As Dores do Abandono
SUBSÍDIO EM CONSTRUÇÃO
– Pr Osvarela
Lição CPAD – 16-09-2012
Texto Áureo: Sl. 68.6
“Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam
em terra seca”.
- Leitura Bíblica: II Tm. 4.9-18
9 Procura vir ter comigo depressa,10 Porque Demas me desamparou, amando o presente
século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia.11 Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o
contigo, porque me é muito útil para o ministério. 12Também enviei Tíquico a Éfeso.17 Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para
que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei
livre da boca do leão.18 E o Senhor me livrará de toda a má obra, e
guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre.
Amém.
Estar solitário é uma sensação que deixa qualquer
homem, mesmo o cristão sob a dura perturbação na mente, porque foi abandonado.
Porque não procuram estar ao seu lado.
Além do que, o abandono é algo que contradiz ao
Mandato Social Divino que não é bom que o homem esteja só, a conjunção
homem-mulher infere a criação de família.
Família leva a inserção da prole no mundo social, que
a envolve.
Esta, uma vez formada, nos leva a convivência natural
entre pais, filhos, descendentes e a envoltória dinâmica do Mundo social, da
qual alaguem ser separado, vê nascer e crescer, ao ser tirado deste convívio, a
natural falta do mandamento divino social.
Neste momento é que nascem as dores de um abandono.
Contextualizando o texto, abaixo:
Jeremias
18:21. Portanto entrega seus filhos
à fome, e entrega-os ao poder da espada, e sejam suas mulheres roubadas dos filhos [ficam órfãos], e fiquem viúvas; e seus maridos sejam
feridos de morte, e os seus jovens sejam feridos à espada na peleja.
Podem ser provenientes de:
Texto Áureo: Sl. 68.6
“Deus faz que o solitário viva em
família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam
em terra seca”.
-Morte natural;
-Perda dos pais;
-Perda do cônjuge: viuvez – Deus é um Deus de
Família -
-Afastamento ou quebra dos vínculos por demandas
internas;
-Prisões;
"A solidão é uma cruel assassina de sonhos, de
esperança e traz incertezas e fúria dos terrores noturnos, aquele a quem, sem
dó ela se apega". Osvarela
Ezequiel
22:7. Ao pai e à mãe desprezaram em ti;
para com o estrangeiro usaram de opressão no meio de ti; ao órfão e à viúva oprimiram em ti.
Falta de completar a família com filhos [ainda que,
se possa substituí-los com adoção (gesto nobre); porém a geração de filhos é tipologia
messiânica e salvífica - no texto, à seguir, temos a forma dorida desta situação
- Gênesis 29:33-32. E concebeu outra
vez, e deu à luz um filho, dizendo: Porquanto
o SENHOR ouviu que eu era desprezada, e deu-me também este. E chamou-o
Simeão.E concebeu outra vez, e deu à luz um filho, dizendo: Agora esta vez se unirá meu marido a mim,
porque três filhos lhe tenho dado. Por isso chamou-o Levi.
Vendo, pois, o SENHOR
que Lia era desprezada, abriu a sua madre; porém Raquel era estéril.E concebeu Lia, e deu à luz um filho, e chamou-o
Rúben; pois disse: Porque o SENHOR atendeu à
minha aflição, por isso agora me amará o meu marido.
Deus sempre se preocupou, com o abandono, seja nas
Escrituras Vetero, como nas Neotestamentárias.
Nelas sempre se encontrará orientação sobre a
necessidade de abrigarmos o desamparado, ou abandonado, para que ele se sinta
abraçado, pelo convívio e não sofra as dores do abandono.
Deuteronômio
16:11. E te alegrarás perante o SENHOR teu Deus, tu, e teu filho, e tua filha,
e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva,
que estão no meio de ti, no lugar que o SENHOR teu Deus escolher para ali fazer
habitar o seu nome.
É Mandamento
divino:
Minimizar a falta daqueles, que possam ser alvo do
abandono e suas dores.
Deuteronômio
26:13. E dirás perante o SENHOR teu Deus: Tirei da minha casa as coisas
consagradas e as dei também ao
levita, e ao estrangeiro, e ao órfão e à
viúva, conforme a todos os teus mandamentos que me tens ordenado; não
transgredi os teus mandamentos, nem deles me esqueci;
Imagine então, O Apóstolo Paulo, após anos de convívio
e serviços, ajudando e se gastando e deixando-se gastar pela Igreja, sentir-se abandonado.
É...O Apóstolo sentiu estas dores!
Todos o abandonaram.
Leia o texto
da Lição:
16Ninguém me assistiu na minha primeira defesa,
antes todos me desampararam. Que
isto lhes não seja imputado.
10; Porque Demas
me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia.
Quantos Demas,
Crescentes e Titos entraram em nossas vidas, os ajudamos, mas nos desampararam,
nos fazendo sentir as dores do abandono?
E até
mesmo, nós abandonamos alguns de nossa relação e não sentimos que os abandonamos?
Muitas vezes, como Paulo, somos deixados e
abandonados, por todos, principalmente na hora crucial, na angustia.
Pergunto:
Paulo não tinha a presença de Cristo e a garantia
de que: “a minha Graça te basta...”?
Por que então, o Apóstolo dos gentios, se manifesta
neste abandono sentido, no fundo de sua alma e descrito na sua narrativa?
Encontramos a resposta da questão, em duas possíveis
indicações bíblicas:
-O Mandato Social;
-Ao abandono do Corpo, de um dos seus mais ilustres
membros;
-A falta do convívio comunal.
Colossenses
4:11-14. E Jesus, chamado Justo; os quais são da circuncisão; são estes unicamente os meus cooperadores
no reino de Deus; e para mim têm sido consolação.
Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e
Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele
for ter convosco, recebei-o;
Juntamente com Onésimo, amado e fiel irmão, que é
dos vossos; eles vos farão saber tudo o que por aqui se passa.
Tíquico, irmão
amado e fiel ministro, e conservo no SENHOR, vos fará saber o meu estado;
Saúda-vos Epafras,
que é dos vossos, servo de Cristo [...]
Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas.
Paulo relata aos Colossenses, que no final de sua
carreira ela tinha poucos cooperadores.
Mas, isto lhe era consolador:
Ou seja, assim também, atua na Igreja, para que ela
não se sinta abandonado pelo seu Noivo, Cristo, O Espírito Santo, O Consolador!
Colossenses
4:11-14. ... e para mim têm sido consolação. ...são estes unicamente os meus
cooperadores no reino de Deus [...]No entretanto, neste momento dirigindo-se a
Timóteo ele relata o seu abandono, o que lhe causava dores.
10 Porque Demas
me desamparou, amando o presente século...
Da mesma forma, que Demas apostatou, amando ao
mundo, e causando em Paulo as dores do abandono, e do companheirismo deixado, a
favor do mundo, devemos utilizar este exemplo para sabermos que, há ciúmes causados
a Deus, ao usarmos o nosso livre arbítrio para o deixarmos e voltarmos para
Tessalônica – aqui tipológica - como
Deus, Paulo não forçou a ninguém a estar com ele.
Assim, Paulo se expressa, ao contar com uma
presença que devemos buscar e te-la sempre ao nosso lado – Deus, O Senhor!
Salmos 94:22. ... Mas o
SENHOR é a minha defesa;
Deus quer ser nossa defesa, e nosso cooperador – “e cooperava
com eles, O Senhor” -, nos diz as Escrituras.
Deus sempre estará ao nosso lado como esteve ao
lado de Paulo:
Sendo: Salmos 146:7-9. O que faz justiça aos oprimidos, o que dá pão aos famintos. O SENHOR solta os encarcerados.
O SENHOR guarda os estrangeiros; sustém o órfão e a
viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios.
Coteje esta
leitura, com o texto da lição - 16 Ninguém me assistiu na minha
primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado.17 Mas
o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a
pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.
O Abandono cria necessidades:
De pessoas
e de coisas materiais e espirituais [a
capa; os livros; os pergaminhos – referindo-se aos Escritos Bíblicos]].
De tempo
preenchido pelas ausências.
Presença dos
que conheceu e conviveram conosco;
-De coisas
que possam preencher nosso tempo;
-De apoio e
a falta da amizade
13 Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.
Parece-me ver
[embora saibamos, que Paulo está atento a chegado do inverno, na Europa], ver
Paulo buscar na sua capa, coisa um dos poucos bens, junto com seus pergaminhos,
o abrigo pela falta de alguém para estar junto dele;
14 Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males;
o Senhor lhe pague segundo as suas obras.
15 Tu, guarda-te também dele, porque resistiu
muito às nossas palavras.
16 Ninguém me assistiu na minha primeira defesa,
antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado.
Compreendendo com ajuda das Escrituras:
Outros personagens
bíblicos nos ensinam, a não abandonar certos grupos e tipos de abandonados sociais,
coisa muito usual, até mesmo no seio da Igreja:
Jó 31:21. Se eu
levantei a minha mão contra o órfão, porquanto
na porta via a minha ajuda,
Ezequiel
22:7. Ao pai e à mãe desprezaram em ti;
para com o estrangeiro usaram de opressão no meio de ti; ao órfão e à viúva oprimiram em ti.
-o que se lembra dos humildes, abandonados pela
sociedade no meio de suas necessidades;
Ele quer ser o marido da viúva;contextualizando o
texto, de forma conteporanea: Isaías
54:4-5. Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque
não serás humilhada; antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua
viuvez. Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu
nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a
terra.
- O auxílio do órfão;
Salmos
94:6;22. Matam a viúva e o estrangeiro, e ao órfão tiram a vida. Mas o SENHOR é
a minha defesa; e o meu Deus é a rocha do meu refúgio.
- do Pobre e do necessitado, em suas dores;
Salmos
10:18-14. Para fazer justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de
que o homem da terra não prossiga mais em usar da violência.
Levanta-te, SENHOR. Ó Deus, levanta a tua mão; não te esqueças dos humildes.
Tu o viste, porque atentas para o trabalho e
enfado, para o retribuir com tuas mãos; a ti
o pobre se encomenda; tu és o auxílio do órfão.
-O pai amoroso do órfão
-O irmão do estrangeiro em terra estranha (Igreja,
Cristo e o Espírito Santo, por Deus – O Eterno)
-O marido da solteira sem noivo –
-O irmão mais chegado do sem irmãos.
ETIMOLOGIA
- Inferência Junto ao Texto das Escrituras:
A palavra grega “aphiemi”, traduzida
como “abandonar” neste texto bíblico, tem um significado bem abrangente.
A
Concordância de Strong define esta palavra assim:
-enviar para outro lugar; mandar ir
embora ou partir; de um marido que divorcia sua esposa; enviar, deixar,
expelir; deixar ir, abandonar, não interferir;
-negligenciar; deixar ir, deixar de
lado uma dívida; desistir; não guardar mais;
-partir; deixar alguém a fim de ir
para outro lugar; desertar sem razão; partir deixando algo para trás; deixar
destituído.
As expressões acima refletem não
apenas uma perda que possa ser denominada como acidental, mas um ato relapso de
abandono, de descaso.
O Senhor Jesus também não está protestando àquela Igreja
por não o amarem mais.
Não se tratava de ausência completa de amor, ainda havia
amor.
Porém, era um nível de amor que já não era mais intenso, não era o amor
total que temos o dever de lhe oferecer. .
Abençoar
- “conceder o bem”.
Deus é a Fonte de todas as Bençãos!
Grego- O termo eulogeo significa “fazer
prosperar”, “tornar feliz”, “conceder bênçãos”. Deus enviou Jesus
para nos abençoar com a salvação (At. 3:26), com as bênçãos de Abraão e com
todas as bênçãos espirituais em Cristo (Ef. 1:3).
Ato de abandonar;
Desamparo total;
Renúncia;
Desprezo;
Desleixo.
a.ban.do.nar
Deixar ao abandono;
Renunciar, largar, abrir mão, desistir;
Sair de algum lugar;
Não continuar uma atividade;
-Sinônimos
Ceder;
Deixar;
Desamparar;
Descuidar.
Dano:
O abandono traz danos, muitas das vezes irreparáveis na vida do abandonado.
Senão veja os adolescentes abandonados por pais, pela sociedade, pelos governos, pela Igreja.
As mulheres abandonadas pelos seus maridos, juntamente com seus filhos;
Até as nossas propriedades, se são abandonadas sofrem a ação de uma lei, que o abandono faz agir, num ação inexorável trazida pela situação de bandono.
Telhas se quebram, pintura se escurece, portas se racham,pela falta de cuidado.
Imaginemos então, a falta de nossos cuidados, ao nosso templo espiritual.
À nossa vida cristã;
Imagine se Deus deixa-se, ou desiti-se de nós?
Porém, Ele é Fiel, não pode negar-se a si Mesmo.
À nossa comunhão com Cristo [pior abandono para o homem - deixar Cristo]
O Latim damnus significava “dano, perda“;
daí veio damnare, “prejudicar, causar dano”. O seu sentido acabou passando a “julgar”,
tanto no sentido jurídico quanto no teológico. O nosso verbo condenar descende deste. Dizer
que alguém estava damned
significava que esta pessoa estava com a alma condenada, perdida.
(נזיקין,
"Danos")-Nezikin
– hb. ("Danos"; Prejuízos), ocupa-se da lei civil e criminal, o
funcionamento dos tribunais e juramentos (10 tratados). Escribas, Doutores da
Lei e Fariseus – Saduceus e Fariseus - Orlando Fedeli
Latim
Abandonar -
Traduções em latim: Desistir
do comando de, render-se.
Animus
abandonandi
Significado: Dir Intenção de abandonar.
Fonte:
Bíblia de
estudos: Batalha Espiritual Vitória Financeira.
Projeto salvação
Origem da Palavra
Tradução e definição
"abandonar", dicionário português-latim on-line;
Apontamentos do autor;
Bíblia Dake - CPAD
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