EU SEI EM QUEM TENHO
CRIDO
–
Lição Adultos EBD/CPAD- Lição 07 - 3º Trim./ 2015
Estudo subsídio Pr Osvarela
TEXTO ÁUREO
"[...] porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é
poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia." 2
Tm 1.12
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
- 2 Timóteo 1.3-8; 2 Tm 1.3 –
Dou graças a DEUS, a
quem, desde os meus antepassados, sirvo com uma consciência pura, porque sem
cessar faço memória de ti nas minhas orações, noite e dia;
4 - desejando muito
ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas, para me encher de gozo;
5 - trazendo à memória a
fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Loide e em tua
mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.
6 - Por este motivo, te
lembro que despertes o dom de DEUS, que existe em ti pela imposição das minhas
mãos.
7 - Porque DEUS não nos
deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.
8 - Portanto, não te
envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu;
antes, participa das aflições do evangelho, segundo o poder de DEUS,
- 2 Timóteo 2.1-4
2 Tm 2.1 - Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça
que há em CRISTO JESUS.
2 - E o que de mim,
entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos
para também ensinarem os outros.
3 - Sofre, pois, comigo,
as aflições, como bom soldado de JESUS CRISTO.
4 - Ninguém que milita
se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para
a guerra.
Introdução
Se havia alguém que
sabia verdadeiramente em que houvera crido na Igreja Primitiva, este alguém era
o Apóstolo Paulo.
Convertido diretamente
pelo Senhor Jesus no Caminho de Damasco, em plena campanha de ódio contra a
Igreja, ele foi alcançado pela iluminação do Cristo Senhor.
Ele assinala, no texto
em tela, que servia a Deus desde os seus antepassados, o que demonstra, que, se
em algum momento ele não entendia que Jesus Cristo era a Plenitude da Salvação,
ele agora demonstra nesta Carta que compreendera que Deus, em Cristo,
completara o Plano de Salvação para todos os homens, inclusive e primeiramente
os judeus, como ele passa a entender que servia ao mesmo Deus, sempre com toda
a nação de Israel, ainda que esta no presente momento desviara-se da
compreensão de Jesus era o Messias enviado para salvar e libertar a Humanidade
e ao seu Povo.
Fortalecendo a Fé de Timóteo.
“Paulo, apóstolo de
Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus,
nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa; Paulo, apóstolo de
Jesus Cristo, pela vontade de Deus,
segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus,A Timóteo, meu amado
filho:” 1 Timóteo 1:1; 2 Timóteo 1:1,2
A primeira carta de Paulo a Timóteo teve um cunho mais
eclesiástico - isto é, visava a estrutura daquela igreja - a segunda - parece -
ser dirigida mais especificamente ao próprio destinatário
“E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali
um certo discípulo por nome Timóteo,
filho de uma judia que era crente, mas de pai grego; Do qual davam bom
testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio. Paulo quis que este
fosse com ele; e tomando-o, o
circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego.”
Atos 16:1-3
As agruras de um Apostolado
observado, sob o viés de desagrado pelos judaizantes, pelos de Jerusalém, visto
desde sempre, como alguém que entrou no Circulo Apostólico, como por si mesmo, talvez pelas muitas letras, fizeram o apostolado de Paulo ser sempre discutido
e posto em dúvida.
Cuidado do Discípulo
Ensinando – um Relacionamento discipular - Timóteo
e Paulo
Muitos
chegam ao Evangelho e se iniciam no Ministério e são acolhidos por abnegados
pastores que os ensinam a servir a Deus e a Igreja, assim Paulo fez com
Timóteo. Que estes aprendam com Timóteo a servir a Igreja e não se afastem do
que aprenderam, à despeito de todas virtudes, temos erros que necessitam da
acuidade espiritual de nossos líderes.
Timóteo
era filho de uma judia crente e um pai grego - Atos 16:1. Provavelmente, com base nas Cartas e em Atos dos
Apóstolos Timóteo e sua mãe fossem convertidos pela pregação de Paulo durante a
primeira viagem missionária do apóstolo - Atos
14.
“E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por
nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego; Do qual davam bom testemunho os irmãos
que estavam em Listra e em Icônio. Paulo
quis que este fosse com ele” Atos
16:1-3
Quando
em visita durante sua Segunda Viagem missionária Paulo ouviu dos irmãos sobre o
bom testemunho de Timóteo decidindo, então, levá-lo consigo para suas Missões
de Evangelizar e fundar igrejas.
Sendo
que o pai de Timóteo não era cristão, Paulo logo se tornou como um "pai" na fé para este
discípulo. O apóstolo mostra grande respeito, confiança, e amor por Timóteo,
mencionando o discípulo com muita afeição em 8 das 13 cartas que escreveu.
“Porque
Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de
moderação. Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de
mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo
o poder de Deus...” 2 Timóteo 1:7,8
Pelas
causas identificadas nas Cartas Pastorais a este, vemos quais seriam suas
dificuldades:
-
Iniciativa – Paulo exorta a Timóteo
para tomar e por em prática o Dom, a Chamada que levou Paulo a lhe impor às
mãos. 2 Timóteo 1:6 “Por cujo motivo te lembro que despertes o dom
de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos.”” ... e chamou com uma santa vocação...”
Temor - o espírito de temor;
“E, se Timóteo for, vede que esteja sem
temor convosco; porque trabalha na obra do Senhor, como eu também. Portanto,
ninguém o despreze, mas acompanhai-o em paz...” 1 Coríntios 16:10,11
Vergonha - não te envergonhes;
Que
Paulo acentua quais seriam os motivos de Timóteo se envergonhar:
-
do Testemunho de nosso Senhor; algo,
que por várias vezes fizera Paulo sofrer danos físicos e morais; Testemunhar
sobre e de Jesus nos ensina ainda hoje. Para aqueles, que como eu, servem ao Senhor por longos anos, desde a
infância, e já passaram por situações nas quais alguns achavam que nos
envergonhariam, por sermos crentes. Ou por sermos amigo de alguém que servia ao
Senhor, em algum espaço publico, ou mesmo em eventos, quando nos vê saudar como
crente e cristão.
-
nem de mim, que sou prisioneiro seu;
Paulo, mentor de Timóteo, sofrera muitos danos de acepção; Na Igreja, pelo seu
passado de perseguidor, tanto das autoridades judaizantes internas, bem como,
dos romanos, por se declarar cristão, ainda que houvesse nascido em uma cidade “libertas
civitas”.
-
as aflições que Timóteo certamente
tinha notícias, do quanto fizera Paulo passar e sofrer danos físicos e morais;
-
da sua filiação, que causou
obrigações religiosas, até mesmo para Paulo incorporá-lo em sua caravana
missionária – “o pai de Timóteo não era
cristão e era grego”
BIBLIOLOGIA – HISTÓRIA ESCRITA
Fontes antigas, ou seja,
historiadores, pais da Igreja e teólogos e Documentos na História da igreja que
atribuem essa carta a Paulo incluem: Eusébio (300 d.C.), Orígenes (250 d.C.),
Clemente de Alexandria (200 d.C.), Tertuliano (200 d.C.), Ireneu (200 d.C.), o
Cânon Muratoriano (180 d.C.).
Teólogos, como Barnes (Albert Barnes) acreditam que Paulo pode
ter escrito, no caso de 1 Timóteo [que nós estamos estudando em conjunto com as demais pastorais],
após ficar um longo período em Éfeso e partir para Macedônia na sua terceira
viagem missionária.
O que colocaria a
Epístola como escrita por volta de 58-59 d.C. mas, em sua maioria os teólogos
acreditam que Paulo a escreveu da
Macedônia, após ficar preso pela primeira vez em Roma. Após ser solto, lhe foi
permitido, suponho pela sua legítima cidadania romana [talvez num tipo de
liberdade condicional, suposição minha], que viajasse durante vários anos
até ser preso novamente e finalmente morto por Nero.
Referências à Epístola
também são encontradas nas escritas de Teófilo de Antioquia (180 d.C.), Justino Mártir (160 d.C.), Policarpo (135 d.C.) e Clemente de Roma (90 d.C.).
Esta
carta estabelece as bases para a ordenação de presbíteros -1 Timóteo 3:1-7; e fornece orientação para a ordenação de pessoas
em funções da igreja - (1 Timóteo 3:8-13.
Em essência, 1 Timóteo é um manual de liderança para a organização e
administração da igreja. No entanto, não é o viés que queremos destacar neste
presente estudo. Compilação, com inserção e adaptação do texto do estudo “O
Livro de 1 e 2 Timóteo” de Carl Ballard.
Transferindo o Peso da Dúvida
Romanos cap.1 :1,
diz o seguinte: “Paulo servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus.”
No texto original deste
versículo em grego lemos: “PAULOS DOULOS
CRISTOU IESOU KLETOS APOSTOLOS APHORISMENOS EIS EUANGELION THEOU” transliterado: - Paulo, um escravo de Jesus
Cristo, chamado apóstolo que foi separado para o evangelho de Deus.
Sabemos pelos Evangelhos
e Atos dos Apóstolos, que Paulo era alguem marcado dentro da Igreja por ter
assitido a morte de Estevão e por ter sido um perseguidor do Evangelho, com
fúria, poder e violência.
A Igreja desde a sua
Conversão o teve por alguém com interesses outros.
O Círculo Apostólico o
receberia, posteriormente, com certo ar de “nariz torcido”,
principalmente quanto ao seu Apostolado, não entendendo que este lhe fora dado
por Jesus Cristo, pois ele não cumpria os ditames principais para ser Apóstolo
como fora declarado em Atos dos Apóstolos na inserção de Matias ao Apostolado.
Por esta Carta, Paulo,
agora ensina a Timóteo, a quem tivera de circuncidar, eis aí um ponto, que mostra certo aspecto de desagrado, que Paulo antevê para a liderança de
Timóteo, ser contestada e porque Paulo o exorta diversas vezes.
Podemos inferir que Timóteo, em algum momento, não se sentisse plenamente judeu (...porque todos sabiam que seu pai era
grego...), e assim se houvera como alguém que não conhecesse muito bem,
e não fora ensinado na Doutrina judaica dos costumes, ainda que agora na Igreja ela não fosse importante, no entanto os da Igreja ainda faziam discriminação
aos não judeus, no entendimento parco inicial da Fé Cristã. Principalmente
entre os judaizantes. Veja, texto acima.
Paulo
esperava, que ensinado a Timóteo evitaria para este, todo o sofrimento, pois,
embora Timóteo fosse ainda jovem (1
Timóteo 4:12), teria que ensinar e ordenar estes mandamentos de Deus aos
irmãos de Éfeso 1 Timóteo 4:6,11,16,
em sua responsabilidade de supervisionar o trabalho da igreja de Éfeso e,
possivelmente, as outras igrejas na província da Ásia (1 Timóteo 1:3).
“Proibindo
o casamento, e ordenando a abstinência
dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a
verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;” I Timóteo 4.3
Há certa preocupação de
Paulo para com o Ministério de Timóteo, o qual lhe fora concedido por imposição
das mãos do Ministério, pela indicação do Apóstolo.
“Por cujo
motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição
das minhas mãos. Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza,
e de amor, e de moderação. Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso
Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu;” 2 Timóteo 1:6-8
Este é o liame, é o viés
e pano de fundo, que ressalto e destaco para entendermos a responsabilidade e o
quanto Paulo esperava de Timóteo, e que Paulo necessita explicitar e declarar a sua crença total e definitiva no
Evangelho de Cristo, e em toda a Doutrina que lhe fora confiada pelo Espírito
Santo para ser ordenada a Igreja, ao seu filho Timóteo.
“Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios. Por
cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho;” 2 Timóteo 1:11,12
Qual a Crença que Paulo Anuncia e Exorta Timóteo
Propalar?
Crença -
Fé religiosa. s.f. Ação de crer na verdade ou na possibilidade de uma coisa. Convicção
íntima. Opinião que se adota com fé e convicção. Ato de acreditar: crença em
Deus; aquilo em que se acredita: uma crença religiosa.
πιστις - pistis;
n f. convicção da verdade de algo, fé; - a fé religiosa dos cristãos - no NT, de uma convicção ou crença que diz
respeito ao relacionamento do homem com Deus e com as coisas divinas, geralmente
com a ideia inclusa de confiança e fervor santo nascido da fé e unido com ela
- relativo a Deus
- a convicção de que
Deus existe e é o criador e governador de todas as coisas, o provedor e doador
da salvação eterna em Cristo
- relativo à Cristo
- convicção ou fé forte
e bem vinda de que Jesus é o Messias, através do qual nós obtemos a salvação eterna no reino de Deus
- fé com a ideia predominante de confiança (ou confidência) seja em Deus ou em Cristo, surgindo da fé no mesmo
Απιστια – apistia;
n.f. infidelidade, incredulidade; falta de fé, descrença.
Discurso
“E, sendo Jesus
batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito
de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia:
Este é o meu Filho amado, em quem me
comprazo.” Mateus 3:16,17
Quando estudamos a Fé
apostólica de Paulo, e ao lermos seus estudos sobre a Fé, vemos que Paulo é um
escritor Cristológico, por excelência.
Ele é quem vai dominar
pelos seus escritos a Teologia Cristológica, na qual o Kyrios é o ‘mitte’ de tudo e de toda a ação
universal cosmológica, pela própria posição do Pai no aeon.
Paulo ao apresentar-se
como apóstolo, apresenta-se como “servo de Cristo Jesus”. A palavra DOULOS que
Paulo usou é mais do que servo, significa escravo. Um servo tem a liberdade de
ir e vir, de ligar-se a outro amo, mas um escravo é possessão de seu amo para
sempre. William Barclay diz que quando Paulo se chama de escravo de Cristo
Jesus, o faz por alguns motivos.
Em primeiro lugar, deixa
claro que é possessão absoluta de Cristo. Jesus o amou e o comprou mediante um
alto preço (1 Co. 6.20). Por isso, não pode pertencer a mais ninguém além de
Jesus Cristo.
Em segundo lugar, deixa
claro que deve a Cristo obediência absoluta.
Doutrinando
Ensinar a Timóteo O Senhorio de Cristo em tudo,
principalmente era um desafio de Paulo ao seu filho. Eis que a Doutrina do
Kyrios é dominante na Doutrina paulina e ela vai formatar o caráter, a
inteligencia teológica de Timóteo e isto seria necessário para a a construção do ideário Paulino nesta conteúdo Neotestamentário.
Deus procura identificar-se para os homens como
Senhor e ensinar-lhes e demonstrar para eles o significado desse conceito. “Deus é Senhor” – essa é a mensagem do
Antigo Testamento; “Jesus Cristo é
Senhor” – essa é a mensagem do Novo. Porque antes de tudo a confissão de
Jesus como Senhor é fundamental para a fé cristã (Romanos 10.9; 1 Coríntios
12.3; Filipenses 2.11).
“E ele morreu por todos, para que os que vivem não
vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” - 2
Coríntios 5:15
A confissão do domínio do Kyrios é fundamento que
encerra a Fé para não ser mais derrotada, como confissão, combatendo a ação
edênica satânica contra o Homem. “...até que todos alcancemos a unidade da fé e
do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida
da plenitude de Cristo.” - Efésios
4:11-13
Um dos mais
extraordinários testemunhos da divindade de Jesus é o modo como ele se
identificava, e como os seus discípulos o identificavam, com Yahweh de Êxodo 3 – um nome tão intimamente
associado a Deus que, em certo ponto, os judeus se tornaram temerosos até de
pronunciá-lo.
“Disse o SENHOR ao meu
Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por
escabelo dos teus pés.” Salmos 110:1
Assim Jesus Cristo é o Kyrios-Adonai-Jahvé. Jesus tornou-se o
Senhor para seus discípulos, pois Cristo foi recebido, após ser elevado, à
direita de Deus-Pai. A entronização de Jesus Cristo o torna Senhor e Rei, pela
Ressurreição e pela futura parusia é o entendimento paulino a respeito do
título.
Ensinando e Doutrinando I
“Portanto, não te envergonhes do testemunho
de nosso Senhor, ... Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não
segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos
foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; E que é manifesta agora
pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo.” 2 Timóteo 1:8-10
Paulo
queria que Timóteo pudesse entender sobre a Doutrina de Deus em Jesus Cristo e
por isto ele escreve sobre “Paulo diz que Deus os chamou. Deus os chamou porque
Ele quis e por causa da Sua Graça”. Paulo ensina a Timóteo sobre a soberania
divina, em Cristo. Ensina sobre a Eternidade de Jesus Cristo. Ensina e
consolida a questão soteriológica da salvação apenas e tão somente em “nosso Salvador Jesus Cristo.”
A Fé - Pistis
“... trazendo à memória a fé
não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Loide e em tua mãe
Eunice, e estou certo de que também habita em ti.”
παραθηκη - paratheke; n. f.; algo valioso confiado ao cuidado de
alguém; usado do conhecimento correto e da pura doutrina do evangelho, manter
firme e fielmente, e transmitir
conscienciosamente para outros.
A fé apostólica não é
somente um “padrão de sãs palavras”; é também o “bom depósito” (he kale paratheke). É transmissão de
pai, a filhos.
Assim, o ensino de Paulo
deve ser uma regra ou diretriz para Timóteo, da qual este não deve se afastar.
Paulo se refere ao evangelho, à fé apostólica, usando duas expressões. O
evangelho é tanto um padrão de sãs palavras, como um depósito precioso. “Sãs” palavras são palavras “saudáveis”.
O uso deriva da
expressão grega empregada nos Evangelhos quando cita os casos de pessoas
curadas por Jesus. Que se tornam “sãs”, e agora estão “sadias”, ou “completas”, restauradas
em sua forma antropológica da Criação.
É o que Paulo
mencionara, anteriormente, como sendo “todo
o desígnio de Deus”. Atos 20:27
Além disso, essas “sãs
palavras” foram dadas por Paulo a Timóteo num “padrão”.
“Sãs” palavras são
palavras “saudáveis”. A expressão grega é empregada nos evangelhos nos casos de
pessoas curadas por Jesus. Anteriormente eram deformes ou doentes; agora
estavam bem ou “sãs”, por não ser mutilada ou enferma, mas “sadia”, ou
“completa”. É o que Paulo mencionara, anteriormente, como sendo “todo o
desígnio de Deus”, Atos 20:27.
Ensinando II
διδασκαλος - didaskalos; n. m. professor; no
NT, alguém que ensina a respeito das coisas de Deus, e dos deveres do homem
Timóteo
serviu a Paulo como um filho serviria ao pai - Filipenses 2:19-24. Paulo tinha Timóteo como seu filho e assim ele
esperava transmitir seus ensinamentos a alguém fiel a sua linha de pensamento e
garantir que a Igreja pudesse ter estes ensinos, retransmitidos, por homens
fiéis.
As
atividades de Timóteo junto a Paulo incluíam, ser amanuense e prestar serviços
além de viajar com Paulo. Paulo o exorta, pois necessita de Timóteo, pois além
dos serviços de acompanhar a Paulo, nesta fase da vida [...Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde
agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me
dará naquele dia;...Procura vir ter comigo depressa...], é Timóteo que vai atender e pastorear as novas
congregações que Paulo em suas viagens missionárias necessitava deixar
repentinamente Atos 17:13-14.
“E,
se Timóteo for, vede que esteja sem temor convosco; porque trabalha na obra do
Senhor, como eu também. Portanto, ninguém o despreze, mas acompanhai-o em paz...”
1 Coríntios 16:10,11
Timóteo
é quem vai voltar para encorajar tais congregações
“E espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo, para que
também eu esteja de bom ânimo, sabendo dos vossos negócios.” Filipenses 2.19
– 1 Tessalonicenses 3:1-3, e servir como o
mensageiro autenticado do Líder- Apóstolo de Paulo 1 Coríntios 16:10-11;
Filipenses 2:19-24. O Amanuense
- amanuense. O que escreve textos à
mão; escrevente, copista, secretário.
Nos
tempos bíblicos, o profissional conhecido como amanuense era uma espécie de
escriba, de secretário, que podia ser contratado para serviços pontuais ou em
caráter permanente – no Império Romano, geralmente era um escravo. Ele era
encarregado de copiar textos e documentos.
Entretanto,
o trabalho do amanuense não se resumia a cópias. Muitas vezes, ele escrevia os
textos ditados por seus autores. Os motivos eram vários, entre eles problemas
de saúde que comprometiam a coordenação motora, deficiência visual ou mesmo
analfabetismo. O apóstolo Paulo foi um que utilizou os serviços dos amanuenses
em suas epístolas, que vieram a fazer parte do Novo Testamento.
Epístolas Paulinas -13:
A) Primeiras Epístolas:
1Tessalonicenses e 2Tessalonicenses (alguns a
consideram posterior).
B) Grandes Epístolas:
B) Grandes Epístolas:
Romanos, 1Coríntios,
2Coríntios e Gálatas.
C) Epístolas Da Prisão:
C) Epístolas Da Prisão:
Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom.
D) Epístolas Pastorais:
D) Epístolas Pastorais:
1Timóteo, 2Timóteo e Tito.
2. Epístola aos Hebreus - 1
3. Epístolas Universais
- 7:
Tiago, 1Pedro, 2Pedro,
1João, 2João, 3João e Judas.
Paulo
utilizou amanuenses em quase todos os seus textos bíblicos, exceto Gálatas – e
as saudações finais de outras epístolas, para garantir sua autoria, como era de
praxe.
Dos
27 livros Neotestamentários, 21 foram ditados a esse tipo de
profissional das letras. Algumas epístolas foram concebidas quando o apóstolo
estava preso. Sua cidadania romana lhe dava o direito de receber o auxiliar,
que levava suas cartas e as enviava aos destinatários.
Um
amanuense de Paulo identificado na Palavra Sagrada foi Tércio veja Romanos
16:22. O amanuense podia ser mais que um simples escrevente. Às vezes, tinha a
função de secretário, que cuidava dos documentos do senhor ou patrão. Alguns
eram redatores: eram informados dos assuntos a tratar e compunham a carta
integralmente, depois mostrando o resultado a quem serviam.
Além
de o próprio autor assinar o texto e escrever as saudações finais veja 1
Coríntios 16:21, muitas vezes o amanuense também acrescentava suas saudações e
seu nome (como fez Tércio em Romanos).
Vivos, compilado
“Paulo
e Timóteo, servos de Jesus
Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e
diáconos” Filipenses 1:1
Como
amanuense Timóteo teve a honra de juntar-se a Paulo na saudação de várias
epístolas escritas por Paulo, nas saudações iniciais das Epístolas:
2
Coríntios 1:1;
Filipenses
1:1;
Colossenses
1:1;
1
Tessalonicenses 1:1;
2 Tessalonicenses
1:1.
Por
toda esta aproximação, em fidelidade é que devemos entender, por que Paulo o
deixara Timóteo em Éfeso (1:3)
Uma
doutrina diferente, nova.
“Ensinar
de uma forma diferente”
“E o que de mim, entre
muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para
também ensinarem os outros.”
ετεροδιδασκαλεω - heterodidaskaleo; v. ensinar outra ou diferente doutrina;
desviando-se da verdade.
ψευδοιδασκαλος - pseudodidaskalos; n. m. falso mestre
υποστασις-
hupostasis; n. f. ato de colocar ou estabelecer sob; aquilo que
tem um fundamento, é firme; aquilo que tem existência atual;qualidade
substancial, natureza, de um pessoa ou coisa; a estabilidade de mente, firmeza,
coragem, resolução; confidência, forte confiança, segurança.
Paulo é didaskalos, professor de Timóteo, pois
lhe ensina a respeito das coisas de Deus, e dos deveres do homem.
καλοδιδασκαλος - kalodidaskalos; adj. que ensina aquilo que é bom, professor do
bem;
υπομονη - hupomone; n. f.
estabilidade, constância, ;no NT, a característica da pessoa que não se desvia
de seu propósito e de sua lealdade à fé e piedade mesmo diante das maiores
provações e sofrimentos.
A preocupação de Paulo,
quanto mantença da Crença no Evangelho de Cristo é na introdução de “ensinos”
diferentes, que seriam adotados por algumas Igrejas, por onde passou – Gálatas 1.6,8.
“Maravilho-me
de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para
outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem
transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu
vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.”
“Porque virá tempo em que não suportarão a sã
doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme
as suas próprias concupiscências; E desviarão
os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” 2 Timóteo 4:3,4
O termo grego, heterodidaskalein [ετεροδιδασκαλεω
- heterodidaskaleo], que Paulo usa em seus escritos, é composto, e
pode ser traduzido num sentido ou de “ensinar de modo diferente, fazendo uso de
um novo método”, ou “ensinar uma nova
doutrina”.
Estabelecer a nova
doutrina era o alvo do ensino de Paulo à Timóteo, como uma confidência a alguém
de confiança.
υποστασις - hupostasis; n. f. algo colococado sob, base, fundação; aquilo
que tem um fundamento, é firme; aquilo que tem existência atual; a estabilidade
de mente, firmeza, coragem, resolução; confidência, forte confiança, segurança
O significado será mais
amplo, pois Paulo estaria proibindo a Timóteo de permitir a introdução de novos
métodos de ensino que sejam incompatíveis com o modo legítimo e genuíno que lhes
havia sido comunicado.
υπο τυ πωσις - hupotuposis; n. f. exemplo, modelo; para exemplo daqueles que
deveriam futuramente acreditar; mostrar através de exemplo em conversa que a
mesma graça que eu obtive não estaria faltando àqueles que deveriam futuramente
crer
Assim, na segunda epístola, ele não aconselha
Timóteo a simplesmente conservar a substância de seu ensino, usa o termo upotu>pwsiv, o qual significa uma semelhança viva de seu
ensino.
Como a verdade de Deus é única, assim não há senão
um só método de ensiná-la, o qual se acha livre de falta pretensão e que
degusta mais saborosamente a majestade do Espírito do que as demonstrações
externas de eloqüência humana. Se alguém se aparta disso, ele deforma e vicia a
própria doutrina; e assim, “ensinar de maneira diferente”, aponta para a forma.
Se lermos: “ensinar algo diferente”, então a
referência será à substância do próprio ensino. É digno de nota que, por nova doutrina, significa não só o
ensino que está em franco conflito com a sã doutrina do evangelho, mas também
tudo o que, ou corrompe a pureza do evangelho por meio de invenções novas e
adventícias, ou o obscurece por meio de especulações irreverentes. João Calvino
(tradução Felipe Sabino de Araújo Neto). É o que nos ensinam alguns importantes
teólogos.
Manter o Padrão
‘... desde os meus
antepassados, sirvo com uma consciência pura...’, mais a confissão de fé
paulina - "[...] porque eu sei em quem tenho crido e
estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia." Que é corroborado no contexto do próprio
capítulo, dando sentido e ênfase à mantença da originalidade da Doutrina.
“Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.” 2 Timóteo 1:14
Estes textos
Neotestamentários, formulados por Paulo inferem:
- não mudar o que
aprendemos de nossos pais na fé;
- não termos dúvida do
que temos crido;
- não podemos perder o
que recebemos e por este ensino temos a garantia, que estamos aptos para O Dia
do senhor.
Analisando, o que Paulo
queria manter intacto, como base doutrinária, era o princípio do Cristo, como
Rocha da Verdade na Igreja. Para isto Timóteo e Tito, receberam estas pastorais
com a recomendação de escolha, correção, orientação, como incumbência
minesterial.
“Mantém o padrão das sãs palavras que de mim
ouviste”
Aqui a BLH traduz padrão
por “exemplo”. Alguns teólogos como na construção, à seguir: “esboço rápido, como o faria um arquiteto,
antes de lançar no papel os planos detalhados de uma construção”Dr. Guthrie.
Neste último caso Paulo
estaria sugerindo a Timóteo que ampliasse, expusesse e aplicasse o ensino
apostólico. Parece-me que essa interpretação não se harmoniza com o contexto,
principalmente num confronto com o versículo seguinte.
Modelo e Exemplo
Uma exegese que se faz
necessária a certos textos, para embasar o conceito deste subsídio, ou seja, a
manutenção, a consolidação entre a Igreja, através dos ensinadores a serem
eleitos por Timóteo, é a etimologia para: exemplo, padrão e modelo. Transcrevo,
abaixo, alguns curtos comentários compilados de teólogos sobre o uso por Paulo
destes termos.
A única outra ocorrência de “hypotyposis” no Novo Testamento encontra-se na primeira carta de
Paulo a Timóteo, onde ele descreve a si mesmo como um objeto da maravilhosa
misericórdia e da perfeita paciência de Cristo, como um “exemplo dos que haviam
de crer n’Ele” - 1 Timóteo 1:16.
Arndt e Gingrich, que optaram por “modelo” ou “exemplo” como sendo a tradução
usual, sugerem que essa palavra é empregada mais com o sentido de “protótipo”
em 1 Timóteo 1:16 e com o sentido de “padrão” em 2 Timóteo 1:13. “Conserva o
modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em
Cristo Jesus.”
Neste caso Paulo estaria ordenando a Timóteo que
conservasse como um padrão as sãs palavras, isto é, “como um modelo de ensino
sadio”, aquilo que ouvira do apóstolo. Isto certamente corresponde ao ensino
geral da carta e reflete fielmente a ênfase da sentença na primeira palavra, “modelo” ou “padrão”.
O ensino de Paulo deve ser uma regra ou diretriz
para Timóteo, da qual este não deve se afastar. Pelo contrário, deve obedecer a
essa regra, ou melhor, deve apegar-se a ele com firmeza (eche).
E assim deve proceder
“na fé e no amor que há em Cristo Jesus”. Isto é, Paulo não está tão preocupado
com o que Timóteo deve fazer, mas sim como o modo como ele o fará. As
convicções doutrinárias de Timóteo e a instrução recebida de outros, assim como
as que reteve firmemente dos ensinos de Paulo, devem ser manifestas com fé e
amor. Timóteo deve procurar estas qualidades em Cristo: uma crença sincera e um
amor pleno.
Conservar o Modelo
O
que temos nestes dias, é similar a descrição da carta. Jovens Obreiros
assumindo posições de importância no seio da Igreja. Muitos se lançando como
pregadores, que acabam influenciando a corporação com seu jeito, suas falas,
tal qual, Apolos modernos, mas que necessitam, em alguns casos de ser servo de
algum Paulo para terem autenticado seus ministérios. E mesmo os neo ‘Timóteos’
necessitam de correção, exortação e imposição de mãos para a Obra do Evangelho.
Sem isto, podem perder e deixar de conservar o Modelo das “sãs palavras”!
I Timóteo 2.13 “Conserva o modelo das sãs
palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.”
Fonte:
Kurios e douloi – Deus
não é seu colega de debates! Fonte: Josemar Bessa
Via: Ministério Batista
bereia
Nossa responsabilidade
de zelar pelo evangelho (2 Timóteo 1:12b-18); John Stott
Apontamentos do editor
Fontes diversas no corpo
do texto
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