sábado, abril 7

A VISÃO DO CRISTO GLORIFICADO Lição 02 – 2º trimestre/2012


A VISÃO DO CRISTO GLORIFICADO
Lição 02 – 2º trimestre/2012                                Autor do Subsídio:Osvarela

Esta semana, iniciei um período de estudos em nossa Igreja, sobre o Livro do Apocalipse.
Neste Estudo, o objetivo é deslindar para a Igreja e desmitificar o Livro do Apocalipse.
O Pastor Claudionor de Andrade foi feliz, como a Casa, em publicarem este assunto.
Em nossa comunidade local, até as crianças me perguntam sobre este assunto.
Texto Áureo:
Apocalipse 1:17-18.Não temas; Eu sou o primeiro e o último;E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
Texto Importante do Contexto:
Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Leitura Bíblica Em Classe:
Apocalipse 1:7-19
Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.
E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.
Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.
E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;
E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;
E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.
E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
Texto Importante do Contexto Imediatamente Posterior ao da Lição:
Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;
Introdução:
Ao ler esta lição, ou estudar o assunto procure observar:
Local da ação – Patmos uma ilha –
Esta pequena ilha (Ap 1:9), vulcânica fica no mar Egeu, 60 km da cidade turca de Mileto.
João foi exilado e recebeu as visões registradas no Livro do Apocalipse (às vezes chamado O Apocalipse de São João).
Localização: 
Situada na rota marítima entre Roma e Éfeso, o porto de Patmos era uma parada regular e importante ao longo da linha de comunicação e comércio entre estas duas cidades.
João estava exilado aqui da cidade de Éfeso, onde ele tinha vindo a servir como ancião.
Por decreto do imperador foi João banido para a ilha de Patmos, condenado "por causa da Palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo". Apoc. 1:9. Seus Inimigos e o Imperador pensavam, que sua influência não mais seria sentida, e ele morreria, afinal, pelas privações e sofrimentos.
Mas, Deus tinha outros planos para João neste deserto.
Ali longe e exilado, Deus lhe daria o melhor momento:
Ver, ouvir e escrever o que o Cristo Glorificado lhe narraria.
Assim será conosco, quando nosso Inimigo pensar que nos exilou, nos afastou de todos que nos amam, até de nosso Ministério, Deus nos aparecerá e nos dará uma Missão mais nobre, a qual, jamais recebemos, quando estávamos na Plenitude de nosso Ministério!
Patmos, uma ilha árida e rochosa no mar Egeu, havia sido escolhida pelo governo romano para banimento de criminosos; mas para o servo de Deus sua solitária habitação tornou-se a porta do Céu. Aqui, afastado das cansativas cenas da vida, e dos ativos labores dos primeiros anos, ele teve a companhia de Deus, de Cristo e dos anjos celestiais, e deles recebeu instrução para a igreja por todo o tempo futuro. Os eventos que teriam lugar nas cenas finais da história deste mundo foram esboçados perante ele; e ali escreveu as visões recebidas de Deus. Quando sua voz não mais podia testificar dAquele a quem amara e servira, as mensagens que foram dadas nessa costa desolada deviam avançar como uma lâmpada que arde, declarando o seguro propósito do Senhor concernente a cada nação da Terra.
Entre as rochas e recifes de Patmos, João manteve comunhão com seu Criador.
“Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo”.
Fora levado para lá por causa do seu testemunho por Jesus Cristo e agora o Cristo Glorificado o vem visitar e lhe dar mais uma missão, no final de seus dias:
1-Revelar o Plano do Cristo de Deus par os últimos dias;
2- Alertar as Sete Igrejas da Ásia;
3-Detalhar a Vitória final do Cristo Glorificado;
4- Identificar para a Igreja o Cristo com Sua Glória Total, após a vitória vicária e do Plano de Deus na Cruz;
5-Detalhar os últimos isntantes do Plano Original de Deus para o Mundo, a Humanidade, Para a Igreja, para os mártires, para o Seu Povo, para o Diabo, a antiga Serpente, para os incrédulos, homicidas, mentirosos...para detalhar a Vitória Final, deste Cristo
6- Para dar Esperança a Igreja que havia mais a ser visto do que João havia visto;
7- Para em missão divina João escrever:
Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;
-Visto no Passado próximo;
-As que estão acontecendo com a sua Igreja;
-E as Escatológicas ‘as que hão de acontecer!’
Personagens –
Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo;
Pelo próprio personagem, Glorificado:
“Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro;”
“Eu sou o primeiro e o último;...E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre.”
Na visão de João:
Numa primeira descrição geral, como fato e modo teológico, que devemos notar, nas descrições bíblicas.
Primeiro uma visão do todo, ou panorâmica, depois vem os detalhes.
João vê a figura, mas depois,quando esta figura se lhe apresenta, como quando os discípulos viram Jesus ao longe no barco, ele sente as forças lhe faltarem.
“E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro”.
Verbos em ação:
Estava na ilha chamada Patmos...
Cingido pelos peitos com um cinto de ouro.
Arrebatado no Espírito no dia do Senhor...
Ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
Dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro;
Vês,...
Escreve-o num livro...
Envia-o às sete igrejas que estão na Ásia;
Virei-me para ver quem...
Falava comigo.
E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;
E os seus pés, ... sido refinados numa fornalha...
Tinha na sua destra sete estrelas;
Quando vi, caí a seus pés como morto;
Pôs sobre mim a sua destra...
E o que vivo e fui morto,...
....mas eis aqui estou vivo para todo o sempre.
E tenho as chaves da morte e do inferno.

A Visão do Cristo Glorificado, em detalhes.
Primeiramente há uma identificação do Cristo Glorificado:
João o apóstolo que repousara, ao se alimentar no peito de Jesus, se espanta com a visão do Jesus O Cristo em seu Corpo Glorificado, com toda a formosura de suas vestes.
O Personagem Principal:
Apocalipse 1:8. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
João conhecia o estado e Poder do Cristo, mas o mesmo João estando em Patmos no dia do Senhor, como ele mesmo narra, ouve uma voz, e ao virar-se ele é tomado de um torpor que o leva a um estado de choque, em que ele cai em desmaio, perdendo seus sentidos.
Pensava, até me estar morto, teve a sensação de!
"...e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece."
Parece-me ver João tentando cobrir os olhos, já cansados, mas o resplendor tomou conta do lugar e e presença do Cristo Glorificado foi como o Sol quando em seu maior resplendor..!
Creio que ao som da voz, “como a voz de muitas águas...”;
Criou um clima e sensação que a Bíblia muitas vezes indica a presença da majestade de Deus, que faz o coração e alma do homem se derreter
Mas, se fosse eu, certamente o coração sairia do peito, mas quando Deus quer revelar algo de sua Glória e do que iria acontecer nos últimos dias, age a favor de João colocando-o em pé.
Assim aconteceu com muitos que ouviram ou viram a Glória.
Jeremias, Ezequiel, etc..
Apocalipse 1:17.E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
Destra – mão direita.
Literalmente O Cristo Glorificado estende a Sua mão direita e ergue a João.
Foi á destra de Deus que Estevão viu o Cristo glorificado, instantes ou durante seu apedrejamento mortal, pelos judeus.
Atos 7:56. E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.
E é natural este impacto, pois o ser humano em seu estado natural não está preparado para visão tão inefável.
Mesmo com a visão do Monte da Transfiguração não poderia ser comparada, agora, a visão do Cristo Glorificado em tua Sua Majestade do Vencedor da Morte e do Inferno [Fp.2.9].
Mateus 17:2.E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
João vira o senhor em seu corpo desfigurado na cruz.
João 19:25-30.E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissope, lha chegaram à boca.E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Sofrendo dores, sede...
E tendo sido escolhido por Jesus como cuidador e filho [com todas as obrigações em substituí-lo, como filho primogênito] da mãe de Jesus.
Vira em corpo transfigurado, durante os dias anteriores a sua ascensão.
Assim foi natural o seu estupor ao vê-lo em toda a sua Glória, plenamente dotado da Glória que tinha com o Pai, e como o Pai, antes da Fundação do Mundo.
Agora ele via um que se mostra com o Poder que o Pai lhe deu, como ele havia dito:
Apocalipse 1:17-18.E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
Poderes em sua Mão:
Chaves – símbolo de autoridade em abrir e fechar;mas, não é uma chave comum: Apocalipse 3:7.E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
Quem controla a entrada e saída;
Mas, que só entra no coração daquele que quiser deixá-lo entrar:
Apocalipse 3:20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Quem abre aos que querem e fecha para quem ele não achar digno;
Atos 14:27.E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé.
Poder sobre a Morte.
Poder sobre a malignidade das hostes infernais da maldade.
Continua...

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger