quarta-feira, março 25

O Novo Homem em Jesus Cristo Lição 13 CPAD 1ª Trimestre 2020


O Novo Homem em Jesus Cristo
Lição 13 CPAD 1ª Trimestre 2020
Data: 29 de Março de 2020
Estudo do Pator e Prof. Univ. Osvarela
Texto Áureo
“Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” Efésios 4.13
Em tempos de crise por virus e pestes o crente Regenerado está escondido na fenda da Rocha, Porque se tornou Filho Justificado por Deus! Osvarela

Verdade Prática
A salvação em Jesus Cristo leva-nos à perfeição espiritual, moral e ética, porque Ele, embora Deus, foi o mais perfeito e completo dos seres humanos.
Objetivo Geral
Mostrar que a salvação em Cristo implica a geração de um novo homem.
Objetivos Específicos
Os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Apresentar o nascimento do Novo Homem;
II. Explanar a justificação do Novo Homem;
III. Enfatizar a santificação do Novo Homem.
João 3.1-16.
1 — E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 — Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 — Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.
4 — Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?
5 — Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
6 — O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 — Não te maravilhes de ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 — O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
9 — Nicodemos respondeu e disse-lhe: Como pode ser isso?
10 — Jesus respondeu e disse-lhe: Tu és mestre de Israel e não sabes isso?
11 — Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que vimos, e não aceitais o nosso testemunho.
12 — Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13 — Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu.
14 — E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,
15 — para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
16 — Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Regeneração é a real concessão da vida de Cristo ao novo convertido!”
Exórdio
A Doutrina da Regeneração - Falar de regeneração através das Escrituras de Tiago é um exercício difícil. Uma escritura para hebreus dispersos e da "nova" Igreja, fala de algo novo na teogonia na qual foram criados e ensinados desde a tenra infância. Falar de Criação seria natural para este público.
A Regeneração é uma Doutrina inerente a Igreja, ou seja, uma Doutrina neotestamentária.
A citação dela por Jesus criou espanto e expectativa, mesmo para um fariseu – Nicodemos.
Jesus informa, em primeira, mão a Nicodemos que ele deveria passar um processo de nova vida, aqui mesmo em vida.
Este processo passava pela própria restauração, em carne, do Filho de Deus, retornando a vida, após a morte, antes de ascender, para que todos nós pudéssemos passar pelo mesmo processo espiritual da regeneração da Vida plena sobre o pecado, com a Vitória da Cruz.
A palavra Regeneração só é encontrada em Mt19:28 e Tt 3:5.Este termo significa literalmente um "novo nascimento".
Étimo:
Αναγενναω - anagennao; v. regenerar, renascer, nascer de novo; metáf. ter passado por uma transformação da mente, que leva a uma nova vida que procura conformar-se à vontade de Deus.
γενναω - gennao; v. de homens que geraram filhos; ser nascido - ser procriado - de mulheres que dão à luz a filhos; metáf. gerar, fazer nascer, excitar - na tradição judaica, de alguém que traz outros ao seu modo de vida, que converte alguém - de Deus ao fazer Cristo seu filho - de Deus ao transformar pessoas em seus filhos através da fé na obra de Cristo
αποκυεω - apokueo; v. gerar;do ventre - dar nascimento a;
παλιγγ- ενεσια – paliggenesia - n.f. novo nascimento, reprodução, renovação, recreação, regeneração; por isso renovação, regeneração, produção de uma nova vida consagrada a Deus, mudança radical de mente para melhor. A palavra, é frequentemente usada para denotar a restauração de algo ao seu estado primitivo, sua renovação, como a renovação ou restauração da vida depois da morte;
- a renovação da terra após o dilúvio;
- renovação do mundo que terá lugar após sua destruição pelo fogo, como os estóicos ensinavam;
- o sinal e gloriosa mudança de todas as coisas (no céu e na terra) para melhor, aquela restauração da condição primitiva e perfeita das coisas que existiam antes da queda de nossos primeiros pais, que os judeus esperavam em conecção ao advento do Messias, e que os cristãos esperavam em conexão com a volta visível de Jesus do céu.
צדק – tsadaq; ser justo, ser correto; ser justificado; justificar, fazer parecer justo, fazer alguém justo; declarar justo, justificar
δικαιωσις - dikaiosis; n. f. ato de Deus que declara as pessoas livres de culpa e aceitáveis para Ele; que abjura ser reto, justificação
Regeneração e seu entendimento (Israel e Igreja e a Criação).
Salvação – Regeneração da Criação – Regeneração de Israel
15 — para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
O uso mais restrito no sentido da regeneração do homem, está no texto, da Epístola a Tito.
“Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, ...” Tito 3:5
Em Mateus (sentido equivale a - "restituição de todas as coisas") não reflete o propósito espiritual regenerativo antropológico, mas, ressalta o caráter escatológico “novos céus e nova terra”, mais próximo do pensamento dos judeus sobre as esperanças do Dia do Senhor, ou das esperanças dos hebreus sobre a ideia da uma renovação tanto da terra de Israel como de todo o mundo (Rienecker& Rogers, p. 43).
O aparecimento, nesta ideia dos judeus, o Messias viria para fazer de Israel uma poderosa nação na terra, Isaías 2:2-4, e liderará a regeneração da ordem política planetária.
Tal pensamento não destoa, em síntese, do pensamento cristão para a segunda vinda do Senhor Jesus [segundo o nosso pensamento pré-tribulacionista].
“E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.” Mateus 19:28
O verso de Mt 19:28, acima citado, mais o texto de Atos 3:21 falam da regeneração, assim como falaram os profetas. Is 35:5,6; Ez 47:8-12.
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, ...” Atos 3:19-21
A rebeldia de Israel não alterou a Promessa, a regeneração da Nação de Israel se cumprirá.
O texto de Mateus, portanto, trata da regeneração de toda a Criação, incluindo a humana, conforme o texto bíblico na inicial.
Mas, estamos falando da Regeneração espiritual do homem, no sentido de que a regeneração é a real concessão da vida de Cristo ao novo convertido.
Outros Usos
A palavra grega (palingenesia) é utilizada por escritores clássicos, com referência às mudanças produzidas pelo retorno da primavera.
- da restauração da nação judaica após o exílio
Palingenesia, ou regeneração é uma doutrina de longos dos séculos, incluindo a cultura hebraica e religiosa, ou a teogonia dos hebreus.
Dentre os hebreus, esta era uma discussão continua entre as várias seitas, existentes e aceitas como divisões na religiosidade de Israel.
A Raça Humana tem por necessidade primordial, a regeneração do ‘anthropos’, ou seja, do homem, morto espiritualmente.
O Apóstolo Pedro foi incisivo, nesta necessidade de uma nova vida, aprendendo com O Mestre Senhor Jesus:
“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” 1 Pedro 1:23
Na realidade a Doutrina da Regeneração é a Cristologia em Ação. Já citei um teólogo deste ensino e volto a fazer:
“A regeneração é uma mudança forte e poderosa, operada na alma por meio das operações eficazes do Espírito Santo, em que um princípio vital, um novo hábito, a lei de Deus e uma natureza divina são colocadas e dispostas dentro do coração, capacitando-o a agir de modo santo e agradável a Deus e a assim crescer até a glória eterna". Stephen Charnock em Teologia Puritana, Joel Beeke & Mark Jones.
A necessidade de ser uma nova Criatura (Novo Homem em Jesus Cristo) é uma necessidade de toda Raça Humana.
“Necessário vos é nascer de novo” – João 3:7
Desde a Queda adâmica, o próprio Deus Evangelizou nossos pais, Adão e Eva, sobre o novo nascimento. Só o Nascimento de um novo Home, haveria a regeneração da Raça Humana. Veja, na continuidade deste texto, abaixo e versículos sobre esta discussão e ensino
A Ação Pneumática da Regeneração.
8 — O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
Jesus de forma direta infere, a Nicodemos, um Mestre em Israel, que a ação da regeneração, ou do Novo Nascimento é uma ação invisível, pois ela é totalmente espiritual. Jesus usa o vento e sua forma de ser sentido, mas sem distinção de sua origem.
A Raça Humana, natural, dentro dela, há poucos sabem que, estão mortos espiritualmente e para se tornarem vivos espirituais, é necessário nascer duas vezes neste mundo. Eu sempre digo isto, quem morre duas vezes, será um vivo eterno, quem morre uma vez será um morto eternamente, preso em seus próprios pecados, pois não passaram pelo processo da Regeneração.
6 — O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
O primeiro nascimento é natural (nascido da carne), “nascidos de mulher”, pelo qual todos os homens são nascidos, mas o segundo nascimento é espiritual, e nem todos chegam a nascer esta segunda vez.
Se a lagarta morrer antes de virar crisálida, ela não poderá se transformar em borboleta; de igual modo, se o homem morrer sem passar pela experiência deste segundo nascimento, ele não pode voar para dentro do reino de Deus.
Na verdade, desde o primeiro casal formado no Jardim do Éden, Deus iniciou a nova criação espiritual, e um dos seus primeiros integrantes foi Abel, filho de Adão e Eva, e esta, ainda se encontra em pleno curso pelos filhos que são gerados para Deus, por meio da fé n’Ele.
Regeneração é mudança espiritual; conversão é ação espiritual! Stephen Charnock
Ou seja, a Humanidade tem a possibilidade de “restituição” de uma vida nova, ainda hoje, aqui e agora, através do “processo” da Cruz.
πληρωμα - pleroma; n. n. aquilo que é (tem sido) preenchido; um navio, na medida em que está cheio (i.e. tripulado) com marinheiros, remadores, e soldados - no NT, o corpo dos crentes, que está cheio da presença, poder, ação, riquezas de Deus e de Cristo;  aquilo que enche ou com o qual algo é preenchido - aquelas coisas com as quais um navio está cheio, bens e mercadorias, marinheiros, remadores, soldados - consumação ou plenitude do tempo; plenitude, abundância; cumprimento, realização
E pela Igreja, agora a ‘restituição’ é pleromática pela força da santificação, que nos permite habitar no Corpo (Igreja) de Cristo ressuscitado, o qual estava presente na Criação, agora se manifesta pelo Espírito Santo, que mantinha a Terra, (Gn 1.1; em sua função mantenedora), permite a Criação ser renovada pneumaticamente, ou seja, espiritualmente.
O Novo Nascimento é Ação.
Que não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” Jo 1:13.
Somos restaurados, neste presente século, “imago Dei”, pós época da Criação adâmica, agora na ordem da Salvação. “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”2 Co 3:18
Nós os regenerados por Deus, somos a imagem e Paulo, diz: “assim como Ele é o seremos...” nos fala da Ressurreição dos mortos, ou da transformação corpórea que passarão os crentes salvos, por ocasião do "toque da trombeta"  na Iminência, uma ação que passa pela Regeneração. 1 Ts 4.113-17
A Regeneração do homem, neste estudo se dá no presente tempo, na vida espiritual que nos faz poder assentar nas regiões celestiais com Cristo e sermos Nova Criatura: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Co 5:17
Nicodemos e o Novo Nascimento
"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus." Jo 3:3
Começava assim, um dos mais conhecidos diálogos bíblicos.
"Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?Jo 3:4
Nicodemos recebe as primeiras instruções, que o deixam sem resposta ou sem compreensão espiritual teológica e sem poder ser refutada:
A necessidade do novo nascimento da água (do grego hudor) e do espírito (do grego pneuma).
Jesus o inquire e lhe traz ao pensamento, como forma de iluminar sua mente teologicamente adestrada, o simbolismo do batismo de João (não aceito pelos de sua ordem religiosa, os fariseus, eles  não haviam crido no batismo de João, o Batismo do Arrependimento), e da renovação pelo Espírito Santo.
O batismo em água não era algo desconhecido em Israel inclusive era uma prática desde os tempos do Cativeiro babilônico.
Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. Fiel é a palavra...” Tt 3:5-8
“Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se? E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível....E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros.” Mt 19:25-30
Seitas, aqui, não tem o sentido usual adicionado no ocidental, ou fora da ambiência da religião hebraica. Seitas, eram subdivisões da religiosidade hebraica com suas particularidades de interpretação das Escrituras. E com isto, um grupo cria, por exemplo, ressurreição e outro não acreditava, nisto. Havia diversidade de entendimento, ou crença na ressurreição os saduceus eram mais conservadores na área de doutrina do que os fariseus.
É nesta sociedade religiosa judaica, com estas divisões, que Jesus insere o conteúdo da Regeneração, isto era algo difícil de ser entendido.
 E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel”. Mt 19:28
Neste texto Jesus usa a palavra em um dos sentidos, neste caso escatológico.
Para nós, cristãos Neotestamentários, se faz necessário o entendimento sobre:
Qual É A Regeneração que estamos falando.
Os saduceus consideravam apenas a Palavra Escrita como sendo de Deus.
Os saduceus trabalhavam arduamente para preservar a autoridade da Palavra escrita de Deus, especialmente os livros de Moisés (Gênesis até Deuteronômio).
Mas, não foram perfeitos, nem felizes em suas opiniões doutrinárias.
Doutrinas dos saduceus que não encontravam respaldo nas Escritura:
- Eles eram extremamente autossuficientes, ao ponto de negar o envolvimento de Deus na vida quotidiana.
- Eles negaram qualquer ressurreição dos mortos - Mt 22:23; Mc 12:18-27; At 23:8. At 4.1,2 E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus, Doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos.
- Eles negaram qualquer vida depois da morte, defendendo a crença de que a alma perecia com a morte; eles acreditavam que não há qualquer penalidade ou recompensa depois da vida terrena.
- Eles negaram a existência de um mundo espiritual, ou seja, anjos e demônios - At 23:8.
Outras passagens bíblicas, que mencionam os saduceus: At 4:1;5:17;
Os saduceus foram implicados na morte de Tiago, pelo historiador Flávio Josefo (At 12:1-2).
Os saduceus deixaram de existir em 70 D.C. A extrema ação de sua política em relação a Roma, os destruiu juntamente com a destruição de Jerusalém e o Templo em 70 D.C.
A transformação pessoal que é realizada pelo novo nascimento é extraordinariamente completa. O novo nascimento ou regeneração é o processo que é algo mais do que uma mudança, é uma criação.
O Novo Homem em Jesus Cristo
A meta da Regeneração é o que encontramos neste versículo chave do estudo dominical:
“Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” Efésios 4.13
Regeneração é Criação de um Novo Homem.
A Novidade de Um Novo Corpo, para entrar no Céu.
5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito.
“o vento sopra de onde quer, e você escuta o som; mas nem sabe de onde vem nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”.
É um ato espiritual, místico divino.
É uma ação da Palavra (Jesus Cristo) e do convencimento para crer pelo Espírito Santo.
A palingenesia é uma Obra totalmente divina, pela ação da Morte salvifíca de Jesus, na Cruz do Calvário e posteriormente, Ele enviou o Consolador para convencer a todos os homens, da necessidade para entender e ser convencido do pecado. Embora, o próprio ato da Cruz foi o ato que convenceu o ladrão da Cruz e o primeiro homem, a entender o que se passava, o que lhe permitiu ir ao Paraíso, com Jesus.
A Adoção Dos Cristãos
Como conhecer a Doutrina da Regeneração, mesmo sendo Mestre!
10 — Jesus respondeu e disse-lhe: Tu és mestre de Israel e não sabes isso?
A Salvação e a filiação, dos Regenerados.
“Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.” Gálatas 4:5-7
A adoção, ou a filiação no Plano divino, em Cristo é uma das bênçãos da experiência cristã (Gl 4:5; Ef 1:5). A palavra adoção, no Novo Testamento, significa "colocar na posição de filho adulto".
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” João 1:12,13
Feitos Filhos Adultos:
A Regeneração nos coloca no patamar de filhos legítimos, justificados, de todos os nossos pecados e erros. Não somos tratados, como alguém, sem discernimento espiritual, pois nossos olhos foram abertos e passamos a ter a mente adulta de Cristo. Assim, já entramos na posse das promessas do Pai. É impossível misturar a Lei (foi o aio), com a graça, a fé com as obras e a justificação que Deus concede com a tentativa humana de merecer sua justificação. Nós não merecíamos a Justificação, um ato do Direito legal, de absolver um criminoso de tudo que lhe é imputado e lhe declarar imputado como se nada tivesse cometido.
Como falamos, acima, sobre os pensamentos entre as seitas judaicas, da época de Jesus e dos Apóstolos, encontramos Os judaizantes ensinavam que a Lei era necessária para obter vida e justificação, mas a argumentação de Paulo, escrevendo e ensinando que a Lei mostrava o pecado, mas a Graça justifica o pecador.
A Fé pela Graça, nos colocou no mesmo patamar dos que eram para receber a Salvação, antes de nós, mas não receberam o Salvador, assim, por este ato divino já entramos na Graça Filhos adultos para desfrutar o que eles, rejeitaram, e ficaram com a mente cauterizada e aguardam um novo tempo para lhes ser restaurada a visão, sabendo contudo que a Promessa feita a eles, permanece.
“..., a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Gálatas 3:21-26
“O filho pequeno, por regeneração, entra na família sob a tutela de aios não tem direito à herança”
“O filho adulto, por adoção desfruta a família, a liberdade de um adulto é herdeiro do Pai.” Comentário Beacon Gálatas, pag. 924
Não entramos na família de Deus por adoção, da mesma forma como uma criança sem lar é adotada por uma família carinhosa em nossa sociedade. A única maneira de fazer parte da família de Deus é pela regeneração, ao "nascer de novo" (João 3:3).
A palavra adoção, no Novo Testamento, significa "colocar na posição de filho adulto". É ligada à nossa posição dentro da família de Deus; Recebemos a adoção e com ela todos os privilégios correspondentes a essa filiação.
A Regeneração é a única forma pela qual, pós-Cristo, o homem, pode ter a esperança e a oportunidade de ter uma vida no Paraíso e ter um Novo Corpo, Corpo Glorificado, como de Jesus.
“Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.” João 16:7-11
Nossa salvação envolve as três (3) Pessoas da Divindade (Ef 1:3-14; 1 Pe 1:2).
Não podemos ser salvos sem a graça eletiva do Pai, sem o sacrifício amoroso do Filho e sem o ministério de persuasão e de regeneração do Espírito.
Não basta dizer: "Creio em Deus".
Que Deus?
A menos que seja no "Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo" (Ef 1:3), não pode haver salvação.
Esse aspecto trinitário da salvação ajuda a entender melhor alguns de seus mistérios.
“os que primeiro esperamos em Cristo; Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” Efésios 1:12-14
“De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida”.Rm 6:4
Em Tito 3:5 “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo...” tem o sentido e ideia de ir de um para, outro lugar, e nos fala, da passagem da morte para a vida. 1 Jo 3:14;
- Ou se tornar uma nova criatura em Cristo Jesus. 2 Co. 5:17;
- Do nascer de novo. Jo 3:5;
- De uma renovação da mente. Rm 12:2);
- Da ressurreição dos mortos em Cristo. Ef. 2:6;
- Um novo ser, transformado (2:1, 5).
Esta mudança de é atribuída ao Espírito Santo.
Ela não provém do próprio homem, mas de Deus - Jo 1:12, 13; 1 Jo 2:29, 5:1, 4, que gera nova criatura no velho homem: pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, ... por Jesus Cristo nosso Salvador.
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” João 1:12,13
Regeneração e Justificação:
Quanto à natureza da mudança, ela consiste na implantação de um novo princípio na alma ou alienação; é a comunicação da unção (impartation) da vida espiritual a todos aqueles que estão por natureza "mortos em ofensas e pecados.""E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados. Ef 2:1; Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;" Ef 2:4-6
O que é Justificação?
Nós estávamos como os que perderam a sensibilidade, anestesiados e insensíveis, como estão os mortos, mas agora recebemos a graça de sermos novamente sensíveis, e termos de volta nossos sentidos, agora avivados do sono, para uma nova vida, Em Jesus Cristo.
A Raça Humana, só encontra Regeneração na Obra do Homem Perfeito, para se tornar cidadão do Céu e ter a Salvação e a Justificação dos seus pecados.
Santificação É Regeneração 
Ambos são Ação Espiritual 
Processo de santificação posterior a regeneração. Lição 12 Março 2020

2 Tessalonicenses 2: 13 Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;
Fonte:
Comentário Beacon
Estudo e compilação do autor de assunto.
Bíblia online
Dicionário Strong
Lição CPAD – Adultos

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger