segunda-feira, junho 22

UM JUBILEU EM BONSUCESSO - ASSEMBLÉIA DE DEUS - RIO DE JANEIRO - BRASIL

UMA FESTA INESQUECÍVEL.
Autor e Editor: Osvarela
Há dias em nossas vidas que, se tornam marcos.
Há gente que, passa em nossas vidas e deixam marcas.
Há Igrejas que se tornam Marca.

Nos dias 07 e 08 do presente mês de junho, estive participando do JUBILEU da Assembléia de Deus em Bonsucesso – Rio de Janeiro.
Esta Igreja realizou uma semana de festas, em agradecimento á Deus, por completar 50 anos de fundação.
A história desta Igreja é uma das marcas da minha vida.
Os pastores desta Igreja são as pessoas, gente que Deus escolheu de forma especial e permitiu-me conviver com eles, assim mesmo com E maiúsculo, tal a ordem de grandeza, que certamente Eles rejeitariam a expressão, mas é a verdade do tempo dado por Deus em ter conhecidos, tais Homens de Deus.
Um a um os conheci em minha vida e partilhei bons momentos com cada.
A história começou em 1959, em uma Rua do Bairro de Bonsucesso, Zona Norte, do Rio de Janeiro, numa noite de Junho, quando um pastor muito querido e líder das Assembléias de Deus no Rio de Janeiro, chegou na Rua Londres, 204-A, esta era a Rua, e por determinação de Deus, concedeu a Autonomia Administrativa para um grupo que freqüentava aquela Congregação.
O pastor era o saudoso Pr. Alcebíades Pereira de Vasconcelos, então Pastor-Presidente e Geral das Assembléias de Deus, do Rio de Janeiro.
Aqui aparece o primeiro homem especial em minha vida:
Primeiro marco.
A figura singela de um cearense do Crato, chamado de Varela pelos íntimos e cujo nome era:
José Bezerra Varella, assim mesmo, com dois ll’s.
Este foi o meu progenitor, meu papai, casado com uma mulher especial: mamãe Mariana dos Santos Varella “in memorian”, a figura que até hoje povoa a minha mente.
Devotado pelas suas lides no Evangelho, subindo e descendo, os hoje famosos Morros dos Complexos do Alemão, Juramento, ou viajando pelo interior do Estado do Espírito Santo, Minas ou Bahia [eu sempre achava um jeito de estar junto, viagens, morros, festas, ruas asfaltadas...eu estava lá...], tudo por causa da Santa Causa do Mestre Jesus Cristo.
Naquele dia ele foi empossado como Pastor – Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Bonsucesso.
Consolida a Igreja, abre [ele o sabia fazer muito bem, era especialmente escolhido, por Deus, com outros companheiros, para isto], muitas Congregações, compra um terreno na Rua Pesqueira, n.º 45, no mesmo bairro.
Constrói a Sede própria da Igreja, constrói diversas Congregações, aglutina o povo, forma Coral e Banda, realiza eventos com a Igreja – Almoço anual dos Cooperadores e Auxiliares do Ministério, grandes Congressos com a Mocidade, é Conselheiro de pastores, como o saudoso chefe da família: De Paula, pastores do Estado do Espírito Santo; Funda uma Escola de Alfabetização, perto de suas congregações mais carentes;
O Coral é a sua menina dos olhos, chamado, diversas vezes, pelo Missionário Lawrence Olsen para participar, do programa Radiofônico “Voz das Assembléias de Deus”, na época ao vivo.
Abre Programa na Rádio Copacabana.
Viaja para outros Estados, enfim um movimento liderado por Deus, que usa um homem simples, mas inteligente e corajoso para liderar um povo amoroso e crente.
Após alguns anos de sucesso da Igreja que presidia, [deixemos as dificuldades, para outro artigo] ele convidou um obreiro que conhecera nas lides do Evangelho, para se integrar no seu Ministério.
Este homem honrado e ainda em formação secular, gente simples, mais ungido por Deus e com vontade de aprender, foi o segundo marco.
Durante algum tempo me dediquei a seu pedido a lhe ensinar algumas matérias, como matemática, português.
Meu papai viria a ser chamado para as Moradas eternas, com a presença do Pastor Túlio de Barros “in memorian”, de Pr. Marcelino Margarida, de autoridades legislativas [foi amigo de Chagas Freitas – ex-governador do RJ; do Pr. Presbiteriano Lisâneas Dias Maciel, Pr. Ivan Espíndola D’Ávila, Pr. E Dr. Souza Dantas [que pregaram em seu púlpito, Dr. Negrão de Lima – ex-governador do RJ, sem jamais deixar se levar ou ganhar alguma coisa com isso, pois eu vivia sob o que seu salário nos permitia], antes de eu encerrar a Faculdade, e quem veio a assumir o trabalho:
Aquele negro simpático, de sorriso franco, que se esforçara em produzir bons frutos na vida secular e na vida espiritual, casado com a meiga e hospitaleira, de fala mansa, Ir. Maria Lino da Silva “in memorian”.
Chamava-se Raimundo Lino da Silva.
Passa o tempo acho uma linda moça em Santo André – SP, Maria Alice, minha linda esposa, e convido um jovem que fora vizinho desde a minha infância e que estava estudando no seminário Teológico liderado pelo Pr. Lawrence Olsen e sua esposa [onde também estudei], e que dava os primeiros passos no Evangelho e na vida empresarial, para ser minha testemunha de casamento, ou padrinho de casamento.
Este é o terceiro a marcar a minha vida.
Passa o tempo e o jovem Obreiro consolida seu ministério pastoral e Deus chama Pastor Raimundo Lino para as mansões celestes.
Eleições na Igreja Assembléia de Deus em Bonsucesso.
E quem se torna Pastor-Presidente?
Meu amigo de infância e ex-vizinho, de menino e de agora, casado com a linda Luciene:
Pastor Jaime Soares da Silva.
Uma potência pentecostal, pregador de grandes auditórios, como CGADB, Convenções e outros eventos.
Compra um novo e maior Templo, próximo à famosa e vital, Avenida Brasil, a Igreja cresce vertiginosamente, mantém o hábito de Bonsucesso: convidar gente do porte do Pastor Presbiteriano Hernanes Dias, um dos meus preferidos pregadores, para pregar em sua Igreja; convida e recebe pastor americano, enfim um homem escolhido por Deus para realização de um Plano Especial com a Igreja de Bonsucesso.
Abre e dirige, além da sua Igreja sede, um trabalho na Barra da Tijuca, região nobre do Rio de Janeiro, mas ao mesmo tempo sobe toda a semana, os Complexos onde ficam as suas Congregações, mantém e aumenta os trabalhos nos outros Estados.
O homem de Deus é um Dínamo.
Chega o JUBILEU e recebo uma informação sobre um chamado deste amigo e pastor, venha ao Rio para o Jubileu!
Insiste e me leva ao Rio de Janeiro.
Chego no Rio de Janeiro, hotel, descanso rápido...pela tarde sou levado até a Igreja.
Aí vem o melhor.
Sou chamado para estar junto com os veteranos pastores que auxiliaram meu pai, Pastor José Bezerra Varella, Pastor Raimundo Lino e que estão em outras Igrejas ou ainda sob a liderança deste Pastor amigo: Pastor Jaime Soares.
Pastor Agostinho, Presidente da Assembléia de Deus em Caetés - RJ, Pastor José Rodrigues - Presidente em Itaóca - RJ, Pr. Arcelino aos 87 anos ainda lúcido, Pastor Paulo Florêncio e outros...
Sou chamado a conhecer a EXPO-JUBILEU.
Um espaço incrível que conta a história da Igreja com fotos.
Elaborado com amor e Alta qualidade, fico sem fala, fotos e mais fotos, abraços nos antigos e nos filhos dos antigos amigos.
Esta é uma outra marca deixada, agora, por Pastor Jaime Soares da Silva!
A Marca do Amor ao Passado e aos que Passaram...
Domingo pela manhã retorno ao Templo, e tento discorrer sob muita emoção, sobre a Lição da Escola Bíblica Dominical – CPAD - Dons do Espírito - com a presença do Diretor da CPAD, Ir. Ronaldo e sua esposa, antes de orar junto com o Pastor Ezequiel Lino da Silva, sim é filho do Pastor Raimundo Lino da Silva e ao lado do Pastor-Presidente, meu amigo e irmão, Pastor Jaime Soares da Silva, pelos Elementos da Santa Ceia.
Explodindo o Coração, a Alma e a mente vendo todos estes anos passar....As Três gerações estão juntas....
Tenho que voltar depressa, pois, o meu vôo é logo mais...
Mas, agora estou sob mais uma marca além do Penhor do Espírito Santo e do Sangue do Senhor Jesus Cristo, a Marca de Bonsucesso!
Com amor em Cristo, ao meu amigo Pastor-Presidente Jaime Soares e Pastora Luciene.
Também, para minha família e para toda a Igreja em Bonsucesso...
Leia o Histórico do JUBILEU no endereço:
http://adbonsucesso.com/jubileu/?p=24&cpage=1#comment-13

2 comentários:

MyStores disse...

parabéns pelo excelente post!

Sou membro dessa maravilhosa Igreja desde 1994, são 15 anos de pura benção e também passei por fases distintas, peguei o Ministério do Pr. Raimundo Lino e agora estou no do Pr. Jaime, e essa igreja sempre foi uma benção para minha vida.

Em 1994 eu ainda era um adolescente e a Igreja ainda era um pocuo rígida em relação a algumas coisas, como por exemplo, os homens sentavam de um lado da igreja e as mulheres do outro, só catava hino da harpa, sentado e não podia bater palmas e jogar futebol não era muito bem visto. Porém apesar disso tudo e eu sendo adolescente me senti aconchegado como se estivesse em casa, me senti muito bem quando visitei a igreja. Creio que isso foi providência de Deus. Porque hoje, eu e minha família somos muito abençoados espiritualmente naquela Igreja!
GLÓRIA A DEUS POR ISSO!

kaká e cara nova disse...

A Paz do Senhor Jesus...
fico muito feliz em entrar no seu blog e ver a historia da igreja de bonsucesso , fui criado lá hoje resido em itu-SP sirvo a Jesus como diacono campo de indaiatuba Pr Raimundo soares de lima ... muitas saudades da rua pesqueira me lembro da escola dominical na epoca do Pr Raimundo muito bom , meu avÔ ainda serve a Jesus lá ele e minha avó ele é presbitero talves o Pr se recorde presbitero irmão abel nogueira ainda esta lá com toda a força e garra ...bom fico na lembrança de tantas coisas boas que me ocorreram lá sem mais A paz do Senhor Jesus...

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger