sábado, abril 6

Tabernáculo - Um Lugar da Habitação de Deus 2ª Parte – Continuação Lição 1 – CPAD Abril 2019

Tabernáculo - Um Lugar da Habitação de Deus
2ª Parte – Continuação
Lição 1 – CPAD Abril 2019
Texto Áureo
“E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.” Êxodo 25:8
Leitura Bíblica
Êxodo 25.1-9                                                                          
1 - Então, falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 - Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.
3 - E esta é a oferta alçada que tomareis deles: ouro, e prata, e cobre,
4 - e pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pelos de cabras,
5 - e peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de cetim,
6 - e azeite para a luz, e especiarias para o óleo da unção, e especiarias
para o incenso,
7 - e pedras sardônicas, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.
8 - E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.
9 - Conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.
Etimologia: Gemologia e o Tabernáculo – Oferta Alçada
תבנית - tabniyth; n. f. modelo, planta, forma, construção, figura.
Pedra de garimpo extraída diretamente da natureza não foi feita em laboratório por mãos humanas.
σαρδονυξ – sardonux e onux (unha, por isso pedra “ônix”); n.m. sardônio, pedra preciosa marcada pelas cores vermelha da cornalina (sárdio) e branca do ônix.
σαρδιος - sardios; adj. sárdio, pedra preciosa da qual existem dois tipos, o primeiro é chamado de cornalina (por causa da cor-de-carne) e o segundo, sárdio.
Oferta alçada, cujo significado tem a ver com as contribuições que os fiéis oferecem a Deus; trata-se de uma oferta específica, que pode ser para atender a uma reforma da Igreja (Congregação de Israel- Ora, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre. Hebreus 9:1) – Tabernáculo - ou mesmo, alguma outra demanda mais premente. a oferta alçada surgiu com a construção do tabernáculo no deserto. Quando o Senhor Deus convidou Israel para contribuir com a construção do tabernáculo no deserto, houve calorosa resposta.
Moisés fez com que se proclamasse por todo o acampamento: “Nenhum homem nem mulher faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais.Êxodo 36:6.
Já outros indicam que a oferta alçada é, como a expressão sugere, uma oferta mais importante, mais significativa em comparação ao dízimo. O termo, oferta alçada não existe no dicionário.
É uma oferta usada e requerida para um caso de emergência, determinada para um fim, que seja voluntária, é além das ofertas normais de uma liturgia cúltica. Este era o caso da necessidade de ofertas voluntárias para a construção do Tabernáculo. Não tem valor determinado” Definição deste escritor.
σκηνη - skene; n. f. tenda, tabernáculo, (feito de ramos verdes, ou peles de animais, ou outros materiais); do bem conhecido templo móvel de Deus, a partir do modelo do qual o templo em Jerusalém foi construído.
Discurso:
3 - E esta é a oferta alçada que tomareis deles: ouro, e prata, e cobre,
A Maior Oferta Alçada e voluntária – Cristo e as Ofertas alçadas.
Alçada – (oferta...) ­ Além dos dízimos as ofertas alçadas para fins específicos, como na   construção do tabernáculo, no deserto Êxodo 25.2Fala aos filhos de Israel que me tragam uma Oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha Oferta alçada.”
Alçada - do hebraico teruma, que quer dizer "pesadas, altas, elevadas, produtivas, etc.”
Éfode – Era uma peça parecida um avental, confeccionada nas cores "....azul, púrpura,   carmesim e o branco de linho fino retorcido...”
Engaste ­ Aro ou guarnição de metal que segura a pedraria nas jóias.
Buril ­ Instrumento cortante em uma das extremidades e que é usado principalmente por gravadores e escultores.
Capitel – Topo de coluna.
Cavilha­ Espécie de pino, de madeira ou metal, que serve para tapar orifícios ou prender chapas ou peças de madeira.
Mitra – Barrete em forma cônica para a cabeça.
“Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” Efésios 5:2
A melhor oferta (vide estudo anterior deste escritor) é a oferta voluntaria, a construção do Tabernáculo demonstrou o desapego de todo o povo de Israel em doar o que recebera do egípcios, na saída para libertação - “Dai de graça, o que de graça recebestes” – e aponta para maior oferta alçada, que foi Cristo se ofertar voluntariamente, dentro do proposito do Pai, no Eterno Plano Salvífico. Ele próprio foi a oferta e o oficiante da construção do novo Tabernáculo – seu corpo – “Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,...” Efésios 5:25
Neste sentido as ofertas alçadas apontam para Jesus como a perfeita oferta alçada e voluntária:
“Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste;” Hebreus 10:5
Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).” Hebreus 10:8
Cristo é a oferta divina vicária – substitutiva – que Deus recebeu, como substituição das ofertas humanas, para cobrir o Tabernáculo mosaico, e construí-lo que no entanto, não poderia ser utilizado, apenas pelo israelitas, mas o Tabernáculo Eterno – O Corpo de Cristo – tornou possível a todos os homens com a oferta vicária do corpo de Jesus Cristo, que agora, permite a presença de Deus, pelo novo e vivo caminho, em todos os homens, ao que crerem em Jesus Cristo e sua morte vicária através do Tabernáculo Eterno – Cristo!
E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.” Êxodo 25:8
A Cidade do Cordeiro – O Tabernáculo Eterno
Deus, como escrevemos em estudo anterior, - link aqui – sempre quis conviver com a Humanidade, desde Adam.
Assim, o Tabernáculo – substituído de sua provisoriedade, pelo Templo - apontava esta vontade divina, mas por Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, nos tempos eternais, como texto, abaixo, Ele e o Cordeiro, não necessitam de um Tabernáculo aparente, porque a morada é o próprio Deus e Jesus Cristo.
“E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme à medida de homem, que é a de um anjo. E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro. E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda; O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista. E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente. E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.” Apocalipse 21:17-22
É importante o leitor entender que nesta visão joanina, temos a perfeição – no máximo entendimento revelado aos homens, na Revelação de Nosso Senhor Jesus, a João, em Patmos – que supera o tipo, o Tabernáculo mosaico, porque, mais uma vez digo, o antítipo é perfeito e celestial, e sempre supera o tipo.
Nesta continuação lembro que um dos sentidos do Tabernáculo, ao ler a Epístola Aos Hebreus que uma das visões do Tabernáculo é a visão do Caminho aberto, para falar com Deus.
“..., entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, ...” Hebreus 10:19,20
O Modelo:
9 - Conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.
O uso da palavra ‘skene’ – no sentido de modelo, nos dá uma mostra de que Javé queria como fosse construído o Tabernáculo.
O modelo envolvia os móveis, e cada móvel tem um significado em Jesus.fazer como modelo’ é mostra de obediência e aponta a obediência do Filho esvaziando-se da forma de Deus e encarnado na matéria mortal, como homem, em obediência total ao Pai Eterno. E evidenciada em um momento de angústia ele reafirma esta obediência:
“Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.” Lucas 22:42
Envolvia toda uma tipologia dos céus e mais ainda, da Glória de Deus, no sentido do lugar onde Deus está assentado.
Não abordaremos todos utensílios, mas somente alguns móveis e utensílios, dentro do possível, pois teremos tempo para estudar cada um a seu tempo. Indico Read more
Mesa da proposição:
Pão, Mesa e Santidade são elementos que nos remetem para a Santa Ceia do Senhor. Onde comemos da carne do Cordeiro – Jesus; desde o tempo de Moisés, a apontar para a futura comunhão que teria com o Seu povo através do Pão, o corpo de Jesus.
A mesa era de madeira de acácia revestida de ouro
Sobre a mesa era posto de 12 pães. Um para cada tribo de Israel.
O pão era sem fermento.
שלחן - shulchan; n. m. mesa
לֶ֥חֶם פָּנִ֖ים - lehem panim, o Pão da Presença.
Eu sou o pão da vida.” João 6:48
No Tabernáculo, e depois no Templo de Salomão, foi usada para colocar o Pão da Proposição.
O Pão da Proposição simbolizava o contínuo sustento espiritual que a Divina Presença trazia ao povo de Deus.
O Pão da Presença era Jesus, que se fez presente neste mundo, o Pão da Vida descido dos céus, que veio para alimentar a nossa vida espiritual.
“Também farás um propiciatório de ouro puro…” Êxodo 25:17

Propiciatório - Santidade.
Era a tampa que ficava sobre a Arca da Aliança.
Tenho que incluir neste estudo, pois fala diretamente de um mobiliário, que representava a propiciação dos pecados, que se realizou universalmente, para além de Israel, em Jesus.
כפרת -  kapporeth; propiciatório, lugar de expiação - a tampa dourada da propiciação sobre a qual o sumo-sacerdote aspergia sangue 7 vezes;
Aponta e fala do Dia da Expiação reconciliando simbolicamente Javé e o seu povo escolhido; a placa de ouro da tampa da arca da aliança que media 2.5 côvados por 1.5 côvados; sobre ela se achavam os dois querubins dourados face a face cujas suas asas estendidas tocavam-se sobre e no alto a tampa, constituindo, assim, o trono de Deus.
O Propiciatório representava o divino, a misericórdia divina.
As faces dos Querubins (que representava o homem, na presença de Deus e que em Cristo pode ser santificado por Jesus), para serem direcionadas para o divino e para a misericórdia, primeiro precisavam ser voltadas uma para a outra.
ιλαστηριον – hilasterion; que se relaciona com uma conciliação ou expiação, obter aplacamento ou poder expiador, expiatório; forma de conciliação ou expiação, propiciação - usado para referir-se à cobertura da arca da aliança no Santo dos Santos, aspergida com
o sangue da vítima expiatória no dia anual de expiação [este rito significava que a vida do povo, a perda merecida por causa de seus pecados, era oferecida a Deus através do sangue da vítima (sangue simbolizava vida), e que Deus por esta cerimônia estava apaziguado e os pecados do povo expiados]; assim, havia a necessidade de um local específico dentro do Tabernáculo, que era esta importante peça – a kapporeth, tampa da expiação, o propiciatório.
Propiciatório ­ O Propiciatório era a tampa ou a cobertura de ouro sólido, com o mesmo tamanho da tampa Arca (2,5 côvados de comprimento x 1,5 côvados de largura).
A   palavra   para "Propiciatório" é a mesma palavra da raiz "expiação". Que significa cobrir, cancelar, satisfazer ou limpar.
Feito de ouro, apontava para Santidade Eterna presente no meio do povo, e hoje Jesus está “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome – nome de Javé, para o caso tabernacular mosaico -, aí estou Eu no meio deles. Mt.18.20”.
A Menorá, o Candelabro de Ouro
O Candelabro Ex 25:31-40
Características:
Feito de ouro maciço.
Tinha sete lâmpadas
“Também farás um candelabro de ouro puro… Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para iluminar defronte dele.” Êxodo 25:31-37
A Menorá, um candelabro de sete braços, porém oo principal o central e que abastecia todos o s outros seis, representando a figura de Deus em Cristo que mantém a chama em nós, assim continuamente tinha as suas lâmpadas alimentadas com o mais puro azeite [fala da azeitona esmagada na prensa para dar óleo, tipificando Jesus – “agradou moê-lo fazendo-o enfermar...”, como diz Isaías 53.10], para que não se apagassem e deixassem de emitir a sua luz. E a função da Menorá era iluminar tudo o que estava a sua frente.
A Menorá, era símbolo daquele que viria ser a luz do mundo, que viria compartilhar da sua luz, para que ninguém mais precisasse andar em trevas. Jesus se apresentou como a Luz do Mundo, junto ao Templo, substituto do Tabernáculo, quando ao entardecer, as lâmpadas eram acesas pelos levitas.
“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” João 8:12
A Arca da Aliança Móvel;
“Também farão uma arca de madeira de acácia… E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás…” Êxodo 25:10-11
A arca simboliza a presença de Deus no meio do povo
Somente sua tampa (Propiciatório) era de ouro puro;
Havia sobre a tampa dois querubins com asas abertas;
Somente uma vez ao ano o sacerdote entrava no santíssimo;
Arca da Aliança foi coberta de ouro por dentro e por fora, simbolizando que a substancia

Os Querubins De Ouro
“Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.” Êxodo 25:19-20
Neste sentido, a questão das pedras, que Deus indicou tem tipologia com Jesus Cristo e com o Tabernáculo Eterno, o próprio Cordeiro.
 “E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.” Apocalipse 21:11
O modelo seguiu a necessidade escatológica da presença de Deus entre os homens, no período final dos eventos escatológicos, como que, apontando para este, incluindo a questão das pedras, que continham o sentido de destacar a beleza humanamente possível de ser entendida pelo anthropos – o homem.
“..., a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada [....]: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.” Apocalipse 21:2,3
O Tabernáculo então, nos remete a figura escatológica da Nova Jerusalém, no período que Cristo reinará eternamente – Céus e terra, uma mesma grei - , o Tabernáculo Eterno,
“E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda;” Apocalipse 21:19
αντιτυπος - antitupos; adj. uma coisa formada, a partir, de algum modelo; uma coisa semelhante a outra, sua contraparte - algo no tempo messiânico que corresponde.
A tipologia, mais uma vez nos ensina, o Tabernáculo Eterno tem maior formosura que o terreno. E apontando para Jesus “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim” Apocalipse 21:6
Conclusão
8 - E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.
Este estudo nos aponta que Deus quer voluntários, em ofertas para sua obra, porque Ele quer estar entre nós, mas que nós também queiramos que Ele fique conosco!
O Plano salvífico sempre esteve no coração de Deus, e no Tabernáculo ele se manifestaria e ali nos sacrifícios sobre ao altar o sangue de um cordeiro animal imolado, cobriria o pecado dos israelitas.

Ali no Tabernáculo se manifesta e se demonstra como uma sombra futura da Redenção e, da Obra de Expiação de toda Humanidade, pelo Cordeiro amarrado pelas pontas, Jesus Cristo no calvário sobre a Cruz, onde realizou, a consumação vicária do pecado, de toda a humanidade, sacrifício e sacerdote, Ele só, pode realizar a Obra para se tornar em si mesmo na Glória com os salvos o próprio Tabernáculo celestial.
Bibliologia:
Dicionário Versão ­ Almeida Corrigida Fiel - (SBTB)
O que é oferta alçada?
Mensageiro da Zona Norte, autor desconhecido
O Tabernáculo - Um lugar de Adoração a Deus no deserto
Fonte: Lições Bíblicas 1º trimestre 2014 - Uma jornada de fé - A formação do povo de Israel e sua herança espiritual - CPAD - Comentarista Antonio Gilberto
Gower, R. Novo manual dos Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos - CPAD
Revista Ensinador Cristão nº57

Um comentário:

Unknown disse...

A paz meu irmão! Parabéns pelo seu trabalho. Deus te use cada vez mais. Vai me ajudar na apresentação do meu trabalho.
Ass. Osimar Varella

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger