segunda-feira, julho 6

MUNDO - Será? Papa vai mascar Folha de Coca Na Bolívia Em Visita Diplomática-Papal? Ou Invenção de Cocaleiro?

Será? Papa vai mascar Folha de Coca? Ou Invenção de Cocaleiro?
Hoje o papa iniciou a Viagem aos países andinos, começando pelo Equador que tem apenas 1/3 da População como católicos Romanos atuantes.
Além do Equador, o Papa Franciscum, também deve visitar a Bolívia e o Paraguai, mas não vai passar por seu país.
O Vaticano afirmou que a decisão de não visitar os países maiores da América do Sul reflete o interesse do papa pelas "periferias". O Vaticano também informou que esta viagem vai se concentrar na questão da pobreza.
Esta é a segunda visita de Francisco à região desde 2013
Sempre posto em meu blog notícias de ações dos papas, há anos, desde Papa Pop, Karol Wojtylia o mais carismático de todos, nos últimos anos desta vez leio e posto sobre uma inusitada ação, a ser realizada, se confirmada será algo a ser analisado, não julgado, mas pensado pela importância, real e efetiva do Papa católico e Líder de um País, o Vaticano.
Acredito que ele não fará esta demonstração populista. Mas, como há uma vontade de aproximação a culturas visitadas, o ato em si poderá ser utilizado por aqueles que têm propalado a popularização do uso deste tipo de entorpecente.
O papa Francisco disse ao governo boliviano (segundo o Ministro boliviano) que gostaria de mascar folhas de coca quando visitar o país andino no próximo mês, disse um ministro boliviano na TV e rádio, estatais, neste domingo (28).
Lembro que é legal o uso desta folha, para ser mascada e o uso do chá de coca.
Sim. Porque mesmo a folha de coca, é um aliado da pobreza, para dar energia que lhes falta pela ausência de alimentação saudável,  e é por isto utilizada para mascarar a necessidade de forças durante suas jornadas de trabalho se tornando depois um hábito, ente a população pobre dos países andinos, em especial na Bolívia, nos altiplanos, ela também serve como algo que abranda a rarefação oxigenar nestas regiões.
No fundo há um embate religioso, pois a Igreja católica condenou os que mascavam a folha de coca, conforme dados de um Artigo Científico, que reportamos parte abaixo:
A folha de coca era utilizada na civilização Inca, no entanto, seu consumo era extremamente controlado, o uso sem autorização era considerado um crime lesa-majestade. O imperador inca determinava pessoalmente quem conquistaria o direito de mascar as folhas de coca. A importância da coca na sociedade incaica era tamanha que os nobres do império eram sepultados em meio a uma generosa quantidade de folhas do arbusto sagrado, pois se acreditava que seriam utilizadas no paraíso incaico. Na prática, os povos andinos utilizavam a folha de coca como estimulante, para amenizar a fadiga provocada pelos efeitos da altitude, para controlar as sensações de sede e a fome e, além disso, para suportar o frio intenso das regiões altiplanos da Cordilheira dos Andes.
Em 1560 D. Francisco Toledo, vice-rei da Espanha no Peru, iniciou o combate ao consumo da coca. Para D. Francisco os usuários, embriagados pela coca, falavam com o demônio. Em contrapartida, suas atitudes foram contestadas no final do século XVI, já que era o uso da coca que "garantia o desempenho da mão de obra indígena nas minas espanholas na América". O produto também proporcionou um importante movimento comercial em Potosi, no Peru.COCA - sagrada, medicinal e ilegal; COCA - sagrada, medicinal e ilegal, "processo civilizatório", ‘droga ilícita’, a planta chamada Erythroxylon coca, A importância da coca na sociedade incaica, fatores negativos da cocaína.Fábio Paulo da Silva
Lembro do caso de um recém convertido naquele pais que para ajudar a construção de um novo templo de forma voluntaria e sem condições físicas foi para o local da obra mascando uma volumosa porção da folha, o que chamou a atenção do líder da Igreja! Escrevo isto, para mostrar quanto é cultural o uso deste tipo de chá e mascar a folha da coca!
Ou seja, querendo, ou não, é um chá que mesmo sendo potencialmente não listado como entorpecente ele atua como, sem ser um entorpecente é uma droga digamos, da farmacopéia popular vegetal, os chás. Alguns países tentam controlar o plantio desta planta, cujo o refino produz uma das mais letais substancias,que matam, viviam, produzem danos entre jovens e todos que se viviam no seu uso, a cocaína!
Mesmo assim, lembro o caso de atletas brasileiros que foram contados como dopados, após tomar o tal Chá de Coca, pois a analise dos laboratórios de doping, detectaram os traços da coca. Neste ponto é que fica a dúvida!
Tirando a questão medica ou determinante de “o que é o que”, nesta área dos entorpecentes.
Se Dom Franciscum, O atual Papa, tomar o chá será um grande garoto propaganda, para aqueles, que de uma maneira ou de outra se utilizaram de tal atitude, para propagandear o uso destes tão letais subprodutos da folha de coca.
Alguns esperam como o próprio presidente do país, um líder cocaleiro (não é título de crime, mas aqueles sitiantes e fazendeiros, que vivem do plantio da coca, para uso como chá), pois lhes garante aval sobre suas atividades comerciais.
Espero, sinceramente que ele, O Papa não tome tal atitude! A oferta está feita, será que O papa vai beber e mascar a folha de Coca!
G! – Reuters - 28/06/2015 19h43 
Papa Francisco planeja mascar folhas de coca na Bolívia, diz ministro
Folha não processada tem uso legal e é amplamente mascada na Bolívia.
Papa argentino irá ao Equador, Bolívia e Paraguai entre 6 e 12 de julho. O Papa se reunirá com os presidentes Rafael Correa (Equador), Evo Morales (Bolívia) e Horacio Cartes (Paraguai) e outros líderes da região, incluindo o de Honduras, Juan Orlando Hernandez, do Haiti, Michel Martelly, e da Argentina, Cristina Kirchner, que anunciaram a sua participação em vários eventos. A viagem de Francisco é de particular importância porque também constitui um ato de reconciliação com a história colonial da região, marcada pelas missões jesuítas, fundadas no século XVII para evangelizar os índios guarani e povos afins.Da Reuters
O papa Francisco disse ao governo boliviano que gostaria de mascar folhas de coca quando visitar o país andino no próximo mês, disse um ministro boliviano na TV e rádio estatais neste domingo (28).
Situada a cerca de 3.650 metros acima do nível do mar, La Paz é uma das mais altas capitais do mundo e durante séculos a população local mastigou folhas de coca para diminuir os efeitos da altitude.

Embora seja ingrediente chave da cocaína, a folha não processada tem uso legal e ainda é amplamente mascada na Bolívia e em outros países andinos. Muitos povos indígenas, incluindo o presidente da Bolívia, Evo Morales, defendem seu uso, considerando-a uma planta sagrada.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger