quinta-feira, dezembro 7

Adotados por Deus Lição 11 – CPAD – 4º TRIMESTRE 2017 -EM EDIÇÃO

Adotados por Deus
Lição 11 – CPAD – 4º TRIMESTRE 2017
Estudo subsídio Pr.Prof.Doc. Osvarela
TEXTO ÁUREO
"Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai." (Rm 8.15)
LEITURA BÍBLICA:
Romanos 8.12-17
12 De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
13 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
De escravos a filhos. De inimigos a amigos de Deus, com direitos filiais dados ao Filho Unigênito formando a Família de Deus!

Texto Bandeira
“O amor de Deus em Cristo, nos corações dos cristãos pelo Espírito de adoção é a maior prova da conversão. Esta deve ser provada por seus efeitos em seus temperamentos e em sua conduta para com seus irmãos. Se um homem diz amar a Deus e, contudo, se permite irar-se ou vingar-se de alguém, ou mostra uma disposição egoísta, desmente a sua confissão.”
Etimologia
υιοθεσια - huiothesia; n. f. adoção, adoção como filho s- aquele relacionamento que Deus desejava estabelecer entre si mesmo e os israelitas em preferência a todas nações; natureza e condição dos verdadeiros discípulos de Cristo, que ao receber o Espírito de Deus em suas almas, tornam-se filhos de Deus 1c) estado abençoado esperado na vida futura após a volta visível de Cristo do céu.
αναιρεω - anaireo; v. erguer, levantar (do chão) -  tomar para mim mesmo com meu, ter (uma criança abandonada); adotar; tirar, abolir; pôr de lado ou anular costumes e ordenanças.
ιουδαιζω - Ioudaizo; v. adotar costumes e ritos judaicos, imitar os judeus, judaizar, alguém que observa a lei cerimonial dos judeus.
ψευδαδελφος - pseudadelphos; n. m. falso irmão; alguém que professa ostentosamente ser um cristão, mas é destituído de conhecimento e piedade cristã.
Tribo, Família. Φυλη; πατρια;οικος
Estas palavras formam uma seqüência.
φυλη é algumas vezes raça, nação, mas geralmente uma tribo, tal como uma das doze tribos de Israel, que descende dos doze filhos de Jacó.
πατρια Divisão menor dentro da tribo. É uma associação de famílias estreitamente relacionadas. No N.T., geralmente usada daqueles que descenderam particularmente de
um dos filhos dos filhos de Jacó.
οικος é ainda mais restrito, família, que inclui todos os habitantes de uma casa, sendo a unidade da organização.
εκγονον - ekgonon; adj. originado de alguém, nascido, gerado; filho, filha, prole, filhos, descendentes; netos
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor.”
Rm 8.15
A adoção é um ato, de amor!
Por isto, João 3.16 nos dá uma noção, pois, ele mesmo não conseguiu alcançar a extensão deste amor.
“Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”. Romanos 5:10
Mudança de Status do Passado para o Presente:
“A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliouColossenses 1:21
Principalmente quando este Amor é para um inimigo de Deus!
A adoção, poderia ser objeto de estudo ou tópico, no estudo anteriormente publicado por este autor.
O que é a adoção como filhos de Deus, c0-herdeiros com Cristo? Senão a liberdade com que Cristo torna o seu povo livre, em contraste com o jugo da escravidão? (“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.” Gálatas 5.1).
É o Espírito de adoção, que fala ao coração.
Estavam sob o poder de um espírito de escravidão, o espírito de servidão, ao qual estavam sujeitos muitos santos em sua conversão, finalmente recebem o Espírito de adoção, dando testemunho ao espírito de cada um que são filhos de Deus.
Grandes tormentas da dúvida e o temor na alma sob o poder do espírito de escravidão, costumam terminar em uma calma maravilhosa, criada e dirigida pelo Espírito de adoção.
A recepção do pecador humilhado é como a recepção do filho pródigo. É vestido com o manto de justiça do Redentor, é feito participante do Espírito de adoção, preparado pela paz de consciência e pela graça do Evangelho para andar nos caminhos da piedade, e festejado com consolações divinas. os princípios da graça e da santidade trabalham N’Ele, para querer e para realizar.
Não há dúvida de que o dom do Espírito Santo que todos receberam, e do qual nenhum crente verdadeiro jamais tem sido excluído, era esse Espírito de adoção, essa graça que converte, guia e santifica, que é dada a todos os membros da família de nosso Pai celestial.
E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. Mateus 3:9
O que se dá na adoção espiritual em Cristo Jesus, através da Doutrina da Justificação:
Todos os que são justificados é Deus servido, em seu único Filho Jesus Cristo e por ele, fazer participantes da graça da adoção.

                Quadro compilado e adaptado de estudo de Gordon Haddon Clark (páginas 131-133.)
A adoção por Deus de pecadores é um tema a ser ensinado e pregado, pois há a noção, e até mesmo certo constrangimento, entre os crentes e os não crentes.
Mesmo entre famílias que tem crentes e não crentes, sobre o homem ser filho de Deus, pela Obra de Criação, apesar da mesma, ter sido realizada pelas mãos de Deus.
Claro está que não há verdade nesta afirmação de por ter sido criado o homem é filho, o homem é uma criatura de Deus.
Os homens são irmãos de uma mesma família adâmica criada por Deus. Porém, as Escrituras deixam claro que, Deus tinha um único Filho, Jesus Cristo (nome dado por Deus, para o Filho, peregrinar aqui na Terra, que tem todos os atributos divinos quanto ao Pai.)
“E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.” Lucas 1.31
Futuro Com Garantia Nas Promessas
Deus através do Seu Unigênito pode fazer suas criaturas antropológicas, tornarem-se Seus filhos: a todos que creem em Seu Unigênito – João 1.12.
Por isto, para permitir, por justiça e direitos adquiridos pela salvação, através de Jesus Cristo, o homem pode se tornar filho adotado por Deus.
Jesus é o “Unigênito” de Deus (João 3:16; João 3:18, 1 João 4:9); ele tem um lugar único diante de Deus e um relacionamento único com Deus. Nós somos filhos adotados de Deus, e a regeneração não nos torna parte da Trindade! Que Jesus é também referido como o “primogênito” (Romanos 8:29) detona sua preeminência entre a criação de Deus e os seus eleitos, de acordo com a mentalidade hebraica, e não significa que nós somos os filhos subseqüentes de Deus no mesmo sentido e na mesma ordem de Deus o Filho. Por exemplo, Colossenses 1:15 diz: “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.” V.Cheung

Então os homens podem ser feitos filhos de Deus pela graça, baseado na expiação de Cristo.
“Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:15,16
Cristo nos reconciliou com um Deus santo ofendido comprando-nos como filhos. A adoção é, portanto, uma mudança em nosso relacionamento com o Pai. Sua origem em seu amor eterno é manifesta em nossa fé para justificação.
A Adoção nos Justifica:

“...mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai." Romanos 8.15b
“Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.” Gálatas 3:7-11
A Prova de Adoção:
אבא – Aba;
Aba Pai é uma expressão bíblica derivada do termo com origem no aramaico “ábba” que significa “o pai” ou “meu pai”.
A expressão “Aba, Pai” foi utilizada por Jesus Cristo no momento de sua morte quando suplicava a Deus, chamando-o de Pai, conforme descreve o Evangelho de Marcos, 14:36.
“E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora.
E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.” Marcos 14:35,36
O termo “ábba” ou “aba” é bastante corriqueiro em diversas línguas semíticas (entre elas, aramaico e hebraico) para se referir ao indivíduo que é o genitor de alguém, ou seja, o pai.
Para algumas religiões (entre elas o cristianismo), a palavra aba é utilizada para se referir à figura paterna sagrada: Deus ou Jesus Cristo.
O uso por Jesus Cristo colocou a expressão no patamar de invocação a Deus. Assim, pelo uso por Jesus, na religião, a palavra adquiriu um significado sagrado.
O vocábulo também pode aparecer nos textos como Ab e é utilizado principalmente na língua hebraica para se referir ao pai com expressão de carinho, como o “papai” do português.
Aparece, também, nas invocações a Deus, inspiradas pelo Espírito Santo em Romanos 8.15 e Gálatas 4.6. Em todos os casos a frase é colocada da seguinte maneira: ‘Aba, Pai’, estando o termo Aba, seguido do equivalente grego tomado talvez como complemento.
Alguns estudiosos alegam que talvez não passe de modo de interpretação, pois não há o que explique o uso daquelas palavras no momento da oração.
Provavelmente a invocação ‘Aba’, tenha se tornado sagrada pelo constante emprego de Jesus. Desta maneira, conservada pelos cristãos, que falavam grego, como uma espécie de nome próprio (Deus), sendo a designação ‘Pai’ uma adição natural.
Entende-se, também, ao longo dos idos que a palavra aba quer dizer “meu papaizinho”, expressando intimidade.
Adendo:
                        Em vez de apenas uma tradução do aramaico para o grego e, em seguida, para outros idiomas, os religiosos veem no uso de “Abba” e de “Pai” numa única palavra, Aba-pai, em primeiro lugar a confiança, a submissão e o crédito de um filho em seu pai, sendo marcado pelo amor maduro da relação filial e das responsabilidades que ela carrega.
Nos tempos primeiros da Igreja Cristã, os seus seguidores utilizavam o termo Aba-pai em suas orações a Deus, colocando-se no lugar de Jesus Cristo.
A palavra Aba-pai passou a ser utilizada também como título de honra aos rabinos judeus, sendo encontrada no Talmude, escrito ainda na Babilônia. O segundo na lista do Sinédrio judaico já tinha um título, chamado de Av, ou Pai. Depois, com o passar do tempo, esse título passou a ser aplicado aos bispos das igrejas copta, síria e etíope, tornando-se também o “papa” ou “papá”, na Igreja Cristã do Oriente.
As palavras, em português, abade e abadia também são derivadas do aramaico “Ab Bá”, ou Aba-pai.
No Novo Testamento a palavra Aba-pai aparece quatro vezes, nos Evangelhos de Marcos e Mateus e nas cartas aos Romanos e aos Gálatas, sempre como Aba-pai provinda da tradução grega. Citação de: Meus Dicionários
אב  -’ab (aramaico);grego - Αββα e - βαραββας; n. m. Pai;
PAI - título costumeiro usado para Deus em oração. Sempre que ocorre no Novo Testamento, a palavra é acompanhada pela tradução grega unida a ela. Isto aparentemente se explica pelo fato de que o “ABBA” caldeu, através do uso frequente na oração, gradualmente adquiriu a natureza de um nome próprio altamente sagrado, ao qual os judeus de fala grega acrescentaram o nome em sua própria língua.
אב  ’ab; n m; pai de um indivíduo; referindo-se a Deus como pai de seu povo
אבי  ’Abiy; n. pr. f. Abi (Abia) = “meu pai”
Exemplo: אבירם  -’Abiyram n. pr. m. Abirão = “meu pai é exaltado” ou “(o) Exaltado é (meu) pai
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
O Apóstolo João escreve:
“Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.” 1 João 3: 10,11;14-16
EM EDIÇÃO

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger