CONSELHOS GERAIS
LIÇÃO 06 – CPAD – 3º TRIMESTRE
2015
Estudo
e compilação Pr Osvarela
"Seria
uma dádiva de Deus se a Igreja sofresse perseguição hoje; ela não sofreu isto
por centenas de anos. Ela está crescendo rica
e lentamente se afastando... para a apostasia".
- Billy Sunday, The Need for, de "Billy Sunday: The Man and His" William
T. Ellis, Philadelphia: John C. Winston Co., 1914.
TEXTO ÁUREO
Atos 20.28 “Olhai, pois, por vós, e por todo o
rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu
bispos, para apascentardes a igreja
de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.”
LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
1 Timóteo 5:17-22
Os
presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra,
principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;
Porque
diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do
seu salário.
Não
aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas.
Aos
que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros
tenham temor.
Conjuro-te
diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem
prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade.
A
ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios;
conserva-te a ti mesmo puro.
1 Timóteo 6:9,10
Mas
os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas
concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque
o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns
se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
ριζα γαρ παντων των κακων εστιν η φιλαργυρια ης τινες
ορεγομενοι απεπλανηθησαν απο της πιστεως και εαυτους περιεπειραν οδυναις
πολλαις
ETIMOLOGIA
רעה - ra àh; v. apascentar, cuidar de, pastar, alimentar;
pastorear; referindo-se ao governante, mestre (fig.); pastor, pastora;associar-se
com, ser amigo de (sentido provável); ser companheiro; ser um amigo especial.
ποιμαινω - poimaino; v. apascentar, cuidar
do rebanho, tomar conta das ovelhas; reger, governar; prover pasto para
alimentação; nutrir; cuidar do corpo de alguém, servir o corpo; suprir o
necessário para as necessidades da alma.
ποιμην - poimen; n. m. vaqueiro, esp.
Pastor; na parábola, aquele a cujo cuidado e controle outros se submeteram e
cujos preceitos eles seguem
-
metáf. oficial que preside, gerente, diretor, de qualquer assembléia: descreve
a Cristo, o Cabeça da igreja
-
dos supervisores das assembléias cristãs
נבט -nabat; v. olhar, contemplar; mostrar consideração a, prestar
atenção a, considerar.
עון ‘àvan; v. mirar, olhar
צפה - tsaphah; v. tomar cuidado, olhar ao redor, espiar,
vigiar, observar, guardar;, prestar atenção.
שאה - sha’ah; olhar atentamente
שמר - shamar; v. guardar, vigiar, observar, prestar atenção;
guardar, ter a incumbência de guardar, vigiar, manter vigilância e custódia,
proteger, salvar vida.
αναθεωρεω – anathaoreo; v. olhar
atenciosamente, considerar bem, observa acuradamente.
ατενιζω - atenizo; v. fixar os olhos em,
olhar fixamente sobre; examinar algo; tomar alguém como exemplo.
βλεπω - blepo; v. ver, discernir; com
o olho do corpo: estar possuído de visão, ter o poder de ver; perceber pelos
sentidos, sentir; ter (o poder de) entender; voltar os pensamentos ou dirigir a
mente para um coisa, considerar, contemplar, olhar para, ponderar cuidadosamente,
examinar; habilidade de localizar o que se está buscando
διαβλπω - diablepo; v. olhar através,
penetrar pela visão; ver claramente
ειδω - eido ou οιδα – oida; v1) ver; perceber,
notar, discernir, descobrir.
-
i.e. voltar os olhos, a mente, a atenção a algo; prestar atenção, observar; tratar
algo; i.e. determinar o que deve ser feito a respeito de; ver i.e. ter uma
entrevista com, visitar; saber a respeito de tudo; saber como, ter a habilidade
de; ter consideração por alguém, estimar, prestar atenção a (1Ts 5.12 “Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se
esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham.”
NVI)
αποστρεφω - apostrepho; v. virar; desviar de; tirar
algo de alguém; induzir ao erro; Judas devolvendo dinheiro ao templo; desertar
מכלאה - mikla’ah ou מכלה - miklah; n. m. aprisco, área cercada.
תרומה – t ^eruwmah ou תרמה t^erumah - Deuteronômio
12.11; n. f. contribuição, oferta; uma oferta (referindo-se a cereal,
dinheiro, etc.)
Αισχροκεδης –
aischrokerdes
- de kerdos (ganho); adj. ansioso pelo lucro ilegítimo, ganancioso pelo
dinheiro.
απωλεια - apoleia; n. f. ato de destruir,
destruição total; deteriorização, ruína, destruição; de dinheiro; a destruição
que consiste no sofrimento eterno no inferno.
κακια - kakia; n. f. maldade,
malícia, malevolência, desejo de injuriar; iniqüidade, depravação; iniqüidade
que não se envergonha de quebrar a lei
As tarefas do pastor no Oriente
Próximo eram:
-
ficar atentos aos inimigos que tentavam atacar o rebanho
-
defender o rebanho dos agressores
-
curar a ovelha ferida e doente
-
achar e salvar a ovelha perdida ou presa em armadilha
-
amar o rebanho, compartilhando sua vida e desta forma ganhando a sua confiança
As
atitudes pastorais definem a atuação de cada pastor e líder de um grupo de
cristão.
Neste
estudo podemos analisar a condição, atitude, forma de agir relativa, o padrão
da atividade de pastorear.
Ao
analisarmos a questão pastoral, precisamos buscar o paradigma desta atividade
eclesiástica. Embora, usemos o pastor de ovelhas, o “poimen”, como padrão da
atividade, pela sua relação com as ovelhas, incluindo o cuidado, a defesa, pela
própria posição bíblica que coloca este como sinônimo do cuidador das ovelhas,
seja de Israel, como da Igreja, usado pelo próprio Senhor Jesus.
João 10:11 "Eu sou o bom
pastor. O bom pastor dá a sua vida
pelas ovelhas.”
Entretanto,
quanto a ação direta na vida das Ovelhas de seu rebanho Jesus é o paradigma a
ser observado, pela Sua ação pessoal como Cristo de deus em abandonar tudo e
dar a Sua própria vida pelas suas Ovelhas.
João 10:14 "Eu sou o bom
pastor; conheço as minhas ovelhas; e
elas me conhecem;”
Vemos
no texto uma das condições que nos mostram o paradigma nos ensinando e esta
forma de pastoreio se relaciona com a mensagem bíblica do presente estudo: “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho...”
O olhar – [βλεπω - blepo;
v. ver, discernir; perceber pelos sentidos, sentir;] - é prova de que o pastor
paradigma ensina a nós, os pastores, ensinando-nos que devemos conhecer, ou
termos um olhar que nos habilite a preparar algo que possa ajudar as “ovelhas”
do aprisco - Igreja, e ao pastorearmos termos habilidade divina para
prepararmos algo de Deus, que atenda as necessidades da Igreja, como rebanho de
Deus, em suas dificuldades na caminhada cristã e até mesmo na vida comum, pois
Evangelho entende que o cristão é um habitante deste mundo, com direito a
assento no Mundo espiritual em Cristo, o que o faz um ser “antropos” como os demais, em suas dificuldades diárias.
Cuidado com a Vida
completa Das Ovelhas
Lucas 18:29,30 “E ele lhes disse: Na
verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou
mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.”
É
o modelo de Jesus, no cuidado das necessidades diárias de todos que se aproximam
D’Ele como seu pastor. O cuidado nesta vida e por fim a vida Eterna.
Dar alimento – Provedor
da subsistência
ποιμαινω - poimaino; v. apascentar, cuidar
do rebanho, tomar conta das ovelhas; reger, governar; prover pasto para
alimentação; nutrir; cuidar do corpo de alguém, servir o corpo; suprir o
necessário para as necessidades da alma.
Pastorear
sob o paradigma cristão é sobre tudo prover alimentação para o rebanho. Sobre
isto Jesus foi um exemplo deste olhar sobre o rebanho atento as necessidades
daqueles que o seguiam. Toda a multidão seja de discípulos, seja de admiradores
e necessitados que o acompanharam ao longo de seu Ministério Galileu, sabia que
ele estava atento as suas necessidades:
Físicas
Emocionais
Alimentares
Espirituais;
Lucas 9:13 “Mas ele lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram:
Não temos senão cinco pães e dois peixes, salvo se nós próprios formos comprar
comida para todo este povo.”
Jesus
ensinou de forma pratica, aos membros do Concilio Apostólico, que eles deveriam
estar atentos, e aptos a dar o que a multidão necessitava. Em suas Palavras ele
os ensina a cuidar do corpo e do espírito do povo, que lês viam segui-lo. De
maneira metafórica em suas palavras lhes ensina e os exorta a atender ao povo:
Mateus 14:16 “Jesus, porém, lhes disse: Não é mister que vão; dai-lhes vós de comer.”
Uma
das funções do pastor é guiar seu rebanho na caminhada. Seja ao ir para se
alimentar pelas manhãs, ou seja, para trazê-lo de volta ao final do dia para o
aprisco. Esta metáfora algumas posições, sobre o pastor. Ao levar, seu rebanho
para alimentar, o pastor deve escolher o local com água, com comida boa, e
muitas vezes, deve guiar o rebanho ao longo de trilhas nas montanhas, em meio
aos perigos de ataques de lobos.
Apascentar é: “...prover pasto para alimentação...”
Deve
conhecer as condições, de cada uma das ovelhas, para a caminhada, de tal forma,
que elas não morram ao longo do caminho e nenhuma fique para trás, ou percam
sua vitalidade. É a forma cristã de apascentar.
“...ter uma entrevista com, visitar; saber a respeito de
tudo...”
Para
tanto, o pastor deve conhecer de perto o grupo, comunidade que pastoreia, com
acuidade total, prestando atenção a tudo que diz respeito as famílias e os
indivíduos que Deus lhes deu para cuidar, como rebanho de Cristo:
Quantas
vezes neste movimento do grupo, algumas se ferem e precisam ser levadas nos
ombros.
Guiar é utilizado por
Paulo no texto a Timóteo, como “...Os
presbíteros que governam bem...”, mostrando que esta condição é
qualificadora do exercício do Ministério. Para tal, devemos ter conhecimento
para ensinar, para guiar o povo de Deus.
Há
necessidade de correção, exortação para aqueles que querem servir como
pastores. Nelas o Apóstolo Paulo se mostra, numa forma que eu particularmente
entendo, como necessária aos que querem liderar e saber ensinar, rígido com a
formatação moral, aptidão e continuidade de aprendizado, obediência a
hierarquia. Qualidades que o próprio Paulo demonstrou ter, ao longo de seu
Apostolado.
É
obrigação pastoral: “...suprir o necessário para as necessidades da alma...”
É
ensino crístico, em forma de ordem imperativa:
Mateus 14:16 “Jesus, porém, lhes disse: Não é mister que vão; dai-lhes vós de comer.”
Não
se pode deixar a Igreja de Deus sem alimento, nos devemos prover.
Aprisco – é lugar de Ovelha
descansar.
Vou
preparar-vos lugar
עקר - ìqqar (aramaico); n. m. raiz, cepo.
עקרון – Èqrown; n. pr. loc. Ecrom = “emigração” ou
“arrancar pelas raízes”
Raiz é em sua etimologia
hebraica e nas línguas semitas desenvolveu-se de ‘aqirah (= arrancar pela raiz. É derivado do aborto, ou seja, arrancar
(ne’eqar)do útero de uma mulher um
feto, com o significado de arrancar sua raiz [lembrar da ligação pelo cordão umbilical, entre mãe e filho]. É uma
espécie de provocar esterilidade. Então desenraizar pode ser ‘aqarut se refere a esterilidade. Desenraizar
o apego ao dinheiro é uma necessidade.
Estudamos
sobre a apostasia entre as lideranças. Tem sido recorrente em nossos dias, a
discussão sobre o enriquecimento de líderes cristãos, seja por simples
difamação ou mesmo por veracidade das ações nefastas de alguns que se levaram
pela visão ordinária do enriquecimento, usando o rebanho de Deus, como negocio.
E com uso das ofertas para proveito pessoal e familiar. Antes a maioria dos
pastores confiava em Deus, mas alguns, noto, com tristeza, enquanto deveriam
aprender com Paulo, e ao invés de constrangerem a congregação com falsos
ensinos sobre ofertas, os induzindo a ofertas com objetivos escusos,
utilizando-se de passagens bíblicas para alcançarem seus próprios interesses
pessoais, são as “nuvens sem água”, as “ondas que escumam nas pedras” e não
produzem nada, além de barulho, voltarem ao primeiro Amor.
“Porque o
amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas
dores.”
A
avareza tem levado, por paradoxo, muitos ministérios á bancarrota, ao se perder
a finalidade, em detrimento, de amealhar tesouro nos céus, muitos perderam a
visão de reino divino, pela visão do Reino material.
O
perigo se torna real para nosso ministério quando o dinheiro se torna o foco
principal dos ensinos de um pastor, levando nosso julgamento a se tornar
obscuro.
Esta
forma de guiar um grupo eclesiástico, após algum tempo, leva este agrupamento,
a Igreja cair em apostasia e negação da Verdade e de sua submissão a Ordem
divina.
Torna-se
uma vergonha quando pessoas são influenciadas por um homem que nega a
inspiração de nosso Senhor e Salvador e Rei destruindo e desprezando aquilo que
deve ser preservado: A Palavra de Deus. É o final das contas a morte deste
ministério.
Há
muitas igrejas cristãs sofrendo com o materialismo que tem alcançado seus
pastores e membros, assumindo valores mundanos, algo que deveria ser
considerado desprezível aos que se dizem discípulos de Cristo: “... o amor ao dinheiro é a raiz de toda
espécie de males, e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a
si mesmos com muitas dores”.
Através
da Teologia da Prosperidade se tem dado um tom na abertura das portas das
Igrejas a esse mal.
A
Teologia da Prosperidade embota os sentidos espirituais dos cristãos quando
afirma que o crente não pode ser pobre porque ele é filho do Rei, o Rei é rico,
portanto seus filhos devem, igualmente, desfrutar de riquezas, sempre devem
estar por cima e não por baixo, e devem gozar de excelente saúde continuamente.
Devem andar com a melhor roupa, carro do ano e dinheiro, muito dinheiro
principalmente seus líderes. Não é uma orientação a pobreza, ou voto de pobreza
obrigatório, afinal digno “é o obreiro”
de seu salário, mas a vida pastoral não pode ser utilizada para conquistas de
riquezas.
A
etimologia – apostrepho - envolve o
desvio, ou apostasia em linha geral, leva em consideração o envolvimento de
dinheiro nesta ação de desvio da verdade. Assim, como “kakia” representa a maldade, o mal que é adindo desta obscura ação
dos que se afastam do verdadeiro paradigma pastoral – Jesus Cristo – O Sumo
Pastor.
Já
escrevi e disse, que o dinheiro, inclusive no Ministério de Jesus foi necessário,
como é na Igreja, entretanto a Igreja da mesma maneira necessita de recursos,
como seus ministros, e eles serão enviados por Deus, com muitas riquezas, bens
e honra na devida proporção de suas necessidades.
Mt 5.19,20 “Não ajunteis tesouros na terra,
onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas
ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os
ladrões não minam nem roubam.”
Contudo
o melhor e maior Bem das Igrejas é,
notadamente, expresso em riquezas e bens de ordem espiritual e não Tesouros
passageiros e fugazes desse mundo.
A
Igreja do Senhor deve se portar sem avareza, mas grande parte dela está
ansiando pelos tesouros transitórios dessa terra.
Muitos
alegam que uma igreja rica ou um crente rico contribuem para o avanço do Reino
de Deus porque haverá recursos para levar a efeito a obra da Igreja no mundo.
Mas
se esquecem que a obra de Deus nesse mundo não carece de recursos humanos e
perecíveis, mas sim do Poder de Deus.
Fonte
Dicionário
Strong
Apontamentos
do autor
Piedade
com Contentamento – Vicent Cheung
Uma
visão da esterilidade na Bíblia Hebraica - Suzana Chwarts
A
Morte de uma Igreja - David Stewart; Traduzido por Edimilson de Deus Teixeira; Jesus
is Savior
A
Igreja e o bom exemplo do rei Salomão – Observatório Teológico
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