terça-feira, fevereiro 21

NOVO PRESIDENTE DA ALEMANHA É PASTOR PROTESTANTE-DEFENSOR DE DIREITOS CIVIS E OPOSITOR DE ANGELA MERKEL


Pastor é o novo presidente da Alemanha contra vontade de Angela Merkel.

Quem é Joachim Gauck? 
Gauck já foi chamado de “a versão alemã de Nelson Mandela”, pois defendeu os abusos da polícia alemã oriental, à época, do regime comunista, antes da unificação do país.
Foi um dos principais líderes do movimento de pastores protestantes que lutaram durante anos para derrubar o regime comunista no país. Com a queda do presidente alemão Christian Wulff, que se demitiu do posto dia 17 de fevereiro, devido a um escândalo de corrupção.
Curiosamente não está ligado a nenhum partido político, e é considerado por Angela Merkel, atual Chanceler alemã, como seu opositor [– A Alemanha é um país sob regime Paalamentarista em quem determina decisões de governo é a Chanceler, no caso Ângela Merkel -].
Ele é um pastor com uma longa história na luta pelos direitos civis na Alemanha. 
Ordenado em 1965, sempre pautou seu ministério pela valorização do ser humano.
O pastor hoje tem 72 anos, é casado e tem quatro filhos. 
Quando tinha 11 anos, o pai de Gauck foi preso pelas autoridades comunistas e enviado a uma prisão siberiana. Desde então afirma que se tornou um opositor ao comunismo. Quando jovem, queria ser jornalista, mas sua carreira foi abortada quando se recusou a entrar para uma associação de jovens comunistas. Foi então que decidiu estudar teologia.
Em 1989, pouco antes da queda do comunismo na Alemanha, Gauck surgiu como o porta-voz do Novo Fórum, o primeiro movimento legal de oposição ao regime na Alemanha Comunista. Em 1990, ele já havia sido sondado para o cargo, mas recusou uma oferta dos conservadores para se tornar presidente.
Foi diretor dos arquivos da polícia política, a STASI, á partir, de 3 de outubro de 1990, dia oficial da reunificação da Alemanha.
Ficou no cargo até 2000, se tornou uma das figuras mais fortes na luta pela reunificação das duas Alemanhas, mas nunca aceitou convites para ocupar cargos políticos.
As questões centrais na vida pública de Joachim Gauk têm sido a liberdade e a responsabilidade. É isso que me liga a ele pessoalmente, apesar das nossas diferenças”, disse Angela Merkel aos repórteres durante a coletiva neste domingo (19).
Ele estava ao lado de Merkel durante o anúncio e ressaltou que não é um “super-homem” nem um “homem sem erros”.
Curiosamente, Gauck não está filiado a nenhum partido político, descrevendo-se como “um conservador de esquerda, um liberal”.
Autor de muitos livros que tratavam do tema direitos humanos, está lançando hoje sua nova obra “Liberdade – Um apelo”, justamente quando sua candidatura foi oficializada.
Gauck não terá opositores na eleição realizada por votos indiretos na Convenção Federal. Participam todos os membros do Bundestag, bem como os delegados escolhidos pelas assembleias legislativas dos Estados. O pleito ocorrerá dia 18 de março.
 “Não vamos esquecer que foram sacerdotes como Joachim Gauck que ajudaram a fazer uma revolução pacífica na Alemanha Oriental”, acrescentou Merkel, que é filha de um pastor protestante. Angela Merkel
Pastor é o novo Presidente da Alemanha.
A forte Alemanha tem sido a âncora, que segura a dilação da crise da União Européia.
Diante de um irrespondível conflito de interesse e odor de corrupção e abuso de poder, Christian Wulff, pressionado pela Magistratura que pediu ao Parlamento autorização para iniciar processo criminal contra ele,  renunciou à presidência da Alemanha na sexta-feira passada. Uma vitória do estado de Direito e do princípio universal de que todos são iguais perante a lei. Também do impecável trabalho apuratório do promotor de Hannover, Clemens Eimterbaumer, pois o fim da imunidade do presidente, caso não houvesse a renúncia de Wulff, passaria fácil pelo Parlamento.
Na mesma sexta-feira  e no Parlamento, o ex-pastor protestante e humanista Joachim Gauck lançou o seu nome  como pretendente à chefia de estado. 
Logo, sofreu a oposição da poderosa Angela Merkel, a chefe do governo.
Ontem à tarde e depois de um demorada reunião entre os integrantes da maioria parlamentar, o nome de Gauck restou ovacionado. Imediatamente, Merkel foi aconselhada a renunciar à resistência a Gauck, representante da chamada Alemanha do Leste.
O novo presidente da Alemanha é um conhecido defensor dos direitos humanos.
Wálter Fanganiello Maierovitch
Outras fontes

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger