terça-feira, março 10

CONTINUAÇÃO - NÃO FURTARÁS - Lição CPAD 10 - 2ª Parte

Continuação
NÃO FURTARÁS
Lição CPAD 10 2ª Parte
Texto Áureo
Efésios 4:28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade”.
Leitura Bíblica
1º Texto - Êxodo 20:15 Não furtarás.
2º Texto - Êxodo 22:1-9
UMA QUESTÃO DE DEVER E HONESTIDADE
Para uma vida tranquila
O 8º Mandamento aponta para a questão da honestidade.
Aponta para a questão da premissa de ser fiel em relação a seus pares, ao próximo, quanto a convivência sem sustos ou sem medo.
Valores Da Restituição:
500% a 400 %
Valorizando e tornando o valor do gado (rebanho) conforme sua espécie:
‘Se alguém furtar boi ou ovelha, e o degolar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e pela ovelha quatro ovelha’s.
‘Se o ladrão for achado roubando, e for ferido, e morrer, o que o feriu não será culpado do sangue’.
‘Se o sol houver saído sobre ele, o agressor será culpado do sangue; o ladrão fará restituição total; e se não tiver com que pagar, será vendido por seu furto’.
100%
‘Se o furto for achado vivo na sua mão, seja boi, ou jumento, ou ovelha, pagará o dobro’.
‘Se alguém fizer pastar o seu animal num campo ou numa vinha, e largá-lo para comer no campo de outro, o melhor do seu próprio campo e o melhor da sua própria vinha restituirá’.
‘Se irromper um fogo, e pegar nos espinhos, e queimar a meda de trigo, ou a seara, ou o campo, aquele que acendeu o fogo totalmente pagará o queimado’.
100%
‘Se alguém der ao seu próximo dinheiro, ou bens, a guardar, e isso for furtado da casa daquele homem, o ladrão, se for achado, pagará o dobro’.
‘Se o ladrão não for achado, então o dono da casa será levado diante dos juízes, a ver se não pôs a sua mão nos bens do seu próximo’.
Julgamento da causa
Sobre todo o negócio fraudulento, sobre boi, sobre jumento, sobre gado miúdo, sobre roupa, sobre toda a coisa perdida, de que alguém disser que é sua, a causa de ambos será levada perante os juízes; aquele a quem condenarem os juízes pagará em dobro ao seu próximo.
Furto de bens vivos e propriedades
...furtar boi ou ovelha, e o degolar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e pela ovelha quatro ovelhas”.
Seria um desastre se o furto ou roubo não fosse controlado, além de que a moralidade do hebreu, pela sua formação e religiosidade, absorvida, a moralidade dos códigos de onde se originaram, já coibia de forma dura este tipo de ação. Não nos esqueçamos que se tratava de um agrupamento de ex-escravos, que receberiam suas propriedades, na nova terra, muito embora tivessem seus rebanhos, pois aos egípcios não era comum e até desprezado,o que tinha rebanho de gados.  Além, disto, considerando-se a vida agropastoril dos hebreus [qv referência], o 8º Mandamento é um fundamento que rege, coordena e aplica ao pequeno produtor, ao que tem suas rezes e desabilitava, ou procurava diminuir a cobiça, ou má conduta dos demais, fosse dos ‘lindeiros’ da propriedade, tanto quanto, de algum malfeitor interessado no valioso bem dos hebreus, suas rezes. Que tanto valiam para alimentar o povo, como para ofertas e serviços sacrificiais.
Gênesis 46:31-34 Depois disse José a seus irmãos, e à casa de seu pai... anunciarei a Faraó, e lhe direi: Meus irmãos e a casa de meu pai, que estavam na terra de Canaã, vieram a mim! E os homens são pastores de ovelhas, porque são homens de gado, e trouxeram consigo as suas ovelhas, e as suas vacas, e tudo o que têm. Quando ... Faraó vos chamar ...  direis: Teus servos foram homens de gado desde a nossa mocidade até agora ... porque todo o pastor de ovelhas é abominação aos egípcios.
A incrível legislação divina do Decálago é atualizadíssima quanto a vivencia urbana, ou citadina, ao se observarmos como busca e cuida de estabelecer diferentes formas d epunição, ou julgamento levando-se em conta:
- período do Dia da realização do crime;
- a forma de ação do que furtava;
- a situação de quem era acusado do furto;
- a possível reação do vitimizados;
- o direito da auto-defesa, ou legítima defesa;
- o ataque desmedido ao que furtou, com a proteção do horário noturno, como a mais atuais formas de proteção e defesa dos direitos;
- o flagrante da ação;
- os limites da propriedade, são observados;
- a forma de restituição;
- a identificação testemunhal. À Luz do dia se pode identificar o suspeito do furto. Evitaria erros, como na atual situação da sociedade, muitos com viés racista ou discriminatório.
Para cada caso se dá uma forma de punição, observadas as condições, como, diz o texto:
Se o ladrão for achado roubando, e for ferido, e morrer, o que o feriu não será culpado do sangue”.
Para o período do Dia, ou horário em que se deu o ato, vejamos no texto:
Se o sol houver saído sobre ele, o agressor será culpado do sangue; o ladrão fará restituição total; e se não tiver com que pagar, será vendido por seu furto”.
Defesa de bens duradouros
Novidade dentre os hebreus a propriedade rural é defendida de ser usurpada, em seu uso, e de danos sobre sua produção:
Propriedade:
Se alguém fizer pastar o seu animal num campo ou numa vinha, e largá-lo para comer no campo de outro, o melhor do seu próprio campo e o melhor da sua própria vinha restituirá.
Danos e a obrigação, com condenação de prestação de serviços
Se irromper um fogo, e pegar nos espinhos, e queimar a meda de trigo, ou a seara, ou o campo, aquele que acendeu o fogo totalmente pagará o queimado”.
Se em nossos dias observássemos este legado, no meio das nossas congregações haveriam muitos fogos e que deveriam causar obrigações aos que os iniciam em nosso meio.
Tiago 3:4-6 Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Mas, as Escrituras dizem quão é difícil conquistar um irmão ferido: “O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio”. Provérbios 18:19
Tenhamos cuidado para não sermos obrigados a apagar fogo que acendemos no terreno do próximo.
Um legado do decálogo que deve ser observado, tanto nas questões patrimoniais, quanto nas questões da obediência, aplicação das leis.
Uso de Juiz, Valor dos Bens e Propriedades
- Dinheiro Furtado
- Dinheiro Consignado
- Contratos
- Negociações
- Remissão ou Indenização
- Alegação contestada de Furto, sem prova
Se alguém der ao seu próximo dinheiro, ou bens, a guardar, e isso for furtado da casa daquele homem, o ladrão, se for achado, pagará o dobro.
Se o ladrão não for achado, então o dono da casa será levado diante dos juízes, a ver se não pôs a sua mão nos bens do seu próximo.
Sobre todo o negócio fraudulento, sobre boi, sobre jumento, sobre gado miúdo, sobre roupa, sobre toda a coisa perdida, de que alguém disser que é sua, a causa de ambos será levada perante os juízes; aquele a quem condenarem os juízes pagará em dobro ao seu próximo.
Conclusão
Este 8º mandamento é sem dúvida alguma a forma divina de educar, corrigir, criar uma sociedade justa, e trazer ao meio do povo hebreu, Paz, a valorização de seus bens, e propriedades.
O Povo de Deus deve também seguir esta orientação e não furtar:
Tempo de Deus
Usar como numa queimada, em terra alheia, o direito de alguém trazendo o calor e a fumaça inibidora do relacionamento entre os irmãos.
“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”. Colossenses 2:14
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6:23
Saber que o projeto de pagamento do que nos foi furtado, a vida com Deus, perdida por nosso pai Adão, foi-nos restituída pelo brado de Cristo na Cruz, o Segundo Adão restituiu, vida com Vida.

Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante”. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. 1 Coríntios 15:45-49

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger