sábado, agosto 3

AS VIRTUDES DOS SALVOS EM CRISTO Lição 05 – CPAD - Em Edição - Continua...

AS VIRTUDES DOS SALVOS EM CRISTO
Lição 05 – CPAD                                   Estudo e edição Pr. Osvarela
“Virtude não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem”. 
 
TEXTO ÁUREO
PORQUE DEUS É O QUE OPERA EM VÓS TANTO O QUERER COMO O EFETUAR, SEGUNDO A SUA BOA VONTADE. Fp. 2.13
Aqui no texto, a expressão operar, com autoridade e sabedoria, significa a ação, de realizar algo que produza uma intervenção modificadora na vida de alguém. Minha definição.
Identicamente, efetuar é a ação continuada da forma de operar estas modificações, além de, demonstrando, que o que opera, tem poder de realizar com total domínio e autoridade, e com o controle de toda situação. Minha definição.
Virtudes – conjunto de qualidades pessoais, as quais se demonstram através do comportamento exteriorizado no relacionamento pessoal, sendo sempre, um valor de alta qualidade moral, sob a égide divina. As virtudes dos salvos não são inerentes a sua genética, mas a sua regeneração espiritual, em novidade de vida. Minha definição.
Aristóteles dizia que: “é uma disposição adquirida de fazer o bem, e elas se aperfeiçoam com o hábito”.
Virtudes é algo que se pratica continuadamente, de tal forma que, aqueles que nos acercam, ou convivem conosco já a vêm como algo inerente a nossa condição pessoal.
Esta prática nos leva a sermos conhecidos, como tendo um caráter e personalidade em fazer o bem, seja como indivíduo, seja como cristão, pertencente a um agrupamento, que coletivamente é conhecido por agir desta maneira - Igreja.
A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem.
Etimologia.
virtude - sf (lat. virtute)
1 Hábito de praticar o bem, o que é justo; excelência moral; probidade, retidão.
2 Boa qualidade moral.
3 O conjunto de todas as boas qualidades morais.
4 Austeridade no viver.
5 Força moral; valor, valentia, coragem.
6 Ação virtuosa.
7 Castidade, pudicícia.
8 Validade, força, vigor.
9 Qualidade própria para produzir certos e determinados resultados; propriedade, eficácia.
sf pl Teol Um dos coros de anjos. Antôn (acepção 1): vício.
Virtudes cardeais: grupo de virtudes proeminentes:
a) entre os antigos, as virtudes naturais: prudência, justiça, temperança e fortaleza;
b) as virtudes que incluem, além das virtudes naturais, as três virtudes teologais: fé, esperança e caridade.
Virtudes naturais: as quatro virtudes cardeais: prudência, justiça, temperança e fortaleza, distinguidas no escolasticismo das três virtudes teologais.
Virtude (latim: virtus; em grego: ρετή) é uma qualidade moral particular.
A virtude está intima mente ligada a condição de ter a mente de Cristo, por isto ela atinge a nossa intelectualidade.
σπλαγχνον splagchnon - provavelmente fortalecido de splen (“baço”); TDNT - 7:548,1067; n n
1) entranhas, intestinos, (coração, pulmão, fígado, etc.)
1a) entranhas
1b) as entranhas eram consideradas como a sede das paixões mais extremas, tal como o ódio e o amor; para os hebreus, a sede das afeições mais sensíveis, esp. bondade, benevolência, compaixão; daí, nosso coração (misericórdia, afetos, etc.)
1c) coração no qual reside misericórdia
I Pe 2.9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
επιστρεφω epistrepho - Strong; verbo
1) transitivamente
1a) retornar para
1a1) para o louvor do verdadeiro Deus
1b) fazer retornar, voltar
1b1) ao amor e obediência a Deus
1b2) ao amor pelas crianças
1b3) ao amor à sabedoria e retidão
2) intransitivamente
2a) voltar-se para si mesmo
2c) retornar, voltar
Virtude N.f.
1. disposição habitual para a prática do bem; probidade; retidão;
2. qualidade ou conjunto de boas qualidades morais; excelência moral;
3. ação virtuosa;
4. força moral; valentia; valor; coragem;
5. propriedade; qualidade inerente;
6. austeridade no viver;
7. antiquado castidade;
8. validade; legitimidade;
9. força; vigor.
Efetuar - (lat effectu) vtd;
1 Levar a efeito; consumar, realizar, perfaze
Leitura Bíblica Em Classe:
Filipenses 2.12-18
De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;
Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;
Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;
Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.
E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós.
E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo.
Pontos destacados:
-Operar e efetuar de Deus
Operar no sentido, de buscar incessante e continuamente a Salvação, significando que há necessidade de um esforço particular para alcança-la, muito embora a conquistemos só em Jesus Cristo.
Mas, à mantença desta, é necessário busca e contato continuado com Deus em atentar e viver as virtudes teologais, que são a base desta operação.
Reter a Palavra da vida.
Efetuar - efetuar (èt) – Conjugar; v. tr. Pôr em prática, realizar (o que está definitivamente determinado).
Deus determinou em seu Eterno concílio resgatar ao homem decaído e para isto há a necessidade da vontade do homem, ou seu livre arbítrio em alcançar a Graça da Salvação, através de Jesus Cristo e operar esta salvação de tal maneira, que entenda que o efetuar da mesma é divino!
Introito
A questão da virtude é um dos ensinamentos que necessitam ser observados, à luz das Escrituras Sagradas.
Is 11:5 - E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.
Pois elas são a demonstração exterior, daquilo que passa no coração dos homens, ou como diziam os sábios judeus e as escrituras Veterotestamentárias: “splanchna” - “procedem dos rins”, ou as Neotestamentarias: “a boca fala do que o coração está cheio”. Sendo assim, não há como demonstrar-se o que não se possui.
Jer 17:10 - Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
Os salvos têm virtudes concedidas pelo Senhor Jesus Cristo, o qual tem pleno domínio, dado pelo coração convertido, sobre pensamentos, consciente ou inconsciente dos que verdadeiramente receberam a Salvação.
Como exemplificam as traduções de texto sobre coisas entranháveis em, nós advindas da parte de Deus.
“Então, o que [apelar para você, há uma nossa vida comum em Cristo] fortalecendo e consolando e encorajando [nosso relacionamento] nele, por qualquer persuasivo incentivo existente no amor, por qualquer participação no Espírito Santo nós compartilhamos, e por qualquer profundidade de afeto e simpatia compassiva...” (Amplified Bible - Lockman)
Barclay: “Se o fato de que você está em Cristo não tem qualquer poder de influenciá-lo, se o amor não tem qualquer poder de persuasão para movê-lo, se você realmente está compartilhando no Espírito Santo, se você pode sentir compaixão e piedade”, (Westminster Press)
KJV: “Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão do Espírito, se alguns entranháveis ​​afetos e compaixões”, Phillips: “Agora, se a sua experiência de encorajamento e o amor de Cristo nada significa para você, se você conhece alguma coisa da comunhão do seu Espírito, e tudo o que isso tem significado em bondade e simpatia profunda” (Phillips: Touchstone )
Wuest: “Tendo em vista o fato de que há certo fundamento em Cristo, que nós exorta, uma vez que há uma certa persuasão suave que vem do amor divino, tendo em vista o fato de que há uma certa co-participação com o Espírito em um interesse comum e da atividade, uma vez que existem certos,  anseios e ações compassivas”.
(Eerdmans) de Young Literal: “Se, pois, alguma exortação em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão do Espírito, se alguns entranháveis ​​afetos e compaixões”.
São estas compaixões e anseios de fazer, e ser ou estar realizando o bem, que formam o conjunto das virtudes dos Salvos em Jesus Cristo.
Pois, o texto nos eleva ao conhecimento de estarmos á disposição do Senhorio do Senhor Jesus Cristo, quanto ao propósito de que estas virtudes tem um só objetivo:
Conduzir-nos a Salvação!
Heb 2:3 - Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
Apenas, que diferente de outras coisas deste mundo místico divino enseja um objetivo salvifíco em nós.
“...mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;”
É algo que deve prezar a nossa confiança e determinação, perseverança em atingir o objetivo final da vida cristã, mesmo sem o auxílio de um “tutor” espiritual, como alma única e prima no Universo sobrenatural, mas ajudados pelo Espírito Santo.
“...é uma disposição adquirida de fazer o bem, e elas se aperfeiçoam com o hábito...”
Rom 10:10 - Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Paulo orienta aos Filipenses a serem os seus próprios tutores das virtudes dos salvos, ninguém a não ser eles próprios os poderá ajudar, mas orienta-los e emular-lhes o entendimento.
Será que estamos habituados a exercitar-nos nesta vida de virtude?
Hb 6:9 - Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.
A virtude é a excelência das cisas inerentes a Salvação
A qual nos será útil para a Salvação!
RELIGIÃO:
Virtudes cardeais:
-a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança;
Virtudes morais:
-as que têm por objeto a realização da ordem moral na vida humana (sendo as cardeais as mais importantes)
Virtudes teologais:
-as que têm Deus por objeto, isto é, a fé, a esperança e a caridade.
Conforme diz o filósofo a virtude é comunicável.
Há virtudes divinas que Deus se compraz em compartir com os salvos.
É neste sentido que nós podemos ao sermos salvos expor virtudes interiorizadas pelo Espírito Santo, mesmo sendo homens comuns que jazíamos no pecado.
Destas devemos nos lembrar, as que acima relacionamos:
As três virtudes teologais:
1 -,
2 -esperança
3 -caridade. “A caridade é a virtude predileta de Deus!” Coelho Neto
“A caridade começa em casa, mas não deveria terminar lá!” Thomas Fuller
Discurso:
A palavra "forma", usada em Fp. 2 no versículo 6 não significa apenas ser semelhante a Deus. Dr. BB Warfield captou a essência desta expressão:
. . . a fraseologia que Paulo emprega aqui foi o uso popular de sua época. . . e. . . Foi nesse sentido a linguagem mais natural para afirmar fortemente a divindade de Cristo, o que poderia sugerir-se a ele. . . .
O que Paulo afirma, em seguida, quando ele diz que Jesus Cristo existiu na "forma de Deus", é que ele tinha todas as qualidades que caracterizam e o fazem Deus na presença de Deus, o que o constitui, e na ausência das quais, Deus não existe. Aquele que está "em forma de Deus," é Deus. 22
Paulo, portanto, afirma que, antes de sua encarnação o nosso Senhor era totalmente Deus, possuindo todos os atributos de Deus.
Esta afirmação é consistente com o ensinamento do Novo Testamento.
Precisamos a exemplo de Jesus tomar de certa maneira, a forma que Deus possa estar presente em nossas atitudes.
As virtudes dos salvos em Cristo devem manifestar-se de tal maneira que possamos demonstrá-las diante dos homens e da Igreja.
Assim, devemos ter em destaque na nossa vida, virtudes que a norteiam, sejam cardeais, direcionadoras de nosso modo de viver como salvos, para o louvor do verdadeiro Deus.
-a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança;
Devemos ter uma vida consagrada em todo nosso ser:
1Te 5:23 - E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Devemos nortear nossas vidas pela moralidade virtuosa do Espírito de Deus, que se mostrará através de ações de salvos em Cristo Jesus.
São as qualidades morais dos salvos, parte das quais, Paulo expressa no texto:
Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;”
Fé, caridade, esperança,
Virtudes que são:
Inerentes à questão da salvação, da vida futura, da vida de promessas.
O cristão necessita exercita-las para que elas sejam mola da vida espiritual, para poder obter e deixar a operação e atender a vontade divina em efetuar odo o querer em nossas vidas, como salvos.
Esta operação não será possível se não tivermos virtudes como a esperança, a fé e o amor.
Amor – caridade é também diakonia, servir a alguém, melhor então servir a comunidade dos salvos, como salvo.
Caridade é amor em atividade.
É a expressão de ter compaixão.
Muitos não tem caridade (amor por si mesmo) pela sua própria vida:
ελεημοσυνη eleemosune
Strog; n f 1) misericórdia, piedade; caridade; 2) o benefício em si mesmo, doação ao pobre, esmola
Strong; ελεημων eleemon
Adj. Misericordioso
É necessário atentarmos que muitas vezes, se torna necessário voltarmos a ativar o amor em nós.
-O amor e obediência a Deus;
-O amor à sabedoria;
Transitivo - Que se transmite.
De forma transitiva, ou seja, em movimento, mas que para nós deve ser continuado, e que se deve tornar adjetivo em nossa vida, pois tem o significado de que é possível ser transmitido por Deus, através de nossa busca.
Ou intransitivamente: voltarmos ou retornar a este amor.
Ag 2:12 - Se alguém leva carne santa na orla das suas vestes, e com ela tocar no pão, ou no guisado, ou no vinho, ou no azeite, ou em outro qualquer mantimento, porventura ficará isto santificado? E os sacerdotes responderam: Não.
É voltar-se para si mesmo
É algo da virtude intransferível.
Tg 1:23 - Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
É a forma para nós mesmos nos vermos “no espelho” de nossa vida sem máscaras, o nosso verdadeiro estado espiritual, quanto às virtudes, que devemos ter.
O termo intransitivo significa:
O que fica em si mesmo - 'aquilo que não transita ou não transmite sua ação ou sua influência a algo ou a alguém'.
Talvez, seja a maneira que Paulo vê a continuidade da busca a virtude de salvo, na forma de que em meio a “uma geração corrompida e perversa” sejamos achados e destacados como pessoas crentes, salvos e que em nós mesmos encontremos, as virtudes aguardadas em um salvo.
1Co 13:12 - Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Precisamos ver e ter as virtudes visíveis a nós a aos outros, ainda que elas sejam algo dos salvos, elas impactam os não salvos.
2Co 3:18 - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
Pois, estas virtudes só podem ser achadas nos salvos, sendo assim, podemos ser “encontrados” no meio da multidão e apontados pela operação e o efetuar de Deus em nossas vidas.
Veem, mas não as podem ter!
É uma busca constante e diuturna, sem tréguas, pois há um que não as quer ver brilhar, em nós!
Continuação...
Fonte
Porto Editora, 2003-2013.
Dicionário Aulette
Bíblia Plenitude
Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento – Lawrence O. Richards
O Espírito de Cristo -

Lição CPAD – Mestre
Quadro Virtudes - EBDBrasil Net

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger