sábado, dezembro 3

O Exercício Ministerial Na Casa do Senhor. Lição 10 – CPAD

O Exercício Ministerial Na Casa do Senhor.
Lição 10 – CPAD
autor:Osvarela
O ministério não é exaurido pela pregação, mas é um estilo de vida que se esforça por levar avante o evangelho em todos os lugares e estabelecer o reino dos céus em todos os corações. por Vincent Cheung
Texto Áureo:
1 Co. 4.2.
Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel. ARA
 “Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel”. ACRFiel.
Leitura Bíblica Em Classe:
Neemias 13.1-8.
NAQUELE dia leu-se no livro de Moisés, aos ouvidos do povo; e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de Deus,
Porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água; antes contra eles assalariaram a Balaão para os amaldiçoar; porém o nosso Deus converteu a maldição em bênção.
Sucedeu, pois, que, ouvindo eles esta lei, apartaram de Israel todo o elemento misto.
Ora, antes disto, Eliasibe, sacerdote, que presidia sobre a câmara da casa do nosso Deus, se tinha aparentado com Tobias;
E fizera-lhe uma câmara grande, onde dantes se depositavam as ofertas de alimentos, o incenso, os utensílios, os dízimos do grão, do mosto e do azeite, que se ordenaram para os levitas, cantores e porteiros, como também a oferta alçada para os sacerdotes.
Mas durante tudo isto não estava eu em Jerusalém, porque no ano trinta e dois de Artaxerxes, rei de Babilônia, fui ter com o rei; mas após alguns dias tornei a alcançar licença do rei.
E voltando a Jerusalém, compreendi o mal que Eliasibe fizera para Tobias, fazendo-lhe uma câmara nos pátios da casa de Deus.
O que muito me desagradou; de sorte que lancei todos os móveis da casa de Tobias fora da câmara.
Exórdio:
Nas lições anteriores e nos resumos publicados, nesta página, nos referimos a relação espúria de Tobias com a casa sacerdotal.
Era uma relação viciosa com vistas, a obtenção de privilégios e facilidades de transito.
Era onde ele obtinha forma política para se sobressair como autoridade entre o povo hebreu e poder manipular esta capilaridade intersociais, a seu favor.
Em qualquer situação ele obtinha favores e consolidava a sua posição.
Até uma Câmara, ou seja, um compartimento especialmente seu, para uso espúrio ele conseguiu junto a Eliasibe.
Significado de Exercício.
Exercício: tirocínio, manobra, treino.
Ato de praticar uma atividade.
Άσκηση – Gr.운동 lichaamsbeweging trening ćwiczenie упражнение övning การออกกำลังกาย egzersiz bài tập 练习 упражняване תרגיל - hb
subst m exercício [izər'sisju]
Exercer: v. t. 1. praticar: exercer uma profissão
Significado de Tirocínio - m. Primeiro ensino.
Aprendizagem. Prática ou exercício militar, para subir de pôsto. (Lat. tirocinium) Novo Dicionário da Língua Portuguesa Candido de Figueiredo - 1913
Atividade (ât) - atividade (ât) atividade (latim activitas, -atis, significação ativa.ativa.ativa [do verbo])
s. f.s. f.
1. Qualidade do que é ativo.ativo.ativo. ≠ INATIVIDADE..INATIVIDADE.INATIVIDADE
Faculdade de exercer a ação.ação.ação.
Exercício ou aplicação dessa capacidade (ex.: atividade.atividade.atividade física).
[Figurado]  -  [Figurado]  Prontidão, rapidez.
Há necessidade de prontidão no ministério, é um dos ensinos de Neemias, é uma forma de Integridade e coragem em tempos de crise!
[Figurado]   [Figurado]  Vigor, energia. ≠ INATIVIDADE..INATIVIDADE.INATIVIDADE, INÉRCIA
Exercício espiritual: prática de devoção.
Exercício |z| s. m.s. m.
1. Ato.Ato.Ato de exercer.
. Ato  Atode exercitar, de tornar ou tornar-se destro.
. Serviço ativo.
. Desempenho de um cargo.
. Lição em que se exercita uma teoria ou regras precedentemente estudadas; tema.
Ministério.
A instituição Ministério na vida eclesial é um dos fatores importantes para consolidação da Obra de deus entre o seu povo.
Sob a ótica neemista a instituição sacerdotal é uma restauração necessária para volta à pureza do seu exercício.
E voltando a Jerusalém, compreendi o mal que Eliasibe fizera para Tobias, fazendo-lhe uma câmara nos pátios da casa de Deus.
Ora, antes disto, Eliasibe, sacerdote, que presidia sobre a câmara da casa do nosso Deus, se tinha aparentado com Tobias;
Fidelidade Ministerial:
Recentemente fui questionado sobre o versículo que a Bíblia dá direito de que todo e qualquer obreiro, quiçá todos os crentes, possam desejar o Episcopado.
I Timóteo 3:1.  ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
A visão deste texto paulino mostra-se muitas vezes um erro de entendimento:
Entre desejar e a chamada, está:
Qual o motivo do desejo?
Apenas desejo?
Tenho motivação para enquadrar-me no texto áureo da lição?
Ou no contexto geral da explanação paulina sobre o ministério:
Entendendo – quem constitui obreiros é Deus.
I Timóteo 2:7. Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade.
Qual o entendimento de chamada?
Qual o entendimento do exercício Ministerial?
E a principal:
Qual é o desejo de Deus para que eu seja um Ministro?
Citações
“Os pregadores são obrigados a apresentar todo o escopo da revelação bíblica com clareza e exatidão, mas ser atencioso é responsabilidade do ouvinte.”por Vincent Cheung
Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo. Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus. Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica. (2Co 3.4-6)

Apartando do Meio A Mistura.
Não era novidade entre os da Casa de Judá, remanescente do cativeiro babilônico a inserção de elementos estranhos no seio do povo hebreu.
Números 11:4.E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer?
Desde a saída do Egito este tipo de gente estava no meio dos hebreus, tanto como povo, como no meio da nação.
Neemias já havia, nesta atual etapa, proclamado a separação e os direitos de culto e nominação como povo de Deus, como vimos em lições passadas.
Sem contarmos com a instrução mosaica, do Senhor para não se misturar com o povo da terra da promessa.
Deuteronômio 12:29-30.Quando o SENHOR teu Deus desarraigar de diante de ti as nações, aonde vais a possuí-las, e as possuíres e habitares na sua terra,Guarda-te, que não te enlaces seguindo-as, depois que forem destruídas diante de ti;
Mas, ele sabia que as diversas perseguições e jugos sofridos pelo povo, que culminaram com o desterro para sempre do Reino do Norte – Israel e o período septuagenário do Reino ou Casa de Judá na Babilônia levara o povo a sofrer a miscigenação, ainda que pequena.
Esta mistura, no entanto acabara por se incluir na própria casa d Arão, ou seja, na Casa sacerdotal.
Ouvindo o profeta Jeremias, alguns poderiam entender, a existência liberatória de Yhaweh para casamentos mistos, o que de fato ocorreu e que permitiu, esta situação.
Continua...

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger