Deus, o Primeiro Evangelista
Lição 2 CPAD - Julho de 2016 2ª PARTE
Estudo Subsídio: Pr Osvarela
TEXTO
ÁUREO
"Ora,
tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios,
anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão
benditas em ti." Gálatas 3.8
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis
12.1-8
1
- Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da
casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2
- E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e
tu serás uma bênção.
3
- E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em
ti serão benditas todas as famílias da terra.
4
- Assim, partiu Abrão, como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era
Abrão da idade de setenta e cinco anos, quando saiu de Harã.
5
- E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e toda a sua
fazenda, que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram
para irem à terra de Canaã; e vieram à terra de Canaã.
6
- E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de
Moré; e estavam, então, os cananeus na terra.
7
- E apareceu o Senhor a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra. E
edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.
8
- E moveu-se dali para a montanha à banda do oriente de Betel e armou a sua
tenda, tendo Betel ao ocidente e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR
e invocou o nome do SENHOR.
2ª Parte – Continuação
A
Saga que Abraão executou desde a saída de sua Terra, a terra de Ur dos Caldeus
sob o anuncio do Evangelho divino foi uma jornada com inúmeros lugares
alcançados pelo Patriarca da Fé.
O
texto base do estudo mostra quantas cidades ele percorreu:
-
era Abrão da idade de setenta e cinco anos, quando saiu de Harã.
-
as almas que lhe acresceram em Harã;
-
e saíram para irem à terra de Canaã;
-
e vieram à terra de Canaã.
-
até ao lugar deSiquém, até ao
carvalho de Moré;
-
e estavam, então, os cananeus na terra.
À
tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe
aparecera.
-
dali para a montanha à banda do oriente
de Betel
-
armou a sua tenda, tendo Betel ao
ocidente e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR e invocou o
nome do SENHOR.
Nomes das cidades:
Observação Importante:
Precisamos
compreender totalmente a importância do chamado de Abrão, e isso está
registrado na Bíblia para nós. É Estevão quem esclarece a época em que Abrão
recebeu o primeiro chamado de Deus. Não foi em Harã, como uma leitura casual de Gênesis
pode nos levar a crer, mas em Ur.
“Estêvão
respondeu: Varões, irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu à Abraão, nosso pai, quando estava na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, e lhe disse: Sai da tua terra e da tua parentela
e vem para a terra que eu te mostrarei.”
Atos 7:2-3
Conhecendo a etimologia, que determinou o Nome destes lugares. Incluímos a
cidade de Ur, pela importância da
mesma na Jornada abraãmica.
Ur -
אור- ’Uwr;
n. pr.loc. Ur = “labareda”; cidade
ao sul da Babilônia, cidade dos caldeus, centro de adoração à lua, casa do pai
deAbraão, Terá, e ponto de partida da
migração de Abraão para a Mesopotâmia e Canaã.
Sobre
a cidade que Abrão recebeu ordens para deixar. Nas palavras de Vos:
“Independentemente de quando Abraão saiu de Ur, ele deu as costas a uma grande
metrópole, iniciando sua jornada de fé
para uma terra sobre a qual pouco ou nada sabia e que, provavelmente, tinha
muito pouco a lhe oferecer do ponto de vista material.”
Conheça a Ur dos Caldeus:
“Então, disse Josué a todo o povo:
Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Antigamente, vossos pais, Terá, pai de
Abraão e de Naor, habitaram d’além do Eufrates e serviram a outros deuses.” Josué
24:2
Ur,
a semelhança de Uruk e Eridu, teve suas origens no Período Ubaid, logo no
começo dos assentamentos permanentes na
baixa Mesopotâmia. Era também um importante centro cerimonial e religioso,
e durante os períodos historicamente documentados alojou,
sem a menor dúvida, o santuário do deus-lua, chamado Nannar em sumeriano e Sin
em acadiano. As comunicações favoráveis também
asseguraram prosperidade econômica, e a cidade, em particular durante o
terceiro milênio, gozou de considerável poder político, primeiro como cidade
independente, depois como a capital de um estado centralizado durante a
Terceira Dinastia de Ur. Como sede de governo, beneficiou-se de maciços
programas de construção, desde substanciais muralhas citadinas até vastos
recintos religiosos. Ur jamais caiu, como Eridu, num estado de desolação e
abandono ao longo dos milênios de civilização mesopotâmica. Junto como outras
antigas cidades do sul, Ur foi
esplendorosamente restaurada por Nabucodonosor II (6O5-só2). A cidade só
morreu quando a função cerimonial deixou de harmonizar-se com um clima político
mudado, como ocorreu quando a Mesopotâmia foi incorporada ao império aquemênida
(55O-33O). Mesmo antes desse tempo, porém, o culto do deus-lua já se deslocara
ainda mais para oeste, para a síria Harran.
Arqueologia
- E. Taylor, cônsul britânico em
Bassora. O Museu Britânico tinha encomendado uma pesquisa das ruínas
meridionais e Taylor escolhera Tell al-Muqayyar como seu quartel-general. A
antiga identidade da cidade não tardou em ser revelada pelas inscrições de
inúmeras plaquetas, e, embora isso provasse que se tratava da “Ur dos caldeus”, bem conhecida através
da Bíblia como a terra de origem de Abraão. Pesquisas posteriores acabaram por revelar o imenso prestígio religioso e
constataram a localização de Ur.
Harã –
Ξαρραν –Charrhande
origem hebraica חרן; n. pr.Loc. Harã = “alpinista ou montanhês”; cidade
da Mesopotâmia, de grande antigüidade e tornada famosa pela derrota de Crasso.
הרן- Haran-
Harã = “montanhês”; nome do lugar para o qual Abraão migrou de Ur dos
caldeus e onde os descendentes doseu irmão Naor se estabeleceram; provavelmente
localizada na Mesopotâmia, em Padã-Arã,
o distrito cultivado ao pé dos montes entre o Khabour e o Eufrates abaixo do Monte
Masius.
Harã,
em assírio (harranu) significava “estrada principal”. Waltke, anotações
de aula, p. 14.
Canaã -
ארץ- ’erets - terra
de Canaã, Israel
כנען -Kênaàn-
grego -Ξανααν; Canaã = “terras
baixas” [mercador, comerciante]
כנעני-Kênaàniy;
Cananeu ou Cananéia = veja Caná “zeloso” adj. descendente ou habitante de Canaã;
descendente ou habitante de Canaã
מגדון-Mêgiddown
(Zc 12.11) ou מגדו- Mêgiddow; grego -Αρμαγεδων;
n. pr.loc. Megido = “lugar de multidões”
-a
antiga cidade de Canaã designada a Manassés e localizada na borda do sul da
planíciede Esdrelom, a 10 km (6 milhas) do monte Carmelo e 18 km (11 milhas) de
Nazaré;
Moré -
מורה-Mowreh
ou מרה– Moreh; n. m. Moré =
“professor”
-o
carvalho em Siquém onde Abraão parou
quando entrou pela primeira vez em Canaã;perto das montanhas de Ebal e Gerizim
-o
monte no vale de Jezreel no qual os
midianitas estavam acampados quando Gideão osatacou
עיבל -‘Èybal;
provavelmente significando ser calvo;Ebal = “pedra” ou “montanha sem vegetação”
-montanha
de maldição, ao norte de Siquém e oposta ao Monte Gerizim
Siquém –
שכם -Shêkem[Shekem],
grego συχεμ; Siquém = “costas”
ou “ombro”; literalmente, ato de levantar cedo; n. pr. m. uma cidade em
Manassés; localizada em um vale entre o monte Ebal e monte Gerizim, 54 km (34
milhas) ao norte de Jerusalém e 10,5 km (7 milhas) a sudeste de Samaria.
συχαρ–
Suchar ou συχεμ - Suchem;סוכר ; n. pr.loc. Sicar
= “bêbado”; provavelmente outro nome para a cidade de Siquém, uma cidade na
Samaria, próxima aopoço de Jacó.
ברית-Bêriyth;
n. pr.m. El-Berite = “aliança”; uma divindade estrangeira
adorada em Siquém com o nome de Baal-Berite.
גרזים -G^eriziym;
n. pr.loc. Gerizim = “cortes”; uma
montanha do norte de Israel, em Efraim, próxima a Siquém, da qual foram lidas
asbênçãos para os israelitas ao entrarem em Canaã; local do templo samaritano
construídodepois do cativeiro.
Betel
–
ביתאל -Beyth-’El;
n. pr.loc. Betel = “casa de Deus”; lugar antigo e centro de
adoração;
לוז -Luwz;
n. pr.loc. Luz = “amendoeira”; o
nome primitivo de Betel e provavelmente o nome da cidade que fica próxima
àlocalização atual do altar e da coluna de Jacó; o nome de uma cidade na terra
dos heteus; localização desconhecida.
עי -‘Ày
ou (fem.);עיא- ‘Àya’
(Neemias 11.31) ou עיתÀyath (Isaías 10.28); n. pr.loc. Ai ou Aia ou Aiate = “monte de ruínas”; uma cidade ao oriente de
Betel e junto a Bete-Áven, próxima a Jericó e a segunda cidadetomada na invasão
de Canaã.
Evangelho divino,Muda o Nosso Destino
אברם - ’Abram;
n. pr.m. Abrão = “pai exaltado” - nome
original de Abraão
אברהם - ’Abraham
(provavelmente significandoser populoso), grego- Αβρααμ; n. pr.m. Abraão = “pai de uma multidão” ou “chefe
de multidão”.
Continuação – Introdução e Discurso
Abraão é um homem, que tem seu destino mudado, seu nome
mudado, sua atividade mudada, ofício paterno, comum na época de ser seguido
pelos filhos, foi mudado, sua adoração familiar mudada. Até a sua morada e
localização de seu espaço natural para assentamento de sua família foi mudado.
Tudo
isto, ocorreu por causa da anunciação do Evangelho divino, que passou a ser o
Evangelho pregado por este homem mesopotâmico.
Uma
das perspectivas da pregação do Evangelho é o cumprimento do Mandato Social
pelos homens, mas não na hipótese de Babel, mas na qualidade moral e adorativa
ao Eterno Deus, pela evangelização podemos nos tornar membros desta gigantesca
família, com mudança de nossosdestinos e até mesmo morada e lugar, como no
exemplo de nosso Pai Abraão.
Dentro
da visão do Desafio do Evangelismo Abraão cumpre plenamente o papel do que se
lança nesta tarefa da anunciação das Boas Novas recebidas.
Primeiro desafio -
foi dentro de sua parentela, numa época em que o Patriarca dificilmente seria
desafiado, mormente pelo fato de sua condição de ser o dono de todas as coisas
e seus filhos usufrutuários dos bens familiares.
Pela perspectiva religiosa - membro de uma família de fazedores de ídolos e como
morador desta cidade localizada ao sul da Babilônia, uma cidade dos caldeus,
centro de adoração ao deus-luaNannar ou
Sin, onde estava a casa do pai deAbraão, a qual foi ponto de partida da
migração de Abraão para a Mesopotâmia e Canaã.
Segundo desafio
– Peregrinar. Ao modo do evangelismo da Igreja, Abraão teve que andar proclamando,
desde a sua família, passando por terras que não conhecia seu Deus e entre
nações o Nome do Senhor, que lhe designara como porta-voz da mensagem. E onde
ele estivesse proclamava o Nome.
Podemos
ver que Abraão, durante sua jornada, alguns momentos de proclamação do anuncio
que lhe fora dado.
Como ele fazia esta tarefa?
4 - Assim, partiu Abrão, como o
Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e
cinco anos, quando saiu de Harã.
7 - E apareceu o Senhor a Abrão e
disse: À tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que
lhe aparecera.
8 - E moveu-se dali para a montanha à
banda do oriente de Betel e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente e Ai ao
oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR.
Interessante a forma encontrada por Abraão.
Ele
proclama o Nome e usa de uma Doutrina que fala deste Nome.
“Fora da Terra, Abraão só pôde ouvir
a voz divina (v. 1); mas aqui, na terra destinada a ser dedicada especialmente
ao serviço do Senhor, a ele foi concedido também o privilégio de uma visão
divina". U. Cassuto, A Commentary
on the Book of Genesis (Jerusalem: The Magnes Press, 1964), II, p. 328.
Ele
exalta este Nome e sob este Nome ele designa local e ensina que tudo depende
deste Nome. Assim, fatos e ocasiões, locais e ocorrências em sua vida passam a
serem relacionados com o Nome.
“E, não os achando, trouxeram Jasom e
alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm
alvoroçado o mundo, chegaram também aqui; Os quais Jasom recolheu; e todos
estes procedem contra os decretos de César, dizendo que há outro rei, Jesus. E
alvoroçaram a multidão e os principais da cidade, que ouviram estas coisas.” Atos 17:6-8
Tal
qual, nos idos da Evangelização primitiva da Igreja, que relacionava tudo ao santo
Nome de Jesus Cristo.
“E fez as suas jornadas do sul até
Betel, até ao lugar onde a princípio estivera a sua tenda, entre Betel e Ai; Até
ao lugar do altar que outrora ali tinha feito; e Abrão invocou ali o nome do
Senhor.” Gênesis 13:3,4
“Levanta-te,
percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a
darei. E Abrão mudou as suas tendas,
e foi, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao Senhor.” Gênesis 13:17,18
Cada
vez que Abraão edificava um Altar ele estava deixando a marca do Evangelho de
Deus, naquele lugar. Fazia o trabalho de Evangelista, pois este Nome era
desconhecido. Como no caso de Atos dos
Apóstolos 17:
“Porque, passando eu e vendo os
vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS
DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o
conhecendo, é o que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo que nele há,
sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens...
“Atos 17:23,24
A
ordem para Abraão sempre foi: levantar e
andar. Isto pode prefigurar o Ide de Jesus aos discípulos, em irem por todo
o Mundo pregando as Boas Novas e proclamando seu Nome.
Assim,
ocorreu com Abraão. Assim ocorreu com os Apóstolos, com Paulo e Silas. Todos que
ouviram do Evangelho do Reino, seja pelo pai, como Abraão, seja pelo Filho,
como a Igreja primitiva não se acomodaram, mas aonde iam enchiam o lugar desta
Doutrina de Boas-Novas.
“E percorria
as cidades e as aldeias, ensinando, e caminhando para Jerusalém.” Lucas 13:22
Abraão
por vários meios, mesmo os menos dignos, não deixou de anunciar ao Deus que se
lhe revelara. Um Deus que os povos de então não conheciam. E por isto foi
abençoado. Esta benção de Abraão está presente na sua Família de Fé, para todos
que anunciam o Evangelho do Reino.
“Tendo eles, pois, testificado e
falado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e em muitas aldeias dos
samaritanos anunciaram o evangelho. E
o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te,
e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está
deserta.” Atos 8:25,26
Abraão ensina Doutrina, em sua Jornada:
Falando
com Reis. O encontro com o Rei da Salém provou que Abraão encontrou neste rei,
alguém que não perdera a Fé no Deus Altíssimo e comprovou a Abraão a sua existência
entre as nações, pois como Paulo disse, na Epístola aos Romanos capítulo 1: “O que
de Deus se pode conhecer...”
“E Melquisedeque, rei de Salém,
trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e
disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E
Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. Abrão,
porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão
ao Senhor, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra” Gênesis
14:18-20;22
Característica do Evangelista
"A missão de Abraão foi uma missão muito difícil.
Convencer as pessoas de que o verdadeiro Deus não era um Deus de barro...Abraão anunciou a crença em um só Deus
verdadeiro (monoteísmo) em meio a uma geração que acreditava em muitos deuses
(politeísmo)."MACKENZIE John L 1984
“Mas os que andavam dispersos iam por
toda a parte, anunciando a palavra.” Atos
8:4
“E eles, tendo partido, pregaram por todas
as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os
sinais que se seguiram. Amém.” Marcos
16:20
A
jornada cristã é uma peregrinação. Abraão viveu como peregrino, esperando a
cidade de Deus:
“Pela
fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas
com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque aguardava a
cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador. Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as
promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que
eram estrangeiros e peregrinos na
terra.” Hebreus 11:9-10;13
É
por isto, que podemos entender porque Deus enviou Seu filho Jesus Cristo,
Aquele esperado por Abrão no futuro, para morrer na cruz e sofrer o castigo
pelo pecado humano. Aquele que Abraão esperava é Ele quem pode dar ao homem a
justificação necessária para a vida eterna.
Nosso
lar permanente não se encontra neste mundo, mas naquele por vir, na presença de
nosso Senhor - cf. João 14:1-3. Esta é a mensagem do Novo Testamento - cf.
Efésios 2:19, I Pedro 1:17, 2:11.
“E a palavra de Deus crescia e se
multiplicava. E Barnabé e Saulo, havendo terminado aquele serviço, voltaram de
Jerusalém, levando também consigo a João, que tinha por sobrenome Marcos”. Atos 12:24,25
A
tenda é o símbolo do peregrino. A caminhada sem parada em anunciar o Evangelho e
assim foi com os que iniciaram a Evangelização, caso de Felipe e dos que se
dispuseram, a Evangelizar, como Paulo não tiveram parada certa, mesmo tendo lar
e família.
A Importância de Abraão no Novo Testamento.
O
Novo Testamento também não diminui a importância da vida e do caráter de
Abraão.
Há
cerca de 75 referências a ele no Novo Testamento.
1-
Paulo o escolheu como o melhor
exemplo de um homem que é justificado diante de Deus pela fé e não pelas obras Romanos
4.
2-
Em Gálatas, capítulo 3, Paulo escreve
que os cristãos são “filhos de Abraão” pela fé, e por isso, herdeiros legítimos das
bênçãos prometidas a ele Gálatas 3:7-9.
3-
Tiago se refere a ele como um homem
que demonstrou sua fé diante dos homens por suas obras Tiago 2:21-23.
4-
O escritor aos Hebreus o cita como
exemplo de alguém que andou pela fé, dedicando mais espaço a ele do que a
qualquer outro indivíduo no capítulo onze Hebreus 11:8-19.
“Livro
da geração de Jesus Cristo, filho
de Davi, filho de Abraão.”
Mateus 1:1
Quando
lemos a Genealogia de Jesus no Novo Testamento podemos encontrar a importância do
Ide dado a Abraão:
Seqüencialmente
podemos notar que ele, Abrão, estava destinado a se tornar bênção para pessoas
de todas as nações.
A
bênção viria por meio dele de várias formas.
Entendemos, que todos que reconhecessem a mão de Deus sobre ele e seus descendentes, seriam abençoados, pelo contato com eles.
Assim
foi com Faraó, ele foi abençoado por exaltar José, com comida em tempo de
crise e pela revelação do Senhor a sua Nação, crendo que José falava em nome de
um Deus poderoso, o Deus de Abraão.
Pessoas
de todas as nações foram e ainda são abençoadas pelas Escrituras que, em grande
parte, vieram pela instrumentalidade, e primeiramente do povo judeu [Romanos 3].
Por
fim, o Mundo todo [As Nações] seria abençoado pela vinda do Messias, O qual
veio salvar pessoas de todas as Nações, não só os judeus:
“Eis aqui o meu servo, a quem
sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre
ele; ele trará justiça aos gentios...Assim diz Deus, o Senhor, que criou os
céus, ... que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam
nela. Eu, o Senhor, te chamei em justiça, ... te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios. Para abrir os olhos dos
cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas. Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha
glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.” Isaías 42:1-8
Abraão deu uma demonstração de total e irrestrita obediência ao seu Ide.
“Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de
Abraão. Ora, tendo, a Escritura, previsto que Deus justificaria pela fé os
gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados
todos os povos. De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão... Porque todos sois
filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados
em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há
servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo
Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” Gálatas 3:7-9;25-29
Ele
deixou tudo para trás, ciente, que em obediência deveria buscar o alvo de sua
promessa entre as nações, para que fosse encontrado em sua jornada fazendo o que
Deus lhe ordenara.
Teologicamente,
até a esterilidade de sua esposa Sara foi a indicação do nascimento de um filho
primogênito com característica da maravilha de Deus em realizar algo que lhe
daria o alcance do poder deste Deus. Em encontrar alguém que fosse derivado da
sua semente contrariando toda a impossibilidade física e cronológica. Embora esta semente fosse inicialmente física e da legítima, como
diz Paulo, A Sara, e nós fazemos parte dela. Como?
“Para que a
bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do
Espírito. Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada,
ninguém a anula nem a acrescenta. Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua
descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de
uma só: E à tua descendência, que é Cristo.” Gálatas 3:14-16
Sendo
Cristo o herdeiro de tudo, não sobrou nada para ninguém?
É
onde entra a parte de Abraão, como Pai das
Nações e abençoador dos que o abençoam. Pela medida de sua Fé, Deus pelo
cumprimento da Sua promessa e Evangelho proclamado a Abraão, proveu um modo de
conceder aos homens (a qualquer homem) parte nessa
herança, cuja condição sine qua non para ser co-herdeiro é
crer em Cristo como seu único e suficiente Salvador, tornando-se assim
um filho de Abraão - Gálatas 3:7,
porque todos os que quiseram se autoproclamar filho de Abraão, foram reprovados
pelo Senhor Jesus, conforme João 8:39,40
Conforme
dissemos, tornamos a repetir: É condição indispensável para ser filho de Abraão
crer em Jesus Cristo.
Em Cristo
são quebradas as barreiras étnicas embora, pois Jesus sendo filho de Abraão se
tornou o Primogênito dos Salvos e formando a família da Fé, dos que, como
Abraão, creram em suas Palavras.
“Porque ele é a nossa paz, o qual de
ambos os povos fez um; e, derrubando a
parede de separação que estava no meio” Efésios 2:14
“Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha
voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar
dentre todos os povos, porque minha é toda a terra.” Êxodo 19:5
“E, se sois de Cristo, então sois
descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.” Gálatas 3:29
Pedro
corrobora esta visão, quando anuncia a escolha de uma geração eleita para
anunciação do Evangelho, que podemos inferir da mesma espécie e tipo da chamada
e eleição de Abraão:
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo
adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das
trevas para a sua maravilhosa luz” 1
Pedro 2:9
Se
Abraão não tivesse crido, a história religiosa da humanidade teria tido outro
curso?
A
fé de Abraão foi – evidentemente não no sentido absoluto, mas dentro dos
limites da liberdade humana respeitada por Deus – uma conditio sine qua non
para que houvesse uma história da salvação, com seus inícios em Israel e com
seu complemento histórico em Jesus de Nazaré.
O
cumprimento da promessa de Deus, no Proto-Evangelho de Gênesis 3:15 se tornou cada vez mais seletivo. O Redentor devia vir
do descendente da mulher -Gênesis 3:15
-, depois dos descendentes de Sete, de Noé e então de Abraão -Gênesis 12:2-3.
Fonte:
O
Chamado de Abrão (Gênesis 11:31 - 19:9) – Biblia Org; Tradução e revisão:
Mariza Regina de Souza; FROM THE SERIES: GÊNESIS: DO PARADISE AOS PATRIARCHS; Robert L. (Bob) Deffinbaugh
graduated from Dallas Theological Seminary with his Th.M. in 1971. Bob is a
pastor/teacher and elder at Community Bible Chapel in Richardson.
Bíblia
Explicada
Bíblia
Dake
Texto
Complementar – Abraão – Curso de Teologia pastoral
Apontamentos
do Autor
Citações
no corpo do Estudo
Algumas fotos obtidas no site da AD Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário