sábado, outubro 4

O Homem — Corpo, Alma e Espírito Lição 1 CPAD 05/09/2025 – EBD Segunda parte – O Ser Humano - Inclui a Criação da Mulher - Eva

O Homem — Corpo, Alma e Espírito

Lição 1 CPAD – EBD

Segunda parte – O Ser Humano - Inclui a Criação da Mulher - Eva

4º Trimestre 5 de outubro de 2025

Subsídio Pastor e Professor Osvarela

Lei atambém o texto do link: https://estudandopalavra.blogspot.com/2020/01/a-natureza-do-ser-humano-licao-3-cpad.html

Texto Áureo

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1Ts 5.23).

Prática

Deus nos fez corpo, alma e espírito para glorificá-lo eternamente com todo o nosso ser.

Leitura Bíblica

Gênesis 1.26-28; 2.7,18,21-23.

Gênesis 1

26 — E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.

27 — E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.

28 — E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Gênesis 2

7 — E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

18 — E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.

21 — Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.

22 — E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.

23 — E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.

A) Objetivos da Lição: 

I) Levar os alunos a entenderem que o ser humano é formado por corpo, alma e espírito;

II) Ensinar a diferença entre alma e espírito com base nos termos originais, mostrando que ambos compõem a parte imaterial do homem;

III) Conscientizar sobre a importância da harmonia entre corpo, alma e espírito, destacando como que os desequilíbrios em algumas dessas áreas podem afetar as demais.

O Ser Humano

Por três vezes o Antigo Testamento faz uma pergunta a Deus Criador:

“Que é o Ser Humano!”

Um Ser criado por Ele e ao qual O Criador do Universo está atento, mesmo após a  queda edênica a cada um dos seres humanos e suas necessidades e também suas ações diárias, boas ou más!

Salmos 8:4 Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?

Salmos 144:3 Senhor, que é o homem, para que o conheças, e o filho do homem, para que o estimes?

Jó 7:17 Que é o homem, para que tanto o engrandeças, e ponhas nele o teu coração,

Fazer reflexão sobre o que é o homem é fato notório e recorrente nas páginas das Escrituras.

E a busca sobre a sua composição é igualmente bíblica, filosófica e cientifica.

 

A Antropologia bíblica em suas páginas com base nas Escrituras inspiradas tem como objetivo revelar e dar condições de estudo a partir da criação do homem e responde a estas perguntas sejam em diálogos homem-Deus ou reflexões ou pensamentos do próprio homem.

Há somente uma fonte capaz de responder aos questionamentos humanos: Deus O Criador! Gn 1.26

De qualquer forma, há uma correlação e essências compartilhadas por Deus com a criatura humana. O que nos ajudará entender o homem com base no que Deus revela de si mesmo e do homem criado. Embora haja a distância cósmica da criatura para seu Criador.

Muito embora: “O ser humano não possa (apud de pode) comer da árvore do conhecimento e elevar-se ao nível de Deus.” Ralph Smith

Devido a sua natureza como fora criado o Adam pode ser corrompido e um de seus componentes foi atingido pelo pecado - o ser humano é um unitário, não tripartite e que uma parte do ser humano foi afetada pela queda, o espírito.

Isto porque como um ser tríplice, isto é, composto de três partes: corpo, alma e espírito. Analisado pela sua natureza, o homem é visto como um ser portador de duas naturezas: a humana (ligada com o corpo) e a divina (ligada com a alma e o espírito).

Na parte divina o espírito foi atingido pelo pecado, no sentido de ser desligado da divindade, pois Deus não convive com pecado.

A condenação pelo pecado falava em morte do homem, mas a mitigação não deixou o homem ser aniquilado, mas o seu espírito sofreu com a queda o que o distanciou do Criador, mas a morte vicária de Jesus abriu o caminho para restabelecer o espírito do homem que é regenerado pelo Espírito Santo.

Isto permitiu um acontecimento místico e sobrenatural “- a imagem foi danificada, mas não destruída, desfigurada, mas não apagada"

A Visão Tricotômica é a visão do ser humana aceita e com base nas Escrituras, que a Igreja aceita.

Há diversidade de entendimento sobre esta visão da formação do ser humano, e alguns admitem o ser humano composto de corpo e alma.

Nós que cremos na tricotomia acreditamos, que:

o corpo físico é o que nos conecta com o mundo físico que nos rodeia, a alma é a essência do nosso ser, e o espírito é o que nos conecta com Deus. É por isso que pode se dizer que os não salvos são espiritualmente mortos (Efésios 2:1; Colossenses 2:13), embora estejam de corpo e alma "vivos".” Osvarela

Sugestão de leitura auxiliar

https://estudandopalavra.blogspot.com/2019/02/quem-domina-sua-mente-licao-6-fevereiro.html

A Teologia cristã tem seu argumento com base no seguinte entendimento:

A natureza do “somma” (ou corpo físico) que era o sentido natural na primeira pessoa.

O sentido psíquico (ou seja, o sentido da alma): Psicologia Geral na segunda pessoa.

O seu “pneuma” (ou seja, o sentido do órgão de comunhão com Deus), isto é, aquilo que tange ao sentido místico de maior elevação espiritual: o espírito mesmo.

O missionário Eurico Bergstén (o qual tive a honra de conhecer e ser vizinho de bairro, além de ele, ter frequentado inúmeras vezes, a casa e igreja, de meus pais, no RJ) ensinava em seu livro de Teologia Sistemática, com muita propriedade:

A Bíblia subdivide o homem em duas partes: ‘o homem exterior’, que é o seu corpo, e ‘o homem interior’, que é composto da alma e do espírito (2 Coríntios 4.16; Efésios 3.16).

parte exterior do homem é visível e mortal, enquanto a parte interior é imaterial, invisível e imortal”.

Mais adiante, explica Bergstén: “A alma, junto com o espírito, forma o ‘homem interior’, a parte imaterial de todo o ser humano”. Compilado de Dicotomia ou tricotomia? Eis a questão que não existe; Claudionor de Andrade, acessado em 09/02/2019

Os Hebreus – Judeus e a divisão do ser humano:

As Escritura Veterotestamentária contém inúmeros textos que numa leitura simples podem admitir esta visão como bíblica.

Isto porque:

                        Os argumentos desses pensadores são bastante interessantes, sendo um deles o de que ambas as palavras são usadas indistintamente na Bíblia. Neste sentido explica Grudem o seguinte: Outros dizem que o “espírito” não é uma parte distinta do homem, mas simplesmente outra palavra que exprime “alma”, e que ambos os termos são usados indistintamente nas Escrituras para falar da parte imaterial do homem, a parte que sobrevive após a morte do corpo. para os dicotomistas, a essência do homem seria bem simples.

Por isto, (considerada aqui a revelação progressiva) os judeus criam plenamente na dicotomia:

            Os israelitas, os judeus, adotam na teologia a dicotomia. A teologia e a fé dos hebreus, em seus primeiros anos, não incluía a ideia de uma alma imaterial, estou supondo que esse conceito fazia parte necessária do sentido da expressão imagem de Deus.

Disso ensina Champlin em sua coletânea 1 sobre o AT –

Que Dizer sobre a Alma?

Os teólogos históricos judeus afirmam que o conceito de uma alma imaterial não surgiu no pensamento hebraico senão já na época dos Salmos e dos Profetas. E mesmo ali o conceito nem sempre é claro. É verdade que a lei mosaica nunca prometeu a vida eterna aos bons, nem a condenação eterna aos maus. As doutrinas do céu e do inferno não emergem daquela coletânea.

A Bíblia muitas vezes apresenta o ser humano como alma e corpo.

- o ser humano é um unitário, não tripartite

Concordamos com: -

Quando olhamos para o uso das palavras bíblicas traduzidas por “alma” (hebraico, nefesh e grego, psyche) e “espírito” (hebraico, rûah e grego, pneuma), parece que elas às vezes são usadas indistintamente.

No entanto, quando necessário a própria Escritura define a parte material como uma parte e a imaterial como duas.

Carne - σαρξ carne que freqüentemente é entendida no seu sentido amplo; natureza física das pessoas

σαρκινος propriamente significa carnal, feito de carne (origem natural ou física), carne como sendo a matéria pelo qual é composta; denotando simplesmente a natureza humana, a natureza terrena dos seres humanos separada da influência divina, e por esta razão inclinada ao pecado e oposta a Deus.

O termo espírito é usado livremente para indicar a parte imaterial do homem.

πνευμα - pneuma - o espírito, i.e., o princípio vital pelo qual o corpo é animado - espírito racional, o poder pelo qual o ser humano sente, pensa, decide; pode ser também lido como alma; o espírito que dá vida.

πνευματικος – relacionado ao espírito humano, ou alma racional, como a parte do homem que é semelhante a Deus e serve como seu instrumento ou órgão;  aquilo que possui a natureza da alma racional

Para entendimento sobre o uso dos termos nas Escrituras destacamos - לב  leb;  n. m. ser interior, mente, vontade, coração, inteligência; alma, coração (do homem); mente, conhecimento, razão, reflexão, memória.

Mas muito utilizado para coração.

Como também לבב  lebab - homem interior, mente, vontade, coração, alma,

Inteligência; parte interior, meio; alma, coração (do homem)

נפש  - nephesh; n. f. alma, ser, vida, criatura, pessoa, apetite, mente, ser vivo, desejo, emoção, paixão; aquele que respira, a substância ou ser que respira, alma, o ser interior do homem; ser vivo.

Segundo alguns estudiosos - “nephesh” é traduzida 473 vezes por alma; 118, por vida; 29 por pessoa; 15 vezes por corpo;

Em Gênesis 1:19 é que a expressão nephesh chayyah é usada pela primeira vez, e é aqui, no quinto dia da criação, que Deus cria os “seres viventes” tanto do mar quanto do ar.

Alma, cuja roupa é o corpo!

Genesis 1.26 — E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.

27 — E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; Compreendendo sobre a criação e Imago Dei:

Como é comum nas Escrituras o uso de informações oriundas da cultura dos povos do Oriente Médio região de onde advém o Pai Abraão e oriunda da região do Crescente Fértil, como por exemplo o Código de Hamurabi, que contém regras similares as descritas nos Dez Mandamentos, a expressão "imagem de Deus" que ocorre apenas em quatro versículos no Antigo Testamento (Gn 1.26, 27; 5.1;

9.6) que ocorre duas vezes nos apócrifos (Eclesiástico 17.2-4; Sabedoria de Salomão 2.23) e várias vezes no Novo Testamento (ICo 11.7; Cl 1.15; Tg 3.9), pode ser encontrada na ideia de que reis, profetas e sacerdotes podiam portar a imagem dos deuses parece ter sido comum na literatura do antigo Oriente Próximo, na qual surgiram inúmeras palavras que etimologicamente acaram fazer parte das línguas bíblicas.

Fora do Antigo Testamento, a ocorrência mais antiga e mais clara da palavra dmwt - demut ("semelhança") -, "imagem", aparece em uma estátua de basalto desencavada no tell Fekheriyeh na Síria em fevereiro de 1979.18 A inscrição está em duas línguas assírio e aramaico.

דמות  - dêmuwth; n. f. semelhança, similaridade; a semelhança de, como

Essas duas palavras, em sua roupagem hebraica, são a famosa imagem e “semelhançana criação do ser humano por Deus em Gênesis 1.26; cf.5.3. Sua aplicação clara a essa estátua de pedra, único caso antigo em que as palavras aparecem juntas fora do Antigo Testamento, alimenta o debate quanto ao significado da frase em Gênesis 1.26,27.

εμφυσαω – emphusao - phusao (soprar); v.  assoprar ou respirar sobre

Esta palavra foi usada apenas uma vez pelos tradutores da LXX, em Gn 2.7, onde Deus “soprou em Adão e ele tornou-se alma vivente”.

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”

Sempre ressalto que, o que passa pelo hálito de Deus (sopro) é o  que foi compartilhado por Ele o homem na Criação, de tal modo, que só este ato já faria o homem ter a essência da imagem do Criador!

Imago Dei – quando exploramos esta visão criadora do ser humano podemos, então, entender que mesmo com textos que podem dizer algo aparentemente diverso do tema desta nossa lição.

O termo semelhança”, por sua vez, é uma confirmação de que o ser humano é um representante adequado e fiel de Deus na terra. Todo o ser humano é a imagem de Deus, sem distinção de espírito e corpo.

τυπος tem muitos significados. Entre os mais comuns, imagem, padrão ou modelo, e tipo. Como tipo significa pessoa ou coisa que prefigura uma pessoa ou coisa no futuro, p.e., Adão como tipo de Cristo, Rm 5.14.

צלם  - tselem -procedente de escurecer; n. m. imagem; imagem, semelhança

αληθινος - alethinos; adj. que tem não apenas o nome do objeto em consideração e semelhança com ele, mas que participa da essência do mesmo, correspondendo em todos os sentidos ao significado da idéia transmitida pelo nome. Real, genuíno, verdadeiro.

Essência é “aquilo que constitui a natureza das coisas”. Assim, o corpo e o espírito mencionados fazem parte da essência do homem.

Sob a ótica da Imago Dei é um conhecimento de similaridade que encontra respaldo bíblico sobre a essência divina que constituiu Pai, filho e Espírito Santo.

A palavra נפש  - nephesh; n. f. alma, ser, vida, criatura, pessoa, apetite, mente, ser vivo, desejo, emoção, paixão; aquele que respira, a substância ou ser que respira, alma, o ser interior do homem; ser vivo.

Demonstra na sua etimologia, ao ser enunciada como palavra que o ser que respirou o hálito de Deus tem características de um ser vivo:

            Alma – Emoção

Vida – substancia como pessoa ou criatura que se alimenta (apetite)

O Etéreo ou Espiritual – o imaterial que o liga ao sopro do ser que o criou, que é um ser espiritual

Entendo que a questão da encarnação de Jesus, dá forma e, qualifica o entendimento da questão da imagem divina no homem ou ser criado com as faculdades e corpo que se revelam no Cristo ressurreto em suas aparições pós ressurreição.   

“O homem é uma trindade.” Que a alma e o espírito humanos não devem ser confundidos como apenas sinônimos é evidente, pois são divisíveis (Hb 4.12). o ser humano é um unitário, não tripartite

Hebreus 4:12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

O Apóstolo Paulo ao discorrer sobre o corpo, ou sobre o ser humano e sua essência e forma diante dos céus ensina e diz:

1 Coríntios 15:44,45 Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Há corpo natural, e há também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.

Ou seja: Como também de igual modo o corpo (1 Ts 5.23). No dizer de Paulo, é sepultado ‘corpo natural’, e ressuscitado (no grego somma pneumatkon’) ‘corpo espiritual’.

Apoio subsidial deste autor, com base no Credo Assembleiano:

Apoio Doutrinário:

CREMOS, professamos e ensinamos que o homem é uma criação de Deus: “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente,[...] o ser humano é constituído de três substâncias, uma física, corpo, e duas imateriais, alma e espírito.[...] Rejeitamos a ideia de ser o corpo a prisão da alma e do espírito ou de ser inerentemente mau e insignificante, pois ele é templo do Espírito Santo e templo de Deus, uma vez que o Espírito Santo habita em nós.” Declaração de Fé das AD’s

Declaração de Fé das AD’s ainda releva a questão da exegese de textos bíblicos que apontam sobre alma e espírito:

1 Coríntios 2.14-16; 3.1-4, o apóstolo Paulo mostra o homem “natural”, termo que literalmente quer dizer “pertencente à alma”, o homem carnal e o homem “espiritual”.

Assim, além do corpo o homem é formado por uma parte interna, denominada “homem interior”, composta do espírito e da alma.

“Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” Lucas1.46,47.

“..., ainda que o nosso homem exterior (corpo)se corrompa, o interior (alma e espírito), contudo, se renova de dia em dia.” 2 Coríntios 4:1”

A Tricotomia na Igreja:

Os Pais da Igreja e a natureza do Homem:

Tricotomia — a ideia de que, segundo a Bíblia, o homem consiste de corpo, alma e espírito. Um dos proponentes mais antigos da tricotomia, como vimos, é Irineu, que ensinava que enquanto os incrédulos possuíam somente almas e corpos, os crentes adquiriam espíritos adicionais, que eram criados pelo Espírito Santo. Uma visão pessoal de Irineu.

O outro teólogo que usualmente está associado com a tricotomia é Apolinário de Laodicéa, que viveu de 310 a aproximadamente 390 AD. Ensinava que o homem consiste de corpo, alma e espírito ou mente (pneuma ou nous). o ser humano é um unitário, não tripartite

Teólogos:
Watchman Nee, Charles R. Solomon (que afirma que através do seu corpo, o homem relaciona-se com o ambiente, através de sua alma com os outros, e do seu espírito com Deus), e Bill Gothard.

Divisão das partes constituintes do homem.

Na Bíblia há versículos, que usam os termos alma e espírito de forma intercambiável (Mateus 10:28; Lucas 1:46-47; 1 Coríntios 5:3; 7:34), outras passagens bíblicas não apresentam a alma e o espírito como precisamente a mesma coisa.

Há também passagens que sugerem a separação entre a alma e o espírito (Romanos 8:16; 1 Tessalonicenses 5:23, Hebreus 4:12).

Hebreus 4:12 afirma: "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito." Este versículo nos diz duas coisas:

(1) há um ponto de divisão entre a alma e o espírito, e

(2) esse ponto de divisão só é discernível para Deus.

A Mulher – O Ser humano

Gênesis 2.18,21,23 — E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele. Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.

- entender que o ser humano é formado por corpo, alma e espírito;

- Ensinar a diferença entre alma e espírito, mostrando que ambos compõem a parte imaterial do homem;

- a importância da harmonia entre corpo, alma e espírito - desequilíbrios em algumas áreas podem afetar as demais.

Não faremos qualquer discussão sobre a posição da mulher no conjunto da criação do homem.

Entendendo que a questão a ser estudada é a composição – corpo, alma e espírito. Sob este aspecto, a mulher na criação é um ser contendo as mesmas característica de formação, embora no relato bíblico tenha sido criada a partir do homem Adam inicial, contudo sob a ótica da criação ela manteve os mesmos aspectos do ser humano. Doutra forma, seria analisada como um outro ser.

Na narrativa bíblica, sob o conceito de – atos ou fatos primários são apresentados primeiros e o detalhamento daqueles são narrados posteriormente -, depreende-se que o detalhamento da criação do ser humano, inicialmente do Adam e também da mulher são anteriores a narrativa de Genesis 1.26,27.

Sendo assim, o segundo relato da criação (2.4b-25), que inclui a criação da mulher, é considerado mais antigo que o primeiro (1.22.4a).

A inserção do hálito de Deus no Adam sem vida, o fez alma vivente, então este passou a ser o condutor deste hálito ou sopro vivente, quando Deus cria a mulher, da mesma forma com suas mãos ele não necessita soprar o hálito de vida, pois sendo criada do home este já o portador da vida.

Assim, Adam se constitui o gerente da humanidade em todos os sentidos, numa forma da Imago Dei, como portador de vida!

De forma suscinta entendemos que a mesma análise que se faz o home, as podemos utilizar para a mulher – Eva. Logicamente que as características que apontamos estão sob  ótica deste subsídio – formação do ser humano – corpo, alma e espírito.

Sob os aspectos da alma, da pisque e mesmo do corpo é evidente que estes elementos constituintes do ser humano mantém sob a ótica da formação as características da substancia – alma racional, alma sensitiva, e a alma superior que é a Psychê, na formação da mulher.

Destacando que a criação da mulher se dá na mente e determinação do Criador em “Façamos o homem!”

Ou seja, como Deus é Onisciente, já sabia, que e como criaria a mulher, assim sendo, a vida humana na Criação estava determinando a criação como diz as Escrituras: Gn 1.27 — E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.

Continua...

Fonte:

Site do autor do subsídio

https://estudandopalavra.blogspot.com/2020/01/a-natureza-do-ser-humano-licao-3-cpad.html

Citações no corpo do texto

Lições CPAD – 4º Trimestre

Site Estudantes da Bíblia

Dicionário Strong

O HOM€M: CORPO ALMA € CSPIRITO Digitalizado por Junior Evan

www.redalyc.org/journal/5766/576664778015/html/

Os Elementos Essenciais do Homem The Essential Elements of Man Luis Henrique Pontes Ventura*

www.monergismo.com/textos/antropologia_biblica/tricotomia_grudem.htm

biblediscoverytv.com/science/2020/nephesh-chayyah/

ligadonavideira.wordpress.com/2013/03/04/explicacao-de-textos-dificeis-da-biblia-alma-e-espirito/

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