Visão interna do Gerenciamento da Crise em Neemias.
Sabedoria de Restaurador, em meio à Crise.
Preparando as Portas
Reformador Constrói na Crise:
Esta é grande
qualidade que Neemias nos ensina a ter.
Em tempos de
crise, seja gerente dela e não paute a sua Reforma e atividade para Deus com
base na Crise e nos que a querem explorar:
O que a Crise nos ensina:
Crise - Krinein - significa distinguir,
separar, decidir.
1- distinguir – fala de discernimento:
a- Neemias demonstra como entrar na crise:
-Silêncio
2.16 E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia; pois até então eu não havia declarado coisa alguma, nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos demais que faziam a obra.
-Sigilo dos
planos
Conhecer onde a situação está caótica
2.17 Então eu lhes disse: Bem vedes vós o triste estado em que estamos, como Jerusalém está assolada, e as suas portas queimadas a fogo; vinde, pois, e edifiquemos o muro de Jerusalém, para que não estejamos mais em opróbrio.
Neste contexto, Neemias se mostra como
Jesus, tem a sua própria tropa de Elite.
Texto exegético desta Secção [e outros similares]:
2.19 O que ouvindo
Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesem, o arábio, zombaram
de nós, desprezaram-nos e disseram: O que é isso que fazeis? Quereis
rebelar-vos contra o rei?
20 Então lhes
respondi: O Deus do céu é que nos fará
prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos: mas vós não
tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.
Axiologia (do grego άξιος
"valor" + λόγος "estudo, tratado") é o ramo da
filosofia que estuda os valores, etimologicamente significa "Teoria
do valor".
Separar.
Fala de criar
barreiras entre os que trabalham.
Entre os que
estão unidos por valores de mútuo interesse, porém há uma separação de valores,
para cada grupo há um interesse.
A cidade de
Jerusalém, como até hoje era o alvo da disputa, pelo símbolo eterno que ela
possui em si mesma, mas dado por Deus, desde os dias de Abraão, Isaque e Jacó.
Em várias era e
épocas bíblicas ou não bíblicas, veremos que há mútuos interesses em tê-la em
mãos diversamente interessadas.
Não deixou de
acontecer, nos dias de Neemias, Esdras, Zorobabel.
Não deixou de
acontecer na Idade Média;
Não deixa de
acontecer em nossos dias.
Mas, Neemias
soube trabalhar esta questão de interesses, sob a visão do Restaurador fiel ao
seu Deus.
Neemias nos
ensina a ver sob a ótica de Deus.
O versículo
abaixo condensa esta sua posição.
2.20 Então lhes
respondi: O Deus do céu [...] e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.
E expurgar
claramente os interessados naquilo que Deus nos colocou em nossas mãos e que é de
interesse mútuo do outro lado, mas com valores morais diversos.
Axiologia - Estudo
ou teoria de alguma espécie de valor, particularmente
dos valores morais.
axiologia |acsi| -
(grego áksios, -a, com o mesmo valor que, que tem o valor de, valioso,
estimado, merecedor de, digno de + -logia)
s. f.Filosofia dos valores,
particularmente dos valores morais.
Noção do termo – valorativo – valores da dimensão humana, em suas ações
e personalidade;
Decidir.
A narrativa do Livro de Neemias
nos dá ampla visão de tomada de decisão, na crise.
O que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?
Gerenciando a Crise, em situação
de aparente Poder Desfavorável.
Quando nós somos chamados para
resolver a crise, precisamos tomar decisões, que já sabemos de antemão: poderão
ser usadas por nós, pelos que querem que a crise continue instalada e nada
possa acontecer.
Crise é
alimentada por pessoas que ganham com o seu estabelecimento, e do estado
caótico da situação: 2.17 Então eu
lhes disse: Bem vedes vós o triste estado em que estamos, como Jerusalém está
assolada, e as suas portas queimadas a fogo; vinde, pois, e edifiquemos o muro
de Jerusalém, para que não estejamos mais em opróbrio.
Crise é Momento de Decisão.
Sabedoria:
Eu decido ser alguém, ou ser
ninguém na Crise.
Eu faço na crise ou me anulo e me
calo na crise.
Eu sou alguém na crise ou serei
ninguém na crise.
Eu demonstro na crise, de que
lado estou.
A Crise é Depuradora.
A crise distingue o homem
perseverante e o homem dúbio, o que vive em incerteza.
É hora de separar o joio do Trigo!
É hora de mostrar-se firme e não vacilante!
O mau caráter, o carnal e inimigo e o caráter pacificador, mas decidido.
A crise destaca cada qualidade
pessoal entre os seus pares.
Tg 1.1-8. Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo. Meus
irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias tribulações[provações],
... e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e
completos, não faltando em coisa alguma.[...] aquele que duvida é semelhante à
onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que
receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos
os seus caminhos.
Qual a tua posição na hora em que a Crise bater às Portas?
Continuaremos a reforma, que é espiritualmente santa, ou paramos de
restaurar as Portas:
Cada porta é uma entrada ou saída de nossas almas.
Pode ser Formosa, ou pode ser
saída do lixo, da iniquidade.
Ec. 3.1-5. Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo
propósito debaixo do céu.Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de
plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;tempo de matar, e tempo de
curar; tempo de derribar, e tempo de edificar;tempo de chorar, e tempo de
rir;tempo de prantear, e tempo de dançar;tempo de espalhar pedras, e tempo de
ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de abster-se de abraçar;tempo de
buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora;tempo de
rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de
amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Ou nas palavras em verso do
poeta:
Dê tempo ao Tempo...
Pois só há um Tempo...
Mas, há Tempo prá Tudo...
É mais ou menos como disse...
O Sábio Rei Salomão:...
Há tempo prá Plantar...
Tempo prá Regar...
Tempo para Colher...
Há tempo prá chorar...
Tempo prá Sorrir...
Tempo para Amar...
Há Tempo prá Nascer...
Tempo prá Viver...
Tempo para morrer...
Há Tempo prá sofrer...
Tempo...Tempo prá esquecer...
Tempo prá Reconciliar...JC.
Na questão em tela:
Valores
espirituais enfrentando valores carnais.
Valores do Reino
do Deus do Céu enfrentando valores de um Reino natural.
Um objeto
concreto, um crivo, uma peneira para separar elementos de tamanho diferentes.
Um
homem que controla Crise.
A crise é antes de mais axiológica.
Neemias atinge
esta condição quando, como reformador impede que valores sagrados e proféticos,
não sejam atingidos por valores mesquinhos, como:
-Calunia
-Difamação
Contra elas:
Oração
Jejum
Fé
Confiança em Deus -
O Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos!
Como alicerces
de uma disputa simplesmente de Poder, ou Governo.
Uma disputa para
manutenção do ‘status quo’ de três
personagens inimigos da Paz de Jerusalém, que se vêm ameaçados em suas
lideranças.
O espírito de Sambalate.
Samabalate - o acomodado com sua situação, não tem interesse em restauração de Portas, que lhe impedirão o acesso aos despojos dos hebreus, mesmo em opróbrio e miséria, o espírito dos sambalates é tirar o 'pêlo da ovelha, tosquiar até sangrar".
O espírito de Tobias
É o espírito da ameaça, do rei dos terrores, do atemorizador:
6.17 Além disso, naqueles dias o nobres
de Judá enviaram muitas cartas a Tobias, e as cartas de Tobias vinham para
eles.18 Pois muitos
em Judá estavam ligados a ele por juramento, por ser ele genro de Secanias,
filho de Ará, e por haver seu filho Joanã casado com a filha de Mesulão, filho
de Berequias.19 Também as
boas ações dele contavam perante mim, e as minhas palavras transmitiam a ele.
Tobias, pois, escrevia cartas para me atemorizar.
É o espírito do que agregar-se em meio a Crise, ao Poder, ou Poderes, para ter privilégios e informações de dentro da Obra em andamento.
Até entre as
mulheres chamadas de profetizas, perdendo a visão se encontra este espírito de
terror:
6.14 Lembra-te,
meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme estas suas obras, e também da
profetisa Noadias, e dos demais profetas que procuravam atemorizar-me.
O espírito de Gesém.
Gesém - o arábio - aquele que tem na confederação dos inimigos, alianças poderosas [mas, 'as nossas armas são poderosas em Deus', é o que eles não sabem]
Por quem?
Primeiro pelo
povo que estava oprimido, ao qual espoliavam;
Segundo por
alguém que tem as Cartas do Rei, mas a distancia de Susã impelia-os a pratica
de seus costumeiros modo de ação:
Ne. 4.1.3. Ora, quando Sambalate
ouviu que edificávamos o muro, ardeu em ira, indignou-se muito e escarneceu dos
judeus; e falou na presença de seus irmãos e do exército de Samária, dizendo:
Que fazem estes fracos judeus? Fortificar-se-ão? Oferecerão sacrifícios?
Acabarão a obra num só dia? Vivificarão dos montões de pó as pedras que foram
queimadas? Ora, estava ao lado dele Tobias, o amonita, que disse: Ainda que
edifiquem, vindo uma raposa derrubará o seu muro de pedra.
Difamar;
Desafiar;
Desmerecer;
Dominar;
Subjugar;
Alianças contra
o povo hebreu
Desafiar a
condição espiritual de um povo
Em nome do rei
Na política de
falsas informações.
Bem ou Mal.
Ne.2. 19,20. O que ouvindo Sambalate, o
horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesem, o arábio, zombaram de nós,
desprezaram-nos e disseram: O que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra
o rei? Então lhes respondi: O Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós, seus
servos, nos levantaremos e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito,
nem memorial em Jerusalém.
Em tempos de
Restauração a crise quer nos dominar apresentando-se sob a forma de mal, mas
ela esquece que é nesta hora que eu vou decidir:
Serei Reformador
em Meio a Crise.
Restaurarei as
porta.
Colocarei os
Portais;
E Assentarei as
Portas.
A Crise será
expulsa sob meu mandato divino: O Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós,
seus servos, nos levantaremos e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem
direito, nem memorial em Jerusalém.
Espiritualmente
ela não tem mais espaço, território ou domínio no meu culto à Deus.
Na narrativa
bíblica do capítulo 3 Neemias é apresentado como um gerenciador de Obra, sob
Crise.
Ele vive um
tempo sob esta dicotomia:
Vive a crise sem
desistir de fazer a Obra de Deus.
Afinal?
Será que alguém
que faz a Obra verdadeira de Deus, que não tenha realizado a Obra em tempo de
crise.
Quem realiza a
Obra não pode se deixar catatônico
É alguém
especialmente escolhido, para um tempo determinado, para a execução de parte do
Plano de Deus, com seu Povo.
Igreja
Família
Por que será que
nascemos nestes momentos e vamos vivenciá-los enquanto outros se deleitam, e
são socorridos por nossa chamada, em tempo de Crise e nosso coração não pode se
abalar.
Diga-se somos os
mais fracos, para que os que estão sob nosso comando se tornem os mais fortes.
Da fraqueza
tiraram forças.
O restaurador –
Neemias – se apaixona pela missão, só de ouvir falar das Portas queimadas, à
fogo.
A Crise é boa
como Jesus Cristo, para levar a decisão e mudança axiológica, seja pessoal ou
de um grupo.
Esta informação
na realidade era o Fogo necessário para acender o pavio de sua chamada, lá na
distante e rica Susã, fortaleza fechada.
Em poucas
palavras, eis que surge um homem em sua cavalgadura vistoriando as portas
queimadas, da Vaidade de Deus.
Tipo de Cristo
Crise
principalmente de moralidade
Crise de
conspiração
Crise da calúnia
É comum falar-se
em "crise" da sociedade, querendo com este termo significar momentos
conturbados, de viragem, em que se impõem decisões/opções.
Esta crise
social geral é acompanhada por uma sensação de perda de sentido. Para onde
vamos?
Que fim devemos
perseguir?
Qual é o
resultado que queremos alcançar, a longo prazo?
No seu
significado original, do grego antigo, o conceito de crise - Krinein - significa distinguir, separar, decidir.
Na origem um
objeto concreto, um crivo, uma peneira para separar elementos de tamanho
diferentes.
Por abstração, o
juiz que decide separa os "prós" e os "contras".
Sambalate
Tobias
Gesém – O Arábio
Deles já falamos
em Resumindo Neemias – Primeira
Parte.
Como
símbolo, uma balança.
Nesta acepção,
crise implica uma atitude de escolha, de eleição.
A crise é antes de
mais axiológica.
Ela tem, como é
óbvio, importantes reflexos na educação. Com efeito, toda a ação educativa
pressupõe uma escolha, mais ou menos assumida, de valores que constituem linhas
de força na orientação da criança ou do jovem que é preciso educar. O
"mínimo ato educativo aparentemente mais insignificante se nutre
inevitavelmente de uma concepção global do mundo e da vida (Patrício, 1984,
p.105)".
"Em grego, krisis, crise, significa a decisão
tomada por um juiz ou um médico. O juiz pesa e sopesa os prós e os contras e o
médico conjuga os vários sintomas; então, ambos tomam a decisão pelo tipo de
sentença ou pelo tipo de doença. Esse processo decisório é chamado crise. O
Evangelho de São João usa 30 vezes a palavra crise no sentido de decisão. Jesus
comparece como a crise do mundo, pois obriga as pessoas a se
decidirem."Leonardo Boff
A CRISE instalada no Interior da Cidade:
Instalando portas da Restauração em meio a crise.
1-Jaffa Gate - O Portão de Jaffa é o mais conhecido e movimentado dos portões de
Jerusalém. Foi construído na direção do porto de Jaffa - Jope.
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