sábado, dezembro 3

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Exemplos de superação e lições de vida
sábado, 3 de dezembro de 2011 7:00 - DGABC
Angela Martins 
II Samuel 9:13.  Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto sempre comia à mesa do rei, e era coxo de ambos os pés.
Todos os dias, a operadora de telemarketing Jéssica Garcia Benedicto, 21 anos, se prepara para encarar um dia de trabalho. Ela almoça, penteia os cabelos, se maquia, atende ligações no celular. Tudo isso com os pés. Vítima de má formação congênita, ela nasceu sem os braços e aprendeu desde cedo a buscar maneiras de fazer suas atividades sem precisar da ajuda de terceiros.
"Faço praticamente tudo sozinha. Nunca fiquei revoltada com essa situação e sempre procurei levar a vida de forma positiva", afirma. Atleta, Jéssica participa da equipe de natação de Santo André e ganhou nos últimos Jogos Abertos do Interior duas medalhas de prata para a cidade, na categoria F6. "O esporte abre muitas portas e dá forças para continuar a lutar pelo que quero."
VIDA DE MODELO
II Samuel 4:4. E Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado de ambos os pés; era da idade de cinco anos quando as novas de Saul e Jônatas vieram de Jizreel, e sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo; e o seu nome era Mefibosete.
Aos 9 anos, Caroline Paiva viu seu mundo destruído por um acidente de carro. O pai faleceu e a menina ficou paraplégica. "Tive de me adaptar a uma nova vida e reaprender a fazer tudo, como uma criança que está começando a andar, só que usando cadeira de rodas." Apesar das limitações, ela nunca deixou de estudar e levar vida comum. Aos 24 anos foi convidada por uma amiga para participar de um desfile. "Sempre tive o sonho de ser modelo, mas não acreditava que pudesse acontecer, que esse mercado abriria as portas para uma pessoa com deficiência. Depois daquele dia começaram a aparecer os convites."
A estudante do Ensino Médio Cláudia Aparecida da Silva, 21, ainda não sabe qual carreira seguir.
Isaías 35:5.  Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. 

Divide seu tempo entre os estudos e as tarefas de casa. "Ela é muito prestativa e carinhosa. É minha grande companheira", revela a mãe, Maria Lurdes da Silva, 54. Ao primeiro mês de gestação, descobriu que havia contraído rubéola. Cláudia nasceu com surdez parcial no ouvido direito e total no esquerdo, além de problemas de visão. Na escola, aprendeu a linguagem de Libras. Com o pouco de audição que lhe resta, gosta de ouvir música, especialmente Luan Santana.
ESCURIDÃO - Aos 35 anos, o contador Carlos Alberto dos Santos, 53, ficou totalmente cego, vítima de catarata com a qual conviveu desde a infância. Foram dez cirurgias, mas nada conseguiu reverter o problema.
Jó 29:15.  Eu me fazia de olhos para o cego, e de pés para o coxo.
Com a deficiência, veio a conscientização sobre os problemas que as pessoas enfrentam no cotidiano. "São muitos os obstáculos na locomoção nas ruas das cidades. Mas não podemos desistir de lutar pelos nossos direitos e cobrar soluções do poder público."
Data celebra luta pelos direitos dos deficientes
Celebrado hoje, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é data para reflexão sobre a participação dessa parcela da população na sociedade. Ainda cercados de problemas de acessibilidade e poucas oportunidades de trabalho, os deficientes enfrentam, também, o preconceito velado de muitas pessoas.
De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, são 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência física ou mental. Somente no Estado de São Paulo o número chega a 9,3 milhões de pessoas.
Isaías 29:18. E naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e dentre a escuridão e dentre as trevas os olhos dos cegos as verão.
"Tudo que é diferente causa estranheza nas pessoas. Durante muito tempo, por questão cultural, as famílias escondiam seus filhos deficientes como se fossem doentes. Hoje, com as campanhas de conscientização, estamos revertendo esse quadro e mostrando ao mundo que podemos viver em sociedade", diz o assessor de políticas públicas para pessoas com deficiência da Prefeitura de Santo André, Alexandre Francisco, o Xande.
Cadeirante, ele mesmo viveu na pele o preconceito. "Felizmente minha família sempre me apoiou, cursei faculdade e hoje sou independente. Mas existem muitas pessoas que ainda sofrem com a falta de oportunidades", destaca.
Em 2000, foi promulgada a lei 10.098, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, retirando barreiras e obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.
II Samuel 9:11.  E disse Ziba ao rei: Conforme a tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim fará teu servo. Quanto a Mefibosete, disse o rei, comerá à minha mesa como um dos filhos do rei. 

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger