Continuação
NÃO FURTARÁS
Lição CPAD 10 2ª Parte
Texto Áureo
Efésios 4:28 “Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos
o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade”.
Leitura Bíblica
1º Texto - Êxodo 20:15 Não furtarás.
2º Texto - Êxodo 22:1-9
UMA QUESTÃO
DE DEVER E HONESTIDADE
Para
uma vida tranquila
O
8º Mandamento aponta para a questão da honestidade.
Aponta
para a questão da premissa de ser fiel em relação a seus pares, ao próximo,
quanto a convivência sem sustos ou sem medo.
Valores Da Restituição:
500% a 400 %
Valorizando e tornando o
valor do gado (rebanho) conforme sua espécie:
‘Se alguém furtar boi ou
ovelha, e o degolar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e pela ovelha
quatro ovelha’s.
‘Se o ladrão for achado roubando, e for ferido, e morrer, o que o feriu não será culpado do sangue’.
‘Se o sol houver saído
sobre ele, o agressor será culpado do sangue; o ladrão fará restituição total;
e se não tiver com que pagar, será vendido
por seu furto’.
100%
‘Se o furto for achado vivo na sua
mão, seja boi, ou jumento, ou ovelha, pagará o dobro’.
‘Se
alguém fizer pastar o seu animal num
campo ou numa vinha, e largá-lo para comer no campo de outro, o melhor do seu próprio
campo e o melhor da sua própria vinha restituirá’.
‘Se
irromper um fogo, e pegar nos espinhos,
e queimar a meda de trigo, ou a seara, ou o campo, aquele
que acendeu o fogo totalmente pagará o queimado’.
100%
‘Se
alguém der
ao seu próximo dinheiro, ou bens, a guardar, e isso for furtado da
casa daquele homem, o ladrão, se for achado, pagará o dobro’.
‘Se
o ladrão não for achado, então o dono da casa será levado diante dos juízes, a
ver se não pôs a sua mão nos bens do seu próximo’.
Julgamento da causa
Sobre
todo o negócio fraudulento, sobre boi, sobre jumento, sobre gado miúdo, sobre
roupa, sobre toda a coisa perdida, de que alguém disser que é sua, a causa de
ambos será levada perante os juízes; aquele a quem condenarem os juízes pagará
em dobro ao seu próximo.
Furto de bens vivos e
propriedades
“...furtar boi ou ovelha, e o degolar ou vender,
por um boi pagará cinco bois, e pela ovelha quatro ovelhas”.
Seria
um desastre se o furto ou roubo não fosse controlado, além de que a moralidade
do hebreu, pela sua formação e religiosidade, absorvida, a moralidade dos
códigos de onde se originaram, já coibia de forma dura este tipo de ação. Não nos
esqueçamos que se tratava de um agrupamento de ex-escravos, que receberiam suas
propriedades, na nova terra, muito embora tivessem seus rebanhos, pois aos
egípcios não era comum e até desprezado,o que tinha rebanho de gados. Além, disto, considerando-se a vida
agropastoril dos hebreus [qv referência],
o 8º Mandamento é um fundamento que
rege, coordena e aplica ao pequeno produtor, ao que tem suas rezes e
desabilitava, ou procurava diminuir a cobiça, ou má conduta dos demais, fosse dos
‘lindeiros’ da propriedade, tanto
quanto, de algum malfeitor interessado no valioso bem dos hebreus, suas rezes. Que
tanto valiam para alimentar o povo, como para ofertas e serviços sacrificiais.
Gênesis
46:31-34 Depois disse José
a seus irmãos, e à casa de seu pai... anunciarei a Faraó, e lhe direi: Meus
irmãos e a casa de meu pai, que estavam na terra de Canaã, vieram a mim! E os homens são pastores de ovelhas, porque são homens de gado,
e trouxeram consigo as suas ovelhas, e as suas vacas, e tudo o que têm. Quando
... Faraó vos chamar ... direis: Teus
servos foram homens de gado desde a
nossa mocidade até agora ... porque todo o pastor de ovelhas é abominação aos
egípcios.
A
incrível legislação divina do Decálago é atualizadíssima quanto a vivencia
urbana, ou citadina, ao se observarmos como busca e cuida de estabelecer
diferentes formas d epunição, ou julgamento levando-se em conta:
-
período do Dia da realização do crime;
-
a forma de ação do que furtava;
-
a situação de quem era acusado do furto;
-
a possível reação do vitimizados;
-
o direito da auto-defesa, ou legítima
defesa;
-
o ataque desmedido ao que furtou, com a proteção do horário noturno, como a
mais atuais formas de proteção e defesa dos direitos;
-
o flagrante da ação;
-
os limites da propriedade, são observados;
-
a forma de restituição;
-
a identificação testemunhal. À Luz do dia se pode identificar o suspeito do
furto. Evitaria erros, como na atual situação da sociedade, muitos com viés
racista ou discriminatório.
Para
cada caso se dá uma forma de punição, observadas as condições, como, diz o
texto:
“Se o ladrão for achado roubando, e for ferido, e morrer, o
que o feriu não será culpado do
sangue”.
Para
o período do Dia, ou horário em que se deu o ato, vejamos no texto:
“Se o sol houver saído sobre ele, o agressor será culpado do
sangue; o ladrão fará restituição total; e se não tiver com que
pagar, será vendido por seu furto”.
Defesa de bens duradouros
Novidade
dentre os hebreus a propriedade rural é defendida de ser usurpada, em seu uso,
e de danos sobre sua produção:
Propriedade:
Se
alguém fizer pastar o seu animal num campo ou
numa vinha, e largá-lo para comer no campo de outro, o melhor do seu próprio
campo e o melhor da sua própria vinha restituirá.
Danos
e a obrigação, com condenação de prestação de serviços
“Se irromper um fogo, e
pegar nos espinhos, e queimar a meda de trigo, ou a seara, ou o campo, aquele que acendeu o
fogo totalmente
pagará o queimado”.
Se
em nossos dias observássemos este legado, no meio das nossas congregações
haveriam muitos fogos e que deveriam causar obrigações aos que os iniciam em
nosso meio.
Tiago
3:4-6 Vede também as naus
que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem
pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a
língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo
incendeia. A língua também é um fogo;
como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e
contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Mas,
as Escrituras dizem quão é difícil conquistar um irmão ferido: “O irmão ofendido é mais difícil de
conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um
palácio”. Provérbios 18:19
Tenhamos
cuidado para não sermos obrigados a apagar fogo que acendemos no terreno do
próximo.
Um legado do decálogo que
deve ser observado, tanto nas questões patrimoniais, quanto nas questões da obediência,
aplicação das leis.
Uso de Juiz, Valor dos Bens
e Propriedades
-
Dinheiro Furtado
-
Dinheiro Consignado
-
Contratos
-
Negociações
-
Remissão ou Indenização
-
Alegação contestada de Furto, sem prova
Se
alguém der ao seu próximo dinheiro, ou
bens, a guardar, e isso for furtado da casa daquele homem, o ladrão, se for
achado, pagará o dobro.
Se
o ladrão não for achado, então o dono da casa será levado diante dos juízes,
a ver se não pôs a sua mão nos bens do seu próximo.
Sobre
todo o negócio fraudulento, sobre boi, sobre jumento, sobre gado miúdo, sobre
roupa, sobre toda a coisa perdida, de que alguém disser que é sua, a causa de
ambos será levada perante os juízes; aquele a quem condenarem os juízes pagará
em dobro ao seu próximo.
Conclusão
Este
8º mandamento é sem dúvida alguma a forma divina de educar, corrigir, criar uma
sociedade justa, e trazer ao meio do povo hebreu, Paz, a valorização de seus
bens, e propriedades.
O
Povo de Deus deve também seguir esta orientação e não furtar:
Tempo
de Deus
Usar
como numa queimada, em terra alheia, o direito de alguém trazendo o calor e a
fumaça inibidora do relacionamento entre os irmãos.
“Havendo
riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma
maneira nos era
contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”. Colossenses 2:14
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito
de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos
6:23
Saber
que o projeto de pagamento do que nos foi furtado, a vida com Deus, perdida por
nosso pai Adão, foi-nos restituída pelo brado de Cristo na Cruz, o Segundo Adão
restituiu, vida com Vida.
“Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma
vivente; o último Adão em espírito vivificante”. Mas não é primeiro o
espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é
terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também
os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos
a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. 1 Coríntios 15:45-49
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