Lição
10 – CPAD
autor:Osvarela
O
ministério não é exaurido pela pregação, mas é um estilo de vida que se esforça
por levar avante o evangelho em todos os lugares e estabelecer o reino dos céus
em todos os corações. por Vincent Cheung
Texto Áureo:
1
Co. 4.2.
Ora,
além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja
encontrado fiel. ARA
“Além disso requer-se dos despenseiros que
cada um se ache fiel”. ACRFiel.
Leitura Bíblica Em Classe:
Neemias 13.1-8.
NAQUELE
dia leu-se no livro de Moisés, aos ouvidos do povo; e achou-se escrito nele que
os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de Deus,
Porquanto
não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água; antes contra
eles assalariaram a Balaão para os amaldiçoar; porém o nosso Deus converteu a
maldição em bênção.
Sucedeu,
pois, que, ouvindo eles esta lei, apartaram de Israel todo o elemento misto.
Ora,
antes disto, Eliasibe, sacerdote, que presidia sobre a câmara da casa do nosso
Deus, se tinha aparentado com Tobias;
E
fizera-lhe uma câmara grande, onde dantes se depositavam as ofertas de
alimentos, o incenso, os utensílios, os dízimos do grão, do mosto e do azeite,
que se ordenaram para os levitas, cantores e porteiros, como também a oferta
alçada para os sacerdotes.
Mas
durante tudo isto não estava eu em Jerusalém, porque no ano trinta e dois de
Artaxerxes, rei de Babilônia, fui ter com o rei; mas após alguns dias tornei a
alcançar licença do rei.
E
voltando a Jerusalém, compreendi o mal que Eliasibe fizera para Tobias,
fazendo-lhe uma câmara nos pátios da casa de Deus.
O
que muito me desagradou; de sorte que lancei todos os móveis da casa de Tobias
fora da câmara.
Exórdio:
Nas
lições anteriores e nos resumos publicados, nesta página, nos referimos a
relação espúria de Tobias com a casa sacerdotal.
Era
uma relação viciosa com vistas, a obtenção de privilégios e facilidades de
transito.
Era
onde ele obtinha forma política para se sobressair como autoridade entre o povo
hebreu e poder manipular esta capilaridade intersociais, a seu favor.
Em
qualquer situação ele obtinha favores e consolidava a sua posição.
Até
uma Câmara, ou seja, um compartimento especialmente seu, para uso espúrio ele
conseguiu junto a Eliasibe.
Significado de Exercício.
Exercício: tirocínio, manobra, treino.
Ato de praticar uma atividade.
Άσκηση – Gr. תרגיל - hb
subst
m exercício
[izər'sisju]
Exercer: v.
t. 1. praticar: exercer uma profissão
Significado
de Tirocínio - m. Primeiro ensino.
Aprendizagem.
Prática ou exercício militar, para subir de pôsto. (Lat. tirocinium) Novo Dicionário
da Língua Portuguesa Candido de Figueiredo - 1913
Atividade
(ât) - atividade (ât) atividade (latim activitas, -atis,
significação ativa.ativa.ativa [do verbo])
s. f.
1. Qualidade
do que é ativo.ativo.ativo. ≠ INATIVIDADE..INATIVIDADE.INATIVIDADE
Faculdade
de exercer a ação.ação.ação.
Exercício
ou aplicação dessa capacidade (ex.: atividade.atividade.atividade física).
[Figurado] - [Figurado] Prontidão, rapidez.
Há
necessidade de prontidão no ministério, é um dos ensinos de Neemias, é uma
forma de Integridade e coragem em tempos de crise!
[Figurado] [Figurado] Vigor, energia. ≠ INATIVIDADE..INATIVIDADE.INATIVIDADE, INÉRCIA
Exercício
espiritual: prática
de devoção.
Exercício |z| s. m.
1. Ato.Ato.Ato de exercer.
. Ato Atode
exercitar, de tornar ou tornar-se destro.
. Serviço ativo.
. Desempenho
de um cargo.
. Lição em
que se exercita uma teoria ou regras precedentemente estudadas; tema.
Ministério.
A instituição
Ministério na vida eclesial é um dos fatores importantes para consolidação da
Obra de deus entre o seu povo.
Sob
a ótica neemista a instituição sacerdotal é uma restauração necessária para
volta à pureza do seu exercício.
E
voltando a Jerusalém, compreendi o mal que Eliasibe fizera para Tobias,
fazendo-lhe uma câmara nos pátios da casa de Deus.
Ora,
antes disto, Eliasibe, sacerdote, que presidia sobre a câmara da casa do nosso
Deus, se tinha aparentado com Tobias;
Fidelidade Ministerial:
Recentemente
fui questionado sobre o versículo que a Bíblia dá direito de que todo e
qualquer obreiro, quiçá todos os crentes, possam desejar o Episcopado.
I
Timóteo 3:1. ESTA é uma palavra fiel: se
alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
A
visão deste texto paulino mostra-se muitas vezes um erro de entendimento:
Entre
desejar e a chamada, está:
Qual
o motivo do desejo?
Apenas
desejo?
Tenho
motivação para enquadrar-me no texto áureo da lição?
Ou
no contexto geral da explanação paulina sobre o ministério:
Entendendo
– quem constitui obreiros é Deus.
I
Timóteo 2:7. Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído
pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade.
Qual
o entendimento de chamada?
Qual
o entendimento do exercício Ministerial?
E
a principal:
Qual
é o desejo de Deus para que eu seja um Ministro?
Citações
“Os
pregadores são obrigados a apresentar todo o escopo da revelação bíblica com
clareza e exatidão, mas ser atencioso é responsabilidade do ouvinte.”por Vincent
Cheung
Tal
é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo. Não que possamos
reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa
capacidade vem de Deus. Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova
aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito
vivifica. (2Co 3.4-6)
Apartando do Meio A
Mistura.
Não
era novidade entre os da Casa de Judá, remanescente do cativeiro babilônico a
inserção de elementos estranhos no seio do povo hebreu.
Números
11:4.E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os
filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer?
Desde
a saída do Egito este tipo de gente estava no meio dos hebreus, tanto como
povo, como no meio da nação.
Neemias
já havia, nesta atual etapa, proclamado a separação e os direitos de culto e
nominação como povo de Deus, como vimos em lições passadas.
Sem
contarmos com a instrução mosaica, do Senhor para não se misturar com o povo da
terra da promessa.
Deuteronômio
12:29-30.Quando o SENHOR teu Deus desarraigar de diante de ti as nações, aonde
vais a possuí-las, e as possuíres e habitares na sua terra,Guarda-te, que não
te enlaces seguindo-as, depois que forem destruídas diante de ti;
Mas,
ele sabia que as diversas perseguições e jugos sofridos pelo povo, que
culminaram com o desterro para sempre do Reino do Norte – Israel e o período septuagenário
do Reino ou Casa de Judá na Babilônia levara o povo a sofrer a miscigenação,
ainda que pequena.
Esta
mistura, no entanto acabara por se incluir na própria casa d Arão, ou seja, na
Casa sacerdotal.
Ouvindo
o profeta Jeremias, alguns poderiam entender, a existência liberatória de
Yhaweh para casamentos mistos, o que de fato ocorreu e que permitiu, esta situação.
Continua...
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