sábado, dezembro 7

CUMPRINDO AS OBRIGAÇÕES DIANTE DE DEUS - LIÇÃO CPAD - 10 08/12/2013 - 1ª Parte - com correções

Em edição
A BÍBLIA É:
LÂMPADA DE DEUS PARA A HUMANIDADE.
SL.119.105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
LIÇÃO CPAD - 10 08/12/2013
EDITOR – Pr Osvarela
Texto Áureo
Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o”.
Eclesiastes 5.4
Leitura Bíblica Em Classe.
Eclesiastes 5 1-5. GUARDA o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.
Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras.
Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras.
Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.
Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.Almeida Corrigida e Revisada Fiel
Exórdio
“Bom é para mim, aproximar-me de Deus!” Salmos 73.8
Foto crédito - luteranos
O entendimento de nossa relação com o divino é importante para termos a exata noção do mundo místico em que nos encontramos como Igreja. 
Não é um mundo natural ou sem poder, mas um mundo caracterizado pela presença de Deus, a Divindade única em todo o Universo que permitiu, pelo sangue vertido na Cruz do Calvário que nos aproximássemos D’Ele, sem reservas.
Se antes o Pregador escreve sob a ansiosa perspectiva futura da vinda do Messias e sob a égide do cumprimento das coisas previstas na Lei, hoje o cumprimento desta relação tem um valor antitipo, que é perfeito pela nossa entrada no Santuário da Morada do Altíssimo, onde Deus está pela permissão vicária o Filho. Hebreus 10.19.
Então a relação se torna perfeita quando entendermos qual a posição alcançada na relação entre Deus e o homem (nós).
Hebreus 10.15,16 - E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque, depois de haver dito: Este é o concerto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em seus entendimentos...
Se entrar significa estar, estamos sob a obrigação de cumprir o que devemos e temos que cumprir pela Graça de estar num lugar e posição única.
A Igreja está assentada com Cristo nos lugares celestiais, ponto. Efésios 2.6 ... e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Se o Pregador fala da relação votiva e se refere à casa de Deus, como lugar referencial para a relação homem-Deus, agora é muito mais duradoura e importante a posição da Casa: “Vós sois o Templo!” 1 Co 1.16
E nele habita Deus, O Filho e O Espírito Santo! Jo 14:23 Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Ap. 3
Guardar é observar onde e para quem estamos presente.
Jacó se ateve a questão de votar ao perceber que tivera um encontro com Javé.
אל בית אל ’El Beyth-’El - n; pr loc. El-Betel = “O Deus da Casa de Deus”; o lugar onde Deus revelou-se a Jacó; Strong
O voto de Yacob é uma referencia profunda para nós, A Igreja.
Pois, quando ele vota não vota por ter recebido, mas por ter percebido.
Genesis 28.10-22 10 E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz. E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus; E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.
A questão não é votar ou pagar o votado, ou cumprir a obrigação votada, mas é perceber que nesta relação há a presença gloriosa de Deus.
Eis o estigma do voto de Jacó:
Ele percebeu,que havia algo místico divinal,naquele lugar,que o fez sentir a necessidade de se relacionar com aquele Deus, de seu avô e de seu pai, de tal forma que Le estabeleceu uma relação continua com Deus, e para tanto marcou o lugar mudando-lhe o nome para Betel - - e estabelecendo uma aliança com Deus”.
É este pensamento que deve nortear a nossa relação com Deus, para cumprimento das Obrigações com Ele, apercebermo-nos de que há algo poderoso nesta relação que necessita ser cultivado junto a este Deus.
Ele percebeu e verificou que houvera passado por uma experiência única e profunda no seu relacional com a divindade, que ouvira ser falada pela boca de seu Pai Isaque e de seu avô Abraão.
Mas, nunca pudera pessoalmente entender ou aquilatar o poder e a sensação ou a êxtase desta Personagem, antes conhecia de ouvir falar.
Jó 42:5 Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.
Uso o patriarca Yacob para relacionar e conjugar Voto, com o sentimento da presença de Deus.
O voto deverá ser votado não pelo que recebemos, mas pelo que podemos compreender daquilo que pode emanar de Deus para nós e que nos dá a segurança em votar.
Que transliteramos: “Se o Senhor for comigo e me der tudo o...eu pagarei os meus dízimos de tudo o que o Senhor me der”...Glória!  
A Questão Do Voto
Obrigação - sf (lat obligatione)
Definição do editor: Obrigação é um dever a ser cumprido, quando somos devedores de atender, ou a lei ou a pagar algum débito.
Dicionário online - s.f. O ato de obrigar; o fato de estar obrigado a. Dever; preceito; lei. Motivo de reconhecimento. Favor; serviço (mais us. no pl.). Jurídico - Vínculo pelo qual uma pessoa é obrigada a fazer ou não alguma coisa, em proveito de outrem.
Exemplo: Liberar a obrigação, remi-la, resgatá-la.
Ato de obrigar. Imposição ou vínculo legítimo que sujeita a vontade, exigindo dela que faça ou deixe de fazer alguma coisa.
Necessidade moral de praticar ou não praticar certos atos. Escrito pelo qual alguém se obriga ao pagamento de uma dívida, ao cumprimento de um contrato.
Compromisso, dever, encargo.
Mister, tarefa.
Obrigação acessória: a que está na dependência da obrigação principal, ou a ela se ajunta para completá-la, ou substituí-la em dadas emergências.
- alternativa: obrigação em que, havendo muitas prestações distintas e independentes, uma delas tem de ser cumprida, ficando a escolha ao arbítrio do devedor, se outra coisa não se estipulou.
- conjuntiva ou cumulativa: obrigação em que há cumulação de credores ou de devedores, sendo um só o objeto da prestação, que se divide em tantas partes quantos sejam os sujeitos ativos ou passivos da obrigação.
- divisível: obrigação que se presume dividida em tantas obrigações iguais e distintas, quantos os credores, ou devedores.
- indivisível: a em que as prestações são cumpridas por inteiro.
- líquida: a que é certa relativamente ao seu objeto.
- principal: a que faz o fundamento mesmo da relação jurídica.
- solidária: a que cabe por inteiro e sem partilha a cada um dos devedores individualmente.
Obrigações civis ou jurídicas: as que só se referem às relações recíprocas dos cidadãos entre si como meros particulares ou entre os cidadãos e o Estado em questão de propriedade ou de direito puramente pessoais.
Obrigações naturais: aquelas que só dizem respeito aos cidadãos entre si, mas cuja satisfação não é exigível por ação civil. Dicionário Michaelis
A estas incluo, de minha definição:
Obrigações religiosas: atos a serem realizados pelo crente, em relação a seus dogmas;
Obrigações espirituais: ações que devem ser realizadas pelos que aspiram uma ligação maior com a divindade, em reconhecimento a seu poder;
Obrigações confessionais: com caráter próximo das obrigações espirituais, e do mesmo grau; são obrigações que os membros de uma religião cumprem em relação a Confissão, ou Catecismo da Causa a que servem, sob total constructo da fé, ou dohgmática.
Observando a etimologia podemos inferir que o ato de Yacob foi reconhecimento.
É a forma pela qual devemos entender a nossa obrigação, ou obrigações com Deus.
Reconhecemos que Ele merece receber de nossas mãos tudo, e, o mais que pudermos lhe oferecer, em louvor e reconhecimento pelo que é, isto se torna obrigação de varias naturezas.
Religiosa
Espiritual
Continua

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger