terça-feira, outubro 8

UTILIDADE - ALERTA ÀS MULHERES E AOS HOMENS.

Outubro Rosa
Sinal Vermelho.
Esperança
Isaías 58:8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará...
Câncer de mama mata uma mulher a cada 2 dias.
Em 2012, quase 20 mulheres com menos de 35 anos operaram em razão do câncer de mama no Hospital da Mulher”, diz.
Lucas 9:2 E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.
Natália Fernandjes / Do Diário do Grande ABC
Homens:
Há incidência deste tipo de câncer, entre os homens.

O câncer de mama masculino é uma doença muito rara e pouco estudada, que acomete homens com idade entre 60 e 70 anos.

Assim como as mulheres, os homens possuem glândulas mamárias e também estão propícios a apresentar o câncer de mama. Para cada cem casos de câncer de mama em mulheres, existe um caso de câncer de mama em homens, sendo um tipo de câncer muito raro e muito pouco estudado.
Estudos mostram que a média de idade dos homens acometidos pelo câncer de mama varia de 60 a 70 anos, concluindo que esse tipo de câncer tende a ser diagnosticado em idade mais avançada do que nas mulheres.
Na maioria dos casos de câncer de mama masculino, a detecção da doença é feita em estágio avançado, o que dificulta o tratamento, podendo haver metástase e por vezes óbito
Assim como outros tipos de câncer, o câncer de mama masculino tem a sua causa ainda desconhecida, mas especialistas acreditam que alguns fatores podem desencadear a doença, como:
→   Fatores genéticos: algumas pesquisas mostram que alguns homens que apresentaram a doença têm histórico familiar de câncer de mama;
→   Fatores ambientais: alguns autores descrevem que esse tipo de câncer de mama está associado ao tipo de trabalho da pessoa, como trabalhadores que têm maior exposição a altas temperaturas, trabalhadores de indústrias químicas, de sabão e perfumes;
→   Fatores hormonais: o uso de hormônios pode causar hiperestrogenismo, que é uma desordem relacionada a hormônios sexuais, o que aumenta as chances de desenvolver o câncer de mama;
→   Outros fatores que podem desencadear a doença são: orquite, infertilidade, puberdade tardia, criptorquidia (não descimento de um ou dos dois testículos para a bolsa escrotal), hérnia inguinal congênita, orquiectomia (retirada cirúrgica do testículo, em virtude de, normalmente, processos tumorais), excesso de peso e dieta rica em gorduras.
O câncer de mama foi responsável pela morte de uma mulher a cada dois dias nas sete cidades da região em 2011. De acordo com o dado mais recente do Datasus (Banco de dados do Sistema Único de Saúde), do Ministério da Saúde, 239 pessoas perderam a vida em decorrência da doença naquele ano.Paula Louredo - Graduada em Biologia-Brasil Escola/SBM-Sociedade Brasileira de Mastologia
Aumento de casos, mesmo com Campanhas!
Apesar das campanhas de conscientização, como é o caso do Outubro Rosa, que simboliza alerta para que as mulheres façam o autoexame e mamografia periodicamente após os 50 anos, são esperados 52.680 casos neste ano, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer). Para especialistas, o alto número de óbitos é consequência do diagnóstico tardio, resultado, muitas vezes, da falta de informação e de acesso aos exames.
Segundo o diretor da SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia) e responsável por esse setor na FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) e Hospital Estadual Mário Covas, Ivo Carelli, ainda é alta a quantidade de mulheres que não fazem exames preventivos no País. O ideal, segundo ele, é que as visitas ao ginecologista aconteçam a cada seis meses e a mamografia seja realizada uma vez ao ano a partir dos 40 anos, e não aos 50, conforme recomenda o Ministério da Saúde.
O mastologista do Hospital da Mulher Guerino Barbalaco Neto destaca que a moléstia geralmente acomete pacientes com idade entre 45 e 60 anos. No entanto, já é possível observar aumento de casos entre as mais jovens.
ATENDIMENTO
A porta de entrada no sistema público de Saúde para a mulher no Grande ABC é a UBS (Unidade Básica de Saúde). Após passar por consulta, a mulher que apresenta alteração é encaminhada para atendimento com especialista.
Conforme explica Neto, é preciso que a mulher tenha consciência ao procurar acompanhamento, para não superlotar o sistema.
Uso de Lingerie.
Falsa preocupação.
Falta de Orientação.
Sem orientação, as mulheres estão ficando neuróticas com a hipótese de ter câncer. Elas procuram o médico com queixas de fisgada, quando, na verdade, não passam de sintomas do uso de sutiã apertado”, destaca.
Após cura, dentista auxilia mulheres
 “A vida é maravilhosa e merece que a gente lute por ela”, considera a dentista aposentada Shoila Bertoia, 69 anos. Foi esse o pensamento que ajudou a moradora de Santo André a vencer o câncer de mama, descoberto há 11 anos.
Alto Índice de Cura.
Curada, hoje ela se dedica a auxiliar outras mulheres que se deparam com a doença no grupo de apoio Viva Melhor. “Quem recebe é quem dá”, observa.
FAMÍLIA
Shoila revela que era desleixada com a saúde. “Passei a ficar seis anos sem ir ao ginecologista”, destaca. A descoberta de um nódulo no seio aos 58 anos só foi possível por acaso, após resultado de mamografia solicitada pelo urologista antes de uma cirurgia na bexiga. Como resultado do descuido, o nódulo já estava em estágio avançado e foi preciso a retirada da mama por completo.
Apesar do problema, Shoila não se deixou abater. “A família ajuda, mas a cabeça é metade da cura”.
Já no caso da advogada aposentada Maria Cecília de Sales Mesquita, 72, o incentivo para a superação do câncer de mama veio do amor e da necessidade de se dedicar ao filho portador de síndrome de Down.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger