domingo, junho 27

Lição 13: A Multiforme Sabedoria de Deus Data: 27 de Junho de 2021

Lição 13: A Multiforme Sabedoria de Deus

Data: 27 de Junho de 2021

Texto Áureo

“Para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus.” Efésios 3.10.

Verdade Prática

A multiforme sabedoria de Deus vai além da compreensão humana e é demonstrada ao mundo pela Igreja de Cristo.

Leitura Bíblica

Efésios 3.8-10; 1 Pedro 4.7-10.

Efésios 3

8 — A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo

9 — e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que, desde os séculos, esteve oculto em Deus, que tudo criou;

10 — para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,

1 Pedro 4

7 — E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração.

8 — Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobrirá a multidão de pecados,

9 — sendo hospitaleiros uns para os outros, sem murmurações.

10 — Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

HINOS: 10, 330 e 440 da Harpa Cristã.

Objetivo Geral

Mostrar o caráter multiforme da sabedoria divina.

Objetivos Específicos

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

I. Explicar o caráter diverso dos dons espirituais e ministeriais;

II. Elencar as qualidades dos bons despenseiros dos mistérios divinos;

III. Correlacionar os dons espirituais com o fruto do Espírito.

Etimologia

Σοφια - Sophia - n f. sabedoria, inteligência ampla e completa; usado do conhecimento sobre diversos assuntos; sabedoria prática, prudência, discernimento compreensivo, esclarecimento cristão, aplicação correta de conhecimento, discernimento em relação a verdadeira natureza das coisas.

Na Bíblia, a sabedoria normalmente está ligada ao conhecimento (Rm 11:33;1Co 12.8;Cl 2.3).

- a sabedoria que pertence aos homens;

- a ciência e o conhecimento;

- seriedade e prudência adequada na relação com pessoas que não são discípulos de Cristo, habilidade e discrição em transmitir a verdade cristã;

- conhecimento e prática dos requisitos para vida devota e justa

- inteligência suprema, assim como a que pertence a Deus, a Cristo, sabedoria de Deus que se evidencia no planejamento e execução dos seus planos na formação e governo do mundo e nas Escrituras.

O falto/ou que despreza a sabedoria.

אויל’ - eviyl - adj m. ser idiota, louco; substantivo - referindo-se a alguém que despreza a sabedoria.

A Verdadeira Sabedoria

ארך ’- arok – adj. referindo-se à sabedoria de Deus (fig.)

דעת - da ̀ath - n m/f. conhecimento; conhecimento, percepção, habilidade; discernimento, compreensão, sabedoria.

Tornar-se sábio é possível.

Tg 1:5 “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.

Mas deve ser segundo Tiago, ser demonstrado pelas Obras. Há um tempo verbal que demonstra que existe esta etapa, que se deve passar, e segundo nosso estudo, passa pela humildade.

חכם - chakam – v. ser sábio; (Qal) ser ou tornar-se sábio, agir sabiamente; (Piel) tornar sábio, ensinar sabedoria, instruir; (Pual) ser feito sábio; (Hifil) tornar sábio; (Hitpael) mostrar-se sábio, mostrar a sabedoria de alguém.

Sabedoria é uma demonstração de ética.

Isto fica claro na Epístola de Tiago.

Quando o escritor bíblico assinala as etapas que demonstram as qualificações e desqualificações do que adquire a legítima Sabedoria. Esta Sabedoria dada pelo Eterno,o Pai das Luzes, como Tiago apresenta o Senhor, é totalmente voltada pela ação, atitudes e toda a misericórdia para com o próximo.

Tg 3:15-17 “Essa não é a sabedoria que vem do alto...Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutossem parcialidade, e sem hipocrisia.”

Esta é a etapa que envolve a vida cristã, ou seja, a atitude e trato interno e externo à Igreja, na demonstração da ética na atividade cristã.

Tiago como príncipe da Igreja primitiva demonstra que as atitudes da Igreja, estavam totalmente inseridas nas ações administrativas, ou “diakonais” do Ministério de Jerusalém e que foram orientadoras, inclusive, do Ministério antioqueno.

חכמה - chokmah - n f.  sabedoria; sapiência; no sentido moral a habilidade para viver uma vida correta; A sabedoria bíblica une Deus, a fonte de todo o entendimento, com a vida diária, a vida prática, onde os princípios de uma vida cristã, de uma vida correta são colocados em prática.

- sabedoria (em administração)

- sabedoria, prudência (em assuntos religiosos)

- habilidade (na guerra)

- sabedoria (ética e religiosa)

Adquirir Sabedoria é uma forma de Mandamento a ser encontrado, ao longo da nossa vida.

מצוה - mitsvah - n f.  mandamento

- preceito (de homem)

- o mandamento (de Deus)

- mandamento (do código de sabedoria)

קנה - qanah - v. obter, adquirir; referindo-se ao ato de adquirir conhecimento, sabedoria.

Multiforme - Que é capaz de possuir várias formas, aspectos, estados. Que se expressa ou se manifesta de diversos modos. Etimologia (origem da palavra multiforme). Do latim multiformis; Que tem rica variedade

É desta forma que a Sabedoria e Dons de Deus se manifestam entre nós, em especial nesta Era Neotestamentária.

Multiforme (polypoikilos) ocorre somente aqui no Novo Testamento. Significa “matizado, de diferentes cores”.

- “a metáfora é retirada da beleza complexa de um padrão bordado”. Robinson

ποικιλος – poikilos; adj. várias cores, multicor; de vários tipos

Quem pode sondar a majestade e a diversidade da sabedoria de Deus em redimir o mundo?

Em Romanos 11.33, Paulo exclama:

“Fico maravilhado diante da insondável riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus. Como o homem poderia entender os motivos das ações divinas ou explicar seus métodos de trabalho?”

Os planos de Deus são perfeitos em sua conformidade com a santidade divina, e, ao mesmo tempo, são ordenados, de acordo com a capacidade humana e as necessidades complicadas da vida humana. O resultado é a redenção das almas e crescimento da Obra de Deus.

γνωσις - gnosis - n f. conhecimento que significa em geral inteligência, entendimento; esp. de coisas lícitas e ilícitas para os cristãos; sabedoria moral, tal como é vista em uma vida correta.

Definição e explicação, do autor do estudo:

Termo que indica conhecimento que no tempo dos Apóstolos, foi combatido por Paulo e que alguns tentaram introduzir na Igreja, como sendo sabedoria comparável a verdadeira Sabedoria do Evangelho”. Osvarela

οικοδομη - oikodome - ato de alguém que promove o crescimento de outro em sabedoria cristã, piedade, felicidade, santidade. Derivado de uma raiz grega que indica ato de construir, edificar (dome).

"A multiforme sabedoria de Deus" Efésios 3:10.

A sabedoria de Deus se manifesta em sua nova criação, a Igreja, é algo inédito para eles. Os não salvos, inclusive os filósofos sábios, olham para o plano divino de salvação e o consideram "loucura" (1 Co 1:18-31).

Mas os anjos vêem Deus realizar seu plano de salvação e louvam sua sabedoria. Paulo a chama de multiforme sabedoria, expressão que tem o sentido de "variegado" ou "multicolorido", indicando a beleza e a variedade da sabedoria de Deus em seu grande plano de salvação.

Discurso:

A - DONS E OFÍCIOS.

Os Dons são associados com o Espírito; os ministérios com o Senhor, e as operações com Deus Pai. Portanto, vemos uma graduação.

Temos oficiais diferentes, respondendo por trabalhos e ministérios também diferentes.

Contudo, todos são igualmente essenciais.

Quero discorrer sobre esta relação, ao longo deste, ou em outro trecho do texto desta semana.

É uma visão para além do pressuposto dos Dons como ação ou movimento da Igreja, mas para tentar incutir que Dons podem estar ligado a vida espiritual de maneira inferente a graça da salvação e das ‘coisas’ da vida cristã e salvação.

Mas, Dons também estão ligados a permanente ação da vida da Igreja como Eclésia, sob a orientação do Espírito Santo, como Condutor, Ajudador, da Igreja, conforme o eterno propósito divinal estabelecido na presciência de Deus uno e Indivisível, no qual o Espírito Santo, segundo ficou estabelecido no Eterno Propósito está agindo na eterna visão de Deus para com os salvos, na unidade humana representante divina na Terra, a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Esta ação também se dá com os Dons dados aos homens, com concurso de Deus, na Operação, condução, trabalho – erg – espiritual, conforme suas funções.

Estas funções, dadas em forma de Dons, a cada um que exerce parcela da hierarquia necessária na Agencia divina – Igreja – em cada área para a qual foi vocacionado – vocatio – pelo espírito Santo.

Esta relação deve ser entendida como o cumprimento do ofício espiritual que realizamos.

Jesus Cristo já realizou o trabalho pleromático, ou seja, o Sacrifício pleno  - O Sacro-Ofício –

10 — Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

Ao terminarmos este trimestre no qual estudamos sobre os Dons concedidos por Deus iremos estudar sobre sabedoria de Deus, que se apresenta de várias maneiras ou formas, a chamada multiforme sabedoria.

A apresentação de Paulo, O Apóstolo do Ministério do Mistério, sobre a multiforme sabedoria de Deus pode parecer um paradoxo, pois é uma segredo revelado. o propósito do ministério de Paulo é de caráter teológico:

- demonstrar (photisai, lançar luz sobre) a todos qual seja a dispensação do mistério Assim como, a verdade revelada, em Colossenses (leia, abaixo). É uma demonstração da revelação multiforme em forma de Dom de revelação, ou de comunicar mistérios a Igreja, através dos Apóstolos.

O apóstolo diz que o mistério (paradoxalmente, o segredo revelado), o qual, noutros séculos, não foi manifestado aos filhos dos homens, mas agora, tem sido revelado. Paulo escreveu essencialmente a mesma verdade em Colossenses 1.26:

O mistério que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações e que, agora, foi manifesto aos seus santos.

Convido os meus leitores, a lerem, os demais estudos anteriores, sobre os Dons, nos quais verso sobre esta Multiforme Sabedoria de Deus em capacitar e dotar diferentemente, para a Igreja dentre os crentes, homens e mulheres, que recebem estes Dons apara uso, no crescimento da Igreja.

Aprendemos, primeiro:

Deus compartilha a Sua Sabedoria com seus servos;

Deus disponibilizou ao seu povo dons de revelação, dons de poder, dons de expressão e dons ministeriais.

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, ...” Efésios 4:11-13

A forma é a distribuição dos Dons, com objetivo, diverso:

Aperfeiçoamento dos santos;

Para a obra do ministério;

Para a edificação do corpo de Cristo (Igreja);

Para nivelar os crentes na Igreja e no corpo;

Para unidade da fé doa que são Igreja;

Para conhecimento (sabedoria revelada), do Filho de Deus e Sua obra;

Para crescimento do crente, a chegar a estatura divina.

 

 

 

 

Se há algo que faz o homem perder a humildade é o muito saber. Apesar de parecer incongruente. Na realidade muitos que se dedicam a aprender muitas coisas de valor intelectual, acabam pensando e raciocinando de maneira prima/única, ou seja, parece que o acúmulo intelectual, a ação epistemológica acaba neutralizando o senso comum e tudo passa a ter explicação, incluindo o próprio acúmulo do saber pessoal.

“Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.” 1 Coríntios 12:31

Apesar de que muitos dos quais, podem parecer não ter nenhuma humildade, e a tem, mas passam a ser vistos pelos que os cercam, como alguém arrogante e cheio de prepotente “sabedoria”.

“Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.” 1 Coríntios 14:12

Dons aperfeiçoam ao Crente E se transformam em Frutos

(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Efésios 5:9

É pela vontade de Deus que os Dons nos são doados.

Assim, mesmo com um propósito eterno e para revelação das maravilhas, pelos santos homens e mulheres de Deus. Assim como Jesus nos revelou que faríamos milagres e maravilhas. São também uma confirmação para salvação de muitos.

“Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?” Hebreus 2:4

Existe uma Lei espiritual, de Concessão de Dons.

Paulo nos ensina:

“Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Efésios 4:7

A lei que rege a concessão de dons é a variação na capacidade humana e o prazer do Senhor soberano.

Cada um recebe a graça que Cristo tem para dar, e cada um a recebe na proporção à qual o Doador se agrada em dá-la; um a tem em medida maior e outro em medida menor, mas cada um a obtém da mesma Mão e com o mesmo propósito.”

Todas as diferenças estão no plano divino, e relacionam-se com o propósito salvador de Deus ao dar o seu Filho

A diversidade de Dons serve para criar a Unidade. Paulo entendeu que para formar um corpo com varias facetas e qualidades espirituais, Deus, Em Cristo, deu Dom aos homens, para que esta diversidade construísse uma Unidade, como na construção de uma casa, há uma fundação, ou pedra ANGULAR. A Igreja tem uma pedra de esquina – Jesus Cristo – e sobre ela se coloca os diversos materiais de construção.

Mas (aqui faz a diferença), “..., há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo” 1 Coríntios 12.4.

A graça, aqui no pensamento paulino não é a Graça salvífica, mas o Dom especial.

“Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder. A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo, E demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,” Efésios 3:7-10

Paulo destaca o recebimento, considerando-se um homem sem capacidade de receber algo de Deus e talvez (pensamento deste autor) comparar-se aos Apóstolos eleitos ainda no ministério de Jesus e sendo ele um apóstolo abortivo e antes de sua conversão, perseguidor da Igreja.

O Calvário e a Morte de Jesus, e sua ressurreição e Ascenção, são a fonte da qual jorrom, os Dons:

A Origem dos Dons (Efésios 4.8-10)

“Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, ...” Efésios 4:8-13

A origem destes dons é o Senhor ascendido.

Paulo utiliza-se do Salmo 68.18, no qual, no cenário original, descreve o Senhor voltando triunfalmente ao seu santuário depois de derrotar os inimigos de Israel. Do que tomou como saque, ele distribui ao seu povo.

Paulo coloca em cena o Cristo, o Conquistador, carregado de espólios, conduzindo uma fileira de prisioneiros — levou cativo o cativeiro — e dando dons para a igreja. Haveria de ser dados Dons aos homens, para continuar a Obra de salvação e condução da Igreja, estes dons são armas espirituais que mantem cativo a atuação do cativo, no sentido que a ligação do Cristo ascendido se mantém sob sua palavra de “estarei convosco todos os dias”:

“..., tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus, ...” Mateus 16:18,19

Nos versículos 9 e 10, Paulo explica parenteticamente o significado da ascensão mencionada no versículo 8. Ora, isto — ele subiu pode ser interpretado por: “Sobre este assunto da ascensão” (cf. NTLH). A ascensão indica uma descida: Tinha descido às partes mais baixas da terra. As partes mais baixas só pode ser o Hades ou, possivelmente, a sepultura, e não uma região mais baixa que os céus. Nestes versículos, o apóstolo trata não só da humilhação, mas também da exaltação de Cristo. O impacto planejado de suas palavras é destacar que o Doador de dons é o Soberano do universo. Desta forma, Cristo é exaltado para cumprir todas as coisas. Comentário Beacon Efésios 4.7-11; A Unidade da Igreja

Esta lista de Efésios 4.11, dos vocacionados e com Dons, é referente as necessidades de fornecer conhecimento a Igreja, em cada área, em cada setor de atuação destes vocacionados.

12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo...

Desta forma podemos entender melhor aperfeiçoamento como:

-Santificação dos Santos;

-Melhoria da Obra do Ministério;

-Edificação do Corpo de Cristo;

-Unificação da Fé;

-Conhecimento – Sabedoria de Deus, pelo Espírito;

-Condução a perfeição;

-Elevação da posição da estatura do homem espiritual a estatura de Cristo.

Tudo isto está ligado ao fornecimento da Sabedoria, em forma de Dons dados a estes Ofícios para que a Igreja se torne Doutrinariamente sábia, na medida do Espírito de Cristo e seja a verdadeira representante e entenda a ação dos Dons entre nós.

É lógico que Jesus Cristo concedeu Dons aos Homens

- Ef. 4:8 -       “Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.” , o que significa, que é de dentro da própria Igreja que Deus tira os seus vocacionados.

Assim, como o Filho tirou de entre os seus discípulos os 12 para o Apostolado.

Luc 6:13 -  E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:

Sabedoria Buscada:

Quando falamos da sabedoria buscada, estamos nos referindo na atuação Neotestamentária, a busca dos Dons, mas também podemos demonstrar que no passado Veterotestamentário, alguns buscaram o Dom da sabedoria, ou lhes foi dado, pela forma como se comportaram, no momento certo, no qual Deus lhes abriu a oportunidade de receber sabedoria.

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando” Tiago 1:5,6

A busca da Sabedoria, no entanto é uma forma do proceder cristão, ou do crente, quando ela se torna alvo de vida com Deus, ou sob a direção de Deus, como nos ensinou o Rei e Sábio Salomão, a qual Tiago consegue escrever divinamente inspirado, para compreensão nesta época Neotestamentária:

“Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê. E Salomão disse a Deus... Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo? Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá”. 2 Crônicas 1:7-12

A busca da Sabedoria exige Humildade.

A sabedoria é um Dom, mas a multisabedoria pode ser buscada, com sabedoria no pedido.

Para que se realizemos algo na Obra de Deus, o para o povo de Deus é necessário que tenhamos sabedoria.

Foi o que aconteceu com Salomão. As Escrituras Veterotestamentárias mostram, ao final do Livro das Crônicas dos Reis qual foi o sucesso de Salomão ao longo de sua história, ao receber a sabedoria ao humilhar-se perante o Senhor.

“Assim excedeu o rei Salomão a todos os reis da terra, em riquezas e sabedoria. E todos os reis da terra buscavam a presença de Salomão, para ouvirem a sabedoria que Deus tinha posto no seu coração.” 2 Crônicas 9:22-30

Poderemos inferir que há passos necessários para adquirir a Sabedoria.

Tiago 3:15-17 “Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.”

Precisamos desejar a sabedoria. Não a sabedoria simplesmente humana, que é cheia de toda a malícia e perverte o pensamento humano, como iniciamos este nosso estudo – vide acima.

Devemos orar pedindo sabedoria.

“Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.” Tiago 3:13

A Oração da Humildade, a Oração salomônica teve os seus efeitos preservados, ainda que ele tenha em algum momento falhado, como homem, mas Deus que é fiel garantiu a manutenção daquilo que dera a Salomão, e permitiu que ele escrevesse, sobre a mesma. E nos deixasse um legado do aprendizado que recebera como saber tipológico, no qual agora em Cristo possamos obter a perfeição da Vida Eterna. “E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.” 1 Reis 4:32

Devemos procurar a Sabedoria para evitar a Destruição.

A Igreja está incluída nesta ação, a atual condição de todas as formas de sabedoria/conhecimento, crescem de maneira inominada produzindo uma falsa identidade, até mesmo com a Sabedoria divina. Algo pelo qual passou a Igreja primitiva, com as devidas situações, hoje a tecnologia é alta, mas o conhecimento científico é compatível a cada Era.

A destruição do povo pela falta de Sabedoria e conhecimento de Deus, só pode ser conseguida pela busca.

É obrigação pastoral apontar este caminho ao povo de Deus, pela Palavra. “Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote; e ... os seus caminhos, e dar-lhe-ei a recompensa das suas obras.” Oséias 4:9

O que não age desta maneira, buscando a sabedoria e por ela instruir o povo está buscando a rejeição ao seu Ministério.

Deus fala pela boca do profeta Oséias: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”. Oséias 4:6

Sensatez é diversa de facções, acepção, inveja. É por isto que precisamos dar este passo. “O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo.” Provérbios 28:26

Devemos crescer na sabedoria.

Temor

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.” Salmos 111:10

Sensatez

“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.” Provérbios 1:7

Agradar a Deus

“Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante Deus. Também isto é vaidade e aflição de espírito.” Eclesiastes 2:26

O livro de Tiago é antes de tudo um verdadeiro manual de humildade, sensatez, equilíbrio sustentados pela sabedoria divina em ação através de Obras.

“Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.” Tiago 3:13

Falando de Humildade E Conhecimento

8 — A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo

“Bondade ou humildade são opostos à arrogância e egoísmo e originam-se na confiança na bondade de Deus e no Seu controle sobre a situação. A pessoa bondosa não está centrada no seu ego. Isto é obra do Espírito Santo, não da vontade humana”. Dicionário Strong

A condição que neste estudo aponta para a importância da Sabedoria em Humildade. Aqui chamada na sinonímia de humildade, de Mansidão.

“Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.” Tiago 3:13

Textualmente, humilde e modesto, na mesma etimologia, por si só é uma lição de que a humildade exige modéstia. Algo que muitos perdem ao longo da conquista do conhecimento, que não seja o divino.

Tiago é extremamente iluminado neste assunto sobre a dação divina, de algo aos homens.

Tiago ensina que Deus não lança em rosto o que dá, em especial a Sabedoria, como deu à Salomão. O escritor bíblico neotestamentário, também ensina e nos fala de outra questão sobre a humildade:

A questão de sentir-se humilhado, ao receber algo de alguém.

Tiago 1:5 “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.

O ser humano não gosta de ser humilhado, não deve ser humilhado, e isto o Criador o sabe, muito bem. Tiago aponta este caminho de humildade e não humilhação, na obtenção da Sabedoria junto ao Senhor. A sabedoria bíblica une Deus, a fonte de todo o entendimento, com a vida diária, a vida prática, onde os princípios de uma vida cristã, de uma vida correta são colocados em prática. O ser humano é exortado a fazer de Deus o ponto inicial em tosa a busca por sabedoria como, já citado neste estudo em texto bíblico de Salmos 111. E para nós da Igreja de Cristo encontramos esta Sabedoria e Poder no Evangelho:

“Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.” 1 Co 1:24

Antecipando a nossa necessidade de guia, direção e conhecimento, Deus nos aconselha a pedir sabedoria, nos garantindo uma recepção totalmente liberal e sem humilhação posterior. BP

Deus como detentor da Sabedoria não tem nenhum tipo de restrição em doar ao ser humano, o melhor da Sabedoria, quando alguém se achega a Ele para pedir-lhe.

Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê. E Salomão disse a Deus... Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?

A humildade encontrada no pedido de Salomão, infere atitudes:

Conhecedor de quem pode Dar.

Sabedoria em pedir;

Humildade no pedido.

Portanto, o próprio ato de ser humildade na busca desta sabedoria divina, é revelado, agora, por Tiago, ensinando-nos que Deus reconhece a prontidão do servo que lhe busca para receber e obter Sabedoria, por isto mesmo o Senhor jamais lançará em rosto o que foi buscado com humildade.

Esta é a boa dádiva que desce do Pai das Luzes para a Humanidade.

Se o Criador que é soberano em tudo nos concede Sabedoria, se humilhou à forma de homem (Fp.2) assim procede, qual seria a nossa posição em humilhar-nos para receber D’Ele toda a sabedoria concedida?

“E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz”. Fp 2:8

“Quem busca com Humildade a Sabedoria será exaltado, por Deus.”

 

Beacon discorre, sobre a dação do Dom:

A palavra dispensação (oikonomia) refere-se ao seu ofício ou ao ato de Deus lhe dar o ofício. “Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus” (NVI; cf. NTLH). Por vezes, o apostolado é chamado de graça (charis).

Hodge comenta: “Na avaliação de Paulo, o ofício de mensageiro de Cristo era a manifestação da bondade imerecida de Deus para com ele. O apóstolo sempre fala dessa função com gratidão e humildade”. A tônica está no fato de que Deus “dispensou a graça” para Paulo. Talvez as ideias de responsabilidade e graça se combinem aqui. Ou, em outras palavras: “Administração e graça são praticamente equivalentes”.

Como observa Hodge: “O seu ofício e a graça relacionada à função [...] eram tanto uma oikonomia quanto uma charis”.

Na obra do Senhor, a responsabilidade ministerial com a graça intrínseca significa triunfo para a igreja.

Conclusão:

Os.4. 6. O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei...

Assim temos que os Dons são dados para que haja conhecimento na Igreja.

Que há Dons ministeriais para que haja quem ensine a Igreja através da Inspiração do Espírito.

Que os Dons dão Sabedoria que edificam o Corpo de Cristo.

Que há sempre a necessidade de buscar o Conhecimento divino, para que o povo não seja destruído, haja temor, haja crescimento em saber, haja doutrina sábia, haja operação da igreja com sabedoria e Poder legítimos.

O Espírito Santo concede Dons ao que aceitam a Jesus Cristo, pois N’ele estão escondidos os tesouros da sabedoria.

Cl.2.2,3. ...enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus-Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

Este texto nos revela porque o Espírito Santo nos concede os Dons que Manifestam a Sabedoria de Deus.

É necessário a Igreja a Sabedoria dada pelo Espírito Santo, para que a sabedoria humana, posicione-se no seu devido lugar e momento, mas se sobressaia na condução da Igreja a verdadeira Sabedoria, pelos Dons dado a Igreja, sejam os Dons gerais, sejam os Dons Ministeriais, que conduzirão a Igreja a sua adequada posição até a vinda de Jesus. Aleluia!

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Fonte:

Disciples of Christ Church ▬ Ministerio vida com vida ▬ Pr Joaquim Costa Junior

Os Dons Não São Sinais de Graça. Walter Chantry

Sinais dos Apóstolos: observações sobre o pentecostalismo antigo e moderno, Walter Chantry, pág. 50-52.

Cláudia Vasconcelos - Filósofa, administradora de empresas, pós-graduada em marketing; Gerente administrativa e de marketing do Laboratório Dr. Leão de Moura.

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DONS QUE MANIFESTAM A SABEDORIA DE DEUS; Lição 06 – CPAD                                                                               Autor: Osvarela

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"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

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A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
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