ter para compreender a posição de habitação divina!

“Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” 1 Coríntios 6:18,19.

“E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” 2 Coríntios 6:16

Desde a geração adâmica Deus já mostrara que o homem que entendesse isto seria alguém especial que poderia andar por anos na Terra, mas logo Deus o tomaria para estar eternamente com Ele: “E andou Enoque com Deus, [...]. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.” Gênesis 5:22-24  

É sobre este pensamento divino que o apóstolo Paulo vai decodificar a doutrina do corpo como templo do espírito.

בית  -  bayith; n.m. casa; casa, moradia, habitação

משכן  - mishkan (aramaico); n. m. habitação (de Deus); Ele vem e faz morada:

Επισκηνοω - episkenoo; v. fixar tenda ou habitação em -  tomar posse de e morar nas casas; dos cidadãos; do poder de Cristo apropriando-se de alguém, agindo nele e dando-lhe ajuda

Para cuidar, do seu ser, corpo, alma e espírito, Consulte sempre o Doutor Jesus CristoOsvarela

https://estudandopalavra.blogspot.com/search?q=CUIDANDO+DO+CORPO+COM+MODERA%C3%87%C3%83O

Cuidar do nosso corpo é um dever. Deus escolheu fazer dele o seu Templo. Sendo assim, deve ser usado de acordo com a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável. Sabendo que o nosso corpo não é nosso, mas de Deus.

O corpo humano oriundo da terra, por criação das mãos de Deus é uma fantástica e quase indecifrada parte do Universo, que se forma de vida, ainda longe do total e para mim, indecifrável invólucro, ainda que já se tenha realizado o famoso Genoma e se obtido as linhas gerais do DNA, porém o que este item do homem tricotômico, contém ainda é um mistério, só entendido através da Palavra de Deus, principalmente do Salmo 139.

Dia destes meditando neste Salmo fiquei convencido, pelo Espírito Santo, de algumas verdades absolutas, algumas das quais passo a relatar, sem ordem de valor;
Primeiro:
II Co. 6.19
: Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
A formação do corpo do ser humano, não é do conhecimento da ciência humana, por mais que ela conheça, por mandato divino de saber, sobre o mesmo.

É muito mais alta, do que qualquer cientista possa jamais alcançar o seu entendimento, pois ele é de valor intrinsecamente divino.

O Salmo em tela demonstra que há um ordenamento escrito por Deus, em seu livro entes mesmo que algum órgão seja formado.

Veja que como no Templo de Deus, com todas as formas, detalhes e embelezamento, cores e tudo mais, foram enviados e detalhados pelo próprio Deus, assim também ocorre com o Templo-Corpo Humano.

Ora, se Deus deu o corpo, sendo O próprio Deus, Espírito, é porque Ele tem pensamentos sobre o uso do corpo cedido aos homens.

17 — Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.

Cuidados com o corpo são exigidos no mundo natural:

“Chama de uma “dedicação quase que monástica” que é exigida daqueles que desejam transformar seus corpos. O fato de ausentar-se de um dia de treino e de deixar de fazer exercícios físicos “por preguiça” é considerado falta grave”. Sabino (2000, p. 90)

Tabernáculo que anda:

“E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles” (Ex 25.8)

O nosso corpo não nos pertence (1Co 6.19). Aqueles que são morada de Deus não pertencem mais a si mesmos.

19 — Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

O nosso corpo foi comprado por alto preço (1Co 6.20a). O nosso corpo é de Deus, porque ele o criou e porque ele o comprou por alto preço, o preço de sangue, o sangue do seu Filho. Fomos resgatados

20 — Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

Devemos glorificar a Deus no nosso corpo (1Co 6.20b). Devemos glorificar a Deus em nosso corpo, vivendo de forma justa, sensata e piedosa neste mundo. Nós somos a morada de Deus - Rev. Hernandes Dias Lopes

Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Co 6.19).

O Espírito Santo está em toda a Criação, mas de forma diferente quando se trata de habitar “em ou no” homem, para tal Paulo ressalta que para o homem poder receber e ter Ele no seu corpo como numa habitação, e como jesus – vide texto supra – tem que amar a Deus e fugir do pecado em suas formas.

Em edição – estudo incompleto

Fonte:

A Habitação e Iluminação do Espírito Santo - Scott Aniol | Brasil

Dicionário Strong

Site do autor do subsídio

Citações no corpo do texto

Estudantes da Bíblia

Lição CPAD – 4º Trimestre 2025

 

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger