sábado, janeiro 3

Josué, um Líder Escolhido por Deus - Lição 1- CPAD - 1º TRIM. 2009

Lição 1- Josué, um Líder Escolhido por Deus

Autor: Osvarela

COM CORREÇÕES -referências.

Desculpem-me os leitores.

TEMA do Trimestre :

As Conquistas e as promessas do povo de Deus.

Comentarista do Trimestre: Pastor Elienai Cabral

Texto Áureo:

Dt.31.7: E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te, porque com este povo entrarás na terra que o Senhor, com jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la.

Leitura bíblica em classe:

Nm. 27.18-23; Js. 1.1,2.

Para comentar esta lição primeira do trimestre 2009, veio-me à mente o seguinte entendimento:

Quais os parâmetros para escolha de uma liderança:

- Primeiro: sob a ótica do líder a ser substituído

- Segundo: sob a ótica de Deus.

- Terceiro: Sob a ótica do povo a ser liderado.

- Deste pensamento é necessário extrair um novo e quarto pensamento:

Qual a relação entre o que vai ser substituído, com o que escolhido e principalmente do a ser, substituído com Deus.

I - Implantando uma nova liderança.

a-O processo da escolha:

Como na escolha de uma nova liderança, o que estudamos neste domingo, existe sempre fatores que levam à escolha de alguém entre seus pares:

b-Fatores que decidem a escolha:

A -Pelo líder – a ser substituído:

Lealdade

Constância

Trabalho

Esforço

Presença

Confiança – Moisés já lhe dera autoridade para tomar decisões:

Ex.17.9: Pelo que disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; e amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, tendo na mão a vara de Deus.

Obediência - Ex.17.10: Fez, pois, Josué como Moisés lhe dissera, e pelejou contra Amaleque; e Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro.

Coragem - Ex.17.10: Fez, pois, Josué ... e pelejou contra Amaleque.

B - Pelo povo:

Como no caso de Saul, às vezes o povo quer escolher e eleger um líder.

Assim também ocorreu entre Israel:

Nm.13.4.ss: E diziam uns aos outros: Constituamos um por chefe o voltemos para o Egito. Então Moisés e Arão caíram com os rostos por terra perante toda a assembléia da congregação dos filhos de Israel.

NÚMEROS 11.1.ss: Depois o povo tornou-se queixoso, falando o que era mau aos ouvidos do Senhor; e quando o Senhor o ouviu, acendeu-se a sua ira; o fogo do Senhor irrompeu entre eles, e devorou as extremidades do arraial. Então o povo clamou a Moisés, e Moisés orou ao Senhor, e o fogo se apagou.

C - Por Deus:

Conhecimento do coração – I Sm 16. 4:[correção de referência!] Fez, pois, Samuel o que dissera o Senhor, e veio a Belém; então os anciãos da cidade lhe saíram ao encontro, tremendo, e perguntaram: É de paz a tua vinda? Respondeu ele: É de paz; vim oferecer sacrifício ao Senhor. Santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou para o sacrifício. E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido. Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.

Espírito voluntário -

Humildade

Perseverança

Que fala verdade com Coragem - NÚMEROS 14.10: Mas toda a congregação disse que fossem apedrejados...6.ss:E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes; e falaram a toda a congregação [demonstração de coragem] dos filhos de Israel, dizendo: A terra, pela qual passamos para a espiar, é terra muitíssimo boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos introduzirá nesta terra e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão.

Que vê o que outros não vêem – “A terra, pela qual passamos para a espiar, é terra muitíssimo boa. Retirou-se deles a sua defesa, e o Senhor está conosco; não os temais.”.

SALMOS 1.1: Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;

Confiança em Deus – “Se o Senhor se agradar de nós, então nos introduzirá nesta terra e no-la dará”

II - A Escolha é antecipada aos olhos dos homens, como preparativo para o escolhido e em segredo ele fala com o que será substituído.

- Ex.17. 14: Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memorial num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué;

Quando Deus fala a Moisés que diga aos ouvidos de Josué, Deus está querendo dizer e demonstrar a Moisés que Josué já era a sua escolha e que isto era ainda um segredo entre Deus e ele, Moisés.

1-A relação do substituído com Deus:

Ex.33. 11: E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo.

Ex.12.6.ss; Então disse: Ouvi agora as minhas palavras: se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, a ele me farei conhecer em visão, em sonhos falarei com ele. Mas não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa; boca a boca falo com ele, claramente e não em enigmas;

2-A decisão divina:

Embora a escolha de Deus seja um ato de sua soberania, e ele realize a sua escolha através dos seus Atributos divinos que fazem conhecer o interior do homem e também o seu futuro, a sua escolha é diferente e muitas vezes causa perplexidade, contudo prevalece, pois ele sonda os corações e conhece o intento do escolhido.

Mesmo a escolha de Josué quando vista sob a ótica do Livro de Números 27. 18: “Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe a mão”; vemos como o que descrevemos acima é real:

Deus determinou a Moisés a escolha de Josué, mas sob um aspecto segundo seu princípio divino: “homem em quem há o Espírito...”

Ou seja, é princípio básico na escolha de Deus, para uma liderança a necessidade de que o escolhido seja alguém, que preencha os requisitos divinos espirituais.

Por isto, a escolha de Deus é impar.

Para muitos que viam Josué lutar e comandar as tropas de Israel, talvez ele fosse o menos cotado, entre os príncipes e lideranças, pois era um homem afeto a lutas e guerras, embora isto lhe desse uma qualidade especial, liderar, pois comandar um exército é para aqueles que são líderes e estrategistas.

2-1- Aí entra em foco outro aspecto daquele que é escolhido para substituir uma liderança:

A - Ter estratégia.

Js.1 10 Então Josué deu esta ordem aos oficiais do povo: Passai pelo meio do arraial, e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de mantimentos, porque dentro de três dias haveis de atravessar este Jordão, a fim de que entreis para tomar posse da terra que o Senhor vosso Deus vos dá para a possuirdes. 14 Vossas mulheres, vossos pequeninos e vosso gado fiquem na terra que Moisés vos deu desta banda do Jordão [protege os bens do povo e os mais fracos]; porém vós, todos os homens valorosos, passareis armados adiante de vossos irmãos e os ajudareis;

Exemplo de Davi, substituto de Saul.

Deus se agrada de homens e mulheres que tenham planos, estratégias próprias, mas confiadas em seu poder divino.

Ser servo.

Nm. 11: 28 Então Josué, filho de Num, servidor de Moisés...-correção de referência!

Ex.33. 11: E falava o Senhor a Moisés... mas o seu servidor, o mancebo Josué, filho de Num, não se apartava da tenda.

III - Sabendo escolher:

Moisés estava vacinado em saber escolher.

Havia entre o povo líderes, que certamente aspiravam substituir Moisés:

O próprio Calebe ou os setenta que profetizaram, os príncipes ou chefes de mil, cem, cinquenta ou de dez, ou outros menos cotados, no entanto a escolha de Deus prevaleceu.

Abrindo um parêntesis: Calebe nos dá um exemplo de como devemos receber a escolha, o que sem dúvida, aprenderemos mais adiante.

Ex.18. 23: Se isto fizeres, e Deus to mandar...todo este povo irá em paz para o seu lugar. E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto este lhe dissera; e escolheu Moisés homens capazes dentre todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo: chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez. Estes, pois, julgaram o povo em todo o tempo; as causas graves eles as trouxeram a Moisés; mas toda causa pequena, julgaram-na eles mesmos.

Nm.13.3: Moisés, pois, enviou-os do deserto de Parã, segundo a ordem do Senhor; eram todos eles homens principais dentre os filhos de Israel.

Infelizmente nos nossos dias muitos são escolhidos conforme a vontade, preferência, relação familiar, presença pessoal. Como se estas coisas fossem qualidades, através das quais o que vai usa-lo para substituí-lo faz o julgamento.

Isto tem levados muitos trabalhos – Igrejas – a situações difíceis, com percalços, dificuldades, guerras entre membresia e ministério e em alguns casos, até mesmo a quase insolvência, pois Deus não estava na escolha. Nestes casos, “Foi feito um negócio e não uma escolha segundo o princípio que Moisés utilizou”:

II Pe. 2. 3: também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita.

O que será substituído deve reconhecer e ter visão de Deus para reconhecer um substituto, ainda que isto possa parecer um erro aos olhos do povo.

IV – O processo da escolha demanda, como dissemos acima, algumas qualidades pessoais ao que vai ser escolhido.

Josué tinha uma qualidade especial, que era saber ser servo.

Quem quer governar ou liderar após outro deverá se colocar em primeiro lugar como servo do líder.

Ex.24. 13: E levantando-se Moisés com Josué, seu servidor, subiu ao monte de Deus. Precisa passar alguns pedaços junto com seu líder para conhece-lo e principalmente servi-lo com toda a humildade.

Ex.33. 11: E falava o Senhor a Moisés...Depois tornava Moisés ao arraial; mas o seu servidor, o mancebo Josué, filho de Num, não se apartava da tenda.

V – Produzindo experiência:

Mesmo sendo escolhido [embora não conhecendo ainda a decisão de Deus] há situações que só o tempo levará e produzirá experiência em como se portar, por isto é importante a questão de ser submisso, ou servo, antes de tomar a liderança, pois a convivência com o Líder nato, escolhido por Deus, levará a sabedoria do dia-a-dia.

Assim como Moisés obedeceu ao seu sogro.

Nm.11.24.ss: Saiu, pois, Moisés, e...ajuntou setenta homens dentre os anciãos do povo e os colocou ao redor da tenda. Então o Senhor desceu: na nuvem, e...tirando do espírito que estava sobre ele, pô-lo sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles profetizaram, mas depois nunca mais o fizeram. Mas no arraial ficaram dois homens; chamava-se um Eldade, e o outro Medade; e repousou sobre eles: o espírito, porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram para irem à tenda; e profetizavam no arraial. Correu, pois, um moço, e anunciou a Moisés: Eldade e Medade profetizaram no arraial.

Notamos nesta passagem, que mesmo à distância e não indo à reunião Eldade e Medade, não sabemos porque não foram, vieram a ser tomados pelo Espírito que estava sobre Moisés, pois eram parte, da liderança dos anciãos. Encontramos também um mexeriqueiro, metido a compreender aquilo que não sabe e induzindo ao inexperiente Josué ao erro.

Nm. 11: 28 Então Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus mancebos escolhidos, respondeu e disse: Meu Senhor Moisés, proíbe-lho.correção de referência!

Muitas vezes não entendemos o que Deus faz, mas a verdade é que sua Palavra tem que ser cumprida seja no lugar que for, se o convocado fizer parte da escolha. Esta experiência serve para forjar o caráter de um futuro Líder.

Portanto observe o que o teu líder faz e procure fazer como ele.

Fp.3.17: Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós;

I Pe. 5.3: nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho.

VI – A experiência do deserto e monte, mais uma vez serve para forjar caráter:

Quando Moisés manda espias para observar a terra prometida, na verdade havia uma ação de Deus no processo da escolha, ação que separaria os fracos dos corajosos, os desanimados dos animados, dos sem visão do meio dos que tem visão além das dificuldades, uma qualidade fundamental a quem exerce Liderança.

NÚMEROS 13.1.ss: Então disse o Senhor a Moisés: Envia homens que espiem a terra de Canaã, ...cada qual príncipe entre eles. Moisés, pois, enviou-os do deserto de Parã, segundo a ordem do Senhor...todos eles homens principais dentre os filhos de Israel da tribo de Efraim, Oséias, filho de Num;

a-Serve para mudar nome do escolhido:

Moisés divinamente inspirado exerce sua autoridade dada por deus e qualifica pelo nome a Oséias filho de Num chamando-o pelo nome de Josué, uma versão do nome de Jesus, que quer dizer: “O Senhor é Salvação” ou "Jeová é Salvador". Josué compreendeu espiritualmente que realmente a salvação só vem do Senhor: “

VII - Demora para Josué ser reconhecido como líder.

Notemos, que o povo foi muito reticente em obedecer a Josué no início de sua jornada de líder, mesmo com Moisés o conduzindo à liderança sob os olhos de todo o Israel em uma sessão publica [Dt.31.7: E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te, porque com este povo entrarás na terra que o Senhor, com jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la.], de tal forma, que isto trouxe ao mesmo uma certa timidez e aparente estado de desânimo ao se ver em um estágio de prova [probatório, ou de experiência] pelo povo, veja como ele ainda fala usando o nome de Moisés como uma forma de autenticar o seu Mandato e neste mesmo tom o povo lhe responde:

Js.1.15.16: ...até que o Senhor tenha dado descanso: a vossos irmãos, assim como vo-lo deu a vós, e eles também tenham possuído a terra que o Senhor vosso Deus lhes dá; então tornareis para a terra da vossa herança, e a possuireis, terra que Moisés, servo do Senhor, vos deu além do Jordão, para o nascente do sol.Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e aonde quer que nos enviares iremos.17 Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti; tão-somente seja o Senhor teu Deus contigo, como foi com Moisés. Quem quer que se rebelar contra as tuas ordens, e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhe mandares, será morto. Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo.

O povo estava literalmente dizendo a Josué: “olha mostra serviço e que Deus é contigo, estamos te dando crédito até isto ser provado, senão....”

a - A Exortação de ânimo:

Para que seu ânimo fosse levantado Deus teve que falar com ele diretamente:

Js.1. 9: Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.

b - A presença de Deus ao lado do Líder.

Js. 4. 14: Naquele dia e Senhor engrandeceu a Josué aos olhos de todo o Israel; e temiam-no, como haviam temido a Moisés, por todos os dias da sua vida.

Um segredo á todos os que o Senhor chamou para sua Obra:

Você deve saber que Deus te chamou, sem este convencimento você poderá, ou se tornar um tímido ou um prepotente.

Conclusão:

A escolha e implantação de um novo líder é um processo difícil:

Um processo especialmente dirigido por Deus, sem isto será um tropeço para o povo de Deus, que Deus faça:

O Povo entender.

O substituído entender que a sua escolha é totalmente dependente de Deus.

O que será objeto da escolha: entender que deve ouvir Deus falar ao seu coração qual é a vontade de Deus e obedece-la, e não se deixar levar por aparências que enganam o coração humano.

Indica textos corrigidos após a primeira edição:correção de referência!

Fonte:

Lição CPAD – 2009

Apontamentos do próprio autor

Bíblia digital cortesia Tio Sam

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom mim ajudou bastante.
Obg Deus Abençoe

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger