O Homem — Corpo, Alma e Espírito
Lição 1 CPAD – EBD
Segunda parte – O Ser Humano - Inclui a Criação da Mulher - Eva
4º Trimestre 5 de outubro de 2025
Subsídio
Pastor e Professor Osvarela
Lei atambém o texto do link: https://estudandopalavra.blogspot.com/2020/01/a-natureza-do-ser-humano-licao-3-cpad.html
Texto Áureo
“E o mesmo Deus de paz
vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam
plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus
Cristo.” (1Ts 5.23).
Prática
Deus nos fez corpo, alma e
espírito para glorificá-lo eternamente com todo o nosso ser.
Leitura Bíblica
Gênesis 1.26-28;
2.7,18,21-23.
Gênesis 1
26 — E
disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e
domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e
sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
27 — E
criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os
criou.
28 — E
Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a
terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos
céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Gênesis 2
7 — E
formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego
da vida; e o homem foi feito alma vivente.
18 — E
disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora
que esteja como diante dele.
21 — Então,
o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma
das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22 — E
da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a
Adão.
23 — E
disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será
chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
A) Objetivos da Lição:
I) Levar os alunos a
entenderem que o ser humano é formado por corpo, alma e espírito;
II) Ensinar a diferença
entre alma e espírito com base nos termos originais, mostrando que ambos
compõem a parte imaterial do homem;
III) Conscientizar sobre a
importância da harmonia entre corpo, alma e espírito, destacando como que os
desequilíbrios em algumas dessas áreas podem afetar as demais.
O Ser Humano
Por três vezes o Antigo
Testamento faz uma pergunta a Deus Criador:
“Que é o Ser Humano!”
Um Ser criado por Ele e ao
qual O Criador do Universo está atento, mesmo após a queda edênica a cada um dos seres humanos e
suas necessidades e também suas ações diárias, boas ou más!
Salmos 8:4 Que é o homem
mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?
Salmos 144:3 Senhor, que
é o homem, para que o conheças, e o filho do homem, para que o estimes?
Jó 7:17 Que é o homem,
para que tanto o engrandeças, e ponhas nele o teu coração,
Fazer reflexão sobre o que é
o homem é fato notório e recorrente nas páginas das Escrituras.
E a busca sobre a sua
composição é igualmente bíblica, filosófica e cientifica.
A Antropologia bíblica em
suas páginas com base nas Escrituras inspiradas tem como objetivo revelar e dar
condições de estudo a partir da criação do homem e responde a estas perguntas
sejam em diálogos homem-Deus ou reflexões ou pensamentos do próprio homem.
Há somente uma fonte capaz
de responder aos questionamentos humanos: Deus O Criador! Gn 1.26
De qualquer forma, há uma
correlação e essências compartilhadas por Deus com a criatura humana. O que nos
ajudará entender o homem com base no que Deus revela de si mesmo e do homem
criado. Embora haja a distância cósmica da criatura para seu Criador.
Muito embora: “O ser humano
não possa (apud de pode) comer da árvore do conhecimento e elevar-se ao nível
de Deus.” Ralph Smith
Devido a sua natureza como
fora criado o Adam pode ser corrompido e um de seus componentes foi atingido
pelo pecado - o ser humano é um unitário, não tripartite e que uma parte do ser
humano foi afetada pela queda, o espírito.
Isto porque como um ser
tríplice, isto é, composto de três partes: corpo, alma e espírito. Analisado
pela sua natureza, o homem é visto como um ser portador de duas naturezas: a
humana (ligada com o corpo) e a divina (ligada com a alma e o espírito).
Na parte divina o espírito
foi atingido pelo pecado, no sentido de ser desligado da divindade, pois Deus
não convive com pecado.
A condenação pelo pecado
falava em morte do homem, mas a mitigação não deixou o homem ser aniquilado,
mas o seu espírito sofreu com a queda o que o distanciou do Criador, mas a
morte vicária de Jesus abriu o caminho para restabelecer o espírito do homem que
é regenerado pelo Espírito Santo.
Isto permitiu um
acontecimento místico e sobrenatural “- a imagem foi danificada, mas não
destruída, desfigurada, mas não apagada"
A Visão Tricotômica é
a visão do ser humana aceita e com base nas Escrituras, que a Igreja aceita.
Há diversidade de
entendimento sobre esta visão da formação do ser humano, e alguns admitem o ser
humano composto de corpo e alma.
Nós que cremos na tricotomia
acreditamos, que:
o
corpo físico é o que nos conecta com o mundo físico que nos rodeia, a alma é a
essência do nosso ser, e o espírito é o que nos conecta com Deus. É por isso
que pode se dizer que os não salvos são espiritualmente mortos (Efésios
2:1; Colossenses 2:13), embora estejam de corpo e alma
"vivos".” Osvarela
Sugestão
de leitura auxiliar
https://estudandopalavra.blogspot.com/2019/02/quem-domina-sua-mente-licao-6-fevereiro.html
A Teologia cristã tem seu
argumento com base no seguinte entendimento:
A natureza do “somma”
(ou corpo físico) que era o sentido natural na primeira pessoa.
O sentido psíquico
(ou seja, o sentido da alma): Psicologia Geral na segunda pessoa.
O seu “pneuma” (ou
seja, o sentido do órgão de comunhão com Deus), isto é, aquilo que tange ao
sentido místico de maior elevação espiritual: o espírito mesmo.
O missionário Eurico
Bergstén (o qual tive a honra de conhecer e ser vizinho de bairro,
além de ele, ter frequentado inúmeras vezes, a casa e igreja, de meus pais, no
RJ) ensinava em seu livro de Teologia Sistemática, com muita propriedade:
“A Bíblia subdivide o
homem em duas partes: ‘o homem exterior’, que é o seu corpo, e ‘o homem
interior’, que é composto da alma e do espírito (2 Coríntios 4.16;
Efésios 3.16).
A parte exterior do
homem é visível e mortal, enquanto a parte interior é
imaterial, invisível e imortal”.
Mais adiante, explica
Bergstén: “A alma, junto com o espírito, forma o ‘homem interior’, a parte
imaterial de todo o ser humano”. Compilado de Dicotomia ou tricotomia? Eis a
questão que não existe; Claudionor de Andrade, acessado em 09/02/2019
Os Hebreus – Judeus e a
divisão do ser humano:
As Escritura
Veterotestamentária contém inúmeros textos que numa leitura simples podem
admitir esta visão como bíblica.
Isto porque:
Os argumentos desses pensadores são bastante
interessantes, sendo um deles o de que ambas as palavras são usadas
indistintamente na Bíblia. Neste sentido explica Grudem o seguinte: Outros
dizem que o “espírito” não é uma parte distinta do homem, mas simplesmente
outra palavra que exprime “alma”, e que ambos os termos são usados
indistintamente nas Escrituras para falar da parte imaterial do homem, a parte
que sobrevive após a morte do corpo. para os dicotomistas, a essência do homem seria bem
simples.
Por isto, (considerada aqui
a revelação progressiva) os judeus criam plenamente na dicotomia:
Os israelitas, os judeus, adotam na teologia a dicotomia. A teologia e a fé dos hebreus, em seus
primeiros anos, não incluía a ideia de uma alma imaterial, estou supondo que
esse conceito fazia parte necessária do sentido da expressão imagem de Deus.
Disso ensina Champlin em sua
coletânea 1 sobre o AT –
“Que Dizer sobre a Alma?
Os teólogos históricos
judeus afirmam que o conceito de uma alma imaterial não surgiu no pensamento
hebraico senão já na época dos Salmos e dos Profetas. E mesmo ali o conceito
nem sempre é claro. É verdade que a lei mosaica nunca prometeu a vida eterna aos
bons, nem a condenação eterna aos maus. As doutrinas do céu e do inferno não
emergem daquela coletânea.
A Bíblia muitas vezes
apresenta o ser humano como alma e corpo.
- o ser humano é um unitário,
não tripartite
Concordamos com: -
Quando olhamos para o uso
das palavras bíblicas traduzidas por “alma” (hebraico, nefesh e
grego, psyche) e “espírito” (hebraico, rûah e
grego, pneuma), parece que elas às vezes são usadas
indistintamente.
No entanto, quando
necessário a própria Escritura define a parte material como uma parte e a
imaterial como duas.
Carne - σαρξ carne que
freqüentemente é entendida no seu sentido amplo; natureza física das pessoas
σαρκινος
propriamente significa carnal, feito de carne (origem natural ou física),
carne como sendo a matéria pelo qual é composta; denotando simplesmente a
natureza humana, a natureza terrena dos seres humanos separada da influência
divina, e por esta razão inclinada ao pecado e oposta a Deus.
O termo espírito é usado
livremente para indicar a parte imaterial do homem.
πνευμα - pneuma - o
espírito, i.e., o princípio vital pelo qual o corpo é animado - espírito
racional, o poder pelo qual o ser humano sente, pensa, decide; pode ser também
lido como alma; o espírito que dá vida.
πνευματικος – relacionado
ao espírito humano, ou alma racional, como a parte do homem que é semelhante a
Deus e serve como seu instrumento ou órgão;
aquilo que possui a natureza da alma racional
Para entendimento sobre o
uso dos termos nas Escrituras destacamos - לב leb; n. m. ser interior, mente, vontade, coração,
inteligência; alma, coração (do homem); mente, conhecimento, razão,
reflexão, memória.
Mas muito utilizado para
coração.
Como também לבב lebab - homem interior, mente, vontade,
coração, alma,
Inteligência; parte
interior, meio; alma, coração (do homem)
נפש - nephesh; n.
f. alma, ser, vida, criatura, pessoa, apetite, mente, ser vivo, desejo, emoção,
paixão; aquele que respira, a substância ou ser que respira, alma, o ser
interior do homem; ser vivo.
Segundo alguns estudiosos -
“nephesh” é traduzida 473 vezes por alma; 118, por vida;
29 por pessoa; 15 vezes por corpo;
Em Gênesis 1:19 é
que a expressão nephesh chayyah é usada pela primeira vez, e é
aqui, no quinto dia da criação, que Deus cria os “seres viventes” tanto do mar
quanto do ar.
Alma, cuja roupa é o corpo!
Genesis 1.26 — E
disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e
domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e
sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
27 — E
criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; Compreendendo
sobre a criação e Imago Dei:
Como é comum nas Escrituras o uso de
informações oriundas da cultura dos povos do Oriente Médio região de onde advém
o Pai Abraão e oriunda da região do Crescente Fértil, como por exemplo o Código
de Hamurabi, que contém regras similares as descritas nos Dez Mandamentos, a expressão
"imagem de Deus" que ocorre apenas em quatro versículos no Antigo
Testamento (Gn 1.26, 27; 5.1;
9.6) que ocorre duas vezes nos apócrifos
(Eclesiástico 17.2-4; Sabedoria de Salomão 2.23) e várias vezes no Novo
Testamento (ICo 11.7; Cl 1.15; Tg 3.9), pode ser encontrada na ideia de que
reis, profetas e sacerdotes podiam portar a imagem dos deuses parece ter sido
comum na literatura do antigo Oriente Próximo, na qual surgiram inúmeras
palavras que etimologicamente acaram fazer parte das línguas bíblicas.
Fora do Antigo Testamento, a ocorrência
mais antiga e mais clara da palavra dmwt - demut ("semelhança")
-, "imagem", aparece em uma estátua de basalto desencavada no
tell Fekheriyeh na Síria em fevereiro de 1979.18 A inscrição está em duas línguas
—assírio e aramaico.
דמות
- dêmuwth; n. f. semelhança, similaridade; a semelhança de, como
Essas duas palavras, em sua roupagem
hebraica, são a famosa “imagem”
e “semelhança”na criação do ser humano por Deus
em Gênesis 1.26; cf.5.3. Sua aplicação clara a essa estátua de pedra, único
caso antigo em que as palavras aparecem juntas fora do Antigo Testamento,
alimenta o debate quanto ao significado da frase em Gênesis 1.26,27.
εμφυσαω – emphusao -
phusao (soprar); v. assoprar ou respirar
sobre
Esta palavra foi usada
apenas uma vez pelos tradutores da LXX, em Gn 2.7, onde Deus “soprou em Adão e
ele tornou-se alma vivente”.
“E
formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego
da vida; e o homem foi feito alma vivente.”
Sempre ressalto que, o que
passa pelo hálito de Deus (sopro) é o
que foi compartilhado por Ele o homem na Criação, de tal modo, que só
este ato já faria o homem ter a essência da imagem do Criador!
Imago Dei –
quando exploramos esta visão criadora do ser humano podemos, então, entender
que mesmo com textos que podem dizer algo aparentemente diverso do tema desta
nossa lição.
O termo “semelhança”,
por sua vez, é uma confirmação de que o ser humano é um representante adequado
e fiel de Deus na terra. Todo o ser humano é a imagem de Deus, sem distinção de
espírito e corpo.
τυπος tem
muitos significados. Entre os mais comuns, imagem, padrão ou modelo,
e tipo. Como tipo significa pessoa ou coisa que prefigura uma pessoa ou
coisa no futuro, p.e., Adão como tipo de Cristo, Rm 5.14.
צלם - tselem -procedente
de escurecer; n. m. imagem; imagem, semelhança
αληθινος - alethinos;
adj. que tem não apenas o nome do objeto em consideração e semelhança
com ele, mas que participa da essência do mesmo, correspondendo em
todos os sentidos ao significado da idéia transmitida pelo nome. Real, genuíno,
verdadeiro.
Essência é “aquilo que
constitui a natureza das coisas”. Assim, o corpo e o espírito mencionados fazem
parte da essência do homem.
Sob a ótica da Imago Dei é
um conhecimento de similaridade que encontra respaldo bíblico sobre a essência
divina que constituiu Pai, filho e Espírito Santo.
A palavra נפש - nephesh; n.
f. alma, ser, vida, criatura, pessoa, apetite, mente, ser vivo, desejo, emoção,
paixão; aquele que respira, a substância ou ser que respira, alma, o ser
interior do homem; ser vivo.
Demonstra na sua etimologia,
ao ser enunciada como palavra que o ser que respirou o hálito de Deus tem
características de um ser vivo:
Alma – Emoção
Vida
– substancia como pessoa ou criatura que se alimenta (apetite)
O
Etéreo ou Espiritual – o imaterial que o liga ao sopro do ser que o criou, que
é um ser espiritual
Entendo que a questão da
encarnação de Jesus, dá forma e, qualifica o entendimento da questão da imagem
divina no homem ou ser criado com as faculdades e corpo que se revelam no Cristo
ressurreto em suas aparições pós ressurreição.
“O homem é uma
trindade.” Que a alma e o espírito humanos não devem
ser confundidos como apenas sinônimos é evidente, pois são divisíveis (Hb
4.12). o ser humano é um unitário,
não tripartite
Hebreus
4:12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais
penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma
e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os
pensamentos e intenções do coração.
O Apóstolo Paulo ao
discorrer sobre o corpo, ou sobre o ser humano e sua essência e forma diante
dos céus ensina e diz:
1
Coríntios 15:44,45 Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo
espiritual. Há corpo natural, e há também corpo espiritual. Assim está também
escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em
espírito vivificante.
Ou seja: Como também de
igual modo o corpo (1 Ts 5.23). No dizer de Paulo, é sepultado ‘corpo natural’,
e ressuscitado (no grego ‘somma pneumatkon’) ‘corpo espiritual’.
Apoio subsidial deste autor,
com base no Credo Assembleiano:
“Apoio Doutrinário:
CREMOS,
professamos e ensinamos que o homem é uma criação de Deus: “E formou o SENHOR
Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o
homem foi feito alma vivente,[...] o ser humano é constituído de três
substâncias, uma física, corpo, e duas imateriais, alma e espírito.[...]
Rejeitamos a ideia de ser o corpo a prisão da alma e do espírito ou de ser
inerentemente mau e insignificante, pois ele é templo do Espírito Santo e
templo de Deus, uma vez que o Espírito Santo habita em nós.” Declaração de Fé
das AD’s
A Declaração de Fé
das AD’s ainda releva a questão da exegese de textos bíblicos que
apontam sobre alma e espírito:
1 Coríntios 2.14-16; 3.1-4, o
apóstolo Paulo mostra o homem “natural”, termo que literalmente quer dizer
“pertencente à alma”, o homem carnal e o homem “espiritual”.
Assim, além do corpo o homem
é formado por uma parte interna, denominada “homem interior”,
composta do espírito e da alma.
“Disse, então, Maria:
A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se
alegra em Deus, meu Salvador” Lucas1.46,47.
“..., ainda que
o nosso homem exterior (corpo)se corrompa, o interior (alma
e espírito), contudo, se renova de dia em dia.” 2 Coríntios 4:1”
A Tricotomia na Igreja:
Os Pais da Igreja e a
natureza do Homem:
Tricotomia —
a ideia de que, segundo a Bíblia, o homem consiste de corpo, alma e
espírito. Um dos proponentes mais antigos da tricotomia, como vimos,
é Irineu, que ensinava que enquanto os incrédulos possuíam somente
almas e corpos, os crentes adquiriam espíritos adicionais, que eram criados
pelo Espírito Santo. Uma visão pessoal de Irineu.
O outro teólogo que
usualmente está associado com a tricotomia é Apolinário de Laodicéa,
que viveu de 310 a aproximadamente 390 AD. Ensinava que o homem
consiste de corpo, alma e espírito ou mente (pneuma ou nous). o ser humano é um unitário,
não tripartite
Teólogos:
Watchman Nee, Charles R. Solomon (que afirma que
através do seu corpo, o homem relaciona-se com o ambiente, através de sua alma
com os outros, e do seu espírito com Deus), e Bill Gothard.
Divisão das partes
constituintes do homem.
Na Bíblia há versículos, que
usam os termos alma e espírito de forma intercambiável (Mateus 10:28; Lucas
1:46-47; 1 Coríntios 5:3; 7:34), outras passagens bíblicas não apresentam a
alma e o espírito como precisamente a mesma coisa.
Há também passagens que
sugerem a separação entre a alma e o espírito (Romanos 8:16; 1
Tessalonicenses 5:23, Hebreus 4:12).
Hebreus 4:12 afirma:
"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que
qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e
espírito." Este versículo nos diz duas coisas:
(1) há um ponto de divisão
entre a alma e o espírito, e
(2) esse ponto de divisão só
é discernível para Deus.
A Mulher – O Ser humano
Gênesis 2.18,21,23 — E
disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora
que esteja como diante dele. — Então, o Senhor Deus fez cair
um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e
cerrou a carne em seu lugar. — E da costela que o Senhor
Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. — E
disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será
chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
- entender que o ser humano
é formado por corpo, alma e espírito;
- Ensinar a diferença entre
alma e espírito, mostrando que ambos compõem a parte imaterial do homem;
- a importância da harmonia
entre corpo, alma e espírito - desequilíbrios em algumas áreas podem afetar as
demais.
Não faremos qualquer
discussão sobre a posição da mulher no conjunto da criação do homem.
Entendendo que a questão a
ser estudada é a composição – corpo, alma e espírito. Sob este aspecto, a
mulher na criação é um ser contendo as mesmas característica de formação, embora
no relato bíblico tenha sido criada a partir do homem Adam inicial, contudo sob
a ótica da criação ela manteve os mesmos aspectos do ser humano. Doutra forma,
seria analisada como um outro ser.
Na narrativa bíblica, sob o
conceito de – atos ou fatos primários são apresentados primeiros e o detalhamento
daqueles são narrados posteriormente -, depreende-se que o detalhamento da
criação do ser humano, inicialmente do Adam e também da mulher são anteriores a
narrativa de Genesis 1.26,27.
Sendo assim, o segundo
relato da criação (2.4b-25), que inclui a criação da mulher, é considerado mais
antigo que o primeiro (1.2—2.4a).
A inserção do hálito de Deus
no Adam sem vida, o fez alma vivente, então este passou a ser o condutor deste
hálito ou sopro vivente, quando Deus cria a mulher, da mesma forma com suas
mãos ele não necessita soprar o hálito de vida, pois sendo criada do home este
já o portador da vida.
Assim, Adam se constitui o
gerente da humanidade em todos os sentidos, numa forma da Imago Dei, como portador
de vida!
De forma suscinta entendemos
que a mesma análise que se faz o home, as podemos utilizar para a mulher – Eva.
Logicamente que as características que apontamos estão sob ótica deste subsídio – formação do ser humano
– corpo, alma e espírito.
Sob os aspectos da alma, da
pisque e mesmo do corpo é evidente que estes elementos constituintes do ser
humano mantém sob a ótica da formação as características da substancia – alma racional,
alma sensitiva, e a alma superior que é a Psychê, na formação da mulher.
Destacando que a criação da
mulher se dá na mente e determinação do Criador em “Façamos o homem!”
Ou seja, como Deus é Onisciente,
já sabia, que e como criaria a mulher, assim sendo, a vida humana na Criação
estava determinando a criação como diz as Escrituras: Gn 1.27 — E
criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os
criou.
Continua...
Fonte:
Site do autor do subsídio
https://estudandopalavra.blogspot.com/2020/01/a-natureza-do-ser-humano-licao-3-cpad.html
Citações no corpo do texto
Lições CPAD – 4º Trimestre
Site Estudantes da Bíblia
Dicionário Strong
O HOM€M: CORPO ALMA €
CSPIRITO Digitalizado por Junior Evan
www.redalyc.org/journal/5766/576664778015/html/
Os Elementos Essenciais do
Homem The Essential Elements of Man Luis Henrique Pontes Ventura*
www.monergismo.com/textos/antropologia_biblica/tricotomia_grudem.htm
biblediscoverytv.com/science/2020/nephesh-chayyah/
ligadonavideira.wordpress.com/2013/03/04/explicacao-de-textos-dificeis-da-biblia-alma-e-espirito/
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