Adotados por Deus
EM EDIÇÃO
Lição 11 – CPAD – 4º TRIMESTRE
2017
Estudo subsídio Pr.Prof.Doc. Osvarela
TEXTO ÁUREO
"Porque não
recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas
recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai."
(Rm 8.15)
LEITURA BÍBLICA:
Romanos 8.12-17
12 De maneira que,
irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
13 Porque, se viverdes
segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do
corpo, vivereis.
14 Porque todos os que
são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
15 Porque não recebestes
o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o
Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
16 O mesmo Espírito
testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
17 E, se nós somos
filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de
Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos
glorificados.
De escravos a filhos. De
inimigos a amigos de Deus, com direitos filiais dados ao Filho Unigênito
formando a Família de Deus!
Texto Bandeira
“O amor de Deus em Cristo, nos corações dos
cristãos pelo Espírito de adoção é a maior prova da conversão. Esta deve
ser provada por seus efeitos em seus temperamentos e em sua conduta para com
seus irmãos. Se um homem diz amar a Deus e, contudo, se permite irar-se ou
vingar-se de alguém, ou mostra uma disposição egoísta, desmente a sua
confissão.”
Etimologia
υιοθεσια - huiothesia; n. f.
adoção, adoção como filho s- aquele relacionamento que Deus desejava
estabelecer entre si mesmo e os israelitas em preferência a todas nações;
natureza e condição dos verdadeiros discípulos de Cristo, que ao receber o
Espírito de Deus em suas almas, tornam-se filhos de Deus 1c) estado abençoado
esperado na vida futura após a volta visível de Cristo do céu.
αναιρεω - anaireo; v.
erguer, levantar (do chão) - tomar para
mim mesmo com meu, ter (uma criança abandonada); adotar; tirar, abolir; pôr de
lado ou anular costumes e ordenanças.
ιουδαιζω - Ioudaizo; v.
adotar costumes e ritos judaicos, imitar os judeus, judaizar, alguém que
observa a lei cerimonial dos judeus.
ψευδαδελφος -
pseudadelphos; n. m. falso irmão; alguém que professa
ostentosamente ser um cristão, mas é destituído de conhecimento e piedade
cristã.
Tribo, Família. Φυλη;
πατρια;οικος
Estas palavras formam
uma seqüência.
φυλη é
algumas vezes raça, nação, mas geralmente uma tribo,
tal como uma das doze tribos de Israel, que descende dos doze filhos de Jacó.
πατρια
Divisão menor dentro da tribo. É uma associação de famílias estreitamente relacionadas. No N.T.,
geralmente usada daqueles que descenderam particularmente de
um dos filhos dos filhos
de Jacó.
οικος é
ainda mais restrito, família, que inclui todos os habitantes de uma casa, sendo
a unidade da organização.
εκγονον - ekgonon; adj.
originado de alguém, nascido, gerado; filho, filha, prole, filhos, descendentes;
netos
“Porque não
recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes
em temor.”
Rm 8.15
A adoção é um ato, de
amor!
Por isto, João 3.16
nos dá uma noção, pois, ele mesmo não conseguiu alcançar a extensão deste amor.
“Porque se nós, sendo
inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito
mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”. Romanos
5:10
Mudança de Status do Passado para o Presente:
“A vós também, que noutro
tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras
más, agora contudo vos reconciliou” Colossenses 1:21
Principalmente quando
este Amor é para um inimigo de Deus!
A adoção, poderia ser
objeto de estudo ou tópico, no estudo anteriormente publicado por este autor.
O que é a adoção como
filhos de Deus, c0-herdeiros com Cristo? Senão a liberdade com que Cristo torna
o seu povo livre, em contraste com o jugo da escravidão? (“Estai, pois, firmes
na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo
do jugo da servidão.” Gálatas 5.1).
É o Espírito de adoção,
que fala ao coração.
Estavam sob o poder de
um espírito de escravidão, o espírito de servidão, ao qual estavam sujeitos
muitos santos em sua conversão, finalmente recebem o Espírito de adoção, dando
testemunho ao espírito de cada um que são filhos de Deus.
Grandes tormentas da
dúvida e o temor na alma sob o poder do espírito de escravidão, costumam
terminar em uma calma maravilhosa, criada e dirigida pelo Espírito de adoção.
A recepção do pecador
humilhado é como a recepção do filho pródigo. É vestido com o manto de justiça
do Redentor, é feito participante do Espírito de adoção, preparado pela paz de
consciência e pela graça do Evangelho para andar nos caminhos da piedade, e
festejado com consolações divinas. os princípios da graça e da santidade
trabalham N’Ele, para querer e para realizar.
Não há dúvida de que o
dom do Espírito Santo que todos receberam, e do qual nenhum crente verdadeiro
jamais tem sido excluído, era esse Espírito de adoção, essa graça que converte,
guia e santifica, que é dada a todos os membros da família de nosso Pai celestial.
E não presumais, de vós
mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas
pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. Mateus 3:9
O que se dá na adoção
espiritual em Cristo Jesus, através da Doutrina da Justificação:
Todos os que são
justificados é Deus servido, em seu único Filho Jesus Cristo e por ele, fazer
participantes da graça da adoção.
Quadro compilado e adaptado de
estudo de Gordon Haddon Clark (páginas 131-133.)
A adoção por Deus de
pecadores é um tema a ser ensinado e pregado, pois há a noção, e até mesmo certo
constrangimento, entre os crentes e os não crentes.
Mesmo entre famílias que
tem crentes e não crentes, sobre o homem ser filho de Deus, pela Obra de
Criação, apesar da mesma, ter sido realizada pelas mãos de Deus.
Claro está que não há verdade
nesta afirmação de por ter sido criado o homem é filho, o homem é uma criatura
de Deus.
Os homens são irmãos de
uma mesma família adâmica criada por Deus. Porém, as Escrituras deixam claro
que, Deus tinha um único Filho, Jesus Cristo (nome dado por Deus, para o
Filho, peregrinar aqui na Terra, que tem todos os atributos divinos quanto ao
Pai.)
“E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz
um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.” Lucas 1.31
Futuro Com Garantia Nas Promessas
Deus através do Seu Unigênito pode fazer suas criaturas antropológicas, tornarem-se Seus filhos: a todos que creem em Seu Unigênito – João 1.12.
Por isto, para permitir,
por justiça e direitos adquiridos pela salvação, através de Jesus Cristo, o
homem pode se tornar filho adotado por Deus.
“Jesus é o “Unigênito”
de Deus (João 3:16; João 3:18, 1 João 4:9); ele tem um lugar único
diante de Deus e um relacionamento único com Deus. Nós somos filhos adotados de
Deus, e a regeneração não nos torna parte da Trindade! Que Jesus é também referido
como o “primogênito” (Romanos 8:29) detona sua preeminência entre a criação de
Deus e os seus eleitos, de acordo com a mentalidade hebraica, e não significa
que nós somos os filhos subseqüentes de Deus no mesmo sentido e na mesma ordem
de Deus o Filho. Por exemplo, Colossenses 1:15 diz: “Ele é a imagem do
Deus invisível, o primogênito de toda a criação”.” V.Cheung
Então os homens podem
ser feitos filhos de Deus pela graça, baseado na expiação de Cristo.
“Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas
tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele
crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:15,16
Cristo nos reconciliou
com um Deus santo ofendido comprando-nos como filhos. A adoção é, portanto, uma
mudança em nosso relacionamento com o Pai. Sua origem em seu amor eterno é
manifesta em nossa fé para justificação.
A Adoção nos Justifica:
“...mas recebestes o espírito de adoção de
filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai." Romanos 8.15b
“Sabei,
pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura
previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o
evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que
os que são da fé são benditos com o crente Abraão. Todos aqueles, pois, que
são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito:
Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no
livro da lei, para fazê-las. E é evidente que pela lei ninguém será justificado
diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.” Gálatas 3:7-11
A Prova de Adoção:
אבא – Aba;
Aba Pai é uma
expressão bíblica derivada do termo com origem no aramaico “ábba” que significa
“o pai” ou “meu pai”.
A expressão “Aba, Pai”
foi utilizada por Jesus Cristo no momento de sua morte quando suplicava a Deus,
chamando-o de Pai, conforme descreve o Evangelho de Marcos, 14:36.
“E, tendo ido um pouco mais adiante,
prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela
hora.
E disse: Aba, Pai,
todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o
que eu quero, mas o que tu queres.” Marcos 14:35,36
O termo “ábba” ou
“aba” é bastante corriqueiro em diversas línguas semíticas (entre
elas, aramaico e hebraico) para se referir ao indivíduo que é o genitor de
alguém, ou seja, o pai.
Para algumas religiões
(entre elas o cristianismo), a palavra aba é utilizada para se referir à figura
paterna sagrada: Deus ou Jesus Cristo.
O uso por Jesus Cristo
colocou a expressão no patamar de invocação a Deus. Assim, pelo uso por Jesus,
na religião, a palavra adquiriu um significado sagrado.
O vocábulo também pode
aparecer nos textos como Ab e é utilizado principalmente na língua hebraica
para se referir ao pai com expressão de carinho, como o “papai” do português.
Aparece, também, nas
invocações a Deus, inspiradas pelo Espírito Santo em Romanos 8.15 e Gálatas
4.6. Em todos os casos a frase é colocada da seguinte maneira: ‘Aba, Pai’,
estando o termo Aba, seguido do equivalente grego tomado talvez como
complemento.
Alguns estudiosos alegam que talvez não passe de modo de interpretação, pois não há o que explique o uso daquelas palavras no momento da oração.
Alguns estudiosos alegam que talvez não passe de modo de interpretação, pois não há o que explique o uso daquelas palavras no momento da oração.
Provavelmente a
invocação ‘Aba’, tenha se tornado sagrada pelo constante emprego de Jesus.
Desta maneira, conservada pelos cristãos, que falavam grego, como uma
espécie de nome próprio (Deus), sendo a designação ‘Pai’ uma adição
natural.
Entende-se, também, ao
longo dos idos que a palavra aba quer dizer “meu papaizinho”,
expressando intimidade.
Adendo:
Em vez de apenas uma tradução do aramaico
para o grego e, em seguida, para outros idiomas, os religiosos veem no uso de
“Abba” e de “Pai” numa única palavra, Aba-pai, em primeiro lugar a confiança, a
submissão e o crédito de um filho em seu pai, sendo marcado pelo amor maduro da
relação filial e das responsabilidades que ela carrega.
Nos tempos primeiros da
Igreja Cristã, os seus seguidores utilizavam o termo Aba-pai em suas orações a
Deus, colocando-se no lugar de Jesus Cristo.
A palavra Aba-pai passou
a ser utilizada também como título de honra aos rabinos judeus, sendo
encontrada no Talmude, escrito ainda na Babilônia. O segundo na lista do
Sinédrio judaico já tinha um título, chamado de Av, ou Pai. Depois, com o
passar do tempo, esse título passou a ser aplicado aos bispos das igrejas
copta, síria e etíope, tornando-se também o “papa” ou “papá”, na
Igreja Cristã do Oriente.
As palavras, em
português, abade e abadia também são derivadas do aramaico “Ab Bá”, ou
Aba-pai.
No Novo Testamento a
palavra Aba-pai aparece quatro vezes, nos Evangelhos de
Marcos e Mateus e nas cartas aos Romanos e aos Gálatas, sempre como Aba-pai
provinda da tradução grega. Citação de: Meus Dicionários
אב -’ab
(aramaico);grego - Αββα e - βαραββας; n. m. Pai;
PAI - título costumeiro
usado para Deus em oração. Sempre que ocorre no Novo Testamento, a palavra é
acompanhada pela tradução grega unida a ela. Isto aparentemente se
explica pelo fato de que o “ABBA” caldeu, através do uso frequente na oração,
gradualmente adquiriu a natureza de um nome próprio altamente sagrado,
ao qual os judeus de fala grega acrescentaram o nome em sua própria
língua.
אב ’ab; n m;
pai de um indivíduo; referindo-se a Deus como pai de seu povo
אבי ’Abiy; n. pr. f. Abi
(Abia) = “meu pai”
Exemplo: אבירם -’Abiyram n. pr.
m. Abirão = “meu pai é exaltado” ou “(o) Exaltado é (meu) pai”
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão,
para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de
filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
O Apóstolo João escreve:
“Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os
filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não
é de Deus. Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos
amemos uns aos outros. Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque
amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. Qualquer
que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida
eterna permanecendo nele. Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por
nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.” 1 João 3: 10,11;14-16
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